Autor Tópico: Troca de moto  (Lida 4555 vezes)

Julho 26, 2023, 19:20:46, 19:20
Lida 4555 vezes

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pois é meus amigos, sempre acabei por aderir ao "movimento" City Quitter

Troquei a cidade pelo campo. O significa que em vez dos habituais 15/20mins de casa ao trabalho agora levo pelo menos 45 (a dar gás), entre nacionais e AE na mesma proporção.

O que significa também que a CB650R já não é a moto mais indicada para essas tiradas com alguma frequência. Proteção aerodinâmica, posição condução e conforto não são os seus melhores atributos, neste tipo de uso.

Ando a algum tempo a ponderar trocar para outro estilo. E modelo após modelo, acabei por marcar um testride da BMW F900XR. Desportiva q.b., posição condução mais direita/elevada, proteção aerodinâmica, etc. Mas... não fiz o teste. Assim que subi para cima dela, percebi que era realmente muito alta! Mal tocava com ambas as pontas dos pes no chão
Como não dispõem de um banco baixo para testar, tchau.

Entretanto e por mero acaso, deparei-me com o stand da Triumph no Areeiro. Entrei, um pouco de conversa com o vendedor, subir para cima da Tiger 660 e da 900 GT Pro. Para descobrir que, apesar de não ser na totalidade, consigo cehgar com ambos os pés ao chão. Imediatamente associei à experiência anterior com a NC750X. E nunca tive problemas com isso.

Amanhã vou fazer o testride da 900. A 660 acaba por ser pouco mais do que o que tenho agora mas com mais carenagens. A mudar, que seja para algo mais robusto.
Curiosamente, aqui no forum a seção da Triumph é um autêntico deserto!

Terá alguma razão em particular ou simplesmente a Triumph tem tão pouca representação e mercado em Portugal que ninguém aparece por aqui?

Entretanto já me embrenhei nas reviews e testes no Youtube. Do que vi até agora, não existem problemas crónicos, é uma moto muito muito equilibrada, com um conforto tremendo, e motor e potência mais que suficientes para o tipo de uso.

O que acham da Tiger 900 GT PRO?
E ja agora da 850 Sport (uma 900 trimmed-down)?
Poderá ser a opção de fallback caso nao consiga cheg$r a 900.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Julho 26, 2023, 20:01:51, 20:01
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Pois é meus amigos, sempre acabei por aderir ao "movimento" City Quitter

Troquei a cidade pelo campo. O significa que em vez dos habituais 15/20mins de casa ao trabalho agora levo pelo menos 45 (a dar gás), entre nacionais e AE na mesma proporção.

O que significa também que a CB650R já não é a moto mais indicada para essas tiradas com alguma frequência. Proteção aerodinâmica, posição condução e conforto não são os seus melhores atributos, neste tipo de uso.

Ando a algum tempo a ponderar trocar para outro estilo. E modelo após modelo, acabei por marcar um testride da BMW F900XR. Desportiva q.b., posição condução mais direita/elevada, proteção aerodinâmica, etc. Mas... não fiz o teste. Assim que subi para cima dela, percebi que era realmente muito alta! Mal tocava com ambas as pontas dos pes no chão
Como não dispõem de um banco baixo para testar, tchau.

Entretanto e por mero acaso, deparei-me com o stand da Triumph no Areeiro. Entrei, um pouco de conversa com o vendedor, subir para cima da Tiger 660 e da 900 GT Pro. Para descobrir que, apesar de não ser na totalidade, consigo cehgar com ambos os pés ao chão. Imediatamente associei à experiência anterior com a NC750X. E nunca tive problemas com isso.

Amanhã vou fazer o testride da 900. A 660 acaba por ser pouco mais do que o que tenho agora mas com mais carenagens. A mudar, que seja para algo mais robusto.
Curiosamente, aqui no forum a seção da Triumph é um autêntico deserto!

Terá alguma razão em particular ou simplesmente a Triumph tem tão pouca representação e mercado em Portugal que ninguém aparece por aqui?

Entretanto já me embrenhei nas reviews e testes no Youtube. Do que vi até agora, não existem problemas crónicos, é uma moto muito muito equilibrada, com um conforto tremendo, e motor e potência mais que suficientes para o tipo de uso.

O que acham da Tiger 900 GT PRO?
E ja agora da 850 Sport (uma 900 trimmed-down)?
Poderá ser a opção de fallback caso nao consiga cheg$r a 900.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Bem...
Eu não sou grande fã desses motores de 3 canecas. Por muito bem que digam deles, no meu parco conhecimento de mecânica, é do mais descompensado que existe.
Das 3 cuecas com que tive contacto e começando da mais velha (ST1050) para a mais nova, desde traseira do quadro com soldaduras partidas e nunca pegar quando é preciso, há uma panóplia de pequenos problemas eléctricos que tem vindo a ser sistemáticamente reparados. Mas, isto pode não ser um problema da marca mas antes do dono...
A segunda (Tiger 1200) acompanhou-me num passeio relâmpago aos Picos da Europa e berrou o roalento da cambota. Verdade que não fomos meigos com as montadas e mais uma vez pode não ser um problema da marca mas apenas desta unidade e da qualidade da manutenção que recebeu, visto que se tratava de um modelo em segunda mão. A terceira era novinha em folha, zero quilómetros, linda de morrer, das cuecas mais lindas que já vi. (Triumph Thruxton 1200 R) segundo o dono era óptima, para ir ao café, à missa ao domingo, etc... Muito linda, com o melhor equipamento que há no mercado mas só para exibição.
Outro aspecto é o custo alucinante da manutenção da Triumph para além de que há uma representação muito precária no nosso país.
Mas é o que é. Se essa te enche as medidas já tens mais de metade das dúvidas esclarecidas.

P. S. Não compres nenhuma Guzzi. Não te metas nisso.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 26, 2023, 20:13:49, 20:13
Responder #2

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
João, muito obrigado pelos alertas.

Uma coisa que não perguntei por esquecimento, mas que pode ter bastante peso e fazer a diferença, é precisamente o custo da manutenção. É assim tão caro? Tens ideia de valores médios?

Sobre o motor: descompensado em que sentido (nota: sou mesmo leigo nessas matérias lol)?

{EDIT}
Só agora reparei, estás na zona de Benavente? Não queres vir até Marinhais tomar uma gelada um dia destes? Talvez no dia 6, Domingo, 9h, passeio de motos inserido nas festas.

Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: Julho 26, 2023, 20:18:35, 20:18 por replicantz »

Julho 26, 2023, 21:00:28, 21:00
Responder #3

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
João, muito obrigado pelos alertas.

Uma coisa que não perguntei por esquecimento, mas que pode ter bastante peso e fazer a diferença, é precisamente o custo da manutenção. É assim tão caro? Tens ideia de valores médios?

Sobre o motor: descompensado em que sentido (nota: sou mesmo leigo nessas matérias lol)?

{EDIT}
Só agora reparei, estás na zona de Benavente? Não queres vir até Marinhais tomar uma gelada um dia destes? Talvez no dia 6, Domingo, 9h, passeio de motos inserido nas festas.

Sent from my iPhone using Tapatalk
Ir a Marinhais.
Olha que boa ideia.

Sim os custos são elevados na marca.
O material é caro, mas não há nada que seja de qualidade e que seja barato.
Aqui na nossa zona não há ninguém que mexa nessas motas mas em Alhandra temos um expert.

O motor descompensado, está na verdade compensado com contrapesos na cambota, a vantagem dos 3 canecos é o número de ciclos de compressão/explosão que salvo erro anda na ordem dos 120° ao contrário da maioria que roda cada ciclo a 180°

Bem para não complicar mais.
O motor Triumph é mais rotativo (a R1 não entra neste esquema ) mas tem de arrastar mais lastro, logo, menos eficiente.
Nota que não estou a dizer que é menos capaz, digo que é menos eficiente. E é agora que os apaixonados dos 3 canecos me vão comer vivo .

Tem outras diferenças associadas que caracterizam as cuecas , ou seja, os intervalos sem potência são mais mas menores o que faz com que essa mota entregue o binário a uma rotação mais alta mas mais consistente na curva de potência. Ou seja, compensa em linearidade a progressividade de entrega de potência. Mas, nada disto é perceptível ao comum dos utilizadores, até porque a gestão electrónica do motor compensa e ajusta. Pretendia apenas explicar a minha opinião sobre estes motores de 3 canecos.

De qualquer maneira continuo a dizer que o mais importante não é o que os outros pensam mas antes o que tu sentes quando lhe pegas.
Assim, não deixes de fazer o teste drive às duas porque são radicalmente diferentes e mesmo na utilização que lhe pensas dar na maior parte do tempo são muito diferentes, eu diria que não são comparáveis. Uma é definitivamente uma Trail já a BMW anda ali num mix com as ST. Depois os níveis de tecnologia também não são comparáveis.
Eu não consigo olhar para as duas da mesma maneira

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 26, 2023, 21:06:34, 21:06
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tenho alguma experincia de triumph.

Tive uma tiger 800 xrt Que de devo ter feito uns 5 mil kms e vendi com 10 ou 11 mill.

Alguns kms numa street 675 que depois fiz upgrade para 765 RS. Para mim um das melhores nakeds sobretudo devido ao uso das Showa bpf

Pelo caminho também passou mais do que uma 900 pelas mãos e de outras experiências ja andei num pouco de tudo p, desde rocket 3, Tiger 1200, Bobber  :D

Estava para juntar a garagem uma 900 este mês. Seria uma Rally Pro mas queria adquirir com malas pois para andar todos os dias preciso delas mas não consegui

Um dos motivos que ainda não comprei não foi só a questão das malas mas o facto de adorar motores com 3 cilindros e ter sido a tiger 800 que a rodar nao tem uma potência muito impressionante me ter levado a compra de umas das motos que gostei mais de ter, a mV agusta turismo veloce. E que gostaria de repetir mas numa moto com menos kms ou mais recente, ou numa versão RC.

Mas voltando a Triumph que não estou a escrever isto para influenciar ninguém a comprar uma MV  :D

A Tiger 900 e porreira, problemas não são muitos recorrentes mas algumas aparece uma coisa ou outra. Algo que erra recorrente ver era algumas com o quadro partido, mas isto no tempo que estive no Brasil, as que acontece isto são de fabrico local. Outro problema frequente era paineis tft, sobretudo na 800. A maioria tiveram reparação.

Não vejo a 900 como moto problemática.

Quanto a manutenção os custos sao elevados, sobretudo as manutenções de medição ou afinacao de válvulas. Conta com uns 500/600 se for feito na marca.  Fora vais gastar menos. Geralmente este é um dos problemas que afasta os compradores da marca.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 26, 2023, 21:23:34, 21:23
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Dando o meu ponto de vista relativo ao último post do João

Ele não gostar dos 3 cilindros não me escandaliza.

O que os 3 cilindros tem de bom e que e um mix entre os 2 cilindros com muito binário e os 4 com mais potência e mais rotativos

O motor da 800 e muito engraçado mas anda pouco

O da MV e muito mas muito nervoso, a cambota roda no sentido inverso, e acontece o contrário. Tens tanto binário, tanta explosão e nervosismos que não acreditas que aquilo tenha apenas 110cv

O da 900 e um pouco diferente, e uma clara evolução face ao da 800 mas não anda tanto como o da MV


Os 3 cilindros clássicos tem desfazamemto de 120 graus.

No caso da 900 eles mudaram o motor e a ordem de explosão medo motor para criar um efeito de Cross plane. Mudança a nivel da cambota colocou 2 cilindros com desfasamento de 180 graus e o do meio 90 graus desfasado… então como a ordem de explosão passou de 1-2-3 para 1-3-2 tens as explosões muito próximas dos cilindros das pontas
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 26, 2023, 21:37:40, 21:37
Responder #6

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Medição e afinação de válvulas? Nem fazia ideia

600 é realmente um valor elevado. Isso é algo para ser feito anualmente ou apenas quando necessário, ou seja, dependendo de uso mais frequente ou mais pontual?

É que a campanha actual extende a garantia até 4 anos. Ou seja, em garantia tenho mesmo que ir a marca, digo eu.

E alternativas?

Sei que é muito abrangente e têm estilos diferentes, mas tendo como referência o que me enche o olho em estilo e specs: BMW F900XR e Triumph Tiger 850 Sport ou 900 GT PRO. Quero algo com vocação mais estradista, sem pretensões offroad.

Que outras marcas/modelos poderiam ser uma boa escolha? Deixei de lado para já a AT, Tracers, Versys.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Julho 26, 2023, 21:53:26, 21:53
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Isso todas as motos fazem. Em algumas e mais trabalhoso porque é preciso desmontar meia moto

Depois de pagar quase 110€ pela revisão dos 1000 kms que leva 1,5 de óleo já nao sei o que é barato. Também não tenho intensao de levar mais nenhuma moto a oficina  :D

A revisão das válvulas e a cada 20 mil

A moto e boa. Experimenta, acho que vais gostar

Na 900XR nunca andei
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 27, 2023, 10:02:38, 10:02
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
E a Tracer 900 GT (agora têm uma versão + )? 14 mil a primeira 16 mil a versão "+" (motas novas). Acho que a Tiger que indicas custa 16 mil (nova)

Entre as duas (Tiger ou  Tracer) iria para a Yamaha por preferência pessoal. Acho-a mais linda.

Se estamos a falar do preço de novas (se for essa a tua ideia), acho que deverás ir com "calma", porque por 16 mil euros ou um pouco mais, entras num mundo que tem muita oferta (já pensaste na Versys 1000? A versão base são "apenas" 17 mil "paus".


Quanto a revisões grandes (e caras) chegarão mais depressa, pois irás fazer mais kms, logo deves prever isso: pneus mais caros (os da CB650R já o são), kits de transmissão, etc. etc., são fatores que eu teria sempre em conta.

Boas escolhas. Adoro a escolha (e dúvidas) de uma nova mota.
« Última modificação: Julho 27, 2023, 10:03:48, 10:03 por JViegas »

Julho 27, 2023, 10:11:44, 10:11
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O melhor e comprar logo uma GS 1200  :confetti:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 27, 2023, 10:13:36, 10:13
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O melhor e comprar logo uma GS 1200  :confetti:

LOOOOLL, o que eu me ri agora. Sim acabavam-se as dúvidas.

(atenção: eu assumo que gosto da GS, mas não a compraria)

Julho 27, 2023, 10:18:14, 10:18
Responder #11

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
 :D :D :D

Eu também não… comprava a GS 1250  :lolol: :lolol: :megafeliz: :megafeliz:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 27, 2023, 10:31:19, 10:31
Responder #12

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
O melhor e comprar logo uma GS 1200  :confetti:
GS 12** é muito pesada.

Curiosamente vi muito poucas naquele Passo difícil, duas se não estou em erro.
Já V-Strom eram paletes. Nunca pensei que aquela mota feia se vende-se tanto.
Já Guzzi só vi 3, uma Le Man's com 40 e tal anos, uma V7 e uma Daytona mais velha que eu. V85TT, por incrível que pareça, depois de atravessar meia Europa encontrei uma em França.

Eu bem vos digo. Não comprem Guzzi, arriscam a ficar com um rótulo de elitistas... Ou cotas...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 27, 2023, 15:04:22, 15:04
Responder #13

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Entre a maioria das GS e Tiger prefiro a ultima: bem mais compacta e menos salgada :D
Comprar um qualquer modelo BMW sem extras é sacrilégio, mas... aumenta e bem o preço.

14 com preparaçção e impostos vai para >15, tal como os 16 vão >17  :(
Se optar pela Tiger o mais provável é ir para 850 Sport. Com mala e handguards não ultrapassa muito os 13 -- e já é muita pastilha  :'(

Hoje fiz o teste da Tiger 900 GT PRO  ;)

Adorei uma coisa: senti-me imediatamente "em casa" logo após os primeiros kms. Fantástico.
Potência q.b., muito torque, mesmo em baixas. Puxa muito bem, anda que se farta (para os meus standards).
Handling soberbo(!!!) tanto no momentum quase antes de parar/meter pé no chão, como a curvar.
Sente-se bem leve, tanto em andamento como a puxar por ela à mão/manobras a pé.

No geral gostei bastante.
Único contra (além do preço bem salgado): algum calor na zona dos joelhos. Nessa zona tem umas aberturas de ventilação que deviam ter umas aletas de dispersão, como tem os carros nas saídas do AC! Julgo que seria o suficiente para evitar canalizar todo o ar quente directamente para os joelhos.
Tenho que investigar se alguém engenhoso já produziu alguma solução com uma printer 3D :D

Obrigado a todos pelo feedback.
Vou investigar mais um pouco a oferta em torno dos 13/13,5 e ver tentar fazer testride para ter comparação.

Julho 27, 2023, 15:25:52, 15:25
Responder #14

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O melhor e comprar logo uma GS 1200  :confetti:
GS 12** é muito pesada.

Curiosamente vi muito poucas naquele Passo difícil, duas se não estou em erro.
Já V-Strom eram paletes. Nunca pensei que aquela mota feia se vende-se tanto.
Já Guzzi só vi 3, uma Le Man's com 40 e tal anos, uma V7 e uma Daytona mais velha que eu. V85TT, por incrível que pareça, depois de atravessar meia Europa encontrei uma em França.

Eu bem vos digo. Não comprem Guzzi, arriscam a ficar com um rótulo de elitistas... Ou cotas...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Ali vê-se de tudo. Sobretudo o que raramente se vê  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 28, 2023, 11:35:42, 11:35
Responder #15

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 316
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Se quiseres comprar uma moto a sério (apenas disponivel nos usados), com motor fantástico, sem problemas, com proteção aerodinamica e boa capacidade de bagagem.....

Compra a Kawasaki GTR 1400 a melhor mota do mundo e arredores  :stuck_out_tongue_winking_eye:

 ;) :sportbike:

Julho 28, 2023, 11:46:13, 11:46
Responder #16

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Se quiseres comprar uma moto a sério (apenas disponivel nos usados), com motor fantástico, sem problemas, com proteção aerodinamica e boa capacidade de bagagem.....

Compra a Kawasaki GTR 1400 a melhor mota do mundo e arredores  :stuck_out_tongue_winking_eye:

 ;) :sportbike:

A ZZR1400 pode ser a solução para os tipos mais baixos e existem soluções aftermarket para colocar topcase e malas laterais nesta "hypertouring", claro que deve ficar um pouco ridiculo mas há que deixar de lado os preconceitos se for uma solução que funcione para uma especificidade que afinal não é assim tão incomum como "pessoa de baixa estatura não ter capacidade de utilizar grande parte dos motociclos".
https://www.motostorm.it/en/accessories/bag-supports/givi-plx446-kawasaki-zzr-1400zx-14.html?gclid=EAIaIQobChMI9Z3xopyxgAMV_JKDBx2SGw5PEAQYASABEgLjk_D_BwE
https://twistedthrottle.com/shop/luggage/luggage-racks-accessories/side-luggage-racks/sw-motech-quick-lock-evo-profile-side-carrier-black-kawasaki-zzr-1400-06-11/

A "desvantagem" da ZZR1400 face à GTR é talvez a corrente que obriga a uma manutenção cuidada e periódica do kit transmissão.

Há ainda uma vantagem da ZZR1400 face à GTR1400 que deverá ter por base a mesma mecânica que é a diferença de peso, uma diferença de quase 40kg (264kg vs 304kg), claro na mesma perspectiva de "pessoa de baixa estatura não ter capacidade de utilizar grande parte dos motociclos".

Mas para pessoas "não pequenas", a GTR é realmente uma grande moto!  :cool: :convivio:

« Última modificação: Julho 28, 2023, 11:51:18, 11:51 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 28, 2023, 11:55:45, 11:55
Responder #17

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Ui mais um pouco estamos na NT1100...

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 28, 2023, 11:56:17, 11:56
Responder #18

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
304 kg wet?! Teria que ser baixo mas bem robusto  :D

Agora a sério, mais depressa iria para uma Tracer/Versys do que para esse género.
Mas todo o feedback é válido, e agradeço :nice:

Julho 28, 2023, 12:30:13, 12:30
Responder #19

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Meu pitaco: R1250R.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Julho 28, 2023, 13:42:27, 13:42
Responder #20

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ui mais um pouco estamos na NT1100...

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Ainda existe esse modelo?
 :stuck_out_tongue_winking_eye:

Na realidade não se tem visto nos últimos tempos assim um interesse generalizado como é típico de modelos Honda...
Será talvez um modelo que a Honda poderá reformular nos tempos próximos com uma filosofia "mais positiva" como tem sido no modelo Transalp 750, não?!
« Última modificação: Julho 28, 2023, 13:45:32, 13:45 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 28, 2023, 14:54:17, 14:54
Responder #21

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
João, muito obrigado pelos alertas.

Uma coisa que não perguntei por esquecimento, mas que pode ter bastante peso e fazer a diferença, é precisamente o custo da manutenção. É assim tão caro? Tens ideia de valores médios?

Sobre o motor: descompensado em que sentido (nota: sou mesmo leigo nessas matérias lol)?

{EDIT}
Só agora reparei, estás na zona de Benavente? Não queres vir até Marinhais tomar uma gelada um dia destes? Talvez no dia 6, Domingo, 9h, passeio de motos inserido nas festas.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Viva meu caro!
Para já, não tenho possibilidades em trocar de mota, mas num futuro não muito distante, pretendo adquirir uma Triumph Trident 660.
Confesso que já ando a realizar pesquisas sobre custos de manutenção, problemas crônicos, e outros assuntos relacionados ao modelo em questão e sobre a marca.
Acabei por encontrar este vídeo: 

Nada melhor do que o relato de um proprietário sobre a questão da manutenção, porém é sobre a Trident 660, acredito que a Tiger 900 tenha valores superiores.
Espero ter ajudado.
Fica bem!  :nice:
« Última modificação: Julho 28, 2023, 14:55:28, 14:55 por JustGil »

Julho 28, 2023, 16:26:04, 16:26
Responder #22

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A Tiger 660 também entrou de inicio na equação, e até fiz um (muito) breve testride.

O formato do banco é diferente do da 900 o que faz com que mal chegue com os pés ao chão.
A segunda tem supostamente com a mesma altura, mas devido ao formato do banco tenho mais uns cms de margem de manobra :D
Obviamente um banco baixo ajuda, em ambos os casos.

Gostei da moto, mas em seguida fiz o testride com com a 900, que obviamente é outra loiça (mas também outro patamar de preços).
Na 660 a ciclistica é diferente apesar mas boa na mesma, a posição um pouco mais deitada e desportiva.
Notei que ficava com os braços ligeiramente mais esticados, ou seja, teria que levar uns bar-raisers para ficar mais adequada à minha estatura.
Do pouco que andei pareceu-me que será uma excelente commuter, mas de momento está fora da equação.


Julho 28, 2023, 22:35:11, 22:35
Responder #23

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Realmente, os padrões para ser YouTuber andam muito baixo. Tanta bacorada

200€ e o que pago de revisão na Ducati e o valor da revisão ímpar de uma GS


De que adianta que a mão de obra seja a 40€ se a oficina decidir cobrar o dobro do tempo?



Queres uma 900?

Voge 900 que vem para Novembro…. Tem tudo o que uma Tiger 900 rally pro tem e custa cerca de 10 mil €  :D :D :D

E ainda tem motor BMW  :confetti:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 28, 2023, 23:47:41, 23:47
Responder #24

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Realmente, os padrões para ser YouTuber andam muito baixo. Tanta bacorada

200€ e o que pago de revisão na Ducati e o valor da revisão ímpar de uma GS


De que adianta que a mão de obra seja a 40€ se a oficina decidir cobrar o dobro do tempo?



Queres uma 900?

Voge 900 que vem para Novembro…. Tem tudo o que uma Tiger 900 rally pro tem e custa cerca de 10 mil €  :D :D :D

E ainda tem motor BMW  :confetti:
Eu já nem me atrevo a fazer sugestões dessas, o cepticismo é difícil de vencer.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 28, 2023, 23:59:12, 23:59
Responder #25

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Ui mais um pouco estamos na NT1100...

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Ainda existe esse modelo?
 :stuck_out_tongue_winking_eye:

Na realidade não se tem visto nos últimos tempos assim um interesse generalizado como é típico de modelos Honda...
Será talvez um modelo que a Honda poderá reformular nos tempos próximos com uma filosofia "mais positiva" como tem sido no modelo Transalp 750, não?!
Tenho visto algumas, cada vez mais. Este ano em faro até bastantes. Entregas têm estado atrazadas.
A idea era para substituir a deuville para um touring mais conservativo na roda 17 mas suficiente com 100cv qb até a dois. Por isso os 15K€ igualmente para o que oferece não está nada mal. Gostos à parte, sera difícil convencer alguns com o design mas isso é o mesmo com uma vstrom e outras zarolhas piores :)



Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 29, 2023, 08:19:23, 08:19
Responder #26

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
O melhor e comprar logo uma GS 1200  :confetti:
GS 12** é muito pesada.

Curiosamente vi muito poucas naquele Passo difícil, duas se não estou em erro.
Já V-Strom eram paletes. Nunca pensei que aquela mota feia se vende-se tanto.
Já Guzzi só vi 3, uma Le Man's com 40 e tal anos, uma V7 e uma Daytona mais velha que eu. V85TT, por incrível que pareça, depois de atravessar meia Europa encontrei uma em França.

Eu bem vos digo. Não comprem Guzzi, arriscam a ficar com um rótulo de elitistas... Ou cotas...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Feia, mas paravam a olhar para ela!

Patinho feio, mas até a ti surpreendeu!

Se as opiniões fossem boas eram vendidas, mas cá vai a minha!

Uma 650 para fazer 200km por dia é mais que suficiente!

Até para uma ou outra tirada maior, nas são opiniões!

A 850/900 sim, será o equilíbrio para o dia a dia e para viajar, mas daqui a uns meses já te digo a minha opinião!

Já tive uma GS1200 de 2007, uma Tiger 1200 de 2014 e até uma RT1200

Dificilmente volto a ter uma mota tão pesada, tirando auto estrada e mais de 200/300 km não vejo custo beneficio!

Mas isto sou eu, que sou um teso e não posso ter umas 10 na garagem para ter uma dessas pelo menos!

Se quiseres experimentar uma v-strom 650 e verificar a disponibilidade da mota para essas viagens diárias, só te aviso que depois não está para venda🫣🤣

Vou levar, mas não compares a v-strom com versys, com 660 com tracer ou MT

É uma mota diferenciada das outras 650 que possas comparar!

Não é a melhor em nada, sério, mas faz tudo bem!

Agora, muito a sério, compra a que te fizer sorrir sempre mais!

Abraço
« Última modificação: Julho 29, 2023, 08:28:07, 08:28 por Vasco Gama »
Omnia tempus habent

Julho 29, 2023, 09:31:58, 09:31
Responder #27

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
O melhor e comprar logo uma GS 1200  :confetti:
GS 12** é muito pesada.

Curiosamente vi muito poucas naquele Passo difícil, duas se não estou em erro.
Já V-Strom eram paletes. Nunca pensei que aquela mota feia se vende-se tanto.
Já Guzzi só vi 3, uma Le Man's com 40 e tal anos, uma V7 e uma Daytona mais velha que eu. V85TT, por incrível que pareça, depois de atravessar meia Europa encontrei uma em França.

Eu bem vos digo. Não comprem Guzzi, arriscam a ficar com um rótulo de elitistas... Ou cotas...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Feia, mas paravam a olhar para ela!

Patinho feio, mas até a ti surpreendeu!

Se as opiniões fossem boas eram vendidas, mas cá vai a minha!

Uma 650 para fazer 200km por dia é mais que suficiente!

Até para uma ou outra tirada maior, nas são opiniões!

A 850/900 sim, será o equilíbrio para o dia a dia e para viajar, mas daqui a uns meses já te digo a minha opinião!

Já tive uma GS1200 de 2007, uma Tiger 1200 de 2014 e até uma RT1200

Dificilmente volto a ter uma mota tão pesada, tirando auto estrada e mais de 200/300 km não vejo custo beneficio!

Mas isto sou eu, que sou um teso e não posso ter umas 10 na garagem para ter uma dessas pelo menos!

Se quiseres experimentar uma v-strom 650 e verificar a disponibilidade da mota para essas viagens diárias, só te aviso que depois não está para venda🫣

Vou levar, mas não compares a v-strom com versys, com 660 com tracer ou MT

É uma mota diferenciada das outras 650 que possas comparar!

Não é a melhor em nada, sério, mas faz tudo bem!

Agora, muito a sério, compra a que te fizer sorrir sempre mais!

Abraço
@Vasco Gama.

A abelhinha foi sem duvida uma surpresa, enfrentou uma viagem pela Europa com a tranquilidade das melhores Trail a um ritmo "aceso" algumas vezes durante horas e sem o mínimo esforço e fez tiradas de mais de 1200kms por duas vezes. Enfrentou com notável facilidade alguns Passos Monhanhosos onde não vi as Big Trail. É sem dúvida uma mota muito bem equilibrada e aquele motor em V tem uma alma impressionante mas, é feia que até dói .

Just joking!

Por alguma razão vimos tantas!

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 18, 2023, 09:12:42, 09:12
Responder #28

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Nunca andei numa Triumph apenas do vejo leio e vejo por ai.

3 cilindros acredito que sejam bons motores, além de equiparem as triumph desde sempre, também são montadas numa mota que vende mais ou menos  :megafeliz: que é a MT09

Vou atirar outra opção para cima da mesa:

BMW F750GS. "Isso é mais do que tenho" wrongggg. de facto o motor é exatamente igual ao da 850GS, com uma programação diferente para entrar num determinado slot de mercado.

Comparando com o 900 da triumph:

94cv às 8750rpm
87Nm às 7250rpm

Motor da F750GS:

77cv às 7500rpm
83Nm às 6000rpm

A 900 é sem duvida mais potente, contudo faz aqui uma sondagem e, pergunta as pessoas que andam todos os dias de mota na cidade quantos deles estão a passar caixa acima das 6000rpm. A percentagem de respostas vai ser esmagadoramente que passam caixa abaixo das 6000rpm.

E este argumento põe de parte a diferença de CV.

E agora começa par interessante: a tiger tem 87Nm às 7250rpm e a F750GS 83Nm às 6000. Tendo em conta o argumento anterior da passagem de caixa abaixo das 6000rpm, na GS estás sempre mais próximo do banda de binário o que tornará a utilização diária muito mais prazerosa.

Resumindo o motor da Tiger tem mais uns "pós" que no dia a dia, do ponto de vista realista, são irrelevantes.

Já aqui se falou da GS12**. Porque é que tanta gente continua a preferir o motor da GS vs motores de maior cilindrada e com mais CV? Porque o motor da GS tem tanto binário a baixas rotações que o torna um motor de muito mais fácil utilização e que transmite um feeling de muito maior performance do que o nº dos CV reflete. 170cv às 10000rpm no dia a dia ninguem usa... dai toda a gente preferir os 136cv da GS12** e acima de tudo os 143Nm.

Outra vantagem da F750GS, em relação à Tiger 850, mete-a no bolso a nivel de equipamento de série.
Compras uma F750GS carregada de extras malas etc, com 1 ano ou 2 por uns 12k ou menos.
Motor poupado fazes médias abaixo de 5 fácil.
Vais chegar ao chão GARANTIDAMENTE!
Se mais tarde tiveres 300€ de parte, vais a uma casa da especialidade, desbloqueias a centralina e fica com os 95cv da F850GS, que é a potência para o qual este motor está desenhado.

Eu tive uma F750GS, e tenho a certeza que quem a conduz ou testa, vai ficar surpreendido com o que ela oferece além do que os numeros transmitem. É uma mota "nunca" lembrada e que é um regalo de utilização.

E depois com uns toques, fica uma mota, na minha opinão linda  :love0001:



 
« Última modificação: Agosto 18, 2023, 09:17:22, 09:17 por belzebuh »

Agosto 31, 2023, 15:51:13, 15:51
Responder #29

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem, e como não há amor como o primeiro... já cá canta a Tiger 900 GT PRO

Tenho estado afastado devido ao trabalho, razão pela qual ainda não tinha vindo aqui dar a novidade. E agradecer as dicas de todos, claro.

Para já, super satisfeito

Assim que tiver mais disponibilidade fecho o DB anterior e crio o da Triumph.




Sent from my iPhone using Tapatalk

Agosto 31, 2023, 15:59:57, 15:59
Responder #30

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Bem, e como não há amor como o primeiro... já cá canta a Tiger 900 GT PRO

Tenho estado afastado devido ao trabalho, razão pela qual ainda não tinha vindo aqui dar a novidade. E agradecer as dicas de todos, claro.

Para já, super satisfeito

Assim que tiver mais disponibilidade fecho o DB anterior e crio o da Triumph.




Sent from my iPhone using Tapatalk

Me likey 😍👌

Agosto 31, 2023, 17:58:58, 17:58
Responder #31

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
Muitos parabéns! Excelente escolha, muito refinada.
Agora é só desejar boa sorte e serenidade na condução dessa máquina.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Setembro 01, 2023, 08:16:25, 08:16
Responder #32

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
parabens, boa sorte e bons kms

Setembro 01, 2023, 10:40:26, 10:40
Responder #33

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Muitos parabéns!
Bela moto e bom gosto na cor!  :tornarseanjinho: :cool:

#TeamTriumph #TeamFastCaspianBlue
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 01, 2023, 10:41:13, 10:41
Responder #34

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Parabéns pela máquina! :confetti:
Talvez seja a 1ª Triumph Tiger aqui no fórum não?
Tudo de bom e bons kms  :nice: