Autor Tópico: Scorpion Adx-2 - opiniões/feedback  (Lida 2146 vezes)

Abril 12, 2023, 19:05:10, 19:05
Lida 2146 vezes

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Boas pessoal, estou a pensar comprar este "casco", alguém tem e pode dar feedback do respetivo?
Já li em diversos locais que convém comprar um tamanho acima do normal, infelizmente ainda não encontrei em loja física para experimentar, atualmente tenho um HJC IS Max II, tamanho XL e não tenho a certeza que o formato/ tamanho seja equivalente.
Obrigado desde já.

Abril 12, 2023, 20:59:26, 20:59
Responder #1

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Não conheço esse capacete em específico, mas em tenho um Scorpion Exo 1400 Air em que "visto" o XXL, e no HJC RPHA 71 é XL.
Na Shoei, por exemplo, já uso o L apertadinho.


Convém sempre experimentar ou então comprar numa loja com trocas grátis.

Abril 12, 2023, 22:07:09, 22:07
Responder #2

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Esse capacete é a versão adventure do exo 920, que tenho.

Tenho por aqui uma review que fiz a esse capacete mas, no que diz respeito ao tamanho, não foi necessário comprar o tamanho acima.

Abril 12, 2023, 23:22:08, 23:22
Responder #3

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Não conheço esse capacete em específico, mas em tenho um Scorpion Exo 1400 Air em que "visto" o XXL, e no HJC RPHA 71 é XL.
Na Shoei, por exemplo, já uso o L apertadinho.


Convém sempre experimentar ou então comprar numa loja com trocas grátis.
Que tal é o Scorpio Exo 1400 air?

Desculpem o off topic!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 12, 2023, 23:53:46, 23:53
Responder #4

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Não conheço esse capacete em específico, mas em tenho um Scorpion Exo 1400 Air em que "visto" o XXL, e no HJC RPHA 71 é XL.
Na Shoei, por exemplo, já uso o L apertadinho.

Convém sempre experimentar ou então comprar numa loja com trocas grátis.
Que tal é o Scorpio Exo 1400 air?

Desculpem o off topic!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Pelo preço (custou-me 220€) é espetacular.

Está agora com mais ou menos 2 anos e meio e perto de 40.000km, e começa a acusar o tempo.

O mecanismo da viseira solar volta e meia desce um bocado (meio cm), que apesar de não interferir com a visão, é o suficiente para me incomodar e ter que abrir os óculos e voltar a fechar para ir para o sítio dela.
Além disso, está consideravelmente mais barulhento do que quando era novo. Sempre usei tampões para viagens grandes em AE mas nunca em andamento de nacional, mas agora cheguei ao ponto em que até em nacional volta e meia coloco os tampões.

Agora ando a ver capacetes para o trocar ainda este ano, e para já os dois que tenho na balança são o Shoei GT-Air II e o HJC RPHA 71.

No entanto, a prova de que o Scorpion é uma excelente relação de qualidade/preço é que sem ser estes dois, são poucos os capacetes que têm melhores caracteristicas que o 1400 Air. E mesmo estes dois aparentam ser melhores que o Scorpion em tudo, mas ambos custam mais do dobro do que eu paguei pelo Scorpion há 2 anos... É obra!

Isto serviu também para perceber que apesar de achar o capacete confortável, poderá eventualmente não se adequar totalmente à forma da minha cabeça: Não vejo outra explicação para na Scorpion usar o XXL (que não me fica largo), na HJC usar o XL e na Shoei o L.

Se fosse agora, voltaria a comprar o 1400 mas na versão Carbon. Mais uns trocos, traz viseira extra solar de oferta e pesa menos uns 50g que o meu.

Abril 13, 2023, 00:26:50, 00:26
Responder #5

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Eu tenho o Shoei GT air, gosto do capacete, mas não acho que valha o dinheiro que paguei.

Como já está a pedir a reforma ando a ver opções e esse estava na calha.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 13, 2023, 00:27:48, 00:27
Responder #6

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Agradeço a todos os inputs, sem stress com offtopic 👍
Está disponível a troca gratuita pelo que nesse ponto estou tranquilo, obviamente que pretendia evitar.
Este ADX-2 já trás pinlock de serie e fica por +/-200€

Abril 13, 2023, 00:28:42, 00:28
Responder #7

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Esse capacete é a versão adventure do exo 920, que tenho.

Tenho por aqui uma review que fiz a esse capacete mas, no que diz respeito ao tamanho, não foi necessário comprar o tamanho acima.
Vou ver se encontro, obrigado

Abril 13, 2023, 09:10:32, 09:10
Responder #8

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Está aqui mas é do Exo 920 embora a difereça entre eles se resuma a uma viseira maior e uma pala.

Abril 13, 2023, 09:23:56, 09:23
Responder #9

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Já tinha visto, obrigado.
Já comprei o capacete, quando chegar deixo aqui umas imagens e um feedback inicial.

Abril 13, 2023, 13:07:51, 13:07
Responder #10

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Eu tenho o Shoei GT air, gosto do capacete, mas não acho que valha o dinheiro que paguei.

Como já está a pedir a reforma ando a ver opções e esse estava na calha.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Vê o novo que já tem a norma de segurança atualizada, acho que é o 1400 EVO Carbon.
O preço é que deve ter sido atualizado de acordo também.

Abril 13, 2023, 14:14:53, 14:14
Responder #11

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 153
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Obrigado tenho de ver isso.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 15, 2023, 16:23:25, 16:23
Responder #12

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
tive capacete destes, comprei na motocard, e o tamanho medido de cabeça bateu certo com o size chart que têm no site.

é um capacete bonito e, não tenho duvidas que protege, contudo a partir dos 70kms/h torna-se impossivel de usar porque não abafa ruido.

como viajo bastante de mota, tive que o vender por esse motivo

Abril 16, 2023, 01:33:14, 01:33
Responder #13

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
tive capacete destes, comprei na motocard, e o tamanho medido de cabeça bateu certo com o size chart que têm no site.

é um capacete bonito e, não tenho duvidas que protege, contudo a partir dos 70kms/h torna-se impossivel de usar porque não abafa ruido.

como viajo bastante de mota, tive que o vender por esse motivo
Obrigado pelo feedback, comprei na Motocard também, deve chegar no final do mês.
Com os descontos ficou por cerca de 205€.

Maio 11, 2023, 10:47:57, 10:47
Responder #14

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Long story short, acabei por anular a compra na Motocard (não tinham em stock nem previsão de entrega) e comprei na Motardinn. Ficou sensivelmente pelo mesmo preço, mas em vez de ter grafismos é um branco sólido. Devem entregar até terça-feira da próxima semana.

Maio 15, 2023, 10:45:38, 10:45
Responder #15

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Bom, parece que a compra do Scorpion está enguiçada, o prazo de entrega tem vindo a aumentar a cada dia que passa, parece que estão em rutura de stock na fábrica ou armazém... Será do Covid, guerra da Ucrânia, subida das taxas de juro, preço da energia, falta de chips de Taiwan ou da própria inflação?!? Ninguém sabe... 😐😒

Maio 18, 2023, 23:45:40, 23:45
Responder #16

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
O capacete já chegou, primeiras impressões.
A minha comparação tem por base o HJC IS Max II.
Em primeiro lugar importa referir que o tamanho é o mesmo (XL) e serve perfeitamente, mas é muito mais fácil colocar os óculos com o HJC.

Peso: Apesar de ambos referirem 1850 gr o Scorpion sente-se mais leve, mas aqui há duas questões que podem ter importância:
1) O HJC neste momento tem instalado um intercom e o Scorpion não;
2) O Scorpion tem dois locais específicos para intercom e respetiva bateria (na parte de trás), o peso declarado pode ter em consideração isto.

Acabamento: O Scorpion tem um bom acabamento, mas o HJC parece-me mais cuidado, o pormenor do fecho micrométrico é um exemplo, no caso do Scorpion é visível o metal da mola. Outro pormenor é o manipulo da viseira solar que no Scorpion parece muito frágil, apesar de na prática ser robusto.

O verdadeiro teste será feito em estrada, já montei a pala e quero ver se esta vai influenciar na condução, apesar da Strom ter boa proteção aerodinâmica tenho algum receio que a pala possa apanhar muito vento e exercer força e ser desconfortável para o pescoço.
Entretanto vou atualizando o tópico.

Maio 24, 2023, 10:02:16, 10:02
Responder #17

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Ora boas, hoje testei o ADX-2 em AE, com a pala colocada.
Impressões:
O capacete é francamente mais insonorizado que o HJC anterior, se no HJC a partir de 110 Km/h deixava de conseguir ouvir/perceber a musica no intercom, neste o limite andará perto dos 140/150 Km/h dependendo do transito.

O capacete sente-se efetivamente mais leve em condução embora já tenha montado o intercom (BT-S2), o campo de visão é qualquer coisa de espetacular e já não me faz confusão não ter que levantar a queixeira para retirar o titulo das portagens*.

Acerca da pala: É muito bonita e tal, mas a partir de 130 Km/h é incomodativa, apesar da Strom ter boa proteção aerodinâmica o vento nota-se e a vibração acontece. Não é insuportável, mas numa viagem maior acredito que se torne, o transito de hoje (furgões e pesados) também não ajuda. Em todo o caso e para já vou deixar ficar para fazer uma análise mais extensiva e até porque os passeios maiores não costumam ser via AE e com tanto fluxo de trânsito por isso julgo que será pacifico. Em Outubro quando for aos Picos verei se a levo ou não. Ainda sobre a pala, dá imenso jeito com o sol mais baixo como foi o caso desta manhã em que fiz a A4 desde o Porto até Penafiel sempre com o sol de frente.

Comandos e fechos: São mais "duros" de operar, quer o botão para levantar a queixeira como os manípulos das entradas de ar, poderá ser da falta de uso, no entanto é notória a diferença para o capacete anterior, que note-se apesar de ter os comandos mais "moles" não evidenciavam sinais de falta de robustez. Por outro lado o comando de abertura/fecho do ecrã solar parece-me bastante frágil pela demasiada ligeireza como que é operado. Neste capitulo importa referir que o ecrã solar é mais amplo e mais agradável que o do HJC, não só pela maior area mas também por estar um pouco mais afastado da cara e desta forma não haver toques inadvertidos no nariz ou coisa que se pareça.

Resumindo, estou bastante satisfeito com o capacete e confesso que excedeu as expetativas, isto depois de ler várias reviews e em todas referir que é um capacete honesto e com uma excelente relação preço/qualidade, fiquei também com a ideia que a SCORPION será uma marca inferior à HJC e se calhar talvez por essa razão agora fique com a tal sensação que afinal não será assim tão verdade.

* Não, não tenho Via verde e não tenciono ter, faço muito poucas viagens por AE e não acho que justifique andar a alimentar mais um intermediário.
Além disso sem Via Verde as Ex-Scuts saem-me bem mais baratas bastando para isso saber passar no sitio certo à hora certa  ;D ;D

Maio 25, 2023, 20:00:07, 20:00
Responder #18

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Fiz o percurso inverso ao teu... passei de um Scorpion "primo" do teu para um HJC RPHA e olha que notei bem a diferença para melhor.

Além disso sem Via Verde as Ex-Scuts saem-me bem mais baratas bastando para isso saber passar no sitio certo à hora certa  ;D ;D
Explica lá isso melhor. É que com a via verde para motos tens um desconto nas portagens  :pensador:

Maio 26, 2023, 10:25:25, 10:25
Responder #19

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Fiz o percurso inverso ao teu... passei de um Scorpion "primo" do teu para um HJC RPHA e olha que notei bem a diferença para melhor.
O HJC teve um bom envelhecimento, se o Scorpion passar pelo mesmo julgo que não ficarei desapontado.

Explica lá isso melhor. É que com a via verde para motos tens um desconto nas portagens  :pensador:
Mandei PM, por se tratar de um assunto "sensível" 😏

Maio 26, 2023, 18:59:58, 18:59
Responder #20

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Explica lá isso melhor. É que com a via verde para motos tens um desconto nas portagens  :pensador:
Mandei PM, por se tratar de um assunto "sensível" 😏
Senão ainda vem aí o SIS, ou a policia, ou a GNR conficar o computador  ;)