Autor Tópico: Aprilia está a desenvolver a próxima geração da RSV4  (Lida 701 vezes)

Junho 23, 2020, 01:51:25, 01:51
Lida 701 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Nova geração da RSV4 em desenvolvimento

A Aprilia tem estado ocupada a desenvolver novas soluções técnicas em redor das carenagens para proporcionar melhor aerodinâmica e ao mesmo tempo simplificar o aspecto das mesmas.
No seguimento deste desenvolvimento, a marca já patenteou algumas soluções que se prevêem como partes constituintes da nova geração da RSV4.




Resta esperar pelo desenvolvimento para se verificar se todas estas soluções serão utilizadas tanto no modelo preparado para MotoGP, se igualmente no modelo de produção normal.

Fonte: https://www.motociclismo.it/aprilia-rsv4-brevetto-nuova-generazione-76648
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 23, 2020, 16:09:44, 16:09
Responder #1

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Nova geração da RSV4 em desenvolvimento

A Aprilia tem estado ocupada a desenvolver novas soluções técnicas em redor das carenagens para proporcionar melhor aerodinâmica e ao mesmo tempo simplificar o aspecto das mesmas.
No seguimento deste desenvolvimento, a marca já patenteou algumas soluções que se prevêem como partes constituintes da nova geração da RSV4.




Resta esperar pelo desenvolvimento para se verificar se todas estas soluções serão utilizadas tanto no modelo preparado para MotoGP, se igualmente no modelo de produção normal.

Fonte: https://www.motociclismo.it/aprilia-rsv4-brevetto-nuova-generazione-76648
Mais um modelo de mota que gosto muito de ver passar mas jamais compraria (tal como as Ducatis e MV Agustas desta vida).

Digo eu que seria sábio da parte da Aprilia investir num segmento, salvo erro, onde já teve algum sucesso com a Caponord.

Basicamente só vejo desportivas, umas brincadeiras offroad (nas cilindradas de "entrada") e nakeds (a Shiver é linda).

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Junho 24, 2020, 21:43:36, 21:43
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Segui o link colocado acima e por aquilo que percebi, uma das coisas em que a Aprilia pretende inovar é na colocação do radiador fora de uma zona de tanta turbulência.

Ou seja, retirá-lo da zona que fica logo atrás da roda frontal, passar para a zona lateral com diminuição da sua dimensão e criar as condições na frente da moto (com pequenas condutas e aletas) que canalizem a passagem do ar para as partes que precisam de arrefecimento.

Veremos como será a coisa se forem avante com isso.  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 24, 2020, 23:54:39, 23:54
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Segui o link colocado acima e por aquilo que percebi, uma das coisas em que a Aprilia pretende inovar é na colocação do radiador fora de uma zona de tanta turbulência.

Ou seja, retirá-lo da zona que fica logo atrás da roda frontal, passar para a zona lateral com diminuição da sua dimensão e criar as condições na frente da moto (com pequenas condutas e aletas) que canalizem a passagem do ar para as partes que precisam de arrefecimento.

Veremos como será a coisa se forem avante com isso.  :pensador:

Será descabido se pensar que a Aprilia possa estar até a preparar a primeira RSV4 eléctrica ?!

Atendendo que as motorizações eléctricas necessitam de eficiente arrefecimento, poderá por exemplo, corresponder ali na figura 5, indicado pelo numero 75, a motor eléctrico ?
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 25, 2020, 09:10:21, 09:10
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Coloquei o link a traduzir para Inglês (o meu italiano é algo enferrujado) e creio que será mesmo uma inovação no que toca ao posicionamento do radiador, à sua dimensão mais reduzida do que no local habitual e também no explorar de soluções que acabam por ficar disponíveis - a nível estilístico e de aerodinâmica - na frente da moto.

Essa deslocaçâo do radiador, a ser conseguida e mantendo a eficácia necessária, abre caminho a que mudem bastante o design logo atrás da roda, nomeadamente na procura da eficácia da aerodinâmica.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 25, 2020, 16:52:22, 16:52
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Os apêndices aerodinâmicos são a grande tendência para esta década.

Curiosamente a Aprilia até foi das primeiras marcas a adoptar "aero fairings" desde a RF LE.
Mas entretanto a concorrência tem surgido com apêndices ainda mais evoluídos.
Portanto é de esperar que a nova RSV4 aposte em inovar.

Mas cheira-me que está para rebentar também um novo motor...

Excelente seria regressaresm ás WSBK... pois fazem lá falta.  :(
Mais do que fazem no motoGP onde parece só servirem para colorir o final da grelha de partida.