A empresa foi fundada em 1934 por Hans Trunkenpolz de Mattighofen. Iniciou as actividades com uma loja e foi baptizada de Kraftfahrzeuge Trunkenpolz Mattighofen. Em 1953 a KTM começou a produção das motociclos. Com apenas 20 empregados, osmotociclos foram construídos com uma taxa de fabricação de três exemplares por dia. Em 1955, um homem de negócios, Ernst Kronreif, tornou-se accionista da companhia, adquirindo uma parcela considerável da empresa. Foi rebaptizada então, Kronreif Trunkenpolz Mattighofen.
Durante toda a história da KTM, a empresa esteve na vanguarda tecnológica. Foi o primeiro fabricante a produzir um motor de quatro tempos arrefecido a água para motociclo, protejo replicado por todos os outros fabricantes (outros fabricantes compravam os radiadores fornecidos pela KTM, inclusive a Suzuki nos tempos em que só havia arrefecimento a ar). Em 1986 a KTM tornou-se o primeiro fabricante de motociclos a incluir na parte dianteira e na parte traseira travão a disco. Em 1998, criaram os primeiros motociclos com suspensão traseira linkless, reduzindo drasticamente o peso da moto. Foram também os primeiros a oferecer embraiagem hidráulica em todos os modelos de motocicletas, e os primeiros a oferecer a superbike supermoto, um motociclo pronto para competição.
( informações retiradas do site internacional da marca)