(....)
A AT e a 850GS que se cuidem :D
Mas também nada que não esperássemos e não estivéssemos habituados, em produções vindas ali das bandas do Tirol.
Vem possivelmente para ocupar o lugar da Duke 690, e o seu enorme handicap, que é ter um motor mono.
O design é arrebatador, com umas linhas bem agressivas e números de impressionar. Enfim.... uma laranjinha em todos os sentidos... para jogar o campeonato das naked "premium", aonde já se incluem, por exemplo, a Brutale 800 ou a Monster 821.
Mas também nada que não esperássemos e não estivéssemos habituados, em produções vindas ali das bandas do Tirol.
Até me admira não falares em produções vindas da terra do caril!
Não acredito.
A Duke 690 é tipo a XT vitaminada da KTM.
E esta Duke 790 é tipo a MT-07 vitaminada da KTM.
A KTM parece estar é andar com um problema de identidade no que diz respeito ao nome Duke.
Pois esta Duke 790 surge, tal como aconteceu a primeira Duke 690 (2008), meio desenquadrada do conceito e mais próxima da abordagem das Super Duke.
Continuas a ignorar os ingleses, pá!
Entendo que não tem qualquer representividade no nosso mercado...
Mas a Street Triple voltou a arrecadar o título de "Bike of the Year" este ano de 2017 com a 765.
O problema da 690 é precisamente esse... não ser "nem carne, nem peixe".
Já a vi e está um espectáculo.... (....)
Imaginando-a equipada com umas side-cases na maioria dos casos (aquisições), pode roubar clientes a marcas Japonesas, mesmo que de segmentos algo diferentes.
(...)
Quem ainda não comprou a moto e já sonha enfiar-lhe esse tipo de acessórios está a olhar para a moto errada.
As side-cases são coisas que se utilizam quando se quer, certo??
O que sinceramente não entendo é como uma streetfighter pode "deixar de ser o que é", pela aquisição de umas side-cases. :D
(....)
Um gajo que olhe pra uma moto destas e veja ali qualquer coisinha de touring... indiscutivelmente anda ao engano! ;)
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Uma discussão normal sobre esta Duke... era especularmos se levanta em 3ª de acelerador, (....)
Por essa ordem de ideias - algo estranha diga-se - os tipos que vão a Jerez, ou ao Norte do país em passeio, ou rumam ao sul porque querem acampar e seguem na sua "R" ou streetfighter, tendo a ousadia de levar bagagem em cima da moto, indiscutivelmente escolheram a moto errada por causa disso.
Até porque a especulação é algo tão volátil e legítimo, como cada um pensar que é um Rossi. :)
(Não sei como raio querem meter umas side cases com o escape ali)
Já não há cases para ninguém
Gosto mais do que em laranja.
Não digo que o laranja seja feio. Então o quadro que a KTM monta na 1290 Super Duke é algo que... para mim é bonito.
(http://www.ktm.com/globalassets/products-pim-data/ke2-motorcycles/sports-tourer/1290-super-duke-gt/1290-super-duke-gt-2018/f9903re/pho_bike_90_re.png)
Lembro igualmente o que a Kawasaki fez com Z650 branca. Afastaram-se este ano (2018) por cores mais "sóbrias".
Acho fantástico quando uma empresa (seja ela qual for) consegue fazer algo como uma máquina destas. Leve sem comprometer performance. E atendendo Às "specs" desta...ui... :yeah:
Será que estamos a assistir a um regresso às divertidas naked?
Relativo às opiniões e se leva top case, malas laterais, etc. não entendo. Mas não se pode respeitar as opiniões/gostos das outras pessoas?
Vamos ser mais compreensívos e entender que nem todos temos os mesmos gostos e necessidades, tenha-se uma bicicleta, uma scooter, a marca x, ou o modelo y?
Conheço pessoalmente dois proprietários de KTM , um com uma 1190 Adv e outro com uma 1290 Adv e ambos se 'vêem à rasca' com o bafo que o motor manda para a zona dos tintins . Acho que entretanto a KTM já comercializa um protector de motor específico para essa situação .
Discutir, é dar a sua opinião e ouvir a dos outros.
Ninguém desrespeitou ninguém. ;)
Apenas se discutiu sobre o produto e o público alvo a que é destinado.
Olhar para uma moto deste segmento pelo potencial que tem para viajar é como... olhar para uma turística pelo sem potencial para sacar cavalos e derreter borracha.
Será que estamos a assistir a um regresso às divertidas naked?
Pelos vistos, sim...
Depois dum suave regresso ás superdesportivas encabeçado pela S1000RR a que se sucedeu uma ZX10R poderosa e uma GSXR inovadora... agora temos novamente algumas nakeds interessantes nas "novas" médias cilindradas.
(refiro "novas médias cilindradas" porque agora andam todas na casa dos 750-900. )
Também tenho reparado isso. Parece que as novas médias cilindradas são as que indicas.
Por exemplo: quando soube que a minha "querida" Africa Twin viria com 1000cc pensei: Fogo...tanto? Para quê? Num país em que a carga tributária é "baixa as calças e lá vai disto", reservei a Africa Twin apenas para os meus sonhos.
Parece-me que (daquilo que leio) uma 500cc ou uma 650cc não chega, e que as marcas apostam em canhões: como esta KTM ou em máquinas com mais de 200 kgs, mil e tal de cilindrada, com todos os gadgets electronicos e com mais de 120 cv.
A 300cc que tenho chega para aquilo que faço? Claro que sim (já o escrevi algures por aqui).
Falta alguma coisa? Sim claro, como humano quero mais.
Mas quando imagino esta KTM...: existe algo que apela ao nosso lado mais negro ou mais "animalesco", o querer "trata-la mal" porque ela aguenta.
Entendes? Corro o risco de ficar viciado na força com que o vento me ensurdece a audição.
Claro que o diferencial de preço tem uma palavra a dizer, mas o estilo jovem e muito agressivo das MT também ajuda a que seja ela a eleita da maioria.
Mas não haja ilusões!!
Um produto que não valha grande coisa, independentemente do emblema "mais sonante" que leve no depósito, não vai vender por aí além... Pura e simplesmente!
(....)Independentemente do sucesso que determinados modelos de outras marcas possam ter na tabela de vendas, a Honda consegue manter sempre um volume de vendas muito regular nos seus produtos.
E isto é muito evidente em mercados como o nosso. Onde sempre existiu um enorme culto pela marca.
Não é à toa que tem a maior fatia do mercado nacional.
:D
Esta KTM Duke 790 não tem concorrentes na Honda.
Esta KTM Duke 790 não tem concorrentes na Honda.
Naquele género nada. Mas a bem dizer...nem o terá se calhar nenhuma marca.
Sinceramente custa-me um bocado olhar para a Tracer 900 como concorrente directa da Duke 790. E nem é pela cilindrada, atenção!
É curioso como o exemplo do mercado nacional (diminuto e de pouca expressão global), serve como argumento para umas coisas e para outras já "vale o que vale". :)
Naquele género nada. Mas a bem dizer...nem o terá se calhar nenhuma marca.
Sinceramente custa-me um bocado olhar para a Tracer 900 como concorrente directa da Duke 790. E nem é pela cilindrada, atenção!
Só uma nota dfelix: eu mencionei a MT-09 SP. Mais barata e muito bem dotada de motor, equipamento, etc.
Não vejo esta Duke 790 a jogar no mesmo campeonato das MT-09. Apresentando-se como o produto "premium" que é, no fundo acho que terá mais como adversárias a Brutale 800, a Monster 821 ou a Street Triple RS.
Não vejo esta Duke 790 a jogar no mesmo campeonato das MT-09. Apresentando-se como o produto "premium" que é, no fundo acho que terá mais como adversárias a Brutale 800, a Monster 821 ou a Street Triple RS.
Carlos: tens razão, mas já leste um ensaio à MT-09SP ?
A Triumph é um bocadinho como aquelas camisolas Paul-and-Shark dos anos 80 e 90. Quem as tem adora-as e ainda as veste, mas nota-se que são do Século passado.
A Yamaha é mais tipo Levis 501. Daqui a muitos anos vai continuar a ser reconhecida como uma hooligan bike.
Carlos: tens razão, mas já leste um ensaio à MT-09SP ?
Olha que a definição de "premium" é um bocadinho difusa. Para algumas pessoas um Mercedes Classe S é premium, para outras apenas o Rolls Royce Phantom é verdadeiramente premium (o Ghost é um BMW disfarçado).
Se fosse gastar o meu dinheiro iria para a Yamaha, sem dúvida, e não é só pela imagem de robustez.
Como peça intemporal, apenas a Triumph e a Yamaha cabem na minha pequena "cabecinha". E a Yamaha tem um lado hooligan que vai apelar daqui a 10 ou 15 anos. A Triumph é mais um artigo de moda que será atractivo daqui a 10 ou 15 anos mas vai notar-se a idade.
A Triumph é um bocadinho como aquelas camisolas Paul-and-Shark dos anos 80 e 90. Quem as tem adora-as e ainda as veste, mas nota-se que são do Século passado.
A Yamaha é mais tipo Levis 501. Daqui a muitos anos vai continuar a ser reconhecida como uma hooligan bike. Não há tanta atenção aos detalhes, é "rude".
A MT-09 e a a Street Triple S (base) são "budget bikes" com preços muito equivalentes
A MT-09 SP e a Street Triple R são propostas mais refinadas também elas com preços muito equivalentes.
Poderíamos encaixar aqui a Monster 821. Não pelas suas specs/equipamento, mas por se enquadrar dentro do mesmo price tag.
Poderíamos encaixar aqui a Shiver 900. Não pelo price tag, mas pelas specs/equipamento.
As únicas propostas verdadeiramente "premium" são as da MV Agusta.
Poderíamos encaixar aqui a Street Triple RS. Não por ter propriamente aura de modelo "premium", mas porque está equipada como tal e aproxima-se dos mesmos orçamentos.
Porém, concordo contigo que relativamente ao principal publico alvo jogará no campeonato das restantes europeias.
Mas porque o cliente disposto a arriscar numa KTM é o mesmo que não teria problemas em arriscar numa Triumph ou Ducati.
A esmagadora maioria dos clientes jap são criaturas demasiado medrosas que vivem cheios de medo de hipotéticas avarias e só perante produtos comercialmente muito fortes é que se arriscam a sair da zona de conforto.
Boas amigo Pedro, (...) onde não concordo tb muito ctg é na questão da street estar na sombra da speed, mesmo em vários fóruns triumph consideram a street um melhor negócio,...
...é mais divertida, é suficientemente rápida, mais barata e em circuito faz a vida negra a street, estas duas propostas não estão assim tão distantes...
Meter no rol destas a Shiver900, já seria forçar tanto, que um pouco mais e dava para a BMW F800R também entrar. Tem umas specs bastante equiparadas à Avarilia... e o segmento de preço é exactamente o mesmo (ainda que venhamos a ver o que poderá aparecer por aí, com o novo crossplane 850).
3) onde está escrito que foi em Londres que apareceu o "conceito" (é um conceito? ou uma palavra?) de "hooligan bike"? É uma nomenclatura natural, até em Ciência já ouvi o termo aplicado a pessoas.
4) onde é que existe a prova de "maior rentabilidade" da Street?. Ou são maiores vendas? Eu não sei, não escrevo.
É por vezes bizarra a desorganização das ideias, sentenças e certezas vazias.
Não estou a perceber: de quais "fóruns" (enfim... "fora" é mais correcto) é que estás a falar?
É natural, numa conversa de café em Lisboa ou no Porto, ou até em qualquer outra cidade do mundo, utilizar esse termo para uma moto.
(...)Existem atributos que não se definem na folha das especificações técnicas.
Enquanto apreciava aquele magnífico trabalho no braço oscilante e que já tive oportunidade de ter contacto in loco, não pude deixar de me aperceber que o condutor ainda transportaria uns bons quilos às costas.As NC têm um espaço próprio no met-in para um cadeado deste gênero (mais pequeno e em forma de "U")
Corrente protegida e cadeado de grandes dimensões (sei que há casos em que se vendem mesmo assim), dá para perceber que a segurança é algo que tem valor para o proprietário desta Duke 790. :nice: :nice:
(https://s22.postimg.cc/ivki6gsip/KTMo.png)