Autor Tópico: Petição: inserção XV250, XVS650A e XVS650 no mercado Europeu  (Lida 1443 vezes)

Abril 18, 2020, 16:38:31, 16:38
Lida 1443 vezes

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
Malta, é capaz de não dar em nada, mas achei interessante e tentar não custa. Para quem gosta do estilo e gostava de ter mais escolhas no mercado, sem ser as mega usadas, cá vai:

Encontrei num comentário de uma publicação do grupo de FB do "Respeito Motard", um sr chamado Antonio Mendes que publicou o seguinte:

Citar
António Mendes: Nuno Rodrigues, boas. Petição minha e de interesse geral para ser enviada por mim à Yamaha Motor Company Limited no Japão quando a mesma tiver um número considerável de assinaturas. Destina-se à nova inserção da XV250 (V-star 250), XVS650A (V-star 650 Classic) e da XVS650 (V-star 650 Custom) no mercado novo da Yamaha Motor EU, com injecção electrónica. São fabricadas no Japão e posteriormente comercializadas no mercado de motociclos novos do Canadá, EUA, Austrália e Nova Zelândia (Yamaha Motor CA/USA/AU/NZ). Mas, como são fabricadas a carburador e exportadas para tais mercados da Yamaha, acontece que em Portugal e no resto da Europa, não as podemos importar novas nem as matricular em Portugal de outros mercados da própria marca, por culpa dos carburadores. Além disso, a Yamaha Motor PT-EU não pode passar o certificado de conformidade europeu (COC) para estes modelos. Só por culpa do carburador, vão contra as leis de comercialização de motociclos novos na Europa. O fabricante, tem de passar o sistema de alimentação destes três modelos para injecção electrónica, apenas assim podem voltar para o mercado da Yamaha Motor EU. No presente ano de 2020, são as três fabricadas pela Yamaha Motor Company Limited no Japão a carburador e vão continuar em 2021 com os carburadores nestes modelos. Não pode ser, é necessário consciencializar o fabricante deste problema, alargar a expansão de mercado destes três modelos da Yamaha e demonstrar ao fabricante um público-alvo interessado na sua nova comercialização na Europa. Tenho a YBR125 Custom Midnight Black que comprei nova em 02-07-2015 no concessionário Yamaha Motor 7 em Lisboa. Por imposição das normas europeias, não posso voltar a negociar com o meu concessionário, nem manter-me dentro da mesma marca e estilo, com os modelos da Yamaha que tanto eu queria. Por isso peço a tua ajuda para assinares e partilhares esta petição, por favor. Vai em cerca de 35 assinaturas, dava-me jeito umas 300. Basta nome e mail, não é preciso nº do CC. Obrigado e abraço! https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT98590

Link da petição publica: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT98590&fbclid=IwAR1XRE0E2utuWyIv0EonLCafJbDTBSQScU5WsC3zd4vEsfcelpSzjloQndE

Bring back the choppers!!   

:chopper:

hqdefault" border="0
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 18, 2020, 16:55:20, 16:55
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A dúvida é a de saber se mesmo com as 300 assinaturas que esse companheiro deseja...acaso a Yamaha Japan vai "na cantiga".

Não me entendas mal, p.f.
Nada tenho contra a petição em causa. Mesmo nada.

Porém, os custos de conversão das motos para serem capazes de cumprir as normas Europeias, era capaz de não ser viáv€l...nem de perto. :-\

Aliás, tenho quase a certeza que isso nem com uma petição tendo 10 ou 20x mais subscritores da mesma.

Desde logo pelos custos associados (mas não só) faz-me crer que não virá daí o fim pretendido.
Espero enganar-me.  :convivio:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 18, 2020, 18:26:33, 18:26
Responder #2

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
Sem duvida Sapiens, tal como referi no inicio da publicação "é capaz de não dar em nada".

de facto apenas 300 assinaturas é uma migalha, mas se existem 300 assinaturas no mercado português, e se o mercado espanhol e por aí fora já tiver feito o mesmo, pode-se dar algo. 300 assinaturas no nosso mercado podem eventualmente equivaler a 300 mais vendas, para além das vendas das mt 07, pode ser que sim.. mas mais vale manter as esperanças baixas  :(

isto seria bom, não só para a yamaha, mas também para a suzuki com as boulevard... o site da marca em portugal é muito deprimente, falta variedade.
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 19, 2020, 09:35:01, 09:35
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Talvez um bocado de optimismo acreditar que quem assina compra

Não tenho dúvidas que se um modelo fosse rentável não seria necessário um baixo assinado para resolverem, excepto se andarem a dormir
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 19, 2020, 12:00:11, 12:00
Responder #4

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
Talvez um bocado de optimismo acreditar que quem assina compra

Não tenho dúvidas que se um modelo fosse rentável não seria necessário um baixo assinado para resolverem, excepto se andarem a dormir

como disse, "300 assinaturas no nosso mercado podem eventualmente equivaler a 300 mais vendas", não estou a dizer que seria um facto. mas decerto que a yamaha lança modelos que não chegam a esses números também e estão lá para venda. Posso ser eu que estou a dormir, mas vejo mais honda rebels e vulcan S na rua que propriamente uma tenere 700.

E claro, se apresentas ao mercado esparguete, o mercado só vai comer esparguete. Tanta gente que ao comprar uma 125 prefere as UM commando e as superlight e dps sai para outro tipo de mota porque não há variedade de cruisers no mercado... lá está, tens a rebel 500 e a vulcan S, quem não gostar delas, não tem outro remédio.

As virago foram rentáveis, já agora. Não sei o que se passou, mas talvez por falta de actualizações deixaram de o ser...
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 19, 2020, 16:47:59, 16:47
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
como disse, "300 assinaturas no nosso mercado podem eventualmente equivaler a 300 mais vendas", não estou a dizer que seria um facto. mas decerto que a yamaha lança modelos que não chegam a esses números também e estão lá para venda. Posso ser eu que estou a dormir, mas vejo mais honda rebels e vulcan S na rua que propriamente uma tenere 700.

Curiosamente também não se vê SCR950 nem XV950R a circular.
Ambas até têm um aspecto muito razoável. Não são utilitárias travestidas de cruisers.
E um price tag a não ultrapassar os 10k eur.

Se falta alguma oferta de esparguete equivalente à Vulcan e Rebel no catálogo da Yamaha?
Talvez.

Acho as 56 assinaturas até agora conseguidas neste peditório falam por si.

Abril 19, 2020, 18:00:52, 18:00
Responder #6

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
como disse, "300 assinaturas no nosso mercado podem eventualmente equivaler a 300 mais vendas", não estou a dizer que seria um facto. mas decerto que a yamaha lança modelos que não chegam a esses números também e estão lá para venda. Posso ser eu que estou a dormir, mas vejo mais honda rebels e vulcan S na rua que propriamente uma tenere 700.

Curiosamente também não se vê SCR950 nem XV950R a circular.
Ambas até têm um aspecto muito razoável. Não são utilitárias travestidas de cruisers.
E um price tag a não ultrapassar os 10k eur.

os modelos do "peditório" são no máximo 650 e não 950 como as yamahas que mencionas (e já agora, já vi mais XV950R do que por exemplo tenere 700, sem contar com outras marcas, tipo iron 883, que se vê bastantes, apesar de mais caras). a diferença de IUC é substancial e não acredito que alguém queira passar de uma 125 para uma 950. eu por exemplo quando saí da superlight ainda sentei-me numa vulcan S usada pois era essa a minha ideia, mas senti que a mota não era o que queria, em comparação com uma dragstar que tinha me sentado há uns tempos. a Rebel é demasiado pequena para mim. resultado? mudei de segmento.

Acho as 56 assinaturas até agora conseguidas neste peditório falam por si.

Pronto, é o que tu achas e respeita-se. Eu acredito que haveria muitos interessados em assinar mas o rapaz só divulga em forma de comentário na página do respeito motard, talvez noutras páginas mais viradas para o assunto tivesse mais sucesso. A petição também ainda só tem 5 dias de vida, para quem estiver interessado em assinar ainda vai a tempo.  :writing:
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 20, 2020, 09:56:18, 09:56
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sim, acredito que com maior divulgação obteriam mais assinaturas.
E até nem seria muito difícil reunir algumas centenas:
Não fosse a quarentena, bastava só que os responsáveis pelo peditório se deslocassem ás concentrações para encontrar malta embriagada de "espirito motard" disposta a assinar.

O resultado certamente que superaria a expectativa.
Porém, isto não resolve uma certa falta de noção pela realidade.

É que a legislação europeia não vai abrir excepções para permitir a circulação de motos que já não cumprem a lei só porque alguns tugas querem andar a passar os seus coletes.

Da mesma forma que os construtores não vão desperdiçar dinheiro que dificilmente será amortizado com hipotéticas vendas.


Eu acredito que as cruisers mais cedo ou mais tarde vão voltar a estar na moda.
Acredito que o sucesso da superlight e das UM está a dar um empurrãozinho para isso.
Acredito que os construtores mais cedo ou mais tarde vão surgir com novidades quando acharem que é o momento adequado. Porque eles estão aqui para vender motos e não para perder dinheiro.

Abril 20, 2020, 11:34:58, 11:34
Responder #8

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
Concordo, sem duvida. Não fosse a honda querer lançar uma rebel 1100 e a bmw a lançar a R18.
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Setembro 11, 2020, 14:42:03, 14:42
Responder #9

javac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: ainda à procura
  • Modelo Motociclo: ainda à procura
  • Localidade: Lisboa
Fiquei interessado neste tópico e até já assinei a petição. Ainda não tenho moto porque recuso ter uma moto que não seja cruiser e a falta de opções no mercado me fazem preferir simplesmente não comprar. As famosas virago 250 ainda espero voltarem.

Interessado em uma de baixa cilindrada que não seja da china simplesmente não existe. Por isso enquanto não lançarem eu não vou comer esparguete. E caso demorem muito talvez na altura já não queira comer é nada.  :(

Setembro 11, 2020, 15:26:06, 15:26
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não deixa de ser curioso que nem a própria HD seja tão fundamentalista a ponto de recorrer à China para produzir as suas novas baixas cilindradadas.

Até percebo a ideia de não se querer outra coisa que não seja uma cruiser. Tenho vários amigos assim.
É um estilo de vida.
Mas habitualmente esta malta vai para o "real deal".

Estar a falar de viragos 250 ou chinesas equivalentes é como num concurso de gastronomia se estar a discutir fast food.
Tudo esparguete...

Setembro 11, 2020, 16:40:47, 16:40
Responder #11

javac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: ainda à procura
  • Modelo Motociclo: ainda à procura
  • Localidade: Lisboa
Não deixa de ser curioso que nem a própria HD seja tão fundamentalista a ponto de recorrer à China para produzir as suas novas baixas cilindradadas.

Até percebo a ideia de não se querer outra coisa que não seja uma cruiser. Tenho vários amigos assim.
É um estilo de vida.
Mas habitualmente esta malta vai para o "real deal".

Estar a falar de viragos 250 ou chinesas equivalentes é como num concurso de gastronomia se estar a discutir fast food.
Tudo esparguete...

Cada um com a sua opinião. A minha é que para quem quer começar e sempre gostou de cruiser uma yamaha ou honda não se compara a uma Keeway mas posso estar errado. Ir logo para uma HD só para dar umas voltas os preços estão acima do que pretendo gastar. Mas é só a minha opinião.

Setembro 11, 2020, 17:46:03, 17:46
Responder #12

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

Interessado em uma de baixa cilindrada que não seja da china simplesmente não existe.

Não se isso é um conceito político ou de receio qualitativo mas parece-me que tão depressa não te safarás. Porque com marca própria ou escondida todas estão a lá ir parar ou não fazer nada como já aqui foi dito.

A não ser que seja uma da Índia. Fala-se que a americana UM está a pensar lançar motas de cilindrada maior.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Setembro 11, 2020, 22:06:33, 22:06
Responder #13

javac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: ainda à procura
  • Modelo Motociclo: ainda à procura
  • Localidade: Lisboa

Interessado em uma de baixa cilindrada que não seja da china simplesmente não existe.

Não se isso é um conceito político ou de receio qualitativo mas parece-me que tão depressa não te safarás. Porque com marca própria ou escondida todas estão a lá ir parar ou não fazer nada como já aqui foi dito.

A não ser que seja uma da Índia. Fala-se que a americana UM está a pensar lançar motas de cilindrada maior.

Quando falo de china falo pela qualidade não pelo país. Existem marcas que até podem ir para a China mas não prescindem de controle de qualidade ou de manter um nível de qualidade. Mas mais uma vez é a minha opinião.
« Última modificação: Setembro 11, 2020, 22:11:43, 22:11 por javac »

Setembro 12, 2020, 00:58:08, 00:58
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Cada um com a sua opinião. A minha é que para quem quer começar e sempre gostou de cruiser uma yamaha ou honda não se compara a uma Keeway mas posso estar errado.

Cada um com a sua opinião. Mas há opiniões fundamentadas. Outras nem por isso.
E a beleza de tudo isto é que podemos aprender sempre uns com os outros.

Uma coisa é gostar de cruisers.
Outra é gostar do aspecto das cruisers.

Enfiar um motor duma utilitária numa coisa com aspecto de cruiser satisfaz perfeitamente quem as compra só pelo estilo.
Mas o aspecto é só uma pequena parte duma experiência mais abrangente que isso.

Para começar qualquer uma serve.
Vás para uma Keeway ou optes por Yamaha ou Honda... caso cruisers sejam realmente a tua cena, será apenas o primeiro passo para daqui a uns anos quereres o "real deal"...



Setembro 12, 2020, 11:00:27, 11:00
Responder #15

javac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: ainda à procura
  • Modelo Motociclo: ainda à procura
  • Localidade: Lisboa
Cada um com a sua opinião. A minha é que para quem quer começar e sempre gostou de cruiser uma yamaha ou honda não se compara a uma Keeway mas posso estar errado.

Cada um com a sua opinião. Mas há opiniões fundamentadas. Outras nem por isso.
E a beleza de tudo isto é que podemos aprender sempre uns com os outros.

Uma coisa é gostar de cruisers.
Outra é gostar do aspecto das cruisers.

Enfiar um motor duma utilitária numa coisa com aspecto de cruiser satisfaz perfeitamente quem as compra só pelo estilo.
Mas o aspecto é só uma pequena parte duma experiência mais abrangente que isso.

Para começar qualquer uma serve.
Vás para uma Keeway ou optes por Yamaha ou Honda... caso cruisers sejam realmente a tua cena, será apenas o primeiro passo para daqui a uns anos quereres o "real deal"...

Compreendo o teu ponto de vista. Talvez eu seja um dos que gosta do aspecto das cruisers e depois ou pode querer algo mais abrangente ou ficar por ai.  Só não concordo na parte que qualquer uma serve para o inicio pois eu não consigo colocar no mesmo patamar a nivel de qualidade uma keeway de uma yamaha ou honda. Mas não vou discutir mais pois temos pontos de vista diferentes e gostos diferentes.