Autor Tópico: Lojas onde experimentar capacetes Arai  (Lida 2257 vezes)

Abril 20, 2021, 10:55:00, 10:55
Lida 2257 vezes

ALCLCF

  • Visitante
Bons dias, do distrito de Viseu, quais as lojas mais próximas para experimentar capacetes Arai?

Abril 20, 2021, 16:13:20, 16:13
Responder #1

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 307
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Bons dias, do distrito de Viseu, quais as lojas mais próximas para experimentar capacetes Arai?

vê no google  :D

Abril 20, 2021, 16:44:43, 16:44
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Arai é difícil encontrar... que eu saiba a única loja com stock que possas ver e experimentar e a motoponto de m Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 20, 2021, 17:40:19, 17:40
Responder #3

ALCLCF

  • Visitante
Lisboa só vou quando me pagam :lolol:

Vou ver se zona Gaia/Porto há alguma coisa.

Abril 20, 2021, 18:02:40, 18:02
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Pela porcaria que o Merdina, também em breve só irei se me pagarem... e bem  :D


A melhor maneira de arrebentarem com a cidade foi colocar um gajo do Porto em presidente da câmara  :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 27, 2021, 22:17:20, 22:17
Responder #5

ALCLCF

  • Visitante
Depois de ver no google como recomendado :D lá descobri que o importador para Portugal é este https://www.berracing.it

Intermediários (ou nem isso...) https://storelocator.berracing.it

Pelos contactos via messenger e e-mail de Coimbra, Gaia, Porto, fiquei esclarecido: "compra primeiro e faz prova depois", "capacete descontinuado", "não conhecemos esse modelo" e PVP da loja? Até hoje.

Resumindo como não me apetece usar carregamento público por causa de um capacete e com medo de inquirir outros intermediários chego à conclusão que capacetes é para arriscar medida errada e comprar online...

Abril 27, 2021, 23:10:18, 23:10
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Actualmente todos os fabricantes têm aquela tabela onde medes o perímetro da cabeça no sitio certo.. e aquilo funciona.
Tem funcionado comigo nos últimos 3 que foram comprados online.
Como as medidas não iguais em todos os fabricantes, convém obviamente consultar a tabela respectiva e actualizada.

Sim.. o "estar actualizada" é importante.
Felizmente confirmei a tempo na compra do meu Roof, em que o antigo XS tem as dimensões do actual S.
Porque já ia à confiança comprar do mesmo tamanho que o anterior.

Acho que a única coisa que me faria querer experimentar um Arai fisicamente é mesmo pelo peso.
Continuam a fabricar os capacetes com um peso muito acima do que se tornaram os standards actuais.
E neste coisa de pesos, quando nos habituamos a algo abaixo dos 1300g.. torna-se difícil voltar a enfiar algo com 1600g ou mais na tola.


Abril 28, 2021, 11:36:55, 11:36
Responder #7

ALCLCF

  • Visitante
Já vi a medida, mas como têm além dos tamanhos, capacetes para caras mais redondas, intermédias ou longas nunca há aquela certeza.

Só acho curioso um capacete da linha 2021 e muitos representantes não sabem, não conhecem e um até disse que estava descontinuado :lolol:

Peso não é problemático, ando com um chaço da Nau com 1711g. O objectivo é completar e maximizar o "kit de sobrevivência". Luvas, calçado, casaco, airbag, fica a faltar um capacete decente e umas calças.

Abril 28, 2021, 11:55:08, 11:55
Responder #8

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Actualmente todos os fabricantes têm aquela tabela onde medes o perímetro da cabeça no sitio certo.. e aquilo funciona.
Tem funcionado comigo nos últimos 3 que foram comprados online.
Como as medidas não iguais em todos os fabricantes, convém obviamente consultar a tabela respectiva e actualizada.

Funciona... mais ou menos... em regra sim, mas nem sempre. Não só os construtores muitas vezes não são coerentes com os tamanhos ao longo do tempo, como a forma interior dos capacetes por vezes é modificada, e um capacete que assenta como uma luva, no modelo do ano seguinte e do mesmo tamanho nem sequer cabe na cabeça. Já tive uma experiência assim com um Bell M5X e um Bell M4, que mandei vir à confiança na net, porque era a mesma marca, a mesma gama, o mesmo tamanho. Só que do 4 para o 5 mudaram os tamanhos e a forma interna do capacete. Já o M6 foi simplesmente o melhor capacete que alguma vez experimentei, ainda melhor em termos de "fit" para a minha cabeça do que o M5.   

Também já me aconteceu várias vezes comprar só com base na tabela de tamanhos dos construtores (fita métrica à volta da cabeça) e funcionar, mas tive sorte. Não é um processo nada garantido.


Acho que a única coisa que me faria querer experimentar um Arai fisicamente é mesmo pelo peso.
Continuam a fabricar os capacetes com um peso muito acima do que se tornaram os standards actuais.
E neste coisa de pesos, quando nos habituamos a algo abaixo dos 1300g.. torna-se difícil voltar a enfiar algo com 1600g ou mais na tola.

100% de acordo. O Arai que tive era extremamente confortável e bem construído. Mas o peso era inadmissível. Aliás, os Shoei que tive (há uns 20 anos :napodeser:) ofereciam exactamente as mesmas características, bem feitos mas pesados. Nunca mais tive nenhum, mas pelo que tenho visto continuam pesados face à concorrência. 
« Última modificação: Abril 28, 2021, 12:03:11, 12:03 por VCS »

Abril 28, 2021, 13:46:39, 13:46
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Funciona... mais ou menos... em regra sim, mas nem sempre. Não só os construtores muitas vezes não são coerentes com os tamanhos ao longo do tempo, como a forma interior dos capacetes por vezes é modificada, e um capacete que assenta como uma luva, no modelo do ano seguinte e do mesmo tamanho nem sequer cabe na cabeça. Já tive uma experiência assim com um Bell M5X e um Bell M4, que mandei vir à confiança na net, porque era a mesma marca, a mesma gama, o mesmo tamanho. Só que do 4 para o 5 mudaram os tamanhos e a forma interna do capacete. Já o M6 foi simplesmente o melhor capacete que alguma vez experimentei, ainda melhor em termos de "fit" para a minha cabeça do que o M5.

A minha referência ás alterações das "medidas" nas tabelas é precisamente nesse sentido.  ;)
Aliás, dei o meu exemplo da Roof. Por sorte andei com a fita métrica na testa antes de encomendar o boxxer carbon.
Poderia ter corrido mal se tivesse comprado à confiança o no tamanho do meu v8.

Algo que noto é que os capacetes hoje em dia parecem se adequar a mais formatos de cabeça do que acontecia no passado.

Recordo-me de ter imensa dificuldade em acertar com isto.
A ponto de chegar achar que tinha uma cabeça meio deficiente por ser oval.  :D
A maioria apertavam em cima e ficavam largos nas bochecas.
Depois havia os que até ficavam bem... mas sentia o queixo ficar de fora.

Há uns meses atrás comprei um Glamster e não me imaginava voltar a ter Shoei.
Porque o único que tive há uns 20 anos até tinha um bom "fit" mas era demasiado profundo e ficava enterrado na cabeça.
Tive de adicionar espuma dentro do forro para o subir um pouco. Senão tapava-me a visão quando me inclinava pra frente. (algo que na loja não me ocorreu testar)
Este agora assenta de forma excelente.
Tal como assentava o valente barrete que foi o schuberth R2.
Mesmo este novo boxxer tem um fit muito melhor que o anterior com alguns 10 anos de uso e já moldado à cabeça.
E a minha cabeça não mudou assim tanto.

Acredito que os capacetes hoje em dia estão compatíveis com mais cabeças.
Por outro lado, podem não ter um fit tão perfeito como tinham em cabeças com formatos mais específicos.

O que sentes com o M6 é o que sinto relativamente a um Suomy Vandal que foi capacete que mais temo tive e uso dei.
E levei algum tempo a habituar-me à ideia que não volto a ter nada com "fit" igual.

Nunca mais tive nenhum, mas pelo que tenho visto continuam pesados face à concorrência.

Continuam igual.
Ainda coloquei o Concept-X como hipótese, mas além de substancialmente mais caro e em comparativos apontarem como mais ruidoso... pesa cerca de ~1500g enquanto este pesa... 1150g

« Última modificação: Abril 28, 2021, 13:50:01, 13:50 por dfelix »

Abril 28, 2021, 13:56:48, 13:56
Responder #10

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
Recomendo que vejas as medidas online e quais são os tamanhos da "carapaça"... por exemplo a carapaça do M e o L podem ser iguais, tal como a do XL e XXL... se assim for compras a tua medida como já explicaram (pegar numa fita metrica e meter à volta da cabeça pela testa). Normalmente os capacetes têm à venda as espumas referentes aos outros tamanhos, por isso se comprares um L mas dps fique demasiado largo passado pouco tempo, compras umas espumas M online e tá feito.

Já comprei dois capacetes online e tive sempre sorte, mas certifiquei-me sempre se existe alguma clausula em relação a trocas. Assim que chega a casa, deixo-me estar uns 30 mins de capacete posto sem tirar autocolantes nem nada, para o caso de me ficar apertado/largo, faço a devolução.
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 28, 2021, 14:13:06, 14:13
Responder #11

ALCLCF

  • Visitante
Tamanho calha a meio do L 59 a 60 cm (tenho 59 e qq coisa cm). Só tenho de aguardar stock que já vi que é tudo compras em pre-order

Abril 28, 2021, 15:15:03, 15:15
Responder #12

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
pre order e diziam cá que estava descontinuado? já agora partilha aí que capacete é  :smiley:
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 28, 2021, 17:42:33, 17:42
Responder #13

ALCLCF

  • Visitante
O quantic, supostamente já à venda desde o Jan/Fev, mas isto com a pandemia está tudo atrasado.

https://www.araihelmet.eu/en/collection/detail/quantic

Abril 29, 2021, 01:16:33, 01:16
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Tamanho calha a meio do L 59 a 60 cm (tenho 59 e qq coisa cm). Só tenho de aguardar stock que já vi que é tudo compras em pre-order
Em caso de dúvida.. vai pelo abaixo.
Por com o uso tendem a alargar e não a apertar.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk


Abril 29, 2021, 13:05:45, 13:05
Responder #15

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa

Algo que noto é que os capacetes hoje em dia parecem se adequar a mais formatos de cabeça do que acontecia no passado.

Recordo-me de ter imensa dificuldade em acertar com isto.
A ponto de chegar achar que tinha uma cabeça meio deficiente por ser oval.  :D
A maioria apertavam em cima e ficavam largos nas bochecas.
Depois havia os que até ficavam bem... mas sentia o queixo ficar de fora.

Há uns meses atrás comprei um Glamster e não me imaginava voltar a ter Shoei.
Porque o único que tive há uns 20 anos até tinha um bom "fit" mas era demasiado profundo e ficava enterrado na cabeça.
Tive de adicionar espuma dentro do forro para o subir um pouco. Senão tapava-me a visão quando me inclinava pra frente. (algo que na loja não me ocorreu testar)
Este agora assenta de forma excelente.
Tal como assentava o valente barrete que foi o schuberth R2.
Mesmo este novo boxxer tem um fit muito melhor que o anterior com alguns 10 anos de uso e já moldado à cabeça.
E a minha cabeça não mudou assim tanto.

Acredito que os capacetes hoje em dia estão compatíveis com mais cabeças.
Por outro lado, podem não ter um fit tão perfeito como tinham em cabeças com formatos mais específicos.

O que sentes com o M6 é o que sinto relativamente a um Suomy Vandal que foi capacete que mais temo tive e uso dei.
E levei algum tempo a habituar-me à ideia que não volto a ter nada com "fit" igual.


Também tenho a impressão de que o mercado oferece mais formas interiores, mais compatíveis com mais cabeças diferentes.
Julgo que isso é um reflexo da capilaridade da oferta, que passou a ser incomparavelmente maior.
Há 30 anos não havia praticamente oferta de equipamento, e os capacetes talvez nem sejam o separador do catálogo onde houve mais progressos.
Quando há muita oferta também temos tendência a tornarmo-nos mais exigentes. Se adicionarmos a isso a experiência que vamos adquirindo ao longo dos anos, e dos vários capacetes que vamos tendo, acumulamos uma "base de dados" que nos torna mais esclarecidos, tendemos a saber o que queremos e não queremos, muito mais do que alguém que está a comprar um capacete pela 1ªvez. On the other hand..., passamos a ser super "picuínhas", o que também não deixa de ser enervante...

Só para clarificar que o M6 nunca tive, apenas experimentei em loja, na Triumph em Lisboa. Mesmo assim dá para perceber quando tens aquele momento eureka :have.idea:, é este :cool:, parece feito para mim. Esteticamente até acho o M6 bem mais feio do que o M4 e o M5.

O M4 (branco) e o M5 (tricolor):