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2023 XL750 Transalp

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Gentleman rider:
A Honda vai combater a Yamaha no seu próprio terreno já em 2023 e para isso está a desenvolver um bicilíndrico paralelo de cerca de 750cm3

A primeira moto a ser lançada com este motor é a Hornet 750 para fazer concorrência directa à Yamaha MT07 (moto que já tem o seu tópico dedicado)

A segunda será a trail XL750 Transalp que virá na sequência da já longa linhagem de modelos Transalp de motor V2. E uma directa concorrência da Ténére 700.

Especula-se, mas com grande probailidade vir a ser realidade, que os 3º e 4º modelos da marca a serem lançados com este motor serão uma naked retro Hawk75 e uma desportiva CBR750RR.

A Hawk 75 parece aderir à mais recente tendência da Yamaha XSR900 de ir buscar inspiração aos anos 80.

A CBR750RR será, claro, lançada para se bater de igual para igual com a Yamaha R7.

2low:
É aqui que devemos comentar ou no outro tópico ou então criamos cada um de nós um novo?
 :D

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=8483.msg105066#msg105066

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=9548.msg117295#msg117295

Moderação, dá para juntar tudo num?  :pensador:



SJP:
Vamos ver....a Honda vai ficar com dois motores 750? Ou vai colocar o motor existente nas NC nestes novos modelos? Ainda não  li nada sobre um novo motor 750...

Sapiens21:
Muito provavelmente será um motor inteiramente novo.

No caso da Hornet 2023 existe separador no website da própria Honda. https://www.honda.pt/motorcycles/range/street/hornet/history.html

Numa futura Transalp vejo perfeitamente expectável o uso desse bloco que estará (presumo) em fase de testes, mas aqui com menos potência, havendo uma preferência pelo uso do binário, nomeadamente na utilização mais adequada ao propósito e características do modelo.

Sejamos realistas...

A Yamaha Ténéré tem cerca de 73cv.

A futura Transalp não vejo que vá muito além disso. Provavelmente 80cv ou pouco mais.

Gentleman rider:
O meu palpite é que a Hornet 750 tenha os 95cv da lei A2.

Creio que faz sentido a marca não mexer no motor e a Transalp vir exactamente com a mesma potência. Mas também poderá ter menos.

A Aprilia teve que fazer mudanças no motor 660 quando passou da RS660 para a Tuareg mas isso é porque com menos 90cc o motor Aprilia tem falta de médios regimes para uma trail. A marca italiana fez um motor a pensar na sua desportiva antes de qualquer outra moto.

Creio que a Honda fará como a Yamaha e o motor 750cc vai nascer mais mundano e poranto mais adaptado às diferentes motos em que for instalado.

A Yamaha não muda o CP2 em nenhuma das suas motos, quer a tracer, R7, MT07, XSR700 ou Ténére têm exactamente a mesma potência.

Creio que o mesmo vá acontecer com a família Honda 750 2 cilindros

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