Autor Tópico: Inspeção obrigatória a motociclos...o eterno 'será que sim, será que não'  (Lida 39202 vezes)

Dezembro 28, 2017, 15:25:20, 15:25
Responder #50

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para já parece-me que não há de concreto...

A indicação do valor a ser praticado para as inspecções, só por si, não vai dar em nada.

Onde está a aprovação dos métodos a adoptar para a inspecção a este tipo de veículos??

Qual vai se a sua periodicidade?? Anual...a cada 2 anos....conforme a idade?? Como??

E já agora...o que será abrangido e qual a forma de aferir o que está realmente aprovado e "conforme" e aquilo que não está??

Creio assim que para já não há nada de concreto, para além da indicação do valor.

Seria muito estranho (para não dizer outra coisa), mandarem agora de repente a malta aos IPO sem que mais nada estivesse definido com a necessária exactidão.

Mas isto sou eu a pensar por alto.  Há que esperar sentado.  8)
« Última modificação: Dezembro 28, 2017, 15:39:31, 15:39 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 28, 2017, 15:55:07, 15:55
Responder #51

dfelix

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Há mais de uma década que ouço falar das inspecções...
Todos os anos surge algumas notícias a dizer que está para breve...

Cheguei a compilar num post de outro forum um chorrilho de links para jornais online com noticias sobre este assunto prai desde 2003/4.
(a ver se procuro isso)

Continuo bastante céptico quanto a este tema...
Ainda assim, nos últimos tempos tenho assistido a uma abordagem muito diferente por parte da comunicação social.
E é isso que me deixa desconfiado.

Deixaram de avançar com noticias sobre as inspecções mas repetem-se com notícias sobre sinistralidade focando em específico motociclos e recorrendo a números manipulados.

Quando até a FMP que pouco faz pelos motociclistas se manifesta sobre o assunto... é porque algo muito errado se passa.




Janeiro 13, 2018, 22:14:15, 22:14
Responder #52

lmferreira

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No final da primeira reunião da Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária que se realizou ontem, sexta-feira 12 de Janeiro, foram anunciadas por Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, um conjunto de medidas que no entender desta comissão terão efeitos benéficos no que respeita aos números da sinistralidade nas estradas nacionais.
Após terem sido revelados dados sobre a sinistralidade rodoviária relativos a 2017, várias foram as entidades que decidiram falar sobre o assunto, revelando, no seu entender, que seria urgente alterar as regras para os motociclos.
Apesar de toda a contestação nas redes sociais, o ministro da Administração Interna decidiu ontem revelar aos jornalistas o que pretende o seu ministério fazer para reduzir os números de fatalidades.

Eduardo Cabrita aponta a mira aos motociclistas e, na sua opinião, anuncia três medidas servirão para reduzir as mortes em acidentes com motociclos:

Inspecção obrigatória para motociclos
 A primeira medida é a de avançar com a inspecção obrigatória para motociclos. Esta não é uma ideia nova, aliás, já está prevista na lei desde 2012, mas até ao momento o Governo não regulamentou as IPO a motos ou publicou a portaria que permita aos centros de inspecções a realização das mesmas.
O ministro da Administração Interna revelou ontem que as IPO a motos acima dos 250 cc serão uma realidade durante o primeiro semestre de 2018, ou seja, até ao Verão, depois de efectuadas as “devidas alterações legislativas e administrativas”, afirmou o ministro à saída da reunião.
Quem se congratulou com esta medida anunciada pelo Governo foi a Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA), que desde 2012, e através do seu presidente Paulo Areal, tem vindo a pressionar para que as IPO a motos sejam definitivamente aplicadas. Relembramos que foi a ANCIA que ainda há bem pouco tempo anunciava, de forma surpreendente, que as IPO seriam implementadas até Outubro de 2017, revelando nesse momento que as mesmas teriam um custo de 12,50 €, antecipando-se ao próprio Governo nesta matéria.
Actualmente não existe sequer legislação que permita as inspecções, e convém destacar que a própria Comunidade Europeia já se referiu a este assunto, pois descobriu através de um estudo que menos de 3% dos acidentes com motos são causados por falhas mecânicas, e que por isso não se justifica a relação custo / benefícios da implementação das inspecções.

carta de condução específica para condutores de motociclos de baixa cilindrada
A segunda medida que saiu da reunião da Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária, é a da necessidade dos condutores de motociclos de baixa cilindrada terem de ter uma carta de condução específica.
Ou seja, depois de em 2009 o Governo ter finalmente permitido que os condutores habilitados com carta de condução automóvel pudessem conduzir motociclos até 125 cc, mediante o cumprimento de alguns requisitos como idade ou a potência das motos limitada aos 11 kW (15 cv), facto que levou ao aumento nos números de vendas anuais dos veículos de duas rodas e, claro, à revitalização de um sector que estava em grandes dificuldades, agora o ministro quer penalizar esses mesmos condutores com a criação duma carta específica para baixas cilindradas.
Ao contrário das IPO, o titular da pasta da Administração Interna não aponta para uma data definida para a criação desta carta de condução, afirmando que será necessário reunir com entidades várias para “encontrar as melhores soluções para todos”. Eduardo Cabrita pretende lançar o debate sobre este tema durante o ano de 2018.
Uma das entidades que irá participar nesse debate é a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), que através do seu presidente, José Miguel Trigoso, e em declarações ao Diário de Notícias, já fez saber que duvida da “eficácia da medida das cartas obrigatórias para motos de 125 cc, se esta não vier acompanhada de uma mudança profunda dos exames de condução dos motociclos, que são ridículos, e consequentemente da formação, que tem estado em conformidade com os maus exames que são feitos”.
De acordo com os dados a que a PRP teve acesso, está ainda por provar que os motociclos de 125 cc levaram ao aumento dos números de sinistralidade em 2017, sendo por isso esta uma medida vazia no seu conteúdo.

30 km/h nas zonas urbanas
A terceira e última medida anunciada pelo ministro da Administração Interna é a da redução da velocidade máxima dentro das zonas urbanas, nomeadamente zonas identificadas pelas respectivas autarquias como sendo as mais problemáticas.
O limite de velocidade previsto nesta medida para os “pontos negros” das zonas urbanas é de 30 km/h. Eduardo Cabrita mostra-se bastante preocupado com o facto de mais de metade das mortes em 2017 terem ocorrido dentro das localidades, apontando a velocidade como o factor principal nesses acidentes mortais.

Uma ideia com a qual João Dias, investigador do Instituto Superior Técnico, especialista em dinâmica de acidentes rodoviários, concorda, pois afirma que “o grande problema associado à sinistralidade com motociclos chama-se velocidade”.
Sendo de aplaudir toda e qualquer medida que signifique o combate às mortes na estrada, especialmente nas motos, gostaríamos de ver o ministro da Administração Interna mostrar-se também preocupado com outras situações que habitualmente provocam acidentes graves envolvendo motos: manobras perigosas dos condutores dos automóveis, que muitas vezes decidem utilizar o telemóvel enquanto conduzem, é só um dos exemplos de situações que mereciam outra actuação por parte do MAI.

Fonte: andardemoto.pt
« Última modificação: Janeiro 13, 2018, 23:02:57, 23:02 por lmferreira »

Janeiro 13, 2018, 22:48:33, 22:48
Responder #53

Sapiens21

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Neste momento...

...já não me restam dúvidas.

O sector do motociclismo em Portugal vai mesmo viver as duras "passinhas do Algarve" quando estas medidas passarem da ideia à prática.

Quanto ao andar a 30kmh/h, sempre quero ver que pontos negros serão esses, para tal diminuição.
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Dalai Lama

Janeiro 13, 2018, 23:45:35, 23:45
Responder #54

carlos-kb

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Quanto ao andar a 30kmh/h, sempre quero ver que pontos negros serão esses, para tal diminuição.

Só servirá para fazer da circulação nas grandes cidades um maior transtorno do que o que já é...


Janeiro 14, 2018, 19:26:11, 19:26
Responder #55

carlos-kb

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A bem da verdade, as IPO às motos a mim não me amedrontam. Sigo um pouco a velha máxima do "quem não deve, não teme".

Não sou a favor das IPO, mas no meu caso, sei como tenho a mota e como a mesma é mantida, pelo que as IPO não passarão apenas de mais um transtorno de tempo para lá ir e algum dinheiro gasto.

Depois chateia-me o ceder aos lobbies do costume, sob falsos pretextos "cozinhados" em torno da sinistralidade, para justificar algo que tem outras e diferentes razões.

Desde quando as IPO são uma medida de salvaguarda ou diminuição do nº de acidentes e vítimas? Todos sabemos como a coisa já funciona, com o "mau" exemplo do que já acontece nos automóveis. Já não falando dos esquemas paralelos em torno das reparações e preparações para as IPO, favorecimentos e aprovações pela porta do cavalo, há ainda a questão daqueles veículos com alterações que implicavam chumbo, que na véspera da IPO metem tudo nos conformes e depois de terem a ficha verde, voltam a montar ao acessórios e equipamentos ilegais, até ao ano seguinte.

De qualquer forma, e caso isto vá mesmo a avante, ninguém é obrigado a fazer IPO às suas motos e para isso, tem bom remédio.... andar sempre como motos com menos de 4 anos.
E até conheço alguns que de certeza nunca lá meterão os pés, por esse motivo (andarem sempre com motos novas... ou quase)... Haja dinheiro para isso!

Janeiro 14, 2018, 20:59:44, 20:59
Responder #56

TMXR

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Eu nao penso ter nenhuma moto com mais de 4 anos, pelo que dificilmente la apareceria...


Tambem mesmo que tivesse, o que nao é problema nenhum... duvido que nao passassem pois nao faço alterações e tenho tudo sempre a 100%.



Mas... é uma questao de principio e por entender que as IPO nao trarao qualquer aumento de seguranca ou diminuição de sinistralidade... apenas vao render $$$ a esta no negocio das IPOs e umas multas ao estado para quem se esquecer e vao fazer quem anda de moto perder tempo e gastar dinheiro a obter uma certificação desnecessária.



Ja pagamos combustíveis caríssimos e termos de fiscalidade automóvel devemos ser (para o nosso poder de compra) um dos países que mais carrega... nao obstante , temos que a grande maioria das estradas onde se circula de forma mais rapida e segura ainda se tem de pagar portagens  :pcbloqueado: :pcbloqueado:



Querem baixar a sinistralidade?? sim, senhora: abolição das portagens nas SCUT, sobretudo na SCUT Algarvia que nao tem alternativa, melhoria das condicoes de circulacao, melhroria dos pisos e eliminacao de obstaculos e rails que podem ser problematicos em caso de colisao contra eles, criacao de circulares e variantes a muitas vilas e cidades que sao cruzadas por estrada nacionais, maior e melhor presenca da policia à beira da estrada.


E o fim por parte dos responsáveis políticos dos eufemismos de "seguranca" e de "objectivos" irrealistas... daqui por 2 anos o numero de vitimas não vai baixar para metade como é a meta do Sr Cabrita... quando muito pode baixar 10% ou 20% o que a acontecer seria muito bom  :napodeser:


 
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 28, 2018, 17:21:21, 17:21
Responder #57

Cross

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Ora ai está a começar a desenrolar-se.....


Inspeção periódica aos motociclos custará 12,74 euros


O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) garantiu hoje que está preparado para avançar com as inspeções periódicas aos motociclos e, caso esta medida se concretize, terá um custo de 12,74 euros, metade do valor dos veículos ligeiros.

“Estamos em condições, havendo a outra dimensão política, de avançar com os procedimentos. Estamos preparados”, disse o presidente do IMT, Eduardo Feio, aos deputados da comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, quando questionado pelo PS e Bloco de Esquerda sobre as inspeções aos veículos de duas rodas.

Em janeiro, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que as inspeções periódicas a motociclos vão avançar no primeiro semestre de 2018, justificando esta medida com o aumento do número de acidentes mortais com motociclos em 2017.

Esta medida está a ser contestada pelos motociclistas, que, a 18 fevereiro, realizaram uma manifestação nacional para protestar contra o que consideram ser “a farsa das inspeções às motos”.

Eduardo Feio referiu que o IMT não comenta decisões políticas, existindo “um conjunto de trabalho técnico que está a ser desenvolvido, em articulação com o Governo”, faltando ser tomada a decisão política.

Sobre os preços, o presidente daquele organismo explicou que os valores já estão fixados há alguns anos.

“Será metade do preço [cobrado pelas inspeções] dos ligeiros, 12,74 euros. A haver [inspeções a motociclos] será este o valor. Que é um valor que está em linha com o que se pratica por essa Europa”, disse, sublinhando que também é esse o montante que se pratica nos Açores, onde “desde sempre” existe inspeção às motas.


Fonte: Sapo24  --> https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/inspecao-periodica-aos-motociclos-custara-1274-euros

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 28, 2018, 18:53:22, 18:53
Responder #58

Sapiens21

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Dizem que "estão preparados" para avançar com a medida, mas em termos temporais...isso traduzir-se-à em quanto tempo??  :pensador:

O artigo fala ainda no primeiro semestre, mas será mesmo?

Isto ainda terá novos episódios, de certeza.  ;)
« Última modificação: Fevereiro 28, 2018, 18:54:41, 18:54 por Sapiens21 »
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Fevereiro 28, 2018, 22:24:01, 22:24
Responder #59

Morgas

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Inspeção periódica aos motociclos custará 12,74 euros




Não se esqueçam da fatia do estado. 



Acresce IVA



Não perderam tempo ===»»»http://www.itvp.pt/tabelaprecos.aspx

Fevereiro 28, 2018, 23:48:55, 23:48
Responder #60

lmferreira

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Inspeção periódica aos motociclos custará 12,74 euros





Não se esqueçam da fatia do estado. 



Acresce IVA



Não perderam tempo ===»»»http://www.itvp.pt/tabelaprecos.aspx

E estes preços já tinham sido fixados em 2013..."Preços fixados pela Portaria 378/A de 2013"
« Última modificação: Fevereiro 28, 2018, 23:50:05, 23:50 por lmferreira »

Fevereiro 28, 2018, 23:55:58, 23:55
Responder #61

2low

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Do link que alguém aqui já colocou a parte mais interessante é:
https://motopt.pt/inspecoes-ja-tem-preco/
"Ainda assim José Artur Tavares Neves adiantou na referida reunião, que existem vários passos legais a dar antes que as inspeções possam ter início. A mais relevante passa pela formação dos inspectores, cuja a regulamentação terá de passar pela aprovação de um decreto lei que ainda não está pronto."

Estão mesmo empenhados nas inspecções aos motociclos por mais inconstitucional que é deixar de fora todos os restantes motociclos abaixo de 250cc.

Afinal o Lobby dos centros de inspecções tem força... ou dinheiro suficiente para pagar aos tais ministros... ou será por serem familiares de alguem...?

Para quando nova mobilização da malta das 2 rodas mas desta vez para entrar no Paralamento?!
Esta palhaçada não pode continuar!



(...)O Independente junta-se assim ao JN e Expresso nesta campanha a favor da ANCIA que se tem baseado em notícias enganosas e dados manipulados sobre sinistralidade para avançar de fininho com algo que pelos vistos até já está decidido./...(

Quase toda a comunicação social claramente que há muito que deixaram de cumprir com as regras deontológicas da profissão de jornalista e demonstram cada vez mais serem parciais em todas ou quase todas as noticias, desde o futebol, a politica,... pendem sempre para um lado... normalmente é: Benfica, PSD, ... agora é a favor dos centros de inspecções...
Então o Expresso...
Uma vergonha de país e de cidadãos, porque somos todos nós que deixamos isto acontecer!

Sem ligar a cores futebolisticas é isto que o presidente de um clube tentou realmente dizer aos socios do clube quando os proibiu de comprar jornais e ver tv.
« Última modificação: Março 01, 2018, 00:01:57, 00:01 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 01, 2018, 01:46:01, 01:46
Responder #62

pedroareias

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Conhecem algum aditivo para introduzir na gasolina de forma a passar o teste sem catalizador nem válvula de escape?

Vou procurar, provavelmente existe.

Março 01, 2018, 07:22:54, 07:22
Responder #63

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Especificamente para a situação que referes, desconheço.

Mas aditivos que "prometem" um corte nas emissões....existem.  :nice:

https://fueltone.pro/fuel-additives/motorcycle
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Março 01, 2018, 11:33:43, 11:33
Responder #64

pedroareias

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Obrigado Sapiens21!

Tem de se fazer as contas. Provavelmente fica mais em conta subornar o funcionário.

Mesmo com produto, se falhar põe-se a questão. O suborno acaba por ser mais racional nesse caso.

Têm alguma ideia de quanto será?

Março 01, 2018, 12:32:54, 12:32
Responder #65

Sapiens21

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Obrigado Sapiens21!

Tem de se fazer as contas. Provavelmente fica mais em conta subornar o funcionário.

Mesmo com produto, se falhar põe-se a questão. O suborno acaba por ser mais racional nesse caso.

Têm alguma ideia de quanto será?


Tem de se ter uma certa prudência no suborno.

Caso alguém decida avançar para tal, terá de se ter em conta a igualdade, no montante de suborno, independentemente de se tratar de homens ou mulheres.

Evitar a discriminação no suborno (tal como tem acontecido na abordagem à questão salarial), é algo em que os motociclistas devem dar o exemplo... :)
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Dalai Lama

Março 01, 2018, 13:46:12, 13:46
Responder #66

Sapiens21

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Estou somente num "suponhamos", mas provavelmente muitos desses que se vêm a circular dessa forma, nem sequer se darão ao "trabalho" de ir à Inspecção. :)
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Março 01, 2018, 14:19:44, 14:19
Responder #67

carlos-kb

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Do link que alguém aqui já colocou a parte mais interessante é:
https://motopt.pt/inspecoes-ja-tem-preco/
"Ainda assim José Artur Tavares Neves adiantou na referida reunião, que existem vários passos legais a dar antes que as inspeções possam ter início. A mais relevante passa pela formação dos inspectores, cuja a regulamentação terá de passar pela aprovação de um decreto lei que ainda não está pronto."

Mas estar "tudo pronto" para o arranque das IPO a motos, faltando "apenas" a publicação da legislação específica e a respectiva formação de inspectores.... Já não era assim que estávamos desde há 1 ou 2 anitos para cá?  :???:

Afinal.... Novidades? Há?  :pensador:

Este jornalismo consegue fazer render o peixe até à última escama!!
« Última modificação: Março 01, 2018, 14:20:52, 14:20 por carlos-kb »

Março 01, 2018, 18:37:28, 18:37
Responder #68

Moto2cool

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Obrigado Sapiens21!

Tem de se fazer as contas. Provavelmente fica mais em conta subornar o funcionário.

Mesmo com produto, se falhar põe-se a questão. O suborno acaba por ser mais racional nesse caso.

Têm alguma ideia de quanto será?

Penso que essa tabela será umas das iniciativas legislativas a sair entretanto
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 01, 2018, 19:20:18, 19:20
Responder #69

Sapiens21

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??

Tabela para suborno, ou nível de suborno?

Hum.... :pensador:

Pneu careca....€15,00 (duplica se forem os 2 e triplica no caso das de 3 rodas)

Faltam os piscas.....€20,00

Só tem um espelho....€30,00

A iluminação instalada não está conforme....€40,00 na frente e + €40,00 atrás.

Emissões para lá do autorizado....€50,00

O escape não está homologado...€60,00

Emite um som totalmente para lá dos "standards" do IMT...€70,00

Alterações estruturais não indicadas no livrete...pode ir de €100 até àquilo que se entender.


EDIT: Acho que percebi o que se queria dizer sobre o suborno poder ser "mais racional".  :D :nice:
« Última modificação: Março 01, 2018, 19:23:25, 19:23 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Maio 04, 2018, 17:07:10, 17:07
Responder #70

pedroareias

  • Visitante
Carlos-Kb, dois instantes distintos:

... Sigo um pouco a velha máxima do "quem não deve, não teme".


Heheheeh... claro que sim... eu sou pior que uma velhinha a conduzir.   :tornarseanjinho:
E nunca passo os limites... da mota! :lolol:


Maio 04, 2018, 20:16:04, 20:16
Responder #71

carlos-kb

  • Visitante
Carlos-Kb, dois instantes distintos:

... Sigo um pouco a velha máxima do "quem não deve, não teme".


Heheheeh... claro que sim... eu sou pior que uma velhinha a conduzir.   :tornarseanjinho:
E nunca passo os limites... da mota! :lolol:


Areias, pá.... folgo a existência da tua figura de Provedor voluntário aqui no forúm, para escrutinar o que outros dizem (neste caso eu), e que até vás buscar citações a outros tópicos de coisas que escrevi, apesar as mesmas terem sido ditas em contextos totalmente diferentes.
O que é que aquelas duas citações têm que ver uma com a outra? Nada!
Valha ao menos teres percebido (espero eu) que são (parafraseando-te) "instantes distintos".

Mas, pelos vistos, para esse teu papel de Diácono Remédios aqui do CP-Moto fosse imparcial e objectivo, era no entanto conveniente que tivesses a capacidade de não co-relacionar  de forma "barata" ambas as citações e compreender como, quando e porquê, cada uma foi dita.

Mas eu explico:

- Em relação à primeira citação:

Sim... é verdade que no que respeita a IPO, não devo nem temo... tenho a minha moto nos "trinques" e sem qualquer modificação estrutural, mecânica, estética ou de acessórios, que a possa comprometer numa eventual e futura inspecção. Ao menos poderias era ter feito um "trabalho" como deve de ser, citando todo o contexto que estava subjacente (e não apenas o que te foi conveniente):

«A bem da verdade, as IPO às motos a mim não me amedrontam. Sigo um pouco a velha máxima do "quem não deve, não teme".»


- Em relação à tua segunda citação:

Interessante como te deste ao trabalho de ir buscar esta citação a outro post de um outro tópico completamente fora do assunto e contexto deste tópico e teres trazido para aqui.
Agradeço a importância que me deste ao teres esse trabalho, mas lamento que da minha parte, a mesma não seja recíproca.
Não obstante disso... é verdade que excedo os limites legais legais de velocidade quando posso e quero. Posso ter todas ou nenhumas razões para o fazer, mas certamente não será a ti que terei de apresentar qualquer justificação. Estou consciente que o faço de deliberada vontade e sei ao que estou sujeito.

Ainda assim, também tenho de te explicar que isso foi dito numa toada de galhofa, que não deves certamente ter percebido, certo?
É que para isso, passa por entenderes o que é uma coisa que se chama de "sentido de humor".

Mas como sou um tipo "compincha", toma lá... é capaz de te dar jeito:



Fica bem!  :)
« Última modificação: Maio 05, 2018, 17:51:04, 17:51 por carlos-kb »

Dezembro 29, 2018, 12:02:00, 12:02
Responder #72

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Pois bem....

Lembram-se dos €12,74 para as inspeções aos motociclos, valor avançado mais atrás neste tópico e baseado de facto em informações que na altura eram fidedignas??

Pois 2019, mesmo por enquanto não sendo aplicado em território continental a inspeção obrigatória a motociclos, já vem com uma nova tabela....e com aumento.

Estão já fixados os valores de inspeção para motociclos/triciclos/quadriciclos acima de 250cc, sendo agora de 15,83€.

O pedido de matrícula será de 78,44€

Link
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Abril 09, 2019, 13:41:12, 13:41
Responder #73

2low

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Dentro desta temática entretanto deixo aqui três publicações para ler e ficar com um sorriso na cara no final (pelo menos por fazerem algum sentido).
(lamento terem todos a mesma origem mas eu pelo menos achei interessantes)

https://motojornal.pt/inspeccoes-visao-diferente/

"Ora, portanto, mais do que um mecanismos de segurança ou de combate à sinistralidade, as inspecções são um mecanismo de triagem no acesso à indemnização de seguro."
"..., as inspecções não passam de uma forma de o Estado fingir que faz alguma coisa contra a sinistralidade quando na verdade, apenas alimenta um negócio."

https://motojornal.pt/opiniao-125-cc-acidentes-especulacoes-e-balelas/

"Os número da ANSR não explicam o como, o porquê, nem quem (à excepção da faixa etária). Dizer que a culpa do aumento da mortalidade rodoviária é da ‘Lei das 125 cc’, da faixa do BUS ou da falta de inspecções é pura especulação. As estatísticas da ANSR não fazem sequer distinção no segmento de motos, apenas divide os veículos de duas rodas em três categorias: velocípedes (bicicletas), ciclomotores (< 50 cc) e motociclos (> 50 cc)."

"A explicação mais verosímil é a de que o número de mortos este ano acompanhou a maior utilização das motos em Portugal, por dois motivos: crescimento do mercado (mais 23% em 2017 em relação ao ano interior) e ao infindável Verão que praticamente só terminou em Novembro, levando mais gente a usar a moto durante mais tempo e acumulando mais quilómetros do que em anos anteriores. (…) As estatísticas de Novembro, entretanto também já publicadas, mostrando um abrandamento da mortalidade, ajudam a esta teoria."


https://motojornal.pt/o-outro-lado-das-mortes-do-expresso/

"As “notícias” têm sido sempre bastante tendenciosas, não reflectindo toda a verdade dos factos e ocultando os dados que não são úteis para os interesses instalados."
"O número de motos desde 2009 até 2017 cresce a um ritmo muito significativo por ano e o número de acidentes e mortos não acompanha e até decresce."
"(…)a posição do expresso, escolhendo ignorar as condições objectivas em que os motociclistas circulam, escolhendo ignorar também que na maior parte dos acidentes envolvendo ligeiros e motociclos, a culpa é do condutor do ligeiro, escolhendo ignorar a total falta de condições de muitas estradas, principalmente nacionais e municipais, escolhendo ignorar o incumprimento da lei dos rails, a tinta escorregadia das passadeiras, as juntas metálicas nas pontes e viadutos, os buracos, a falta de visibilidade, a má sinalização, o preço caríssimo das portagens que tira motos das auto-estradas e as empurra para vias menos seguras, demonstra bem que a última preocupação do expresso é para com os motociclistas e a sua segurança."

 :convivio:
« Última modificação: Abril 09, 2019, 14:01:22, 14:01 por 2low »
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Abril 18, 2019, 11:51:59, 11:51
Responder #74

Rodrigues1

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Abril 18, 2019, 13:47:34, 13:47
Responder #75

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Afinal a que Outubro se referiam ???  :)

Tás com pressa?

Deixem lá isto cair no esquecimento.

Abril 18, 2019, 15:07:20, 15:07
Responder #76

Rodrigues1

  • Visitante
Afinal a que Outubro se referiam ???  :)

Tás com pressa?

Deixem lá isto cair no esquecimento.

Por mim ia já amanhã,..

Quem não teme !...

Abril 18, 2019, 20:13:10, 20:13
Responder #77

Africandruglord

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Abril 21, 2019, 19:17:19, 19:17
Responder #78

2low

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#aculpaédafaltadeinspecçõesàsmotos #osmalucosdasmotos #todossabemqueosmotociclistassãovandalosepertencemagangs

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/despiste-faz-um-vitima-mortal-em-paredes?ref=HP_Destaque

Os meus sentimentos às famílias e Amigos dos companheiros motociclistas que injustamente faleceram.
Rápidas melhoras ao companheiro que se encontra em estado grave.

De lamentar este tipo de acontecimentos...
« Última modificação: Abril 21, 2019, 19:19:21, 19:19 por 2low »
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Abril 21, 2019, 19:23:51, 19:23
Responder #79

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Situação trágica.
E revolta mais ainda quando é noticiado que o condutor fugiu do local!  :napodeser:

Seria veículo roubado? Estaria alcoolizado e isso o alheou da realidade?

Bem...seja o que for, não há nada que justifique.  Caramba... :(
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Abril 22, 2019, 00:37:09, 00:37
Responder #80

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Não me surpreenderia o álcool. Por vezes nas fugas também está envolvida a falta de carta.
Seja como for, trágico demais. Isto não deveria acontecer
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Abril 22, 2019, 11:45:26, 11:45
Responder #81

2low

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É simplesmente NOJENTA a forma como a maioria da comunicação social tem tratado os mais recentes acidentes rodoviários com motociclos.
Tenho a certeza que se a ERC (Entidade Reguladora da Comunicação Social) funcionasse convenientemente, associado ao cumprimento das várias regras deontológicas da profissão de jornalista, este tipo de publicações e noticias simplesmente não se dariam…

A RTP tanto na TV como nos vários meios de comunicação (site e redes sociais) vagueia no assunto de "mortalidade nas estradas durante a Pascoa" e não é estritamente profissional ao ponto de indicar os acidentes com mortos que tenham sido provocados pelos motociclos ou pelos automóveis. A meu ver esta forma de agir é deliberada, tal como tem sido desde que me lembro - um ataque generalizado directa ou indirectamente a tudo o que seja motociclos e motociclistas.
Neste caso o que me chamou a atenção foi no "telejornal" aparecer noticia tipo "em 6 mortos nas estradas, 5 eram motociclistas" mas sem haver referencia que desses 5 motociclistas pelo menos 2 foram "assassinados" por um condutor de automóvel…

nota: o provedor da RTP, bem que podem reclamar... que de isenção é coisa que não lhe assiste - religião/politica/futebol e provavelmente nesta coisa dos carros/motos
(mas podem testar por vós…o resultado não deve ser muito diferente daquele que eu tive)

O Correio da Manhã tem demonstrado uma forma de agir tipo borboleta e demasiado sensionalista - a sério?!  :lolol:
No site e no jornal as noticias não são muito diferentes das da RTP mas nas redes sociais...
exemplo - cronologia de uma noticia publicada no jornal de hoje
21Abril - publicada noticia no site e redes sociais com titulo "Carro em contramão abalroa três motos e faz dois mortos em Paredes"
22 Abril - publicada noticia no site e redes sociais com titulo "Dois amigos motards morrem após despiste de carro em Paredes"
              no jornal a noticia é publicada com um titulo ligeiramente diferente "Amigos motards morrem em despiste de carro"
Para mim a primeira noticia era aquela mais isenta e que deveria se manter pois não há diferenciação entre o que é um morto motociclista ou um morto condutor de automóvel, e foi também aquela que "resumiu" claramente o que se sucedeu.

Existe claramente uma operação montada de denegrir o que é o motociclismo, os motociclos e os próprios motociclistas.
E de resto, aparentemente o "Alá dos jornalistas" deve ser o ACP.


« Última modificação: Abril 22, 2019, 11:52:23, 11:52 por 2low »
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Abril 22, 2019, 12:23:05, 12:23
Responder #82

Africandruglord

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Não faz mal,  o problema desses acidentes são as matrículas que não estão em conformidade, ou os piscas não terem umas letrinhas.

Então Rodrigues já foste pagar ou implorar para que comecem a *Modere a sua linguagem*, ups, fiscalizar os motociclistas?

Abril 22, 2019, 13:03:53, 13:03
Responder #83

Lourenço

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Não faz mal,  o problema desses acidentes são as matrículas que não estão em conformidade, ou os piscas não terem umas letrinhas.

Então Rodrigues já foste pagar ou implorar para que comecem a *Modere a sua linguagem*, ups, fiscalizar os motociclistas?

Como é que se consegue ligar um acidente destes com estas consequências (utilizando-o a pretexto) a uma opinião (livre) de alguem, para a demolir, com tamanha dose de escárnio e oportunismo? Eu não entendo, mas se alguem me explicar, talvez lá chegue, entretanto indigno-me.

Abril 22, 2019, 14:38:21, 14:38
Responder #84

Africandruglord

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Não faz mal,  o problema desses acidentes são as matrículas que não estão em conformidade, ou os piscas não terem umas letrinhas.

Então Rodrigues já foste pagar ou implorar para que comecem a *Modere a sua linguagem*, ups, fiscalizar os motociclistas?

Como é que se consegue ligar um acidente destes com estas consequências (utilizando-o a pretexto) a uma opinião (livre) de alguem, para a demolir, com tamanha dose de escárnio e oportunismo? Eu não entendo, mas se alguem me explicar, talvez lá chegue, entretanto indigno-me.


Isso tens que perguntar a quem mete um acidente neste tópico, apesar de até perceber a ligação.
Quanto a opiniões, também tenho direito de opinar, até mesmo as opiniões dos outros, principalmente quando acreditam em algo tão estúpido como mais um imposto baseado no falso pretexto da segurança.


Abril 22, 2019, 14:58:23, 14:58
Responder #85

2low

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Não faz mal,  o problema desses acidentes são as matrículas que não estão em conformidade, ou os piscas não terem umas letrinhas.

Então Rodrigues já foste pagar ou implorar para que comecem a *Modere a sua linguagem*, ups, fiscalizar os motociclistas?

Como é que se consegue ligar um acidente destes com estas consequências (utilizando-o a pretexto) a uma opinião (livre) de alguem, para a demolir, com tamanha dose de escárnio e oportunismo? Eu não entendo, mas se alguem me explicar, talvez lá chegue, entretanto indigno-me.


Isso tens que perguntar a quem mete um acidente neste tópico, apesar de até perceber a ligação.
Quanto a opiniões, também tenho direito de opinar, até mesmo as opiniões dos outros, principalmente quando acreditam em algo tão estúpido como mais um imposto baseado no falso pretexto da segurança.

O facto de ter indicado a titulo de exemplo um acidente o que interessa é o que quis demonstrar - a isenção ou falta de isenção da comunicação social para a causa motociclista e em detrimento de outros grupos (centros de inspecções) que aparentemente através de legislação própria irão legalmente ir-nos ao bolso (inspecções).
Portanto… um assunto já debatido anteriormente…
Ou por acaso um dos motivos para as inspecções aos motociclos não é exageradamente utilizado o facto de haver cada vez mais acidentes com motociclos?
(convém a determinadas pessoas que assim seja… o bicho papão…)

É preciso ler-se tudo com mais cuidado (antes de se opinar) pois é a leitura rápida e na diagonal uma das maiores responsáveis para a proliferação de noticias falsas ou opiniões essas desenquadradas dos temas e assuntos debatidos.

 :convivio:

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Abril 22, 2019, 15:59:08, 15:59
Responder #86

karloxilva

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Lembro-me bem, e lembro-me de quem pôs a notícia a circular de forma abundante e cíclica numa Comunicação Social, CS, que se limitou a papaguear sem investigar.
Percebe-se, a CS é mantida por tarefeiros pagos de acordo com "visualizações" das suas "peças", já não têm Jornalistas. Daí perceber-se a forma como foram titulados os artigos sobre "inspecções" e não se ter visto um qualquer artigo que pegasse no tema a partir da leitura de estatísticas credíveis de acidentes, ou que, no mínimo, percebesse o afã em encontrar novos "clientes" para as empresas privadas de Inspecção - um serviço assim, com clientes garantidos, tinha mesmo de ser "Privado", né?
Aqui, o idiota do ministro foi mais uma vez tudo menos claro sobre o assunto e permitiu que a farsa continuasse.
O "idiota" fundamento-o na intervenção política, não na Pessoa, explico:
Um ministro que deveria ter dado mais atenção e alavancado algo que foi votado por unanimidade no parlamento e que teria o condão de retirar uma parte das motas das armadilhadas Nacionais. Sim, refiro-me à criação da tal classe própria para motociclos em todas as portagens.
Eis uma medida que  além de versar o tema da exposição à percentagem maior de locais de acidentes, estaria impregnada de Justiça Social, algo que deveria dizer alguma coisa a um governo do PS. Está bem, acabei de me armar em ingénuo ao considerar que o "S" tem alguma coisa a ver com Socialismo... Já nem se lembram do móvel quanto mais da "gaveta" onde guardaram o Socialismo! Aqui está uma piada que talvez apenas os mais velhos perceberão...

Inspecções. Opinei aqui e noutros lados que não era contra as inspecções por princípio e que estas até poderiam servir para aferir da qualidade da manutenção prestadas às motas, na marca ou na garagem de cada um. Baseei a coisa num paralelismo com o carro: mais do que esperar por um "selo" que me deixe usar a viatura mais um ano, aproveito cada inspecção para perguntar se foi notada algo menos que óptimo nos amortecedores e nas borrachas da suspensão e nos travões, até mesmo se há algo sobre os valores da combustão.

Pois bem, durante a última inspecção ao carro perguntei como estava "isso das inspecções às motas". Que não sabia mas que já tinham uma linha preparada. Questionei sobre o que versaria a inspecção. A resposta não confirmou nada do que eu via como vantagem numa inspecção. Mais, a ideia com que fiquei é que, tirando a verificação dos números do quadros, uma luz alta ou fora da legislação, um escape, pouco ou nada mais será "inspeccionado".

Assim sendo, a Inspecção não resultará em mais do que num testemunho perante as autoridades policiais de que a mota foi vista em determinada data, como se isso significasse alguma garantia!, poupando a estas uma verificação mais exaustiva.

Isto é, esqueçamos a qualidade da suspensão e uma série de verificações úteis paralelas às dos carros, o que vamos pagar é para que os inspectores façam o trabalho da Polícia!
Confirmado isto, oficializo a mudança de opinião: E se metessem as inspecções às motas num sítio onde não faça sol?
« Última modificação: Abril 22, 2019, 16:08:17, 16:08 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 22, 2019, 19:29:38, 19:29
Responder #87

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Lembram-se de quem dizia que os carros a diesel não valiam nada, que ninguem os ia querer? Vejam que combustivel acabou nesta greve recente.  :lolol: :lolol: :lolol:

A resposta à pergunta: é idiota? é estúpido? pode ser respondida se depois de sair do governo alguém lhe dá emprego principescamente remunerado.
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Janeiro 08, 2020, 19:54:57, 19:54
Responder #88

jcac

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Olá a todos.

Alguém sabe como ou em que passo estamos em relação ás ipo nas motos?
Pergunto isto para saber como avançar no meu projecto porque atirar €€ para a rua não é certamente o meu interesse.
Obrigado e boas curvas.

Janeiro 08, 2020, 20:13:18, 20:13
Responder #89

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Permanece tudo em stand-by pelo menos até 2021, pelo que sei...
É essa a data que tenho lido.

Mas este tipo de coisas pode mudar rapidamente e até mesmo as motos que antes se falava que estariam isentas podem passar depois a ser abrangidas.

A inspeção periódica dos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc está prevista no Decreto-Lei nº144/2012, de 11 de Julho...mas não terá havido regulamentação a acompanhar.

Podes ler aqui: Aqui

Quanto a isto, sinceramente não ficaria surpreso que fosse depois para todas.

Até digo mais (e que não se ofenda ninguém que não vale a pena!)  :) mas se é para avançarem com as IPO às motos, que o façam a todas e não apenas a algumas.


Mas já agora, que tipo de projecto é esse que te faz recear?
Alguma valente alteração de uma moto, face ao seu estado original?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 08, 2020, 20:41:00, 20:41
Responder #90

jcac

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Ok,obrigado pelas respostas.

Só mais uma questão,será que nas ipo a mota terá estar de origem ou seja com carenagem caso a possua ou poderá se retirar desde que tenha tudo funcional/por lei?
Pergunto isto que ouvi uns boatos que irá existir categorias para transformações ou não estando de origem.

Janeiro 08, 2020, 21:05:26, 21:05
Responder #91

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Retirar as carenagens que tenha de origem? Ficar sem as mesmas?

Basta vermos como sucederia nos carros...  :)
Se chegares ao IPO sem estar lá o capot do carro, não creio que corra bem. ;)

Se for com uma moto, sem estarem lá as carenagens próprias do modelo, também acho que a moto nem sequer chega a iniciar a inspecção...

Será tomado como alteração das características, julgo eu.

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Janeiro 08, 2020, 23:11:36, 23:11
Responder #92

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A regulamentação europeia fala em inspecção à motociclos acima de 125, 250 é opção interna.

Se as alterações forem reversíveis podem sempre ser repostas para a inspecção, mas estão sujeitas a auto - stop
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Janeiro 10, 2020, 21:44:58, 21:44
Responder #93

jcac

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Retirar as carenagens que tenha de origem? Ficar sem as mesmas?

Basta vermos como sucederia nos carros...  :)
Se chegares ao IPO sem estar lá o capot do carro, não creio que corra bem. ;)

Se for com uma moto, sem estarem lá as carenagens próprias do modelo, também acho que a moto nem sequer chega a iniciar a inspecção...


Será tomado como alteração das características, julgo eu.

Na minha humilde opinião penso que essa comparação nada tem de "realista",falando por mim,que tenho amor aos €€ retiro as carenagens para uma moto que uso diariamente para pequenas distancias, agora se for para uso diário de grandes distancias ai mantenho a mesma.

Pelo que me informei somente em 2021 serão as ipo obrigatórias na categoria "motociclos".

Boas curvas a todos.

Janeiro 10, 2020, 22:26:56, 22:26
Responder #94

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Foi apenas uma forma de tentar fazer ver que a ausência de painéis ou carenagens...dificilmente correria bem numa inspecção a um veículo.

Lamento se não vês como realista  :) mas a realidade (passe a expressão) é que o fim seria em tudo idêntico, ou seja, tomado como alteração das características do veículo.
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Agosto 12, 2020, 12:43:08, 12:43
Responder #95

Lourenço

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Fevereiro 09, 2021, 08:09:57, 08:09
Responder #96

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 :zangadoplus:
2022 ano do início das inspeções às duas rodas...por pressão da UE (pois é,  de lá  não vem só tostão para mendigo pedir e receber) e pelas empresas do sector das IPO!
Adeus viúvas e povich!
Foi bom enquanto durou!

Fevereiro 09, 2021, 17:00:41, 17:00
Responder #97

Sapiens21

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Onde leste sobre esse início das IPO às motos já no próximo ano, em Portugal?

Podes partilhar onde encontraste a notícia, ou como chegaste a esse conhecimento?  :)  :nice:
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Dalai Lama

Fevereiro 09, 2021, 18:40:06, 18:40
Responder #98

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Onde leste sobre esse início das IPO às motos já no próximo ano, em Portugal?

Podes partilhar onde encontraste a notícia, ou como chegaste a esse conhecimento?  :)  :nice:

A noticia é antiga (2013) mas claramente que se trata de legislação europeia e não nacional a apontar para essa data de 2022 MAS... conforme o link "mas que estas até podem nunca chegar a ser postas em prática, desde que os Estados Membros tenham até lá colocado em prática medidas de segurança rodoviária alternativas e eficazes"
https://www.andardemoto.pt/moto-news/36027-ue-decidiu-sobre-as-ipo-inspecoes-para-motos-so-em-2022/

Através do motojornal acede-se a um texto fornecido pela FMP a indicar a data prevista de 1 Janeiro de 2022:
https://motojornal.pt/wp-content/uploads/2018/02/Memorando-Inspec%C3%A7%C3%B5es.pdf
MAS isto é de uma publicação de 2018.

Atendendo à pandemia, no atraso de instalação ou investimento em maquinarias pelos centros de inspecção isto bem pode ir parar a 2023...

Certo é que em Janeiro o CM tinha colocado uma publicação em tom de "gente lá de cima, não se esqueçam dos coitadinhos dos tipos das inspecções que até nos pagaram para nós vos fazermos lembrar que eles existem..." (mera ficção sobre leitura pessoal sobre o assunto).
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 09, 2021, 19:49:51, 19:49
Responder #99

Sapiens21

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 :)

Sim, essas notícias bem antigas conhecia.

Eu perguntei porque, na sequência do que foi dito pelo companheiro Aeminium (e p'ra mais não havendo actualizações deste tópico há algum tempo), poderia ele ter conhecimento de algo bem mais recente.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama