Autor Tópico: Averbamento de acessórios e transformações  (Lida 35198 vezes)

Maio 04, 2018, 11:21:13, 11:21
Lida 35198 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
No decorrer de alguns recentes vídeos sobre operações stop (com radar) em que companheiros com motos cheios de acessórios que foram colocados de "origem" e que acabaram por ser multados, com documentos apreendidos e a aguardar por inspecção técnicas, venho abrir este espaço para tentar em conjunto com todos, perceber como precaver qualquer ilegalidade em que possamos estar sem termos essa noção e como resolver para ficarmos mais descansados.  :tornarseanjinho:

Já existem alguns tópicos soltos por aqui, mas parece-me que seria bom haver um que englobasse todas as situações.
Alguns desses tópicos soltos são:

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1884.0
http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2518.0
http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3148.0

Por outro lado, nesta situação em que os companheiros que foram multados, pergunto como eles poderão resolver o assunto, quando um dos motivos por terem sido multados foi o escape não ser o homologado pelo modelo de origem mas vir instalado com um escape de rendimento homologado para uso na Europa mas sem constar no livrete/documento e apesar de ter sido o stand a instalar aquando a compra do motociclo novo. E qual a responsabilidade do stand nisto tudo?

Ainda a salientar que no site do IMTT constam apenas algumas alterações a serem averbadas e não aquelas que os agentes de autoridade mencionam…
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/CertificadoMatricula/Alteracoes/Paginas/AlteracaoElementosCertificadoMatricula.aspx
Ou existe mais algum link especifico para averbamento de acessórios a instalar em motociclos?
[constam apenas alterações como "peso bruto rebocável" (util para quem pense colocar reboque na goldwing) "nova medida de pneumaticos/jantes" e "alteração de cor do veiculo"]

Esta minha duvida prende-se ainda pelo facto de ter "recentemente" adquirido um motociclo que veio com top-case e malas laterais que são as de origem mas não vejo nenhuma referência no livrete/documento do veiculo. Será que também se tem que averbar as top-case's e malas laterais?

A partir daqui, o topico fica aberto para discussao sobre tudo o que o titulo indica: averbamento de acessórios e transformações (e respectivas homologações ou não)
« Última modificação: Maio 04, 2018, 11:30:08, 11:30 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 04, 2018, 12:35:46, 12:35
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Parece-me ser o assunto do momento pois ainda ontem vi o post no FB de alguem que foi mandado parar pela policia e multado (multa + inspecao B) porque tinha um escape (arrow?) na sua moto.


E à boa maneira Portuguesa penso que se vai gerar um "empurrar" entre Policia e IMTT, com a policia a exigir que se averbe alteracoes no livrete que o IMTT nao deverá permitir a averbacao.

E dou um exemplo: vou meter um escape XPTO que ate tem numero de homologacao Euro 4, vou dar uma volta, sou intersectado pela policia naqueles dias em que precisam de cumprir os objectivos e o homem diz que me vai multar porque o espape nao é original, eu argumento que comprei o escape e que este homologado... ele multa na mesma porque "nao esta averbado no livrete"

Largo os 250€ (que para algumas pessoas é metade de um mes de ordenado), troco o escape e tenho de arranjar um reboque ou carrinha para ir fazer a inspecção B...


Entretanto tiro 1 dia de trabalho para ir ao IMTT (pelo menos uma manha é certo que lá fico) e quando chega a minha vez, o funcionário diz que não averba escape no livrete pois a única alteração possível é cor, dimensões de pneus e peso rebocavel



Ora, fica aqui uma situação "pescadinha de rabo na boca"... o mesmo estado que me penaliza por uma alteração, é precisamente o mesmo que nao tem previsto essa situação e que se recusa a legalizar essa alteração. 



No meu caso, a solucao apos multa seria:

- queixa do agente autuador no IGAI

- Constestação da multa e tentativa de anulação da mesma por prescrição (não havendo sustentação legal para a mesma, o estado faz-se de esquecido)

« Última modificação: Maio 04, 2018, 12:36:52, 12:36 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 04, 2018, 12:42:04, 12:42
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Isto é matéria que dá pano para mangas, camisas, calças, casacos....

 :confused:

Vamos a isso! Arregaçar as mangas, colocar as luvas e força nisso!  :ok:

Parece-me ser o assunto do momento pois ainda ontem vi o post no FB de alguem que foi mandado parar pela policia e multado (multa + inspecao B) porque tinha um escape (arrow?) na sua moto.


E à boa maneira Portuguesa penso que se vai gerar um "empurrar" entre Policia e IMTT, com a policia a exigir que se averbe alteracoes no livrete que o IMTT nao deverá permitir a averbacao.

E dou um exemplo: vou meter um escape XPTO que ate tem numero de homologacao Euro 4, vou dar uma volta, sou intersectado pela policia naqueles dias em que precisam de cumprir os objectivos e o homem diz que me vai multar porque o espape nao é original, eu argumento que comprei o escape e que este homologado... ele multa na mesma porque "nao esta averbado no livrete"

Largo os 250€ (que para algumas pessoas é metade de um mes de ordenado), troco o escape e tenho de arranjar um reboque ou carrinha para ir fazer a inspecção B...


Entretanto tiro 1 dia de trabalho para ir ao IMTT (pelo menos uma manha é certo que lá fico) e quando chega a minha vez, o funcionário diz que não averba escape no livrete pois a única alteração possível é cor, dimensões de pneus e peso rebocavel



Ora, fica aqui uma situação "pescadinha de rabo na boca"... o mesmo estado que me penaliza por uma alteração, é precisamente o mesmo que nao tem previsto essa situação e que se recusa a legalizar essa alteração. 



No meu caso, a solucao apos multa seria:

- queixa do agente autuador no IGAI

- Constestação da multa e tentativa de anulação da mesma por prescrição (não havendo sustentação legal para a mesma, o estado faz-se de esquecido)



Foi mais ao menos isso que pensei quando aqui coloquei o tópico.

Há que debater e em ultimas instancias reunirmos todos numa nova mega-manifestação a acabar com esta palhaçada da caça-à-multa e de (alguns) agentes de autoridade mal formados e sem mínimo de educação que envergonham a farda que usam e vão contra os próprios códigos de ética e deontologia próprios da profissão.
Além de exigirmos alterações à legislação que a actual não permite os tais averbamentos mas que permite aos agentes as multas…
E enquanto não houver legislação terá de haver um período (transição) em que os agentes não podem autuar…
« Última modificação: Maio 04, 2018, 14:17:45, 14:17 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 04, 2018, 12:44:08, 12:44
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...

....seguindo aquilo que descreve o TMaxer, se calhar só mesmo se andarmos com um documento a atestar que o dito escape está devidamente homologado e é permtida a sua utilização em estrada.




O agente autuador pode ter as suas dificuldades em perceber o que é ou não legal (tudo bem, até entendo), mas daí a multar logo à priori....bem... >:(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 04, 2018, 12:52:35, 12:52
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Talvez a GNR pudesse dar algum feedback, visto que andam de olho neste fórum.


 ;)

Não era má ideia, não senhor.
É que mais vale um tipo ir para a estrada sabedor de antemão do que deve ou não fazer/ter, do que sugeitar-se a uma opinião que não pode nunca assentar em livre-arbítrio (não estou com isto a dizer que o fazem, atenção!).

Concordo que seria interessante ler por aqui a opinião da autoridade sobre este assunto...mas não apenas da GNR.  :nice: :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 04, 2018, 14:02:18, 14:02
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A dificuldade não é o que é permitido mas tentar antecipar o que cada agente pode fazer.
Por exemplo, o escape não é homologavel porque não faz parte das características do veículo tal como constam do documento único. Mas o som do escape está homologado, por isso o que pode ser multado é um escape que ultrapasse esse som ( pode ser o de origem alterado) por isso não vejo como podem autuar por ter um escape de marca diferente, mas se ninguém reclamar a multa é efectiva.
Para a polícia é irrelevante que a mota, desde que usada, tenha sido vendida com elementos em infração. O responsável é quem anda com ela na rua. Quando muito se forem multados podem pedir regresso do stand.
Agentes com pouca formação, nomeadamente em motas, podem fazer muitas asneiras. A palavra do polícia não é necessariamente a verdade :)
Se tiverem convicção que têm razão é deixar seguir para tribunal. O pior é questão na melhor das hipóteses não pagamos nada, se perdermos pagamos multa e custas. O polícia nunca vai pagar nada tenha ou não razão.
A relação é totalmente desproporcionada, por isso policias incompetentes se sentem impunes. ( agentes e guardas)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 04, 2018, 14:20:26, 14:20
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Talvez a GNR pudesse dar algum feedback, visto que andam de olho neste fórum.


 ;)

Não era má ideia, não senhor.
É que mais vale um tipo ir para a estrada sabedor de antemão do que deve ou não fazer/ter, do que sugeitar-se a uma opinião que não pode nunca assentar em livre-arbítrio (não estou com isto a dizer que o fazem, atenção!).

Concordo que seria interessante ler por aqui a opinião da autoridade sobre este assunto...mas não apenas da GNR.  :nice: :nice:

Só após a comunidade motard se unir, debater sobre o assunto e começar a reivindicar é que os agentes de autoridade e outros agentes devem se pronunciar.
Até lá, temos que nos mexer!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 04, 2018, 15:04:59, 15:04
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

 ;)

Não era má ideia, não senhor.
É que mais vale um tipo ir para a estrada sabedor de antemão do que deve ou não fazer/ter, do que sugeitar-se a uma opinião que não pode nunca assentar em livre-arbítrio (não estou com isto a dizer que o fazem, atenção!).

Concordo que seria interessante ler por aqui a opinião da autoridade sobre este assunto...mas não apenas da GNR.  :nice: :nice:



Só após a comunidade motard se unir, debater sobre o assunto e começar a reivindicar é que os agentes de autoridade e outros agentes devem se pronunciar.
Até lá, temos que nos mexer!
[/quote]



Desculpa lá... mas quando é que a comunidade motard ou qualquer outra comunidade civil conseguiu alguma fazer vingar reivindicação???  ;) :D


Sobretudo sendo uma comunidade sem uma qualquer chefia claramente mandatada para organizar e negociar com quem de direito?




Neste momento acontece aquilo que em muitas outras situacões na sociedade Portuguesa... como o moto2cool comentou estas "à mercê" das boas vontades de quem fiscaliza  :zangadoplus: :toma:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 04, 2018, 15:07:20, 15:07
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul

 ;)

Não era má ideia, não senhor.
É que mais vale um tipo ir para a estrada sabedor de antemão do que deve ou não fazer/ter, do que sugeitar-se a uma opinião que não pode nunca assentar em livre-arbítrio (não estou com isto a dizer que o fazem, atenção!).

Concordo que seria interessante ler por aqui a opinião da autoridade sobre este assunto...mas não apenas da GNR.  :nice: :nice:



Só após a comunidade motard se unir, debater sobre o assunto e começar a reivindicar é que os agentes de autoridade e outros agentes devem se pronunciar.
Até lá, temos que nos mexer!



Desculpa lá... mas quando é que a comunidade motard ou qualquer outra comunidade civil conseguiu alguma fazer vingar reivindicação???  ;) :D


Sobretudo sendo uma comunidade sem uma qualquer chefia claramente mandatada para organizar e negociar com quem de direito?




Neste momento acontece aquilo que em muitas outras situacões na sociedade Portuguesa... como o moto2cool comentou estas "à mercê" das boas vontades de quem fiscaliza  :zangadoplus: :toma:
[/quote]
comunidade motard = nao ha chefia = como acontece com o grupo de adeptos organizados do tal clube futebolistico...  :lolol:

Se ha maneira de nos organizarmos como aconteceu no passado recente com manifs, porque razao nao iriamos continuar a ter voz na materia?! quem cala consente e amansa como dizia o Pedrinho...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 04, 2018, 15:31:19, 15:31
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Pois... fomos à manif, mas a maioria das vozes que ouvi em conversas pessoais, foruns ou grupos de FB era a favor das inspecoes para motos porque iria aumentar "a seguranca"

O proprio ministro nao se impressionou e continuou a insistir... penso que à boa maneira Portuguesa, a noticia veio a publico para testar a opiniao publica, sofrer a esperada contestacao e para a mesma comecar a ser entranhada pelos contestatarios. Neste momento nao se ouviu falar mais nisso, mas um dia destes vais ouvir e a noticia que vais ouvir será a que a partir da data Y as inspecoes para moto serao implementadas

(confesso que ainda nao percebi o que é que uma vistoria que apenas me serve para perder tempo e gastar 15€ me vai aumentar a "seguranca", mas "prontos")


De resto, posso te arranjar uma serie de reivindicações da sociedade civil que são ignoradas pelo Estado: condicões da estrada... portagens de SCUTS... custos de energia... falta de meios de qualidade nos meios do estado (escolas, hospitais, etc) etc etc etc...


Quando são escutadas, apenas acontecem por 2 motivos: ou porque a situacao é demasiado grave e merece uma reprovacao social unanime ou entao para comprar votos. (ou fazer alguma obra da qual possam tirar outro tipo de dividendo ;-))


Ate em Espanha a reivindicação de protecoes nos rails ficou em banho maria... mas houve dinheiro para comprar uma carrada de radares que sao montados precisamente... nos rails...




De resto... 2low... tu, eu, e restantes companheiros apenas servimos para uma coisa: alimentar o sistema... para sermos taxados, esse é o papel de que quem manda espera que continuemos a fazer, por forma a manter as pessoas que elegemos e que depois de tomarem posse se esquecem de nós e dos motivos pelos quais os elegemos e passam a governar para eles e para os seus amigos...


E nos engolimos a treta que eles nos impingem... e enquanto as pessoas não perceberem isto, e não perceberem os principais motivos pelos quais são mais taxadas e pelos motivos as suas liberdades são cada vez mais limitadas



Quanto a essa aspecto da reivindicacao, sou um ceptico  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 04, 2018, 15:42:06, 15:42
Responder #10

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Maio 04, 2018, 17:34:20, 17:34
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Então e como é com as top-cases e malas laterais? A policia pode implicar?
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 04, 2018, 19:51:33, 19:51
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Epa... 2low... com a Policia é sempre de esperar o inesperado... ha uns tempos vi no YT um programa espanhol que mostrava malta que tinha sido multada por ir a comer uma pastilha elastica, a roer as unhas ou porque a pendura tinha beijado o condutor  :D :D :D


Enfim...



Quanto as malas laterais, deves ler o artigo 92 do CE  :nice: :nice:







Código da Estrada (Republicação - Versão em Vigor)

TÍTULO II - Do trânsito de veículos e animais

CAPÍTULO II - Disposições especiais para motociclos, ciclomotores e velocípedes

SECÇÃO II - Transporte de passageiros e de carga

----------

Artigo 92.º - Transporte de carga



       1 - O transporte de carga em motociclo, triciclo, quadriciclo, ciclomotor ou velocípede só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga.
       2 - É proibido aos condutores e passageiros dos veículos referidos no número anterior transportar objetos suscetíveis de prejudicar a condução ou constituir perigo para a segurança das pessoas e das coisas ou embaraço para o trânsito.
       3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 05, 2018, 11:27:46, 11:27
Responder #13

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
As interpretações de cada um valem o que valem, na minha opinião a top case e malas laterais estando homologadas para uso constituem exatamente o cumprimento da lei, isto é, não se pode transportar fora delas.
Neste caso e na minha interpretação a top case, malas, vidro frontal, proteções de punhos, tank bag, etc. porque se trata de algo adicionado em alterar nada que vem originalmente no veículo não têm problemas.

Mas a lei pode ser interpretada de forma mais lata, porquanto o veículo para seu homologado tem lá tudo descrito nos documentos

.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 05, 2018, 12:07:44, 12:07
Responder #14

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Este post nao esta directamente ligado ao assunto, mas vou postar so para dar um pouco de perspectiva ao assunto.



Nos USA os concessionarios da Ducati tem estado a receber cartas da Ducati NA a informa-los que devem declinar a montagem de escapes que nao sejam os vendido no catalogo "D Performance".

Nao se trata de uma atitude tomada para forcar o cliente a comprar os escapes vendidos (a um preco mais elevado) pela propria Ducati, mas uma manobra para prevenir futura litigancia da EPA contra a Ducati por causa da alteracao de ruido e emissoes.

Na carta, a Ducati NA informa que apenas podem instalar ponteiras de outras marcas, sistemas completos ou decats no caso especifico de:

- a moto entrar no stand em cima de um atrelado/ou carrinha

- a moto nao ter matricula, luzes e piscas




Penso que estao por dentro da multa descomunal que a HD levou por causa do material aftermarket que alterava os valores de ruido e emissoes... a Ducati e outras marcas estao a defender-se de situacoes semelhantes.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 12, 2018, 10:23:26, 10:23
Responder #15

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Parece-me ser o assunto do momento pois ainda ontem vi o post no FB de alguem que foi mandado parar pela policia e multado (multa + inspecao B) porque tinha um escape (arrow?) na sua moto.
....

Um video de um exemplo destes


Junho 17, 2018, 19:38:12, 19:38
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O conhecido motovlogger "Mr. Maia" foi perguntar às autoridades como é afinal com as alterações.....

Neste caso tomou como exemplo uma alteração de um escape de série na sua moto, para outro aftermarket...mas homologado e mantendo o db-killer.

Ora vejam....

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 17, 2018, 19:51:08, 19:51
Responder #17

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Essa "pergunta" na realidade da estrada é sempre muito ambígua.

Depende sempre do policia. Se ele quiser tem argumento para a multa, com dbkiller ou não. Felizmente a maior parte tolera a coisa. Em 3 anos de akrapovic, nunca me disseram nada a nível de ruído.

Por isso mesmo, continua a ser dos primeiros acessórios que compro em qualquer mota, considero um acréscimo de segurança que não tem preço.

Junho 17, 2018, 20:34:52, 20:34
Responder #18

pedroareias

  • Visitante
O que está a ocorrer com a caça não é inédito.

Vão apertar, angariam milhões para o Estado durante o período da caça e depois a população abstém-se de andar em 2 rodas.

Eu tenho punhos aftermarket que não estão no livrete. E agora?

É uma visão a curtíssimo prazo, baseada em metas de colecta, como habitual.

Junho 17, 2018, 20:54:03, 20:54
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bolas....

...eu logo vi que não seria conveniente apostar numas pouco discretas tampinhas para as válvulas dos pneus (Bullet CNC Aluminium Air Valve).  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 17, 2018, 21:55:24, 21:55
Responder #20

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
O conhecido motovlogger "Mr. Maia" foi perguntar às autoridades como é afinal com as alterações.....

Neste caso tomou como exemplo uma alteração de um escape de série na sua moto, para outro aftermarket...mas homologado e mantendo o db-killer.

Ora vejam....



Já tinha visto esse video e até os policias têm opiniões diferentes no inicio (mas depois o mais "antigo" fez valer a sua opinião e os restantes calaram-se)... dizem que mudar o escape é uma alteração ao veiculo, porque não é o escape que vem de origem... será que nos seus carros pessoais nunca trocaram de escape e foram-no comprar aos "escapes do areeiro" (ou  outra loja do genero)??? Isso já não é alteração às características do veículo???

Isto é uma vergonha... quando uma força policial que foi criada com um determinado objectivo (providenciar segurança) é usada para fazer "cobrança de impostos" com base em lacunas na lei.

Isto faz-me lembrar que, à muitos anos atrás, fui mandado parar numa operação stop ao pé do cemitério dos prazeres... na altura ainda não haviam as inspecções periodicas... o policia que me estava a "atender" quis ver tudo, além dos documentos... até a chave de rodas pediu para ver e, como estava tudo em ordem, virou-se para o chefe dele e disse "Chefe, este aqui tem tudo em ordem... até a chave de rodas..." ao que o chefe respondeu com ar chateado "Se não tens como lhe pegar, manda-o embora e passa ao próximo!".

Junho 17, 2018, 23:06:27, 23:06
Responder #21

pedroareias

  • Visitante
PJMartinho:

A questão em Portugal, tal como noutros Países influenciados por um "mix" de culturas cada uma com os seus preconceitos e manias, é uma única: poder. A igreja católica, o islão, o judaísmo, todos misturados, tolhem a racionalidade e a capacidade de tirar conclusões.

Fica o poder. Populações atrasadas só compreendem a linguagem do poder e da violência.

As forças de Autoridade não têm qualquer responsabilidade nem poder.

São funcionários públicos.

Há uma batalha entre "estado" e cidadãos. O "estado" foi tomado de assalto pelos partidos.

A voracidade é a dos "boys" dos partidos para subtrair à população e alimentar os vícios: luxos, cocaína, orgias, carros, casas, etc.

Não tenhas dúvidas. É disso que se trata. Infelizmente sei de que se trata.


Junho 19, 2018, 18:06:59, 18:06
Responder #22

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Sempre que se altere uma característica que conste do livrete tem que ser validada.
A questão do escape é que o livrete ( que já não é livrete ;) ) tem registado o volume de decibéis homologados, logo um escape que altera esse volume carece de homologação.
Na minha opinião em relação a vidros frontais, espelhos, malas,  etc as questão não ser coloca porque não consta do livrete. Mas é apenas a minha opinião. Já tinha escrito isto por aí ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 13, 2018, 13:13:22, 13:13
Responder #23

rags

  • Visitante
Notei que não foi apresentado um campo que se encontra no site do IMT http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/Transformacoes/Sistemascomponentes/Paginas/TransformacaoSistemasComponentes.aspx.

No campo sobre as transformações tem descrito o que é necessário fazer. Antes de qualquer transformação, tem que se apresentar um projecto que necessita ser aprovado previamente! Para tal é necessário uma "Certificação emitida pelo fabricante do veículo ou por serviço técnico acreditado atestando a segurança da transformação e a manutenção do nível de proteção do ambiente".
Ainda não dei inicio a este processo, mas independentemente dos custos, não estou nada esperançoso para uma boa solução devido à burocracia associada.
Alguém já se meteu num processo destes que possa partilhar a experiência?

Setembro 13, 2018, 13:26:17, 13:26
Responder #24

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Alguém já se meteu num processo destes que possa partilhar a experiência?

O único espaço que me ocorre que durante anos transformava motos colocando-as a circular como homologadas era a OnWheels ali prós lados da Atalaia/Montijo.
Desconheço se ainda estão em actividade.
Apesar de que há algumas semanas atrás passei na estrada em frente e a porta parecia estar aberta.

Eles trabalham ou trabalhavam mais na área das cruisers "custom" e além de modificar originais criavam motos à medida com base e kits importados que depois eram customizadas ao gosto do cliente.
As motos eram legalizadas e o DUA era emitido com o nome deles como sendo o construtor.

Talvez seja um bom ponto de partida para investigares...

Com excepção duma de um conhecido que foi alterada lá, todas as motos modificadas que conheço andam altamente ilegais.

Setembro 13, 2018, 15:49:08, 15:49
Responder #25

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
No fim isto resume-se a uma questão de bom senso tanto por parte das autoridades como por parte dos proprietários.
O DUA nada diz sobre a marca do escape e duvido que os agentes tenham um conhecimento tão profundo sobre motas ao ponto de saberem se aquele modelo vem ou não montado de fábrica, tudo o que sabem e podem alegar prende-se com os Db e as emissões, essas sim estão averbadas por isso cabe aos proprietários respeitar esses valores porque acredito que será na maior parte dos casos o ruido a despoletar a situação da multa.
O mesmo se passa (na minha opinião) com os espelhos e piscas, não vem registado em lado nenhum se os ditos são redondos ou quadrados ou outro,  tão pouco se a iluminação ou piscas são LED, o que salta à vista normalmente são as suas reduzidas dimensões que o bom senso indica que não podem cumprir a sua função nas melhores condições.
Será que estou enganado ou  na maior parte das vezes somos nós que nos colocamos a jeito para ser multados?
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Setembro 13, 2018, 16:07:07, 16:07
Responder #26

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888

Num contexto em que o objectivo das autoridades é facturar, o bom senso por parte das autoridades é algo discutível.

Já tive imensos escapes barulhentos.
Mas a única multa que tive por excesso de ruído foi numa cujo escape era de origem e ainda com poucos meses de uso.
Desconfio que andavam a experimentar os aparelhos.
Mas ninguém leu o manual de instruções.

Há uns anos atrás quando a coisa corria (muito) mal.. a moto era apreendida e sujeita a uma inspecção B.

Portanto, alguém que no presente se sinta confiante que o seu escape aftermarket homologado vai cumprir ruido e emissões, ou que os piscas, espelhos e outros items do alibaba cumprem as dimensões com que a moto foi homologada, pode sempre colocar em causa a legitimidade do agente para este assunto e recomendar este caminho da inspecção B.

Porém, a minha experiência com multas em que a autoridade não teve razão é que... o dinheiro do depósito ou dos custos de reboque, parque e outros nunca será devolvido.
Talvez com um bom advogado...
Mas o custo e o tempo que isso envolve pode não justificar esse investimento.


Setembro 13, 2018, 17:04:32, 17:04
Responder #27

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Se bem que com o depósito, à partida, podes pedir o dinheiro de volta no final dos 2 anos.

Sim, mas nunca me devolveram nada.

Setembro 13, 2018, 17:14:41, 17:14
Responder #28

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Porém, a minha experiência com multas em que a autoridade não teve razão é que...(....)

E quem lhe tirou a ela a razão?

Foi contestada a multa e não prosseguiu ou prescreveu? É isso a que te referes?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 14, 2018, 01:34:06, 01:34
Responder #29

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
E quem lhe tirou a ela a razão?

Habitualmente "quem cala consente"...

Foi contestada a multa e não prosseguiu ou prescreveu? É isso a que te referes?

Existe um prazo legal para que as entidades competentes formalizem uma resposta á contestação a uma multa.
Na minha experiência com o tema, multas resultantes de situação de carácter duvidoso, habitualmente nunca chegam a ter resposta.

« Última modificação: Setembro 14, 2018, 01:45:57, 01:45 por dfelix »

Setembro 14, 2018, 08:15:00, 08:15
Responder #30

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :)

Não se trata de a autoridade não ter razão para autuar...

O "problema" está nesses processos de contra-ordenação para a sua fase de tratamento e resposta, sendo mesmo nos dias de hoje admitida ineficácia para conseguir controlar todos os processos que lhes chegam (...à ANSR).

Basta recordar que até muito recentemente foi noticiado que prescrevem milhares de processos de contra-ordenacão rodoviária. São imensos processos que ficam pelo caminho....

E o "pior" disto tudo é que a ANSR, mesmo depois da tal contratação externa de vários trabalhadores e que estamos a pagar como contribuintes - inclusivamente foi anunciada na televisão para as tais tarefas relativas ao tratamento de processos de contra-ordenação rodoviária - continua a não conseguir dar seguimento e prescrevem se calhar às dezenas de milhar.

Se há aqui conselho a dar?
Bem...se antes eu até era algo céptico nesta situação, neste momento creio que vale mesmo a pena enviar uma cartinha para a tal morada deles (registada se bem me recordo). :)

Existe semore uma percentagem generosa de hipóteses de que tenha o mesmo destino de "não tratamento".
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 14, 2018, 09:06:10, 09:06
Responder #31

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Cheguei ao trabalho, fiz uma pesquisa de 10seg. e encontrei logo o número de que me recordava de ter lido, mas não tinha já presente na sua magnitude de prescrições...

As multas de trânsito continuam a prescrever a uma média de 200.000 processos ao ano:-\


O sistema da ANSR deve estar a falhar em toda a linha....

Leiam este artigo. É bem recente:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/financas-alertam-para-prescricao-de-200-mil-multas-de-transito-329102
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 17, 2021, 20:45:29, 20:45
Responder #32

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Vou comprar agora uma mota em segunda mão e a primeira coisa que gostava de fazer era colocar um escape diferente. Caso o escape esteja homologado é necessário fazer mais alguma coisa para não ser multado?

Agosto 17, 2021, 21:23:43, 21:23
Responder #33

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Vou comprar agora uma mota em segunda mão e a primeira coisa que gostava de fazer era colocar um escape diferente. Caso o escape esteja homologado é necessário fazer mais alguma coisa para não ser multado?

dá uma olhadela aqui:
https://drive.google.com/file/d/1_NCkPJiufAdgueNgOv2RgMO3wtC27qWt/view

Imprime e vê lá se cabe debaixo do banco da moto. Pode ser que calhes com um agente desconheça o "manual para tótós" do agente Matias Eufrásio  e te ajude a safar á multa...   :stuck_out_tongue_winking_eye:

 
 :convivio:

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 17, 2021, 21:32:54, 21:32
Responder #34

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Vou comprar agora uma mota em segunda mão e a primeira coisa que gostava de fazer era colocar um escape diferente. Caso o escape esteja homologado é necessário fazer mais alguma coisa para não ser multado?

dá uma olhadela aqui:
https://drive.google.com/file/d/1_NCkPJiufAdgueNgOv2RgMO3wtC27qWt/view

Imprime e vê lá se cabe debaixo do banco da moto. Pode ser que calhes com um agente desconheça o "manual para tótós" do agente Matias Eufrásio  e te ajude a safar á multa...   :stuck_out_tongue_winking_eye:

 
 :convivio:

Realmente aqui diz que não é preciso mais nada. Debaixo não cabe teria de arranjar uma top case  :D