Autor Tópico: Comparativo: Kymco XCiting 400i VS Yamaha X-Max 300 VS Honda Forza 300  (Lida 5819 vezes)

Janeiro 11, 2019, 20:01:25, 20:01
Lida 5819 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Comparativo: Kymco XCiting 400i VS Yamaha X-Max 300 VS Honda Forza 300




Para não se falar sempre de motos, trago um comparativo de maxiscooters levado a cabo pela conhecida publicação Francesa Motoservices.com, tendo o mesmo incidido sobre 3 modelos que estão à venda também em Portugal e numa cilindrada que tem tido a sua procura. :nice:


Os preços não estão muito distantes entre si (bem pelo contrário), mas existem logo à partida diferenças na cilindrada e potência de cada uma delas...

Kymco XCiting 400i - motor de 400cc com 35,4cv
Yamaha X-Max 300 - motor de 292cc com 28cv
Honda Forza 300 - motor de 279cc com 25,1cv


Em termos de peso também existem diferenças a assinalar para cada uma:


Kymco XCiting 400i - Pesa 209Kg
Yamaha X-Max 300 - Pesa 179Kg
Honda Forza 300 - Pesa 182Kg


Quanto à capacidade de depósito de cada uma delas:

Kymco XCiting 400i - Leva 12,5L de combustível
Yamaha X-Max 300 - Leva 13L de combustível
Honda Forza 300 - Leva 11,5L de combustível


Relativamente ao próprio teste desta conceituada publicação na área do motocilismo, resultaram no final as seguintes apreciações para cada um dos modelos (mantendo a mesma ordem existente acima):


Kymco XCiting 400i
O mais positivo:

(+) Design bem conseguido
(+) Equipamento
(+) Agrado do motor
(+) Boa relação preço/prestações

O menos positivo:

(-) Capacidade debaixo do banco muito limitada
(-) Qualidade dos pneus montados (Maxxis)


Yamaha X-Max 300
O mais positivo:

(+) Design agressivo
(+) Ergonomia
(+) Motor eficaz
(+) Presença da iluminação Full Led

O menos positivo:

(-) ABS excessivamente intrusivo
(-) Capacidade da travagem com 1 disco à frente
(-) Um amortecimento melhorável


Honda Forza 300
O mais positivo:

(+) A comodidade oferecida pelo vidro de reguação eléctrica
(+) Design e qualidade
(+) Capacidade de carga
(+) Rigor demonstrado

O menos positivo:

(-) Suspensões demasiado firmes
(-) Não ter Idling Stop


Quanto aos consumos reais alcançados no final do teste aos 3 modelos, resultou no seguinte (mantendo a ordem inicial):

Kymco XCiting 400i - Consumo médio no final de....4,7L aos 100Kms

Yamaha X-Max 300 - Consumo médio no final de...4,7L aos 100Kms

Honda Forza 300 - Consumo médio no final de...4,1L aos 100Kms


Fica mais abaixo o link do teste onde podem encontrar por lá também o vídeo. :nice:








LINK:
https://www.motoservices.com/dossiers-scooter/Comparatif-maxi-scooter-Forza-300-vs-Xmax-300-vs-Xciting-S400i-oct-2018.htm
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 11, 2019, 21:35:21, 21:35
Responder #1

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Aqui posso falar
A Kymco dá um baile a vontade as outras duas e o consumo só fazia os 4.7 se andasse sempre a fundo.
Por outro lado a xmax já a testei em todas as condições e só chega aos 4 LT andando a fundo sempre ,já a forza,bem nem falo pois é um tiro no pé da Honda em vários aspectos ,só a fiabilidade não chega ,podiam ,deviam ter feito bem melhor do que um painel de instrumentos bonito e vidro elétrico.
Resumindo,de motor , travões, ciclística,a Kymco sem dúvida, de seguida o motor da xmax e sua ciclística menos os travões que podiam ser melhores.
A iluminação satisfaz em médios .
Da forza falta suspensão,falta motor faltam consumos ,etc
Agravando o defeito da ciclística que leva alguns a entregá-la com 800 km pois tremem por todo lado
membro numero 16

Janeiro 11, 2019, 21:40:29, 21:40
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Da parte dos consumos os resultados dos testes são os que a publicação divulgou...

Limitei-me a postar o que foi indicado e também não tenho razões para duvidar daquilo que escrevem.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 11, 2019, 22:44:40, 22:44
Responder #3

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Aqui posso falar
A Kymco dá um baile a vontade as outras duas e o consumo só fazia os 4.7 se andasse sempre a fundo.
Por outro lado a xmax já a testei em todas as condições e só chega aos 4 LT andando a fundo sempre ,já a forza,bem nem falo pois é um tiro no pé da Honda em vários aspectos ,só a fiabilidade não chega ,podiam ,deviam ter feito bem melhor do que um painel de instrumentos bonito e vidro elétrico.
Resumindo,de motor , travões, ciclística,a Kymco sem dúvida, de seguida o motor da xmax e sua ciclística menos os travões que podiam ser melhores.
A iluminação satisfaz em médios .
Da forza falta suspensão,falta motor faltam consumos ,etc
Agravando o defeito da ciclística que leva alguns a entregá-la com 800 km pois tremem por todo lado


As Forza 300 tremem por todo o lado? Devido a quê? O pessoal que comprou está a devolver? Eu tenho falado com alguns possuidores destas scooters (300 e 125) e ainda não encontrei nenhum desiludido,pelo contrário, por isso se podesses argumentar ou fundamentar estas afirmações seria util para todos.


Já li em alguns posts teus que a yamaha 300 tem um consumo inferior á Forza 300 mas em todos os comparativos e ao vivo tenho lido e visto o contrário e até neste teste "puxado" e com pendura eles tb atribuem á Forza um consumo um pouco inferior.


A (minha) tradução da conclusão do teste em link acima:

FORZA 300 VS XMAX 300 VS XCITING S400I: TRIUNFO DA HOMOGENEIDADE!

O nosso trabalho é dissecar as coisas aplicando-nos ainda mais do que um peixeiro perante uma nova carga de bacalhau fresco.
Analisando os resultados verificados nas diversas categorias, não há qualquer dúvida: é a Honda que, pela sua suavidade, facilidade, conceção bem pensada nos mínimos detalhes e ausência de defeitos maiores que ganha.
No entanto, é a menos potente e, poder-se-ia dizer, a menos poderosa, mesmo se a distancia nesta área com a Yamaha, para ser real, também não é nada demais.
Apesar de tudo, devemos lembrar duas coisas: o nível extraordinário de prestações destas máquinas e sua adequação às necessidades na vida real. Evidentes na cidade, capazes de ir para a estrada, elas são muito homogêneas sem atingir o preço delirante de algumas maxi-scooters.
Claro que não há escolha errada, e duas máquinas se destacam deste trio. Cabe-lhe a si escolher entre a grande homogeneidade da Honda ou então deixar-se seduzir pela potência e polivalência da Kymco.


Janeiro 12, 2019, 12:05:39, 12:05
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aproveito para trazer mais um comparativo para este tópico (que tem igualmente vídeo no YouTube da mesma publicação Espanhola) e que coloca - talvez de forma mais justa - apenas maxiscooters na categorias das "300 GT".  :nice:

É bastante extenso, mas muito completo nos pontos fortes e nos que o não são tanto, em cada um dos modelos.  :nice:

Aí fica para consulta... :convivio:

LINK...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 12, 2019, 16:29:57, 16:29
Responder #5

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Sapiens21 agradeço o link  :nice:

O fds ficou um pouco mais curto, mas valeu a pena. São extensos a leitura e o vídeo, com um concentrado de informação e detalhes que acaba por reagrupar de forma consensual as opiniões que fui recolhendo em várias outras fontes. Gostei da objetividade, isenção e abrangência.

Confesso que fiquei curioso com a afirmação do mneves de que a Honda tinha dado um tiro no pé com a Forza apesar de ele dar a entender a boa fiabilidade do modelo, mas de facto review após review a Forza acaba por ser um dos modelos mais equilibrados sendo neste caso as diferenças entre estas quatro scooters pequenas e como detalharam os preços e intervalos das revisões (em Espanha) e respetivos consumos as diferenças de preço entre as japonesas e as taiwanesas acabam por quase não existir.

É uma xatice, tenho uma sh125 que adoro, quero algo mais, quero guardar a sh simultaneamente, faço 75% em cidade (Lisboa), quero proteção e arrumação de scooter com mais motor que 125, compro a Integra e conservo a sh, porque a integra tem proteção e motor mas não tem arrumação de scooter, abdico do motor e racionalmente compro a Forza 300 que tem mais motor que a 125 e tem proteção e tem muita arrumação mas e então... com a Forza 300 já não justifica conservar a sh125... Há e com a opção Forza300 gasto menos 4 000€ e ainda recupero o valor da venda da sh125 (dá para outra Forza 300)... Não, não vou prolongar o suspense como o nosso companheiro da Vespa... ;) é só dissipar as dúvidas que o nosso companheiro mneves me levantou.
« Última modificação: Janeiro 12, 2019, 16:39:13, 16:39 por Lourenço »

Janeiro 12, 2019, 21:11:40, 21:11
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, é um comparativo que exige algum tempo de leitura...mas bastante completo.

Tem também essa parte boa de indicar os preços praticados nas revisões (no caso de Espanha), a quilometragem para esses planos (diferente entre modelos) e as diferenças que depois se verificam a prazo.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 12, 2019, 21:31:07, 21:31
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Lourenço:
Eu sou suspeito mas optava pela Forza 300  :smiley:
Pelo dinheiro de uma Integra optava por uma mota... naturalmente perdendo a arrumação e proteção.

Quanto às reviews (a segunda mais completa) acho que não existe escolha errada. Nada como experimentar e cada um escolhe por aquela que lhe dá as caracteristicas que procura numa maxiscooter.

Janeiro 13, 2019, 05:45:50, 05:45
Responder #8

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Sapiens21 agradeço o link  :nice:

O fds ficou um pouco mais curto, mas valeu a pena. São extensos a leitura e o vídeo, com um concentrado de informação e detalhes que acaba por reagrupar de forma consensual as opiniões que fui recolhendo em várias outras fontes. Gostei da objetividade, isenção e abrangência.

Confesso que fiquei curioso com a afirmação do mneves de que a Honda tinha dado um tiro no pé com a Forza apesar de ele dar a entender a boa fiabilidade do modelo, mas de facto review após review a Forza acaba por ser um dos modelos mais equilibrados sendo neste caso as diferenças entre estas quatro scooters pequenas e como detalharam os preços e intervalos das revisões (em Espanha) e respetivos consumos as diferenças de preço entre as japonesas e as taiwanesas acabam por quase não existir.

É uma xatice, tenho uma sh125 que adoro, quero algo mais, quero guardar a sh simultaneamente, faço 75% em cidade (Lisboa), quero proteção e arrumação de scooter com mais motor que 125, compro a Integra e conservo a sh, porque a integra tem proteção e motor mas não tem arrumação de scooter, abdico do motor e racionalmente compro a Forza 300 que tem mais motor que a 125 e tem proteção e tem muita arrumação mas e então... com a Forza 300 já não justifica conservar a sh125... Há e com a opção Forza300 gasto menos 4 000€ e ainda recupero o valor da venda da sh125 (dá para outra Forza 300)... Não, não vou prolongar o suspense como o nosso companheiro da Vespa... ;) é só dissipar as dúvidas que o nosso companheiro mneves me levantou.

Eu não troco uma Integra por nada, é a melhor moto do mundo.

A Forza 300 já experimentei, das 300 não tenho duvidas que é a melhor, para já é Honda e como se costuma dizer, Honda é Honda, o resto são aproximações, mas a Integra mete a Forza ou qualquer 300 ou 400  a um  canto .

 :convivio:


---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Janeiro 13, 2019, 09:09:03, 09:09
Responder #9

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Estamos a falar de 300 não de outras ,e aqui lamento,eu não tenho vendas nos olhos para constar que não há nenhuma melhor,para isso teriam que ser bem comparadas e nos consumos,ja o disse que não vi nenhuma a fazer igual a xmax,em conforto e espaço a Kymco 350 ganha ,e talvez no motor,a xmax tem um motor mais eficiente que a forza que só tem o apelido de ser fiável mas disso não há ainda nenhuma que o diga.
A forza tem bons travões ,um belo quadrante e vem bem equipada mas e suspensão? Pois ....
Se compararem bem e justamente vão ver que tinham de ser todas misturadas para dar uma,há não se esqueçam do excelente motor da Piaggio.
É só a minha opinião que vale o que vale ,mas vendas nos olhos ou favoritismos ,para o meu lado , Não.
membro numero 16

Janeiro 13, 2019, 10:52:26, 10:52
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Eu não troco uma Integra por nada, é a melhor moto do mundo.
(....)

Ok...



---------------------------------------------

Quanto aos modelos em comparação, uns têm melhores travões, outros mais "fracos".
Uns têm suspensões mais "macias", outras mais firmes...
Umas tem quadrantes mais completos, outros mais limitados...
Umas têm um comportamento mais agradável num variado conjunto de situações, outras serão mais "sofríveis" em altos regimes...
Umas tem mais capacidade de carga, outras menos...
Umas têm manutenções programadas mais alargadas, outras mais limitadas....

Quanto a consumos, aí é que....meus amigos.
Da experiência que tenho sobre este assunto e de que já fiz testes publicados, até mesmo a andar nos mesmos percursos e à mesma velocidade (com combustíveis diferentes), existem pequenas diferenças.

Quanto mais com pendura, bagagem debaixo do banco, circuitos escolhidos, velocidades de um teste face a outro...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 17, 2019, 21:22:45, 21:22
Responder #11

catb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Falta comparar com a Piaggio Beverly 350 ST



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Janeiro 17, 2019, 23:20:08, 23:20
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Companheiro @catb,

Essa Piaggio competiria, creio...não nas GT aqui em análise, mas num grupo de scooters de roda alta, tipo a SH 300i...

A Kymco chegou a comercializar por cá também uma de roda alta, assim como a SYM (Citycom), mas julgo que ambas estão há muito descontinuadas, ainda que possam ser comercializadas versões renovadas noutros países.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 17, 2019, 23:33:15, 23:33
Responder #13

catb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Companheiro Sapiens
Beverly 350 ST bate-se em potência com X400 da Yamaha e x400 da BMW
Se não experimentaste , deves ,é uma bomba .
Acho que nenhuma destas tem embraiagem em Banho de óleo que faz diferença no arranque e nas manutenções .

Cumprimentos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Janeiro 17, 2019, 23:47:20, 23:47
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como saberás, já a testei...
Tu próprio comentaste o meu test-ride. LINK

Mas aquilo que escrevi e o sentido do que disse é outro e não relacionado com potência.  :)

Estas aqui do tópico são scooters GT e com as correspondentes características...
Uma Beverly ou SH são modelos diferentes...e uma comparação entre maxiscooters GT com outras de roda alta, seria algo um pouco como compararmos umas motos do segmento Sport Touring com umas Naked. Talvez não fosse justo para nenhuma...  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 12, 2019, 15:27:54, 15:27
Responder #15

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Aparentemente as imagens do inicio deste tópico foram retiradas deste vídeo:



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 12, 2019, 16:29:37, 16:29
Responder #16

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Deixem la vir a xciting s da kimco ....

Enviado do meu SM-G920F através do Tapatalk

membro numero 16

Abril 08, 2019, 14:04:50, 14:04
Responder #17

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Aqui posso falar
A Kymco dá um baile a vontade as outras duas e o consumo só fazia os 4.7 se andasse sempre a fundo.
Por outro lado a xmax já a testei em todas as condições e só chega aos 4 LT andando a fundo sempre ,já a forza,bem nem falo pois é um tiro no pé da Honda em vários aspectos ,só a fiabilidade não chega ,podiam ,deviam ter feito bem melhor do que um painel de instrumentos bonito e vidro elétrico.
Resumindo,de motor , travões, ciclística,a Kymco sem dúvida, de seguida o motor da xmax e sua ciclística menos os travões que podiam ser melhores.
A iluminação satisfaz em médios .
Da forza falta suspensão,falta motor faltam consumos ,etc
Agravando o defeito da ciclística que leva alguns a entregá-la com 800 km pois tremem por todo lado

Se fosse a ti não colocava tanto defeito na Forza, olha que estou por cá,  cuidado  :toma: :toma: :toma: :toma: :toma: :toma:

Olha 2 defeitos que quanto a mim são gravíssimos na X-Max 300 e só vou falar nestes 2 até ver.....

Iluminação é uma miséria.

Travões são mesmo uma mer.........a

Numa Yamaha dá que pensar.

João  :sportbike: :sportbike: :sportbike:
« Última modificação: Abril 08, 2019, 14:34:24, 14:34 por João_Santos »

Abril 08, 2019, 14:31:04, 14:31
Responder #18

SJP

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 135
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: Tmax
  • Localidade: Oeste
Bom relativamente à Kymco e à Xmax , não as experimentei, mas já quanto à Forza….. :pensador:

Tive  a oportunidade de conduzir uma, uns bons quilómetros. O percurso inclui autoestrada e a mítica N2.  8)

Pegando nos consumos, não os posso avaliar porque, o grupo integrava uma GS1200, uma Superteneré 1200, a minha Tmax, uma Buga, uma NC700, duas XADV (uma era a do Twin)  e uma maxsym 400.  :tirarchapeu:

Como podem ver a pequena Forza era a menos potente, logo teve de andar sempre a fundo, o que logicamente acabou por afetar o consumo. 

Gostei muito da qualidade de construção e das suspensões, muito mais comodas do que a minha anterior Xmax125.  :nice:

O motor é suficiente para a cidade, insuficiente para uma viagem. Nas retas, não passava dos 140kmh de velocímetro, a descer lá deu os 150kmh.

Gostei do seu comportamento muito suave, sem vibrações, não gostei do espaço para os pés. Para o meu 1,80m, não podia esticar as pernas.

Nas curvas da N2 e no IP3, mostrou uma ciclística muito correta. Curva bem, e mantém as trajetórias com segurança. È uma scooter muito segura.

Para o que custa, parece-me uma boa proposta da Honda, para quem aprecia facilidade de condução e circular com uma toada calma.  :cool: