1.000.000 Milhas e 3 motores de substituição: A história dos cerca de 1.600.000 kms numa só moto!
Como indica o título deste tópico, de facto trata-se de um número impressionante de kms e é sobre os mesmos que irei sintetizar a história.
O motociclista Al Zahrt começou a sua vida de motociclista aos comandos de uma Harley-Davidson Super Glide, numa altura em que o controlo de qualidade da fábrica de Milwake não era o seu forte.
De tal forma que a sua Harley avariou algum tempo depois de a adquirir e deixou-o à beira da estrada no Estado Americano do Dakota do Norte.
A experiência não deve ter sido agradável e decidiu mudar de moto (tinha ele na altura 19 anos de idade), tornando-se então proprietário de uma Honda Goldwing mesmo no final de 1975, que comprou por 2.348 dólares...ou seja, precisamente numa altura em que este modelo tinha saído no mercado há bem pouco tempo.
A relação com essa Goldwing 1000 de 4 cilindros (sim...na altura não era de 6 cilindros) correu de tal forma bem, que o levou a não mais se separar daquela moto ao longo de décadas...
Fez uma quilometragem de tal modo elevada, que provavelmente nenhum de nós alguma vez viremos a fazer na vida aos comandos de todos os motociclos que nos passarem pelas mãos...
É que um milhão de milhas são ligeiramente acima de 1 milhão e 600 mil quilómetros sempre na mesma moto, feitos com alguns motores. Terão sido 3 motores substituídos ao longo dos 1.000.000 milhas.
Desconheço quantos kms fez com cada um dos dois primeiros motores (sendo que o último colocado ainda roda e acumula kms), mas não será de descartar largas centenas de milhares de Kms em cada um.
Porém isto não é o mais importante da notícia (nem de perto...), mas sim a ligação deste proprietário com a sua moto e que o levou a alcançar em 2017 um impressionante número.... impressionante mesmo!
Deste motociclista, Al Zahrt, li que utilizava a sua moto sobretudo de Abril a Dezembro...pelo que a quilometragem diária para alcançar este número (em 8-9 meses de uso por ano), seria razoável q.b.
Mudava o lubrificante do motor com muita regularidade, o que ajudava a manter a sua moto em condições e a fazer face à exigência da quilometragem que lhe fazia.
Uma moto a que foi dado uso intensivo e onde a sua mecânica teve mesmo que "dar o litro" com este proprietário...
Quando entrevistado sobre a possibilidade de mudar para o novo modelo, descartou essa hipótese, pretendendo continuar, enquanto lhe for possível, com a sua velhinha GoldWing.
Dar a volta completa a um odómetro de um milhão de milhas, não é para qualquer um.
Aliás, existem pelo menos mais dois motociclistas conhecidos e documentados que ultrapassaram a barreira do milhão de milhas...um com uma Harley FXRT e outro com uma BMW K1100LT e de que oportunamente também poderei criar tópico sobre os seus feitos.
O maior respeito por estes tipos e pelas suas máquinas.
Alguns links:
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