Autor Tópico: A minha primeira moto  (Lida 1880 vezes)

Maio 07, 2021, 16:38:23, 16:38
Lida 1880 vezes

cris_santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 102
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Benelli 302 S
  • Modelo Motociclo: Naked
  • Localidade: Ponte da Barca
Boas caros amigos,

Venho lhes comunicar que tomei uma decisão sobre a minha primeira moto. Sei que alguns vão me chamar labrego ou que sou burro mas na minha opinião penso ser a mais correta. Espero não me arrepender mas devido à minha falta de experiência (0) e calo no traquejo e manuseamento de motas vou optar por comprar uma de mais baixa cilindrada nomeadamente a Benelli 302 S, pois a ideia inicial como já tinha aqui expresso seria uma CF MOTO 650 na versão NK ou MT. Bem ou €€€€€€ também não abundam  :chiuuuu: Vou ver como me adapto ao andamento de mota pois a minha utilização será basicamente aos fins de semana para curtos passeios, e como já fui operado à coluna tenho de ir nas calmas. Se as coisas correrem bem como espero ai sim vou fazer um upgrade para uma coisa mais séria; se o corpo corresponder e o pendura não se queixar muito (também sofre das costas) continuarei nas naked mais com mais pulmão ou então irei para uma trail. Pena não existir por aqui reviews da Benelli 302 S modelo recente de 2020, mas nos testes do bloguers estrangeiros, dizem muito bem deste modelo. Digam alguma coisa e façam os vossos comentários sem me dar muito na cabeça ... kkkkkkkk ..... Boas curvas amigos.  :convivio:
Cris Santos

Maio 07, 2021, 16:56:50, 16:56
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não vejo razão para alguém te 'dar na cabeça' por essa aquisição. :)

É uma opção a que não vejo nada a apontar como primeira moto.
Há quem opte de forma diferente, por vezes até quem siga para algo muito modesto e já bem escafiado. Mas na altura e porque era bem barato para 1a moto, adquiriram.

Tudo a correr bem.  :convivio:
Boa sorte com a 302 S.
« Última modificação: Maio 07, 2021, 16:58:28, 16:58 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 07, 2021, 17:03:02, 17:03
Responder #2

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Dar na cabeça? Por uma decisão ponderada e cautelosa? Pelo contrário :)

Bem-vindo ao mundo das duas rodas!
Começar tarde, por norma, é começar com uma atitude muito mais ponderada e racional  :nice:

Se o objectivo são pequenas passeatas ao fim de semana com pendura, mesmo uma naked não sendo a mais indicada, é perfeitamente capaz.
Desde que a pendura não se queixe muito do desconforto, claro.

No entanto o mais natural será começar a apanhar-lhe o gosto e as "pequenas" logo se tornam "maiores".
E aí uma naked já não será assim tão indicada: quando comparada com outras categorias, peca em pelo menos três factores: consumos mais elevados, autonomia menor e falta de conforto em tiradas mais longas.

Gostos à parte, eu indicaria como mais adequado uma trail (algo na linha da mais-que-conhecida NC), mas confesso que não estou a par do mercado, especialmente em baixas cilindradas (<300).

Aliás, a própria NC mesmo sendo uma 750 é bastante dócil e suave para iniciados - não é por acaso que é a mota de eleição para quem vem de scooters 125cc  :)
No entanto, a não ser que se considere um modelo usado, os valores já saem completamente fora do orçamento.
Por certo alguns companheiros poderão sugerir outros modelos semelhantes, mas abaixo dos 300cc e dentro do orçamento.

That's my 2 cents :)

Maio 07, 2021, 19:07:08, 19:07
Responder #3

BlueSkies

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 99
Antes de mais parabéns pela escolha, pois nem sempre o pessoal é ponderado na escolha da primeira mota.

Eu também retomei as lides de motard há dois anos e a minha opção também recaiu por uma Naked de média cilindrada (Honda CB500F) e posso dizer-te que fiz uma óptima escolha, mas não fosse o meu herdeiro gostar da F para ele, eu teria optado pela X, a trail, por uma qyestão de protecção aerodinâmica, pois a naked leva-se muita porrada e eu também já não tenho idade para levar porrada....  ;D

Boa compra e óptimas curvas!

Maio 12, 2021, 16:33:00, 16:33
Responder #4

cris_santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 102
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Benelli 302 S
  • Modelo Motociclo: Naked
  • Localidade: Ponte da Barca
Boas amigos,

Como já lhes contei antes tirei a carta de categoria A recentemente e agora estou na fase da escolha da máquina coisa que também já decidi ponderadamente, mas isto de escolher uma mota e nomeadamente um capacete tem os seus quês pelo menos para mim. Eu já escolhi a mota que irei comprar pelos motivos que já justifiquei anteriormente mas agora estou no dilema da cor da mota e na cor do capacete, assim queria deixar aqui um link para uma foto com as minhas dúvidas que espero que vocês me ajudem a decidir com os vossos comentários ponderados e construtivos. Desde já agradeço a vossa ajuda e opinião muito obrigado.  :palmas: :convivio: :cool: :have.idea:


A mota é: Benelli 302 S # Branca / Preta / Verde
O Capacete é: MT Revenge 2 # Moto 3 / Skull & Roses / Baye


« Última modificação: Maio 12, 2021, 16:40:41, 16:40 por cris_santos »
Cris Santos

Maio 12, 2021, 21:19:26, 21:19
Responder #5

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Parece-me uma boa escolha, também estou a ponderar comprar este modelo. Quando a tiveres depois deixa feedback.

Na minha opinião a cor mais bonita é esse verde lima  :feliz:

Maio 13, 2021, 07:30:10, 07:30
Responder #6

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Eu não compraria o capacete só a pensar em combinar com a moto...
Daqui a 1 ou 2 anos passas para uma cilindrada ou estilo diferente, e depois o capacete se calhar não combina...
Também investiria mais um pouco e compraria um capacete melhorzinho que esses mt.

Boa sorte na escolha!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 13, 2021, 09:44:28, 09:44
Responder #7

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Surpreendente valor do capacete MT revenge 1 no site de referência em termos de segurança:
https://sharp.dft.gov.uk/helmets/mt-revenge/
Face ao custo tão baixo, pode ser que o revenge 2 seja tão bom como a primeira versão.

Por acaso conhecia a marca mas apenas porque era costume ver na montra em algumas das lojas da ACP (Amoreiras, Almada forum) e tinham pinta!

Sobre a parte estética, o melhor é ter-se um capacete visível do que um pouco visível mas tal como disse o Feio, o que hoje pode fazer pandan com a actual moto, amanhã pode não suceder mas também acho pouco relevante... o importante também é ser confortável, ter bom campo de visão, leve e que garanta segurança!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 13, 2021, 12:26:44, 12:26
Responder #8

cris_santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 102
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Benelli 302 S
  • Modelo Motociclo: Naked
  • Localidade: Ponte da Barca
Surpreendente valor do capacete MT revenge 1 no site de referência em termos de segurança:
https://sharp.dft.gov.uk/helmets/mt-revenge/
Face ao custo tão baixo, pode ser que o revenge 2 seja tão bom como a primeira versão.

Por acaso conhecia a marca mas apenas porque era costume ver na montra em algumas das lojas da ACP (Amoreiras, Almada forum) e tinham pinta!

Sobre a parte estética, o melhor é ter-se um capacete visível do que um pouco visível mas tal como disse o Feio, o que hoje pode fazer pandan com a actual moto, amanhã pode não suceder mas também acho pouco relevante... o importante também é ser confortável, ter bom campo de visão, leve e que garanta segurança!

Olá amigo,

Obrigado pelo seu comentário. Sim efectivamente para o preço deste capacete da MT Helmets o modelo Revege 2, está com 5 estrelas no teste sharp. É claro que os euros não abundam ou iria para um capacete de outra marca, mas penso que no conjunto qualidade/preço estão muito bem cotados. Eu também gosto de um capacete que dê nas vistas mas estou inclina a comprar esse que tem azul, pois fui pesquisar e é uma homenagem a um piloto espanhol falecido em 2018 que era apontado como um excelente piloto e que faleceu infelizmente aos 14 anos em uma queda tendo posteriormente sido atropelado por outro colega de corrida.

Mas como lhe digo os €€€€€€ não são muitos e o máximo que vou investir seram até aos 150 paus. Se tiver algumas sugestões de bons capacetes dentro deste orçamento disponha.

Muito obrigado.
Cris Santos

Maio 13, 2021, 12:31:41, 12:31
Responder #9

cris_santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 102
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Benelli 302 S
  • Modelo Motociclo: Naked
  • Localidade: Ponte da Barca
Eu não compraria o capacete só a pensar em combinar com a moto...
Daqui a 1 ou 2 anos passas para uma cilindrada ou estilo diferente, e depois o capacete se calhar não combina...
Também investiria mais um pouco e compraria um capacete melhorzinho que esses mt.

Boa sorte na escolha!


Olá amigo

Eu não irei comprar o capacete exclusivamente para fazer pandan com a mota, pois este modelo de capacete o MT Revenge 2 foi atribuido 5 estrelas no teste sharp que fazem em englaterra a nível de segurança e qualidade. Claro que não é um topo de gama pois os euros não abundam mas conjugando qualidade/preço acho que está muito bem posicionado. 
Cris Santos

Maio 13, 2021, 17:12:36, 17:12
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
...pois este modelo de capacete o MT Revenge 2 foi atribuido 5 estrelas no teste sharp que fazem em englaterra a nível de segurança e qualidade. Claro que não é um topo de gama ...

Não vás por aí...
A SHARP classifica pela resistência a impactos.
É importante essa resistência, sem dúvida.
Mas não se traduz necessariamente num nível de segurança proporcionalmente superior a classificações mais baixas.

Aliás, se pesquisares por muitos "topos de gama" rapidamente te aperceberás que a maioria não tem as 5 estrelas.
Estranho, não?
O que leva alguém a dar 500 euros por um capacete de 4 ou menos 3 estrelas, quando por 100 compra um de 5?  ;)

Isto porque os capacetes reúnem um vasto número de outras características.
E tendo em conta que é algo que vai estar na cabeça todo o tempo em que não se está a ter acidentes... é normal se privilegiar peso, amplitude de visão, aerodinâmica, conforto, insonorização, etc.

Não é por isto que os MT vão deixar de ser propostas bastante honestas no que diz respeito a capacetes económicos.
Para quem quer gastar pouco dinheiro e pretende algo só para umas voltas.. perfeito!
Mas no dia que saltares para um segmento mais... intermédio dificilmente voltas ao low cost.

Maio 14, 2021, 11:12:45, 11:12
Responder #11

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sobre o fit correcto e sua relação com as certificações:
"Um capacete DOT de 100 paus com o tamanho correto irá protegê-lo melhor do que um capacete SNELL de 900 paus com tamanho demasiado grande"

Alguma literatura aqui para quem tiver interesse nesta temática.
https://www.revzilla.com/common-tread/helmet-safety-ratings-101


Maio 14, 2021, 12:04:16, 12:04
Responder #12

cris_santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 102
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Benelli 302 S
  • Modelo Motociclo: Naked
  • Localidade: Ponte da Barca
...pois este modelo de capacete o MT Revenge 2 foi atribuido 5 estrelas no teste sharp que fazem em englaterra a nível de segurança e qualidade. Claro que não é um topo de gama ...

Não vás por aí...
A SHARP classifica pela resistência a impactos.
É importante essa resistência, sem dúvida.
Mas não se traduz necessariamente num nível de segurança proporcionalmente superior a classificações mais baixas.

Aliás, se pesquisares por muitos "topos de gama" rapidamente te aperceberás que a maioria não tem as 5 estrelas.
Estranho, não?
O que leva alguém a dar 500 euros por um capacete de 4 ou menos 3 estrelas, quando por 100 compra um de 5?  ;)

Isto porque os capacetes reúnem um vasto número de outras características.
E tendo em conta que é algo que vai estar na cabeça todo o tempo em que não se está a ter acidentes... é normal se privilegiar peso, amplitude de visão, aerodinâmica, conforto, insonorização, etc.

Não é por isto que os MT vão deixar de ser propostas bastante honestas no que diz respeito a capacetes económicos.
Para quem quer gastar pouco dinheiro e pretende algo só para umas voltas.. perfeito!
Mas no dia que saltares para um segmento mais... intermédio dificilmente voltas ao low cost.

Olá amigo,

Li o seu post e aceito perfeitamente a sua opinião aliás tudo que disse está correto, e a segurança deve estar acima de tudo, mas sabe que nem todos podem se dar ao luxo de dar 500 paus por um capacete pois além do capacete depois vem o vestuário umas botas mais isto e aquilo e a conta vai somando. Eu se pudesse também escolheria outro capacete de uma gama mais alta até de carbono, com boa insonorização essas características todas mas a minha utilização irá ser de fim de semana e uma ou outra viajem com mais km por isso optei por este modelo que satisfaz e acho para o produto que é está em conta pelo preço/qualidade.
Cris Santos

Maio 14, 2021, 12:29:09, 12:29
Responder #13

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tendo em conta a intenção de uso esporádico, parece-me uma boa escolha dentro das limitações de orçamento.

Reforço no entanto a parte de testar:
deve, sempre que possível, testar o mesmo ao vivo.

O objectivo é perceber duas coisas:
1) Se é o mais adaptado ao formato da cabeça; há mais oval ou mais redondo, depende de cada um e da cada modelo de capacete.
2) O fit geral: que tamanho fica folgado, que tamanho fica demasiado apertado? O ideal será um que, além da forma correcta, fique justo mas não em demasia. Tendem a alargar com o tempo. Numa boa loja, o vendedor ajuda a obter o tamanho adequado.

Estas duas coisas fazem toda a diferença entre um capacete confortável e que é fácil usar ou um que provoca desconforto sempre que usado.

Maio 14, 2021, 13:21:06, 13:21
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Olá amigo,

Li o seu post e aceito perfeitamente a sua opinião aliás tudo que disse está correto, e a segurança deve estar acima de tudo, mas sabe que nem todos podem se dar ao luxo de dar 500 paus por um capacete pois além do capacete depois vem o vestuário umas botas mais isto e aquilo e a conta vai somando. Eu se pudesse também escolheria outro capacete de uma gama mais alta até de carbono, com boa insonorização essas características todas mas a minha utilização irá ser de fim de semana e uma ou outra viajem com mais km por isso optei por este modelo que satisfaz e acho para o produto que é está em conta pelo preço/qualidade.

Não fiz qualquer juízo de valor sobre a capacidade financeira de cada um.
Fui até bastante claro que considero os MT bastante honestos dentro dos respectivos segmentos de preço.

A minha intervenção foi no sentido de que a classificação SHARP não é indicador da qualidade de um capacete.
Considero que seja um bom indicador a ter em conta.
Mas a ideia que se está a colocar "a segurança deve estar acima de tudo" ao optar por mais estrelas... é algo discutível.

Há uns tempos coloquei aqui uma observação interessante acerca de um vídeo em que cortam um Arai de 440 libras e um Box e 60 libras.
Ironicamente nos testes SHARP o capacete chinês supera a classificação.
Porém, quando analisados minuciosamente ao nível de construção... são produtos distintos.

Vale a pena dar uma vista de olhos.

Seja como for, desde os low cost de 100 euros aos topos de gama que habitualmente começam nos 500 existe uma enorme margem pelo meio.
Costuma-se dizer que a virtude está no meio. E é também aí que se encontra uma enorme oferta do que realmente são boas relações preço/qualidade.
Isto sem ignorar outro tão célebre ditado que o barato sai caro. Embora vivemos numa época me que tudo seja descartável.
« Última modificação: Maio 14, 2021, 13:22:41, 13:22 por dfelix »

Maio 14, 2021, 16:38:55, 16:38
Responder #15

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 223
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Pessoal, ou malta como dizem ,

O capacete MT Revenge é considerado um capacete bom aqui, e custa à partir de 80€ conforme o modelo. Acho uma boa escolha, desde que use com conforto.
Mas, o mais importante que eu gostaria de escrever ao Cris é que o uso consciente da moto é um fator de segurança bem maior do que o equipamento ou vestimenta em si. Pois não adianta o capacete ser caríssimo  e você perder a cabeça no quard-rail. Equipamentos caros e sofisticados se justificam em uma pista de corrida,  pois além de você estar no limite, o ambiente proporciona em escape perfeito. Não é o caso de ruas e auto estradas. Onde você tem veículos,  calçadas,  buracos e proteções laterais que vão impedir seu deslizamento em caso de queda em velocidade...
Então,  é melhor não se acidentar...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Maio 14, 2021, 16:54:28, 16:54
Responder #16

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Na gama dos capacetes acessíveis, eu gosto bastante do LS2  FF396 Ft2.
Mandei vir o meu daqui, há uns anos, mas ainda há. Uso diariamente na cidade, é o capacete que fica sempre na top case sem grandes preocupações.
https://www.outletmoto.com/pt/capacete-ls2-ff396-ft2-single-mono-p-2610.html

É um capacete acessível, competente, completo, com boas possibilidades de adaptação, pois tem um mecanismo de enchimento das almofadas engenhoso, que permite encher ou esvaziar as almofadas conforme as necessidades do condutor. Tem viseira escura também, embora eu praticamente não use. Não é muito pesado, sendo em fibra.
Abaixo de 100eur entregue em casa não conheço nada melhor.
Tem 4 estrelas Sharp e também há em hi-viz no mesmo site, para quem prefira. 
Não é o capacete mais insonorizado do mundo, mas hei, custa 89eur.

Maio 15, 2021, 00:51:04, 00:51
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Equipamentos caros e sofisticados se justificam em uma pista de corrida,  pois além de você estar no limite, o ambiente proporciona em escape perfeito.

Para uma "pista de corrida" há equipamento especialmente vocacionado para o efeito.
E mesmo nesse mercado existe o caro e existe o barato.

Encontras equipamento caro e sofisticado para os mais diversos fins.
Mas o que não faltam são excelentes relações preço/qualidade nas gamas intermédias.


A maioria da malta que conheço que tirou carta recentemente e comprou algo barato (porque gastaram tudo na moto) pouco tempo depois acabou por fazer upgrade ao capacete....
Não por segurança. Mas por conforto.

Maio 18, 2021, 13:53:19, 13:53
Responder #18

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 475
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Sobre a mota.
Tem força, é relativamente rápida, curva bem, é confortável e bonita.
Tive o modelo de 2017 que não difere deste.
Cor: é pena não estar disponível a cor verde que eu apelido de verde Benelli. Mas em verde!
Capacete: o que te agradar mais e melhor assentar na cabeça.
A ver se paro quieto?! 🏍

Maio 19, 2021, 10:10:14, 10:10
Responder #19

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Só uma pequena dica cris_santos se me permitires e relativamente ao capacete, já que na mota manda o coração na maior parte das vezes.

Independentemente das estrelas SHARP (e eu também tenho isso em conta), tudo vai do conforto que sentes com o capacete colocado, na facilidade na sua utilização seja por 15 minutos ou 1 hora: o campo de visão que tens dentro do mesmo, a insonorização, o fecho no pescoço (existem dois sistemas diferentes com os seus prós e contras), o sistema de ventilação do mesmo (como se abrem, é facil com as luvas?), a aerodinâmica do mesmo, etc. etc.

Um capacete para uma sport deve ser diferente de um capacete para uma naked. E isso por vezes não é muito claro.

Se tiveres uma mota "aventureira" (Africa Twin, Tracer, BMW GS, etc. etc.) em que andas direito a escolha de um capacete é clara. são aqueles e pronto.

No outro espectro tens: city (refiro-me aos capacetes integrais), sport (ultimamente: sport touring), etc. etc.

Numa desportiva vs uma naked existem posições diferentes que se refletem na tua postura, logo na disposição do teu capacete e na forma como irás ver a estrada e tudo o que te rodeia à volta.

Focando-nos unicamente na naked e quando fores escolher o teu capacete imagina-te montado na mota. Olhando em frente e olhando para os lados, com diferentes capacetes colocados na tua cabeça irás encontrar logo diferenças.

De que adianta ter um capacete 4 ou 5 estrelas quando o campo de visão é pequeno nas vias laterais ou se olhas em frente vês a parte superior interior do capacete?

Dou-te um meu exemplo:
Tenho um AGV K3 à 7 anos (que preciso urgentemente de mudar, eu sei) mas na altura custou-me 200 e tal euros. Lembro-me na altura que tive oportunidade de comprar mais barato, mas o facto de terem óculos de sol interior e facilidade de instalar um sistema de som foram os motivos que me levaram à compra assim como as 4 estrelas Sharp. Não foi um capacete barato mas também não foi caro, atendendo ao que tinha como preferência na altura.

Atualmente procuro um capacete que tenha já pinlock... e digo-te que existe uma diferença de preço entre um capacete preparado para pinlock e outro que trás pin lock se formos a ter em conta a tabela sharp.
E podes-me perguntar consideras mais uma estrela sharp no capacete ou um pinlock incluido no preço.
Garanto-te que a escolha recai no pinlock. É tão bom conduzir à chuva sem que o visor embacie, pois o risco que corro é maior se não tiver pinlock. Aqui as estrelas sharp valem "zero".

Mas continuando...
Como conduzia uma maxiscooter o ruido no topo do capacete era incomodativo. Como utilizava diariamente a mesma ao fim de um ano já me incomodava bastante. Comecei a usar tampões para os ouvidos o que melhorou imenso a minha qualidade de "vida a bordo", mas o ruido sempre esteve lá. Hoje não abdico dos meus tampões. São tão importantes para mim como a gasolina que meto para andar de mota.

Quando ia atrás de um camião a minha cabeça abanava bastante devido à turbulência existente entre o veículo, o vidro alto da maxiscooter, a minha altura e posição de condução e o clima que se fazia sentir na altura.

Um dia retirei o vidro da frente e coloquei um pequeno. Apesar de levar mais vento no peito (e isso resolve-se bem com bom equipamento) o ruído e as vibrações no capacete desapareceram quase completamente e ai entendi que tinha o capacete errado na mota errada.

Hoje conduzo uma naked e o capacete tem um comportamento excecional apesar da idade de uso que já tem. Posso ir a 150 que o ruido é quase o mesmo quando andava a 130 na maxiscooter (lembra-te que uso tampões).

Porque é que agora que estou para trocar não compro o mesmo?
Porque o AGV K-3 na minha opinião é um capacete mais voltado para uma inclinação na condução mais desportiva. E apesar de ter uma excelente visibilidade nas laterais, tenho que me inclinar mais um pouco para que possa ver convenientemente para a frente. Nada incomodativo ou que me coloque em risco, entenda-se.

Esta "lenga-lenga" toda para quê?
Para te dizer que podes e dever seguir as indicações SHARP, mas que existem outras condicionantes que deves ter em conta para além disso pois de que adianta ter um capacete 5 estrelas quando por exemplo vês mal para os lados ou sofres bastante no verão com um sistema deficiente de ventilação.

Se a loja onde vais comprar tiver funcionários em condições sairás com um capacete adequado à tua montada e às tuas necessidades e deves ter isso igualmente em conta. 

Se não tem atenção aos pequenos pormenores do mesmo que irão melhorar bastante o teu prazer a conduzir a tua mota. Uma naked espero eu.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Maio 19, 2021, 18:47:25, 18:47
Responder #20

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Numa desportiva vs uma naked existem posições diferentes que se refletem na tua postura, logo na disposição do teu capacete e na forma como irás ver a estrada e tudo o que te rodeia à volta.

Verdade... embora infelizmente acho que os fabricantes de capacetes continuam a ser um pouco conservadores (para não dizer preconceituosos) quanto ao segmento naked.

Ou seja.. fabricam produtos que acabam por ser versões menos desportivas dos capacetes desportivos.
Muitas vezes gerações anteriores de capacetes desportivos reciclados reduzindo apêndices e substituindo certos componentes por outros mais baratos.
Porque se assume que a utilização de uma naked é menos desportiva que numa desportiva.
E é... mas...
...a realidade numa naked a influencia da aerodinâmica do capacete no conforto é de longe mais evidente que em motos dotadas de carenagens e vidro/ecrã.

Portanto, assume-se que a escolha é feita por razões cosméticas.
Porque algo com menos apêndices faz mais "pendant".
Ou por razões de preço. Como se o cliente da naked fosse o teso que não teve capacidade financeira para optar por uma desportiva.
Daí que seja extremamente comum malta de nakeds mais atrevidas acabar por optar por capacetes desportivos. Mas para algo menos atrevido ou mais retro...continua a faltar algo. Embora tenham surgido algumas opções um pouco mais válidas... mas só nos segmentos mais caros.

Atualmente procuro um capacete que tenha já pinlock... e digo-te que existe uma diferença de preço entre um capacete preparado para pinlock e outro que trás pin lock se formos a ter em conta a tabela sharp.

Esta é uma característica que me aborrece profundamente.
Porque das gamas intermédias para cima tornou-se comum já trazer pinlock.

Pessoalmente odeio o sistema, porque distorce visualmente a altas velocidades e encandeia-me muito mais à noite.
E ás custas disso tenho ali na gaveta 2 ou 3 que nunca foram usados.

Fazia muito mais sentido ser algo opcional.
Que na compra se decidia se trazia ou não... do que algo que para alguns como eu, vai pagar mais e acabar no fundo da gaveta.  :-\

« Última modificação: Maio 19, 2021, 18:51:06, 18:51 por dfelix »

Maio 20, 2021, 08:49:01, 08:49
Responder #21

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
dfelix
Vê por exemplo estes dois:

Nexx X.WST2
https://www.nexx-helmets.com/pt/capacetes/x-wst2/plain/branco/

Scorpion EXO-HX1
https://www.scorpionusa.com/product/scorpion-exo-hx1-solid-full-face-helmet/

Dois capacetes que consigo por preço semelhante, um fabricado em Portugal e outro na China, mas o "chinês" trás pinlock de fábrica. Logo sais a ganhar pois no inverno e apesar da deformação existente, pois é mais uma barreira à frente da tua vista, ganhas em segurança.

Compreendo a dificuldade na utilização do pinlock e por isso também ainda não escolhi o capacete "certo" e talvez pela razão que não me apetece estar a comprar um capacete "desportivo" porque lhe tiraram apenas os apêndices aerodinâmicos e pagar o mesmo.

O AGV que tenho quando embacia basta abrir um pouco mais os topos e desembacia, mas perco tempo e acontece quando estou a conduzir.
O sistema não é o melhor porque para reduzir o barulho minimizaram os "apêndices" para abrir os topos do capacete o que me dificulta com as luvas de inverno, por exemplo.

Daí estar mais preocupado com estas questões do que ver quantas estrelas tem o capacete, contrariando assim o que escrevi algures neste fórum sobre a escolha de um capacete.

Maio 20, 2021, 13:07:11, 13:07
Responder #22

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Dois capacetes que consigo por preço semelhante, um fabricado em Portugal e outro na China, mas o "chinês" trás pinlock de fábrica. Logo sais a ganhar pois no inverno e apesar da deformação existente, pois é mais uma barreira à frente da tua vista, ganhas em segurança.

O que me aborrece mais no pinlock é a condução à noite...
Qualquer farol ou candeeiro deixa de ser um ponto luminoso para se tornar numa "estrela" de raios luminosos...
Algo que se estiver a chover duplica pois o chão molhado reflecte tudo o que são luzes.

Mas reconheço que isto é um problema muito pessoal...
Tenho alguma sensibilidade à luz. E se por um lado tenho uma excelente visão (felizmente) durante o dia... já de noite encandeio-me com extrema facilidade.

O outro problema é o pinlock fazer um efeito meio "lupa" na zonas mais curvadas da visão periférica.
Isto não incomoda muito a andar devagar. Porque a cabeça vai estável ...
Mas quando ando depressa o capacete tende a abanar mais... tal como se usa mais os olhos e menos o pescoço.
O que faz o "efeito lupa" mover-se fazendo parecer que a visão está tremida .

Logo, mesmo numa utilização mais "utilitária" do dia-a-dia, sobretudo no inverno pois regresso a casa sempre de noite, o que ganho em desembaciamento perco em outros aspectos que me incomodam substancialmente mais.

A ironia que que o embaciamento acaba por estar muito relacionado com a ventilação do capacete.
O que me faz crer que muitos capacetes trazem o pinlock mais por markting que por necessidade.

Tive uma péssima experiência com o Schuberth R2 por variados motivos... mas algo que tinha de muito bom era a ventilação dispensar por completo o pinlock que já trazia de serie.

Mas o mais frustrante para mim relativamente a esta tendência dos fabricantes terem adoptado quase massivamente este acessório... é que chegou a existir coisas melhores que por não terem o mesmo marketing foram sendo abandonadas.

« Última modificação: Maio 20, 2021, 13:08:37, 13:08 por dfelix »

Maio 20, 2021, 14:18:03, 14:18
Responder #23

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
@dfelix, que tipo de Pinlock usas?

Uso Pinlock 100% MAX VISION™ no meu Scorpion Exo 1400 Air, tendo usado também no Scorpion Exo 920 (ambos vinham de origem) e nunca experienciei nem distorção de visão periférica nem encandeamento pelo pinlock em si.
Tento sempre andar com a viseira e parte interior do pinlock limpos porque à mínima sujidade impacta logo a visão (sobretudo noturna ou com sol muito forte), mas em condições ideais de limpeza (contrariamente ao estado lastimoso em que tenho a viseira nest momento!) sempre tive uma experiência sem falhas.

Fizeste-me lembrar a experiência que tive com óculos de sol polarizados. Qualquer tampa de saneamento tinha cores como que se fosse uma poça de gasóleo, apanhei uns bons sustos até perceber o problema.
« Última modificação: Maio 20, 2021, 14:20:38, 14:20 por ThatsMe »

Maio 20, 2021, 16:41:08, 16:41
Responder #24

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa


O outro problema é o pinlock fazer um efeito meio "lupa" na zonas mais curvadas da visão periférica.
Isto não incomoda muito a andar devagar. Porque a cabeça vai estável ...
Mas quando ando depressa o capacete tende a abanar mais... tal como se usa mais os olhos e menos o pescoço.
O que faz o "efeito lupa" mover-se fazendo parecer que a visão está tremida .

Logo, mesmo numa utilização mais "utilitária" do dia-a-dia, sobretudo no inverno pois regresso a casa sempre de noite, o que ganho em desembaciamento perco em outros aspectos que me incomodam substancialmente mais.


Nunca tinha pensado nisso, mas parece fazer sentido.
Mas sentes isso mesmo em viseiras opticamente (bem) corrigidas, isto é, sem distorção aparente ao olho humano?
É que há viseiras e viseiras. Uma viseira sem distorção (visível) passa a ter distorção com o pinlock?; ou havendo distorção visível na viseira (sem pinlock), ela é ampliada pelo pinlock(o tal efeito "lupa")?

Eu estou a falar mas não tenho experiência de pinlock. Tenho apenas um capacete que trazia isso e nem sequer instalei.
« Última modificação: Maio 20, 2021, 16:43:08, 16:43 por VCS »

Maio 20, 2021, 16:49:03, 16:49
Responder #25

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Lá está o que referes dfelix: um capacete com um bom sistema de ventilação permitirá (teoricamente) um desembaciamento quase imediato.
Eu no inverno e em tempo de chuva abro totalmente o sistema de ventilação como se fosse de verão. O problema é que a agua entra para o capacete nos topos.

Maio 20, 2021, 17:24:19, 17:24
Responder #26

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Lá está o que referes dfelix: um capacete com um bom sistema de ventilação permitirá (teoricamente) um desembaciamento quase imediato.
Eu no inverno e em tempo de chuva abro totalmente o sistema de ventilação como se fosse de verão. O problema é que a agua entra para o capacete nos topos.

Nâo sei se concordo... ;)
O embaciamento mais pronunciado normalmente é com a moto parada (ou quase, semáforos, cruzamentos, etc), em que é quase indiferente se o capacete tem muitos canais de passagem/escoamento de ar, precisamente porque a moto não está em movimento...
« Última modificação: Maio 20, 2021, 17:26:35, 17:26 por VCS »

Maio 20, 2021, 19:15:28, 19:15
Responder #27

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
@dfelix, que tipo de Pinlock usas?

Uso os que já vinham nos capacetes..
O meu primeiro capacete que tive com isso era um Nolan há uns anos atrás.
Só voltei a ter com o Schuberth que trazia já pré-instalado mas não sei que modelo era.
E o Glamster que recentemente comprei trás o "evo" mas nem sequer o retirei da embalagem.

Fizeste-me lembrar a experiência que tive com óculos de sol polarizados. Qualquer tampa de saneamento tinha cores como que se fosse uma poça de gasóleo, apanhei uns bons sustos até perceber o problema.

Sim, os polarizados fazem isso.
Usar óculos de sol polarizados dentro da viseira é para esquecer.
Parece que se deu nos ácidos.

Mas sentes isso mesmo em viseiras opticamente (bem) corrigidas, isto é, sem distorção aparente ao olho humano?

Parto do principio que as viseiras são minimamente decentes.  :D
Até porque nenhum dos capacetes em questão eram low-cost.
Aliás, qualquer deles só encostaram porque chegou ao momento em que fazia sentido comprar uma nova viseira, mas estar a da 60/80 euros e continuar todo o resto do capacete velho... mais vale pensar num novo!

É que há viseiras e viseiras. Uma viseira sem distorção (visível) passa a ter distorção com o pinlock?; ou havendo distorção visível na viseira (sem pinlock), ela é ampliada pelo pinlock(o tal efeito "lupa")?

Sinto que a generalidade das viseiras têm sempre alguma distorção nas zonas mais periféricas.
Porque é onde a nossa vista apanha maior curvatura do plástico.
Mas vive-se bem com isso.

O Pinlock é um bocado de plástico transparente meio emborrachado que fica ali a fazer mais uma camada.
Todos os que usei ampliavam essa distorção.
Mas vive-se com isso... se for com uma condução tranquila que o capacete não vá a abanar com turbulências sempre a querer abanar.

Já o encandeamento...
Faz-me lembrar quando se tem os vidro dos carros ficam engordurados por dentro.
Podem parecer limpos, mas a luz faz aqueles flares manhosos.

O embaciamento mais pronunciado normalmente é com a moto parada (ou quase, semáforos, cruzamentos, etc), em que é quase indiferente se o capacete tem muitos canais de passagem/escoamento de ar, precisamente porque a moto não está em movimento...

Isso é verdade...

Sempre tive o habito de andar sempre no primeiro click da viseira durante o inverno.
Talvez por isso em diversos capacetes nunca senti qualquer drama com embaciamento.
Compreendo que quem goste de andar fechado como se fosse um escafandro, a experiência seja outra.

« Última modificação: Maio 20, 2021, 19:16:41, 19:16 por dfelix »

Maio 21, 2021, 08:13:18, 08:13
Responder #28

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não me expliquei bem:
Quando me refiro ao desembaciamento em "andamento" com os sistemas de ventilação abertos pressuponho que o capacete/visor embaciou num semáforo ou num andamento mais lento entre enlatados.

Para isso abro sempre um pouco mais a viseira a não ser que  a chuva esteja "batida a vento".

Já dei por mim parado em fila, com chuva "certinha" sem vento e com o visor um pouco mais aberto (o visor do AGV permite 3 posições de abertura do visor) para que o mesmo não embacie.

Maio 21, 2021, 10:46:00, 10:46
Responder #29

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
E também é preciso ver que em motas com maior proteção aerodinâmica, a ventilação dos capacetes é sempre mediocre no máximo.

Numa naked devem existir muito menos problemas de embaciamento em andamento do que numa big trail.

Maio 21, 2021, 17:51:40, 17:51
Responder #30

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
REalmente, cada caso é um caso.

Eu desde que experimentei Pin-Lock, nunca mais deixarei de o ter até que surja outra coisa qq para o subtituir nessa função com a mesma eficácia. Quem usa ou já usou óculos, e passa de um capacete sem para um com Pin-Lock, vai pensar que foi magia.
Á noite não distorce nada, pelo menos os que tive até agora (Schuberth S2 e Arai).

Lentes polarizadas nos óculos de sol - SIM!!! Só não prestam para ver écrãs de telémovel e alguns panéis de instrumentos, de resto, qualquer sujidade gordurosa (gasóleo, óleo, etc) que haja na estrada, sobressai logo, e isso é segurança.

Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 24, 2021, 14:58:57, 14:58
Responder #31

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Só mais umas achegas ao famoso "pinlock".

Curiosamente, isto acabou por ser um pouco como Black&Decker vs. berbequim :D
A Black&Decker foi a primeira a introduzir no mercado o berbequim na forma como o conhecemos, e com a massificação passou a ser vulgar muita gente chamar "black and decker" ao berbequim.

No mesmo sentido: a Pinlock foi a empresa que trouxe o conceito para o mercado.
E a partir daí, mesmo os de outras marcas são designados como "pinlock".

Isto tudo para dizer que, como já foi referido, há "pinlocks" e Pinlock®.
E a marca neste caso pode fazer muita diferença em relação ao nível de visibilidade e distorção.
Não admira que existam muitos a <25 eur, mas um equivalente da Pinlock custe o dobro.

Outro aspecto tem a ver com o facto de a utilidade máxima ocorra quando parados ou em baixas rotações.
De facto, é o que prezo nos Pinlock que sempre usei.

Tentei não usar durante uns meses e manter a viseira no trinco 2, para ver se fazia assim tanta diferença.
Mas como usava o Shoei Neotec, com uma insonorização excelente logo menos ventilado, acabava sempre por ficar com a viseira parcialmente embaciada, especialmente nas laterais. O que torna tudo mais perigoso, especialmente porque acontece no meio do transito, com chuva  :confused:

No meu caso, e talvez na maioria(?), as inconveniências como distorção a velocidades elevadas e redução de visibilidade à noite, acabam por não suplantar as conveniências. Quase nunca ando a velocidade absolutamente proibidas, e não tenho por hábito circular de noite.

O que faço para minimizar isso é remover o Pinlock no verão.

Mas atenção: tem que ser removido com o cuidado de não deixar cair pó/poeiras/detritos na parte interior do Pinlock e guardar bem acondicionado. Guardei a embalagem original para isso.

Para voltar a instalar no Inverno, devem colocar o mesmo apenas depois de uma limpeza profunda à viseira.
Caso contrário, não vai aderir a 100% e não faz o vácuo necessário para ser eficaz, acaba por prejudicar mais que ajuda.
Nesse caso a solução é comprar um novo.