Autor Tópico: 5 mitos sobre as bebidas alcoólicas e a condução (P.R.P.)  (Lida 6786 vezes)

Maio 24, 2016, 00:13:34, 00:13
Lida 6786 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Imagem obtida em http://tti.tamu.edu

O café com sal acelera a eliminação do alcool pelo organismo? Se ingerir alcool, acompanhado de comida, a taxa de alcoolemia é mais baixa? A Prevenção Rodoviária Portuguesa clarificou estas e outras questões relacionadas com consumo do bebidas alcoólicas.


Um café com sal acelera a eliminação do álcool pelo organismo?
– O café, com ou sem adição de sal, não diminui os efeitos do álcool no organismo e não acelera o processo de eliminação.

Se ingerirmos álcool acompanhado ou diluído em água ou sumo de frutas a taxa de alcoolemia é mais baixa?
– O tipo de consumo (só ou com água, sumo de frutas,) não tem nenhuma influência na taxa de alcoolemia, porque a quantidade de álcool ingerida é a mesma em qualquer dos casos.

Se dormir um pouco, após ingerir álcool, posso voltar a conduzir?
– Se a quantidade de álcool ingerida for pouca (apenas 1 ou 2 copos de bebida), o tempo de sono corresponderá mais ou menos ao tempo de eliminação de álcool pelo organismo. Mas se o volume de álcool ingerido for grande, é provável que a taxa de alcoolemia residual se mantenha elevada, mesmo após uma noite de sono. Dormir não diminui a taxa de alcoolemia.

Se ingerir álcool, acompanhado de comida, os efeitos do álcool são menores?
– Sem nada no estômago, a taxa de alcoolemia atinge valores mais elevados e de forma mais rápida do que quando se ingere álcool com comida. Mas, o álcool está presente no organismo e os seus efeitos também!

Existem substâncias que aceleram a eliminação do álcool?
– Não. A eliminação do álcool pelo organismo depende apenas do tempo, 0,1 grama de álcool por hora.

Fonte da notícia: autoportal.iol.pt
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 23, 2016, 09:10:59, 09:10
Responder #1

Grandpa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 96
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
Em algumas Tertúlias devia haver um cartaz com esta informação.

Agosto 23, 2016, 09:14:03, 09:14
Responder #2

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Por é que,  quando vou beber o que está dentro de uns canecos,  vou a pé!

Mas mesmo assim cuidado!
O Código da Estrada é para todos, peões incluidos!!!
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 23, 2016, 09:22:54, 09:22
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por é que,  quando vou beber o que está dentro de uns canecos,  vou a pé!

Mas mesmo assim cuidado!
O Código da Estrada é para todos, peões incluidos!!!

Muito bem...muito bem.
E é assim mesmo que deve ser.

Mas infelizmente são tantos os que não pensam dessa forma.
O Centro de Reabilitação de Alcoitão tem por lá diversos exemplos que não seguiram essa máxima... :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 23, 2016, 09:42:10, 09:42
Responder #4

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
E são mais automobilistas que motociclistas.  ::P:
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 23, 2016, 09:49:48, 09:49
Responder #5

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Alcoitão conheço eu muito bem,andei lá 2 anos com o meu filho.
Ainda bem que álcool nem ve-lo

Marco Neves

membro numero 16


Agosto 24, 2016, 21:18:45, 21:18
Responder #7

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 24, 2016, 21:27:01, 21:27
Responder #8

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
É precisamente o que faço á refeição, com um pequeno copo de vinho, indicado pelo Médico, tapo sempre os olhos quando bebo.

Vinho nem velo. :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

João  :scooter: :scooter:

Agosto 24, 2016, 21:34:50, 21:34
Responder #9

RSANTANA

  • Visitante
Eu à refeição bebo, mas como, ou seja, não bebo mais do que como.

Agosto 25, 2016, 00:00:26, 00:00
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em algumas Tertúlias devia haver um cartaz com esta informação.

Olha que aquilo que estás a dizer não é nada mal pensado.
Muito bem visto, Grandpa.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 25, 2016, 00:17:41, 00:17
Responder #11

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Li há uns meses que (segundo um estudo efectuado) 28% dos acidentes ocorridos nas estradas tiveram implicação directa com condutores apanhados com taxa de alcoolémia acima do permitido .
Isto leva-me a concluir que afinal o perigo real está nos outros 72% de envolvidos em desastres que só bebem Ice-Tea e  Sumol !  :lolol:

Agosto 25, 2016, 00:30:28, 00:30
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Lol  :nice:

São na verdade os que terão o "pé mais pesado".
Os 72% estão relacionados directamente com distrações, excesso de velocidade (...a maior parte), excesso de confiança, condições climatéricas, condições da via...e naturalmente, condições do veículo (falta ou deficiente manutenção).
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 25, 2016, 09:45:25, 09:45
Responder #13

nuno

  • Visitante

Nunca fiz uso, porque não bebo quando conduzo, mas a AXA (agora Ageas) em todos os seguros que lá tenho dá-me a hipótese de chamar um taxi desde que esteja a menos de 50 km de casa, sempre que estiver alcoolizado e não puder conduzir - julgo que até 2 ou 3 vezes por ano.

A viatura, essa fica por conta dela (no carro não me chateia, mas a mota não me deixava descansado deixá-la uma noite inteira na rua).

Agosto 25, 2016, 09:53:29, 09:53
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Nunca fiz uso, porque não bebo quando conduzo, mas a AXA (agora Ageas) em todos os seguros que lá tenho dá-me a hipótese de chamar um taxi desde que esteja a menos de 50 km de casa, sempre que estiver alcoolizado e não puder conduzir - julgo que até 2 ou 3 vezes por ano.

Nunca tinha lido ou tomado conhecimento de tal possibilidade dada pelo seguro...

Mas realmente está muito bem pensado, sim senhor.  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 25, 2016, 10:13:16, 10:13
Responder #15

nuno

  • Visitante

Nunca fiz uso, porque não bebo quando conduzo, mas a AXA (agora Ageas) em todos os seguros que lá tenho dá-me a hipótese de chamar um taxi desde que esteja a menos de 50 km de casa, sempre que estiver alcoolizado e não puder conduzir - julgo que até 2 ou 3 vezes por ano.

Nunca tinha lido ou tomado conhecimento de tal possibilidade dada pelo seguro...

Mas realmente está muito bem pensado, sim senhor.  :pensador:

No meu caso, nem foi opção. Depois de já ter feito o seguro enviaram-me uma adenda que diz o seguinte:

"ADENDA À CONDIÇÃO ESPECIAL
“COBERTURA FACULTATIVA DE ASSISTÊNCIA EM VIAGEM”

Em complemento ao disposto na Condição Especial “Cobertura Facultativa de Assistência em Viagem”, da qual esta
adenda se considera parte integrante, garante-se ainda:

Garantia 27. - Táxi - Condução Segura
Quando o Segurado não reúna condições físicas adequadas para conduzir o veículo seguro devido ao consumo de álcool
superior ao permitido por Lei, e sempre mediante pedido prévio do Segurado ou pessoa por ele designada, o Segurador,
através do Serviço de Assistência, providenciará o envio de um táxi para transporte do Segurado até à sua morada de
residência ou outra indicada pelo mesmo, desde que a distância seja igual ou inferior, suportando os respectivos custos,
até ao limite máximo de 50 km por utilização e de 5 utilizações por anuidade.

O transporte abrangerá os familiares que acompanhem o Segurado no momento em que o serviço seja prestado, desde
que este fosse o condutor do veículo seguro e estes fossem transportados no mesmo e se enquadrem na definição de
Pessoas Seguras constante do Art.º 1.º desta Condição Especial, sendo sempre necessário que o Segurado se encontre
junto do veículo seguro no momento do pedido. Em qualquer caso, a garantia prestada pelo Segurador está limitada a um
máximo de 4 pessoas, incluindo o Segurado, e ao transporte dessas pessoas para uma mesma morada.

Em caso algum ficará a cargo do Segurador o transporte ou guarda do veículo seguro bem como o transporte do
Segurado ou pessoa por ele designada para recuperar o veículo seguro.

Estão excluídos da presente garantia todos os pedidos que não sejam solicitados ao Segurador, através do Serviço de
Assistência, ou efectuados sem o seu prévio acordo.

Esta Garantia é válida em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
"

Depois disso, fiz o seguro da mota lá e tinha as mesmas condições!

Agosto 25, 2016, 10:17:31, 10:17
Responder #16

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Também desconhecia esse serviço aplicado pela seguradora.
Ta bem pensado

Agosto 25, 2016, 11:49:18, 11:49
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Quando o Segurado não reúna condições físicas adequadas para conduzir o veículo seguro devido ao consumo de álcool
superior ao permitido por Lei, e sempre mediante pedido prévio do Segurado ou pessoa por ele designada, o Segurador,
através do Serviço de Assistência, providenciará o envio de um táxi para transporte do Segurado até à sua morada de
residência ou outra indicada pelo mesmo, desde que a distância seja igual ou inferior, suportando os respectivos custos,
até ao limite máximo de 50 km por utilização e de 5 utilizações por anuidade.
(....)

Então afinal dá até 5 utilizações por ano???  :???:

Estou perplexo com isso, mas como disse anteriormente...considero uma óptima medida!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 25, 2016, 12:24:10, 12:24
Responder #18

nuno

  • Visitante
(....)
Quando o Segurado não reúna condições físicas adequadas para conduzir o veículo seguro devido ao consumo de álcool
superior ao permitido por Lei, e sempre mediante pedido prévio do Segurado ou pessoa por ele designada, o Segurador,
através do Serviço de Assistência, providenciará o envio de um táxi para transporte do Segurado até à sua morada de
residência ou outra indicada pelo mesmo, desde que a distância seja igual ou inferior, suportando os respectivos custos,
até ao limite máximo de 50 km por utilização e de 5 utilizações por anuidade.
(....)

Então afinal dá até 5 utilizações por ano???  :???:

Estou perplexo com isso, mas como disse anteriormente...considero uma óptima medida!

Pois, vendo agora o documento dá.
No meu caso dá para 10 vezes (5 para o carro e 5 para a mota)!!!!!   :bejeca:

Não liguei muito a isso. Nunca utilizei.

De carro a patroa conduz se for necessário, de mota limito-me a 1 fino ou uma 1 mini no máximo.

Mas é bom saber que está disponível.

Abril 12, 2019, 19:45:27, 19:45
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O.M.G.... :o

Este vídeo foi colocado online o mês passado e aquilo que se vê é muito simples de explicar...

Um paquistanês bebeu bem para lá do que devia, tentou conduzir o seu motociclo e...correu muito mal.
Muito mal mesmo! Tem uma componente de "triste figura" e outra de hilariante... :)

Provavelmente tentou algumas das dicas (mitos) deste tópico, mas claramente que falharam!  :zangadoregras:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 03, 2020, 18:39:28, 18:39
Responder #20

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece que um estudo desvaneceu por completo um outro mito no tocante ao consumo de café e sumo limão..nomeadamente no suposto "mascarar" da medição no teste de alcoolimetro.

Os estudos confirmam que nenhuma dessas bebidas actua de forma a reduzir a concentração de álcool ou drogas.

Portanto...é melhor optar por não arriscar.
Fica o conselho.  ;)

LINK para vossa consulta: Link
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 03, 2020, 21:24:25, 21:24
Responder #21

TG

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 67
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: ÉVORA
Estando totalmente de acordo com a ideia de não abusar de bebidas alcoólicas quando se conduz ou se possível o ideal será não beber nenhuma, não quero no entanto deixar de comentar os números estatísticos que todas as entidades apresentam em relação a sinistralidade rodoviária.
Quando na presença de um acidente são feitos os testes aos condutores e por vezes aos peões se for o caso, basta que um deles acuse algum álcool para que imediatamente se atribua o álcool como causa do acidente, mesmo que o culpado do mesmo não tenha bebido nada, ficando aquele que acusou em "maus lençois", embora não tenha qualquer culpa no acidente e aumentando os números nas famosas estatísticas.
"Se eu tiver duas motos e tu não tiveres nenhuma, estatisticamente tomos uma cada um, mas a verdade é que andas a pé."
Isto é estatística e para mim pouco significa.
Gostava de saber o número de culpados de acidentes que acusaram álcool e sim seriam números reais e não meras suposições.

Cumprimentos
TG

Fevereiro 03, 2020, 22:20:31, 22:20
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Costuma ser uma situação a que as seguradoras se "agarram" com alguma facilidade. :zangadoregras:

Basta haver um dos condutores que acuse álcool para que ocorra uma dessas situações que descreves, ou seja...mesmo não sendo culpado aquele que acusa álcool, acaba por ficar em muito maus lençóis, como se costuma dizer.

Mas independentemente disso, ter álcool no sangue enquanto condutor de um veículo, é um risco a evitar por razões muito sérias.
Nada como evitar. Que se beba noutras situações em que se sabe que não se vai pegar num veículo nas horas seguintes.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 04, 2020, 11:16:04, 11:16
Responder #23

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Estando totalmente de acordo com a ideia de não abusar de bebidas alcoólicas quando se conduz ou se possível o ideal será não beber nenhuma, não quero no entanto deixar de comentar os números estatísticos que todas as entidades apresentam em relação a sinistralidade rodoviária.
Quando na presença de um acidente são feitos os testes aos condutores e por vezes aos peões se for o caso, basta que um deles acuse algum álcool para que imediatamente se atribua o álcool como causa do acidente, mesmo que o culpado do mesmo não tenha bebido nada, ficando aquele que acusou em "maus lençois", embora não tenha qualquer culpa no acidente e aumentando os números nas famosas estatísticas.
"Se eu tiver duas motos e tu não tiveres nenhuma, estatisticamente tomos uma cada um, mas a verdade é que andas a pé."
Isto é estatística e para mim pouco significa.
Gostava de saber o número de culpados de acidentes que acusaram álcool e sim seriam números reais e não meras suposições.

Cumprimentos
TG

Isso é facil de explicar. Á semelhança de conduzir sem carta de condução válida, se não tens carta, não tens que andar na estrada. Pela mesma lógica, se tens alcool, não tens que conduzir.

Se vais descansadinho, a cumprir as regras de transito, numa voltinha a seguir ao almoço regado com 2 tintos e 1 aguardente, muito provavelmente não vais bêbado. Mas, para efeitos legais, vais a conduzir sob o efeito de bebidas alcoolicas. E se a medição do alcool no sangue der acima do permitido por lei, é um risco que corres ( o que não é dificil, se fores apanhado meia hora depois desse almoço com 2 tintos e uma aguardente ). Tens então o azar de um gajo não parar num STOP e dar-te uma trombada, ou vir a falar ao telemovel e bater-te na traseira... ele vai pagar a multa de desrespeito do STOP ou do não cumprimento de distancia de segurança ( se é que isso sequer dá multa ), tu vais ser o culpado do acidente porque, tendo alcool a mais, nem sequer devias estar a conduzir na via publica. É esse o argumento das companhias de seguros.

Muito sinceramente, e sem querer ferir suscetibilidades, eu concordo.
Já fui apanhado com alcool, há mais de 20 anos atrás. Fiquei sem carta 4 meses, em multas e despesas de tribunal, foram quase 1500€.
Foi num trajecto de um quilometro, entre a casa da minha actual esposa e a casa dos meus pais.
Ainda pedi ao GNR se não dava para deixar passar, altura em que ele me explicou que não... e se ele me deixa ir e eu me mato, ou mato outra pessoa, antes de chegar a casa?

Depois desta explicação, comecei a deixar de ver o GNR como um gajo fod*** e mais como alguem que me pode ter salvo a vida. Passava daquela vez, ia abusar outra vez. E da próxima... poderia não ter sorte... poderia ser "atendido" por um paramédico do INEM, em vez de um GNR.
Depois desta, prometi a mim mesmo que nunca mais bebia quando estivesse a conduzir.
De moto, bebo um ou dois copos de vinho, ou uma ou duas minis, com o almoço, ou com umas bifanas em Vendas Novas ( e não é sempre, na ultima vez que lá estive aqui com membros do Forum, foi só Coca-Cola ). Se for de carro, levo o carro para onde tiver que ser mas, se o almoço convidar a isso, já bebo mais, porque a minha esposa tem carta e ela pode trazer o carro.

Por tudo isto, nos poucos acidentes em que estive envolvido, chamei sempre as autoridades.
Em 1º lugar, porque a palavra de "honra" dada no local e altura do acidente... é volátil, muda com muita facilidade.
Em 2º lugar, eu até ia distraido, não vi o sinal, vinha uns klm/h acima do limite, enfim, aqueles pequenos erros que todos cometemos e que podem originar um acidente. Muitas vezes, se viermos todos dentro das nossas capacidades normais, estes acidentes são evitados. O mesmo já não acontece se a um destes pequenos erros de uma pessoa se juntar outra pessoa que não vem com os reflexos a 100%, porque já bebeu um copito.

Sendo assim, tenha eu culpa ou não ( e já tive meia duzia de toques, nuns tinha e noutros não ), as autoridades vão SEMPRE ser chamadas por mim. Contei aqui:  https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7022.0  o que se passou comigo quando andava de 125. Devido ás caracteristicas do acidente, eu não sabia se era culpado ou não, mas a PSP foi chamada.

Quanto aos mitos... conheço um senhor, dono de uma tasca mas que já não bebe bebidas alcoolicas, que comia uma pastilha de mentol sempre que fechava a tasca e se montava no carro para ir para casa. É claro que não resulta e, se ele ainda bebesse hoje em dia, já se tinha despedido da carta há muitos anos, tantas foram as vezes que foi apanhado ( e teve "sorte", porque tinha muitos agentes das autoridades como clientes da tasca, senão tinha sido muito mais cedo ).
O descanso, sei que tambem não ajuda quase nada. O corpo, quando vamos dormir, reduz a sua actividade, entrando numa espécie de letargia. Ora, se o corpo abranda as suas funções, o coração abranda, a circulação abranda e o tempo necessário para "limpar" o alcool do sangue vai aumentar. Basicamente, se beberes 3 wiskys e te deitares á meia noite, vais acusar alcool acima do limite ás 8 da manhã, quando fores ( ou quando estiveres ) a trabalhar. Acreditem, já vi isto acontecer várias vezes.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 04, 2020, 19:47:35, 19:47
Responder #24

TG

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 67
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: ÉVORA
Pelos comentários efectuados fiquei com a impressão de que minha ideia terá sido mal exposta. Não defendo de forma nenhuma a despenalização de quem conduz com álcool, apenas me parece que quem conduz mal, infringindo todas as regras e pondo em perigo a própria vida e a dos outros mesmo sem beber nada,deve ser penalizado e para isso devem ser aumentados os meios de fiscalização, moveis e descaracterizados ou quaisquer outros meios de possam detectar tais situações. Só radares e alcoolómetros ajudam mas não resolvem.
Todos nós vimos todos os dias nas nossas estradas e ruas manobras de "bradar aos céus" e quantas vezes não escapámos já por uma "unha negra".
Na minha opinião são situações bem mais graves do que exceder o limite de velocidade em alguns (poucos) quilómetros.
Pela minha parte e porque não sou nenhum santo espero que se algum dia tiver um acidente sendo eu o responsável, pelo menos seja contra alguém alcoolizado o que certamente me facilitará um pouco a vida.
Mas tudo isto são assuntos para os quais existem diversas opiniões todas elas válidas embora por vezes não sejam iguais e cada uma delas valendo o que cada um pensa.

Cump.
TG
« Última modificação: Fevereiro 04, 2020, 20:00:22, 20:00 por TG »

Fevereiro 04, 2020, 20:49:10, 20:49
Responder #25

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O consumo de bebidas alcoólicas afecta o discernimento e a velocidade de reação. E não é a partir de 0,5, é a partir de 0. A lei considera o limite mínimo de 0,5 para sancionar.
Um desafio para clubes de motas é nos encontros beberem bebidas não alcoólicas. Porque alguém deve dar o exemplo. :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 04, 2020, 21:11:51, 21:11
Responder #26

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim 0,5g/l está correcto, mas...

E o "mas" tem que ver com os largos milhares de condutores para quem é proibido conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,2 g/l.

Ou seja...para novos condutores durante os 3 primeiros anos de validade da carta de condução;
Condutores de veículos de socorro;
De serviço urgente;
De transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos; De táxi;
De pesados de passageiros, de mercadorias, ou de transporte de mercadorias perigosas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 05, 2020, 15:15:14, 15:15
Responder #27

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
O consumo de bebidas alcoólicas afecta o discernimento e a velocidade de reação. E não é a partir de 0,5, é a partir de 0. A lei considera o limite mínimo de 0,5 para sancionar.
Um desafio para clubes de motas é nos encontros beberem bebidas não alcoólicas. Porque alguém deve dar o exemplo. :)

Concordo a 100%, sem a minima duvida. Os exemplos devem vir de cima.

Agora... vivo perto de uma infraestrutura desportiva, onde há jogos de futebol semanalmente. Estas instalações, além dos necessários equipamentos desportivos, têm tambem restaurante/bar. E é comum ver os pais dos meninos que jogam á bola apanharem carraspanas das grandes, tendo que os levar depois para casa. Ora, isto é grave, qual o exemplo que passam?
Mais grave que isto, os "piores" são os agentes das autoridades ( não todos, não vamos generalizar, atenção ). Com o sentido de impunidade que têm, sabendo que nenhum colega os vai chatear, bebem á vontade.
E já vi os "mesmos" exemplos em bares de motoclubes, encontros e concentrações.

O abuso do alcool é mau. Quando implica pegar num veiculo de seguida, não deveria ser aceitavel ou desculpavel, seja por um policia, um ministro um padeiro.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 05, 2020, 16:53:08, 16:53
Responder #28

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Já agora que falas de autoridades lembras-me uma anedota antiga de um indivíduo foi mandado parar, fez o teste do balão e acusou 1,5.
O homem estava mesmo bêbado mas tanto insistiu que não podia ser que o GNR pediu ao colega que fizesse o teste para que o homem ficar sossegado.
O colega fez o teste e o GNR depois de confirmar virou-se para o condutor e disse-lhe que se podia ir embora que o balão estava mesmo avariado  :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"