Isto é matéria que dá pano para mangas, camisas, calças, casacos....
Parece-me ser o assunto do momento pois ainda ontem vi o post no FB de alguem que foi mandado parar pela policia e multado (multa + inspecao B) porque tinha um escape (arrow?) na sua moto.E à boa maneira Portuguesa penso que se vai gerar um "empurrar" entre Policia e IMTT, com a policia a exigir que se averbe alteracoes no livrete que o IMTT nao deverá permitir a averbacao.E dou um exemplo: vou meter um escape XPTO que ate tem numero de homologacao Euro 4, vou dar uma volta, sou intersectado pela policia naqueles dias em que precisam de cumprir os objectivos e o homem diz que me vai multar porque o espape nao é original, eu argumento que comprei o escape e que este homologado... ele multa na mesma porque "nao esta averbado no livrete"Largo os 250€ (que para algumas pessoas é metade de um mes de ordenado), troco o escape e tenho de arranjar um reboque ou carrinha para ir fazer a inspecção B... Entretanto tiro 1 dia de trabalho para ir ao IMTT (pelo menos uma manha é certo que lá fico) e quando chega a minha vez, o funcionário diz que não averba escape no livrete pois a única alteração possível é cor, dimensões de pneus e peso rebocavel Ora, fica aqui uma situação "pescadinha de rabo na boca"... o mesmo estado que me penaliza por uma alteração, é precisamente o mesmo que nao tem previsto essa situação e que se recusa a legalizar essa alteração. No meu caso, a solucao apos multa seria: - queixa do agente autuador no IGAI- Constestação da multa e tentativa de anulação da mesma por prescrição (não havendo sustentação legal para a mesma, o estado faz-se de esquecido)
Talvez a GNR pudesse dar algum feedback, visto que andam de olho neste fórum.
Citação de: Africandruglord em Maio 04, 2018, 12:48:40, 12:48Talvez a GNR pudesse dar algum feedback, visto que andam de olho neste fórum. Não era má ideia, não senhor.É que mais vale um tipo ir para a estrada sabedor de antemão do que deve ou não fazer/ter, do que sugeitar-se a uma opinião que não pode nunca assentar em livre-arbítrio (não estou com isto a dizer que o fazem, atenção!).Concordo que seria interessante ler por aqui a opinião da autoridade sobre este assunto...mas não apenas da GNR.
Não era má ideia, não senhor.É que mais vale um tipo ir para a estrada sabedor de antemão do que deve ou não fazer/ter, do que sugeitar-se a uma opinião que não pode nunca assentar em livre-arbítrio (não estou com isto a dizer que o fazem, atenção!).Concordo que seria interessante ler por aqui a opinião da autoridade sobre este assunto...mas não apenas da GNR.
Citação de: 2low em Maio 04, 2018, 14:20:26, 14:20 Não era má ideia, não senhor.É que mais vale um tipo ir para a estrada sabedor de antemão do que deve ou não fazer/ter, do que sugeitar-se a uma opinião que não pode nunca assentar em livre-arbítrio (não estou com isto a dizer que o fazem, atenção!).Concordo que seria interessante ler por aqui a opinião da autoridade sobre este assunto...mas não apenas da GNR. Só após a comunidade motard se unir, debater sobre o assunto e começar a reivindicar é que os agentes de autoridade e outros agentes devem se pronunciar.Até lá, temos que nos mexer!
Parece-me ser o assunto do momento pois ainda ontem vi o post no FB de alguem que foi mandado parar pela policia e multado (multa + inspecao B) porque tinha um escape (arrow?) na sua moto.....
O conhecido motovlogger "Mr. Maia" foi perguntar às autoridades como é afinal com as alterações.....Neste caso tomou como exemplo uma alteração de um escape de série na sua moto, para outro aftermarket...mas homologado e mantendo o db-killer.Ora vejam....
Alguém já se meteu num processo destes que possa partilhar a experiência?
Se bem que com o depósito, à partida, podes pedir o dinheiro de volta no final dos 2 anos.
(....)Porém, a minha experiência com multas em que a autoridade não teve razão é que...(....)
E quem lhe tirou a ela a razão?
Foi contestada a multa e não prosseguiu ou prescreveu? É isso a que te referes?
Vou comprar agora uma mota em segunda mão e a primeira coisa que gostava de fazer era colocar um escape diferente. Caso o escape esteja homologado é necessário fazer mais alguma coisa para não ser multado?
Citação de: marioj em Agosto 17, 2021, 20:45:29, 20:45Vou comprar agora uma mota em segunda mão e a primeira coisa que gostava de fazer era colocar um escape diferente. Caso o escape esteja homologado é necessário fazer mais alguma coisa para não ser multado?dá uma olhadela aqui:https://drive.google.com/file/d/1_NCkPJiufAdgueNgOv2RgMO3wtC27qWt/viewImprime e vê lá se cabe debaixo do banco da moto. Pode ser que calhes com um agente desconheça o "manual para tótós" do agente Matias Eufrásio e te ajude a safar á multa...