Clube Português Motociclismo

Marcas de Motociclos => KTM => Tópico iniciado por: Velasquez em Novembro 07, 2017, 12:28:46, 12:28

Título: Ktm Duke 790
Enviado por: Velasquez em Novembro 07, 2017, 12:28:46, 12:28
Já foi apresentada...;)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: TMXR em Novembro 07, 2017, 12:45:27, 12:45




Acredito que dentro de 4 a 12 meses esteja nos stands em versao "adventure" a fazer mossa!  :nice: :nice:


A AT e a 850GS que se cuidem  :D
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 07, 2017, 12:48:12, 12:48
Olha que interessante.
Saiu o banco de enduro e entrou algo mais "utilizável" no dia-a-dia.

799cc e 105cv Austríacos....hum. :pensador: Se for como é hábito nas KTM, é moto para satisfazer a procura por emoções fortes.   :nice:

E se acaso o preço não for estratosférico, sou capaz de lhe ver ali um certo sucesso. Mas mesmo...  :nice:

Boa partilha.  :)


(....)

A AT e a 850GS que se cuidem  :D

Serão mesmo concorrentes desta??
Acho a KTM mais "asfaltada"...  :pensador:
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: TMXR em Novembro 07, 2017, 12:53:48, 12:53
Desculpa isaac...


Ja alterei o post.. o que queria dizer era que esta sera a base da 790 adventure  :nice: :nice:



Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 07, 2017, 13:05:12, 13:05
Nesse caso, o potencial para isso...aliado à experiência da marca nesse campo das Adventures, pode mesmo fazer mossa.   :nice:

O mercado das motos voltadas para a Aventura, está ao rubro.  :feliz:

O mais interessante é que - remetendo-me agora para esta - a moto está muito bem conseguida esteticamente, e deixa-me curioso em saber como sairia algo baseado nesta para andar noutros terrenos.

Querem ver que tenho de vender o Giganotossauro mais cedo... :D
Isto é só motos como deve ser. Devo ter algum fetiche por coisas diferentes, só pode...  :curtocircuito:
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 07, 2017, 18:06:07, 18:06
Esta 790 foi uma jogada inteligente!
Nos últimos anos a Super Duke cresceu substancialmente em specs e preço.

Entre o "bicho papão" que é a actual 1290 e a 690 com uma abordagem mais supermotard...o fosso é ENORME!
Um 790cc na casa dos 100cv é um compromisso interessante.

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 09, 2017, 13:37:11, 13:37
Mais umas fotos da máquina.

Está mesmo um show...
Super agressiva, design "raçudo" e com vários vincos e arestas nas suas linhas (zona superior) que lhe dão de bandeja toda aquela atracção de moto danada para derreter borracha.
 :feliz:

(https://www.cycleworld.com/sites/cycleworld.com/files/styles/1000_1x_/public/images/2017/11/ktm-790-duke-12.jpg?itok=mrANgUcl)

(https://www.cycleworld.com/sites/cycleworld.com/files/styles/655_1x_/public/images/2017/11/ktm-790-duke-11.jpg?itok=SqMGilV9)

(https://www.cycleworld.com/sites/cycleworld.com/files/styles/655_1x_/public/images/2017/11/ktm_790_duke_2018_action_03.jpg?itok=5Yvc64ZT)

(https://www.cycleworld.com/sites/cycleworld.com/files/styles/655_1x_/public/images/2017/11/ktm_790_duke_2018_action_01.jpg?itok=8hFcU7-0)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: carlos-kb em Novembro 09, 2017, 14:47:58, 14:47
Brutal!!!! Felizmente nem só de plágios chineses se vive neste edição 2017 da EICMA.
Mas também nada que não esperássemos e não estivéssemos habituados, em produções vindas ali das bandas do Tirol.

Vem possivelmente para ocupar o lugar da Duke 690, e o seu enorme handicap, que é ter um motor mono.

O design é arrebatador, com umas linhas bem agressivas e números de impressionar. Enfim.... uma laranjinha em todos os sentidos... para jogar o campeonato das naked "premium", aonde já se incluem, por exemplo, a Brutale 800 ou a Monster 821. Estou para ver se ali para as bandas de Munique também irão mexer cordelinhos e renovar a F800R com o novo crossplane de 850cc, para se poder apresentar a jogo também.

2 cilindros paralelos de 799cc, a reclamar 105 cv para 86 Nm@8000 rpm e "apenas" 169 kgs de peso a seco, são números de realçar. Uma moto capaz de soltar a veia mais hooligan de qualquer um de nós.... menos do aficionados das NC e TRK  :lolol:!!!
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 09, 2017, 15:40:43, 15:40
Mas também nada que não esperássemos e não estivéssemos habituados, em produções vindas ali das bandas do Tirol.

Até me admira não falares em produções vindas da terra do caril!

Vem possivelmente para ocupar o lugar da Duke 690, e o seu enorme handicap, que é ter um motor mono.

Não acredito.
A Duke 690  é tipo a XT vitaminada da KTM.
E esta Duke 790 é tipo a MT-07 vitaminada da KTM.

A KTM parece estar é andar com um problema de identidade no que diz respeito ao nome Duke.
Pois esta Duke 790 surge, tal como aconteceu a primeira Duke 690 (2008), meio desenquadrada do conceito e mais próxima da abordagem das Super Duke.


O design é arrebatador, com umas linhas bem agressivas e números de impressionar. Enfim.... uma laranjinha em todos os sentidos... para jogar o campeonato das naked "premium", aonde já se incluem, por exemplo, a Brutale 800 ou a Monster 821.

Continuas a ignorar os ingleses, pá!
Entendo que não tem qualquer representividade no nosso mercado...
Mas a Street Triple voltou a arrecadar o título de "Bike of the Year" este ano de 2017 com a 765.

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: carlos-kb em Novembro 09, 2017, 16:15:19, 16:15
Mas também nada que não esperássemos e não estivéssemos habituados, em produções vindas ali das bandas do Tirol.

Até me admira não falares em produções vindas da terra do caril!

Acredito ainda assim que os tipos da Bajaj prefiram identificar as suas máquinas mais como oriundas de Mattinghofen, ao invés de Pune. Especialmente no velho continente. ;)

Não acredito.
A Duke 690  é tipo a XT vitaminada da KTM.
E esta Duke 790 é tipo a MT-07 vitaminada da KTM.

A KTM parece estar é andar com um problema de identidade no que diz respeito ao nome Duke.
Pois esta Duke 790 surge, tal como aconteceu a primeira Duke 690 (2008), meio desenquadrada do conceito e mais próxima da abordagem das Super Duke.

O ADN do enduro corre nas veias do construtor. Tanto que basta olharmos ás primeiras Duke (620 e 640) e ver que não passavam quase de umas supermotard com uns plásticos mais envolventes à frente, guarda lamas rebaixado e uns pneus de estrada. É natural que esse ADN ainda seja transversal a muito que se faz por lá.
O problema da 690 é precisamente esse... não ser "nem carne, nem peixe". E a não ser que a diferença de preço seja brutal, acredito que esta maior aproximação da 790 ao conceito da "besta" 1290, fará com que a 790 venha a canibalizar a 690, caso subsistam ambas em catalogo. E a não ser que hajam Dukistas a querer continuar a andar de "cú tremido".

Continuas a ignorar os ingleses, pá!
Entendo que não tem qualquer representividade no nosso mercado...
Mas a Street Triple voltou a arrecadar o título de "Bike of the Year" este ano de 2017 com a 765.

Lol.... My bad! :blush:
É verdade que continuo a esquecer-me com frequência das inglesas. A ver se coloco uma nota mental, para este tipo de participações em fóruns, a dizer "A Triumph também existe!"...  :D
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 09, 2017, 16:42:02, 16:42
O problema da 690 é precisamente esse... não ser "nem carne, nem peixe".

O problema da 690 pode até ser um falso problema.
Pois segue a mesma receita de sucesso que nasceu precisamente com a primeira Duke.
Uma supermotard orientada ao "mundo real".

Não é a primeira vez que a KTM lança uma Duke mais parecida á Super Duke.
A 690 de '08 seguia a mesma orientação da 990.
Mas por alguma razão, a geração seguinte acabou por ser um regresso ás origens.



Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: TMXR em Novembro 09, 2017, 22:13:53, 22:13
Já a vi e está um espectáculo.... e este bicilindrico promete uns números muito interessantes no papel  :nice:
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 23, 2017, 17:43:46, 17:43
Já a vi e está um espectáculo.... (....)


E o próprio preço (no Reino Unido por enquanto), também não me parece ser excessivo...


790 DUKE A2 £8,199
790 DUKE £8,499


http://www.visordown.com/motorcycle-news-new-bikes/ktm-790-duke-price-announced
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 23, 2017, 19:06:30, 19:06

A 690 Duke base custa lá 7.800 GBP / 8.761 EUR contra 9.711 EUR cá.
A 690 Duke R custa lá 9.100 GBP / 10.222 EUR contra 11.072 EUR cá.

(fontes de lá (http://www.phmotorcycles.co.uk/new-bikes/ktm/duke/) e cá (http://www.andardemoto.pt/motos-novas/?q=duke))

A confirmar-se os 8.499 GBP para esta 790, é de esperar um valor ali pelo meio na casa dos 10.600 EUR...
Mesmo sendo uma KTM indiana... contava que fosse mais cara!

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 26, 2017, 20:11:18, 20:11
Se tiver o sucesso que antevejo, esta Duke 790 é bem capaz de ter sido uma jogada de mestre da marca Austríaca.  :nice:

Imaginando-a equipada com umas side-cases na maioria dos casos (aquisições), pode roubar clientes a marcas Japonesas, mesmo que de segmentos algo diferentes.  :nice:

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: lmferreira em Novembro 26, 2017, 20:47:51, 20:47
O isaac já anda a fazer contas
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 26, 2017, 21:39:35, 21:39
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 27, 2017, 00:08:00, 00:08
Imaginando-a equipada com umas side-cases na maioria dos casos (aquisições), pode roubar clientes a marcas Japonesas, mesmo que de segmentos algo diferentes. 

Side-cases?
Sério?
A própria pub indica-a como "precise street weapon"... num vídeo em que o habitat é um circuito e o argumento é queimar borracha e empinar a frente.
Esta moto é o que o conceito Duke sempre representou.
Uma "fun bike".

(acho que o street não foi ingénuo e seja uma espécie de resposta á Street Triple que foi considerada a bike of the year, e portanto a rival directa a abater)

Quanto ao roubar clientes a marcas Japonesas, tenho algumas dúvidas.
Como se venderam bem as 390 nos últimos anos, acredito que muito cliente arrisque no upgrade!
Já conquistar um tipo de público que está sempre a colocar em causa a fiabilidade do que não é japonês... tenho sérias duvidas.

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 27, 2017, 00:27:14, 00:27
Publicidade é uma coisa....utilização real e do comum dos mortais é outra.

O argumento de queimar borracha e empinar a moto, serão coisas que das 2...1: ou quase nenhum proprietário o fará...ou mesmo que haja uns quantos que levem a 790 a tais "acrobacias", ainda assim só o farão pontualmente.

Escusado será descrever que até mesmo perante uma moto como esta, haverá da parte do proprietário momentos em que lhe dará um maior sensible ride.

Umas side cases (nada de muito grande, claro...e de preferência semi-rígidas), sinceramente não me choca nada.

Aliás...no geral as side-cases não me chocam numa naked desportiva ou streetfighter, desde que bem integradas.
O mesmo não digo de uma top-case. Mas é uma opinião pessoal, obviamente!
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 27, 2017, 00:47:51, 00:47
A publicidade demonstra uma Duke a ser o que sempre caracterizou as Duke!

Side cases em naked/desportivas/streetfighters é um acessório que pode ser bastante útil em determinadas situações bastante pontuais.
Quem ainda não comprou a moto e já sonha enfiar-lhe esse tipo de acessórios está a olhar para a moto errada.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 27, 2017, 01:04:11, 01:04
Top-case numa moto destas seria um bocado ridículo....

Side-cases (pequenas semi-rígidas), sinceramente não vejo mal algum...

Mas opiniões são opiniões....

(...)
Quem ainda não comprou a moto e já sonha enfiar-lhe esse tipo de acessórios está a olhar para a moto errada.

As side-cases são coisas que se utilizam quando se quer, certo??

O que sinceramente não entendo é como uma streetfighter pode "deixar de ser o que é", pela aquisição de umas side-cases.  :D

É por causa de mariconices com as motos que depois se anda com tralha atrás e que poderia muito bem ficar junto à moto. Ter pudor em colocar umas side-cases numa Duke é viver um endeusamento excessivo quanto à estética.

Nunca gostei de top-cases, mas olho para as side-cases como algo bem diferente.

Quem opina de maneira diferente...na boa.
Convivo bem com isso.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 27, 2017, 01:25:31, 01:25
As side-cases são coisas que se utilizam quando se quer, certo??

Epá...
Ninguém se lembra disso! Pelo menos até ao dia que eventualmente faz falta!  :D
E quando acontece vai-se ao sótão buscar umas que lá estão provavelmente cheias de mofo! (Ou mesmo com um courato esquecido desde a última vez que foram usadas pra ir a Jerez há meia dúzia de anos atrás!)
Não havendo nenhumas ou não as encontrando (sempre altamente provável)... toca a correr á loja ver o que se arranja!
Porque essa necessidade não ocorreu e certamente já não sobra tempo de mandar vir da net!

O que sinceramente não entendo é como uma streetfighter pode "deixar de ser o que é", pela aquisição de umas side-cases.  :D

Não tá em causa usar...
Como referi atrás, podem ser bastante úteis!
A piada é alguém olhar para uma moto destas características e lembrar-se disso!!!! :D

Um gajo que olhe pra uma moto destas e veja ali qualquer coisinha de touring... indiscutivelmente anda ao engano!  ;)

Uma discussão normal sobre esta Duke... era especularmos se levanta em 3ª de acelerador, quanto aquilo dá, dos espelhos inuteis que eles têm como extras para parecer que não tem espelhos, etc...
 :megafeliz:

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 27, 2017, 07:34:23, 07:34
(....)
Um gajo que olhe pra uma moto destas e veja ali qualquer coisinha de touring... indiscutivelmente anda ao engano!  ;)
(....)

Se o Touring (que nem seria do mais notório como se quer fazer parecer) for tão simples quanto umas minimalistas side-cases para lá colocar umas quantas coisas...e que ainda por cima coloca ou retira quando quer, sinceramente não vejo como pode andar ao engano.

Por essa ordem de ideias - algo estranha diga-se - os tipos que vão a Jerez, ou ao Norte do país em passeio, ou rumam ao sul porque querem acampar e seguem na sua "R" ou streetfighter, tendo a ousadia de levar bagagem em cima da moto, indiscutivelmente escolheram a moto errada por causa disso.
No te entiendo hombre...  :D

Essa associação de ideia é que me parece, com franqueza, um bocado estranha...

(https://a4.pbase.com/g2/75/452075/3/147087402.M9NEj0MP.jpg)


(....)
Uma discussão normal sobre esta Duke... era especularmos se levanta em 3ª de acelerador, (....)

Indiscutivelmente...
Até porque a especulação é algo tão volátil e legítimo, como cada um pensar que é um Rossi. :)

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 27, 2017, 08:57:06, 08:57
Por essa ordem de ideias - algo estranha diga-se - os tipos que vão a Jerez, ou ao Norte do país em passeio, ou rumam ao sul porque querem acampar e seguem na sua "R" ou streetfighter, tendo a ousadia de levar bagagem em cima da moto, indiscutivelmente escolheram a moto errada por causa disso.

Se esse é o tipo de utilização que leva à compra da moto... SIM!
É uma escolha completamente ao lado!
 :D


Até porque a especulação é algo tão volátil e legítimo, como cada um pensar que é um Rossi. :)

Esse tipo de inspiração em estrelas do GP coloca-se em prática num circuito com uma moto adequada...
Não com uma "fun bike" que te inspire a tentar descobrir se na próxima curva ela vai sair atravessada ou de roda no ar.


(Não sei como raio querem meter umas side cases com o escape ali)
Já não há cases para ninguém

Com os originais de inox a probabilidade é incinerar os sapatos do passageiro... quanto mais side cases.

Mas... há sempre a possibilidade de recorrer ao aftermarket e colocar umas ponteiras que sejam integralmente em carbono.
Pois essas não aquecem!

(http://img.dfelix.net/uploads/big/dab8ba9175d5233a55161666752c3153.jpg)

Numa moto destas as originais é para saltar fora de qualquer das formas!

Fico curioso é quanto a uma potencial R, como é habitual a KTM lançar.
Normalmente são monoposto. O que poderá descartar umas quantas coisas e incluir outras.

Tenho de ir investigar o catálogo.
Aquele escape do video está aqui atravessado...
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: JViegas em Novembro 27, 2017, 10:49:31, 10:49
Bem... a cor cinzenta dá-lhe um ar mais de lobo disfarçado de cordeiro.
Gosto mais do que em laranja.

(http://www.ktm.com/globalassets/products-pim-data/ke2-motorcycles/naked-bike/790-duke/790-duke-2018/f9603r5/pho_bike_90_re.png)

Com esta máquina nas minhas mãos os pontos da carta "esfumavam-se" num instante. Isto não é maquinão para mim.  8)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 27, 2017, 11:05:43, 11:05
Gosto mais do que em laranja.

É muito mais sóbria!  :nice:

Tenho pena que a KTM tenha abdicado da estrutura tubular para este modelo.
Certamente que esta opção permitiu sobretudo reduzir custos de produção. E até ganhar alguma "ligeireza".
E se isto traduzir num melhor comportamento dinâmico, está perdoada!

Sempre achei que os esquemas de cores escuros com quadro a laranja os mais sexy que a KTM já produziu!
<3

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: JViegas em Novembro 27, 2017, 11:34:13, 11:34
Não digo que o laranja seja feio. Então o quadro que a KTM monta na 1290 Super Duke é algo que... para mim é bonito.

(http://www.ktm.com/globalassets/products-pim-data/ke2-motorcycles/sports-tourer/1290-super-duke-gt/1290-super-duke-gt-2018/f9903re/pho_bike_90_re.png)

Lembro igualmente o que a Kawasaki fez com Z650 branca. Afastaram-se este ano (2018) por cores mais "sóbrias".

Acho fantástico quando uma empresa (seja ela qual for) consegue fazer algo como uma máquina destas. Leve sem comprometer performance. E atendendo Às "specs" desta...ui...  :yeah:
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 27, 2017, 11:54:31, 11:54
Aqui no edificio em que trabalho começou a aparecer uma Super Duke GT igualzinha a essa estacionada.
Ainda não descobri de quem é!
A moto é soberba. Mas desconfio que não seja assim tão GT quanto as letras indicam.  :)

A ver se descubro onde esteja uma para test drive...

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 27, 2017, 13:28:08, 13:28
No seguimento do que tinha dito acima...parece-me que não serei o único a vislumbrar o sucesso desta máquina.

Como diria o outro: " É uma questão de fazer contas". :D


"In the UK, the prices of KTM Duke 790's rivals such as the Suzuki GSX-S750 (£7,599), Yamaha MT-09 (£7,799), Kawasaki Z900 (£8,249), and Triumph Street Triple (£8,000) is considerably higher than the Duke 790. It looks like KTM might have got their pricing right on this bike."

https://www.drivespark.com/two-wheelers/2017/ktm-duke-790-price-revealed-in-the-uk-024260.html

Naturalmente que não será somente o preço a ditar o seu sucesso, mas também a qualidade e apelo dinâmico do próprio produto. :)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: João_Santos em Novembro 27, 2017, 16:27:03, 16:27
Não digo que o laranja seja feio. Então o quadro que a KTM monta na 1290 Super Duke é algo que... para mim é bonito.

(http://www.ktm.com/globalassets/products-pim-data/ke2-motorcycles/sports-tourer/1290-super-duke-gt/1290-super-duke-gt-2018/f9903re/pho_bike_90_re.png)

Lembro igualmente o que a Kawasaki fez com Z650 branca. Afastaram-se este ano (2018) por cores mais "sóbrias".

Acho fantástico quando uma empresa (seja ela qual for) consegue fazer algo como uma máquina destas. Leve sem comprometer performance. E atendendo Às "specs" desta...ui...  :yeah:

Sem duvida que esta KTM enche o de encanto qualquer amante das duas rodas.  :cool: :cool:

João  :scooter: :scooter:
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: JViegas em Novembro 27, 2017, 16:30:05, 16:30
Tenho estado a pensar neste post.
Será que estamos a assistir a um regresso às divertidas naked?
Reparem desde da MT-07, passando pela GSX ou a Triple e "terminando" na Z900, esta KTM vem "agitar" este segmento com uns specs...

Já a MT o tinha feito, agora a KTM...
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 27, 2017, 16:55:04, 16:55
A seguir vem a Benelli...790.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

--------------------------------------

Agora sem brincadeiras (ainda que a previsão acima possa vir a ser correcta)...

Esta Duke tem-me feito estar a pesquisar por tudo quanto posso encontrar quanto a ela.
Gosto muito...muito do aspecto da moto. E concordo que em cinza escuro fica mesmo bem.  :tirarchapeu:
Quanto ao resto, mesmo sem não a ter testado, sei que será um belo "Diabo da Tasmânia".  ;D
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Joao_Cruz em Novembro 27, 2017, 23:51:57, 23:51
Gosto dos números, mas não consigo gostar da moto. Seja em laranja, seja em cinzento. Quem sabe ao vivo seja diferente....mas aquele farol tipo vespão...
Naaaa.
Mas parabéns à KTM, por colocar e produzir no mercado um motor novo destes e neste segmento/ cilindrada.

Relativo às opiniões e se leva top case, malas laterais, etc. não entendo. Mas não se pode respeitar as opiniões/gostos das outras pessoas?
Só existo eu e o meu umbigo e os outros estão todos errados?
Quem não consegue ter a inteligência de entender que cada qual é como é e terá o seu gosto, que pode ser diferente do meu e do teu, num mundo universal como o que nós vivemos...não sei o que anda ca a fazer.
Vamos ser mais compreensívos e entender que nem todos temos os mesmos gostos e necessidades, tenha-se uma bicicleta, uma scooter, a marca x, ou o modelo y?
Todos temos um gosto comum, que é andar de moto, ou não?
Mas isso não obriga que sejamos MESMO todos iguais e que tenhamos de gostar exactamente e da mesma forma das mesmas coisas.
Vamos abrir mais os horizontes?
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Luis Salgueiro em Novembro 28, 2017, 00:01:27, 00:01
Conheço pessoalmente dois proprietários de KTM , um com uma 1190 Adv e outro com uma 1290 Adv e ambos se 'vêem à rasca' com o bafo que o motor manda para a zona dos tintins . Acho que entretanto a KTM já comercializa um protector de motor específico para essa situação .
Parecem ser boas máquinas para quem não quiser ter filhos !     :stuck_out_tongue:
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 28, 2017, 07:22:08, 07:22
Com a mais "modesta" 790, possivelmente os Austríacos não terão seguido o mesmo sentido quanto ao controlo da natalidade.  :)

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 28, 2017, 15:25:40, 15:25
Será que estamos a assistir a um regresso às divertidas naked?

Pelos vistos, sim...
Depois dum suave regresso ás superdesportivas encabeçado pela S1000RR a que se sucedeu uma ZX10R poderosa e uma GSXR inovadora... agora temos novamente algumas nakeds interessantes nas "novas" médias cilindradas.

(refiro "novas médias cilindradas" porque agora andam todas na casa dos 750-900. )

Relativo às opiniões e se leva top case, malas laterais, etc. não entendo. Mas não se pode respeitar as opiniões/gostos das outras pessoas?

Ninguém desrespeitou ninguém.  ;)
Apenas se discutiu sobre o produto e o público alvo a que é destinado.

Olhar para uma moto deste segmento pelo potencial que tem para viajar é como... olhar para uma turística pelo sem potencial para sacar cavalos e derreter borracha.

Vamos ser mais compreensívos e entender que nem todos temos os mesmos gostos e necessidades, tenha-se uma bicicleta, uma scooter, a marca x, ou o modelo y?

Por essas razões é que o mercado é tão diversificado.
Se queres comer sopa certamente não usas um garfo.

Conheço pessoalmente dois proprietários de KTM , um com uma 1190 Adv e outro com uma 1290 Adv e ambos se 'vêem à rasca' com o bafo que o motor manda para a zona dos tintins . Acho que entretanto a KTM já comercializa um protector de motor específico para essa situação .

Uma coquilha de amianto?  :D
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Joao_Cruz em Novembro 28, 2017, 23:51:44, 23:51

Ninguém desrespeitou ninguém.  ;)
Apenas se discutiu sobre o produto e o público alvo a que é destinado.

Olhar para uma moto deste segmento pelo potencial que tem para viajar é como... olhar para uma turística pelo sem potencial para sacar cavalos e derreter borracha.
Discutir, é dar a sua opinião e ouvir a dos outros.
Pelo que me apercebi alguém deu a sua opinião e só essa estava correta e nem assumia que pudesse haver outra forma de entender essa moto. Se não é desrespeito, é o que?
Mas se houver alguém que queira sacar cavalos numa BM K 1600 e até lhe der prazer, qual é o problema?
A pessoa não o pode fazer só porque sim?
....
Sugiro que se tenha uma mente mais aberta nas nossas palavras e perceber que somos todos diferentes e compreender que possam haver pessoas com opiniões e gostos diferentes dos nossos. Apenas isso.
Obrigado
JpC
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 29, 2017, 03:24:24, 03:24
Um amigo meu sacava valentes cavalos com uma Pan!
Tinha piada ir ao lado e ver aquela traineira a empinar a proa!
Até fazia sombra!

Era menino pra tentar convencer toda a gente que aquilo é uma "outra forma de entender essa moto"...  :D
O que seria uma opinião perfeitamente válida!
Mas que o raio da moto não foi feita nem pensada para aquilo... é um facto!
 ;)



Voltando à Duke 790,

Espero que o modelo seja introduzido e disponibilizado em breve.
Estou bastante curioso por descobrir se é tão ou mais divertida de conduzir que as anteriores. E poder experimentar um bicilindrico paralelo produzido pela KTM!

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: JViegas em Novembro 29, 2017, 10:42:17, 10:42
Será que estamos a assistir a um regresso às divertidas naked?

Pelos vistos, sim...
Depois dum suave regresso ás superdesportivas encabeçado pela S1000RR a que se sucedeu uma ZX10R poderosa e uma GSXR inovadora... agora temos novamente algumas nakeds interessantes nas "novas" médias cilindradas.

(refiro "novas médias cilindradas" porque agora andam todas na casa dos 750-900. )

Também tenho reparado isso. Parece que as novas médias cilindradas são as que indicas. Por exemplo: quando soube que a minha "querida" Africa Twin viria com 1000cc pensei: Fogo...tanto? Para quê? Num país em que a carga tributária é "baixa as calças e lá vai disto", reservei a Africa Twin apenas para os meus sonhos.

Isto tudo leva-me a confrontar quais as minhas intensões se um dia subir de cilindrada ou mudar de tipo de veículo: naked (tradicionais ou high tech) ou trail (minhas favoritas).

Parece-me que (daquilo que leio) uma 500cc ou uma 650cc não chega, e que as marcas apostam em canhões: como esta KTM ou em máquinas com mais de 200 kgs, mil e tal de cilindrada, com todos os gadgets electronicos e com mais de 120 cv.

Atenção que não digo que não concordo com estas máquinas e viva a diversidade nas escolhas e gostos... E se tivesse os €€€€€€ compraria mais do que uma de diferentes marcas/modelos.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 29, 2017, 11:53:26, 11:53
Também tenho reparado isso. Parece que as novas médias cilindradas são as que indicas.

Manifestei essa opinião há uns tempos num certo tópico sobre downsizing (http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1709.msg18109#msg18109) e fiquei com a sensação que não fui lá muito bem compreendido.  :D

Por exemplo: quando soube que a minha "querida" Africa Twin viria com 1000cc pensei: Fogo...tanto? Para quê? Num país em que a carga tributária é "baixa as calças e lá vai disto", reservei a Africa Twin apenas para os meus sonhos.

O escalão começa nos 750cc...
O que coloca as novas "médias cilindradas" que andam cada vez mais em torno dos 800cc (onde esta KTM está incluida) numa posição ainda mais ingrata que a AT.
Numa década este escalão de IUC aumentou cerca de 20 euros!

Parece-me que (daquilo que leio) uma 500cc ou uma 650cc não chega, e que as marcas apostam em canhões: como esta KTM ou em máquinas com mais de 200 kgs, mil e tal de cilindrada, com todos os gadgets electronicos e com mais de 120 cv.

Isso do "não chega" é relativo.
Os valores na casa dos 75cv/65Nm apresentados por muitas destas "médias cilindradas" (MT-07, SV650, etc) são perfeitamente adequados.

Ando no meu dia com uma pseudo-retro-naked-pouco-hi-tech com estas specs e sinto que supera as expectativas.
É certo que acabo por andar regularmente perto do limite dela... pois sou um gajo com mão pesada e tendência para alguns excessos.
Ainda assim acho que chega e vivo confortavelmente com isso.

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: JViegas em Novembro 29, 2017, 12:15:15, 12:15
dfelix: concordo plenamente. E aceito perfeitamente que muito daquilo que escrevo é a inexperiência a falar sobre este mundo das duas rodas. Suposições claro.

A 300cc que tenho chega para aquilo que faço? Claro que sim (já o escrevi algures por aqui).
Falta alguma coisa? Sim claro, como humano quero mais.

Mais rápido, mais potente, baratinho na aquisição e manutenção e que gaste 1 litro aos 100.  :feliz:

Sei que estes últimos prossupostos são impossíveis, pois se queres bom terás que investir dinheiro e se queres andar tens que ter motor. É inegável.

Prometi a mim próprio que quando trocasse de enlatado compraria um gasolinas e com pelo menos 100cv. Comprei um utilitário com 70 cv. Acertei apenas na gasolina.

Nas motas imagino-me em cima de uma AT mas depois conduzo uma maxiscooter.

Mas quando imagino esta KTM...: existe algo que apela ao nosso lado mais negro ou mais "animalesco", o querer "trata-la mal" porque ela aguenta.  >:(

Entendes? Corro o risco de ficar viciado na força com que o vento me ensurdece a audição.  :smiley:
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Novembro 29, 2017, 15:03:04, 15:03
A 300cc que tenho chega para aquilo que faço? Claro que sim (já o escrevi algures por aqui).
Falta alguma coisa? Sim claro, como humano quero mais.

As specs em torno dos 75cv/65Nm é a minha referência para um bom compromisso.
Pois rolam confortavelmente no uso normal e ainda há margem para brincar um bocadinho.

Na casa dos 300cc... são sobretudo opções de mobilidade.
Fazem o que as obrigamos fazer. Mas com mais limitações e menos margem para brincadeiras.
E se implicar carregar um passageiro e bagagem, torna-se ainda mais evidente.

Mas quando imagino esta KTM...: existe algo que apela ao nosso lado mais negro ou mais "animalesco", o querer "trata-la mal" porque ela aguenta. 

Algo que sempre admirei na KTM é o facto de desbravarem o seu próprio caminho.
Nunca seguiram a tentação de lançar produtos mais "comerciais" nem abraçar outros segmentos onde existem players mais fortes.
O mais parecido a isso são as 390 e mesmo estas distinguem-se das concorrentes.
Mas acima de tudo focam-se naquilo que sabem fazer melhor que são motos entusiasmantes de pilotar onde o "ready to race" e o "ADN do enduro" (como referiu o kb) corre nas veias.

Esta 790 não será diferente.
E as specs anunciadas evidenciam que aquele motor vem já bem esmifrado de série!

105cv / 86 Nm num bi 800cc!!! uufffff!  :megafeliz:

Entendes? Corro o risco de ficar viciado na força com que o vento me ensurdece a audição. 

Nada como experimentar.
O pior que pode acontecer é o arrependimento de não o teres feito mais cedo!  ;)


Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Março 13, 2018, 01:04:42, 01:04
Tem potencial pra ser a melhor escolha entras nakeds de média cilindrada...

Tivesse uma asinha de frango colada no depósito e iria vender que nem pãezinhos quentes...
Como é ktm...não faltarão desculpas esfarrapas para que a malta se convencer a ir buscar outra qualquer.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Março 13, 2018, 07:42:33, 07:42
Basta olhar para a que tem vendido "que nem pãezinhos quentes" na Europa, neste tipo de segmento.

A marca do diapasão, com as MT, dará poucas hipóteses (de vendas) a esta Duke...

Claro que o diferencial de preço tem uma palavra a dizer, mas o estilo jovem e muito agressivo das MT também ajuda a que seja ela a eleita da maioria.
Também ela não precisa de ter outro símbolo no depósito, basta-lhe (e bem) o que tem. :)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Março 13, 2018, 14:02:20, 14:02
Claro que o diferencial de preço tem uma palavra a dizer, mas o estilo jovem e muito agressivo das MT também ajuda a que seja ela a eleita da maioria.

O estilo jovem e muito agressivo é denominador comum a este segmento...
E a Duke não fica nada atrás. Aliás, parece-me um look bem mais consensual que o da MT-09.

O preço é que me parece um pouco despropositado...
11.500 EUR parece-me um pouco exagerado. Estava a contar com valores idênticos aos da nova MT-09 SP.

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Março 13, 2018, 17:14:22, 17:14
Acho que se tem uma ideia errada do que se está a dizer, fazendo a eterna colagem ao sucesso da PCX nas scooters até 125cc e na gama NC, que tem um conceito muito próprio.
Acontece que estas vendem bem, porque realemente são boas naquilo para o qual foram feitas, atraindo - a um preço relativamente justo - muitos compradores que procuram, naquelas gamas, precisamente o que o produto lhes oferece.

Mas não haja ilusões!!
Um produto que não valha grande coisa, independentemente do emblema "mais sonante" que leve no depósito, não vai vender por aí além... Pura e simplesmente!

E já agora, eu referi a MT por uma razão de facto e não meramente numa de hipótese ou concordância com o que se ouve dizer.


(https://s18.postimg.org/q2mgt7hc9/Sem_ranking.png)
https://solomoto.es/las-10-motos-mas-vendidas-de-2017/


Olhemos para factos! Olhemos para os mercados (Espanha, Itália, França)...

A CrossRunner tem o tal emblema da asinha, mas vende mais que a Tracer 900? Não...

A CB650F idem aspas com o tal emblema, além de que é uma naked como a retratada aqui no tópico, mas vende mais que a gama aguerrida das MT's? Não... de tal forma que em alguns mercados nem sequer aparece no Top10!

Qual aparece?

Uma que não tem o emblema com a tal asinha, mas sim a Yamaha.

Como tal e prosseguindo o que referia quanto à KTM Duke 790, não será só por si o emblema a fazâ-la "vender que nem pãezinhos quentes", mas sim o valor da própria máquina. O factor diferenciador...o factor Uau e que a KTM tem.

O preço no entanto, parece-me puxado para valores que farão pensar bem mais do que 2 ou 3 vezes, qualquer comprador que pretenda adquirir uma.
O mais certo será ir para uma MT. :)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Moto2cool em Março 13, 2018, 17:42:33, 17:42
Estão a ver mal as coisas, se há marca que vende é a Suzuki. ;)
Só que eles não quem vender ;) para dar lugar às outras
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Março 13, 2018, 18:37:37, 18:37
Mas não haja ilusões!!
Um produto que não valha grande coisa, independentemente do emblema "mais sonante" que leve no depósito, não vai vender por aí além... Pura e simplesmente!

Independentemente do sucesso que determinados modelos de outras marcas possam ter na tabela de vendas, a Honda consegue manter sempre um volume de vendas muito regular nos seus produtos.
E isto é muito evidente em mercados como o nosso. Onde sempre existiu um enorme culto pela marca.
Não é à toa que tem a maior fatia do mercado nacional.

Não faltam exemplos no passado (e até no presente) em que o produto não sendo propriamente referência do seu segmento, é sucedido comercialmente pela segurança que a marca transmite.

Sensação de segurança essa que... que outras marcas não oferecem!
Nem mesmo a Yamaha ou BMW (apesar de estarem a passar por um momento saudável) transmitem isso.
Porém são marcas minimamente representadas e distribuidas. Outras com rede menor e imagem duvidosa não têm a mínima hipotése.

E é por isto que digo: Bastaria uma asinha de frango no depósito para ser substancialmente mais sucedida do que por ser ktm alguma vez irá ser.
Um diapasão ou uma ventoinha faria diferença? Também... mas não seria a mesma coisa.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: pedroareias em Março 13, 2018, 18:53:38, 18:53
Esta KTM Duke 790 não tem concorrentes na Honda. A Yamaha tem uma maravilhosa MT-09 SP e teria, se fosse eu a "mandar", uma Tracer900 SP.

A Honda tem e teve alguns modelos péssimos em qualidade. Está agora a tentar melhorar, mas a Yamaha tem modelos bastante melhores, neste momento, que a Honda.

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Março 13, 2018, 19:44:16, 19:44
(....)Independentemente do sucesso que determinados modelos de outras marcas possam ter na tabela de vendas, a Honda consegue manter sempre um volume de vendas muito regular nos seus produtos.
E isto é muito evidente em mercados como o nosso. Onde sempre existiu um enorme culto pela marca.
Não é à toa que tem a maior fatia do mercado nacional.
 :D

É curioso como o exemplo do mercado nacional (diminuto e de pouca expressão global), serve como argumento para umas coisas e para outras já "vale o que vale". :)

A tendência do mercado tem sido a que indiquei, fazendo-se de forma concreta e com números expressivos nos últimos anos.

A Honda tem mostrado saber dominar nos mercados das scooters, onde coloca seguramente 3 modelos no Top10.

Noutros segmentos (mais notoriamente nas naked), seja por falta de vontade ou por uma politica de design mais conservadora, ou por ser muito previsível e "demasiado" segura e certinha, vai perdendo para a Yamaha e Kawasaki, que criam o arrojo e sabem seguir a tendência que os jovens procuram. Não é que não tenham know-how de sobra capaz de, consecutivamente, criar produtos bons...mas o mercado procura algo diferente.

Aliás, as Japonesas acima indicadas (com prevalência na Yamaha) têm sabido criar elas próprias a tendência.





Esta KTM Duke 790 não tem concorrentes na Honda.


Naquele género nada. Mas a bem dizer...nem o terá se calhar nenhuma marca.
Sinceramente custa-me um bocado olhar para a Tracer 900 como concorrente directa da Duke 790. E nem é pela cilindrada, atenção!


Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Março 13, 2018, 20:31:09, 20:31
Fui bastante claro no que escrevi acima....

Não se trata minimamente de uma disponibilização de produto entre o que procuram os jovens vs o que procuram ??idosos?? Trata-se de ser previsível e mais conservadora nos diferentes segmentos de mercado onde tem modelos, escapando-lhe vendas numa faixa etária mais jovem e que procura outro tipo de produto. A tal tendência actual que se vê claramente na MT.

"(....)
Noutros segmentos (mais notoriamente nas naked), seja por falta de vontade ou por uma politica de design mais conservadora, ou por ser muito previsível e "demasiado" segura e certinha, vai perdendo para a Yamaha e Kawasaki, que criam o arrojo e sabem seguir a tendência que os jovens procuram. Não é que não tenham know-how de sobra capaz de, consecutivamente, criar produtos bons...mas o mercado procura algo diferente.(....)"

Posto o.mesmo, porque repetir-me por outras palavras torna-se aborrecido.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: JViegas em Março 13, 2018, 20:36:58, 20:36
OK OK é cara mas tem uma excelente qualidade não?

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: JViegas em Março 13, 2018, 21:12:21, 21:12
Podes crer.
É preciso muita mãozinha e juízo também.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Março 13, 2018, 21:49:23, 21:49
Quem teve a ousadia de apagar o que escrevi??
Só me faltam ao respeito uma única vez!

Respeito toda a gente e debato os assuntos sem "pedras na mão", expressando a minha opinião com ponderação.

Já agora e para finalizar a minha participação neste assunto, deixo aqui a resposta que já tinha dado e que pelos vistos terá passado despercebida.


Esta KTM Duke 790 não tem concorrentes na Honda.


Naquele género nada. Mas a bem dizer...nem o terá se calhar nenhuma marca.
Sinceramente custa-me um bocado olhar para a Tracer 900 como concorrente directa da Duke 790. E nem é pela cilindrada, atenção!

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Março 13, 2018, 22:11:48, 22:11
É curioso como o exemplo do mercado nacional (diminuto e de pouca expressão global), serve como argumento para umas coisas e para outras já "vale o que vale". :)

Tens toda a razão... no entanto quando atiro pedras à Honda costuma ser no contexto do nosso mercado.
Não especifiquei isso na minha resposta. Deveria o ter feito, talvez...

Ainda assim se pensarmos a nivel global, existe alguma volatilidade.
O próprio sucesso das MT é bem mais recente que a existência do modelo.

Naquele género nada. Mas a bem dizer...nem o terá se calhar nenhuma marca.
Sinceramente custa-me um bocado olhar para a Tracer 900 como concorrente directa da Duke 790. E nem é pela cilindrada, atenção!

A Tracer 900 é uma calça arregaçada... e concorrer seria uma hipotética Duke 790 GT seguindo a mesma abordagem da 1290.
Algo que na minha opinião faria bastante sentido. Um pouco como a Multistrada 950 está para a 1260.

Quanto ao target desta 790... tem como rivais directas a MT-09 e da Street Triple. E de certa forma a Z900.
A postura é a mesma. Perde um pouco em specs... o que torna o preço um pouco desadequado.
Poderiamos ainda incluir as Monster 821 e Brutal no lote como alternativas mais premium...
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: pedroareias em Março 13, 2018, 22:14:38, 22:14
Só uma nota dfelix: eu mencionei a MT-09 SP. Mais barata e muito bem dotada de motor, equipamento, etc.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Março 14, 2018, 00:48:08, 00:48
Só uma nota dfelix: eu mencionei a MT-09 SP. Mais barata e muito bem dotada de motor, equipamento, etc.

Conforme escrevi lá atrás (http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2830.msg42427#msg42427), a minha expectativa seria que esta Duke 790 tivesse um preço idêntico ao da MT-09 SP.
Isto com base numa estimativa "a olho" que fiz há uns meses (http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2830.msg35596#msg35596) tendo por base os valores anunciados para o UK e respectivo diferencial dos modelos em catálogo de lá para cá.

O triple é a minha motorização de eleição e sempre considerei que a Yamaha foi extremamente competente no desenvolvimento do CP3.
Porém, não quero subestimar o LC8C só porque tem menos 10-12cv na ficha técnica...
Não só porque extrair mais mais de 100cv dum 800cc é para mim impressionante, como a KTM tem por tradição que a forma como entrega a potência seja bastante.. entusiasmante.
Basta pegar numa Duke 690 das antigas, e aquele mono apesar dos seus cerca de 60cv é o suficiente para andar de roda no ar e transmitir maior diversão que motos consideravelmente mais potentes.

Quanto a equipamento... a MT09 SP está muito bem equipada ao nível de suspensões.
Mas mais uma vez não subestimaria a Duke como um todo.

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: carlos-kb em Março 14, 2018, 11:52:37, 11:52
Não vejo esta Duke 790 a jogar no mesmo campeonato das MT-09. Apresentando-se como o produto "premium" que é, no fundo acho que terá mais como adversárias a Brutale 800, a Monster 821 ou a Street Triple RS.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: pedroareias em Março 14, 2018, 12:14:57, 12:14
Carlos: tens razão, mas já leste um ensaio à MT-09SP ?

Olha que a definição de "premium" é um bocadinho difusa. Para algumas pessoas um Mercedes Classe S é premium, para outras apenas o Rolls Royce Phantom é verdadeiramente premium (o Ghost é um BMW disfarçado).

Dessas 3, a verdadeira premium seria a Street Triple RS, mas há alguma dúvida em relação a defeitos de juventude.

Se fosse gastar o meu dinheiro iria para a Yamaha, sem dúvida, e não é só pela imagem de robustez.

Estas naked têm um aspecto interessante: pode-se investir 12 ou 13k e depois mais 2 ou 3k em componentes topo-de-gama (kits de transmissão, screens, travões de topo, etc) e tem-se uma peça intemporal.

Como peça intemporal, apenas a Triumph e a Yamaha cabem na minha pequena "cabecinha". E a Yamaha tem um lado hooligan que vai apelar daqui a 10 ou 15 anos. A Triumph é mais um artigo de moda que será atractivo daqui a 10 ou 15 anos mas vai notar-se a idade.

A Triumph é um bocadinho como aquelas camisolas Paul-and-Shark dos anos 80 e 90. Quem as tem adora-as e ainda as veste, mas nota-se que são do Século passado.

A Yamaha é mais tipo Levis 501. Daqui a muitos anos vai continuar a ser reconhecida como uma hooligan bike. Não há tanta atenção aos detalhes, é "rude".

Faz sentido?

Não vejo esta Duke 790 a jogar no mesmo campeonato das MT-09. Apresentando-se como o produto "premium" que é, no fundo acho que terá mais como adversárias a Brutale 800, a Monster 821 ou a Street Triple RS.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Março 14, 2018, 12:41:57, 12:41
Não vejo esta Duke 790 a jogar no mesmo campeonato das MT-09. Apresentando-se como o produto "premium" que é, no fundo acho que terá mais como adversárias a Brutale 800, a Monster 821 ou a Street Triple RS.

A MT-09 e a a Street Triple S (base) são "budget bikes" com preços muito equivalentes

A MT-09 SP e a Street Triple R são propostas mais refinadas também elas com preços muito equivalentes.
Poderíamos encaixar aqui a Monster 821.  Não pelas suas specs/equipamento, mas por se enquadrar dentro do mesmo price tag.
Poderíamos encaixar aqui a Shiver 900.  Não pelo price tag, mas pelas specs/equipamento.

As únicas propostas verdadeiramente "premium" são as da MV Agusta.
Poderíamos encaixar aqui a Street Triple RS. Não por ter propriamente aura de modelo "premium", mas porque está equipada como tal e aproxima-se dos mesmos orçamentos.

A Duke 790 é uma moto que do ponto de vista de construção adopta toda uma série de soluções com o objectivo de redução de custos.
Só que na prática, a moto está bastante cara! (custar o mesmo que uma 990 super duke há 10 anos atrás faz-me sentir velho)
Enquanto moto propriamente dita, a colocá-la será no mesmo lote da MT-09 SP e a Street Triple R.
Enquanto produto comercial, a colocar será na fronteira entre estas e as verdadeiramente premium e aspirantes.

Porém, concordo contigo que relativamente ao principal publico alvo jogará no campeonato das restantes europeias.
Mas porque o cliente disposto a arriscar numa KTM é o mesmo que não teria problemas em arriscar numa Triumph ou Ducati.
A esmagadora maioria dos clientes jap são criaturas demasiado medrosas que vivem cheios de medo de hipotéticas avarias e só perante produtos comercialmente muito fortes é que se arriscam a sair da zona de conforto.

Carlos: tens razão, mas já leste um ensaio à MT-09SP ?

A MT-09 SP será eventualmente uma das melhores motos no segmento.
Mas mesmo que a Yamaha a pinte de ouro, dificilmente será um produto com a mesma aura que uma Monster ou Brutale.
(Repara que não referi aqui a Street)

E esta "aura" não tem que se traduzir necessáriamente em vendas.
Refiro-me ao carisma que perdura com o tempo.

Dentro de 20 anos a actual Monster será tão "cool" quanto uma Monster com 20 anos é hoje.
Poderá ter desvalorizado do ponto de vista monetário. Mas perdurará o seu carisma.

Dentro de 20 anos a MT-09 (seja SP ou não) dificilmente terá uma imagem diferente daquela que temos hoje da Hornet.
Um excelente produto que marcou uma época. Mas apenas isso.

A Triumph é um bocadinho como aquelas camisolas Paul-and-Shark dos anos 80 e 90. Quem as tem adora-as e ainda as veste, mas nota-se que são do Século passado.

Não sei...
O problema da Street é por muito boa que seja... estará sempre na sombra da Speed.

A Yamaha é mais tipo Levis 501. Daqui a muitos anos vai continuar a ser reconhecida como uma hooligan bike.

hooligan bike...
Um conceito nascido nas ruas de Londres cuja Triumph já explora comercialmente há quase um quarto de século.  ;)

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Africandruglord em Março 14, 2018, 14:00:56, 14:00
A melhor review até agora

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Cmiguelq em Março 14, 2018, 14:18:53, 14:18
Boas amigo Pedro, no seguimento da tua análise eu, mas isto são preferências, das que referes acho que a melhor preço/qualidade é a triumph, acho que está mm no ponto, com isto não pretendo dizer q as outras são fracas ou não prestam, onde não concordo tb muito ctg é na questão da street estar na sombra da speed, mesmo em vários fóruns triumph consideram a street um melhor negócio, pq é mais divertida, é suficientemente rápida, mais barata e em circuito faz a vida negra a street, estas duas propostas não estão assim tão distantes que façam com q q speed seja inequivocamente uma mota mais aliciante, agora com o lançamento da nova e com o update se potência isto pode mudar...
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: carlos-kb em Março 14, 2018, 15:10:48, 15:10
Carlos: tens razão, mas já leste um ensaio à MT-09SP ?

Ler??? O objectivo é mesmo experimentá-la para poder falar... aliás, seja a 09 SP, como a 10 SP.
Tal como, se puder e conseguir, terei todo o gosto e vontade de meter as "unhas" numa 790.
Leio / vejo ensaios e comparativos... mas meramente a título informativo... e não tomo o que é escrito ou dito por outrém, como palavra de ordem... nem uso essa matéria como argumento de discussão num forúm.

Olha que a definição de "premium" é um bocadinho difusa. Para algumas pessoas um Mercedes Classe S é premium, para outras apenas o Rolls Royce Phantom é verdadeiramente premium (o Ghost é um BMW disfarçado).

Persiste a mania tão constante neste fórum de trazerem "quadrúpedes" para as discussões... tentando sempre fazer paralelismos que nada têm que ver com o universo das motos.
O "mundo automóvel" é muito mais heterogéneo, diversificado e de extremos, em relação ao das motos, para que se possa pegar nisso como termo de comparação.

Se fosse gastar o meu dinheiro iria para a Yamaha, sem dúvida, e não é só pela imagem de robustez.

É normal! O utilizador "tipo" de motos japonesas, está pouco formatado e receptivo ao que vem do velho continente... e os estigmas de outrora, permanecem.

Como peça intemporal, apenas a Triumph e a Yamaha cabem na minha pequena "cabecinha". E a Yamaha tem um lado hooligan que vai apelar daqui a 10 ou 15 anos. A Triumph é mais um artigo de moda que será atractivo daqui a 10 ou 15 anos mas vai notar-se a idade.
A Triumph é um bocadinho como aquelas camisolas Paul-and-Shark dos anos 80 e 90. Quem as tem adora-as e ainda as veste, mas nota-se que são do Século passado.

A Yamaha é mais tipo Levis 501. Daqui a muitos anos vai continuar a ser reconhecida como uma hooligan bike. Não há tanta atenção aos detalhes, é "rude".

Quantas pessoas conheces que compram uma moto, a pensar como ela estará daqui a década ou década e meia? Por norma e até lá.... já mais um ou dois pares de outras motos lhes passaram pelas mãos.
Aliás, à velocidade a que o mercado evoluí, pensa bem como foram / eram as motos há 15 anos atrás, em relação ao que tens agora... e imagina como poderão ser daqui a 15 anos?!
Triumph artigo de moda? Aonde?
Pelo mesmo motivo acima (acerca dos automóveis), não vou comentar a analogia com marcas de roupa.

A MT-09 e a a Street Triple S (base) são "budget bikes" com preços muito equivalentes

A MT-09 SP e a Street Triple R são propostas mais refinadas também elas com preços muito equivalentes.
Poderíamos encaixar aqui a Monster 821.  Não pelas suas specs/equipamento, mas por se enquadrar dentro do mesmo price tag.
Poderíamos encaixar aqui a Shiver 900.  Não pelo price tag, mas pelas specs/equipamento.

As únicas propostas verdadeiramente "premium" são as da MV Agusta.
Poderíamos encaixar aqui a Street Triple RS. Não por ter propriamente aura de modelo "premium", mas porque está equipada como tal e aproxima-se dos mesmos orçamentos.

A escolha da Street Triple RS, não foi inocente (e olha que desta não esqueci a Triumph... o que já não é mau!  :D)

É um facto que a 09-SP é uma versão refinada da versão standard... a questão é que não estou a ver o comprador de uma KTM, meter um "piano" no seu leque de opções... Quer se queira, quer não, o "logo" do depósito ainda tem peso... especialmente para quem se assume comprador de uma KTM.. e daí achar que as italianas referidas, seriam porventura e mais facilmente alternativas.

Meter no rol destas a Shiver900, já seria forçar tanto, que um pouco mais e dava para a BMW F800R também entrar. Tem umas specs bastante equiparadas à Avarilia... e o segmento de preço é exactamente o mesmo (ainda que venhamos a ver o que poderá aparecer por aí, com o novo crossplane 850).

Porém, concordo contigo que relativamente ao principal publico alvo jogará no campeonato das restantes europeias.

Yep.... é um bocado isto!

Mas porque o cliente disposto a arriscar numa KTM é o mesmo que não teria problemas em arriscar numa Triumph ou Ducati.
A esmagadora maioria dos clientes jap são criaturas demasiado medrosas que vivem cheios de medo de hipotéticas avarias e só perante produtos comercialmente muito fortes é que se arriscam a sair da zona de conforto.

(https://i.imgur.com/uAoQHdK.jpg)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Março 14, 2018, 15:36:21, 15:36
Boas amigo Pedro, (...) onde não concordo tb muito ctg é na questão da street estar na sombra da speed, mesmo em vários fóruns triumph consideram a street um melhor negócio,...

Fui eu quem escrevi isso e não o areias.
E passo a explicar:

A Speed Triple e a Monster são duas motos icónicas que moldaram o segmento das naked.

A Monster por romper com os padrões da altura.
Pois as eram na sua generalidade bastante conservadoras. A grande maioria tinha um carácter mais utilitário. E as mais "estradistas" seguiam a mesma receita desde os anos 70.
E a Ducati juntando elementos das suas obsoletas supersport lançou algo inovador, apelativo e que influenciou a cosmética das naked até aos dias de hoje.

A Speed Triple porque pela primeira vez um construtor pega na sua desportiva e descasca-a tornado-a numa naked raçuda com um motor "moderno".
Na sua primeira geração seguindo a receita da "café racer" dos anos 50/60. Tradição que faz parte do legado da marca.
Na sua segunda geração seguindo e tendência das "street fighters". Fenómeno cultura que se vivia nesse local e momento, e que de certa forma definiu a orientação do modelo até aos dias de hoje.


A Monster foi logo de início concebida para satifazer as baixas, médias e altas cilindradas.
Mas era essencialmente a mesma moto. E essa é uma das razões da sua imagem "premium".
(A ideia de existir uma Monster de specs inferiores por um mais baixo custo com o objectivo de materializar vendas é algo mais recente na marca.)

Já a Speed devido ás especificidades da construção modular dos seus motores, nunca teve uma versão orientada às médias cilindradas.

A Street só surge mais recentemente fruto da consolidação da marca e da necessidade de alargar o mercado às cilindradas intermédias que ofereciam maior rentabilidade.
A Triumph concebeu um excelente produto. Mas não deixava de ser uma "budget bike" inspirada na Speed com o objectivo de apanhar as migalhas da Hornet.
(Algo que já tinham tentado com a speed four... que foi um verdadeiro flop)

...é mais divertida, é suficientemente rápida, mais barata e em circuito faz a vida negra a street, estas duas propostas não estão assim tão distantes...

A Street quando surgiu era de longe uma moto mais eficiente que a Speed!
Sobretudo por ser mais precisa, intuitiva e fácil de usar.
Mas isto não a torna necessáriamente mais divertida...
Do ponto de vista de sensações são (ou eram) motos muito diferentes.

Meter no rol destas a Shiver900, já seria forçar tanto, que um pouco mais e dava para a BMW F800R também entrar. Tem umas specs bastante equiparadas à Avarilia... e o segmento de preço é exactamente o mesmo (ainda que venhamos a ver o que poderá aparecer por aí, com o novo crossplane 850).

A Aprilia tem lançado boas motos. Porém, parece que nunca souberam se evidenciar.
Um bom exemplo é o das Tuono que ganhavam comparativos e chegou a receber awards da melhor da sua categoria... mas simplesmente não vendia.

As Shiver é mais um exemplo.
Quanto aos números da ficha técnica podemos comparar com a F800R (que também nao deixa de estar orientada a este mercado) mas quanto ao resto, nem por isso..
A F800R é uma moto bastante conservadora. D
o ponto de vista de construção e equipamento a Shiver segue uma abordagem não muito diferente dos vizinhos de Borgo Panigale.


Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: pedroareias em Março 14, 2018, 16:18:58, 16:18
A propriedade subjacente a um certo tipo de argumentação chama-se "assertividade".

É a propriedade de dar sentenças, certezas e escrever de forma contundente sem a necessária substanciação dos argumentos.

Quem tem experiência detecta as falhas.

Se repararmos, os erros de lógica e vulnerabilidade de argumentos ocorrem:

1) pelo facto de um contexto ser mais diversificado do que outro "significa" que não são comparáveis? Porquê?

2) porque é que tem de existir uma discussão? E a existir porque é que a própria experiência (mesmo que não exista) invalida o comentário a um teste? A experiência pessoal é importante, mas é isso.

3) onde está escrito que foi em Londres que apareceu o "conceito" (é um conceito? ou uma palavra?) de "hooligan bike"? É uma nomenclatura natural, até em Ciência já ouvi o termo aplicado a pessoas.

4) onde é que existe a prova de "maior rentabilidade" da Street?. Ou são maiores vendas? Eu não sei, não escrevo.

Prolifera a utilização de palavras desnecessárias, e.g. "Otto" (se tivessem material na área... e mesmo assim seria desnecessário), de ideias pré-concebidas e de maniqueísmo.

Por exemplo o termo "Persiste a mania". O que é que significa? Quem declarou que é uma "mania"?

É por vezes bizarra a desorganização das ideias, sentenças e certezas vazias. 

Em forma de análise, sei que temos mais que fazer e nem sempre se pode fazer algo com qualidade, mas os argumentos e os textos são auto-evidentes.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Março 15, 2018, 00:13:31, 00:13
3) onde está escrito que foi em Londres que apareceu o "conceito" (é um conceito? ou uma palavra?) de "hooligan bike"? É uma nomenclatura natural, até em Ciência já ouvi o termo aplicado a pessoas.

Parece-me desnecessário entrar em detalhes sobre o termo "hooligan (https://en.wikipedia.org/wiki/Hooliganism)", nomeadamente tempo e espaço em que surge, populariza e difunde.
O google é teu amigo e facilito-te com um link acima para a wikipedia.

Parece-me igualmente desnecessário entrar em detalhes sobre impacto cultural que a Inglaterra do pós-guerra teve nas culturas ocidentais.
Nomeadamente a diversidade de tribos, movimentos e contra-culturas que se sucederam ao longo de várias décadas.

Parece-me igualmente desnecessário entrar em detalhes sobre a importância que a moto teve não só enquanto ferramenta de mobilidade como identidade e liberdade na Grã-Bretanha e particularmente em Londres na segunda metade do século passado.
Podes pesquisar um pouco sobre Rockers e Mods (https://en.wikipedia.org/wiki/Mods_and_rockers)... uma vez que são os exemplos clichê.

Portanto sim… num período em que eram governados por uma dama de ferro, o punk estava em altas e hooliganismo era rótulo de uma geração, Londres volta a ser o epicentro de mais um género de motos rebeldes.
As "hooligan bikes" que hoje vulgarmente designamos por streetfighters.

Só que desta vez surge com o que havia nas ruas…
Ou seja, com as japonesas que haviam substituído (e levado ao declínio por razões óbvias) a indústria nacional.

(http://isthat.info/uploads/harris/harris-magnum/harris-magnum-09.jpg)

Isto é uma Harris Magnum..
Um exemplo arqueológico da derradeira hooligan bike da época.
Feita a partir de destroços duma GSXR1100 (motor mais potente na época) num quadro artesanal (Harris) e equipada com componentes de outras doadoras.

Uma prática não muito diferente do que se fazia (décadas antes) no tempo das verdadeiras café racers que regularmente resultavam em mutantes como as "Triton" em que se combinava o motor mais potente da época (Triumph) com a melhor ciclistica (Norton)... sobrando os restos para Norvins, Norbsas, Tribsas, etc...

Qualquer semelhança com a Speed Triple não é pura coincidência...
E a Triumph foi apenas oportunista…
Ao criar a Speed Triple e sobretudo ao recriá-la nesta orientação lança a primeira moto de produção baseada nestas rebel bikes.

E sim.. Harris é a mesma Harris que hoje é faz parte da Royal Enfield e colaborou no desenvolvimento da Himalayan.

4) onde é que existe a prova de "maior rentabilidade" da Street?. Ou são maiores vendas? Eu não sei, não escrevo.

Parece-me desnecessário entrar em detalhes sobre o facto de que as pequenas e médias cilindradas, mas sobretudo as “budget bikes” correspondem ao principal encaixe financeiro dos construtores.

São por norma produtos mais baratos de produzir, direcionados a um público mais amplo, materializam maior volume de vendas, maior margem de lucro e portanto... maior rentabilidade.

Os construtores japoneses que sempre tiveram um vasto leque de opções…
Os europeus não tanto. Apenas algumas marcas italianas o faziam.

Quando a Triumph introduziu os seus modelos baseados na plataforma 675 direcionou-os aos segmentos de mercado que eram dominantes no momento. (nakeds e desportivas de média cilindrada)
E mesmo as vendas não sendo em números comparáveis aos grandes tubarões, a necessidade de aumentar produção levou à criação da segunda fábrica na Tailândia. Actualmente penso que tem 5 fábricas.

Outro bom exemplo é a BMW que até à introdução das F650 e sobretudo as F800 orientadas a um público mais amplo, tinha um catálogo mediocre.
Foi graças à rentabilidade destas linhas mais “budget” que obteve o encaixe necessário para reinvestir nos seus produtos e apostar em novas K e mais recentemente nas S.

E o que é que no presente Triumph e BMW têm em comum no presente?
Ambas assinaram parcerias com construtores indianos detentores de uma vasta experiência  em baixas cilindradas para produzir novos modelos em seu nome.

A própria KTM inclui-se neste paradigma.

É por vezes bizarra a desorganização das ideias, sentenças e certezas vazias. 

É por vezes bizarra a forma como facilmente papas tudo o que se escreve em fóruns internacionais...
Mas aqui, perante pessoas que até já tiveste possibilidade de conhecer pessoalmente insistes de forma recorrente descredibiliza-las recorrendo a retórica e argumentos bacocos.

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: pedroareias em Março 16, 2018, 11:24:06, 11:24
Não estou a perceber: de quais "fóruns" (enfim... "fora" é mais correcto) é que estás a falar?

O único fórum "internacional" que frequentei foi o CBF1000.com. E fui lá para aí 20 vezes em 4 anos.

Todos nós estamos confortáveis com a origem do termo "hooligan". A sua aplicação a outros contextos é que estava em questão.

É natural, numa conversa de café em Lisboa ou no Porto, ou até em qualquer outra cidade do mundo, utilizar esse termo para uma moto.

Até te digo, devemos tê-lo utilizado em Portugal nos anos 80 (antes da sua proliferação) em conversas atrás de uma cerveja.

Agora repara DFelix: o maniqueísmo não é um exclusivo teu, nem és um exemplo claro disso.

Há um companheiro que é: VFR800X=boa, NC750X=má. E já teve a última...

Já reparaste na certeza com que se escrevem os textos? Será que essa certeza não é vazia?

PS: a Wikipedia em Inglês está melhor do que muitos livros. Até se está a tornar um problema para Autores e Editores.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Março 16, 2018, 13:49:33, 13:49
Não estou a perceber: de quais "fóruns" (enfim... "fora" é mais correcto) é que estás a falar?

Trazes de forma recorrente para as conversas aquilo se "fala lá fora" sobre determinada marca ou modelo...
Sejam problemas reportados, detalhes face a pintura, acabamentos, etc.
Se é em forums, redes sociais, blogs, vlogs ou por skype com o "joe do texas"... acaba por ser irrelevante.
A informação é consumida e utilizada como argumento. E muitas vezes descredibilizando "gente real" com experiência real exactamente nas mesmas temáticas.

É natural, numa conversa de café em Lisboa ou no Porto, ou até em qualquer outra cidade do mundo, utilizar esse termo para uma moto.

Chama-se globalização.

Há uns bons anos atrás quando ainda justificava comprar revistas para ter acesso a novidades e artigos de qualidade cheguei a ser subcritor da Bike.
Já lá vai uns 12-13 anos que deixei de ser assinante. Na altura era uma excelente publicação. Seja na forma imparcial como testavam e comparavam as motos, por terem fazerem "long term reviews" e sobretudo pelos artigos deliciosos numa escrita brilhante de diversos autores, sendo talvez o Mat Oxley o nome mais conhecido.

Actualmente tenho dúvida que mantenha o mesmo padrão de qualidade.
Até porque este tipo de imprensa especializada sofreu bastante com a expansão da internet, e estes perderam a sua e independência já que foram absorvidos pelo mesmo grupo que detém a MCN e a Ride.

Mas recordo-me dum artigo brilhante que se chamava qualquer coisa como "the rise and fall of rebel bikes"...
Um texto muito bem concebido sobre as várias vagas de customização, contextos em que surgiram e influencia que tiveram.
Não consigo encontrar nenhuma referência no google... mas um dia destes quando for a casa dos meus pais espero não me esquecer de procurar a revista e digitalizar!

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: JViegas em Maio 09, 2018, 21:20:18, 21:20


 :stuck_out_tongue_winking_eye:
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Junho 24, 2018, 02:07:40, 02:07
Ora bem meus caros,

Num parque de exposições de onde saí há momentos ("tarde e a más horas") tive finalmente a oportunidade de conhecer esta moto....entre muitas outras de que oportunamente falarei.

Estive um bom bocado junto à moto, e apesar de muita gente também querer tirar fotos a esta novidade, o que posso dizer logo no primeiro pensamento que tive assim que a vi foi…a moto é mais pequena do que pensava! :)

Não o vejo como negativo, pois é bastante compacta no design ao ponto de não se destacar - nas dimensões - de uma Duke 125. Resultam bem estas proporções, especialmente neste estilo de moto jovem e agressiva.

O escape da moto "saltou-me à vista" de forma imediata. Sublime trabalho. Fica mesmo muito bem naquela posição e com aquele design…

Painel de instrumentos tipo "tablet" e que acaba por seguir a tendência de outros modelos da marca. Aliás, creio que iria estranhar qualquer coisa do tipo analógico naquele modelo. É uma moto da "era digital"...por assim dizer. ;)

Montagem de bom nível, dentro daquilo que me foi possível analisar. Reservo no entanto uma opinião mais concreta com mais tempo e espaço…

Quanto ao que menos gostei, estranhamente…foi do design frontal.

E digo "estranhamente" porque nas imagens na net que tinha visto, fosse do ângulo ou do que quer que fosse…agradavam-me.

Mas ali ao vivo, aquele farol colocado muito baixo e com aquele ângulo de 10-15 graus, não reuniu muito o meu agrado. Resulta algo estranho especialmente visto de frente (optei por não tirar foto) e também numa perspetiva ligeiramente mais lateral.

O assento tem um estofamento de boa qualidade mas com uma espuma assim p'ró rijita, ainda que se aceite perfeitamente neste estilo de moto.

Bem…chega de conversa. :)
Deixo aí as fotos que me foi possível captar. :nice:


(https://s15.postimg.cc/78wugfvzv/WP_20180623_21_56_56_Pro.jpg)

(https://s15.postimg.cc/xh7z5vdjf/WP_20180623_21_57_03_Pro.jpg)

(https://s15.postimg.cc/asis6er1n/WP_20180623_21_57_09_Pro.jpg)

(https://s15.postimg.cc/g3xor9al7/WP_20180623_21_57_15_Pro.jpg)

(https://s15.postimg.cc/5h3vlvzvv/WP_20180623_21_57_24_Pro.jpg)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Julho 06, 2018, 18:02:21, 18:02
Ora bem....depois de no dia 24/Junho ter estado a apreciar esta bonita moto, voltei a ter nova oportunidade - uns quantos dias mais tarde - de a apreciar e de me deter desta vez mais demoradamente.

E existem aqui algumas coisas que me cumpre dizer de uma análise que faço da forma mais sincera possível, começando por aquilo que destaco de forma positiva e seguidamente o que não me agradou tanto...

E começo desde já pelo painel de instrumentos e comandos...
A qualidade é soberba! Não há outra forma de o dizer.
Os comandos, as manetes, a montagem do painel e mesmo a qualidade que aparenta naquele quadrante, deixa muito boa impressão.


(https://s8.postimg.cc/wt1qwmc2t/WP_20180629_21_48_48_Pro.jpg)


Palavra igualmente positiva para o braço oscilante, numa peça que não só tem um design absolutamente fantástico, como se apresenta muito bem construído e onde não consegui encontrar falhas. Um belo trabalho naquele braço oscilante...

(https://s8.postimg.cc/i9ulvbdtx/WP_20180629_21_48_59_Pro.jpg)

Em termos de zonas expostas, apercebi-me que boa parte da cablagem está à mostra (coisa que não aprecio muito de ver nas motos), mas vale o facto de estar tudo muito sólido (bem agarrado por abraçadeiras) e com um quadro que - apesar de se manter quase todo escondido - se encontra muito bem acabado nas uniões. Dá gosto olhar para aquelas soldaduras...as poucas que permite ver.

----------------------------------------

Quanto ao que não apreciei e que confesso não me ter apercebido na primeira vez que vi este modelo foram...as "folgas" nas carenagens na zona do depósito!

As imagens jugo que são o bastante para ilustrar aquilo que me deu a sensação de se tratar de um "acompanhar" demasiado inconstante das carenagens ao depósito, nomeadamente na curvatura do mesmo.

Isto resulta em que nas laterais cheguei a ver um afastamento entre o depósito e as carenagens de seguramente 10mm, ao passo que noutros pontos ficava correctamente justo (2mm apenas).

Os plásticos são grossos e robustos (nada a pontar nesse tocante), mas encosto e dedo às carenagens e percebo que existe ali um espaço vazio. Terá sido propositado? Terá que ver com a necessidade de eliminação de ruídos na aproximação ao depósito? Não sei...

Seja como for e não atirando já com o argumento de que a montagem (eventualmente) podia estar um pouco melhor naqueles pontos, não deixa de se verificar facilmente "a olho" um afastamento - na minha opinião excessivo - e onde umas esponjas possibilitariam à marca com toda a certeza um encostar mais preciso e constante ao longo de toda aquela peça única da carenagem.


(https://s8.postimg.cc/iix8iemo5/WP_20180629_21_49_48_Pro.jpg)

(https://s15.postimg.cc/61rrurxez/WP_20180629_21_49_38_Pro.jpg)

(https://s8.postimg.cc/m2j68cf51/WP_20180629_21_50_07_Pro.jpg)



Outra coisa...esta KTM "calça" pneus Maxxis??
Hum...
Por certo a marca terá testado a opção, mas sou-vos sincero: não contava ver aquela marca na KTM. :)


"Pormenorzecos" todas têm... Mas a moto está globalmente muito bem conseguida. :nice:

(https://s8.postimg.cc/xg5pj42dx/WP_20180629_21_50_57_Pro.jpg)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: pedroareias em Julho 11, 2018, 17:26:01, 17:26
Conseguem indicar uma vantagem desta KTM790 em relação às MT-09?

A montagem não é melhor de certeza. Painel de instrumentos, talvez?
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Julho 11, 2018, 17:52:04, 17:52
Teoricamente nenhuma.
Já na prática, sempre podes fazer um test drive a ambas e retirar as tuas próprias conclusões.

Existem atributos que não se definem na folha das especificações técnicas.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Julho 11, 2018, 18:02:54, 18:02
(...)Existem atributos que não se definem na folha das especificações técnicas.

:nice:

Uma realidade que há muito tempo tento "trazer", sem grande sucesso.

As prestações, de um modo geral, têm o seu peso e ocasionalmente é fixe postar uns videos sobre comparativos e saber-se qual faz melhor tempo numa pista ou qual atinge mais top-speed.

Não será de estranhar haver casos em que uma potência de menos 10-15% (num mesmo segmento), pode ditar surpresas..


De qualquer forma, sou da opinião que existe muito para lá de certos números no "valor" de uma moto. :)
 
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: pedroareias em Julho 11, 2018, 19:00:25, 19:00
Percebo perfeitamente que encontre charme e encantos nos detalhes numa Guzzi V7 ou V9, numa Harley Sporster 1200, numa Triumph Bonneville T120.

Compreendo completamente quem opte por uma Harley Limited CVO em vez de uma GoldWing ou de uma BMW1600 GTL.

Quem opte por uma Triumph Street R ou RS em vez da MT-09 é por motivos conhecidos.

Uma Duke 690R, faz sentido pela diferença, um único cilindro, uma moto específica e diferente de tudo.

O peso desta não é semelhante ao da MT-09SP?

É a agilidade?
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: dfelix em Julho 11, 2018, 19:26:21, 19:26
Areias, a resposta às tuas questões implicará certamente experimentar a moto.

Pois se esta Duke for como as restante, muitos dos seus argumentos passam pelas sensações que a sua condução transmite.
E não as sensações que a folha das especificações técnicas provoca.

Mesmo que esta 790 se revele ser um produto muito semelhante à  MT-09 SP... ou até inferior, haverá algum problema nisso?
Mais opção cujo sucesso, o futuro o dirá.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 03, 2018, 13:24:48, 13:24
Já tive possibilidade de andar na nova Duke 790, no dia em que me desloquei para ver o evento da Moto Guzzi por aqui.

A exacta unidade que mencionei mais atrás neste tópico, era a unidade que na altura foi colocada no exterior do concessionário (parque de motos) para teste. O tempo disponível não me levou a pedir as chaves e a preencher a "declaração de responsabilidade".

A marca no entanto prepara algo que se espera com maior desempenho do que esta, já que não faltam notícias que dão como certa a vinda de uma 790 Duke R.

Li até há bem pouco tempo que estaria já em testes (por Espanha, creio).

Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: pedroareias em Agosto 03, 2018, 13:43:24, 13:43
Muito interessante! Compacta, com um aspecto decididamente leve e desportivo.

Uma foto em Évora:

(https://lh3.googleusercontent.com/HqZ5ogzhW2k88Fk6vZ8zqsofKIfKvOT_NXf6jQl7_C0lg9X-tU_os5pRmTXWKoez2h1q4JmRXmN0pmuz3iVogDGQE0Ry3SDVAgoIIFV_mBYwc3RgLCNRUqDDHONW2JgRopYvGzceUQlqRxbhcXBR64rlvcROb7dYQHbc5U1resMTMYI_O029U1fiB-juLL6AIoO2AO3d6jXWVJcHCy4WJwNlKlUztVWfTbVG6h_gweABrHeW8jsHl_uSnZGnQG1dT0BkfYxLcFbCbdOdIdNL6vI1HEorymPAimQH-FuYa1X3Mj9bUa6-gDjJsqDYioxUAp9sYj6vmNi-hqWZOF--M2pULSIZMGou9LfBC02H7x4HZyFqIrEiSEcyZJzaYFlKOxvunVXblNRfqGSmTyF32O1vHKfzZHUXC6BvNIIdB18OZlEI8pbC2yw2GpVZ8_sf8lvWAMp-4kSfMyG8QOWILq_cQwHd6PiGCZQB6ALJSL2y1NzM1WYf62N7MdzyMcMZOmKVOOH1PeRC6CmVsdjjhNZwvYLXaHXost9rNpnUcFS_8spHdkfRLkjdjx4uGyD2oqoNwOIAwLuH5Nc5FYQCmX9FFZb7Hz-fstE5Dds=w2196-h1647-no)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 03, 2018, 15:30:13, 15:30
Terá vindo de França...sem malas e se calhar de "mochila às costas".
Para viajar parece-me ser uma moto algo sofrível...especialmente se imaginar alguém a vir numa moto destas, despida de protecção, desde França e com este calor.
Mas faz-se, claro..
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 03, 2018, 16:12:38, 16:12
Enquanto apreciava aquele magnífico trabalho no braço oscilante e que já tive oportunidade de ter contacto in loco, não pude deixar de me aperceber que o condutor ainda transportaria uns bons quilos às costas.

Corrente protegida e cadeado de grandes dimensões (sei que há casos em que se vendem mesmo assim), dá para perceber que a segurança é algo que tem valor para o proprietário desta Duke 790.  :nice: :nice:

(https://s22.postimg.cc/ivki6gsip/KTMo.png)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Pianoman em Agosto 13, 2018, 11:34:12, 11:34
Enquanto apreciava aquele magnífico trabalho no braço oscilante e que já tive oportunidade de ter contacto in loco, não pude deixar de me aperceber que o condutor ainda transportaria uns bons quilos às costas.

Corrente protegida e cadeado de grandes dimensões (sei que há casos em que se vendem mesmo assim), dá para perceber que a segurança é algo que tem valor para o proprietário desta Duke 790.  :nice: :nice:

(https://s22.postimg.cc/ivki6gsip/KTMo.png)
As NC têm um espaço próprio no met-in para um cadeado deste gênero (mais pequeno e em forma de "U")
Título: Ktm Duke 790
Enviado por: twin-pt em Outubro 05, 2018, 09:15:01, 09:15
Eu gosto mais assim:

(http://news.sc-project.com/wp-content/uploads/2018/09/NEWS-KTM-790-DUKE-2018-SC1-R-Titanio-Lato-Bianco.jpg)

Ou assim:

(http://news.sc-project.com/wp-content/uploads/2018/09/NEWS-KTM-790-DUKE-2018-S1-Lato-Bianco.jpg)

(http://news.sc-project.com/wp-content/uploads/2018/09/NEWS-KTM-790-DUKE-2018-S1-GP-Lato-Bianco.jpg)

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Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 05, 2018, 13:31:02, 13:31
Qualquer um dos indicados....mas preferencialmente na Duke 790 em laranja.

O cinzento não creio que lhe capte inteiramente aquela rebeldia do design.  :nice:

Em laranja é bem mais apelativa.

E depois o SC Project completa a coisa, claro...

(https://editorial.pxcrush.net/bikesales/general/editorial/2018-03-01-ktm-duke-790-750.jpg?width=1024&height=682)
Título: Ktm Duke 790
Enviado por: twin-pt em Outubro 05, 2018, 15:46:28, 15:46
Sim, em laranja! Ou não fosse uma KTM!
Mas aquele escape de origem é... Diferente... E não necessariamente para melhor (mais bonito)...

Reconheço que se fosse comprar um escape de rendimento para uma moto e estivesse disponível, a SC-Project seria uma das principais opções ou  mesmo a opção a considerar!

Vejam a oferta deles paras as Maxi-trail (GS, KTM, AT, Triumph, por exemplo) ou para as RR mais recentes...


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Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Outubro 05, 2018, 16:01:42, 16:01
Não sei se tinhas conhecimento, mas deixo por aqui os preços:

http://www.sc-project.com/ktm_1290_super_duke_e.htm

Um dos modelos (titânio ou carbono) custa €730. Já vi mais caro noutras marcas...bem mais.
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Novembro 16, 2018, 09:14:53, 09:14
Os tipos da Motorradonline.de têm uma KTM 790 já a rolar no Endurance Test.  :nice: :nice:

Mais uma para depois se deixar por cá no fórum a análise final dos jornalistas e que a levarão a fazer 50.000Kms.  :)

(https://i.postimg.cc/sgL1kcLj/Sem-T-tulo-790-endurance-test.png)
Título: Re: Ktm Duke 790
Enviado por: Sapiens21 em Maio 15, 2021, 17:42:25, 17:42
Recall a este modelo da marca austríaca...relacionada com os travões. Mais concretamente com o accionamento deficiente de um pistão e que pode prejudicar a travagem.


"KTM – 790 Adventure. Model year: 2019, 2020. Due to insufficient preload force of the return spring, the brake piston may not return to its original position. This could impair the functioning of the front brake, increasing the risk of an accident."

Fonte:  FEMA, Safety Gate EU Rapid Alert

(https://i.postimg.cc/X7b0Ty0Q/Screenshot-20210515-173936.jpg)