Clube Português Motociclismo

GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: Brnardo em Maio 05, 2023, 18:46:10, 18:46

Título: Inspeções
Enviado por: Brnardo em Maio 05, 2023, 18:46:10, 18:46
Boa tarde, companheiros. Algum dia haveria de ser e foi hoje. Para consulta, fica Decreto-Lei n.º 29/2023
de 5 de maio. A partir de JAN24, quem tem moto com mais de cinco em relação à primeira matrícula, tem que ir à inspeção. Abraço a todos.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: ThatsMe em Maio 05, 2023, 18:53:24, 18:53
Finalmente, já estava na hora de começar a reduzir a quantidade de pessoas que anda de escape aberto, pneu careca e sem espelhos!
Título: Re: Inspeções
Enviado por: Aphonso Pereira em Maio 05, 2023, 19:16:13, 19:16
As modificações, mesmo que sejam os famosos Akrapovic, serão fatais.

Tem que ser, temos de cumprir a lei.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: ThatsMe em Maio 05, 2023, 19:42:08, 19:42
As modificações, mesmo que sejam os famosos Akrapovic, serão fatais.

Tem que ser, temos de cumprir a lei.

Um Akrapovic com dbkiller e catalisador dificilmente terá problemas.
O problema é que conta pelos dedos quem tem um Akrapovic e catalisador, 99% andam sem catalisador e uma outra boa percentagem anda sem dbkiller.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: some1pt em Maio 05, 2023, 21:03:15, 21:03
Fica o link para o DL:
https://files.dre.pt/1s/2023/05/08700/0000200007.pdf
Título: Re: Inspeções
Enviado por: MotardFeio em Maio 06, 2023, 10:23:58, 10:23
Mais uns trocos para os cofres.

Discordo completamente na questão > 125cc.

As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...
Título: Re: Inspeções
Enviado por: MrPin em Maio 07, 2023, 01:20:29, 01:20
Mais uns trocos para os cofres.

Discordo completamente na questão > 125cc.

As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...
Completamente de acordo... Ou vai tudo ou não vai nada! Andam aí 125cc que nunca viram sequer revisões, pneus que já só estão lá para efeitos de nome entre outras horrores que só faz dessas motas perigos eminentes... Enfim...

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Título: Re: Inspeções
Enviado por: TMXR em Maio 07, 2023, 13:19:25, 13:19
O vosso problema não é o estado estar a sacar-vos mais umas dezenas de € para estoirar mal gasto

O vosso problema é o Zé azeiteiro ter uma moto escafiada e andar com ela.

A quantidade de Zé azeiteiros que há são 0,0000001% da quantidade de motos e se for apanhado numa operação stop a polícia faz lhe a folha e pela quantidade de motos que vejo frequentemente a fazer inspeções B, de vez em quando e mesmo carimbado.



Mas parabéns pela mentalidade. Tenho a certeza que devem estar com dinheiro a sair pelas bordas e essas pessoas so tem e de ser chulados pelo estado. Os ricos que paguem a crise e o desgoverno.

 :palmas: :palmas: :palmas:
Título: Re: Inspeções
Enviado por: Aphonso Pereira em Maio 07, 2023, 15:38:02, 15:38
O Estado somos todos nós. Se não concordamos com as ações do estado, temos a obrigação de votar numa alternativa.

Neste caso as inspeções serão realizadas em muitos países da UE, é acatar a decisão.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TMXR em Maio 07, 2023, 16:29:38, 16:29
Neste tema estaremos em desacordo, porque para mim o estado seria absolutamente mínimo em tamanho, a economia o mais live possível  e a intervenção do estado na mesma ou na política financeira praticamente inexistente.

E aquilo que o Zé povinho gosta e vota e para ter o estado a mandar nele em tudo, a receber uma esmola a que chamam de subsídio e que são tao burros que nao entendem que o estado não produz nada, apenas rouba a uns para dar a outros, para com essa esmola garantir a sua lealdade no momento do voto…. Portanto, o meu voto de pouco ou nada serve, mas não por isso que já não fiz a minha parte e coloquei os meus interesses fora do país e criei a possibilidade de no momento que pretenda possa tirar bilhete de ida daqui para fora.


Portanto posso me dar ao luxo de ver está novela toda com o balde de pipocas no colo….  :D :D :D
Título: Re: Inspeções
Enviado por: 2low em Maio 07, 2023, 18:28:22, 18:28
O Estado somos todos nós. Se não concordamos com as ações do estado, temos a obrigação de votar numa alternativa.

Neste caso as inspeções serão realizadas em muitos países da UE, é acatar a decisão.

Se não podemos aceitar muitas das acções do estado, votando noutra alternativa pode ajudar a alterar comportamentos politicos MAS e se não concordarmos com essas leis/directivas/etc que vêm de Bruxelas, como fazemos? "É comer e calar?"
Faz sentido inspecções aos motociclos quando já se sabe que o único propósito é sacarem ainda mais dinheiro?!
E todo o dinheiro que já nos sacam em impostos, taxas e taxinhas, não chega? aliás...não se pode usar essa palavra fascista... será então "BASTA!"
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TMXR em Maio 07, 2023, 23:12:00, 23:12
 Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE
Título: Re: Inspeções
Enviado por: JViegas em Maio 08, 2023, 09:52:07, 09:52
Quanto às inspeções, para mim, tudo bem. Tal como escrevi algures: deveria ser para todos os veículos.

Quanto a mais um pagamento... choca-me mais ainda é o imposto de circulação que se paga acima dos 750cc como se fosse um luxo conduzir uma mota acima dessa cilindrada. Dói-me mais ainda quando pago IVA e Imposto Automóvel (ISV) sobre uma mota que compro nova.


Título: Re: Inspeções
Enviado por: lrodrigues em Maio 08, 2023, 10:46:41, 10:46
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TuCa em Maio 08, 2023, 12:21:37, 12:21
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.

escolhem, tens o exemplo de frança que este ano acabou com as inspeções aos motociclos.
portanto, medidas que os outros já estão a abandonar, estamos nós a adotar agora!
Título: Re: Inspeções
Enviado por: lrodrigues em Maio 08, 2023, 12:27:48, 12:27
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.

escolhem, tens o exemplo de frança que este ano acabou com as inspeções aos motociclos.
portanto, medidas que os outros já estão a abandonar, estamos nós a adotar agora!

França voltou atrás na decisão e acordou com as Federações de Motociclismo voltar a discutir o assunto com elas. Porque a obrigação legal de transpor a legislação para França continua. Caso contrário, fica sujeita a ação judicial da UE no Tribunal de Justiça da UE que pode resultar em coimas elevadas para o país. Foi um adiar da decisão apenas.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TuCa em Maio 08, 2023, 14:03:21, 14:03
essa "discussão" era o impasse que andavam desde 2021 (o pico da discussão), entretanto já tomaram a decisão.
Lei foi publicada dia 8 de Abril, em França não haverá inspeções para motos
Título: Re: Inspeções
Enviado por: lprometheuss em Maio 08, 2023, 16:02:03, 16:02
tenho uma opinião mista, mas sobretudo negativa, as inspeções não chegam aos veiculos mais perigosos que são as 125 movidas a esperanças e sonhos, em quanto o pessoal com as coffe racer que refizeram a mota e deram lhe uma nova vida agoram vem-se em risco por alterações as caractristicas da mota, eu sou um dos que tem os famosos akaprovic e não sei bem como fazer eu tenho o escape akaprovic com catalisador e db killer com a papelada da akaprovic da certificação de amolgação lançado pela união europeia para a minha mota acho que não vão reclamar a ultima vez que vi portugal fazia parte da união europeia, mas isto não vai fazer o pessoal deixar de andar com escapes abertos... tirar o catalizador e o db killer é um trabalho de 10 min, e qualquer coisa sendo de 2 em 2 anos mete-se o escape de origem eu por exemplo tenho-o ou ent como se faz com os carros 30 euros ao mecanico e ele partilha metade com o que faz a inspeção e a mota ouve-se no outro lado da cidade mas nesse dia o examinador veio surdo, e eu falo por min durante o dia ando com o db killer fora dado que trabalho no marques convem que os carros me ouçam, se por acaso sair com a mota mais a noite ai meto o db killer para não incomodar ninguem
Título: Re: Inspeções
Enviado por: lrodrigues em Maio 08, 2023, 18:45:50, 18:45
essa "discussão" era o impasse que andavam desde 2021 (o pico da discussão), entretanto já tomaram a decisão.
Lei foi publicada dia 8 de Abril, em França não haverá inspeções para motos

Certo, mas isso não quer dizer que possam escolher a legislação. França tem as mesmas obrigações que todos os outros países, sendo esse o caso vai estar sujeita aos procedimentos da UE que podem ter coimas significativas.

Só para clarificar, eu não estou a defender as inspeções :), só quis clarificar a questão de os países escolherem ou não a legislação a implementar.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TMXR em Maio 08, 2023, 20:44:02, 20:44
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.


Olha... nos ultimos 5 meses estive a viver entre 5 paises da UE  ;) e posso dar-te inúmeros exemplos de coisas que não sao adotadas nestes países e que por ca sao adotadas com fervor e fundamentalismo
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TuCa em Maio 09, 2023, 09:53:17, 09:53
essa "discussão" era o impasse que andavam desde 2021 (o pico da discussão), entretanto já tomaram a decisão.
Lei foi publicada dia 8 de Abril, em França não haverá inspeções para motos

Certo, mas isso não quer dizer que possam escolher a legislação. França tem as mesmas obrigações que todos os outros países, sendo esse o caso vai estar sujeita aos procedimentos da UE que podem ter coimas significativas.

Só para clarificar, eu não estou a defender as inspeções :), só quis clarificar a questão de os países escolherem ou não a legislação a implementar.

Certo, e tens o nosso país como exemplo, a importação automóvel (no meio de tantas outras coisas) onde a nossa lei não segue as diretrizes da UE, só para poder sacar mais uns cobres ao povo.
Temos sido alvo de "represálias da UE" mas mesmo assim preferem andar a pagar coimas (deve compensar)


voltando ao tema, inspeções...

quero inspeções? não
tendo 9 motas, mais uma despesa "desnecessária"...

inspeções vão avançar? ok
então que fosse para todos e não somente acima de 125.
se a desculpa deles é a segurança rodoviária e a redução dos acidentes, com a quantidade de 125 que anda na estrada.... daquelas coisas que não consigo entender...
Título: Re: Inspeções
Enviado por: ricardmag em Maio 09, 2023, 12:20:31, 12:20
Boas !

Ainda falta publicar a classificação de deficiências e os aspetos relacionados com a formação dos inspetores. O Governo tem 90 dias para publicar uma portaria sobre a calendarização das inspeções. Será publicado, também, um quadro de classificações de deficiências a analisar nas avaliações.

No que toca à formação de inspetores, o Galamba detalhou que está, “em processo legislativo, a proposta de lei que autoriza o Governo a legislar sobre o regime jurídico relativo à qualificação e formação dos inspetores, sendo necessário aguardar, depois, pela autorização legislativa da Assembleia da República”. Terá de ser aprovado pelo Parlamento.

Estou curioso para saber quais serão as deficiências que as elétricas e <125 não terão de respeitar por não serem inspecionadas.
Vamos ver onde vai andar a coerência destes energúmenos ...
Tenho algumas duvidas em relação aos periodos de inspecção, se alguém poder ajudar agradeço.
Por exemplo, uma mota de 2019 terá de ir a inspeção em 2024 (5 anos) e de pois de 2 em 2.
Uma de 2018 tem de ir na mesma em 2024 ? ou 2025 ? (2018 + 5 = 2023. 2025 -> 2027 -> ...)
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TuCa em Maio 09, 2023, 15:46:14, 15:46
Boas !

Ainda falta publicar a classificação de deficiências e os aspetos relacionados com a formação dos inspetores. O Governo tem 90 dias para publicar uma portaria sobre a calendarização das inspeções. Será publicado, também, um quadro de classificações de deficiências a analisar nas avaliações.

No que toca à formação de inspetores, o Galamba detalhou que está, “em processo legislativo, a proposta de lei que autoriza o Governo a legislar sobre o regime jurídico relativo à qualificação e formação dos inspetores, sendo necessário aguardar, depois, pela autorização legislativa da Assembleia da República”. Terá de ser aprovado pelo Parlamento.

Estou curioso para saber quais serão as deficiências que as elétricas e <125 não terão de respeitar por não serem inspecionadas.
Vamos ver onde vai andar a coerência destes energúmenos ...
Tenho algumas duvidas em relação aos períodos de inspeção, se alguém poder ajudar agradeço.
Por exemplo, uma mota de 2019 terá de ir a inspeção em 2024 (5 anos) e de pois de 2 em 2.
Uma de 2018 tem de ir na mesma em 2024 ? ou 2025 ? (2018 + 5 = 2023. 2025 -> 2027 -> ...)

a de 2018 tem mais que 5 anos, logo tem que ir já à inspeção em 2024. senão de 2024 até 2026 (estando já a lei em vigor) andas ilegal, sem inspeção.
2019 faz 5 anos em 2024 (ano em que termina a isenção) logo tem que realizar a inspeção em 2024 para estar válida para circular até 2026.

Título: Re: Inspeções
Enviado por: ricardmag em Maio 09, 2023, 17:06:56, 17:06
Entendo o teu ponto mas assim a inspeção fica desfazada (motas com mais de 5 anos e ano de matricula par) com o que diz o decreto (5 anos e depois de 2 em 2), e até pode criar alguma confusão com a policia e os centros de inspeção.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: 2low em Maio 09, 2023, 22:16:26, 22:16
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.


Olha... nos ultimos 5 meses estive a viver entre 5 paises da UE  ;) e posso dar-te inúmeros exemplos de coisas que não sao adotadas nestes países e que por ca sao adotadas com fervor e fundamentalismo

Por cá as minorias fazem tanto barulho que os políticos parolos gostam de captar os seus votos... e por outro lado para ver se se calam...
Isto só lá vai se nós, por enquanto maioria, fizermos ainda mais barulho porque caso contrário estamos bem lixados a curto prazo... (nem é por uma questão de ter mais ou menos poder que eles ou que as nossas ideias sejam melhor aceites que as deles MAS DEVEMOS TER SEMPRE DIREITO IGUALDADE e que haja bom senso dos politicos em não penalizar sempre os mesmos (a tal por enquanto maioria).
A sensação de "poder" que essas minorias vão ganhando acham que têm razão em tudo e têm ideia que conseguem tudo e que os outros é que estão mal, maltratando e criticando a torto e direito todos os restantes que têm ideias contrárias às suas. Sim, os fundamentalistas das minorias, seja elas de que foro for...

De volta às inspecções, é revoltante após todos os estudos que já foram publicitados e demonstrativos que acidentes provocados por falhas mecânicas são mesmo residuais.
Mas então em alternativa até sou capaz de aceitar mais operações stop (não descriminatórias do tipo veiculo, ou para tudo ou então que vão para o alho bem forte, daqueles que dá uma hálito do caraças)  :D para apanhar os reais prevaricadores, aqueles que fazem modificações e que gostam de agredir com ruído todos os outros, porque não podemos ser penalizados por essas minorias! Só assim vejo algo minimamente justo e ajustado à nossa realidade.
Acho estranho se todos os stands/marcas não se juntarem a associações, federação motociclismo etc e fazermos TODOS uma mega-manifestação para mostrar o manguito motard ao primeiro ministro!
Título: Re: Inspeções
Enviado por: IS em Maio 09, 2023, 23:39:14, 23:39
O meu problema com as inspeções é a incoerência das justificações dadas para as mesmas, isso torna legitimo que no meu entender tudo não passe de intenções económicas e não de segurança, o facto de vir da UE não é relevante porque ( na minha opinião) existe demasiados indícios de que a UE governa-se para ela própria e não para os seus cidadãos.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TuCa em Maio 10, 2023, 12:14:36, 12:14
Entendo o teu ponto mas assim a inspeção fica desfazada (motas com mais de 5 anos e ano de matricula par) com o que diz o decreto (5 anos e depois de 2 em 2), e até pode criar alguma confusão com a policia e os centros de inspeção.

e qual o problema de ficar desfasada?
será uma exceção as motas "destes primeiros anos"
confusão, não haverá nenhuma, pois como deves saber, o documento da inspeção tem lá a data da inspeção e data limite da próxima a ser realizada.

tens o exemplo dos veículos importados onde as datas de iuc/inspeção ficam desfasadas, não há confusão!


Título: Re: Inspeções
Enviado por: ricardmag em Maio 10, 2023, 13:39:05, 13:39
O único "problema" que vejo é a obrigação de todas as motas com mais de 5 anos irem à inspeção todas no mesmo ano e depois todas de 2 em 2.
Para mim fazia mais sentido repartir estes engarrafamentos nos centros de inspeção por 2 anos e seguir a regra da primeira matricula mesmo sabendo que algumas iriam andar sem inspeção durante 1 ano.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TMXR em Maio 10, 2023, 21:53:44, 21:53
Ai ja nao iam gerar tanta receita, nao e verdade???
Título: Re: Inspeções
Enviado por: ricardmag em Maio 11, 2023, 08:57:23, 08:57
A receita que será gerada no primeiro ano passaria a ser em 2. Não haveria perda, apenas um atraso.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: 2low em Maio 11, 2023, 10:26:54, 10:26
Aproveitando este comentário:
O único "problema" que vejo é a obrigação de todas as motas com mais de 5 anos irem à inspeção todas no mesmo ano e depois todas de 2 em 2.
Para mim fazia mais sentido repartir estes engarrafamentos nos centros de inspeção por 2 anos e seguir a regra da primeira matricula mesmo sabendo que algumas iriam andar sem inspeção durante 1 ano.

Agora pergunto...

Qual é a diferença entre um motociclo com mais de 5 anos sem manutenção ou com manutenção negligenciada e um motociclo recente com menos de 5 anos nas mesmas condições?


Se não é portanto uma forma de apenas sacar, que consigam responder contrariamente a esta simples pergunta, isto se as inspecções aos motociclos forem mesmo avante com o propósito exclusivo da redução de falhas mecânicas, que diga-se que foram já provadas serem uma ínfima parte de todos os acidentes envolvendo motociclos.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: Svitre em Maio 11, 2023, 10:37:41, 10:37
Supostamente as inspeções tem como objetivo primordial a segurança rodoviária, mas... Será que as inspeções vão melhorar o estado das vias, as tintas "bike friendly" utilizadas nas marcações rodoviárias, inclusive passadeiras em dias de chuva, etc? Podiam começar por aí, não era? Mas não, é melhor ir logo ao bolso (uma vez mais...) do contribuinte e transmitir a falsa sensação de que as inspeções vão mudar o mundo, e logo apenas nas cilindradas superiores a 125cc... Que falta de noção.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TuCa em Maio 11, 2023, 12:17:40, 12:17
O único "problema" que vejo é a obrigação de todas as motas com mais de 5 anos irem à inspeção todas no mesmo ano e depois todas de 2 em 2.
Para mim fazia mais sentido repartir estes engarrafamentos nos centros de inspeção por 2 anos e seguir a regra da primeira matricula mesmo sabendo que algumas iriam andar sem inspeção durante 1 ano.

não vais ter engarrafamento porque temos a questão da data limite (dia e mês da matricula) por isso, automaticamente já estão distribuídas pelos vários centros, pelos vários meses, etc.



como já falaram aqui, se a desculpa deles é a segurança, então deviam ser todas.. senão vamos isentar da inspeção também os smarts (por exemplo)
Título: Re: Inspeções
Enviado por: Canonista em Maio 11, 2023, 12:21:34, 12:21


Agora pergunto...

Qual é a diferença entre um motociclo com mais de 5 anos sem manutenção ou com manutenção negligenciada e um motociclo recente com menos de 5 anos nas mesmas condições?



Na prática a diferença porderá não ser nenhuma, agora a lógica até percebo...  ;)

Os materiais vão acumulando fadiga e desgaste com o tempo, até os plásticos e as borrachas sofrem apenas com o sol (UV)...
A lógica será inspecionar apenas quando na teoria os componentes poderão começar a causar "problemas".

Ou querias inspeções logo ao fim do 1º ano de matricula?  :nempenses:  ;)
Título: Re: Inspeções
Enviado por: ricardmag em Maio 11, 2023, 17:20:31, 17:20
O lobismo no gabinete do galamda deve ter sido fortíssimo ...
Está provado que a sinistralidade rodoviária nas motas devido a problemas técnicos são uma ínfima parte, mas se quiserem ter um pingo de coerência deveriam ir todas as categorias.
Sou contra as inspeções mas a existirem propunha serem sempre de 5 em 5 anos.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: JViegas em Maio 12, 2023, 15:12:17, 15:12
O essencial sobre a inspeção obrigatória de motas

https://www.jn.pt/nacional/o-essencial-sobre-a-inspecao-obrigatoria-de-motas-16316738.html


Título: Re: Inspeções
Enviado por: nfkart em Maio 12, 2023, 15:35:27, 15:35
falta tanta coisa que ainda vão adiar.... :smiley:
Título: Re: Inspeções
Enviado por: 2low em Maio 14, 2023, 10:58:05, 10:58
falta tanta coisa que ainda vão adiar.... :smiley:

Parece estarem a disparar em todos os sentidos, devem querer irritar o máximo de pessoas para ver se correm com eles... pelo manos é o que parece!
Título: Re: Inspeções
Enviado por: PRibeiro em Maio 16, 2023, 11:57:56, 11:57
Mais uns trocos para os cofres.

Discordo completamente na questão > 125cc.

As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...

Concordo.
Não sei porque é só acima de 125. Devia ir tudo. A partir do momento que tem motor e matricula para andar na via pública deve ir a inspecção
Título: Re: Inspeções
Enviado por: 2low em Maio 16, 2023, 21:22:30, 21:22
Mais uns trocos para os cofres.

Discordo completamente na questão > 125cc.

As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...

Concordo.
Não sei porque é só acima de 125. Devia ir tudo. A partir do momento que tem motor e matricula para andar na via pública deve ir a inspecção

Até porque as 125cc são também consideradas "motociclos"...
É pena que o "principio de igualdade" (e de descriminação) seja apenas sobre tratamento igual entre todas as pessoas, porque caso contrário...estaríamos perante um tratamento diferenciado nesta questão das 125cc ficarem de fora...  :toma:
Título: Re: Inspeções
Enviado por: EML em Maio 16, 2023, 21:38:28, 21:38
Eu penso que as 125 cc ficam de fora porque devem ter menos acidentes mortais. Há uns anos diziam que era preciso limitar o acesso às 125 pelos titulares de carta de carro por causa dos acidentes, e logo se descobriu que afinal as mortes aconteciam sobretudo nas altas cilindradas. Infelizmente, quando leio as notícias de mortes com motociclistas, o habitual é verificarem-se por despiste.
Sempre com bom senso e boas curvas!
Título: Re: Inspeções
Enviado por: 2low em Maio 25, 2023, 00:50:07, 00:50
Ficando as 125cc de fora, esta será a minha 125cc:

(https://i.postimg.cc/Qxt4729L/1684971996063.jpg)

 :D
Título: Re: Inspeções
Enviado por: EML em Maio 26, 2023, 19:52:31, 19:52
Ficando as 125cc de fora, esta será a minha 125cc:

(https://i.postimg.cc/Qxt4729L/1684971996063.jpg)

 :D

 :nice: :D :D :D
Título: Re: Inspeções
Enviado por: Cross em Maio 28, 2023, 00:47:16, 00:47
Tentar justificar isto com argumentos racionais é bater em seco.
Para não ter inspecção de veiculos em motos tinha que se acabar nos carros tb.
A máquina foi montada para isso mesmo, o que o povão vê é isso a segurança e a conveniência ( venderam a banha da cobra já há muito), como não há argumentos nos carros, esqueçam!!! a ilusão da segurança e da ordem na avaliação de terceiros baseadas em regras da tanga dá votos... motas grandes são mais perigosas que pequenas pequenas como exemplo de regras baseadas em motivos puramente políticos...
.....afinal os motociclistas são uns "desordeiros" e assim pelo menos levam o escape original pelo menos um par de dias a fazer menos barulho...

Passa aqui ao pé de minha casa quase todos os dias um burro para não dizer outra coisa com o escape a gritar sempre por volta das 23:30...
Nós tb nos pomos a jeito e depois vamos com estudos e estatísticas justificar o quê racionalmente!?!? Existe demasiado barulho literalmente para filtrar o importante da mer...!
Até já me deu vontade de ir falar com o tipo que tem toda gente fod... ccom o barulho que faz e que vai arranjar problemas.... mas depois é o de sempre não se pode dizer nada porque enfim se não for as autoridades é entendido como pessoal...



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Título: Re: Inspeções
Enviado por: 2low em Maio 28, 2023, 10:20:48, 10:20
Tentar justificar isto com argumentos racionais é bater em seco.
Para não ter inspecção de veiculos em motos tinha que se acabar nos carros tb.
A máquina foi montada para isso mesmo, o que o povão vê é isso a segurança e a conveniência ( venderam a banha da cobra já há muito), como não há argumentos nos carros, esqueçam!!! a ilusão da segurança e da ordem na avaliação de terceiros baseadas em regras da tanga dá votos... motas grandes são mais perigosas que pequenas pequenas como exemplo de regras baseadas em motivos puramente políticos...
.....afinal os motociclistas são uns "desordeiros" e assim pelo menos levam o escape original pelo menos um par de dias a fazer menos barulho...

Passa aqui ao pé de minha casa quase todos os dias um burro para não dizer outra coisa com o escape a gritar sempre por volta das 23:30...
Nós tb nos pomos a jeito e depois vamos com estudos e estatísticas justificar o quê racionalmente!?!? Existe demasiado barulho literalmente para filtrar o importante da mer...!
Até já me deu vontade de ir falar com o tipo que tem toda gente fod... ccom o barulho que faz e que vai arranjar problemas.... mas depois é o de sempre não se pode dizer nada porque enfim se não for as autoridades é entendido como pessoal...



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Sempre podes armar-te em "cidadão exemplar" e montas maneira de filmar o sucedido nas vezes suficientes para demonstrar as autoridades que precisam de apanhar o tipo.
As autoridades fazem depois o resto.
Mas se calhar tens de organizar com vizinhança para pelo menos 3/5 pessoas de moradas diferentes apresentarem a mesma queixa para que as autoridades façam realmente algo.

Não sei onde moras mas... https://www.dn.pt/local/camara-de-lisboa-lanca-linha-telefonica-para-queixas-de-ruido-excessivo-15177580.html (https://www.dn.pt/local/camara-de-lisboa-lanca-linha-telefonica-para-queixas-de-ruido-excessivo-15177580.html)

Sobre esses tipos de parvalhões, são esses que dão má fama ao motociclismo.
Mas engraçado ver às vezes como nem sempre as pessoas têm noção do real ruído que fazem e que por vezes são incoerentes no que pensam e dizem conforme a situação em que se encontrem.
Nunca fui apologista de colocar escapes aftermarket sem dbkiller, até começando na questão do mal que se faz ao próprio ouvido...
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6096.msg92395#msg92395 (https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6096.msg92395#msg92395)
"Loud Pipes Saves Lives" - é uma falsa sensação de segurança - sempre foi - e apenas cria a médio/longo prazo menor aceitação do motociclismo por todos os restantes condutores (automóveis ligeiros e pesados e ciclistas).

Faz parte de todos nós dar o exemplo e tentar que todos restantes tenham melhor opinião sobre motociclismo.
Não podemos aceitar sem criticar o melhor amigo que possa ser mas que tenha o escape a debitar 120dB  :toma:
etc...
Quero ver o que os restantes tenham a dizer e acrescentar!
Título: Re: Inspeções
Enviado por: 2low em Junho 02, 2023, 23:12:30, 23:12
O que se pode esperar:



Para ficarmos sem dúvidas:

Título: Re: Inspeções
Enviado por: SARider em Junho 03, 2023, 12:37:02, 12:37
  Sei que é inevitável, mas deixo apenas a minha opinião.

  Qual a percentagem de  acidentes rodoviários a envolver veículos com 4 ou mais rodas se podem atribuir a falta de condição base?
  Qual a percentagem de  acidentes rodoviários a  envolver motos acima de 125cc se podem atribuir a falta de condição base?

 Admito poder estar completamente errado, mas a percepção que tenho é que os acidentes a envolver motociclos teem como causa raiz mais frequente, questões comportamentais e não tanto defeitos no motociclo. A não ser que se inventem aí umas  "inspeções" para os condutores, não estou bem a ver como esta medida pode reduzir a sinistralidade.
 Se uma medida é inconsequente para o fim quem se destina, então para quê o gasto de tempo e recursos?  Bruxelas no seu melhor... :confused:

 Se for apenas para caçar o pessoal com escape livre ou não homologado ou lampadas de LED em ópticas convencionais, então as autoridades que façam o seu trabalho, em vez da tradicional caça á multa e corram tudo para inspeção B.
 De caminho podem já agora caçar os "caga fumo Chipo tunning", e os destroços que por aí andam a circular e poluir sem FP, começando pelos proprios veiculos do estado, transportes publicos entre outros. Talvez assim se garantia o negocio dos centros de inspeção para os proximos 20 anos pois os existentes não seriam suficientes.

 
Título: Re: Inspeções
Enviado por: HJRD em Junho 12, 2023, 21:47:16, 21:47
Saudações. Vi algures que o GAM está a preparar uma manifestação pelas principais cidades do país, para este sábado à tarde, mas na página oficial deles, no Facebook, não me parecem muito ativos. Alguém sabe se isso é mesmo para avançar? E se sim, quais os pontos de encontro, percursos, etc? Para Lisboa, sobretudo...
Obrigado desde já!
Título: Re: Inspeções
Enviado por: JViegas em Junho 13, 2023, 09:50:47, 09:50
Saudações. Vi algures que o GAM está a preparar uma manifestação pelas principais cidades do país, para este sábado à tarde, mas na página oficial deles, no Facebook, não me parecem muito ativos. Alguém sabe se isso é mesmo para avançar? E se sim, quais os pontos de encontro, percursos, etc? Para Lisboa, sobretudo...
Obrigado desde já!

Em Maio a Motojornal noticiou a manifestação, mas realmente não se consegue saber muito mais:
https://motojornal.pt/gam-organiza-manifestacao-a-17-de-junho-contra-as-ipo-as-motos/
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TuCa em Junho 14, 2023, 11:14:14, 11:14
Saudações. Vi algures que o GAM está a preparar uma manifestação pelas principais cidades do país, para este sábado à tarde, mas na página oficial deles, no Facebook, não me parecem muito ativos. Alguém sabe se isso é mesmo para avançar? E se sim, quais os pontos de encontro, percursos, etc? Para Lisboa, sobretudo...
Obrigado desde já!

A 17 de junho, pelas 16H00, os motociclistas portugueses que desejem manifestar-se contra as IPO poderão então associar-se a esta manifestação nacional, que irá decorrer em cinco cidades portuguesas:

– Porto, na Avenida dos Aliados;

– Coimbra, na Praça da República;

– Lisboa, na Praça do Rossio;

– Faro, Largo de São Francisco;

– Funchal, Avenida Sá Carneiro.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: tonipig em Agosto 24, 2023, 18:33:03, 18:33
Boas!

Aproveitando este tópico das inspeções, venho solicitar mais um esclarecimento a quem já tenha passado pelo mesmo...
Estou no processo de legalização de uma mota importada, que já está mesmo no fim... Só falta mesmo aguardar o agendamento para ir à inspeção (a ser feita na Azambuja)...
Pelo que me disse a senhora (muito simpática) do IMT, esta inspeção é obrigatória para todas as motas importadas... Ainda pensei que ia ter que largar mais algum €€ mas ela disse-me que está incluída nos 45€ que paguei ao IMT aquando da entrega de toda a papelada que já tinha... Depois desta inspeção, já posso (finalmente) ir pedir emissão do DUA e o processo fica definitivamente concluído...
Dito isto, alguém por aqui já foi fazer esta inspeção que o IMT agenda lá na Azambuja? Se sim, o que é que eles verificam? Devo preocupar-me com algum coisa em particular?
A mota está toda de origem excepto os escapes que vou trocar antes de ir (tenho uns Silmoto Italia instalados mas também tenho os de origem).

Antecipadamente obrigado.
Cumprimentos  8)
Título: Re: Inspeções
Enviado por: Brnardo em Agosto 24, 2023, 22:05:03, 22:05
Boa tarde, companheiro. A inspeção pode até ser obrigatória para todas as motas importadas. Não faço é a mínima ideia onde pode ser feita uma inspeção Cat B para motos, para atribuição de matrícula. O processo é iniciado pedindo a homologação do modelo, entregando no IMT da zona de residência, o certificado europeu de conformidade. No caso dos automóveis deve ser também anexa uma inspeção cat B, que julgo que seja o que está a referir, que será feita na Azambuja. Mas que eu saiba, tal não é realizada para motos, porque não há forma de ser feita. Deveria ser realizada num centro particular de inspeções. Paralelamente, deve-se criar a Declaração Aduaneira da Viatura, no portal das finanças. Terá um valor a pagar e a apresentação DAV já lhe permite fazer a matrícula nacional. Comigo foi assim, só tive inspeção para o carro.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TuCa em Agosto 25, 2023, 12:09:05, 12:09
nos casos de importação, a inspeção é realizada "em qualquer centro de inspeção" mas é realizada por um técnico do imt, daí teres que aguardar pelo agendamento.
eles verificam a mota no geral, se tens tudo de origem e em boas condições de funcionamento, não tens nada com que te preocupar.
se não entregas-te o a declaração com o teste do ruído, será sim, um dos pontos que eles vão medir, por isso colocar o escape de origem fará todo o sentido.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: dfelix em Agosto 28, 2023, 09:36:52, 09:36
nos casos de importação, a inspeção é realizada "em qualquer centro de inspeção" mas é realizada por um técnico do imt, daí teres que aguardar pelo agendamento.
eles verificam a mota no geral, se tens tudo de origem e em boas condições de funcionamento, não tens nada com que te preocupar.
se não entregas-te o a declaração com o teste do ruído, será sim, um dos pontos que eles vão medir, por isso colocar o escape de origem fará todo o sentido.

Não é qualquer "em qualquer centro de inspeção".
É um centro de inspecção categoria B.
A página do IMT tem uma lista de centros (https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/PesquisaCentrosInspeccao/Paginas/PesquisaCentrosInspeccao.aspx) que permite filtrar por esta categoria.

Título: Re: Inspeções
Enviado por: tonipig em Setembro 26, 2023, 16:04:29, 16:04
Boa tarde.
Agradeço as respostas em relação ao meu caso  :nice:
Está é difícil que venha o agendamento...  :(
Tenho matrícula atribuída desde 14/08 e, pelo que percebi, só é válida para efeitos de circulação, durante 60 dias...
Já mais alguém passou por este processo e também andou a arrastar-se este tempo todo?
Título: Re: Inspeções
Enviado por: JViegas em Setembro 27, 2023, 09:49:52, 09:49
Se vires que a inspeção tarda a ser marcada, vê se é possível uma prorrogação do prazo de circulação, para pelo menos não teres que parar a mota, ou correr o risco de seres mandado parar pela policia... e depois é mais um problema em cima.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: 2low em Setembro 28, 2023, 00:26:48, 00:26
Vai ao IMTT e pergunta pela tua situação, e exige carimbo ou guia provisória com prazo alargado.

Quase certo que foi um dos casos que se extraviou e não deu seguimento...
Há lá departamentos no IMTT que são uma autentica nulidade, não pela aptidão dos funcionários mas porque há situações que têm por exemplo só um tipo ou dois a digitalizar documentos para cartas de condução e afins... (falta de pessoal e um erro resulta logo em grande dano...nem que seja em tempo)
Título: Re: Inspeções
Enviado por: TMXR em Setembro 28, 2023, 09:05:41, 09:05
Se a matrícula e de 14/8 podem marcar a inspeção até 14/10.
Título: Re: Inspeções
Enviado por: tonipig em Dezembro 15, 2023, 16:56:10, 16:56
Aproveito só para informar que o processo já foi concluído.
A inspeção foi no dia 9 de Novembro, passou sem stresses e 15 dias depois já pude ir ao IRN emitir o DUA. No dia 24 de Novembro a 'Duc' era oficialmente minha  :cool:
Obrigado a todos pelas infos  :nice:
Título: Re: Inspeções
Enviado por: JViegas em Dezembro 18, 2023, 10:35:33, 10:35
Aproveito só para informar que o processo já foi concluído.
A inspeção foi no dia 9 de Novembro, passou sem stresses e 15 dias depois já pude ir ao IRN emitir o DUA. No dia 24 de Novembro a 'Duc' era oficialmente minha  :cool:
Obrigado a todos pelas infos  :nice:

ainda bem que correu tudo sem percalços. Agora é usufruir.