Autor Tópico: BMW R 1200 GS: Qual é afinal o segredo do sucesso??  (Lida 38933 vezes)

Outubro 19, 2017, 16:33:50, 16:33
Responder #100

TMXR

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Em Portugal há uma assimetria económica acentuada. Temos uma maioria de gajos que só podem comprar a chinesa de 2000€ e depois dentro da minoria da classe media, temos uma maioria que pode ter uma moto de 20 mil.

Faltam gajos que possam ter moto de 8 - 15 mil... estes acabam por se dividir depois entre as categorias de gajos que preferem comprar a "moto de 20 em 2ª mão"  e outros que "querem comprar novo dentro do orçamento".



Ja nas 4 rodas acontece a mesma coisa: temos uma carrada de Renaults no segmento baixo e depois uma outra carrada que BMW, Audis e Mercedes nos segmentos mais altos.

O que praticamente NAO TEMOS sao produtos da Renault, Fiat, Peugeot, Ford vendidos nos segmentos mais altos... porque? porque falta-lhes a imagem e a qualidade, e porque os alemães conseguem ser um melhor investimento pois tem mais procura  na hora da venda/retoma.






Fazer uma N2 num fim de semana custa 250-500 € na boa... não é o desgraçado que ganha o ordenado mínimo e que passa o mes a contar os dias ate ao seu final que pode gastar esse dinheiro num FDS... sao as pessoas da minoria com rendimentos mais elevados que o podem fazer  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 19, 2017, 16:37:30, 16:37
Responder #101

HBeiras

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Em Portugal há uma assimetria económica acentuada. Temos uma maioria de gajos que só podem comprar a chinesa de 2000€ e depois dentro da minoria da classe media, temos uma maioria que pode ter uma moto de 20 mil.

Faltam gajos que possam ter moto de 8 - 15 mil... estes acabam por se dividir depois entre as categorias de gajos que preferem comprar a "moto de 20 em 2ª mão"  e outros que "querem comprar novo dentro do orçamento".



Ja nas 4 rodas acontece a mesma coisa: temos uma carrada de Renaults no segmento baixo e depois uma outra carrada que BMW, Audis e Mercedes nos segmentos mais altos.

O que praticamente NAO TEMOS sao produtos da Renault, Fiat, Peugeot, Ford vendidos nos segmentos mais altos... porque? porque falta-lhes a imagem e a qualidade, e porque os alemães conseguem ser um melhor investimento pois tem mais procura  na hora da venda/retoma.






Fazer uma N2 num fim de semana custa 250-500 € na boa... não é o desgraçado que ganha o ordenado mínimo e que passa o mes a contar os dias ate ao seu final que pode gastar esse dinheiro num FDS... sao as pessoas da minoria com rendimentos mais elevados que o podem fazer  :nice:


Agora fizeste-me lembrar alguns que andam o ano todo a comer arroz para depois mostar o carrão no verão.

Posso encaixar aqui as tuas palavras.

Outubro 19, 2017, 16:46:56, 16:46
Responder #102

TMXR

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Nao fui à escolha no semestre em deram "psicologia avec" por isso nao tenho opiniao formada sobre esse assunto  :D
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Dezembro 05, 2017, 17:30:50, 17:30
Responder #103

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É tão interessante ver o vídeo de qualificação do Troféu Feminino das GS's, quanto é curioso ter sido postado no Grupo Facebook das Tracer.  :)

As GS's captam interessados em toda a parte... ;)
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Dezembro 05, 2017, 18:51:26, 18:51
Responder #104

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Ah...ok.
É apenas coincidência de nome.  :nice:

Mas independentemente disso, se fosse mesmo da Yamaha não vejo (como não vi) que houvesse mal.

Significava apenas a existência de bom gosto nas pesquisas "Adventure".  :)
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Dezembro 05, 2017, 19:22:12, 19:22
Responder #105

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Ha esse trofeu um pouco por todo o lado.


A par disso a BMW vai organizando também alguns eventos para dar formação de Enduro aos clientes... quando nao é feito pela BWM é feita por parceiros tipo a "motoxplorers"

http://www.bmwendurocamp.com


Provavelmente os precos dos cursos vao escandalizar alguns... mas é quase mais barato do que o preco de um tour nos Alpes de 1 semana com a Edelweiss  :D
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Dezembro 05, 2017, 22:16:44, 22:16
Responder #106

dfelix

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http://www.bmwendurocamp.com

Caganda pinta de video de apresentação!
Fonte da Telha... Arrábida... Magoito... Aguda...
Locais que já considero "quintais"!
 :D


Há uns anos atrás quem dava uns cursos destes era o Bianchi Prata..
Cheguei a dar umas voltas numa F800GS Sertão...  :)
(Mas como agora corre com Honda já deve ter saído de cena)



Dezembro 06, 2017, 12:46:38, 12:46
Responder #107

JViegas

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Bolas... já têm calendarização para 2019...  :???:
De certeza que esgotam num instante.

Por acaso, se tivesse disponibilidade financeira, não me importava.

Um dia destes descobri um vídeo no "youtubi", nos states, uma empresa que dava cursos deste tipo, durante vários dias e destinado a qualquer proprietário de motas "adventure", ou seja, não era exclusivo BMW.

Maio 06, 2018, 20:46:11, 20:46
Responder #108

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https://www.adventurebikerider.com/open-letter-bmw-gs-haters/

A verdade é que muitos dos meus amigos que tem actualmente ou ja tiveram GS concordam, e todos eles voltariam a comprar uma moto mal acabada, com muitos problemas, caríssima de manter, demasiado pesada, e outros adjectivos equivalentes...
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Responder #109

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A verdade é que muitos dos meus amigos que tem actualmente ou ja tiveram GS concordam, e todos eles voltariam a comprar uma moto mal acabada, com muitos problemas, caríssima de manter, demasiado pesada, e outros adjectivos equivalentes...

Percebo que quem tem, gosta porque é uma belíssima mota e super equilibrada  :ok:

Não percebo porque quando se posta alguma coisa de mota A ou B, (que todos temos direito a gostar ou não) sai muitas vezes discurso inflamado...

Até parece que tem que, obrigatóriamente, de ter destinatário (por o que A ou B disse no passado)...  :(

O passado já lá vai...


Não foi essa a minha ideia, Velasquez, foi na sequência de uma conversa que tive recentemente e hoje, por acaso, cruzei-me com este artigo e achei que espelha bastante muita da opinião que muita gente tem das Big GS...

Mas a verdade é que quem as tem não se esquece delas e não é só por moda ou status que é uma das motos mais vendidas do mundo.

Nalguns países como o nosso talvez, mas no resto do mundo? Nahhhhh...


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A verdade é que muitos dos meus amigos que tem actualmente ou ja tiveram GS concordam, e todos eles voltariam a comprar uma moto mal acabada, com muitos problemas, caríssima de manter, demasiado pesada, e outros adjectivos equivalentes...

Uma mota capaz de fazer tudo e por isso muito popular (cannot go wrong) ... logo por definição não pode sobressair em nada. Por isso não vejo as criticas como "hate" mas exemplos de apreciações partiais e não como um todo... incluindo as minhas.

Na minha opinião a razão de quem compra a GS, eu considero mais uma combinação de efeitos extremamente poderosos de "manada" e/ou "ajuntamento" (soa melhor em Inglês - "Heard" or "mob") que existem em muitos sectores da nossa sociedade e populares nas redes sociais...

No final ficam muito bem para passear as latas ao fim de semana e por umas fotos nas redes e só isso representa um enorme numero de vendas. Algo muito explorado pela BMW e outras marcas apostando e criando tendências.

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Maio 06, 2018, 23:39:35, 23:39
Responder #111

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Penso que quem escreveu mete muito sal na ferida...


Sim... é verdade... a GS é uma tourer nata. Ha uma sensacao natural quando estamos montados em cima dela que nos permite fazer grandes tiradas sem qualquer esforco ou cansaco.


Sim... em termos de "mundo real" a moto é rapidissima. Obviamente uma R com 600cc da-lhe uma tareia a direito e em pista nao tem hipótese, mas numa estrada "do mundo real" num ritmo  ;) interessante  ;) a GS é muito competitiva pois para alem de estarmos sentado numa posicao muito boa para lidar com o transito, temos sempre progressao gracias ao fantástico binário do motor e à pouca dependência que este tem em relação á caixa de velocidades.




Nao vejo o sucesso como um seguimento de uma tendência ou moda... sim, existe neste momento uma tendência para as trails mas penso que todos ja interiorizamos que isso acontece devido a uma serie de factores que nao tem a ver directamente com a GS (idade, velocidades limitadas, capacidade de carga, etc etc)... penso que isso vem como o reconhecimento da qualidade da maquina... vamos ver uma coisa: quem tem 20 mil biscas para dar por uma moto também nao é o "tan-tan" que eu via e lia descrito noutros foruns, pelo contrario, vejo que o dono da "BMW e Ca" sao pessoas com cultura e conhecimento motociclismo...

...coisa que curiosamente as vezes quem lhes aponta esse defeito é que sofre desse problema e de outro: do falta de escolha ou da falta de possibilidade de escolha, porque isso geralmente acontece é a quem só tem 2000 para gasta, porque quem esta limitado no orçamento vai ter que optar pelo produto que é mais barato e a concorrência se for mais cara já esta fora de jogo...


Mas regressando ao meu raciocínio... quem vai comprar um produto quer o melhor produto que conseguir comprar e neste caso acho que a BMW tem um produto mesmo muito bom.


Mas o mesmo muito bom, obviamente nao vai agradar a todos e muito menos servir as necessidades de todos e aí ha que entender que nao gosta, nunca vai gostar da moto nem que esteja banhada a outro. E é uma opiniao que temos de aceitar, pois vale tanto como a que acabei de expressar  ;)  :nice:

 
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Maio 07, 2018, 01:10:49, 01:10
Responder #112

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Iniciei o que ia escrever...depois entendi a meio que devia apagar...e reflecti na diferença de opinião existente.

E havendo de facto esse distanciamento de opiniões e muitas vezes tão contrárias, não deixa de ser curioso verificar como o mercado mostra solidez, ano após ano, nas vendas deste modelo.

É quase como um "Estou-me nas tintas para o que dizem...".
E acho isso bastante interessante, pois de alguma forma é assim que cada um deve fazer a sua aquisição.

Entenda-se...não é que a opinião dos demais não seja importante, fundamentando-a de forma imparcial, mas a final...aquela que nos leva a largar o dito (€€€), tem de ser imune q.b. a isso e levar-nos a tomar a decisão que queremos.

Bem....

....como momento fun e esperando que não se leve a mal, deixo aqui uma "imagem LOL" e numa de rivalidade saudável existente neste segmento.  ;)


« Última modificação: Maio 07, 2018, 01:14:26, 01:14 por Sapiens21 »
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Maio 07, 2018, 12:58:19, 12:58
Responder #113

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Entendo-te perfeitamente...  e ainda no assunto nao sei se nao vai haver alteracoes no line up ca da garagem a curto prazo. Ate estou bem, tao bem ou mesmo maus bem servido... mas nao e uma questao se ser bom ou melhor, a questao e mesmo “gostar mais”  :nice:


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Responder #114

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Entendo-te perfeitamente...  e ainda no assunto nao sei se nao vai haver alteracoes no line up ca da garagem a curto prazo. Ate estou bem, tao bem ou mesmo maus bem servido... mas nao e uma questao se ser bom ou melhor, a questao e mesmo “gostar mais”  :nice:

Já me havia constado... Pepsi?


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Maio 07, 2018, 13:30:10, 13:30
Responder #115

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Talvez sim... apesar de ainda estar arrepuado de saber q hoje roubaram
Uma com 1300 kms ca em lisboa.

E deicar acabar o verao, agora o mercado e de quem esta vendedor  ;)
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Cross, com tudo o respeito, mas basta ler o teu texto e em vez das letras GS, as substituir por NC ou PCX, fico exactamente com a mesma ideia  :)

PS: Nada contra as máquinas em questão mas porque são as 3 que mais vendem em Portugal.
Exactamente. A malta das NC está se a cagar para o que o resto da mata pensa ;) pelas mesmas razões.


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Maio 08, 2018, 10:05:09, 10:05
Responder #117

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Não foi isso que escrevi... :)
(Acho que o Twin Ainda não é o Cross...acho..)

Mas sem problema, cada um defende a sua teoria como pode, mesmo com "apreciações parciais" (facadinhas...) a uma mota que os números falam por si.


"Deja vu"em relação à NC caro Cross?
Como descalçar está bota?
Como desfazer a analogia?

Pode ser facilmente percebido com "cotovelite"...

Felizmente há solução:
http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html?content=http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/fascination/specials/moto_experience.html



Velasquez, não, não sou o Cross, não tenho mais nenhum login neste fórum (e o mesmo se aplica aos outros fóruns)!

O Pedro (o nome do Cross) é uma amigo de longa data (mais de 30 anos) e reconheço que é uma pessoa com opiniões vincadas, e não é por não poder chegar a uma BMW, pois é dos poucos que conheço que poderiam ter praticamente qualquer moto que desejassem.

E sim, ele tem a opinião que a BMW cobra demasiado para o que oferece e não é fã da marca, mas respeita quem as compra, Isto apesar da opinião dele e do tom das respostas (escritas) aqui. Tem direito a ela, como outros tem direito a outras opiniões, mesmo que não concordemos com a mesma...

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Maio 08, 2018, 17:21:21, 17:21
Responder #118

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Isto faz-me lembrar um pilar fundamental das sociedades modernas. Se bem que se respeite a diversidade  de gostos e opiniões, o que realmente conta é o "voto económico", isto é, aquilo onde a pessoa está disposta a colocar o seu dinheiro.
Podemos gostar ou não de determinado modelo, achar que é mais lindo, mais potente, mais económico, mais europeu, etc, o que realmente conta, e faz andar o mundo, é a decisão de adquirir e nesse aspecto as melhores motas em Portugal ( o país analisa-se pelo agregado de consumidores) são as que foram aqui referidas, porque são as que vendem mais.
Noutros mercados serão outras, felizmente que não se vende só amarelo.
A minha deve ser das que venderam menos, mas é a melhor para mim  :smiley:
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Maio 08, 2018, 20:03:51, 20:03
Responder #119

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(....)Podemos gostar ou não de determinado modelo, achar que é mais lindo, mais potente, mais económico, mais europeu, etc, (....)

O teu argumento é correcto...  :nice:

...mas "mais europeu"...Hum.  :pensador:

Bem...eu pelo menos não estou a ver alguém a colocar como motivo de escolha o ser Europeu e não ser p.ex. Japonês...

Não vou comprar a nova Yamaha Tracer GT porque é Japonesa. Antes vou para a BMW F800GT porque é de marca Europeia...

Naaaa  :stuck_out_tongue_winking_eye:
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Maio 08, 2018, 21:16:25, 21:16
Responder #120

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Por acaso se puder nao comprar algo Chines e puder comprar feito na Europa ou em Portugal... prefiro!


Temos vindo a dar tiros nos nossos pés com a globalizacao... a industria Europeia está de rastos e o grande capital mudou de sede para a Asia. Praticamente tudo o que vem da China é lixo ou tem qualidade inferior aquilo que era fabricado cá na Europa ou nos states. Apenas compramos porque é mais barato, e perfeitamente conscientes disso, das consequencias politicas, sociais e ecologicas que isso acarreta.


Vamos no nosso tempo de vida, viver uma vida cada vez mais pequenina e probrezinha e os nossos filhos serão lacaios dos Asiaticos.  :toma:

« Última modificação: Maio 08, 2018, 21:22:51, 21:22 por TMaxer »
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Maio 08, 2018, 21:59:59, 21:59
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O exemplo dado acima era restrito à escolha de um motociclo...just that.  :nice:

Não estendi o caso (nem pretendia) a outros sectores, em que o factor de escolha será diferente q.b. :)

No entanto existe algo que é transversal e não somente no caso dos motociclos: Custo de aquisição! E aí de facto o produto Made n PRC é difícil de igualar no preço proposto.
Daí para a frente, ou seja, passada a abordagem do custo, entra-se num debate bem diferente... ;)
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Maio 08, 2018, 22:22:32, 22:22
Responder #122

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O chauvinismo anda muito mais por perto do que parece. Acredito que haja quem prefira motas europeias como a BMW ou a Ducati, por serem europeias. Frequentemente vemos análises entre motas europeias e japonesas, por exemplo.
No entanto o exemplo europeu era apenas uma ilustração de segmentação
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"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 08, 2018, 22:29:31, 22:29
Responder #123

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Existe aqui algo que me parece ser de destrinçar...

Uma coisa é alguém gostar de uma BMW, DUCATI OU KTM...

Outra é a escolha de uma delas fazer-se especificamente por serem Europeias.

São coisas diferentes e não necessariamente associadas de forma geral numa escolha. ;)
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Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Maio 08, 2018, 23:27:38, 23:27
Responder #124

TMXR

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Ora... e eu mencionei-o porque nas motos "cai que nem ginjas"  :D :D



Nao é "chuvinismo"  :D, moto2cool... em primeiro lugar porque não há oferta Asiática nos segmentos em que geralmente gasto o meu dinheiro  ;)  mas de qualquer forma, os meus critérios são:


- se gosto da parte estética e características dinâmicas

- qualidade

- preço dentro do meu orçamento

- se a marca esta envolvida a nível directo na competição 

- se a marca tem um importante valor de investimento em R&D

- custos de manutenção/TTO/valorização no momento da revenda

- no caso das moto não dou grande valorização ao "status".


Há 4 marcas de motos que são claramente as minhas preferidas e as minhas próximas aquisicões deverão ser destas marcas: BMW, Ducati, KTM e Triumph (por ordem)

Não teria problema em comprar uma Honda, Yamaha, Suzuki ou Kawazaki, mas neste momento não vejo qualquer modelo nestas marcas que me apele (excepção MT09/Tracer, Kawa SX, Honda AT, Honda XADV, Tmax, ZX10... ) nao digo que não goste, mas não tem nada que gostasse realmente de ter... provavelmente irei comprar uma track bike a medio prazo e sera ou GSX/R6/CBR (sem qq preferência neste momento)


portanto, como vez tanto me faz comprar Europeu ou Japones... alias sempre tive carros Japoneses  ;)


O que tambem nao quer dizer que nao considere os acordos comerciais firmados com os Chineses um erro crasso e desastroso para nós, foi algo que acabou com a pouca industria que temos e que nos fez perder postos de trabalho, criacao de riquesa e se isto não encaixa nos canones do "politicamente correcto", é a minha opiniao e que coincide com a de uma serie de pessoas... ate de uma que se chama Paul Krugman   ;)  :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 15, 2018, 11:41:52, 11:41
Responder #125

2low

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Agosto 15, 2018, 11:51:08, 11:51
Responder #126

pedroareias

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A BMW está a seguir uma estratégia responsável de aumentar lentamente a potência máxima sem prejudicar a fiabilidade, a disponibilidade em baixas e, se possível, os consumos.

A credibilidade deste modelo tem sido construída assim. 134 cavalos são mais do que suficientes para uma utilização em viagens e ocasional fora-de-estrada.

Brilhante.

Agosto 15, 2018, 13:20:42, 13:20
Responder #127

Cross

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Euro4 real afinal?!
Pressão da concorrência KTM? Mais potência... o pedido era pelo menos 150?!?!
Novidade para manter o momentum das vendas?!
Os rumores do VVT foi o que me eatranhou mais. Esperemos para ver.
As dimensões alterarem ligeiramente vai dar dores de cabeça ao aftermarket, mas com o volume de vendas vai dar igual.

Vai continuar no topo das vendas sem duvida!


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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 15, 2018, 17:14:47, 17:14
Responder #128

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:offtopic:

"Next year’s machines will be significantly quieter than the current ones, with decibel levels dropping from 92dB to a mere 88dB."
 :yeah: :yeah: :yeah:

Se nos recordarmos da Wunderlich 2WD BMW R1200GS e que tinha umas baterias auxiliares que a tornava "tipo híbrido", alto me diz que seria bem capaz de ser mais silenciosa do que esses 88dB.  :nice:

Não passou foi de um concept... :-\



NOTA: A curiosidade residia também em ser 2WD. Se tiveres curiosidade, pesquisa sobre ela e verás... ;)
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Agosto 15, 2018, 17:33:13, 17:33
Responder #129

TMXR

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Euro4 real afinal?!

Vai continuar no topo das vendas sem duvida!



Ja é mais Euro V que vai ja entrar daqui por 16 meses.  :toma:

Os 5 KG a mais devem-se ao Euro V seguramente... mais elemento catalizador. E os 88 dB tambem... aos poucos todos os fabricantes terao de se dobrar as exigencias ambientais (e sociais).

Os mais desinformados que se preparem, os escapes vao ficar ainda maiores, as motos vao perder potencia e ganhar mais peso... os consumos provavelmente vao baixar um pouco pois vao ter que andar como misturas mais pobres para baixares as emissoes   :nice:


Para algumas motorizacoes arrefecidas a ar/oleo vai ser o fim da linha
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Agosto 15, 2018, 17:40:53, 17:40
Responder #130

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Não sei de que forma são medidos esses dB numa moto, mas imagino que seja uma indicação máxima, com regimes elevados de motor.

No que toca a motociclos, os 88dB, mesmo que analisados no seu máximo, devem estar bem longe de muitas outras motos com que nos cruzamos no dia-a-dia.  :nice:

O que não quer dizer que, de forma prolongada, não afacte a audição humana...

O que vale é que o capacete minimiza imenso o impacto do som produzido.

Esses 88dB rapidamente passam para valores mais "confortáveis".

Mero exemplo de onde ficam os 88dB...

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Agosto 15, 2018, 17:55:12, 17:55
Responder #131

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os 88 dB actuais sao uma tanga... porque a grande maoria dos fabricante ultrapassa isto usando uma valvula no escape que tem 2 funcoes:

- aumentar o binario da baixo regime fechado parcialmente o mesmo

- diminuir o ruido do motor ao ralenti e a baixo regime.


Obviamente, isto também trás 2 desvantagens:

- aumento de peso
- aumento de complexidade / diminuicao de fiabilidade (em foruns de diversas marcas sao frequente as queixa da valvula ficar presa na posicao fechada e a diminuicao de performance do motor - a solucao é limpar e lubrificar o mecanismo com WD40 ou entao cortar fora a borboleta e eliminar a valvula)



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 15, 2018, 17:59:25, 17:59
Responder #132

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Pode-se então facilmente concluir (ou não!) que será mais um..."dBgate" em paralelo com tantas outras formas de ludibriar as certificações de veículos.

Aquilo que na realidade atingem em termos de ruído (em eatado stock) é muito superior ao indicado pelo fabricante?
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Agosto 15, 2018, 18:10:33, 18:10
Responder #133

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So medindo. mas o ruido actual das motos deve andar na casa dos 90s DBs

Mas vou-te dizer uma coisa: quem precisa de fazer os testes de ruido para fazer a homologacao nacional de veiculos importados (que nao tem CoC) apenas consegue passar o dito teste usando alguma imaginacao e alguns artificios
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Agosto 15, 2018, 18:13:40, 18:13
Responder #134

2low

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So medindo. mas o ruido actual das motos deve andar na casa dos 90s DBs

Mas vou-te dizer uma coisa: quem precisa de fazer os testes de ruido para fazer a homologacao nacional de veiculos importados (que nao tem CoC) apenas consegue passar o dito teste usando alguma imaginacao e alguns artificios

A minha Sprint tem de livrete 94db
A ER6F recordo-me que era inferior, talvez 87dB

Mas a experimentar rodar o punho em ponto-morto na actual GS1200 senti que reduziram o "ruido" perante os modelos anteriores e a nova GS1200 pelos vistos ainda vai baixar mais.
Outra coisa que notei/senti é que estão a ficar mais curtas e menos preenchidas/gordas, alguém confirma mesma sensação com dados e especificações reais?
« Última modificação: Agosto 15, 2018, 18:16:52, 18:16 por 2low »
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Agosto 15, 2018, 18:31:30, 18:31
Responder #135

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Isso acontece em todas as motos... a Multistrada ao ralenti tambem é praticamente silenciosa e a KTM 1290 tambem.


Relembro-vos que desde a entrada do Euro 4 que os escapes after market tambem passaram a ter homologacao e que os aneis de DB killer estao soldados no escape  :ok:


2low: 94 Dbs é pacifico... penso que a andar "bem" que praticamente todas as motos devem andar nos 98/100 dB. Este limite é aquele que nos achamos alto.


A escala dos dBs é logaritimica, mas para vos dar outro ponto de referencia, uma moto com escape directo deve andar nos 120/125 dB  :nice:




Parado a beira da estrada a ver motos a passar, a GS ja é uma das que faz mais barulho porque é bicilindrica e tem uma cilindrada relativamente elevada
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Agosto 15, 2018, 19:59:21, 19:59
Responder #136

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O tema parece-me interessante para ter um tópico... :nice:

Se conseguir reunir alguma informação de vários motociclos, sou capaz de o criar por cá.

Sobre a moto em que andei mais ruidosa (em estado stock, obviamente), foi a Aprilia Tuono V4. Uma coisa impressionante...
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Agosto 15, 2018, 20:15:47, 20:15
Responder #137

dfelix

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Não sei de que forma são medidos esses dB numa moto, mas imagino que seja uma indicação máxima, com regimes elevados de motor.

Nunca olhaste para a informação contida no livrete?




Está lá bem explicito o regime a que foi homologada e deverá  ser efectuada a medição.

...quem precisa de fazer os testes de ruido para fazer a homologacao nacional de veiculos importados (que nao tem CoC) apenas consegue passar o dito teste usando alguma imaginacao e alguns artificios

Muita palha de aço!  :)

O problema é que a malta importa motos já  velhas e com a lã toda queimada.
Dificilmente se obtém valores de nova.

Parado a beira da estrada a ver motos a passar, a GS ja é uma das que faz mais barulho porque é bicilindrica e tem uma cilindrada relativamente elevada

É uma bicilíndrica de alta cilindrada, mas... não acho que seja propriamente um motor barulhento!

Acho que já me safei de algumas operações precisamente por isso.
Consegue-se andar depressa sem dar grande estrilho.

O motor não é propriamente rotativo e a sonoridade é mais para o grave.
Mesmo com escape aftermarket o resultado é uma pequena rouquidão pachorrenta.
Parado à beira da estrada quase só se ouve quando já está perto.

O oposto de qualquer 600 superdesportiva com aquele gritar estridente que já assinala presença a quilómetros de distância.


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Agosto 16, 2018, 01:23:00, 01:23
Responder #138

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Sim... atafulhar os escapes com tudo o que seja possivel... até ja ouvi historias de malta que tem que soldar estranguladores nos escapes para sair menos barulho





Quanto aos ruidos das motos... pois... a questao é essa, o ruido é muito rouco, mesmo com Akrapovic.

Agora, em termos de agressividade, uma 300 com um escape daqueles quase directo tipo "Ixil" consegue fazer muito mais basqueiro  :D e consegue-se ouvir muito mais longe. Penso que é uma questao harmonica  :nice:

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Agosto 16, 2018, 03:03:32, 03:03
Responder #139

dfelix

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Quanto aos ruidos das motos... pois... a questao é essa, o ruido é muito rouco, mesmo com Akrapovic.

A primeira vez que andei numa R1200S foi no primeiro bmw motorrad experience que realizaram no Estoril.
Na altura fiquei... "wooowww! Uma bmw que faz pipocas"!
Nunca imaginei que anos mais tarde iria ter uma.
 :D

Tenho o Akrapovic instalado (sem dbKillers) e a diferença que noto é apenas o som ligeiramente mais grave e rouco.
Não tenho nenhuma gravação com o oem, mas encontrei aqui um vídeo já antigo dum proprietário em que dá para ver a diferença.



Quase nenhuma!

O boxer é do ponto de vista de sonoridade, a motorização mais "civilizada" que conheço.
 :D

« Última modificação: Agosto 16, 2018, 03:06:50, 03:06 por dfelix »

Agosto 16, 2018, 11:36:20, 11:36
Responder #140

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O Oilhead é mais bem vocal que o LC  :nice:



Com o LC apenas tenho a experiencia de andar com uma de 2017 com Akrapovic (ja Euro IV e com DB killers) e nao noto muito mais ruido do que a minha LC 2014, embora o Akrapovic mande uns valentes rateres nas reducoes.

A Multistrada é mesmo com escape original é bem mais ruidosa, sobretudo no modo Sport... interrogo-me sempre como é que os Italiano a conseguiram homologar... (provavelmente rodando so em modo Urban  :D :D :D)
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Agosto 16, 2018, 15:30:59, 15:30
Responder #141

dfelix

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O Oilhead é mais bem vocal que o LC 

Sim, ainda por cima trata-se de oilhead espigado...
Era o mesmo OHC que na GS declarava 100cv mas espremido para debitar o que só agora as LC marcam no presente.
Daí não ter sobrevivido á introdução do euro 3!

... interrogo-me sempre como é que os Italiano a conseguiram homologar...

Também não entendo.
Algo tão básico como a Scrambler indica 96 dbA!
E o curioso é que o escape é bastante silencioso.
Todo aquele som de "máquina de costura industrial" que sai directamente do motor.


Agosto 16, 2018, 19:30:20, 19:30
Responder #142

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Os Espanhóis da Soymotero também dedicam um artigo ao modelo que aí vem (R1250GS), falando do aumento da potência e da distribuição variável...

Motor que será partilhado também com a nova RT para 2019.  :nice:


https://www.soymotero.net/bmw-r1250gs-2019-mayor-cilindrada-134-cv-y-distribucion-variable-26668
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Dalai Lama

Novembro 25, 2018, 23:10:37, 23:10
Responder #143

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 Sim....é grande e pesada (especialmente quando leva os habituais acessórios montados), mas veja-se bem o quão bem se safa nas dunas.

É um vídeo de 3min. postado esta semana. Not bad, hein!?  :nice:

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Novembro 26, 2018, 10:22:23, 10:22
Responder #144

JViegas

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Acredito que seja uma das melhores motas do mundo para quem, como eu, gosta deste tipo de máquinas.

É pesada, mas não é sinónimo de lentidão ou indomável.

Acho extraordinária a engenharia por detrás desta máquina.


Janeiro 19, 2019, 12:20:11, 12:20
Responder #145

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O melhor ano de sempre para a BMW Motorrad em termos de vendas.


LINK...


(....)"Strong sales in Europe and the US
Good performance in major European markets and in the US was an important pillar for these successful sales figures. The main markets again achieved high sales figures: France (16,615 units), Italy (14,110 units), Spain (11,124 units) and Great Britain / Ireland (9,224 units) and the US (13,842 units). With 23,824 units, Germany is once again the largest individual market for BMW Motorrad and thus holds the company as the most successful motorcycle manufacturer on the German market."(....)
« Última modificação: Janeiro 19, 2019, 12:28:40, 12:28 por Sapiens21 »
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Janeiro 21, 2019, 19:08:17, 19:08
Responder #146

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Em 2018...entre GS's 1200 e 1250, foram "só" 51.000 unidades vendidas... :nice:

Quase 1/3 de todas as motos vendidas pela marca. :o

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Dalai Lama

Janeiro 22, 2019, 10:00:34, 10:00
Responder #147

JViegas

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Não pode ser só marketing. A máquina tem que ser boa.

Penso que a BMW criou uma mota que não é barata (independentemente das propostas financeiras que a marca tem) mas que é um modelo de aceitação muito ampla no mundo motard.

Janeiro 22, 2019, 13:43:29, 13:43
Responder #148

Sapiens21

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São já oito anos consecutivos com as vendas da marca sempre a subir.
Não se pode propriamente afirmar que a "fórmula" está gasta, já que este modelo arrecada uma enorme parte das vendas.
Eles (Alemães) lá a vão fazendo como deve ser... E as outras marcas vão-se contentando apenas com os que (ainda) vão "resistindo" em comprá-la.  :)
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Janeiro 22, 2019, 14:39:41, 14:39
Responder #149

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Sem duvida. Apesar de todos os defeitos (que tem, como todas as outras) continua  a ser uma moto extremamente competente e bem conseguida, o que tem contribuído para o seu sucesso...

Eu sou comprador de uma! Não, não será para já, nem de perto nem de longe (só com um €M) mas quando sair da XADV será uma GS a minha provável eleita...
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)