Autor Tópico: Uma ideia para uma viagem: Pelas antigas PECs de asfalto do Rali de Portugal  (Lida 521 vezes)

Outubro 25, 2017, 16:16:02, 16:16
Lida 521 vezes

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nas décadas de 70 e 80, Portugal era um pais que era uma sobra daquilo que é hoje. Ainda nao estávamos no Comunidade Europeia, estavamos longe geograficamente e economicamente da Europa, não éramos uma potencia do futebol pois ainda estavam a nascer muitos daqueles que se tornaram nos “melhores do mundo”, a aviação e os cruzeiros eram um modo de transporte para a elite e o conceito low cost que nos leva e trás diariamente milhares de turistas era algo inimaginável.

Mas todo esse atraso, sobretudo nas vias de transporte nas regiões do interior de Portugal, transformavam o nosso país numa gigantesca “PEC” (prova especial de classificação = classificativa de ralis) e quiçá por esse mesmo motivo nos anos 80 a visita anual do campeonato do mundo de Ralis deixava-nos orgulhosos de termos aquilo que oficiosamente era considerado “o melhor Rali do mundo”.


Em aguns desses anos o êxito teve um sabor muito amago, tal como em 1986, ano em que tivemos o azar de ter ocorrido um já antecipado e esperado acidente que foi fruto da liberalização das regras e que transformou os carros em verdadeiros misseis.

Durante todos esses anos e ate 1994 o formato do Rali manteve-se praticamente o mesmo: 1º dia corrido em asfalto e restantes em terra. 94 foi precisamente o ultimo ano em o rali de Portugal pisou alcatrão, pois a partir desta altura as regras ditaram que os ralis teriam de correr num piso de tipo único.

Por mero acaso do destino, possuo um roadbook  do rali desse ano que guardei de recordação pois tive envolvido com a participação da equipa Prodrive que na altura fazia correr os Subarus oficiais.

E esta ideia surgiu-me num destes feriados em que nada tinha para fazer e fui rodar um pouco por Montejunto e fiz algumas passagens naquela deliciosa classificativa: e se fizesse um percurso de 1 dia que recriasse esta 1ª etapa do Rali de Portugal????


A ideia seria ligar Sintra à zona de Vale de Cambra (o Rali corria desde o A. Estoril até à Povoa do Varzim) e a ideia seria incluir as seguintes PECs:

Gradil
Montejunto
Figueiro
Campelo
Serra da Lousa
Gois
Arganil
Coja
Piodao
Caramulo
Sever do Vouga


Sever do Vouga é uma pequena classificativa com cerca 7,5 kms onde o Rali se despediu do asfalto Portugues, contudo, a minha ideia seria passar por uma ultima PEC com grande historia no rali: a Freita, na serra com o mesmo nome.

Nas calmas vou começar a elaborar um GPX que depois partilharei para quem tiver interesse em fazer. Obviamente não terá a importância mítica de uma N2 ou a beleza paisagística de uma N222, mas para alem de cruzar alguns dos pedaços de alcatrão mais nobres da zona cento de Portugal, é uma forma de relembrar quase 25 anos depois um pouco da historia do desporto automóvel em Portugal













« Última modificação: Outubro 25, 2017, 16:17:55, 16:17 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 25, 2017, 17:57:05, 17:57
Responder #1

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
Olá TMaxer!  :)
Ideia interessante! Eu acompanhei bastante o Rali de Portugal/Rali TAP na década de 1970... Eram etapas fabulosas. Eu alinhava nessa viagem  :yeah:. Desde que esses percursos possam ser efectuados por uma moto turística (no meu caso uma Honda CBF 600 SA). Se for só para "trails" então não vai dar...
Mas vou ter que ficar apeado da moto durante 3 a 4 meses a partir de 10 de Novembro, pois vou submeter-me a uma cirurgia ao ligamento e articulação do ombro, embora não seja uma intervenção complicada, a recuperação demora sempre uns meses até ficar operacional para viajar de moto.
Julgo que nos iremos encontrar no almoço em Setúbal no próximo dia 1, e poderemos desenvolver mais sobre essa óptima ideia.
Até breve.
« Última modificação: Outubro 25, 2017, 18:00:36, 18:00 por João A »
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Outubro 25, 2017, 18:23:15, 18:23
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ola Joao!

Sim... sao estradas secundarias ou municipais alcatroadas. Não ha trialeiras em que seja necessario fazer offroad  :nice:


Falamos na 4 feira  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 25, 2017, 21:02:04, 21:02
Responder #3

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Também alinho !
Isto é coisa para fazer num só fds , ...ou não? 

Outubro 25, 2017, 21:17:31, 21:17
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 25, 2017, 22:47:24, 22:47
Responder #5

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Excelente ideia T-max.
Dependendo da data, estou bastante interessado.
Com a quantidade de aldeias históricas na zona e praias fluviais deve ser um must fazer e parar para umas banhocas.
Já temos um assunto para quarta feira....

Um abraco,
JpC

Outubro 25, 2017, 22:55:35, 22:55
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Excelente ideia T-max.
Dependendo da data, estou bastante interessado.
Com a quantidade de aldeias históricas na zona e praias fluviais deve ser um must fazer e parar para umas banhocas.
Já temos um assunto para quarta feira....

Um abraco,
JpC


Ola Joao!


Sim... também vamos falar na vossa Transpirineica... tenho excelentes dicas "off the beaten path" para vos dar tal como o Col de Marie Blanche ou o Col Horquette d´Ancizan  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 26, 2017, 10:35:23, 10:35
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Que excelente ideia. Lembro-me de ver algumas etapas em Sintra quando era mais novo. Saudades.

Pena que não possa participar com vocês devido à maquina que tenho.  :'(

Pode ser que saia o euromilhões e faça a rodagem.  ;D

Outubro 26, 2017, 10:57:30, 10:57
Responder #8

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1203
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Estou MUITO interessado este passeio! Temos que falar!
E se não for ao Rider1000 2018 vou aos Pirenéus com vocês no verão...
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)