Nas décadas de 70 e 80, Portugal era um pais que era uma sobra daquilo que é hoje. Ainda nao estávamos no Comunidade Europeia, estavamos longe geograficamente e economicamente da Europa, não éramos uma potencia do futebol pois ainda estavam a nascer muitos daqueles que se tornaram nos “melhores do mundo”, a aviação e os cruzeiros eram um modo de transporte para a elite e o conceito low cost que nos leva e trás diariamente milhares de turistas era algo inimaginável.
Mas todo esse atraso, sobretudo nas vias de transporte nas regiões do interior de Portugal, transformavam o nosso país numa gigantesca “PEC” (prova especial de classificação = classificativa de ralis) e quiçá por esse mesmo motivo nos anos 80 a visita anual do campeonato do mundo de Ralis deixava-nos orgulhosos de termos aquilo que oficiosamente era considerado “o melhor Rali do mundo”.
Em aguns desses anos o êxito teve um sabor muito amago, tal como em 1986, ano em que tivemos o azar de ter ocorrido um já antecipado e esperado acidente que foi fruto da liberalização das regras e que transformou os carros em verdadeiros misseis.
Durante todos esses anos e ate 1994 o formato do Rali manteve-se praticamente o mesmo: 1º dia corrido em asfalto e restantes em terra. 94 foi precisamente o ultimo ano em o rali de Portugal pisou alcatrão, pois a partir desta altura as regras ditaram que os ralis teriam de correr num piso de tipo único.
Por mero acaso do destino, possuo um roadbook do rali desse ano que guardei de recordação pois tive envolvido com a participação da equipa Prodrive que na altura fazia correr os Subarus oficiais.
E esta ideia surgiu-me num destes feriados em que nada tinha para fazer e fui rodar um pouco por Montejunto e fiz algumas passagens naquela deliciosa classificativa: e se fizesse um percurso de 1 dia que recriasse esta 1ª etapa do Rali de Portugal????
A ideia seria ligar Sintra à zona de Vale de Cambra (o Rali corria desde o A. Estoril até à Povoa do Varzim) e a ideia seria incluir as seguintes PECs:
Gradil
Montejunto
Figueiro
Campelo
Serra da Lousa
Gois
Arganil
Coja
Piodao
Caramulo
Sever do Vouga
Sever do Vouga é uma pequena classificativa com cerca 7,5 kms onde o Rali se despediu do asfalto Portugues, contudo, a minha ideia seria passar por uma ultima PEC com grande historia no rali: a Freita, na serra com o mesmo nome.
Nas calmas vou começar a elaborar um GPX que depois partilharei para quem tiver interesse em fazer. Obviamente não terá a importância mítica de uma N2 ou a beleza paisagística de uma N222, mas para alem de cruzar alguns dos pedaços de alcatrão mais nobres da zona cento de Portugal, é uma forma de relembrar quase 25 anos depois um pouco da historia do desporto automóvel em Portugal