Autor Tópico: Alerta do IMT para esquema com cartas fraudulentas a troca de dinheiro  (Lida 2807 vezes)

Janeiro 23, 2022, 09:54:36, 09:54
Lida 2807 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Alerta do IMT para esquema com cartas fraudulentas a troca de dinheiro




Deixa-se por aqui a informação que o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) divulgou esta semana um alerta para a existência de esquemas fraudulentos para a (suposta) obtenção da carta de condução, situação que ultimamente tem ocorrido com alguma frequência através de determinados sites, redes sociais e mesmo nas aplicações tal como o Whatsapp, onde é "prometida" a habilitação legal para conduzir a troco de uma determinada soma em dinheiro.

De acordo com a informação oficial disponibilizada em comunicado e que na verdade nem seria muito difícil de alcançar por alguem com '2 dedos de testa', o IMT avisa que “essas cartas de condução são falsas e não têm qualquer validade legal, não constando nos registos do IMT, ao qual têm acesso as entidades fiscalizadoras de trânsito”.

Quem cair nesta 'esparrela', não pode estar bom para acreditar num facilitismo destes.

Ainda assim e à cautela, fica por aqui o aviso, pedindo-se que reportem às autoridades qualquer abordagem do género.



https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/NoticiaFraudeCartasCondu%C3%A7%C3%A3o31052021.aspx
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 25, 2022, 09:59:42, 09:59
Responder #1

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
É preciso ser extremamente estupido para acreditar nesse tipo de esquemas... o que me leva a concluir que existe muita gente extremamente estupida no nosso país.

Faz lembrar as burlas do MBWay... se essa aplicação tem como finalidade fazer transações de dinheiro SEM necessidade de deslocação a um terminal multibanco, como é que há gente que sai de casa para ir a um terminal dar o acesso da sua conta a burlões? Uma colega de trabalho da minha esposa meteu um artigo á venda no OLX. Recebeu uma chamada de alguem, com um sotaque... estranho ( digamos assim, para não me chamarem de racista ), que oferecia mais do que ela queria, porque tinha pressa em adquirir o artigo. Com a ganancia e esperança de "enganar" o outro, ficou sem 200€ na conta, á pála do MBWay. E não foi mais porque não tinha lá mais...

Epá, muito sinceramente, não tenho pena de quem cai nesses esquemas. Uma coisa é falta de informação, outra coisa é estupidez, chico-espertismo e ganancia.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Janeiro 25, 2022, 14:21:44, 14:21
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olha que não Nuno. Não é só estupidez humana.

Existe uma autentica rede de falsificação de cartas de condução e outros documentos, passaportes, por exemplo.
O acesso a países europeus com a "prometida" vida melhor faz com que muita gente tente a sua sorte, pagando milhares de dólares/euros a redes de falsificação que permitem o acesso a outros países.

Ultimamente é conseguir-se a nacionalidade Portuguesa através da Comissão de Certificação do Sefardismo da comunidade judaica portuguesa.  :smiley:

Janeiro 25, 2022, 14:45:04, 14:45
Responder #3

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Me custa acreditar que alguém "compra um documento" sem saber que está fazendo algo ilegal.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Janeiro 25, 2022, 14:49:45, 14:49
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Percebo...

Talvez não tanto por saberem que de facto o documento é ilegal...mas mais por não pensarem (devidamente!) nas consequências que daí podem advir, nomeadamente caso a autoridade vá à base de dados e verifique que o documento apresentado é falso.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 25, 2022, 16:39:52, 16:39
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Me custa acreditar que alguém "compra um documento" sem saber que está fazendo algo ilegal.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Acredita que existe muita gente que acredita que estando a pagar é para ter algo "legal"...

ConheçoConheci pelo menos duas pessoas que se incluem nesse grupo e uma delas, por ser tão "limitado" mas genuíno e "honesto", numa operação stop foi capaz de dizer ao senhor guarda que tinha pago bem para ter a carta e o senhor guarda ainda teve a lata de lhe dizer "olhe que eu não ouvi nada" - deveria ter levado logo para a esquadra!
Sim...é daqueles casos que nunca conseguiu tirar a carta de forma legal por ser analfabeto - há ai tantos... mas não quero me alongar, não vão cá ter aquelas histéricas do BE e tal acusar-me de estar a ser racista...  :D
O problema é quando estas pessoas, são igualmente alcoólicas e acabam por provocar acidentes graves levando terceiros a terem por vezes o azar de se lhes cruzar um otário destes pela frente ou lado! 
« Última modificação: Janeiro 25, 2022, 16:41:02, 16:41 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 26, 2022, 12:54:35, 12:54
Responder #6

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Me custa acreditar que alguém "compra um documento" sem saber que está fazendo algo ilegal.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

 mas não quero me alongar, não vão cá ter aquelas histéricas do BE e tal acusar-me de estar a ser racista...  :D


Não sei a que propósito vem a conversa do Racismo quando se falava de pobres de espírito que  vão na conversa do bandido, com ou sem sotaque... Aliás, como se sabe, "em Portugal não há racismo", um facto comprovado por diversas manifestações públicas de... racistas.
Sobre as "histéricas", deixe que lhe diga, isso raia a Misoginia. Não diga mais, tal como outro que se faz acompanhar de um guarda-costas "preto", e por isso não é racista, o caro até se dá bem com algumas mulheres, desde que "estejam no seu lugar", suponho, um particular que tornará pouco recomendáveis as tais do BE.
Estamos em campanha eleitoral, percebo-lhe o antagonismo entusiástico com o BE (ou qualquer outro que escolha), mas podia poupar-nos a esse tipo de bitaites ofensivos mais dignos de certos "facebooks" onde lhe sugeria deixar esse tipo de "opiniões". Isto se considerarmos o Racismo e a Misoginia "opiniões"... Quanto ao aspecto partidário, é livre de se exprimir, vivemos numa Democracia... apesar da evidente falta de manutenção dos esgotos.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Janeiro 27, 2022, 18:44:30, 18:44
Responder #7

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Me custa acreditar que alguém "compra um documento" sem saber que está fazendo algo ilegal.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

 mas não quero me alongar, não vão cá ter aquelas histéricas do BE e tal acusar-me de estar a ser racista...  :D


Não sei a que propósito vem a conversa do Racismo quando se falava de pobres de espírito que  vão na conversa do bandido, com ou sem sotaque... Aliás, como se sabe, "em Portugal não há racismo", um facto comprovado por diversas manifestações públicas de... racistas.
Sobre as "histéricas", deixe que lhe diga, isso raia a Misoginia. Não diga mais, tal como outro que se faz acompanhar de um guarda-costas "preto", e por isso não é racista, o caro até se dá bem com algumas mulheres, desde que "estejam no seu lugar", suponho, um particular que tornará pouco recomendáveis as tais do BE.
Estamos em campanha eleitoral, percebo-lhe o antagonismo entusiástico com o BE (ou qualquer outro que escolha), mas podia poupar-nos a esse tipo de bitaites ofensivos mais dignos de certos "facebooks" onde lhe sugeria deixar esse tipo de "opiniões". Isto se considerarmos o Racismo e a Misoginia "opiniões"... Quanto ao aspecto partidário, é livre de se exprimir, vivemos numa Democracia... apesar da evidente falta de manutenção dos esgotos.

Meu caro senhor...
...aliás, de acordo com as tais entusiastas do BE, tenho de primeiro dizer "caras senhoras e caros senhores", isto quando estou a falar para o publico em geral mas neste caso é complicado saber como me dirigir pois não quero que essas meninas cá venham puxar as orelhas a dizer que estou a ser discriminatório para com minorias e afins....
(e já se caiu em descriminação... coitadas e coitados dos "pobres senhoras e pobres senhores"... )
Não sei se percebeu, eu estou e sou constantemente irónico e nunca demonstrei alguma inclinação partidária, seja ela qual for.

Agora, tenho a liberdade de dizer que as meninas do BE são histéricas e demagogas em algumas situações que defenderam e defendem e isso jamais pode ser considerado uma afronta ou ataque seja a quem for aqui do fórum e muito menos propaganda eleitoral.
Estaria sim a cometer uma irregularidade conforme regulamentos do forum se andasse aqui a fazer propaganda para algum ou alguns partidos e é coisa que nunca fiz.

O Karloxilva precisa de ser menos sensível e conseguir também não levar a peito algo que não lhe foi dirigido, não foi ataque pessoal como pretendeu dar a ideia.
A sua resposta sim, foi me dirigida e aí pode estar a cometer uma irregularidade, cuidado.  :D
[mas posso-lhe responder À letra provocando-lhe irritação da seguinte forma: o BE ficará atrás do Chega]  :D

Mas se pretende saber, olhe, CHEGA/PAN/BE jamais levarão algum voto meu, não voto em minorias histéricas, seja pelas mulheres, pelos animais ou pelos nacionalistas.
Sou a favor de igualdade, jamais em feminismos histéricos que nada fazem pela igualdade e apenas têm orgulho quando uma mulher é mais que um homem!
Igualdade não é pegar em algo errado e mudar apenas o lado...

Concluo dizendo que a situação que falei do histerismo do BE sobre racismo, tem a ver com o conteúdo que lá escrevi... pois há situações que não se podem falar, são assuntos tabus nesta sociedade com risco de se estar a ser chamado de racista...

E já agora... não quer acrescentar nada ao forum sobre motos ou situações relatadas nos respectivos tópicos?

« Última modificação: Janeiro 27, 2022, 19:36:05, 19:36 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 30, 2022, 16:30:26, 16:30
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Nuno, as minorias serão sempre 'histéricas' , o 'histerismo' vai variando consoante os contextos históricos/sociais da altura e os leaders das mesmas. Votar em maiorias 'tranquilas' parece-me muito mais perigoso . Como reza o ditado 'no meio está a virtude' e o bom senso não se deve confundir com senso comum. Em Portugal escasseiam políticos 'como deve de ser' e não será de esperar que o panorama se altere no curto prazo . Isto faz sentido na minha cabeça  :

Janeiro 30, 2022, 23:58:36, 23:58
Responder #9

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Já notaram o titulo do assunto: " Alerta do IMT para esquema com cartas fraudulentas a troca de dinheiro"? E já notaram de que se fala (ou escreve)? Que tem a haver com o assunto do tópico?
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Janeiro 31, 2022, 00:14:29, 00:14
Responder #10

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Já notaram o titulo do assunto: " Alerta do IMT para esquema com cartas fraudulentas a troca de dinheiro"? E já notaram de que se fala (ou escreve)? Que tem a haver com o assunto do tópico?

'A conversa é como as cerejas ... '  :convivio:

Janeiro 31, 2022, 10:26:45, 10:26
Responder #11

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Aos mais "distraídos", lembro que comecei o meu texto anterior por:"Não sei a que propósito vem a conversa do Racismo quando se falava de pobres de espírito que  vão na conversa do bandido [das cartas de condução], com ou sem 'sotaque'...".
Quanto à segunda dose de gracinhas, escuso-me a comentar. Acho que foi o dramaturgo irlandês Bernard Shaw quem disse que "Nunca lutes com um porco, ficas todo sujo e ainda por cima o porco gosta".
« Última modificação: Janeiro 31, 2022, 14:54:36, 14:54 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Janeiro 31, 2022, 16:56:00, 16:56
Responder #12

Erza

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Feminino

    Feminino
  • Marca Motociclo: FK Motors
  • Modelo Motociclo: Street Fighter 125
  • Localidade: Lisboa
Em relação à obtenção de cartas ilicitamente, calculo que existam várias razões para as pessoas as comprarem, ou sabendo que o que estão a fazer é ilegal (suponho eu que seja a grande maioria), ou acreditando que é um meio alternativo para a obter, mas não ilegal (calculo que possa existir alguma gente nesse nível de ignorância).

Acho que ambos os casos devem ser denunciados e claro nunca o "olhar para o lado".

Também levantaram aqui uma questão interessante que é o ser um documento em si que pode ser usado para outras coisas, identificação etc. Lembra-me aqueles programas de tv que seguem casos dos aeroportos, em que as pessoas tentam entrar noutros paises sem documentação legal.

Em relação à parte off-topic, realmente devo dizer que adoro sempre ser chamada de histérica, até porque a generalidade das mulheres é capaz de sentir aquele calafrio de irritação com essa palavra, já que mulher histérica é típico, já aos homens não se aplica  :D  Para além disso pertencente a uma minoria deverei ser duplamente histérica aparentemente  :oops:

Janeiro 31, 2022, 19:57:18, 19:57
Responder #13

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
« Última modificação: Janeiro 31, 2022, 19:58:48, 19:58 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 07, 2022, 09:37:48, 09:37
Responder #14

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Olha que não Nuno. Não é só estupidez humana.

Existe uma autentica rede de falsificação de cartas de condução e outros documentos, passaportes, por exemplo.
O acesso a países europeus com a "prometida" vida melhor faz com que muita gente tente a sua sorte, pagando milhares de dólares/euros a redes de falsificação que permitem o acesso a outros países.

Ultimamente é conseguir-se a nacionalidade Portuguesa através da Comissão de Certificação do Sefardismo da comunidade judaica portuguesa.  :smiley:

O esquema para que o IMT alerta nada tem a ver com obtenção de cidadania, ou tentativa de falsificação de documentos para esse fim.
Este esquema serve só e apenas para tirar mais uns € a quem não quer/consegue tirar o titulo de condução, sendo que na maioria das vezes nem sequer existem os tais titulos. É o chamado "comprar gato por lebre" só que, neste caso, paga-se a lebre e nem o gato se compra... porque o gato não existe.
É uma simples burla, com o propósito de sacar dinheiro aos tais chico-espertos que tentam obter a carta sem pagar muito e sem ir a exame.

Existem, com certeza, pessoas que se dedicam a falsificar documentos para serem vendidos a pessoas com certos propósitos mais obscuros, mas não é este o caso.

Curiosamente, há pouco tempo estava a falar disto com um agente da autoridade, curioso acerca do facto de se realmente existiam cartas de condução falsas e como é que elas aparecem. Afinal de contas, a carta de condução já não é um simples papel cor de rosa, já é tipo cartão, com certas condições de falsificação que não estarão ao alcance de qualquer pessoa.
A sua origem, o agente não me quis dizer, desculpando-se com o argumento que não é a área dele. Mas confirmou a sua existencia e até deu um exemplo, no minimo, caricato.
O referido agente, numa operação de fiscalização algures pelo Alentejo, pediu a carta de condução a um rapazola ( e nem vou especificar se era de alguma minoria étnica ou não, para não alimentar mais discussão ) que a mostrou de imediato. Tudo normal, uma carta de condução legitima... á primeira vista e sem consultar o terminal de dados. Mas numa apreciação mais rigorosa, foi possivel constatar que a carta teria sido emitida pelo IMT de... Alandroal... sendo que nessa bonita vila alentejana não existe qualquer dependencia ou repartição do IMT.

É caricato que alguem produza uma carta falsa dando como emissor da mesma um IMT que simplesmente não existe. Mais caricato é haver alguem estupido o suficiente para pagar por isso...  :lolol:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...