Achei também interessante a questão das baterias de substituição rápida.Tentando utilizar um exemplo que para mim parece idêntico:-capsulas nespresso ou capsulas deltaqA questão que levanto é... ... será que se deveria encaminhar para baterias iguais para todos os veículos facilitando tudo o que daí deriva ou iremos assistir novamente a questões de diferenciação, orgulho e marcar posição pelas várias marcas tornando o futuro dos eléctricos não muito do que acontece actualmente nos de combustão tradicional e dos actuais híbridos ou a gpl que existe dificuldade em encontrar postos de abastecimento para esses que por enquanto ainda são em número residual?!
Citação de: 2low em Novembro 28, 2018, 14:44:47, 14:44Achei também interessante a questão das baterias de substituição rápida.Tentando utilizar um exemplo que para mim parece idêntico:-capsulas nespresso ou capsulas deltaqA questão que levanto é... ... será que se deveria encaminhar para baterias iguais para todos os veículos facilitando tudo o que daí deriva ou iremos assistir novamente a questões de diferenciação, orgulho e marcar posição pelas várias marcas tornando o futuro dos eléctricos não muito do que acontece actualmente nos de combustão tradicional e dos actuais híbridos ou a gpl que existe dificuldade em encontrar postos de abastecimento para esses que por enquanto ainda são em número residual?!Acredito que vai depender inteiramente da disponibilidade e consequente preço dos combustíveis derivados do petróleo.Se estes escassearem e a Lei de Mercado funcionar não há volta a dar e temos de procurar alternativas, mas sim os primeiros tempos vamos provavelmente assistir a uma oferta muito variada, tendo todas as marcas a querer impor o seu sistema ( à semelhança do que aconteceu no passado com as cassetes BetaMax e VHS ) mas a convergência é inevitável qualquer que seja a energia do Futuro...
Interessante debate aqui deixado e numa troca de opiniões como já não lia há algum tempo. Falou-se mais atrás nas renováveis e gostaria de lembrar (ou dar conhecimento a quem não o sabia), que o site da APREN mostra com bastante clareza as fontes para a produção de energia.Pesquisem o site e vejam os gráficos...A nível das renováveis digamos que ainda há trabalho a fazer, mas...existem países bem piores..."No período entre janeiro e outubro de 2018, a eletricidade produzida no continente teve uma repartição de 52,7 % de origem renovável, sendo os restantes 47,3% provenientes de fontes de energia fóssil, num total de eletricidade gerada de 45 873 GWh."https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao
...estranho que num País onde o número de horas de sol é tão elevado e com tantas áreas sem utilidade onde o vento é normalmente fraco não exista mais investimento na geração fotovoltaica.
...com a liberalização do mercado da energia elétrica vieram uns quantos novos fornecedores e estou convencido que à medida que a procura aumente os atuais fornecedores de combustíveis também vão entrar no jogo...
...as estações de serviço das autoestradas cobertas de painéis fotovoltaicos a produzir grande parte da energia que vão comercializar ...
Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 29, 2018, 13:57:15, 13:57...estranho que num País onde o número de horas de sol é tão elevado e com tantas áreas sem utilidade onde o vento é normalmente fraco não exista mais investimento na geração fotovoltaica.Considerando uns optimistas 150W por m2 ... Só para alimentar uma trifásica standard de carregamento rápido (que deve ser uns 380v 70 amp) duvido que a cobertura das actuais estações de serviço convencionais forrada a paineis chegasse...
Sobre o assunto dos motociclos e veículos eléctricos no geral tem sido debatido em pelo menos dois tópicos, incluindo este....
Li já qualquer coisa sobre esse estudo de Munique e postado mais acima, estar a ser "mandado abaixo" por não ter em linha de conta uma série de aspectos que o levam a ser classificado como "estudo /encomendado".
Já só falta o passo mais importante neste género, que é as portagens gratuitas, com circulação sem custos em todas as A.E. do país.
Relativamente a duração das motas eléctricas, tenho um amigo que acabou de ultrapassar os 140 000km com uma mota eléctrica chinesa de 2010. Motor e baterias originais, sem qualquer tipo de revisão programada. E continua feliz a utilizar a mota no dia a dia. Estima que a mota tenha perdido uns 25% da capacidade original, no entanto não interfere com a utilização diária. São números impressionantes, mais de 5 500€ em gasolina, considerando consumo de 2,5L/100km. O odometro deu a volta aos 99 999km
Citação de: marcopns em Maio 21, 2019, 17:04:31, 17:04Relativamente a duração das motas eléctricas, tenho um amigo que acabou de ultrapassar os 140 000km com uma mota eléctrica chinesa de 2010. Motor e baterias originais, sem qualquer tipo de revisão programada. E continua feliz a utilizar a mota no dia a dia. Estima que a mota tenha perdido uns 25% da capacidade original, no entanto não interfere com a utilização diária. São números impressionantes, mais de 5 500€ em gasolina, considerando consumo de 2,5L/100km. O odometro deu a volta aos 99 999km Habitualmente há sempre uma gerigonça chinoca que foge ao controlo de "falta de qualidade" e acaba por se tornar numa excelente compra.Esse teu amigo teve sorte e ainda bem que lhe dá o uso mais que esperado. No meu caso a única coisa chinoca que comprei e que inesperadamente é uma maravilha de fiabilidade foi um berbequim de 9,99€ que comprei lá para 2009 no Jumbo… pelas contas de vários intervenientes nas obras, aquilo já deveria ter queimado à muito… ol: ol: ol:Voltando à moto do teu amigo... qual é o modelo?Será uma tipo "aquelas coisas" muito pequenas, estreitas e curtas, com uns pedais auxiliares e que não têm matricula?Entretanto… algures no fórum já se falou em motos chinocas a copiar modelos de marcas conhecidas… se alguém quiser uma Ninja electrica da kEwEsaki…https://pt.made-in-china.com/co_bodevehicle/image_China-Pocket-Bike-Racing-Adult-Electric-Motorbike_rnhsyyurg_ZGEUNszRgIkK.html
Citação de: 2low em Maio 21, 2019, 19:07:01, 19:07Citação de: marcopns em Maio 21, 2019, 17:04:31, 17:04Relativamente a duração das motas eléctricas, tenho um amigo que acabou de ultrapassar os 140 000km com uma mota eléctrica chinesa de 2010. Motor e baterias originais, sem qualquer tipo de revisão programada. E continua feliz a utilizar a mota no dia a dia. Estima que a mota tenha perdido uns 25% da capacidade original, no entanto não interfere com a utilização diária. São números impressionantes, mais de 5 500€ em gasolina, considerando consumo de 2,5L/100km. O odometro deu a volta aos 99 999km Habitualmente há sempre uma gerigonça chinoca que foge ao controlo de "falta de qualidade" e acaba por se tornar numa excelente compra.Esse teu amigo teve sorte e ainda bem que lhe dá o uso mais que esperado. No meu caso a única coisa chinoca que comprei e que inesperadamente é uma maravilha de fiabilidade foi um berbequim de 9,99€ que comprei lá para 2009 no Jumbo… pelas contas de vários intervenientes nas obras, aquilo já deveria ter queimado à muito… ol: ol: ol:Voltando à moto do teu amigo... qual é o modelo?Será uma tipo "aquelas coisas" muito pequenas, estreitas e curtas, com uns pedais auxiliares e que não têm matricula?Entretanto… algures no fórum já se falou em motos chinocas a copiar modelos de marcas conhecidas… se alguém quiser uma Ninja electrica da kEwEsaki…https://pt.made-in-china.com/co_bodevehicle/image_China-Pocket-Bike-Racing-Adult-Electric-Motorbike_rnhsyyurg_ZGEUNszRgIkK.htmlEsqueci-me de referir a marca da mota. É uma Jonway, vendida por cá como SW Predator, marca entretanto extinta. Equivalente a 125cc. Chineses em carros e motas é para esquecer, sejam eletricas ou a combustão, as fragilidades começam logo no quadro e plásticos. Arrisco a dizer que não há 2 quadros iguais
Citação de: marcopns em Maio 21, 2019, 19:19:14, 19:19Citação de: 2low em Maio 21, 2019, 19:07:01, 19:07Citação de: marcopns em Maio 21, 2019, 17:04:31, 17:04Relativamente a duração das motas eléctricas, tenho um amigo que acabou de ultrapassar os 140 000km com uma mota eléctrica chinesa de 2010. Motor e baterias originais, sem qualquer tipo de revisão programada. E continua feliz a utilizar a mota no dia a dia. Estima que a mota tenha perdido uns 25% da capacidade original, no entanto não interfere com a utilização diária. São números impressionantes, mais de 5 500€ em gasolina, considerando consumo de 2,5L/100km. O odometro deu a volta aos 99 999km Habitualmente há sempre uma gerigonça chinoca que foge ao controlo de "falta de qualidade" e acaba por se tornar numa excelente compra.Esse teu amigo teve sorte e ainda bem que lhe dá o uso mais que esperado. No meu caso a única coisa chinoca que comprei e que inesperadamente é uma maravilha de fiabilidade foi um berbequim de 9,99€ que comprei lá para 2009 no Jumbo… pelas contas de vários intervenientes nas obras, aquilo já deveria ter queimado à muito… ol: ol: ol:Voltando à moto do teu amigo... qual é o modelo?Será uma tipo "aquelas coisas" muito pequenas, estreitas e curtas, com uns pedais auxiliares e que não têm matricula?Entretanto… algures no fórum já se falou em motos chinocas a copiar modelos de marcas conhecidas… se alguém quiser uma Ninja electrica da kEwEsaki…https://pt.made-in-china.com/co_bodevehicle/image_China-Pocket-Bike-Racing-Adult-Electric-Motorbike_rnhsyyurg_ZGEUNszRgIkK.htmlEsqueci-me de referir a marca da mota. É uma Jonway, vendida por cá como SW Predator, marca entretanto extinta. Equivalente a 125cc. Chineses em carros e motas é para esquecer, sejam eletricas ou a combustão, as fragilidades começam logo no quadro e plásticos. Arrisco a dizer que não há 2 quadros iguais Confesso então que já vi algures uma scooter destas… mas desconhecia que era eléctrica e sendo eléctrica é de salientar que é de 2010... altura que não se falava mesmo quase nada de "mobilidade eléctrica"...Entretanto a fazer uma pesquisa rápida descobri este "blog/site"... será o teu amigo?http://www.scooters-eletricas.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=34