Autor Tópico: PRP - Estudo sobre os padrões de mobilidade de veículos de 2 rodas em Portugal  (Lida 553 vezes)

Outubro 23, 2024, 16:18:29, 16:18
Lida 553 vezes

replicantz

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A entidade PRP - Prevenção Rodoviária Portuguesa está a solicitar a todos os motociclistas que participem em um estudo nacional sobre os padrões de mobilidade de veículos de 2 rodas a motor em Portugal.
https://prp.pt/

As questões incidem sobre o tipo de motociclo, tipo de ensino nas escolas de condução, segurança/equipamento, e especialmente sobre sobre comportamento/velocidade em AE, e dentro/fora das localidades.

Mais uma vez, é notória a omissão sobre estado das vias e seguranças das mesmas, inspeções, entre outras coisas igualmente importantes.
Mas já não é novidade para ninguém, certo?

E não é curioso que se dão ao trabalho de fazer um estudo, pedir a opinião aos principais intervenientes, mas optar por não permitir um campo de texto livre no final do questionário?
Afinal, querem ou não querem perceber ao que realmente tem impacto no universo dos utilizadores de motos?

Vale o que vale:
https://www.facebook.com/100069280969634/posts/868814442104580/?mibextid=WC7FNe&rdid=KwNDKtcl2ekS3tCW




Link directo para o questionário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdI7x2K_w1HxbbQUTcrBU-mRyf1cIpEhEHnMQdW1j2mJWcnfA/viewform?fbclid=IwY2xjawGF8OlleHRuA2FlbQIxMQABHS1o-WV8GRgR6jN-RcnWZpfZFD0nv4WCO4nVLm20hR-kVfeOoAjASeVkYA_aem_jEZhm_rF04KYa-It9MJGhA&pli=1

Outubro 23, 2024, 17:39:58, 17:39
Responder #1

JustGil

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Outubro 23, 2024, 20:17:47, 20:17
Responder #2

2low

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Sobre as questões da nossa condução deveriam ser mais específicos ou aprofundar questões porque, na vertente pessoal:

- posso concordar com uma alteração ao código que permita motociclos circularem nas bermas ou entre faixas em determinadas condições, como o trânsito estar plenamente parado ou a velocidade tão reduzida que possa interferir com o equilíbrio do motociclo (é o próprio código a indicar o motociclo como um veículo instável e de perder equilíbrio)  - tanto que me oponho a circular nas bermas e entre faixas quando o trânsito está fluente sem demoras - não faz sentido andar sempre a ultrapassar tudo e todos como é costume ver na ponte 25 abril "os foguetes da PCX ou NMAX"

- sou reticente em circular na faixa BUS porque vejo a faixa BUS como uma vantagem de melhorar os transportes colectivos, daí que me oponha a que lá também circulem TAXIS, TVDE's e autocarros de turismo (muitos deles até estacionam em plena faixa para saírem passageiros para o hotel em frente) - é uma leitura muito pessoal mas que vai ao encontro do que acho que deva ser alterado nas cidades para resolver muitos dos seus problemas, nomeadamente reduzir quantidade de volumes (veículos ligeiros e pesados de mercadorias)

- relativamente a velocidades, todas as velocidades deveriam ser revistas, sou a favor da redução de velocidades em grande parte da cidade - zonas de 20 e zonas 40 e vias com boas condições manter os 50kmh - aceitando que zonas sem passeios ou atravessamento de peões e com mais que uma via aumentem para pelo menos 80kmh (uma vergonha o que fizeram na Av Lusiada - 50kmh com radar fixo (só indica uma coisa, caça à multa) - em Lisboa em que não há condições para um peão lá circular a não ser que queira acabar pendurado em algum muro de betão como sucede em duas zonas de desvio) e no oposto nas autoestradas o limite deveria estar associado ao tráfego e condições meteorológicas tal como sucede nas Autobahn na Alemanha - não vejo mal um automóvel circular a 180/200 sem qualquer trânsito ou muito residual ou 140/160 com algum tráfego e 120/140 com trânsito fluente e com espaço suficiente para qualquer travagem emergência, mas sou contra veículos estacionarem na faixa do meio ou da esquerda a 120kmh só porque é esse o limite de velocidade esquecendo-se que existem outras regras de trânsito que obriguem por exemplo a circular na faixa mais à direita ou respeitar qualquer veiculo mais célere e que pretenda ultrapassar com sinalização da manobra ou intenção da mesma. Pessoalmente já circulo dentro das localidades grande parte das vezes abaixo do valor de referência 50kmh e adequo às condições da via e do tráfego. "Não é o faz o que digo, não o que faço! Porque eu também faço!"

- sobre ultrapassagens em traço contínuo é um tema que pode ser criticável pela maioria e aceite por uma determinada minoria (provavelmente todos os que tinham carta de motociclo antes do DL de 2009 que permitiu a qualquer pessoa com carta B conduzir também um motociclo até 125cc ou 11kw), aceito com reticencias que me digam coisas como "é o melhor local para tu ultrapassares porque de certeza que o automóvel à tua frente não irá tentar ultrapassar outro veículo e não te vai atrapalhar a manobra de ultrapassagem, porque os automóveis em grande parte nem sequer pisca fazem...

- deveria haver muitas acções de informação e sensibilização em grande parte ao condutor de automóvel aquando chegar a um cruzamento e se esquecerem de ver que poderá vir um motociclo - também existem essas coisas! - pois grande parte de acidentes que vemos e infelizmente com maus desfechos é precisamente nestes cruzamentos dentro e fora localidades, bem mais do que "despistes ou pela cassete gastas do excesso de velocidades...
Excesso de velocidade nem sempre é circular acima da velocidade permitida mas sim circular quando as condições não o permitam mesmo que até seja uma velocidade permitida para o local.

Existem tantos outros assuntos importantes que podem não ser lembrados...
Mas também preenchi o questionário.
« Última modificação: Outubro 23, 2024, 20:24:47, 20:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 25, 2024, 10:29:40, 10:29
Responder #3

JViegas

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Feito, mas tal como referes replicantz, faltariam por ali algumas questões pertinentes.

Outubro 25, 2024, 22:22:29, 22:22
Responder #4

dfelix

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- deveria haver muitas acções de informação e sensibilização (...)

Existem.
Chama-se radares e caça à multa.

Outubro 26, 2024, 11:42:40, 11:42
Responder #5

2low

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- deveria haver muitas acções de informação e sensibilização (...)

Existem.
Chama-se radares e caça à multa.

Sim, em Portugal geralmente os problemas parecem ser resolvidos com dinheiro, é assim também nas questões ambientais que nós pagamos taxas de carbono etc e o problema desaparece.
Já só falta pagarmos mais um imposto para a questão do racismo e bairros problemáticos ou da própria criminalidade e delinquência.
Fazemos uma vaquinha, 1€ a cada e a questão dos prisioneiros de Vale de Judeus fica resolvido, queres ver?!  :D
O País não tem culpa mas o povo é responsável por deixar aquela cambada de idiotas dos partidos políticos que têm governado proclamar tais medidas, somos mansos e já não nos manifestamos, parece que ficamos contentes quando vão apenas ao bolso dos outros...

Mas o resto da frase após o "- deveria haver muitas acções de informação e sensibilização (...)" seria especificamente na tentativa de o comum condutor carta B se lembrar que existem outros volumes na estrada que não só tipo B C e D e que os A e as bicicletas (para andar na via publica deveriam ter carta, seguro e pagar IUC e também terem IPO) além de existirem, são veículos tendencialmente instáveis e que normalmente manobras preventivas e de segurança em caso de aparecimento de algo não expectável na via pode levar a acidente coisa que com as latas só o excesso de velocidade podem levar a não terem tempo de travagem no caso tipico quando apenas travam a direito porque fazer o teste do Alçe nem todos o fazem nessas circunstâncias.
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