Autor Tópico: Honda Forza 350 (2021)  (Lida 10669 vezes)

Julho 07, 2020, 17:52:28, 17:52
Lida 10669 vezes

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Já se escreve há algum tempo sobre a implementação do sistema VTEC na Forza 300 e agora em simultâneo com um ligeiro aumento de cilindrada.

Honda Forza 350 2021: más cilindrada y motor VTEC
Honda renueva su scooter premium con más potencia y menores consumos.

https://www.soymotero.net/honda-forza-350-2021-mas-cilindrada-y-motor-vtec#comment-form

https://pt.wikipedia.org/wiki/VTEC
« Última modificação: Outubro 14, 2020, 15:22:00, 15:22 por Lourenço »

Julho 07, 2020, 18:25:16, 18:25
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A ser verdade...ou melhor, a concretizar-se o rumor, será um "pulo" significativo em termos de disponibilidade mecânica.

O conseguirem consumos ainda mais baixos do que a actual (que tem potência comedida e já de si virada para consumos e suavidade de funcionamento) só mesmo com recurso a soluções técnicas que permitam lá chegar.

O VTEC da Honda é (a não ser que me esteja a escapar algo) um sistema que a marca só tem colocado como disponível em alguns dos seus carros e algumas motos. Numa maxiscooter da marca julgo que seria uma estreia...

Porém, curiosamente, há coisa de uns meses atrás falou-se precisamente no mesmo para uma futura geração da PCX, ou seja, motor VTEC, desejando-se assim o melhor de 2 Mundos. Podem recordar aqui...

A concretizar-se também aqui no caso de uma futura Forza 350, teria por um lado consumos baixos em determinados regimes de motor, graças ao tempo de abertura variável das válvulas....com grande eficiência de combustível.
Por outro lado, subindo o regime e dependendo das rotações do motor, iria notar-se outra alma com a gestão da  abertura de todas as válvulas a imprimir outro rendimento da mecânica.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 07, 2020, 22:11:56, 22:11
Responder #2

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho bem  e espero que mudem mais coisas,pois ja vem tarde,vejam por exemplo o video do josezito motovloger do recente teste a xmax 300 iron max,ele que conhece bem e fala dalgumas coisas em ambas,e eu posso acrescentar para que a marca  nao se esqueça da piaggio 350 e da kymco 350 e tire conclusões, isto se quizer fazer uma 300 de topo
membro numero 16

Julho 07, 2020, 22:38:43, 22:38
Responder #3

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Acho bem  e espero que mudem mais coisas,pois ja vem tarde,vejam por exemplo o video do josezito motovloger do recente teste a xmax 300 iron max,ele que conhece bem e fala dalgumas coisas em ambas,e eu posso acrescentar para que a marca  nao se esqueça da piaggio 350 e da kymco 350 e tire conclusões, isto se quizer fazer uma 300 de topo

Eu posso testemunhar.
Tinha uma Kymco 350 que em termos de performance era mais rápida até aos 120kmh do que a minha atual piaggio 500 e em conforto também não ficava muito atrás.
No restante já as diferenças são muitas.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 07, 2020, 23:41:04, 23:41
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Marco...não esquecer a Piaggio 350?

Eu andei na Beverly 350 (se acaso é essa a que te referes) e se queres mesmo falar em atualizações ou mudanças, então creio que escolheste o pior modelo para comparar. :)

A Beverly 350 tem um bom motor, mas trata-se de um modelo com à vontade uns 7-8 anos quase inalterada, além de que me parece pertencer a um género mais dentro da roda alta. Pelo menos é assim que a vejo, ao olhar para outras maxiscooters.

Os modelos não se medem pelo que valem, numa análise acérrima pela velocidade que atingem.
Há mais coisas que devem ser valorizadas, num global.  :nice:

Parece-me a mim, que não sou motovlogger nem jornalista, claro.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 08, 2020, 00:45:00, 00:45
Responder #5

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Relativamente a scooters referindo-me ao que conheço por experiência vivida até agora com a minha SH com 24.500 kms, baseando-me em experiências de conhecidos possuidores de Piaggios e Kymcos e porque eventuais reparações fora da manutenção programada (até agora não aconteceu nada) e revisões para mim que não pesco do assunto são feitas na marca, tenho a convicção que tenho tido menos problemas que os demais, tenho pago mais barato por exemplo a recente revisão dos 24 000 e se tiver que esperar por uma reparação não ficarei pendurado semanas ou meses á espera de assistência ou de uma peça como já aconteceu infelizmente com as scooters de alguns amigos meus ou dos filhos.

A Xmax é uma muito boa scooter, boa assistência da qual desconheço tarifas, mas confirmado por um amigo e que me deu também oportunidade de a conduzir, trava menos bem, (talvez porque só tinha ainda 4 000 kms), eu diria que trava até menos bem que a sh, e isto para mim em conjunto com a assistência, é bem mais importante que a velocidade de ponta que para mim é irrelevante.

Esperemos para ver a eventual evolução da Forza, um pequeno aumento na cilindrada com mais tecnologia que se refletem sobretudo no binário sem aumento de consumos parece-me ser uma boa expectativa. ;)


Julho 08, 2020, 08:02:49, 08:02
Responder #6

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Calma não se chateiem...
Refiro que a marca ao ter lançado a forza com o mesmo motor da anterior fez mal ,ao nao ter evoluído na ciclística fez mal,nem luz colocou no met in mas para ficar bem la montou um vidro eletrico que abana e faz barulho,um bom quadrante ,uma boa scooter nao é só isso,mas se querem comparar a xmax ha argumentos suficientes .
Desde 2017 que a Yamaha tem abertura variável de valvulas na xmax.
Eu ja referi que nao ha uma perfeita mas de motor e ciclistica a xmax ganha  ,a minha com mais de 20000km assistida por mim está melhor que uma forza com metade assistida na marca,nada de ruidos, etc
membro numero 16

Julho 08, 2020, 11:34:48, 11:34
Responder #7

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Ora aí está algo para esperar e ver com atenção.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Julho 12, 2020, 09:30:06, 09:30
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por aquilo que tenho estado a ler em alguns websites Tailandeses, cuja fonte num deles seria a da própria marca nesse país, a apresentação estará iminente...

Em termos de look da moto, vai ser operado um restyling que a marca terá focado em alguns pontos, sendo a principal mexida na mecânica da moto e com um novíssimo motor que designam por eSP +, ou Enhance Smart Power Plus.

Terá, segundo dizem, cerca de 330cc, que se traduz num aumento da cilindrada em cerca de 51cc face à anterior, terá um ganho considerável na potência, um ganho considerável no binário e na forma como ele estará disponível e ainda assim mantendo os consumos super baixos.

A nível de iluminação também haverá uma mudança da mesma com uma nova "assinatura Led" na traseira, um novo escape com ponteira redesenhada, um novo posicionamento do radiador, entre outros pequenos apontamentos que ainda são desconhecidos, dentro deste. restyling que aproveita uma mudança para um motor inteiramente novo.

São detalhes ainda algo escassos, mas que na essência a marca focou substancialmente mais no "coração" do modelo do que aquilo que se pode ver no exterior.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 12, 2020, 11:41:45, 11:41
Responder #9

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Uma descrição da Honda sobre o esp+ :

"eSP+ overview

Refined down to the smallest details of the small scooter engine "eSP", which has highly practical output characteristics, high durability such as durability, quietness, and high quality, and low fuel consumption. By applying a 4-valve mechanism and new friction reduction technology, we have achieved even stronger output characteristics and superior environmental performance.
                

Technology to improve output

The "eSP+" has improved output by adopting a 4-valve mechanism, changing the bore x stroke, increasing rigidity around the crank, and adopting a piston jet mechanism. Achieves excellent driving performance that leads the category.

4-valve mechanism

The "eSP+" has a four-valve mechanism as opposed to the normal two-valve mechanism of the "eSP". By increasing the total area of ​​the valves, we have increased the intake efficiency of the air-fuel mixture and the exhaust efficiency of the combustion gas and achieved higher output.

Change of bore x stroke

Enlarge the bore and reduce the stroke. It contributes to the output improvement by expanding the total valve area and reducing the sliding resistance by shortening the stroke.

Higher rigidity around the crank

The crankshaft has a new design to improve rigidity. A roller bearing is used for the bearing on the right side of the crank. As a result, the crankshaft deflection that occurs due to inertial force and combustion energy at high speeds is suppressed, improving output and reducing noise and vibration.

Piston oil jet

The piston oil jet, which is a high-power technology that is also used in the CRF450R, etc., is adopted. By injecting engine oil to the back side of the piston, it efficiently cools and suppresses abnormal combustion such as knocking while allowing the ignition timing to advance, contributing to improved output.

Friction reduction technology

In addition to the friction reduction technology that has been conventionally used such as roller rocker arms, offset cylinders, and spiny sleeves, we have adopted many new technologies to improve fuel efficiency.

Hydraulic cam chain tensioner lifter

A hydraulic type is used for the cam chain tensioner lifter to apply tension to the cam chain. Friction is reduced by suppressing "run-out" when the cam chain rotates and allowing the tensioner to quickly follow the chain. It also suppresses noise and vibration and improves fuel efficiency compared to conventional products.

Double cog belt

A double cog belt with a cog (tooth) shape is used for the drive belt used for shifting. Compared with the single-cog structure, it is soft in the bending direction and has high rigidity against pressure from the side. This characteristic reduces the resistance generated during bending and suppresses friction. Deformation due to the pressure applied from the pulley to the side of the belt is suppressed, achieving highly efficient output transmission with low loss of driving force and low fuel consumption.

Intake system

Expanded the intake path for each component that makes up the air cleaner and inlet pipe. By connecting smoothly, we have improved the intake efficiency. Expanding the capacity of the air cleaner contributes to higher output.

Exhaust system

The straight structure of the pipe that connects the expansion chambers inside the muffler reduces exhaust resistance and achieves a powerful run. In addition, exhaust gas purification performance is improved by optimizing the layout of the catalyzer. "

https://www.honda.co.jp/tech/motor/item-esp-plus/#
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 12, 2020, 22:24:49, 22:24
Responder #10

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Acho que a administração do fórum deve pensar em colocar uma nova ferramenta à disposição dos leitores.
Isto de copiar de um artigo em Inglês e colar num fórum Português sem qualquer tradução para mim não faz sentido absolutamente nenhum e infelizmente está a tornar-se uma prática comum.
Eu apesar de dominar várias Línguas entendo que um fórum que se intitula como Fórum Português de Motociclismo deve primar por publicações na sua Língua nativa.

Desculpem o off topic mas tinha que escrever isto.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 12, 2020, 22:40:07, 22:40
Responder #11

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
A mim não me causa incómodo algum ;) Sendo artigos originais em línguas que não domino, copiar colar Google Tradutor et voilá, it's done. Para quem não domina já está mais facilitado do que abrir o site e selecionar copiar.  :nice:

Julho 12, 2020, 23:39:16, 23:39
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É um pouco off-topic, mas...  :)

Colocar um pequeno (ou não tão pequeno) resumo em português de uma informação encontrada e depois colocar o link para quem queira ler a totalidade, é uma prática que costumo ter muitas vezes.
Mas isso sou eu, porque me parece que pode ser melhor para o leitor.

Dou o exemplo deste tópico que abri em tempos e onde o Lourenço fez igualmente um excelente trabalho de tradução de um excerto de um comparativo para ajudar os demais membros, já que não raras vezes, nas traduções do Google, a coisa corre bastante mal.  :nice:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4861.0

Claro que fazê-lo ocasionalmente (sem tradução alguma) não haverá problema. O contrário, julgo que já merecerá alguma atenção...

E agora, back to topic.  :backup.to.topic: :convivio:

Nota: se me quiserem depois limpar este post, na boa.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 13, 2020, 08:55:35, 08:55
Responder #13

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Acho que a administração do fórum deve pensar em colocar uma nova ferramenta à disposição dos leitores.
Isto de copiar de um artigo em Inglês e colar num fórum Português sem qualquer tradução para mim não faz sentido absolutamente nenhum e infelizmente está a tornar-se uma prática comum.
Eu apesar de dominar várias Línguas entendo que um fórum que se intitula como Fórum Português de Motociclismo deve primar por publicações na sua Língua nativa.

Desculpem o off topic mas tinha que escrever isto.
Eu compreendo a ideia, como não sou um opinion maker, admito que as notícias que coloco são recolhidas noutros sites,  no meu caso sempre que ponho uma notícia recolhida ponho sempre o link.
Não só não tenho qualquer problema que vejam quais as minhas fontes como permite abrir a página e com o tradutor automático ver a notícia em português. No telefone pode-se usar o tradutor google
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 13, 2020, 11:25:22, 11:25
Responder #14

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
De Espanha mais este artigo que menciona fontes Tailandesas com algum detalhe.

Llega el nuevo Honda Forza 350 2021: más músculo para el GT

https://solomoto.es/llega-el-nuevo-honda-forza-350-2021-mas-musculo-para-el-gt/

Julho 13, 2020, 11:44:51, 11:44
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece que se confirma então ser de facto um novíssimo bloco de 330cc (um "pulo" que como dizia arás será de 51cc).

Falam também, ainda que sem especificar, numa potência superior a 28cv.

Entrada USB debaixo do banco e suporte para uma garrafa são também novidades.

Depois disso serão uns apontamentos de actualização no design, aqui e acolá.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 13, 2020, 15:07:58, 15:07
Responder #16

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
mais do mesmo em língua Portuguesa  ;)

https://www.andardemoto.pt/moto-news/50071-honda-forza-350-chegara-em-2021/

andardemoto.pt @ 13-7-2020 13:42:31

Honda Forza 350 chegará em 2021
Fabricante nipónico pretende que a sua maxiscooter GT apresente mais potência e binário para enfrentar as rivais. A nova Honda Forza 350 deverá estar disponível na Europa em 2021 e o novo motor será aplicado a outros modelos.

A atual Forza 300 é a proposta da Honda para o segmento maxiscooter GT de média cilindrada. E é uma excelente proposta, pois com um motor económico e potente, uma ciclística bem adaptada às necessidades dinâmicas de uma GT, conforto e luxo são outras das mais-valias da Forza 300.

Porém, estando a Honda atenta ao mercado, ficámos agora a saber que a Forza 300 vai crescer e ficar mais musculada para poder enfrentar as diversas rivais.

De acordo com a Honda Tailândia, a Forza 350 vai substituir a atual 300. Isso significa que a nova versão vai contar com um motor totalmente novo. De facto, a cilindrada passará dos atuais 279 cc para uns mais generosos 329,6 cc da Forza 350. Tanto o diâmetro dos pistões (77 mm) como o curso (70,7 mm) são significativamete maiores.

Com isso a nova Honda Forza 350 vai suplantar facilmente a potência da Forza 300. Apesar da Honda não ter divulgado ainda esse detalhe técnico, esperamos que a potência da Forza 350 fique bem perto dos 30 cv.

O motor, claro, mantém a tecnologia eSP.

Todos os luxos da atual geração 300 serão transplantados para a nova Forza 350. Por exemplo o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que permite escolher um de dois modos de controlo do binário. Mas também outras características como a ignição “keyless” ou ainda o enorme espaço para transporte de objetos debaixo do assento.

Com um design que não parece apresentar novidades relevantes, a Forza 350 será o primeiro modelo do fabricante japonês a recorrer a esta nova unidade motriz. Mas rapidamente a Honda irá aplicar o novo motor 350 cc a outros modelos como a SH, ou, a acreditar nos rumores, à nova X-ADV 350.

Julho 14, 2020, 12:57:48, 12:57
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Acaba de ser apresentada na Tailândia...

Mecânica da moto inteiramente nova, num package que foi alvo de um ligeiro restyling nalguns pontos.



Lourenço, já podes actualizar o título do tópico (no assunto), para o nome correcto da máquina, para facilitar a pesquisa.
Confirma-se que será Forza 350, com um bloco de cerca de 330cc e que também vão usar futuramente na próxima geração da SH e na ADV que já rola em alguns países da Ásia.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 14, 2020, 13:48:04, 13:48
Responder #18

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bolas... um modelo que sofreu uma melhoria significativa nos últimos anos vem agora ser mudado?
Pensava que ainda demorasse um ou dois anos.

Se fosse proprietário de uma Forza das novas, estaria agora a fazer contas de cabeça.  :pensador:

Julho 14, 2020, 15:46:09, 15:46
Responder #19

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa


Lourenço, já podes actualizar o título do tópico (no assunto), para o nome correcto da máquina, para facilitar a pesquisa.
Confirma-se que será Forza 350, com um bloco de cerca de 330cc e que também vão usar futuramente na próxima geração da SH e na ADV que já rola em alguns países da Ásia.

 :nice:


Julho 14, 2020, 15:46:32, 15:46
Responder #20

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
JViegas, a actual Forza 300 tem cerca de 2 anos e 1/2 no mercado, que por sua vez partilha a base com a 125 e que tem um pouco mais de tempo, ainda que não deixe de ser correcto dizer que foi alvo de uns updates há não muito tempo.

Nesta nova 350 o foco é essencialmente na mecânica (inteiramente nova), a que decidiram juntar um pequeno restyling.
Aparentemente a consumir praticamente o mesmo, apesar de uma potência que se espera ser superior a 20%.

Existem ainda assim outras pequenas diferenças adicionais.
Um pouco mais comprida, um pouco mais baixa (se bem que o assento subiu um pouco na altura), tem novo depósito que leva um pouco mais de capacidade, pesa mais 2kg, escape redesenhado, ligação usb na consola e nova gestão do espaço debaixo do banco




Estes dados foram divulgados pelo website TMCBlog.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 14, 2020, 21:57:10, 21:57
Responder #21

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
então fico curioso a ver se vem para portugal e para k valores €€... será assunto a acompanhar  ;D

Julho 20, 2020, 18:28:41, 18:28
Responder #22

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Honda hace más fácil la compra de los Forza 300, Forza 150 y PCX

https://www.formulamoto.es/chollos/2020/07/20/honda-facil-compra-forza-300/28091.html

Em Espanha, facilidades de aquisição sem entrada, sem mensalidades até ao fim do ano, 4 anos de garantia Honda plus, despesas de matrícula incluídas e um ano de seguro.
A família Forza (a PCX também ?) vai ter novidades ainda antes do fim do ano ou é coincidência?  :pensador:

Julho 20, 2020, 19:27:35, 19:27
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim...confirmo que sim.
A PCX terá muito em breve nova geração.

Pode ser que mais logo publique.
Assim que tiver algum tempinho para o fazer..

Quanto a essa "iniciativa" que se desenrola em Espanha e que beneficia de forma clara os compradores, quase aposto que não haverá depois nada igual por cá...  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 30, 2020, 21:10:14, 21:10
Responder #24

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Entretanto na Tailândia, onde já circulam, um francês expatriado comprou uma 350 entregando a sua 300. As 300 ainda em stock estiveram durante algum tempo com desconto equivalente a 700€ sabendo que o preço de uma 350 equivale a 4900€.

Defeito de silent Block motor corrigido, suspensão frontal modificada, 36 CV que podem ser para quem quiser e ousar repostos na Europa (29.6) comprando segundo ele três peças Honda Tailândia, radiador em posição frontal e mais uma série de pequenas modificações positivas alem de aspetos menos bons como os apoios de mão passageiro passarem a ser em plástico e diferentes em formato inviabilizando alguns anteriores acessórios.

Segundo o francês, se na anterior 300 tinha alterado alguns parâmetros para obter mais performance (usual e natural por aquelas paragens), nesta não o pensa fazer porque tem suficiente prestação, superior até comparando com a xmax 300 e 400.
Modificou os amortecedores traseiros por uns tg302-430trl (para forza 300 e/ou 350), yss é uma marca dos antigos da ohlins.

Em sua opinião de ex-proprietário da 300 com bastantes kms rodados, e atual da 350 já com mais de 1000 kms feitos, é urgente esperar.













Agosto 30, 2020, 21:25:10, 21:25
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :nice:

Um aumento para aprox. 30cv (na Europa e para cumprir a apertada Euro5), era o esperado.

Sobre a questão da "urgência" em esperar, deduzo que te refiras a que quem esteja para comprar, ou a pensar comprar a 300, mesmo contando com um eventual desconto...mais vale mas é aguardar pela chegada da 350 ao mercado.

Veremos se o preço não vai além de uns 4-5% acima.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 31, 2020, 09:49:09, 09:49
Responder #26

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Em França, segundo alguns dos comentários aos vídeos, a Forza 350 é esperada para março 2021.
Algumas opiniões que vão sendo expressas por quem já a experimentou, nomeadamente do autor dos videos precedentes, vão no sentido de que se justifica a espera pelo novo modelo.
Segundo consegui perceber, no mercado tailandês, a diferença de preço foi mínima mas estamos perante um mercado muito diferente do europeu e com iva a 7%.

Outubro 14, 2020, 15:12:28, 15:12
Responder #27

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Honda Forza 350 apresentada hoje na Europa (em simultâneo com a nova Forza 750 e alteraçãoes á Forza 125)

https://hondanews.eu/pt/pt/motorcycles/media/pressreleases/310514/honda-forza-350-21ym

« Última modificação: Outubro 14, 2020, 15:36:52, 15:36 por Lourenço »

Novembro 06, 2020, 14:31:33, 14:31
Responder #28

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria

Novembro 06, 2020, 22:50:46, 22:50
Responder #29

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Uma excelente máquina

para deslocações casa - trabalho

com a já habitual excelente qualidade HONDA e de manutenção económica

uma excelente escolha, para quem não faz grandes viagens

 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Novembro 06, 2020, 22:51:49, 22:51 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 16, 2020, 22:01:18, 22:01
Responder #30

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
O que já andam a fazer com esta Forza 350 na Tailândia.
Variador e injeção modificados.
160 km/h odómetro, 8100 rpm, com vento forte e ligeira subida.
Em experiências e melhoramentos, que costumes diferentes...


Novembro 17, 2020, 08:38:19, 08:38
Responder #31

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Esse pessoal "kita" tudo o que tenha rodas e motor.
Como transformar uma "turística" em foguete.  :smiley:


Dezembro 11, 2020, 19:06:05, 19:06
Responder #32

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Em França a partir de 01/2021 a 5 899 €, menos 50 € que a atual 300 que custava 5 949 € e que entretanto está está em promoção a 5 499 €.
Curioso, talvez se trate de um erro a versão com Honda Smartphone Voice Control está ao mesmo preço, 5 899 €.
A versão com Honda Smartphone Voice Control e Smart Top-Box a 6 349 €.






« Última modificação: Dezembro 11, 2020, 19:09:35, 19:09 por Lourenço »

Dezembro 11, 2020, 19:22:33, 19:22
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por cá esta nova 350 deve ficar (a versão standard) por + uns 300€ face à actual. Não devo errar por muito...

Em França não é a primeira vez que fazem essas (muito atractivas!) campanhas de lançamento. Mas por cá...não estou a ver que ocorra o mesmo.  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 23, 2021, 11:46:45, 11:46
Responder #34

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Já á venda em Itália e França, os testes começam a aparecer.




Janeiro 23, 2021, 20:01:08, 20:01
Responder #35

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estranho um pouco ainda não haver preço fixado.
Aliás, nem por cá nem Espanha. :-\

Já se encontra anunciada no site da marca julgo que desde Novembro e continuamos sem o saber.
Claro que ficará acima dos 5.825€ pedidos pela 300, mas resta saber quanto.

E sim...claro que dá perfeitamente para ter uma ideia ao olhar para os preços fixados noutros mercados.
Mas creio que já era tempo de o divulgarem.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 27, 2021, 13:39:57, 13:39
Responder #36

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Já há preço no Honda.pt, é recente


Janeiro 27, 2021, 14:38:59, 14:38
Responder #37

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pensei que esta nova 350 viesse a ser proposta por um valor bem mais destacado face à 300 e que agora deve sair de cena.
Aumentaram apenas pouco mais de '100 paus'.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 27, 2021, 14:49:03, 14:49
Responder #38

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Menos uns trocos que a xmax, de vendas nem sei qual está melhor....
Será desespero manter o preço duma nova scooter 350 cc igual a anterior 300 e abaixo da principal rival?
membro numero 16

Janeiro 27, 2021, 15:25:46, 15:25
Responder #39

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Desespero? Não creio, num produto que tem vendido bem e foi aumentando cota no mercado europeu.
Talvez mais posicionamento concorrencial. Em França preço de lançamento 5.900€ até 31/03 sem se saber que preço terá depois desta data.

Fevereiro 08, 2021, 20:59:16, 20:59
Responder #40

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Já está nos concessionários nacionais e já se fazem testes á Honda Forza 350.
Este curto e abreviado teste foi feito por alguém que já foi proprietário de uma Forza 300.
Menciona por lapso uma potencia de 27 CV mas de fato são cerca de 29. Aliás, apesar do teste ser feito a estrear a scooter, notou e ficou agradado com o aumento de potencia.

« Última modificação: Fevereiro 08, 2021, 21:00:43, 21:00 por Lourenço »

Fevereiro 09, 2021, 09:45:47, 09:45
Responder #41

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Do meu grande amigo jozesito.
Fico com uma na mente,para ter mais motor que a  sua principal rival e para corresponder a norma euro 5 ,a marca tem de meter mais cc mesmo assim na prática sera mais eficiente? Pelo que reparei as rpm vao semelhantes em ambas.
O vidro escusava de ser eléctrico, na marca ja aparecem algumas com avarias e vai dar de certeza.
De resto estou a espera de opurtunidade para ver se é mais divertida
membro numero 16

Fevereiro 09, 2021, 12:49:06, 12:49
Responder #42

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 307
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena

Fevereiro 09, 2021, 12:52:21, 12:52
Responder #43

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
mneves: será que foi por isso que a Forza 750 não vem com vidro elétrico regulável ?  :smiley:

Fevereiro 09, 2021, 23:02:16, 23:02
Responder #44

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
mneves: será que foi por isso que a Forza 750 não vem com vidro elétrico regulável ?  :smiley:
Não sei, por algo foi,sei que nas 3 vezes que repeti o teste estavam la companheiros nas 300 com essa queixa, verdade seja dita,com lixo,falta dum pouco de cuidado aquilo começa a fazer ruido,para e avaria,eu prefiro ou manual ou com chaves
membro numero 16

Fevereiro 10, 2021, 08:24:36, 08:24
Responder #45

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O sistema da X-Adv (que não é perfeito, funciona muito bem. Poderiam ter utilizado sistema semelhante. Mas creio que para manter a "qualidade" do produto um extra como a regulação do vidro em altura seja um item de venda.

Talvez um motor mais potente e um melhor sistema de encaixo do vidro podem ser a solução numa futura atualização do modelo.  :pensador:


Março 10, 2021, 21:14:44, 21:14
Responder #46

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
A opinião de um Bife (desculpa  ;)) que viveu em França e mora pelos Allgarves onde testou um dia destes a Forza 350 e onde eu também dei umas voltinhas.
Costuma youtubar em EN mas desta vez resolveu escolher francês  :D
Ainda não é desta que larga a Honda Vison como 2ª moto, quase como a mim com a SH  :D

A tradução automática em Português resulta particularmente bem, tanta é a vontade deste ilustre em falar um Francês correto.


Março 10, 2021, 21:26:40, 21:26
Responder #47

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei se percebi bem...
Já testaste também a Forza 350? :feliz:

Gostava de ler a tua apreciação... 👍

Pontos fortes e também outros que, na tua opinião, poderiam ser melhorados.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 10, 2021, 23:36:19, 23:36
Responder #48

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Testar é algo exagerado, fiz em duas ocasiões 2 vezes 10 minutos, uma em Annecy, França e nesta ocasião no Algarve. scooters novas, uma delas com 52 km, sem poder rolar á vontade. Normalmente prefiro formar opinião testando depois de acolher as opiniões de testes realizados por condutores confirmados mas ainda não abundam.
As ocasiões proporcionaram-se e, pelo menos em França os concessionários têm modelos á profusão para experimentar.

Gostei de conduzir a Forza 350, nota-se de forma evidente o acréscimo de potência, trava muito bem como a anterior e de resto partilho das opiniões emitidas no vídeo, a suspensão traseira continua dura (nada que uma eventual troca de amortecedores não resolva), o vidro talvez suba mais um pouco mas não tenho a certeza se o aumento de curso dos tais 4 cm é afinal menor porque parte de mais baixo o que na pratica resultará em um incremento de altura total muito ligeira, globalmente confortável, bem equilibrada, não estava muito á vontade no meio do trânsito com uma scooter nova e emprestada e talvez por isso me pareceu algo "gorda" mas creio que estava inconscientemente a comparar com a SH125 que é a scooter que utilizo em modo citadino e para a qual ainda não encontrei alternativa válida a não ser... a SH300 (350).

Também partilho da opinião de que se podemos e queremos ter duas motos a Forza 350 é "grande" para uso exclusivo em cidade mas para quem quer concentrar tudo numa só seria de entre as atuais maxiscooters de média cilindrada a minha preferida, definitivamente, apesar de existir uma que, não fosse o preço e o sistema de arrumo debaixo do banco seria de ponderar, a BMW C400GT.

Cheguei a idealizar a Forza 750, adorei a condução, o conforto, a facilidade de condução, menos a estética, mas racionalmente, pelo valor envolvido teria de esquecer a ideia de duas motos e não me imagino te-la ao meu dispor em exclusividade, para a parte de utilização ultra citadina que faço.

Março 11, 2021, 06:48:44, 06:48
Responder #49

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Obrigado pela partilha de sensações tidas em condução.

A questão do conforto é algo que tenho como melhor referência a minha antiga Forza NSS250.
Suspensão capaz de filtrar muito bem e que conseguia ser melhor nesse aspecto do que as duas gerações que se lhe seguiram (ambas 300).

Com esta 350 referes 'globalmente confortável', mas a suspensão a manter uma taragem algo dura.
Por acaso pensei que fosse desta que a tornassem menos dura do que até aqui, mas por outro lado percebo que exista a pretenção da marca em imprimir um carácter algo desportivo e uma firmeza do conjunto numa condução mais empenhada.

Quiçá a regulação da suspensão traseira o permita (de fábrica pode vir regulada para maior firmeza).

Gosto muito do look desta maxiscooter, os travões pelos vistos e avaliar pelo que dizes, revelaram-se muito bons.

O quadrante também o acho muito completo.

Pretendo também testar nos tempos mais próximos.
Veremos como se proporciona.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama