Clube Português Motociclismo

Marcas de Motociclos => Outras Marcas / Modelos de motor Ecológico => Tópico iniciado por: Lourenço em Fevereiro 25, 2021, 17:06:58, 17:06

Título: Silence S01
Enviado por: Lourenço em Fevereiro 25, 2021, 17:06:58, 17:06
Avaliação ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club)

A Silence S01, scooter espanhola equivalente 125 é a base da scooter Seat referida neste tópico https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6677.0 (https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6677.0)

Comparada com estas concorrentes
Govec Schwalbe L3e
Piaggio Vespa Elettrica 70
NIU NQi GT
Trinity Uranus R1

ficou em primeiro lugar nos quatro critérios
Usabilidade ao quotidiano
Ergonmia
Propulsão
Caraterísticas de condução


https://www.motoservices.com/actualite-vehicule-electrique/Silence-S01-le-meilleur-scooter-electrique-du-marche-selon-l-ADAC.htm (https://www.motoservices.com/actualite-vehicule-electrique/Silence-S01-le-meilleur-scooter-electrique-du-marche-selon-l-ADAC.htm)

https://www.silence.eco/la-nueva-s01-de-silence/ (https://www.silence.eco/la-nueva-s01-de-silence/)

Specifications
Brand          Silence
Model          S01
Speed          restricted top speed of 100 km/h
Power          9 kW (12.1 hp)
Weight          111 kg
Battery          LiFePo4 (LFP)
Battery Life       2,000 cyclesℹ
Range           127 km
Charge Time   5 hours

Preço 6 600 €

De origem são propostos os acessórios habituais, vidro alto, top case, duas alturas de sela, etc.

(https://i.imgur.com/p1nIU68.jpg)

(https://i.imgur.com/1l0r155.jpg)
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Sapiens21 em Fevereiro 25, 2021, 17:23:19, 17:23
 :nice: :nice:

Pelo que dá para perceber pelas fotos, é muito parecida à S02 de que falei Aqui (https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=8301.msg102612#top).

Aliás, creio que as diferenças principais residem naquilo que nao se vê. Baterias, motor eléctrico e outros componentes. :nice:

Um dado que merece destaque é este:

Battery Life:  2,000 cycles

Isto é muito bom!!
A fiabilidade dos componentes está agora a um nível cada vez melhor e a duração a longo prazo de um motociclo eléctrico duvido que fique aquém das mais fiáveis a combustão. Duvido muito..
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Lourenço em Fevereiro 26, 2021, 10:56:44, 10:56
Este modelo tem travagem regenerativa. Os 2 000 ciclos será de facto muito bom, só o tempo o dirá, mesmo admitindo que com os hipotéticos 2 000 ciclos a bateria ainda esteja acima dos 75 % estaríamos perante mais de 160 000 km e depois uma fácil adaptação como bateria estacionária por muitos mais ciclos para utilização em apoio de painéis fotovoltaicos, por exemplo.

Para quem circula muito ou para as frotas a grande vantagem é o tipo de sistema de troca de bateria permitindo a rápida substituição por uma nova ou funcionar com baterias de reserva em carga.

Outra vantagem é, para quem habite em prédios (com elevador) ou possa carregar no escritório, poder deslocar a bateria até á tomada sem grande esforço.

Claro que estamos a falar de circulação urbana e pouco mais, mesmo sendo uma equivalente 125, mas alem da questão ambiental e das ZER, a questão financeira ligada ao forte investimento inicial será a comparar no longo prazo com os custos de "combustível", 0.8€/1€ vs 3.5€/4€ 100km mas sobretudo com o custo de revisões e material de desgaste e reposição. É só fazer as contas  ;)

Em "espanhol" um artigo referente á avaliação da ADAC
https://solomoto.es/silence-s01-mejor-scooter-electrico-del-mercado/ (https://solomoto.es/silence-s01-mejor-scooter-electrico-del-mercado/)
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Sapiens21 em Março 01, 2021, 23:31:51, 23:31
Mesmo que os 127kms de autonomia indicados pelo fabricante sejam mais uns 100 a 110kms realistas, acredito numa durabilidade que pode ir para perto de 200.000kms. :cool:

Os ciclos e se não estou em erro, contam-se de forma completa, ou seja, o carregamento de uma bateria de 50 a 100% só conta como meio ciclo. Se se fizerem 2 carregamentos desse género, aí sim conta como um ciclo completo de carga/descarga.

Em termos de degradação das baterias, se for como nas 4 rodas, é muito lento. O que é bom.
A não ser que se 'abusem' de sucessivos fast-chargers, por aquilo que vou sabendo...  :-X
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Lourenço em Março 02, 2021, 00:12:11, 00:12
Neste caso, as cargas rápidas são "impossíveis", o carregador e/ou inversor estão embutidos no módulo da bateria, naquele carrinho extraível, externo só o cabo.

Creio que já existe um pequeno inversor como extra mas para poder utilizar a energia acumulada no sentido inverso para por exemplo iluminar uma tenda de campismo ou ligar alguns aparelhos eléctricos de fraca potência como um portátil.

Desconheço a margem de segurança no software para carga máxima e minima. Deverá estar um pouco abaixo por célula dos 4.1 V e acima dos 3.3 V.

De qualquer forma, com as atuais tecnologias de baterias, no sentido de conseguir uma maior longevidade e sobretudo em baterias cujo ideal térmico seja menos elaborado, é de bom tom utilizar a bateria numa amplitude cujos valores se situem entre 20 a 80% da sua capacidade e se ultrapassados este valores repôr ou utilizar o mais breve possível de forma a voltar dentro desta amplitude e sim, uma carga de 20 a 80% representa 60% de um ciclo na utilização da bateria enquanto esta ainda mantém uma capacidade próxima do seu máximo, em todo o caso acima de 75/85%, creio existir um valor convencionado.
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Sapiens21 em Março 02, 2021, 14:41:53, 14:41
O que tem ocorrido (de uma forma geral e não particularizando aqui a esta Silence) é as baterias de iões de lítio estarem sujeitas a um processo natural de envelhecimento e desgaste.
Que não é diferente do que ocorre com muitas outras coisas, se formos a ver.  :nice:

No entanto é possivel esticar a longevidade das mesmas e os próprios fabricantes fazem recomendações como "não carregue, em média, com mais do que 80% da sua capacidade durante uma utilização em percursos curtos".


E também existem recomendações para quando o veículo eléctrico não é usado por algum periodo de tempo (uns dias), tendo já lido a recomendação de ter carga superior a 30% da capacidade.

São pequenas coisas que podem levar a que o próprio desgaste das baterias se fique por valores baixos, mantendo autonomia acima de aceitável...por um longo periodo de tempo.  :nice:

Já agora e aqui sim particularizando à Silence, este artigo sobre os testes levados a cabo às baterias é interessante.  :)

https://www.silence.eco/en/long-lasting-batteries-silence-batteries/
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Lourenço em Março 02, 2021, 15:30:06, 15:30
Quanto custará uma segunda bateria? Talvez a scooter não sobreviva á bateria mas para frotas, tendo em conta a facilidade de alternar facilmente a bateria, talvez seja interessante para as que façam mais de 80 km dia ter uma carregada sempre disponível.

Um artigo referente ao teste realizado pela ADAC, em Português.

https://motomais.motosport.com.pt/noticias/silence-s01-eleita-pelo-adac-como-a-melhor-scooter-electrica/?utm_source=feedly&utm_medium=rss&utm_campaign=silence-s01-eleita-pelo-adac-como-a-melhor-scooter-electrica (https://motomais.motosport.com.pt/noticias/silence-s01-eleita-pelo-adac-como-a-melhor-scooter-electrica/?utm_source=feedly&utm_medium=rss&utm_campaign=silence-s01-eleita-pelo-adac-como-a-melhor-scooter-electrica)

O vídeo de apresentação de resultados da ADAC (legendas Alemão»»Português disponíveis em tradução automática)
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Sapiens21 em Março 02, 2021, 20:44:43, 20:44
O custo de uma 2a bateria como reserva realmente fará algum sentido nesse contexto específico de frotas e em que a utilização será mais intensiva.

Mas o custo da mesma não me surpreendia se lesse ou me dissessem que representa 1/4 (ou mais) do preço de aquisição da moto.
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Lourenço em Abril 05, 2021, 23:44:39, 23:44
Não fazia ideia que esta marca tinha este nível de vendas, em Espanha, verifiquei mais na Catalunha e no sul de França, veem-se muitas a circular, o preço de venda não é baixo, pelo que afirmam os gestores de frotas justifica-se com os baixos custos posteriores.

A Silence fechou 2020 como líder indiscutível no mercado de motocicletas elétricas (L3e) pelo terceiro ano consecutivo, com uma quota de vendas de 66% na Espanha e 40% na Europa.

Apesar da forte paralisação causada pela pandemia, que obrigou a marca espanhola a interromper a produção por dois meses, as suas vendas cresceram 17,2% no ano passado e atingiram 9.028 unidades, das quais 7.916 foram destinadas ao mercado europeu, de um total de 9.400 unidades fabricadas, com uma faturação anual de 38 milhões de euros.

https://www.formulamoto.es/portada/2021/04/05/silence-lider-ventas-segmento-electrico/30079.html (https://www.formulamoto.es/portada/2021/04/05/silence-lider-ventas-segmento-electrico/30079.html)
Título: Re: Silence S01
Enviado por: tiagofo20 em Abril 06, 2021, 13:45:52, 13:45
Na questão ambiental este tipo de motos são sempre vem vindas, mas em relação a custos para o consumidor continuo muito de pé atrás por causa do valor de aquisição.

Estamos a falar de 3850€ a mais do que uma Honda CB125 F, se formos para uma Keeway a diferença será ainda maior.

Até gastar esse dinheiro em gota, manutenção e pneus, pelas minhas contas já andei uns 65 mil kms. E nesses 65 mil kms a mota elétrica não anda de graça e também gasta pneus.

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Título: Re: Silence S01
Enviado por: Lourenço em Abril 06, 2021, 18:39:25, 18:39
 A scooter Silence é cara inicialmente, sendo uma equivalente 125, mas já ocupa a terceira posição de vendas no mercado global de scooters em Espanha, em março esteve em progressão á frente da PCX por exemplo, para uma elétrica é de realçar.

Top 15 de scooters más vendidos en marzo

Yamaha NMAX 125:                723 unidades
KYMCO Agility City 125:          523 unidades
Silence Seat Mo:                    411 unidades
Honda PCX 125:                     343 unidades
Honda Forza 125:                   328 unidades
Piaggio Liberty IGet ABS:        315 unidades
Honda SH 125I:                     286 unidades
Yamaha X-MAX 300:               263 unidades
SYM Symphony 125:               231 unidades
Honda Forza 350:                   227 unidades
Peugeot Tweet 125I:               219 unidades
Yamaha TMAX 500:                188 unidades
Wottan Storm 125:                163 unidades
Vespa Primavera 125:            154 unidades
KYMCO Super Dink 125:         147 unidades

https://www.formulamoto.es/industria-mercado/2021/04/06/15-scooters-vendidos-marzo-2021/30094.html (https://www.formulamoto.es/industria-mercado/2021/04/06/15-scooters-vendidos-marzo-2021/30094.html)
Título: Re: Silence S01
Enviado por: TMXR em Abril 06, 2021, 18:43:06, 18:43
Cadeias de fast food, entregas do tipo ifood e frotas de rent a scooter tipo Cityscoot, está quase tudo a usar este tipo de motos eléctricas, já no inverno passado tinha deixado aí umas fotos de umas com top case gigantes ao serviço da McDonakds que tinha tirado em Madrid
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Lourenço em Abril 23, 2021, 23:09:05, 23:09
Já se vêem por cá, em frotas.
Vídeo em idioma Espanhol longo e detalhado desta Silence S01

Título: Re: Silence S01
Enviado por: Lourenço em Outubro 21, 2021, 23:38:56, 23:38
Num contexto citadino ou pouco mais, engraçada esta possibilidade de utilizar a mesma bateria amovível numa scooter ou num quadriciclo.

Com a mesma bateria da scooter ou duas baterias, com o mesmo sistema de recarga no veículo ou extraível tipo trolley, um quadriciclo ligeiro sem carta max 45 km/h ou um quadriciclo pesado max 90 km/h e até 120 km (?) de autonomia, para duas pessoas e espaço para bagagem de 310 litros.
As baterias mesmo com o trolley são um pouco pesadas mas facilmente colocadas no elevador ao apartamento para quem não tem outra solução nos prédios sem outra possibilidade de carregamento.
Com a scooter acabei por comprar uma segunda bateria que é mais uma forma de aproveitar os excedentes solares sem recorrer ao armazenamento e ter sempre uma bateria carregada.

(https://i.imgur.com/YbXp4D5.jpg)

(https://i.imgur.com/rfnYJsi.jpg)

(https://i.imgur.com/oLzyru6.jpg)

(https://i.imgur.com/TDP7dC3.jpg)

(https://i.imgur.com/WuAUGYG.jpg)

https://www.automobile-propre.com/silence-s04-cette-petite-electrique-low-cost-veut-concurrencer-la-citroen-ami/ (https://www.automobile-propre.com/silence-s04-cette-petite-electrique-low-cost-veut-concurrencer-la-citroen-ami/)

Título: Re: Silence S01
Enviado por: tiagofo20 em Outubro 22, 2021, 09:31:32, 09:31
Pergunto me se ao fim de 10 anos (para não dizer 6 ou 7) alguém vai querer andar numa coisa dessas.
Título: Re: Silence S01
Enviado por: ALCLCF em Outubro 22, 2021, 13:16:45, 13:16
Para a maioria, no dia a dia, daqui a 10 anos continua a fazer sentido (tal como fazia há 10 anos atrás) andar numa coisa destas :D
Título: Re: Silence S01
Enviado por: tiagofo20 em Outubro 23, 2021, 21:24:49, 21:24
Eu queria dizer se um carro desse comprado hoje ao fim de 10 anos ainda teria algum valor.
Título: Re: Silence S01
Enviado por: ALCLCF em Outubro 23, 2021, 22:28:15, 22:28
Tal como um smart com 20 anos tem valor, porque no papel de citadino continua a ser boa proposta.
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 24, 2021, 11:13:27, 11:13
A serem realistas esses números, acho francamente bom.

Com a bateria da scooter (ou mesmo 2 idênticas), conseguirem mover um quadriciclo por 120kms de autonomia, com capacidade para 2 pessoas, bagagem e vel. máxima de 90kmh, acho muito bom.

Eu queria dizer se um carro desse comprado hoje ao fim de 10 anos ainda teria algum valor.

Eu julgo que, no presente, a questão a colocar será um pouco distinta... :)

Qual o valor dos veículos de combustão actuais...daqui por 10 anos?!?!?

E julgo saber a resposta...  :read.calm:
Título: Re: Silence S01
Enviado por: ALCLCF em Outubro 24, 2021, 16:58:33, 16:58
Vai depender do veículo a combustão :)
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 24, 2021, 17:00:10, 17:00
Claro, mas falo na esmagadora maioria dos veículos e não em casos isolados.  ;) :nice:
Há sempre aqueles que ao invés de desvalorizarem....seguem o caminho contrário.  :you.bet:
Título: Re: Silence S01
Enviado por: Lourenço em Fevereiro 25, 2022, 17:03:16, 17:03
A Seat Mó eScooter 125 (Silence 01) num comparativo com a Niu MQi GT, Ray 7.7 e Vespa Elettrica

Título: Re: Silence S01
Enviado por: marcopns em Janeiro 21, 2023, 17:52:43, 17:52
Começo a ficar interessado numa coisa destas…

Já tive scooter elétrica na qual fiz mais de 60 000km.

Agora tenho carro elétrico com mais de 150 000km. A ideia era aliviar um pouco a utilização do carro e deixar sempre um dos veículos em casa a aproveitar o excedente da produção solar…

No mercado das 2 rodas não vejo outra alternativa à combustão…