Autor Tópico: O paradigma dos motociclos eléctricos: debates sobre a transição  (Lida 17823 vezes)

Maio 21, 2019, 20:38:44, 20:38
Responder #50

tiagofo20

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Relativamente a duração das motas eléctricas, tenho um amigo que acabou de ultrapassar os 140 000km com uma mota eléctrica chinesa de 2010. Motor e baterias originais, sem qualquer tipo de revisão programada. E continua feliz a utilizar a mota no dia a dia. Estima que a mota tenha perdido uns 25% da capacidade original, no entanto não interfere com a utilização diária. São números impressionantes, mais de 5 500€ em gasolina, considerando consumo de 2,5L/100km.
O odometro deu a volta aos 99 999km

Aí está um testemunho que gostava de ler mais detalhes.

Uma coisa que chama a atenção e causa alguma estranheza é a mota ser elétrica e o odómetro ser mecânico

A ausência de revisões é mesmo assim ou o teu colega está a desleixar-se?

Quando dizes que perdeu 25%, referes-te à autonomia, força, velocidade de ponta...

Também gostava de saber a marca, modelo, CC...

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Maio 27, 2019, 18:08:22, 18:08
Responder #51

marcopns

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Em 2010 estas motas ainda tinham mostrador analógico. Eram uma adaptação do modelo existente a gasolina da Jonway. 
A ausência de manutenção porque nao há quase nada a manter. São os pneus, pastilhas e óleo dos travões. Coisas básicas que eu fazia em casa quando tinha uma igual. 
Os 25% são capacidade, que se reflecte na autonomia. Penso que também há alguma perda de potencia com temperaturas muito baixas.

O componente mais importante sao as baterias, neste caso são as Winston 60AH com a química LiFePo4, infelizmente cada vez menos usadas. 

Maio 28, 2019, 08:22:35, 08:22
Responder #52

replicantz

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A India prepara-se para forçar a transição em definitivo para as scooters/motos eléctricas.
Dado o peso deste mercado o efeito nos restantes será forte, diria eu.

https://www.msn.com/en-us/autos/motorcycles/india-to-restrict-its-market-to-electric-motorcycles-by-2025/ar-AABNBGK

Junho 14, 2019, 23:42:29, 23:42
Responder #53

EML

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Não sei se o futuro será eletrico!
Já se estudam combustíveis sintéticos produzidos a partir do CO2.
https://www.motor24.pt/tech/vem-ai-os-combustiveis-que-nao-lancam-carbono-para-a-atmosfera/?utm_source=motor24.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle&_ga=2.82466262.1973561448.1560551280-1437478419.1554491503
Isto pode significar a continuação do velhinho motor a combustão por muito tempo!
Boas curvas! :scooter:
« Última modificação: Junho 14, 2019, 23:43:45, 23:43 por EML »
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Junho 15, 2019, 07:29:29, 07:29
Responder #54

tiagofo20

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A notícia dos combustíveis sintéticos não é nova, mas precisam produzir/vender em grande escala para poderem colocar os preços ao nível do gasóleo/gasolina.

A solução seria entrar no mercado com preços ligeiramente acima dos combustíveis normais e ver no que dava, ainda assim iriam pelo menos ter prejuízo nos primeiros sem qualquer perspectiva de vir a ter retorno do investimento.

Parece-me que é um projeto sem pernas para andar até porque as próprias marcas de automóveis começam a abandonar aos poucos os motores por combustão.

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Junho 15, 2019, 08:33:53, 08:33
Responder #55

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Nesta altura e da forma como veja voltada a indústria, com investimentos avultadissimos na área dos v.e., sinceramente não creio que possa ter grande viabilidade.

Não excluo com isto a entrada no mercado desses combustíveis sintéticos, substituindo daqui por uns anos o combustível com fonte no petróleo, mas o impacto que se antevê nos próximos anos será numa mudança muito grande em matéria de veículos eléctricos.

Aliás, o crescimento de vendas deste tipo de veículos fala por si...e não só na Europa.

A própria China e Índia serão grandes 'consumidores' de veículos eléctricos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Junho 15, 2019, 18:49:16, 18:49
Responder #56

EML

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O planeta não é só a Europa e países desenvolvidos, eletrificar os países em desenvolvimento é uma tarefa hercúlea!
Além que a eletricidade ainda é quase toda produzida com carvão e gás natural. Basta consultar a fatura da luz! :wtf:
Eu acho que nos vão convencer a ter um elétrico e quando o comprarmos vai mudar novamente o paradigma para o capitalismo funcionar bem.
Boas curvas!  :scooter:
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Junho 15, 2019, 19:19:29, 19:19
Responder #57

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Por essa razão é que uma mudança como esta não se faz (nem se tem feito...), como se de um estalar de dedos se tratasse.

Levará anos (décadas) até que haja uma esmagadora maioria com veículos sem motores que recorrem a combustível obtido através de petróleo.

E não...não será ao mesmo ritmo em todos os países este tipo de mudança.

Até pode vir a entrar em força o hidrogénio daqui por 20-25 anos, mas seja como for e independentemente da tecnologia que vai graçar nas opções futuras...o petróleo garantidamente que nessa altura já não terá a presença no mercado que tem e teve. Nem de perto.
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Junho 15, 2019, 22:01:49, 22:01
Responder #58

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Entre a procura de soluções energéticas do futuro ainda muito pode acontecer. Provavelmente a tecnologia que vai predominar não é conhecida actualmente.
Uma coisa é certa, seja qual for a solução os combustíveis fósseis não são inesgotaveis, mais umas décadas e vamos entrar em escassez
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"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 15, 2019, 23:35:20, 23:35
Responder #59

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Aqui há tempos - e mantendo-me dentro da pertinência da questão - criei este tópico onde se dava conta que 2050 seria sensivelmente o limite para o petróleo, com o consumo existente à data.

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1618.msg17354#top

Mas...esta questão na verdade não se tem relevado assim tão fácil.

Isto porque descobrem/iniciam novas jazidas de petróleo todos os anos, fazendo elevar a fasquia em termos de timings.

Porém, independentemente disto, sem dúvida nenhuma que terá "os dias contados" muito antes disso.
Pelo menos o consumo não será sequer comparável daqui por 10 anos...e muito menos o será daqui por 20.
« Última modificação: Junho 15, 2019, 23:57:34, 23:57 por Sapiens21 »
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Junho 16, 2019, 08:49:14, 08:49
Responder #60

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Mas mesmo a electricidade não é toda de energias renováveis, provavelmente um acréscimo súbito de consumo levará a aumento imediato no consumo de combustíveis fósseis, mantendo-se a mesma génese do problema
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Junho 16, 2019, 10:14:26, 10:14
Responder #61

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É algo que também tem vindo a ter a sua mudança, com uma preocupação notória de muitos países num maior recurso a energias renováveis.
Não só isso, como uma disponibilidade de equipamentos para uso habitacional, com todos os elementos necessários para funcionar de forma autónoma, incluindo baterias de iões de lítio com capacidade de 3 a 12 kWh e uns largos milhares de ciclos carga/descarga.

O problema...sim...ainda é o custo, ainda que esteja numa tendência de decréscimo, por forma a que possa haver muitas habitações a gerar a própria energia renovável.
Uma alteração na lei, de forma mais incisiva (e com vontade governativa para tal) talvez acelerasse esta questão... :-\

Porém, ainda existem alguns países para quem as fontes inesgotáveis de energia obtidas da Natureza que nos rodeia, como o Sol ou o Vento, são coisas que não parecem ter a mesma visão de globalidade.
A política nesses casos, ainda que se trate de uma visão a prazo, parece levar mais tempo para a mudança do que o que deveria e seria normal acontecer.  :-X
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Junho 16, 2019, 17:51:26, 17:51
Responder #62

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Pode ser que se consiga fazer um cruzamento entre um animal e uma mota e  o resultado seja uma mota que come relva :)


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Junho 17, 2019, 15:34:50, 15:34
Responder #63

replicantz

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Mais um update a este tema.

Se por um lado temos uma crescente preocupação com o dimensionamento dos recursos de energia actuais (e que no nosso caso já sabemos que a fórmula mágica é a me$ma de sempre...):
https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-06-12/sweden-s-electric-car-boom-is-under-threat-from-power-crunch
(segunda noticia, "Sweden's Electric Car Boom Is Under Threat From Power Crunch")

Por outro, temos cada vez mais empresas a apostar no eléctrico.
Hoje ao regressar de almoço deparei-me com uma acção publicitária em plena rua. Dois dos modelos constam do catálogo da wattmoving.pt.

A 125 está soberba em termos de design, a qualidade de construção aparenta também qualidade. Conta com 80kms autonomia, nada mau para uso citadino ;)







Junho 17, 2019, 16:26:09, 16:26
Responder #64

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A Super Soco está fenomenal a nível de design.

O banco em castanho claro é que confesso que me choca um pouco, preferindo ver ali em preto, mas pronto...

É pena esta eléctrica estar limitada a uma velocidade tão baixa (comparando com 125cc).
Creio que nem chega a 80Km/h reais.  :(

Se fosse mais expedita nesse campo e ainda por cima com o preço a que está (lembro que tem também benefício governamental até 400€), ainda iria atrair mais.
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Junho 17, 2019, 16:39:39, 16:39
Responder #65

replicantz

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Se conseguissem chegar pelo menos aos 90/95 da maioria das scooters 125 ajudava a ultrapassar essa barreira (psicológica?), digo eu.

Exclusivamente para trânsito/cidade 75 a 80 não é mau de todo, mas obviamente aventurando-se em estrada aberta/ICs é monótono (e perigoso).
Talvez seja devido a algum tipo de compromisso entre consumo vs. peso vs. velocidade.

Julho 01, 2019, 22:19:49, 22:19
Responder #66

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Pois é...

A segurança de peões e ciclistas vai passar a que seja obrigatório usar emissores de som (na UE) a partir de 2021...para todos os veículos.

Mas hoje...sim hoje, dia 01/Julho/2019, passou já a sê-lo para carros elétricos novos de quatro rodas que circulem nas ruas europeias.

Por aquilo que li, os emissores de som são automaticamente activados no momento em que circulam a menos de 19km/h.

Este chamado Sistema de Alerta Acústico do Veículo (AVAS em Inglês) passará depois a fazer parte de todos os veículos eléctricos. E sim...se acaso estás a pensar se nos motociclos eléctricos também vai ser algo que terão de ter, a resposta é sim.  :-\
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Julho 15, 2019, 17:58:12, 17:58
Responder #67

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Julho 15, 2019, 18:16:40, 18:16
Responder #68

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Nisto parecem haver estudos para todos os gostos... :nice:

De qualquer forma, na conclusão não deixam de referir isto:

"A EEA não deixa de sublinhar que esta é a diferença mais baixa nos últimos cinco anos, querendo com isto dizer que os carros a gasolina estão a emitir cada vez menos."

Mas a grande revolução que se desenha há bastante tempo é a dos veículos eléctricos.

A que se seguirão outras formas de os mover dentro de algumas décadas, nomeadamente com os avanços no hidrogénio. Se bem que não estou a ver que tal venha a ter tanta força e penetração de mercado como os v.e....no próximo 1/4 de século.
Depois disso, é bem possível.  :)
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Julho 15, 2019, 18:55:48, 18:55
Responder #69

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Eu já deixei de fazer prognósticos, a tecnologia tem um jeito de nos supreender a cada dia.
Veremos que soluções temos quando abandonarmos os combustiveis fosseis  :pensador:
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Julho 26, 2019, 16:02:56, 16:02
Responder #70

replicantz

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Já agora mais um update de novas motos a aparecer.
Os estafetas vão agradecer (digo eu)  :scooter:

Citar
(tradução livre) As recém-lançadas ELMOTO LOOP da GOVECS foram construídas especificamente para estafetas com mochila, para uso em cidades com muito transito.




Citar
GOVECS, one of the leading electric scooter manufacturers in Europe, has a new lineup of electric delivery scooters. And while some of the electric scooters are fairly generic, the new ELMOTO LOOP is a light electric motorcycle perfect for maneuvering in tight urban conditions.

You’ve probably seen those grocery and fast-food delivery riders all over city centers, right?

You know, the ones riding the rough-looking electric bicycles and wearing backpacks the size of a tuba case?

Well, GOVECS has a new electric delivery that is going to make those delivery riders drool.

The recently unveiled ELMOTO LOOP from GOVECS was purpose-built for those backpack delivery workers to navigate crowded cities.

ELMOTO LOOP electric delivery bike
The ELMOTO LOOP seems like quite a traffic buster. It looks like a cross between an electric bicycle and a scooter. Some might call it a moped, though without any pedals. And at just 59 kg (130 pounds), GOVECS says it is the lightest offering so far in the lightweight L1E electric motorbike class in Europe. Despite its featherweight design, it can still support a payload of up to 141 kg (310 pounds).

The ELMOTO LOOP is powered by a 2 kW direct drive electric hub motor mounted in the rear wheel. While 2 kW doesn’t sound like much for a light electric motorcycle, the ELMOTO LOOP only needs to hit 45 km/h (28 mph). That keeps it street legal in the L1E class and also helps keep the size and weight down. Riders only need a standard car driver’s license and not a motorcycle license — yet another benefit of the lower top speed.

Assuming the LOOP is based on ELMOTO’s existing HR4 light electric motorbike, its battery should be good for a maximum of 80 km (50 miles) thanks to a capacity just shy of 2 kWh. It can also be recharged in 4 hours, though delivery fleets usually keep spare batteries on hand to swap out when necessary.

Unlike other electric delivery scooters, the ELMOTO LOOP has larger diameter wheels and tires. That should help the bike handle better on older roads found in many European cities. And with a hydraulic suspension fork up front and dual coilover shocks in the rear, the ride looks to be nice and comfortable. A closer inspection even reveals a pair of foot pegs for a passenger, though the delivery backpack is likely to take up the rear seat space most of the time.

According to a statement from GOVECS:

The ELMOTO LOOP is an excellent alternative for companies that prefer delivery services with a backpack. The ELMOTO LOOP is not only unusually slim, but also extremely agile and maneuverable. When combined with a backpack, the scooter is also ready to make deliveries. Courier services, which often wind their way through busy city centers, can also benefit from the features of the ELMOTO LOOP. The 2 kW engine performance provides real driving enjoyment at a top speed of 45 km/h. The sleek scooter will be available starting September 2019 and can be driven with a normal car driving license. The removable battery can be fully charged in just four hours.

Electrek’s Take
That’s a slick-looking little electric delivery bike, if you ask me. It looks like someone is tootin’ around on a detuned Sur Ron delivering burgers and Thai food.

Sure, GOVECS unveiled some other interesting electric scooters for deliveries as well alongside the ELMOTO LOOP. Their cargo boxes are likely better for bigger deliveries, but they won’t fare quite as well as this little delivery crotch rocket will in some city centers.

My biggest question is now, “How do I get one of these?!”


Fonte:
https://electrek.co/2019/07/25/govecs-elmoto-loop-light-electric-motorcycle-delivery/


Agosto 18, 2019, 20:36:31, 20:36
Responder #71

2low

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Uma outra questão com talvez algum interesse será a evolução dos próprios seguros e que se prevê a médio prazo deixarem de incidir directamente sobre os veículos...

"A tecnologia vai mudar o foco do negócio segurador. No segmento automóvel o carro deixará de ser o foco dos seguros que se centrarão em soluções de mobilidade. "

"Se os carros serão autónomos e as pessoas vão andar mais de bicicleta e trotinete, será preciso alterar os seguros, explicitou. “O seguro automóvel tradicional daqui a dez anos não vai ser como é hoje.”"
( Esta noticia poderá completar também o tópico https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4977.msg77782#msg77782 )

Leitura obrigatória para os interessados: https://eco.sapo.pt/2019/08/18/tecnologias-vao-ameacar-grandes-partes-do-negocio-dos-seguros-antecipa-ageas/

 :pensador:

nota: a "máfia" já está a preparar caminho... ciclistas e trotrinestas preparem-se para começar a pagar a dizima obrigatória...  ou então é tempo de se mexerem antes que...
« Última modificação: Agosto 18, 2019, 20:38:01, 20:38 por 2low »
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Agosto 18, 2019, 23:28:54, 23:28
Responder #72

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Aproveitando o reactivar deste tópico por parte do 2Low, informo que sobre os tais "benefícios fiscais" para aquisição de motos eléctricas e que presumo já todos saberão por cá que existem...tem estado com poucos pedidos.

Segundo li, estão bastante aquém do limite de 250 incentivos, estando registadas 81 candidaturas.

O facto de não haver muita escolha (pouquíssima, melhor dizendo) e o preço elevado, não vão lá facilmente com b€n€fícios...
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Agosto 19, 2019, 07:44:27, 07:44
Responder #73

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Na minha opinião o incentivo serve de pouco. As motas "tradicionais" têm vindo a subir o preço de venda ano após ano, ao passo que nas elétricas, tudo aponta que daqui por uns (poucos) anos vão começar a ser produzidas em maior escala e vão conseguir uma de 2 coisas: melhorar as motas; baixar significativamente o preço.

Ou seja, se hoje vou dar 5 mil por um modelo elétrico simples e se daqui por 5 anos esse mesmo modelo melhorado custar 3 mil, nem por 2 mil vão aceitar a minha usada. Vai ser uma desvalorização brutal. Pelo menos é nisso que acredito. Já para não falar na desvalorização das baterias, que continuam caríssimas.

Agosto 19, 2019, 08:07:58, 08:07
Responder #74

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Falta oferta de mercado nas motos eléctricas...e sobretudo a preços mais próximos das "equivalentes" às que fazem uso de motor de combustão.

No caso dos automóveis, os 1.000 disponíveis  (4x mais do que para aquisição de motos), já estão esgotados.
E assim ficaram em muito pouco tempo.

Como dizes e bem, tudo leva a crer que dentro de mais algum tempo as motos eléctricas comecem a entrar em força no mercado, com os principais fabricantes a apostar nelas....mas até lá, os benefícios não ajudam por aí além.

Se uma BMW C Evolution fosse mais convidativa do que os seus quase 15k, não sei não... :)  :nice:
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Agosto 19, 2019, 10:47:11, 10:47
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Só para acrescentar um pequeno perumenor (já que é normal o peru natalicio lá nos estates)...
https://pplware.sapo.pt/motores/trump-carros-eletricos-nao-vao-funcionar/

Santa paciência para aturar santa ignorância e santa idiotice e santa burrice e santa...

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Agosto 19, 2019, 12:48:25, 12:48
Responder #76

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Com tanto patriotismo e proteccionisto de políticas "à moda de Trump", o que está a provocar é que marcas Americanas como a Ford e a GM podem vir a sofrer ainda mais do que os analistas já prevêm acontecer.

Estão a ver-se envolvidas (sem o quererem) no meio de guerras comerciais e as suas finanças vão sofrer e não é pouco.

Há poucos dias um artigo que li dizia isto: Ford e GM preparam-se para um (grande) desastre

https://observador.pt/2019/08/16/ford-e-gm-preparam-se-para-um-grande-desastre/


Mas não é só nesse sector que as coisas vão mal.
O Trump e as suas célebres convicções como "America will start winning again, winning like never before", são capazes de se virar contra ele.

Quanto àquilo que dizem os cientístas e as evidências quanto às alterações climáticas, o homem não quer saber...


É como a sua opinião quanto às trocas comerciais...
Aliás, esta é uma frase sua e que dirá muito da personalidade que tem e desejo de fechar os States para si mesmos:

"Free trade is terrible. Free trade can be wonderful if you have smart people. But we have stupid people."
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Setembro 11, 2019, 16:56:03, 16:56
Responder #77

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ora leiam também isto que acabo de tomar conhecimento...

https://observador.pt/2019/09/10/tesla-vai-lancar-uma-pilha-capaz-de-fazer-um-carro-andar-durante-mais-de-1-milhao-de-quilometros/

Quando (e se algum dia...) tiver oportunidade de ver algo como isto em larga escala nos veículos e acessível para aquisição ao comum dos mortais, acredito que a revolução da mobilidade é algo que fica a um nível difícil de imaginar.
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Setembro 11, 2019, 17:31:07, 17:31
Responder #78

replicantz

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Está é daquelas que só vendo para crer! Há mais de 10 anos que várias empresas apresentam pontualmenge estudos e investigações como a próxima revolução nas ditas "pilhas" (baterias).

Até agora, a evolução foi escassa e mal consegue acompanhar o ritmo de evolução dos dispositivos, neste caso, dos carros.

Seria bom? Não.
Seria fantástico!

E quem for bem sucedido nessa tarefa tem literalmente o mundo nas mãos
Além da autonomia dos carros, já imaginaram um telemóvel que só se carrega de 2 em 2 anos? Ou o portátil 1x ao ano...
E as webcams e security cams com autonomia para X anos dispensando ligações eléctricas? E......

É um sem fim de aplicações no mercado actual e que realmente pode representar uma (r)evolução como há muito não se assiste.


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Setembro 11, 2019, 17:35:43, 17:35
Responder #79

ricardmag

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Além da autonomia dos carros, já imaginaram um telemóvel que só se carrega de 2 em 2 anos? Ou o portátil 1x ao ano...

Posso ter percebido mal a noticia mas a evolução da dita pilha não é o tempo que a carga dura mas sim o numero de carregamentos que podem ser feito durante a vida da pilha.

Cumprimentos
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Setembro 11, 2019, 17:49:55, 17:49
Responder #80

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É daquelas coisas que provavelmente um Engenheiro Químico terá bem mais facilidade em entender.  :read.calm:

A revolução nas baterias e processos químicos conseguidos para as fazer durar muito mais do que até aqui, pode vir a ser algo capaz de mudar completamente a ideia até dos mais cépticos.

O ficheiro completo é este (PDF.). Em Inglês.

Link...
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Setembro 11, 2019, 21:12:31, 21:12
Responder #81

2low

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Bem... não tive ocasião de ler a dita publicação de uma ponta à outra, com todos os cuidados, e apenas li na diagonal rápida praticamente o titulo e um pouco da publicação sobre a Tesla desenvolver a bateria para aguentar quase 1,6 milhões de quilómetros. [o normal de uma tradicional bateria é durar 3/4 anos e se corresponder a 100.000km já é muito bom!]

Dessa leitura fiquei com a sensação que apenas se remetem à própria duração útil da bateria com todos os respectivos carregamentos necessários para o efeito, pois parece-me impossível que nos próximos dois ou três anos consigam uma bateria que tenha uma durabilidade quase útil do próprio veiculo sem garantir também o tostão pós-venda para a marca... acho que entende-se o que quero dizer...

Em todo o caso, se a Tesla conseguisse desenvolver mesmo uma bateria que até nem tinha de ser carregada (ou com um maior aproveitamento em andamento...) para que iria estar a investir ou oferecer carregamentos ilimitados em determinados modelos da marca nos postos de carregamento rápido ?!

 :convivio:
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Setembro 11, 2019, 21:38:47, 21:38
Responder #82

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E é isso mesmo que indica a notícia, se bem que não muito clara nesse propósito.

A dita bateria (que imagino seja bastante cara durante alguns anos) vai revolucionar o mercado pois aguentar +1.600.000kms é algo que está muito acima do actual.

Provavelmente devem fazer agora, com perdas graduais até 30% de autonomia face a novos, uns 250.000kms. Na boa. Mas daí até várias vezes isso...  :feliz:

Uma bateria durar milhares de ciclos de carga/descarga e fazer +1.600.000kms sem ser substituída, é absolutamente fantástico.

Mas até chegar a valores capazes de ser acessíveis a muita gente, vai levar o seu tempo....
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Setembro 20, 2019, 23:38:58, 23:38
Responder #83

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"Um estudo revelou que 42% dos americanos acham que, para andar, os eléctricos precisam de…gasolina!"

Link para a notícia: AQUI

O M G!!!  :o

Não sei se é mesmo só falta de informação, ou se é genuinamente malta idiota.
Isto anda meio Mundo completamente louco...  :toma:
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Setembro 22, 2019, 19:30:59, 19:30
Responder #84

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Setembro 22, 2019, 20:02:12, 20:02
Responder #85

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Gravita tudo em torno da falta de informação e também desinteresse (ou mesmo desconfiança) de muita gente por outro tipo de tecnologias associadas aos veículos.

Talvez por esses mesmos factores, há uns meses surgiu a notícia de uma senhora a pretender colocar gasolina no seu....Tesla. Tornou-se viral esse vídeo!! :-X



Mas há mais a fazer o mesmo...
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Outubro 01, 2019, 00:06:21, 00:06
Responder #86

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A capa do Jornal de Notícias do dia de hoje, relativamente às bicicletas eléctricas, scooters e trotinetes, nomeadamente quanto à velocidade a que deveriam estar limitadas, mas que, aparentemente e segundo dá a entender o título, serão nalguns casos bem superiores ao que se imagina.


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Outubro 02, 2019, 19:59:18, 19:59
Responder #87

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Uma capa muito infeliz por causa da foto da esquerda :(
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Outubro 03, 2019, 00:30:00, 00:30
Responder #88

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Já que se fala em transição neste tópico, quem está numa de apostar quase na totalidade noutro tipo de mobilidade para a sua frota é a.... Telepizza em Espanha.

Isto resulta de um acordo entre a Telepizza e a Silence, com os seus ciclomotores modelo S02 e que podem ver nas duas fotos que deixo abaixo.

Irão assim mudar gradualmente a sua frota para veículos eléctricos e que irão operar todos os dias, numa primeira fase na cidade de Barcelona.

Veremos se rapidamente este tipo de iniciativa da marca não chega também a Portugal. ;)



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Outubro 04, 2019, 07:47:49, 07:47
Responder #89

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E agora foi a McDonald’s na Suécia a entrar também na disponibilização de postos de carregamento de veículos eléctricos...visto que por lá o número de vendas destes veículos tem sido impressionante.
E chegou mesmo a ser problemático tal a velocidade com que ocorreu..

A potência dos postos de carregamento da conhecida cadeia de restaurante fast-food é de 55kW e foi mesmo criada uma sinalética própria para os postos.

Um Happy Meal fica a 39 coroas suecas, o Big Mac a 52...
Já o abastecimento na rede de postos de carregamento da McDonald’s, chamada McCharge, :) fica a 2,5 coroas/minuto, que se traduz em cerca de 0,23€/minuto.  ;)

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Outubro 07, 2019, 13:40:49, 13:40
Responder #90

JoãoPVCarvalho

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E agora foi a McDonald’s na Suécia a entrar também na disponibilização de postos de carregamento de veículos eléctricos...visto que por lá o número de vendas destes veículos tem sido impressionante.
E chegou mesmo a ser problemático tal a velocidade com que ocorreu..

A potência dos postos de carregamento da conhecida cadeia de restaurante fast-food é de 55kW e foi mesmo criada uma sinalética própria para os postos.

Um Happy Meal fica a 39 coroas suecas, o Big Mac a 52...
Já o abastecimento na rede de postos de carregamento da McDonald’s, chamada McCharge, :) fica a 2,5 coroas/minuto, que se traduz em cerca de 0,23€/minuto.  ;)


A Telepizza aqui de Benavente já dispõe de 3 scooters eléctricos.
O Mc'Donalds do Porto Alto já disponibiliza ponto de carregamento para veículos eléctricos.

Estou em crer que a proliferação dos veículos eléctricos vai ser muito rápida e o nosso País não vai fugir à regra. Onde também não deve ser diferente daquilo a que estamos habituados desde que temos memória é na falta de adequação dos meios para acomodar a evolução, mas como a necessidade aguça logo aparecem soluções " eternamente " provisórias para colmatar as faltas.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 07, 2019, 14:01:22, 14:01
Responder #91

tiagofo20

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A solução mais obvia a meu ver passará por carregar as viaturas em casa.

Tenho ideia (e alguém aqui poderá confirmar ou desmentir) que as habituações que estão a ser construídas de raiz e que possuam garagem são obrigadas a ter uma tomada adaptada para carregar carros elétricos. Pelo menos tenho ideia de ter ouvido isso algures.

Outubro 07, 2019, 19:11:42, 19:11
Responder #92

Moto2cool

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Daria para as voltas ao pé de casa, mais longe....com reboque  :chavebocas:
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Outubro 07, 2019, 19:33:09, 19:33
Responder #93

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Aquilo que dizes mostra que estás bem recordado Tiago20.

De facto em tempos falou-se nisso é que seria...

...para iniciar este ano de 2019.  :-\

https://pplware.sapo.pt/informacao/obrigatorio-carregadores-carros-eletricos-casas/

Tratava-se muito simplesmente em passar a ter em todas as novas habitações ou garagens, de forma obrigatória, um ponto de carregamento para veículos eléctricos a partir de 2019.

O membro @2low, tendo em conta que está, a nível profissional, nesta parte das obras em edificações novas, porventura poderá esclarecer-nos se já passou entretanto, ou ainda está para passar... a obrigação. :)
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Dalai Lama

Outubro 07, 2019, 21:15:16, 21:15
Responder #94

2low

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A solução mais obvia a meu ver passará por carregar as viaturas em casa.

Tenho ideia (e alguém aqui poderá confirmar ou desmentir) que as habituações que estão a ser construídas de raiz e que possuam garagem são obrigadas a ter uma tomada adaptada para carregar carros elétricos. Pelo menos tenho ideia de ter ouvido isso algures.

Desde Setembro de 2018 que todas as novas construções são obrigadas a estarem preparadas para veiculos eléctricos.
Posso depois colocar aqui a legislação que obriga a tais requisitos.

Na prática o que está a acontecer (isto é muito volátil e pode mudar num cenário a 6 meses e acaba por ser conforme a autarquia... subjectivo portanto...) [Almada] é deixarmos a pré-instalação preparada para a "dita tomada eléctrica" (actualmente só mesmo quem tenha veiculo eléctrico é que pede para ter a referida tomada), significando deixar tubo anelado desde o quadro parcial da garagem ou do quadro geral até onde irá existir a tomada para o veiculo eléctrico.
Se a pessoa pretender realmente usufruir da tomada exclusiva para veículos eléctricos que se prepare para a factura da electricidade... são só (julgo que) 5,5kva exclusivos para essa tomada e depois ainda a somar os 6,9kva ou 10,35kva que são actualmente o mínimo para uma moradia tipo T3 funcionar correctamente com todos os aparelhos eléctricos que se utilizam...

A parte chata da "preparação da obra de construção nova" é que o dono de obra tem de prever um projecto electrotécnico aquando a fase de "projecto de arquitectura e especialidades" pois como se vê, facilmente se ultrapassam os 10,35kva... quando até à pouco, bastaria uma ficha electrotécnica (válida inclusivé até aos 10,35kva) que tem um custo substancialmente reduzido face ao projecto electrotécnico...

Em construção existente, pode em alguns casos ser inviável proceder às alterações:
-potencias contratadas disponíveis na zona
-zona não urbanizada e custos de "nova puxada"
-por vezes a "tubagem" de entrada de electricidade na casa tem diâmetro reduzido para os valores de diâmetro de tubo/fio hoje utilizados (idade construção)

Para concluir, a tomada eléctrica não serve só para automóveis eléctricos mas também motociclos eléctricos... que se ainda não utilizarem a mesma "ficha standard" brevemente caminharemos para tal...
MAS como estamos em Portugal, e tal como aconteceu quando apareceu a TDT, podíamos ter uma TV que funcionava com TDT em qualquer parte da Europa mas como Portugal recorreu à nova norma mpeg4 ou lá o que é (caso único na Europa), significou que na altura teríamos de ter o ultimo grito de TV's para realmente não necessitarmos de box's externas para acedermos à TDT...
...prevejo assim os problemas típicos dos complicómetros que os legisladores nacionais tanto gostam de seguir e que nos obrigam a ter de sofrer...
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Outubro 07, 2019, 22:07:41, 22:07
Responder #95

tiagofo20

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Se a pessoa pretender realmente usufruir da tomada exclusiva para veículos eléctricos que se prepare para a factura da electricidade... são só (julgo que) 5,5kva exclusivos para essa tomada e depois ainda a somar os 6,9kva ou 10,35kva que são actualmente o mínimo para uma moradia tipo T3 funcionar correctamente com todos os aparelhos eléctricos que se utilizam...


Para quem planeia ter um carro elétrico esse não me parece ser um grande problema. O quadro extra de 5,5kva paga-se com o quilómetros que o carro é suposto fazer.

Assim por alto, devemos estar falar de 10€/mês de potência contratada e de uns  3,50€ para carregar uma bateria, com a vantagem (creio eu) de poder ter nesse quadro tarifa bi horária e carregar o carro durante as horas económicas.

A parte que ainda me deixa de pé atrás nos elétricos é o custo das baterias e a falta de garantias por parte dos fabricantes. De que adianta poupar 500€/ano em consumos, se depois corro o risco de gastar 7000€ na troca de bateria ao fim de... Sabe-se lá quanto tempo. Tem havido trocas antes dos 30 mil km. Quero acreditar que foram casos de baterias com defeitos ou devido a má utilização.

Outubro 07, 2019, 22:43:05, 22:43
Responder #96

2low

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Se a pessoa pretender realmente usufruir da tomada exclusiva para veículos eléctricos que se prepare para a factura da electricidade... são só (julgo que) 5,5kva exclusivos para essa tomada e depois ainda a somar os 6,9kva ou 10,35kva que são actualmente o mínimo para uma moradia tipo T3 funcionar correctamente com todos os aparelhos eléctricos que se utilizam...


Para quem planeia ter um carro elétrico esse não me parece ser um grande problema. O quadro extra de 5,5kva paga-se com o quilómetros que o carro é suposto fazer.

Assim por alto, devemos estar falar de 10€/mês de potência contratada e de uns  3,50€ para carregar uma bateria, com a vantagem (creio eu) de poder ter nesse quadro tarifa bi horária e carregar o carro durante as horas económicas.

A parte que ainda me deixa de pé atrás nos elétricos é o custo das baterias e a falta de garantias por parte dos fabricantes. De que adianta poupar 500€/ano em consumos, se depois corro o risco de gastar 7000€ na troca de bateria ao fim de... Sabe-se lá quanto tempo. Tem havido trocas antes dos 30 mil km. Quero acreditar que foram casos de baterias com defeitos ou devido a má utilização.

Sempre podes adquirir um tesla e não terás esses problemas com os custos das baterias...
... sendo que uma das noticias mais recentes da tesla é que estão a desenvolver baterias que duram bem mais do que 200.000km...

Sobre a utilização de veículo eléctrico, o que pode ser uma escolha acertada para uns, para outros pode ser o oposto... cada caso é um caso e para já este será um problema que as marcas terão de solucionar para conseguirem "agradar" a todos e que ninguém consiga ter mais benefícios com ainda um veículo tradicional... seja qual for o benefício/vantagem.
Há por isso que respeitar as liberdades de cada um e ninguém pode ser inferiorizado só porque não adere logo a cada novidade ou alguma moda que entretanto apareça...

Para concluir que se não houvesse os normais interesses financeiros da indústria automóvel (eléctricos ou tradicionais) já teríamos todos acesso a veículos altamente eficientes e não poluentes (energia quase infinita) ... só que esses como não dão dinheiro a esses interesses...
Assim continuo a achar uma grande demagogia por trás disto tudo...
« Última modificação: Outubro 07, 2019, 22:44:58, 22:44 por 2low »
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Outubro 07, 2019, 22:50:36, 22:50
Responder #97

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Não vejo problemas nesse tocante, actualmente, na aquisição de um veículo electrico.

A maioria dos fabricantes, inclusivamente para híbridos, está a dar garantia de vários anos para as baterias. Mais do que dão de garantia para tudo o resto.

Não vejo por aí razão para receio, excepto se for adquirido já usado com uns anos e é para manter depois por mais uma série de anos.  :nice:

O que existe é perda gradual da capacidade original da bateria.
Ao fim de 100.000kms é possível que tenha perdas de 20% e  isso é algo bastante conhecido.
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Dalai Lama

Outubro 07, 2019, 23:01:30, 23:01
Responder #98

2low

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Não vejo problemas nesse tocante, actualmente, na aquisição de um veículo electrico.

A maioria dos fabricantes, inclusivamente para híbridos, está a dar garantia de vários anos para as baterias. Mais do que dão de garantia para tudo o resto.

Não vejo por aí razão para receio, excepto se for adquirido já usado com uns anos e é para manter depois por mais uma série de anos.  :nice:

O que existe é perda gradual da capacidade original da bateria.
Ao fim de 100.000kms é possível que tenha perdas de 20% e  isso é algo bastante conhecido.

Bem... houve alguns bmw i3 que aparentemente não duravam sequer 2anos (baterias) e houve quem em desespero tenha feito campanhas negativas contra a bmw...
(parece que na altura as baterias tinham um custo de algo como 25.000€)
Desconheço se voltou a existir problemas parecidos com outras marcas mas pode ser possível sempre que aparece uma nova marca a propor o seu primeiro modelo electrizado...
« Última modificação: Outubro 07, 2019, 23:22:59, 23:22 por 2low »
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Outubro 13, 2019, 11:37:57, 11:37
Responder #99

tiagofo20

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Parece que dar 25 mil euros para trocar uma bateria não é coisa do passado nem apenas associado à BMW

https://pplware.sapo.pt/motores/nissan_leaf_bateria/

A Nissan dá garantia de 8 anos ou 160 mil km e diz que as baterias estão desenhadas para ter uma vida útil de 12 anos. O carro novo custa 32 mil euros.

Com notícias destas, quem estará na disposição de comprar um usado elétrico? Por quanto?