Autor Tópico: Folga na direção  (Lida 1678 vezes)

Maio 10, 2020, 00:48:19, 00:48
Lida 1678 vezes

PB_Dias

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: F850 GS
  • Localidade: Ermesinde
Boa noite!

Sou dono de uma BMW F850 GS que adquiri em Dezembro do ano passado. (a mota é de Julho de 2018)
Há coisa de um mês para cá sinto um barulho estranho na direcção em piso irregular, como se algo estivesse solto. Também consigo sentir uma vibração do guiador. Por estar na garantia falei com o concessionário, e disseram que a direcção estava com folga e apenas necessitava de um aperto. A verdade é que neste momento voltou ao mesmo... Falei novamente com a BMW e a mota volta la na próxima 2ª feira...
Quais as conclusões que podemos tirar disto? Será que a mota tem um problema grave na direcção?
Agradeço o vosso feedback para me poder "defender" melhor na altura de a levara  oficina!

Agradeço desde já!
 

Maio 10, 2020, 12:50:56, 12:50
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se essa F850GS está na garantia, antes de mais nada deixa dizer-te que não há razões para temer.  :nice:

Mesmo que haja algum problema, a garantia existe para tratar das questões que surjam.  :nice:

Quanto ao problema em concreto, se já lhe deram um aperto  na oficina da marca onde a levaste, poderá ser dos rolamentos, ainda que me pareça talvez um pouco prematuro esse sintoma para uma moto com menos de 2 anos e (imagino) vendida em perfeito estado e com check-up feito antes da entrega.

De qualquer forma e presumindo que a tua tem o descaso central, experimenta colocá-la dessa forma e com a roda da frente sem tocar no chão (pede ajuda se necessário) e vira o guiador para ambos os lados.
Vê se percebes algo de anormal nesse virar do guiador, de "ponta a ponta".

Nota: este separador era somente para a apresentação.
Deveria ter sido aberto no separador da marca, em "mecânica".  :nice:
« Última modificação: Maio 10, 2020, 13:58:37, 13:58 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 10, 2020, 13:46:47, 13:46
Responder #2

Rodrigues1

  • Visitante
Uma BMW já com folga na direção ???

Dá que pensar né ?

 :pensador: :pensador: :pensador:

Maio 10, 2020, 13:55:53, 13:55
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma BMW já com folga na direção ???

Dá que pensar né ?

 :pensador: :pensador: :pensador:

Pode acontecer com qualquer uma.

E nada como aguardar a indicação da oficina da marca, após a segunda visita.

Claro que concordo que isto não deveria suceder numa moto que ainda não fez sequer 2 anos, mas veremos o que dizem.

Provavelmente não haverá muitos relatos do género, em fóruns do modelo.
Mas pode ter ido parar às mãos do companheiro já depois de um uso "desadequado" ou excessivo (pelo anterior dono).
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 10, 2020, 13:59:28, 13:59
Responder #4

Rodrigues1

  • Visitante
Uma BMW já com folga na direção ???

Dá que pensar né ?

 :pensador: :pensador: :pensador:

Pode acontecer com qualquer uma.

E nada como aguardar a indicação da oficina da marca, após a segunda visita.

Claro que concordo que isto não deveria suceder numa moto que ainda não fez sequer 2 anos, mas veremos o que dizem.

Provavelmente não haverá muitos relatos do género, em fóruns do modelo.
Mas pode ter ido parar às mãos do companheiro já depois de um uso "desadequado" ou excessivo (pelo anterior dono).


Sim claro que poderia ter levado abusos, mas foi para isso que foi concebida,..Off - Road puro e duro.

Além disso com jantes de raios depressa se teria notado os abusos com vibração no guiador.

Maio 10, 2020, 20:57:22, 20:57
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Basta uma queda num LaL ou numa outra qualquer situação em deslocação casa-trabalho-casa, para deixar as suas "marcas", mesmo que não visíveis, como o é uma situação destas.

Admito perfeitamente que mesmo num check-up geral feito na marca, algo assim possa não ser verificado.
Até podia manifestar-se só no dia seguinte ao da aquisição aqui pelo companheiro...

A garantia existe e é para isto que serve: resolver gratuitamente chatices que possam surgir.

De qualquer forma, sugiro aquilo que já escrevi quanto à verificação dos rolamentos.

Com uma pequena ajuda de alguém será mais fácil verificar.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 11, 2020, 10:22:47, 10:22
Responder #6

PB_Dias

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: F850 GS
  • Localidade: Ermesinde
Boas!

Peço desculpa desde já por nao ter colocado isto nao sitio certo!
Eu hoje vou levar a mota (pela 2ª vez) a marca a ver o que me dizem.
A mota era de serviço e provavelmente usada para testride... Sinais de queda não tinha mas nunca se sabe...
Logo ja coloco aqui o resultado da minha ida de hoje.

Cumpts

Maio 11, 2020, 11:22:26, 11:22
Responder #7

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Seguramente será resolvido. As motas de demonstração são sempre filhas da outra. Sem pais para tomar conta prestam-se a abusos
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 11, 2020, 12:20:53, 12:20
Responder #8

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Mete uns rolamentos cónicos da all-balls e ficas com os teus problemas resolvidos.

São feitos para aguentar pancada.

Pus na minha XX.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 11, 2020, 12:44:05, 12:44
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Boas!

Peço desculpa desde já por nao ter colocado isto nao sitio certo!
Eu hoje vou levar a mota (pela 2ª vez) a marca a ver o que me dizem.
A mota era de serviço e provavelmente usada para testride... Sinais de queda não tinha mas nunca se sabe...
Logo ja coloco aqui o resultado da minha ida de hoje.

Cumpts


Basta ter sido usada num LaL off-road para sofrer alguma consequência, sem que a mesma seja propriamente visível.
Uma pancada forte pode ser o bastante e nada se notar no check-up geral feito à moto na oficina quando foi colocada à venda.

Já agora...sei que a marca agora já dá 3 anos de forma oficial.
A tua é de Julho de 2018. Não tenho presente se nessa altura já estaria abrangida pela mudança operada na passagem de 2 para 3 anos de garantia oficial.

Uma coisa é certa, em garantia não há razão para temer o que quer que seja, tenha ela 5.000kms ou 50.000kms.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 11, 2020, 14:43:55, 14:43
Responder #10

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A minha trk não tinha folgas e ganhou ,sentia-se bem  a direcção folgada,bastou um bom aperto na mesa de cima ,do guiador e ficou boa.
Um mau aperto de fabrica,talvez,mesmo sendo de serviço ....
membro numero 16

Maio 11, 2020, 16:47:39, 16:47
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A minha trk não tinha folgas e ganhou ,sentia-se bem  a direcção folgada,bastou um bom aperto na mesa de cima ,do guiador e ficou boa.
Um mau aperto de fabrica,talvez,mesmo sendo de serviço ....


Segundo o companheiro que iniciou o tópico, já levou esse aperto e voltou a ficar com sintomas na direcção, compatíveis com o estado em que estava antes da 1ª intervenção.

Veremos o que diz o companheiro quando regressar desta 2ª intervenção, mas podem ser os rolamentos como disse mais atrás.

Existem fóruns da marca no Brasil que até explicam como se faz e penso que seja idêntico na 850, na 1200 ou noutro modelo da marca.

Falam na necessidade da chave allen de 10mm. Essa é que já não sei se será igual para todos os modelos... :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 11, 2020, 21:35:55, 21:35
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A 800 nao tem nada a ver com 1200 neste campo, porque a 800 tem suspensao normal e a 1200 tem telelever  :nice:



Creio que a folga que se queixa o companheiro, se deva a mau aperto e nada mais dramatico.


Nao sei onde faz a revisao à sua BMW, mas atendendo que é a 2 vez que se queixa do problema, deixo-lhe a dica aprendida empiracamente que eventualmente nao será má ideia a marcação na Margem Sul pois o serviço (pela minha experiencia) é um pouco melhor que as oficinas da zona de Lisboa e o preco um pouco mais baixo.



É um daqueles caso, em que a piada de "ir cortar o cabelo a Cacilhas para poupar 5€ enquanto se gasta 10 no barco" nao faz ninguem bem informado rir  :D ;)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 13, 2020, 13:35:16, 13:35
Responder #13

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve
Se for só aperto tudo bem  ;)

Eu tive problemas de folgas na direção na Honda cb 500 e Deauville 650 e depois de alguns apertos mais tarde acabaram por levar caixa de direção .
Depois de apertada a direção verifica se com a moto no descanso central e roda da frente no ar e novimentando a direção lentamente para a direita e esquerda a ver se ela não pára no meio :pensador: .