Autor Tópico: Opiniões: nova máquina a caminho?  (Lida 3119 vezes)

Janeiro 29, 2024, 15:12:52, 15:12
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JViegas

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Olá a todos.

Certamente a partir de Maio irei ter novo percurso trabalho/casa

Percurso diário 90% vias rápidas – ponte VGama, A36 e A8 e CRIL/Eixo Norte Sul, etc. etc.
Condução principalmente a solo.
70 kms diários – 1540 kms mensais

Modelos equacionados:
XADV 350 (maxiscooter)
CB500F (naked)

Talvez… mas mesmo talvez… a X (agora NX), ou a CBR500R…
Mas a escolha recai mesmo para a CB500F, sou um gajo de naked’s e ao preço que os outros modelos custam na Honda, a CB parece-me ter o preço mais realista para o que deve ser uma 500cc da Honda.

Pessoalmente sou assumidamente uma pessoa de scooter/maxiscooter para circulação principalmente em cidade, mas com este novo percurso que irei começar a fazer este ano, as vias rápidas são ainda em maior quantidade.
Acrescento-lhe ainda os cerca de 14 kms de Ponte Vasco da Gama (ventos laterais, chuva e o trânsito “tipicamente tuga” quando em vias rápidas).

E se para este cenário os 500cc são mais apetecíveis, penso que os 350cc serão igualmente uma boa escolha.
E porque não uma maior cilindrada?
Porque não quero gastar muito na aquisição e não quero pagar os valores absurdos de um IUC estupidamente caro para as cilindradas acima dos 750cc.
Quanto aos modelos em cima referidos, o que penso?

Vejamos:

Scooter vs naked:

1. Maior arrumação na scooter (irei colocar uma top case na naked – é inevitável)
2. Maior proteção aerodinâmica se bem que estou à espera de maior ruído no capacete na scooter devido ao vidro vs minha altura (sei que tem regulação, mas numa naked o vento é “mais limpo”).
3. Posição de condução mais “relaxada” e mais elevada na scooter, mas uma melhor ligação na CB (já experimentei a XADV e tive uma naked durante 2 anos).

E agora o ponto que me está a dar a volta à cabeça:
4. Consumos.

O fabricante anuncia 3,4 na XADV e 3,5 na CB.
Mas vamos apontar para os 4 em ambos os veículos, em deslocações a rondar os 100/120, sem ventos ou filas de trânsito ou sem pressa em chegar ao trabalho/casa.
A rotação que ambos os motores levam é diferente, naturalmente.
Se a 120 kms a XADV vai quase no máximo das suas rotações, a CB irá certamente abaixo nas rotações.

Peso:  a XADV com 186 kg e a CB com 188 kg. Mais os meus 100 kg estão a ver qual é que me vai deslocar melhor?
Ambos os veículos fazem revisões anuais ou 12 mil kms de acordo com o fabricante.

A minha questão é a seguinte:

A médio/longo prazo será o desgaste de motor maior na 350cc do que no 500cc?
Ou acham que os 350cc chegam e sobra para o tipo de percurso diário?

Estou a fazer atualmente com uma SH125cc 70 kms diários (3 dias por semanas) e 30 kms (2 dias por semana).
Os percursos são exclusivamente citadinos, mas com alguns percursos na 2ª circular e Calçada de Carriche/Eixo Norte Sul a 80/90 kms/h e sinceramente não acho que ando a estragar o motor da 125cc a estas velocidades e sinto que o motor não vai em esforço.

Opiniões…

A scooter é “curta”?
A naked para vias rápidas?

Janeiro 29, 2024, 17:45:58, 17:45
Responder #1

Svitre

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A grande questão, porque não outras opções que não honda?
Para esse percurso evitaria uma naked como transporte/comute diário. A CB500X faria mais sentido na minha opinião. No final fica melhor uma topcase numa "X" do que numa "N" ou "F".

Janeiro 29, 2024, 18:06:00, 18:06
Responder #2

2low

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A grande questão, porque não outras opções que não honda?
Para esse percurso evitaria uma naked como transporte/comute diário. A CB500X faria mais sentido na minha opinião. No final fica melhor uma topcase numa "X" do que numa "N" ou "F".

Isso é muito subjectivo.
O meu sonho é ter uma Speed Triple 1200RS e colocar-lhe uma valente topcase!
O Dfelix disse que me pagava uma jola e me tirava uma foto quando chegar esse dia!
:D :lolol:

Sem ser a brincar, e como dizes, a CB500X oferece melhor protecção aerodinâmica e uma condução mais recta e confortável na utilização do dia a dia, algo que a naked não consegue oferecer.
Sobre Honda... dificilmente se consegue fazer com que um Hondista venha a ponderar outra moto que não seja Honda... portanto... venha uma Transalp 750 que é uma excelente moto!  8) :cool:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Janeiro 30, 2024, 12:08:07, 12:08
Responder #3

JViegas

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Sim admito tenho "Honda'ite" crónica (já vou na 3ª).  :smiley:

Mas claro que gosto imenso de outras máquinas, por exemplo: acima dos 650/750, iria sempre para a Tracer 9 ou a Street Triple ou ainda a V7 da Guzzi. A nova Suzuki GSX-8S deve ser uma maravilha... e depois tenho a CB650R que convivi durante dois anos (lá volto à Honda).  :smiley:

Mas não quero passar dos 500cc e para isso tenho poucas alternativas Japonesas/Inglesas(Indianas). As 400cc da Triumph estão a tentar-me muito...

Vamos ver... vou ver outros modelos de outros fabricantes asiáticos e depois vou atualizando.




Janeiro 30, 2024, 15:09:36, 15:09
Responder #4

JustGil

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Como alguns companheiros já referiram aqui, acredito que uma naked não seja lá muito confortável para o tipo de percurso que irás fazer. Talvez uma sport-touring ou uma adventure seja melhor, e ainda dá para adicionar uma top case nesse tipo de mota que a estética não fica muito comprometida como se fosse numa naked ou numa desportiva.

Não sei se pretendes adquirir uma mota nova ou usada, mas ao preço que pedem por uma CB500F nova, no mercado de usados consegues arranjar uma CB500X que talvez seria a mota mais indicada.

Tenta não ficar preso somente a uma marca.

Olha que está para sair em breve a nova Royal Enfield Himalyan 450.  ;D

Fevereiro 01, 2024, 08:56:42, 08:56
Responder #5

belzebuh

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Eu não teria dúvidas, iria garantidamente para a scooter para andar em cidade.

Espero um dia conseguir parar a MTS para comute diário e, ter uma scooter 300.

Teria que experimentar a ADV 350 e a XMAX 300 para decidir.

Fevereiro 01, 2024, 10:34:42, 10:34
Responder #6

JViegas

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Eu não teria dúvidas, iria garantidamente para a scooter para andar em cidade.

Espero um dia conseguir parar a MTS para comute diário e, ter uma scooter 300.

Teria que experimentar a ADV 350 e a XMAX 300 para decidir.

Sem sombra de dúvida e olha que teria muitas duvidas em escolher entre os dois modelos que referes... A ADV pela suspensão talvez, mas a XMAX Tech Max Dark Magma é algo que justifica os 7 mil e tal euros que vale. Qualidade por todo o lado.

Em principio este mês irei testar as duas (e talvez a NX) e fazer o percurso que indiquei... mas cada vez mais me capacito que a 350cc apesar de aguentar o trajeto, estará sempre em rotações altas, logo refletindo-se no desgaste mas acentuado e com consumos iguais a uma 500cc.

Fevereiro 01, 2024, 10:42:36, 10:42
Responder #7

belzebuh

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Eu não teria dúvidas, iria garantidamente para a scooter para andar em cidade.

Espero um dia conseguir parar a MTS para comute diário e, ter uma scooter 300.

Teria que experimentar a ADV 350 e a XMAX 300 para decidir.

Sem sombra de dúvida e olha que teria muitas duvidas em escolher entre os dois modelos que referes... A ADV pela suspensão talvez, mas a XMAX Tech Max Dark Magma é algo que justifica os 7 mil e tal euros que vale. Qualidade por todo o lado.

Em principio este mês irei testar as duas (e talvez a NX) e fazer o percurso que indiquei... mas cada vez mais me capacito que a 350cc apesar de aguentar o trajeto, estará sempre em rotações altas, logo refletindo-se no desgaste mas acentuado e com consumos iguais a uma 500cc.

Eu desde que comecei a receber cartas em casa que ando a fazer consumos na ordem dos 4.5. Isto para dizer que ando devagar...

Uma XMAX faz 150 top speed. No teu comute (eu pelo menos seria assim) entre os 100/120 (max) ainda sobra muito motor..

Nunca compraria nova...um aninho com 5mil kms, é o ideal

Fevereiro 01, 2024, 10:50:06, 10:50
Responder #8

JViegas

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Sim sim, concordo.

Como eu te entendo com as cartas a chegarem a casa. Por isso é que passei de consumos na CB650R na ordem dos 6/7 litros para os 4,6/5,3.  :smiley:

Tenho andado a ver o mercado em 2ª mão de alguns modelos que referi e é quase o preço de novo... bolas, que abuso.

Fevereiro 01, 2024, 11:34:46, 11:34
Responder #9

belzebuh

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Sim sim, concordo.

Como eu te entendo com as cartas a chegarem a casa. Por isso é que passei de consumos na CB650R na ordem dos 6/7 litros para os 4,6/5,3.  :smiley:

Tenho andado a ver o mercado em 2ª mão de alguns modelos que referi e é quase o preço de novo... bolas, que abuso.

E mesmo as scooters está por demais.

Vais ver PCXs usadas e práticamente não desvalorizam.

Mas uma XMAX 300 com um yoshi :lolol: para mim seria o ideal

Outubro 22, 2024, 17:30:51, 17:30
Responder #10

JViegas

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Só para dar uma conclusão a este tópico para futura referência (minha e de quem esteja com dilema semelhante).

Acabei por escolher....

..... uma NC DCT de 2023

Foi a primeira vez que comprei uma mota usada. Espero ter sorte.
Tinha 3 mil e tal kms

Não era o que eu estava a contar comprar. Nunca me passou pela cabeça, tanto mais que equacionei outros modelos (tal como indicado no início do tópico).

A SH12i já não dava:
Estou a fazer cerca de 300 kms por semana e a escolha de algo que fizesse revisões mais espaçadas, mais presença na estrada e conseguisse levar dois em cima sem "problemas" era o caminho a seguir.

Ainda experimentei outros modelos/marcas, mas a minha preferência era para uma mota com características mais de utilitária e comecei a considerar a NC depois de ter desistido da FORZA 750, pois queria inicialmente manter-me nas scooters.

No entanto a escolha recaiu numa NC e sem estar à espera o negócio apareceu e "arrisquei".

Por enquanto está a correr bem vamos como continua...
« Última modificação: Outubro 23, 2024, 15:31:10, 15:31 por JViegas »

Outubro 22, 2024, 22:47:02, 22:47
Responder #11

EML

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 :nice:
Grandes curvas nessa nova montada!
Com esses quilómetros está a sair do stand! Ainda tens de tirar a goma dos pneus! :cool:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (23421 Km - 24/10/2024)

Outubro 23, 2024, 09:44:59, 09:44
Responder #12

RicardoGaio

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Parabéns!
Gosto muito dessa mota, que tenhas muitos e bons kms com ela! ;)
Agora o que a malta gosta... Fotos!! :D

Outubro 23, 2024, 11:41:19, 11:41
Responder #13

zinko_pt

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Eu tenho sempre receio de ser faccioso, mas acho mesmo que an NC é o canivete suíço do asfalto. Faz tudo bem como nenhuma mas não é excepcional em nenhuma área como uma ou outra mota.
Para mim só lhe falta um quadrante um pouco mais elaborado e umas suspensões (resolve-se com molas novas) melhores para viagens longas carregada.
E o DCT em cidade...  :stuck_out_tongue:
Votos de boas aventuras!

Outubro 23, 2024, 17:28:27, 17:28
Responder #14

JustGil

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Parabéns pela nova máquina!  :cool:  :confetti:
Agora é andar, 3 000km numa NC não são nada.
Boas voltinhas e tudo de bom!

Outubro 23, 2024, 20:26:51, 20:26
Responder #15

2low

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Sim admito tenho "Honda'ite" crónica (já vou na 3ª).  :smiley:

Mas claro que gosto imenso de outras máquinas, por exemplo: acima dos 650/750, iria sempre para a Tracer 9 ou a Street Triple ou ainda a V7 da Guzzi. A nova Suzuki GSX-8S deve ser uma maravilha... e depois tenho a CB650R que convivi durante dois anos (lá volto à Honda).  :smiley:

Mas não quero passar dos 500cc e para isso tenho poucas alternativas Japonesas/Inglesas(Indianas). As 400cc da Triumph estão a tentar-me muito...

Vamos ver... vou ver outros modelos de outros fabricantes asiáticos e depois vou atualizando.


4ª   :D :cool:

Muitos parabéns e bom proveito!
O DCT deve ser excelente para cidade!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 25, 2024, 10:15:58, 10:15
Responder #16

JViegas

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Obrigado a todos.

Sim 2low sim... sofro de "Honda'ite"... admito.  :smiley:
A minha mulher diz que só vou parar quando conseguir a Goldwing
Eu respondo-lhe que ainda tenho que passar pela Africa Twin...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Sabes 2low, quando experimentei diversos modelos com DCT não cheguei à fase do trânsito intenso da cidade (2ª circular por exemplo).
Experimentei motas (Honda) com DCT mas em trânsito normal/passeio.

Agora em trânsito intenso como o de Lisboa e arredores. Não.
Arrisquei. Tanto no DCT como sistema de controlo de mudanças para a minha moto diária, como no aumento de cilindrada.
Inicialmente não queria passar dos 500cc, mas a minha opinião mudou depois de considerar as mais valias que tinha com esta cilindrada e com este modelo em particular.

É claro que perco algumas coisas para outras marcas que considerei, logicamente. Não entendo, por exemplo, como é que uma Honda destas não tem a porcaria de um descanso central, quando é essencial na manutenção da corrente sem teres que investir num cavalete.
Outras marcas/fabricantes pelo preço que paguei pela Honda têm já descanso central de origem.

Quanto ao DCT é muito bom pois parece "adivinhar" quando queres a moto na mudança ideal.
Não é perfeito claro. Em trânsito muuuiiito lento onde tens pouca oportunidade para conseguir passar está sempre 1ª 2ª 1ª 2ª e de repente 3ª para 2 segundos depois voltar à 2ª.
A solução que encontrei foi colocar no modo SPORT ou MANUAL:
No modo SPORT as mudanças "aguentam-se mais e não te chateas, pois podes controlar com as patilhas se quiseres colocar a 2ª ou até mesmo a 3ª
No modo MANUAL o controlo é total... mas já dei por mim a esticar uma 2ª à espera da mudança para a 3ª  e só acontecer quando me lembro que tenho que tocar na patilha +
LoL noooob  :smiley:

De resto, em trânsito normal ou condução normal, no modo STANDART, a moto comporta-se normalmente. Mesmo quando dás mais gás ela mantem as mudanças mais tempo.
O que me surpreende ainda é o timing nas reduções.
Muito bom mesmo.

Não tem o encanto de uma CB650R (que tive) nem o power excessivo, mas para mim e para a condução que faço, para o meu dia-a-dia é suficiente.
Aliás até é bom que não ande muito pois com tantos radares... agora com a média de velocidade na PVGama temos que ter cuidado.

É como alguém escreveu em cima: um canivete suíço.

E olha que tenho um canivete suíço há mais de 29 anos... já tive alguns canivetes mas este esteve sempre comigo... porque serve para muita "coisa".

Temos de combinar um café/encontro com o pessoal.
« Última modificação: Outubro 25, 2024, 10:19:00, 10:19 por JViegas »

Outubro 25, 2024, 15:13:37, 15:13
Responder #17

pjmartinho

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Muitos parabens pela nova mota  :palmas:

Quanto à Goldwing... isso não é mota só para maiores de 60 anos?  ;)

Outubro 25, 2024, 15:58:26, 15:58
Responder #18

JViegas

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Muitos parabens pela nova mota  :palmas:

Quanto à Goldwing... isso não é mota só para maiores de 60 anos?  ;)


 :stuck_out_tongue_winking_eye:
Bem, falta-me menos de uma década para lá chegar (60 anos) e espero comprar uma Goldwing antes dos 60, mas se for depois disso eu não me importo. Espero é ter a força nas pernas e braços para manobrar o "navio" bem como saúde para ainda andar em duas rodas... devagar mas "certinho".

Outubro 27, 2024, 09:01:24, 09:01
Responder #19

Pianoman

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Vais adorar a moto! E o DCT então, nem se fala.
É uma moto que para servir de apoio a uma vida profissional é perfeita. E como é boa companheira também nos momentos de lazer, vais perceber que foi a compra certa.

No entanto, se queres uma moto para andar "de faca nos dentes" em disputa com outras como se estivesses num circuito, ela faz (é fraquinha...). Ficas um pouco para trás nas acelerações à saída das curvas e ela anda sempre no limite, mas faz (já o fiz!).

Quanto ao DCT, vais ficar fã, de certeza. Eu ando 95% em manual, precisamente para evitar mudanças de caixa indesejadas e ando em Sport apenas quando há fila de trânsito (atenção que a minha versão de DCT ainda é muito arcaica...).
Não esquecer que podes subir de caixa e/ou descer com as pastilhas "+" e "-" mesmo estando em "manual", desde que estejas num nível de rotações adequado para o fazer.

Grande abraço e votos de muitas felicidades com a nova montada.

(Diz a tradição que se vai a Vendas Novas comer uma bifana para apresentar a moto nova aos amigos...just saying...)
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Outubro 28, 2024, 09:51:54, 09:51
Responder #20

zinko_pt

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Obrigado a todos.

Sim 2low sim... sofro de "Honda'ite"... admito.  :smiley:
A minha mulher diz que só vou parar quando conseguir a Goldwing
Eu respondo-lhe que ainda tenho que passar pela Africa Twin...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Sabes 2low, quando experimentei diversos modelos com DCT não cheguei à fase do trânsito intenso da cidade (2ª circular por exemplo).
Experimentei motas (Honda) com DCT mas em trânsito normal/passeio.

Agora em trânsito intenso como o de Lisboa e arredores. Não.
Arrisquei. Tanto no DCT como sistema de controlo de mudanças para a minha moto diária, como no aumento de cilindrada.
Inicialmente não queria passar dos 500cc, mas a minha opinião mudou depois de considerar as mais valias que tinha com esta cilindrada e com este modelo em particular.

É claro que perco algumas coisas para outras marcas que considerei, logicamente. Não entendo, por exemplo, como é que uma Honda destas não tem a porcaria de um descanso central, quando é essencial na manutenção da corrente sem teres que investir num cavalete.
Outras marcas/fabricantes pelo preço que paguei pela Honda têm já descanso central de origem.

Quanto ao DCT é muito bom pois parece "adivinhar" quando queres a moto na mudança ideal.
Não é perfeito claro. Em trânsito muuuiiito lento onde tens pouca oportunidade para conseguir passar está sempre 1ª 2ª 1ª 2ª e de repente 3ª para 2 segundos depois voltar à 2ª.
A solução que encontrei foi colocar no modo SPORT ou MANUAL:
No modo SPORT as mudanças "aguentam-se mais e não te chateas, pois podes controlar com as patilhas se quiseres colocar a 2ª ou até mesmo a 3ª
No modo MANUAL o controlo é total... mas já dei por mim a esticar uma 2ª à espera da mudança para a 3ª  e só acontecer quando me lembro que tenho que tocar na patilha +
LoL noooob  :smiley:

De resto, em trânsito normal ou condução normal, no modo STANDART, a moto comporta-se normalmente. Mesmo quando dás mais gás ela mantem as mudanças mais tempo.
O que me surpreende ainda é o timing nas reduções.
Muito bom mesmo.

Não tem o encanto de uma CB650R (que tive) nem o power excessivo, mas para mim e para a condução que faço, para o meu dia-a-dia é suficiente.
Aliás até é bom que não ande muito pois com tantos radares... agora com a média de velocidade na PVGama temos que ter cuidado.

É como alguém escreveu em cima: um canivete suíço.

E olha que tenho um canivete suíço há mais de 29 anos... já tive alguns canivetes mas este esteve sempre comigo... porque serve para muita "coisa".

Temos de combinar um café/encontro com o pessoal.
Parabéns mais uma vez e boa sorte na 2a circular. Se vires um maçarico grande numa TA, devo ser eu  :D
A NC era a minha primeira escolha, mas ergonomicamente não era ideal para mim e ficou pior desde que decidiram baixar o banco para a tornar mais acessível.
E é tão bom canivete suíço que suspeito que ainda deva estar no top 5 das motas mais vendidas em Portugal, apesar da ausência de atualizações significativas.