Autor Tópico: BMW R 1300 GS  (Lida 1811 vezes)

Setembro 29, 2023, 19:32:01, 19:32
Lida 1811 vezes

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia

Setembro 30, 2023, 10:30:34, 10:30
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Design não consensual, pão sem sal para uns, irreverente para outros. Pessoalmente encaixo-me mais nesta última ideia.
 
O preço levou incremento de pelo menos 1000€ face ao modelo anterior ainda em comercialização, não devia!
Afinal vem com menos peças "supérfluas" e agora deixa de ter um aspecto de vaca para algo como um tipo barrigudo a vestir umas calças skinny...

Já o motor, novo, com a potência e binário já indicado, fará deste modelo ainda mais desejado!
Nada que a financeira da marca não venha a ajudar...

Relativamente a aspectos estéticos que têm vindo a diferenciar um novo modelo face ao precedente, normalmente caracteriza-se genericamente por novos farois e farolins led com a luz a fazer determinado desenho, porque de resto o normal é ser mais do mesmo. Isto nos carros é fácil perceber...
Coisa que não sucede nesta nova gs1300 apesar do seu novo farol à frente a fazer lembrar um qualquer filme da saga aliens... Pessoalmente é o que não gosto tanto.

Estou curioso para ver a nova suspensão que pelos vistos tem uma ligeira redução em altura da moto ao solo quando parada e em conjunto com o banco rebaixado pode facilitar o cliente com estatura mais baixa.  :cool:

É começar a juntar o mealheiro para a moto e extras.  :D
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 30, 2023, 21:22:19, 21:22
Responder #2

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Já não gostava da estética da GS 1250, agora com a 1300cc parece que piorou  :D

Dentro das Big Trail continuo a gostar mais da Triumph Tiger 1200  :nice:

Setembro 30, 2023, 22:28:40, 22:28
Responder #3

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
Foi uma «moda» que presumo se dissipe rapidamente.
Não faz qualquer sentido financeiro.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Outubro 02, 2023, 09:56:05, 09:56
Responder #4

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É preciso pagar o investimento feito no motor "novo", na nova localização da caixa de velocidades, etc. etc.

Acredito que as vendas não irão baixar. Afinal é um modelo/marca muito prestigiada.

Outubro 02, 2023, 14:21:38, 14:21
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Continuem a nao gostar e falar mal   :D :D :D :D... elas vao-se continuar a vender. Irei certamente ter uma la mais para a frente  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 03, 2023, 10:49:48, 10:49
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fui pesquisar um pouco mais sobre as novidades deste modelo e na minha opinião acho que se distanciou de modelos de outros fabricantes que já estavam muito "perto".

Não gosto muito do farol mas isso é uma "esquisitice" minha.

A nova cor verde está muito bem conseguida. "Tramuntana"  Opção 719. Ainda não existem preços no site mas das opções que vi de extras podemos criar uma mota quase quase exclusiva e para todo o tipo de utilização.


 

Outubro 03, 2023, 11:27:50, 11:27
Responder #7

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
Pelo menos da minha parte não é falar mal, nada disso, até porque para isso teria de ter sido proprietário de uma.
Sensatez apenas por causa dos 1300cc. Começa a ser muita cilindrada.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Outubro 04, 2023, 11:26:28, 11:26
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Pelo menos da minha parte não é falar mal, nada disso, até porque para isso teria de ter sido proprietário de uma.
Sensatez apenas por causa dos 1300cc. Começa a ser muita cilindrada.

Face ao valor do iuc elevadíssimo para motos acima de 750cc mais vale ter uma moto de 2500cc que uma de 800cc, pelo menos o iuc nessa situação é mais justo.

Se uma moto de 1300cc for mais leve que uma de 1200cc porque não?
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 04, 2023, 12:15:24, 12:15
Responder #9

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Pelo menos da minha parte não é falar mal, nada disso, até porque para isso teria de ter sido proprietário de uma.
Sensatez apenas por causa dos 1300cc. Começa a ser muita cilindrada.

Concordo e preferia que o novo boxer da BMW "viesse" para os 1000cc mas a verdade é que, apesar do aumento da cilindrada, potência e binário este motor está mais eficiente do que o actual 1250.

E depois existe a questão de a BMW já ter a família de motos F900 pelo que um boxer de 1000cc ficaria demasiado próximo.

De resto gosto muito da direcção que a BMW tomou com a nova GS. Resistiu à tendência das últimas duas décadas que foi fazer bigtrails maiores, mais pesadas e mais potentes para ir no sentido inverso. O meu aplauso à casa bávara.

O meu entusiasmo por esta moto não tem que ver em ter interesse na mesma. A GS sempre foi, para mim, o modelo menos interessante da família boxer.

Mas se a marca aplicar a mesma receita de simplificação e aligeiramento nas futuras R1300R, R1300RS e R1300RT fico expectante para ver o que vem aí

Outubro 05, 2023, 20:43:15, 20:43
Responder #10

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Por acaso, já que falas nisso, ultimamente tenho rodado com uma Rt 1200 e apesar do peso parado ser alto e o tamanho ser mais complicado para uso em cidade, vou ja dizer que a moto é uma loucura de conduzir. Adoro andar com ela, apesar da minha escola ser a das mais Magrinhas.

Há uns tempos em outro fórum usava-se muito o termo “navio almirante” relativamente a uma scooter monocilindrica de 600cc, ora, o termo assenta bem melhor na RT, para viagens mais longas com AE a mistura não ha nada que lhe chegue perto e apesar dos 125 cavalos serem curtos num mundo de motos com 160 cavalos, a Rt mexe-se muito bem e com uma elegância quase real


E certamente mais uma moto que tiro o chapéu a BMW por ter a capacidade de fazer
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 19, 2023, 10:26:54, 10:26
Responder #11

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia

Outubro 19, 2023, 10:34:58, 10:34
Responder #12

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Apesar das evoluções a verdade é que a actual R1250GS é um projecto com 10 anos e isso notava-se.

A R1300GS é uma moto totalmente nova. Eu optaria pelas jantes forjadas, são as mais bonitas e €900 é um excelente preço.

Curioso para ver a nova R1300R. Espero que também adopte o farol em cruz
« Última modificação: Outubro 19, 2023, 10:41:46, 10:41 por Gentleman rider »

Outubro 22, 2023, 22:40:58, 22:40
Responder #13

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Pois eu adorei a nova GS 1300, em verde está simplesmente sublime e o resto das specs já vocês salientaram. Ainda assim não troco pela minha Guzzi.
Não há €uros para mais motas cá em casa. 🤷‍♂️😂
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 30, 2023, 14:14:33, 14:14
Responder #14

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
No programa habitual da Motorcycle Sports que dá aos Sábados manhã no canal Sport TV +, mais precisamente deste sábado passado, dia 28 Outubro, deu uma breve apresentação a esta nova GS1300.

Achei piada que o responsável pelo departamento de motos da BMW motorad em Portugal seja um tal de rogério MOTA.
 :D

Sobre o programa, foi uma breve apresentação ao modelo mas que pouco se conseguiu perceber a não ser o que se vai ouvindo por todo o lado:
- mais leve
- com maior perfomance
- conectividade e ajudas electrónicas ainda mais evoluídas

A parte do Rogério Mota a comentar deu ênfase à evolução da suspensão, de mencionar que praticamente tudo é novo e que foram poucas as peças que transitaram do modelo ainda em comercialização e mencionou ainda a tal velha máxima que sempre ouvimos que "a GS não é propriamente melhor em nada mas em faz tudo bem" só que agora deu um salto qualitativo que lhe permitirá acompanhar a concorrência nos próximos anos até à transição para modelos híbridos ou eléctricos ou outros...
É o começo da nova geração e a GS1250 acabou a sua geração que deu inicio em 2013.

O apresentador do programa falou de forma generalizada mas disse que este novo modelo permite manobrar mais facilmente em baixas velocidades (em cidade) pela grande alteração que o modelo sofreu em que a caixa de velocidades ter passado para baixo do motor, baixando ainda mais o centro de gravidade e deu sensação de curvar ainda mais rápido, não pelo motor mas pela suspensão/peso/quadro...

Já o novo modelo GS1300 ter um preço acrescido de (só) 700€ face ao modelo precedente faz adivinhar que os preços começam agora a estabilizar, apesar do seu aumento brutal nos últimos 3 anos...

« Última modificação: Outubro 30, 2023, 14:21:52, 14:21 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin