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2023 XL750 Transalp
Gentleman rider:
A Honda vai combater a Yamaha no seu próprio terreno já em 2023 e para isso está a desenvolver um bicilíndrico paralelo de cerca de 750cm3
A primeira moto a ser lançada com este motor é a Hornet 750 para fazer concorrência directa à Yamaha MT07 (moto que já tem o seu tópico dedicado)
A segunda será a trail XL750 Transalp que virá na sequência da já longa linhagem de modelos Transalp de motor V2. E uma directa concorrência da Ténére 700.
Especula-se, mas com grande probailidade vir a ser realidade, que os 3º e 4º modelos da marca a serem lançados com este motor serão uma naked retro Hawk75 e uma desportiva CBR750RR.
A Hawk 75 parece aderir à mais recente tendência da Yamaha XSR900 de ir buscar inspiração aos anos 80.
A CBR750RR será, claro, lançada para se bater de igual para igual com a Yamaha R7.
2low:
É aqui que devemos comentar ou no outro tópico ou então criamos cada um de nós um novo?
:D
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=8483.msg105066#msg105066
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=9548.msg117295#msg117295
Moderação, dá para juntar tudo num? :pensador:
SJP:
Vamos ver....a Honda vai ficar com dois motores 750? Ou vai colocar o motor existente nas NC nestes novos modelos? Ainda não li nada sobre um novo motor 750...
Sapiens21:
Muito provavelmente será um motor inteiramente novo.
No caso da Hornet 2023 existe separador no website da própria Honda. https://www.honda.pt/motorcycles/range/street/hornet/history.html
Numa futura Transalp vejo perfeitamente expectável o uso desse bloco que estará (presumo) em fase de testes, mas aqui com menos potência, havendo uma preferência pelo uso do binário, nomeadamente na utilização mais adequada ao propósito e características do modelo.
Sejamos realistas...
A Yamaha Ténéré tem cerca de 73cv.
A futura Transalp não vejo que vá muito além disso. Provavelmente 80cv ou pouco mais.
Gentleman rider:
O meu palpite é que a Hornet 750 tenha os 95cv da lei A2.
Creio que faz sentido a marca não mexer no motor e a Transalp vir exactamente com a mesma potência. Mas também poderá ter menos.
A Aprilia teve que fazer mudanças no motor 660 quando passou da RS660 para a Tuareg mas isso é porque com menos 90cc o motor Aprilia tem falta de médios regimes para uma trail. A marca italiana fez um motor a pensar na sua desportiva antes de qualquer outra moto.
Creio que a Honda fará como a Yamaha e o motor 750cc vai nascer mais mundano e poranto mais adaptado às diferentes motos em que for instalado.
A Yamaha não muda o CP2 em nenhuma das suas motos, quer a tracer, R7, MT07, XSR700 ou Ténére têm exactamente a mesma potência.
Creio que o mesmo vá acontecer com a família Honda 750 2 cilindros
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