Autor Tópico: BMW apresenta o primeiro Cruise Control activo para motos...  (Lida 1088 vezes)

Julho 01, 2020, 18:46:36, 18:46
Lida 1088 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

BMW apresenta o primeiro Cruise Control activo para motos...




O sistema cruise control activo é uma tecnologia já mais do que conhecida e desde há uns anitos que equipa alguns automóveis, como sabemos.

Porém, nunca uma marca se terá aventurado a desenvolver o mesmo tipo de tecnologia para motos.

Pelo menos assim era...

Isto porque a BMW apresentou já o seu ACC, que significa Active Cruise Control.

Trata-se de um sistema ativo, que se adapta automaticamente à velocidade do veículo que nos precede.

Inclusivamente a velocidade é automaticamente reduzida se for detectado um determinado ângulo de inclinação, como por exemplo aquilo que se passa em curvas.

Claro que o seu funcionamento se torna mais apto a grandes estradões ou A.E. e menos a outro tipo de situações, mas é um passo que agora é dado e que até agora estava somente presente em alguns automóveis. :nice:

Deixo um par de links sobre o tema...


LINK

LINK

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 01, 2020, 21:45:48, 21:45
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
É um sistema fixe, mas nos carros em que ja usei, as vezes ha uns falsos positivos que desligam o CC  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 01, 2020, 22:30:19, 22:30
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Funciona bem quando as condições são também as ideais para o seu funcionamento.

Se existem coisas que se passam na condução (inclusivamente factores externos claro) e em que a leitura ou rastreamento do sistema não é a melhor, depois ocorre isso que dizes.

Mas o vídeo entretanto publicado mostra como tudo se passa e como actua na moto.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 02, 2020, 08:47:38, 08:47
Responder #3

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A KTM anda de volta disso na nova 1290 Super Adventure...

A meu ver, é uma tecnologia perigosa para ser usada em motos.
Transferência de massas repentina quando um gajo vai descontraído...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 02, 2020, 12:57:49, 12:57
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ainda assim, parece-me que o sistema não retirará ao condutor qualquer possibilidade de intervenção.

É certo que o sistema está desenvolvido para actuar de forma autónoma e assim diminuir a velocidade da moto dependendo das circunstâncias, ou mesmo na detecção de inclinação da moto para descrever uma curva, mas...julgo, é mais numa de "auxiliador" do que propriamente limitador de acções.

Entendo a questão de uma eventual perigosidade em determinadas situações, mas não estou a ver que este sistema da BMW tenha passado sem haver bastantes testes para poder vir a ser implementado.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama