Autor Tópico: Cuidado com as chapas de matrícula  (Lida 9528 vezes)

Junho 08, 2020, 21:55:16, 21:55
Lida 9528 vezes

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
No início do passado mês de março, os automóveis novos começaram a aparecer com um novo modelo de chapas de matrículas, constituído por dois grupos de letras e um grupo central de dois algarismos.

O novo modelo foi autorizado pelo Decreto-Lei n. 2/2020, de 14 de janeiro, que procedeu à alteração da regulamentação das chapas de matrícula, efetuada através do Decreto-Lei nº 54/2005, de 3 de março.

O decreto-lei que entrou em vigor no início deste ano teve ainda o objetivo de efetuar a harmonização do modelo da chapa de matrícula com o da generalidade dos Estados-Membros da União Europeia, que não apresentam referência à data da primeira matrícula do veículo. Aliás, a indicação da referência ao ano e matrícula era única na União Europeia e só em Itália é possível indicar o ano da matrícula.

A legislação prevê que os novos modelos de chapa de matrícula passam a ser obrigatórios para todas as matrículas atribuídas a partir da data em que se esgotou a série anterior. Todavia, as chapas que já se encontram instaladas no parque circulante não necessitam de ser trocadas pelas novas. Mas a lei também admite a possibilidade de substituição pelos proprietários dos veículos, caso o desejem.

Alguns proprietários de veículos mais antigos aproveitaram esta oportunidade para substituírem as matrículas pelo novo modelo. A confusão rapidamente se instalou porque nem todas as matrículas parecem obedecer aos mesmos critérios em termos de posicionamento dos carateres e das distâncias entre os mesmos.

Todavia, a legislação nacional é bastante rigorosa nesta matéria. Todas as chapas de matrículas têm de cumprir as normas estabelecidas pelo Instituto da Mobilidade e Transportes e que estando plasmadas nos anexos III e IV do Regulamento de Matrícula dos Automóveis, Seus Reboques, Motociclos, Ciclomotores, Triciclos, Quadriciclos, Máquinas Industriais e Máquinas Industriais Rebocáveis, aprovado em anexo ao Decreto-Lei nº 54/2005 de 3 de março.

O anexo ao referido regulamento prevê modelos de matrícula na horizontal e na vertical, assim como as cores e o posicionamento de todos os carateres na chapa. As distâncias entre os carateres de cada par é de 10 mm e de 20 mm entre cada par de carateres. As infrações a estas regras constituem contra-ordenações rodoviárias puníveis com coima entre os 120 euros e os 600 euros.

Uma chapa de matrícula não regulamentar constitui motivo para não aprovação da viatura numa inspeção periódica obrigatória, segundo refere o Anexo II do artigo 5º do Decreto-Lei n. 144/2012, de 11 de julho, obrigando a uma reinspeção, após a montagem de uma chapa de matrícula devidamente homologada.

https://www.turbo.pt/chapas-de-matriculas/
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 09, 2020, 12:38:33, 12:38
Responder #1

Rodrigues1

  • Visitante
É impossível manter os 10 mm de distância entre letras e números, essa norma é no mínimo ridicula.

As letras e números não têm todas a mesma largura, a imagem da matrícula com três A e um M que são precisamente as letras mais largas do alfabeto ocupam a área toda da chapa

Agora coloquem os 10 mm de distância com duas letras I e dois números 1 nem chega a meia chapa

Há cada Eng.   :lolol:
« Última modificação: Junho 09, 2020, 12:40:29, 12:40 por Rodrigues1 »

Junho 09, 2020, 15:35:43, 15:35
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Os espaços são 10+20+10+20+10=7 cm, não será assim tanto, acho eu
No caso da motas são 10 e em baixo 10+20+10= 5 cm
« Última modificação: Junho 09, 2020, 15:41:09, 15:41 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 09, 2020, 16:14:36, 16:14
Responder #3

Rodrigues1

  • Visitante
As letras que colocaram nos exemplos são as primeiras letras que começam por A mas lá chegará o dia em que serão usadas as letras mais finas.

Para manter os 10 mm de distância entre letras e números ficam conforme imagem abaixo que me dei ao trabalho de compor para exemplificar o que queria dizer.

Se mantivermos os 20 mm de distância em cada par,..imagina como fica na matrícula.

Só estão a pensar no presente, Eng de vistas curtas.






Junho 09, 2020, 17:06:11, 17:06
Responder #4

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
As letras que colocaram nos exemplos são as primeiras letras que começam por A mas lá chegará o dia em que serão usadas as letras mais finas.

Para manter os 10 mm de distância entre letras e números ficam conforme imagem abaixo que me dei ao trabalho de compor para exemplificar o que queria dizer.

Se mantivermos os 20 mm de distância em cada par,..imagina como fica na matrícula.

Só estão a pensar no presente, Eng de vistas curtas.

Já nas chapas anteriores existia a questão do tamanho das letras, os "Eng de vistas curtas" sabem que a distancia se mede do centro da letra,



Daí a diferença ser atenuada quando os números e letras são mais estreitos!

« Última modificação: Agosto 26, 2020, 10:01:01, 10:01 por Vasco Gama »
Omnia tempus habent

Junho 09, 2020, 19:00:39, 19:00
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Talvez o exemplo possa ajudar a elucidar, add distâncias entre números e pares de números são fixas, o que pode variar é a distância entre as paredes laterais e o conjunto de caracteres, na minha opinião



Edit: não vou alterar o post anterior mas tem um erro, nas motas a distância é menor que nos carros, respectivamente 8 e 10 mm.
« Última modificação: Junho 09, 2020, 19:18:55, 19:18 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 25, 2020, 14:03:15, 14:03
Responder #6

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Aqui há dias referi uma conversa de circunstância que tive com um agente da autoridade e que fez alterar um pouco os ânimos.
Mas aparentemente a caça às novas matriculas está mesmo aí.

https://www.e-konomista.pt/novas-matriculas-multas-2020/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=entity_ekmotores

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 25, 2020, 14:25:51, 14:25
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Tudo em prol da segurança rodoviária.

Agosto 25, 2020, 23:10:15, 23:10
Responder #8

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
Tudo em prol da segurança rodoviária.

Camarada que o dia nunca te chegue  :nempenses:
um exemplo muito simples:
alguém que dê um toque e fuja e depois não consegues ler a matricula por ter os caracteres demasiado juntos... depois já vais mudar de opinião... estão por ai matriculas na via publica que ao fim de "10/15 metros" de distancia já se tem dificuldade na sua leitura... e é o prato do dia este tipo de situações...
são opiniões... :pensador:

como escreveu... "Tudo em prol da segurança rodoviária."

Agosto 26, 2020, 10:09:37, 10:09
Responder #9

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
As matriculas antes de 1996 não tinham a faixa Amarela com o respectivo mês e ano da matricula, a dimensão era a mesma das actuais e tudo ficava com leitura bem visível!

 As dimensões das novas, 2020 são iguais as dessa altura!

A diferença está somente nos espaços, que era colocado e fazia a perfeita divisão!

Os "Eng de vistas curtas" tiveram essa distancia em atenção, só que quem está a fazer as Matriculas, tira o traço e não preenche o espaço!

Esse é o único problema!

Não tem nada a ver com tamanhos de letras, por exemplo;  11-II-11 já ocupava pouco espaço, mas os traços obrigava a deixar o espaço!

Agora será; II 11 II e não II11II   

É assim tão difícil?!?!?

Mas a culpa é dos "Eng de vistas curtas"!!!
« Última modificação: Agosto 26, 2020, 10:25:14, 10:25 por Vasco Gama »
Omnia tempus habent

Agosto 26, 2020, 10:56:45, 10:56
Responder #10

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Há leis e regulamentos mal amanhados, acrescentados de remendos posteriores, propícios a ambiguidades.
Outras e outros há que são precisos, sem margem para interpretações divergentes.

Há aqueles que, mesmo sem conhecimento de causa, nunca estarão satisfeitos, tudo o que é feito é mal feito por defeito.

Em Portugal, ao contrário de alguns outros países, as matrículas podem ser "fabricadas" por qualquer sapateiro, com preço comercial livre. Outros há em que uma simples placa de matrícula é monopólio do estado, mais uma taxa, cara, que em alguns casos para ser adquirida nova ou em 2ªs vias só comprovando seguro válido e outros requisitos.

A leitura automática de matrículas, que todos utilizamos, a fiscalização, a liberdade de elaboração de placas de matriculas pelo comércio em geral e a nossa segurança dependem de uma harmonização precisa das normas do respetivo layout.
Qual é o problema?

Agosto 26, 2020, 12:57:07, 12:57
Responder #11

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que o maior problema será mesmo a identificação automática de matrícula.

Eu não percebo qual o layout certo mas que há para todos os gostos a circular isso é bem perceptível. Tudo ao centro. Idêntica as anteriores mas sem pontos. Coisas intermédias.

Esse tipo de coisas pode tornar difícil o reconhecimento automático dos caracteres.

Agosto 26, 2020, 14:11:23, 14:11
Responder #12

Rodrigues1

  • Visitante
Meus amigos...

Quem fez o diagrama com as medidas ( sejam Eng. de vista curtas ou não )  ainda tem de aprender muito, aconselho a virem ter comigo que eu ensino.

47 anos de profissão como Designer Gráfico querem dizer alguma coisa.

Em primeiro lugar a escala não está correta, o traço a vermelho é a real e como podem observar está quase tudo errado

Se forem pelas medidas estipuladas pelo artista que fez o desenho então vamos todos pagar multa quando a GNR decidir andar com a fita métrica no bolso.



Agosto 26, 2020, 15:26:11, 15:26
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
alguém que dê um toque e fuja e depois não consegues ler a matricula por ter os caracteres demasiado juntos... depois já vais mudar de opinião...

Não será com teorias rebuscadas que vou mudar de opinião.

Se me disseres que esta formatação está a causar problemas com as leituras automáticas, até me convences.
Mas tirando isso... esta é só mais uma "fiscalização" idêntica a muitas outras e movida pelo mesmo objectivo de sempre.
« Última modificação: Agosto 26, 2020, 15:27:30, 15:27 por dfelix »

Agosto 26, 2020, 15:56:03, 15:56
Responder #14

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu já vi esse exemplo várias vezes. Parece ok. Mas tanto as letras como os números ocupam muito espaço. A minha maior curiosidade é perceber como é suposto uma matrícula com caracteres que ocupam menos espaço fica. Tanto com a nova numeração como com a velha.

Agosto 26, 2020, 16:20:25, 16:20
Responder #15

Rodrigues1

  • Visitante
Não me preocupo muito com este assunto mas já agora dou o meu parecer de como deve ficar com outras letras ou números mais estreitos antigos ou não porque os I irão aparecer.

Partindo do principio de que as distância A e B são variáveis deduzo que a manter-se as distâncias de 10 mm entre letras e números e 20 mm a distanciarem o conjunto de letras e números ficará com mais espaço em branco nas laterais do conjunto assim que começarem a aparecer letras mais estreitas.

Resumindo,...os 10 mm de distância entre caracteres mantém-se mas o conjunto ficará a navegar no interior do fundo branco.

A matricula que serve de exemplo usa as letras mais largas do abecedário e se agora parece equilibrada um dia vai parecer estranha quando começarem a mostrar os I e 1 porque não tem os tais traços a separar que davam mais equilibrio no conjunto.

Mas como eles disseram que esta disposição de 4 letras e dois números vai durar mais de 47 anos já cá não estarei para me rir o que é pena. 

Agosto 26, 2020, 17:18:27, 17:18
Responder #16

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Meus amigos...

47 anos de profissão como Designer Gráfico querem dizer alguma coisa.


[/img]

Conheço uns tipos que são políticos mais ou menos ao mesmo tempo e acho que não quer dizer nada!!!


Rodrigues estou a Brincar contigo!!! :convivio: :convivio:
Omnia tempus habent

Agosto 26, 2020, 19:04:52, 19:04
Responder #17

Rodrigues1

  • Visitante
Meus amigos...

47 anos de profissão como Designer Gráfico querem dizer alguma coisa.


[/img]

Conheço uns tipos que são políticos mais ou menos ao mesmo tempo e acho que não quer dizer nada!!!


Rodrigues estou a Brincar contigo!!! :convivio: :convivio:


E ainda falas como eles ?  :lolol:

 :convivio:

Agosto 26, 2020, 20:06:25, 20:06
Responder #18

Rodrigues1

  • Visitante
Espero ajudar com o boneco que fiz caso pretendam mandar fazer matrículas novas, os números e letras são aleatórios para poderem visualizar como ficará com caracteres mais estreitos.

Verifiquem bem as distâncias e não se preocupem com as distâncias de A e B pois apesar de parecerem exageradas são mesmo assim.

Boas curvas




Agosto 27, 2020, 15:43:10, 15:43
Responder #19

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É assim tão difícil para alguns discutir ideias sem se sentirem atacados ou atacarem as opiniões dos outros gratuitamente?

Sabes qual é o software que é utilizado para o reconhecimento? Se sabes por favor explica como o nosso colega designer explicou a área dele.

Eu dei a minha opinião. Acredito que possa ser um problema para o reconhecimento de matrículas automático se existirem demasiadas variantes. Não é questão de o caracter estar desviado 1 ou 2 mm. Eu já vi matrículas com os grupos afastados como se fosse uma matrícula anterior mas sem os pontos no meio. Sabes se detecta como deve ser nesse caso? Sabes se está a espera do grupo de caracteres tão afastado caso não haja a presença dos pontos?

Até podes ter razão e ser simplesmente minhoquice mas não entendo essa maneira de querer valer a opinião.

Quanto ao ser difícil nós pessoas perceber a matrícula. Sinceramente acho que o problema está no template que criaram. Para mim parece estranho tudo centrado e ficar margens grandes quando os caracteres ocupam menos espaço mas talvez seja hábito.

Agosto 27, 2020, 17:42:27, 17:42
Responder #20

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
o post tem hostilidade?? Então eu vou apaga-lo já a seguir  que a intenção não era essa :nice: mas nem foi o teu post de que discordei


Acho que já estás a partir de uma pressuposto errado. Os softwares nem os aparelhos que os utilizam são criados para o nosso país nem para as placas portiguesas :D 


São feitos para let matrículas do mundo inteiro, com tamanhos de placas, cores de placas, cores e fontes alfanuméricas diferentes, com hífen ou pontos e sem.

Se calhar para um mercado Brasileiro, indiano ou chinês fará sentido desenvolver um sistema nacional (até devido ao protecionismo económico), aqui vai-se a Vitronics, a Pips ou a Multanova, cozinha-se um leilão para fornecimento e compra-se o aparelho: fiscaliza, fotógrafa, lema matrícula, consulta a bd para saber o proprietário e imprime a multa. Provavelmente o papel até já saí dentro do envelope.



Portanto.... baralhando e voltando a dar... a lei e a lei e concordo que, até por uma questão estética, que exista uma distanciacao entre grupos.

Até porque a falta de distanciacao e um dos principais factores que leva a nossa mente a ler “palavras” onde elas não existem


Discordo e que polícias agora andem de régua milimétrica a verificar distanciacao. Isso é uma perfeita estupidez. E retrato perfeito da sofreguidão com que que manda quer dinheiro e do desespero de quem fiscaliza está para cumprir objectivos

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 07, 2020, 14:39:56, 14:39
Responder #21

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Ja ha uns dias que queria deixar aqui um post a clarificar 2 situacoes que andamos aqui a discutir furiosamente:




Em primeiro lugar, cuidado onde fazem as matriculas.

A maioria das matriculas fabricadas em Acrilico para carro e moto sao impressas a partir de um software que estabelece logo a distanciação legal.

As unicas matriculas que podem dar problemas sao que sao feitas usando um fundo reflector e a colagem de números avulsos que depois sao colados na chapa acrilica. Apenas os fabricantes de matriculas ocasionais é que usam este sistema.





Em segundo lugar muita atenção as matriculas de moto!


A distanciação de 20 mm apenas é necessária nas matriculas de carro.


Nas motos a distanciacao entre grupo numerico e alfabetico é de 10 mm


Portanto, se forem abordados por algum funcionario publico que se ache "o Sheriff" por favor mostrem-lhe esta imagem ou solicitem que ele reveja o CE antes que comece a lavrar o auto de contraordenacao. Se ele insistir, paguem a multa como caucao e contestem a mesma.





 
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 07, 2020, 15:03:05, 15:03
Responder #22

Rodrigues1

  • Visitante
Experimentem tirar o A e coloquem um W

O 8 vai ficar com uma perna às costas ou então o 0 e M vão ter de encostar ao contorno uma vez que C é variável  :lolol:

Tenho feito vários testes com outras letras que um dia hão-de lá chegar.

Espero ainda ser vivo para me rir.

Desculpa TMaxer mas não consigo resistir porque acho as novas matriculas do mais ridículo que já vi ao longo da minha carreira principalmente as de carro.

Exemplo:



 

Setembro 07, 2020, 15:53:57, 15:53
Responder #23

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Sim, tens razao. Acho 2 coisas:



- esta treta toda foi feita um bocado em cima do joelho. Era absolutamente dispensável o aumento do tamanho das letras, porque já tínhamos umas bem grandes, a fonte alema ou italiana é bem menor do que a nossa. E ainda te digo mais, a maqueta da placa como foi publicada foi erradamente, pois a maior parte das pessoas e incluo policia nao tem entendimento para perceber na totalidade aquilo que la esta representado.  :nice:


- toda esta confusao com distanciamentos e matriculas e multas, apenas revelam o pais pequenino e de mentalidade pequenina que temos. Estamos-nos aqui todos a esganiçar e fazer aproveitamento do "pin****lho", quando deveríamos estar preocupados é com o que interessa.  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 07, 2020, 16:22:49, 16:22
Responder #24

Rodrigues1

  • Visitante
E ainda levam a mal por mencionar "Eng. de vistas curtas" apenas queria referir-me a olharem para o grafismo deste ano.

Imagina esta mantendo os 8 mm entre o W e o A






Setembro 07, 2020, 16:42:56, 16:42
Responder #25

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
E ainda levam a mal por mencionar "Eng. de vistas curtas" apenas queria referir-me a olharem para o grafismo deste ano.

Imagina esta mantendo os 8 mm entre o W e o A



Neste caso especifico, o W ficaria talvez a 8mm da parte inferior...

Mas agora estou eu com outra duvida:
- para quem não for a correr a mudar para a matricula nova, será que "vai vir" problemas que se deslocar ao "estrangeiro" como era até à pouco tempo, o tal autocolante "P" ou teremos de arranjar uma 2ª matricula para essas eventualidades ?!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 07, 2020, 16:44:45, 16:44
Responder #26

Rodrigues1

  • Visitante
Se existe Sotware específico para manter as distâncias estipuladas no estudo para as matrículas, desconheço.

Trabalho com alguns Softwares de corte de vinil e todos eles possuem distância variável visual automática entre letras ao escrever um texto mas temos de ser sempre nós a escolher se queremos mais fechadas ou abertas e se quisermos variar as distâncias temos de converter primeiro o texto em curvas.

O que poderá acontecer é possuirem uma bitola com as distâncias que permita colocarem as letras no respectivo espaço variando apenas as distâncias  A-B e C

O tipo de letra é muito parecido com a DIN1451 ou será mesmo essa...!




Setembro 07, 2020, 16:45:53, 16:45
Responder #27

Rodrigues1

  • Visitante
Citar
Neste caso especifico, o W ficaria talvez a 8mm da parte inferior...

Não parece mas está.. ::P:

O problema é mesmo esse, ilusão de ótica estranha se mantivermos as distancias para todas as letras.
« Última modificação: Setembro 07, 2020, 16:47:57, 16:47 por Rodrigues1 »

Setembro 07, 2020, 17:15:06, 17:15
Responder #28

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Se existe Sotware específico para manter as distâncias estipuladas no estudo para as matrículas, desconheço.

Trabalho com alguns Softwares de corte de vinil e todos eles possuem distância variável visual automática entre letras ao escrever um texto mas temos de ser sempre nós a escolher se queremos mais fechadas ou abertas e se quisermos variar as distâncias temos de converter primeiro o texto em curvas.

O que poderá acontecer é possuirem uma bitola com as distâncias que permita colocarem as letras no respectivo espaço variando apenas as distâncias  A-B e C

O tipo de letra é muito parecido com a DIN1451 ou será mesmo essa...!



Nao.... o software é usado por quem fabrica as matriculas.... teclas a matricula e o tipo de placa que pretendes imprimir e automaticamente o software te faz a disposicao dos numeros da matricula conforme a legislação e imprime no fundo reflector.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 14, 2020, 09:09:31, 09:09
Responder #29

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Aproveito o tópico para não abrir outro, e porque poderá interessar a mais alguém.

Alguém conhece um sitio de confiança onde possa mandar fazer uma matricula de moto?
Zona de Lisboa e arredores.

Setembro 14, 2020, 10:18:24, 10:18
Responder #30

Rodrigues1

  • Visitante
Aproveito o tópico para não abrir outro, e porque poderá interessar a mais alguém.

Alguém conhece um sitio de confiança onde possa mandar fazer uma matricula de moto?
Zona de Lisboa e arredores.

Norauto

Procura a mais perto de ti

Setembro 14, 2020, 10:35:13, 10:35
Responder #31

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não é das lojas que tenha melhor opinião, mas vou tentar lá.
Obrigado!

Setembro 14, 2020, 10:38:35, 10:38
Responder #32

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não é das lojas que tenha melhor opinião, mas vou tentar lá.
Obrigado!

Não podes mandar fazer através do stand oficial da marca da mota?
Se calhar o preço deve ficar muito próximo do que se faz em outras lojas?

Setembro 14, 2020, 10:39:33, 10:39
Responder #33

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Boa sugestão, obrigado! Vou questionar o stand  :nice:

Setembro 14, 2020, 10:49:32, 10:49
Responder #34

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Matrícauto ou autossorios na zona do areeiro
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 14, 2020, 21:10:24, 21:10
Responder #35

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Norauto só faz para carros, segundo o assistente que me atendeu.

Amanhã vou passar na Autosorios



Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Setembro 14, 2020, 22:04:21, 22:04
Responder #36

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Na autossorios fazem te isso na hora.... tem um exército de duendes na cave que as fazem  :D


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 17, 2020, 10:50:15, 10:50
Responder #37

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Em França:
Placa de matrícula mal orientada, 735€ a menos, mota apreendida, seis pontos a menos na carta e carta suspensa.
O jovem em scooter teve mais sorte, apesar de diversas infrações apenas fica sem 45€ porque conduzia sem luvas (obrigatório).


Setembro 17, 2020, 14:28:09, 14:28
Responder #38

Simon

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 72
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Indian
  • Modelo Motociclo: Scout Bobber TWENTY
  • Localidade: Santiago do Cacém
Em Portugal andamos demansiado à vontade ainda.

A minha ideia daquilo que falo com a malta conhecida das motas é que continuam a não acreditar que as autoridades estão a acomeçar a apetar o cerco e que as inspecções não passam de uma miragem.

Mas para não fugir ao tópico que é as chapas de matricula continuou a ver muita gente a colocar as matriculas na lateral das motas, contudo ao que li a nossa lei não o permite.

Setembro 17, 2020, 15:29:44, 15:29
Responder #39

Rodrigues1

  • Visitante
Essa dos 90º de ângulo em relação ao solo é treta,..todas ( ou quase todas ) as matriculas de motas vêm com ângulo de 60º

Só se for em França

Tive o cuidado de observar nalguns stands as motas sem matricula e nenhum suporte está a 90º

Setembro 17, 2020, 15:42:57, 15:42
Responder #40

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Pois 90º em relação ao solo é "treta", ou entendeste mal ou referes-te a outra situação. :pensador:

« Última modificação: Setembro 17, 2020, 15:51:50, 15:51 por Lourenço »

Setembro 17, 2020, 16:41:44, 16:41
Responder #41

Rodrigues1

  • Visitante
Pois 90º em relação ao solo é "treta", ou entendeste mal ou referes-te a outra situação. :pensador:



Não entendi mal, vi o video todo, referia-me a ter lido nalguns fóruns que a posição correta seria 90º

Neste caso o Policia tem razão 30º em relação à vertical superior mas 60º em relação ao solo

Setembro 29, 2020, 13:57:56, 13:57
Responder #42

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Na autossorios fazem te isso na hora.... tem um exército de duendes na cave que as fazem  :D

Confirmo!
2 chapas feitas em menos de 10 mins  :nice:

Com "P", centrada e espaçamentos correctos (pelo menos assim a olhómetro).

Obrigado pela dica.

Fevereiro 07, 2021, 13:39:17, 13:39
Responder #43

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra
Boas...reparo que as dimensoes legais para moto são 22x14 cm acompanhado de mínimo antes...logo um lençol deve estar legal....gosto particularmente das chapas boches e avecs...sao gostos... :chopper:
« Última modificação: Fevereiro 07, 2021, 13:40:58, 13:40 por Aeminium »