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Aquisição de eléctrica... ou não!?

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MoxFulder:
Olá pessoal!

Há 2 anos pensei adquirir uma Super Soco TC, mas depressa cheguei à conclusão que não iria satisfazer as minhas necessidades.
Rapidamente ponderei a TC Max, mas depois de muito reflectir, achei que era precoce porque a marca ainda não tinha assim muito nome no mercado e os modelos ainda estavam em circulação há pouco tempo para se poder ter uma opinião mais fundamentada e, bem, porque é uma marca... chinesa... não que as marcas chinesas não façam coisas boas, que fazem, mas para este price target, já desconfio mais.
Cheguei a contactar alguns concessionários e obtive valores, mas como o concessionário mais próximo de mim está a 80km, fiquei com receio de que, se precisasse de alguma coisa da parte deles, não tivesse bateria para lá chegar... quanto mais não seja, terei sempre de lá ir para a revisão dos 1000 e 3000km. Isso preocupa-me porque não tenho forma de transportar a mota sem ter de pagar, o que representará custos acrescidos.

Tendo em conta que os consumos anunciados nunca correspondem ao real (com a bike elétrica acontece a mesma coisa), estimo que para fazer uma viagem daqui até ao concessionário, não vou conseguir fazê-la com uma única carga (a não ser que vá a pastelar a 50 ou a 60 à hora  :toma:).
A quem tem experiência com eléctricas, nunca aconteceu terem de parar para carregar?
É que lembrei-me do seguinte: se for pela AE podemos sempre parar numa estação de serviço, ir beber um café e ligar à tomada um bocado (tipo portátil)... ou há algum impedimento nisto? (Além do facto de ser um pouco estranho lol)

Será que é fiável?
Será que não vou ter problemas com a segurança?
Uma falha eléctrica em andamento pode dar asneira da grossa...
Não começarão os parafusos e toda a parte metálica da mota a enferrujar (como se vê tanta queixa por aí)?
Será mais seguro optar por uma a combustão de marca reputada?
Depois de ver o tópico do companheiro @Sergioandrules uma pessoa até fica com os cabelos em pé  :???:

Neste momento está uma campanha em vigor que retira 1000€ à mota e por isso estou muito tentado... mais (ou menos lol) o valor do apoio do fundo ambiental... esteticamente acho-a muito bonita e consigo sentar-me nela chegando com os 2 pés ao chão (requisito essencial para mim, já que vendi a XMAX exactamente por esse razão - era demasiado alta para mim e apanhei alguns sustos à conta disso).

A minha intenção é utilizar para o commute diário (7km casa-trabalho) e pouco mais.
SEMPRE com bom tempo - não tenho qualquer necessidade de andar à chuva e mesmo em termos de segurança não facilito.

Outro "problema" que terei caso a compre, tem a ver com o carregamento.
É que na garagem do prédio não tenho onde a carregar... nem no trabalho.
Ou seja, teria de tirar a bateria para a trazer para casa... e 20Kg ainda pesam... penso que será algo ultrapassável, apesar de pouco prático.

Bom, penso que chega de dúvidas (para já!  :stuck_out_tongue_winking_eye:).
Sintam-se à vontade para opinar!
Obrigado!

marcopns:

--- Citação de: MoxFulder em Fevereiro 05, 2024, 12:28:26, 12:28 ---Olá pessoal!

Há 2 anos pensei adquirir uma Super Soco TC, mas depressa cheguei à conclusão que não iria satisfazer as minhas necessidades.
Rapidamente ponderei a TC Max, mas depois de muito reflectir, achei que era precoce porque a marca ainda não tinha assim muito nome no mercado e os modelos ainda estavam em circulação há pouco tempo para se poder ter uma opinião mais fundamentada e, bem, porque é uma marca... chinesa... não que as marcas chinesas não façam coisas boas, que fazem, mas para este price target, já desconfio mais.
Cheguei a contactar alguns concessionários e obtive valores, mas como o concessionário mais próximo de mim está a 80km, fiquei com receio de que, se precisasse de alguma coisa da parte deles, não tivesse bateria para lá chegar... quanto mais não seja, terei sempre de lá ir para a revisão dos 1000 e 3000km. Isso preocupa-me porque não tenho forma de transportar a mota sem ter de pagar, o que representará custos acrescidos.

Tendo em conta que os consumos anunciados nunca correspondem ao real (com a bike elétrica acontece a mesma coisa), estimo que para fazer uma viagem daqui até ao concessionário, não vou conseguir fazê-la com uma única carga (a não ser que vá a pastelar a 50 ou a 60 à hora  :toma:).
A quem tem experiência com eléctricas, nunca aconteceu terem de parar para carregar?
É que lembrei-me do seguinte: se for pela AE podemos sempre parar numa estação de serviço, ir beber um café e ligar à tomada um bocado (tipo portátil)... ou há algum impedimento nisto? (Além do facto de ser um pouco estranho lol)

Será que é fiável?
Será que não vou ter problemas com a segurança?
Uma falha eléctrica em andamento pode dar asneira da grossa...
Não começarão os parafusos e toda a parte metálica da mota a enferrujar (como se vê tanta queixa por aí)?
Será mais seguro optar por uma a combustão de marca reputada?
Depois de ver o tópico do companheiro @Sergioandrules uma pessoa até fica com os cabelos em pé  :???:

Neste momento está uma campanha em vigor que retira 1000€ à mota e por isso estou muito tentado... mais (ou menos lol) o valor do apoio do fundo ambiental... esteticamente acho-a muito bonita e consigo sentar-me nela chegando com os 2 pés ao chão (requisito essencial para mim, já que vendi a XMAX exactamente por esse razão - era demasiado alta para mim e apanhei alguns sustos à conta disso).

A minha intenção é utilizar para o commute diário (7km casa-trabalho) e pouco mais.
SEMPRE com bom tempo - não tenho qualquer necessidade de andar à chuva e mesmo em termos de segurança não facilito.

Outro "problema" que terei caso a compre, tem a ver com o carregamento.
É que na garagem do prédio não tenho onde a carregar... nem no trabalho.
Ou seja, teria de tirar a bateria para a trazer para casa... e 20Kg ainda pesam... penso que será algo ultrapassável, apesar de pouco prático.

Bom, penso que chega de dúvidas (para já!  :stuck_out_tongue_winking_eye:).
Sintam-se à vontade para opinar!
Obrigado!

--- Fim de Citação ---
Olá
Eu fui utilizador de uma maxi scooter elétrica entre 2010 e 2016. Percorri mais de 60 000km sem grandes problemas. Era de fabrico chinês, não tinha grande qualidade de construção, mas no mais importante, motor e baterias, era uma máquina de papar kms. Um amigo chegou aos 150 000km com uma idêntica

Viste as Silence? A bateria de 5,4kwh é removível tipo trolley, faz 100km por carga e tem uma rede de assistência aceitável. Consumos de 5kwh/100km (0,50€), vel max 100kmh equivale a 125cc.
A marca produz também as Seat MO. Qualidade acho mediana, mas tendo em conta o que existe em 2 rodas elétricos, é uma boa opção.

Carregar nas Áreas de serviço numa tomada normal, creio que não autorizam porque para essa função têm os carregadores rápidos. É possível usar um destes carregadores usando um adaptador para Type2 mas o preço por kWh é absurdo.

Gosto muito da BMW C-evo, infelizmente foi descontinuada.

MoxFulder:
Obrigado pela partilha @marcopns.
Sim, já conheço as Silence.
Tem duas coisas que me afastam dela:
- não queria ter novamente uma scooter;
- o preço  :D

Falei há pouco com um concessionário de Lisboa e disseram-me que existe um adaptador que permite carregar a bateria nos postos de carregamento.
Custa 160€, mas sempre permite eliminar o problema que referi.
Tenho é de me assegurar que funciona bem e não frita a bateria!  :pensador:

marcopns:

--- Citação de: MoxFulder em Fevereiro 05, 2024, 15:49:16, 15:49 ---Obrigado pela partilha @marcopns.
Sim, já conheço as Silence.
Tem duas coisas que me afastam dela:
- não queria ter novamente uma scooter;
- o preço  :D

Falei há pouco com um concessionário de Lisboa e disseram-me que existe um adaptador que permite carregar a bateria nos postos de carregamento.
Custa 160€, mas sempre permite eliminar o problema que referi.
Tenho é de me assegurar que funciona bem e não frita a bateria!  :pensador:

--- Fim de Citação ---
Em 2012 já fazíamos esses adaptadores em casa
No AliExpress procura por “Type 2 to Schuko” consegues por pouco mais de 20€.

Realmente a SuperSoco é mais bonita. O preço com a promoção é mais baixo que a Silence mas tem em conta que a bateria é muito mais pequena, 3,2kwh vs 5,4kwh. Com 3,2kwh fazes uns 60km com uma carga em cidade. A Silence faz mais de 100km em condições idênticas.


Algo que deves ter em conta. A SuperSoco tem tração por correia, o que obriga a maior manutenção. Nem sempre as motas com este sistema de tração tem regeneração, confirma se a SuperSoco tem.

Na Silence e em scooters idênticas o motor é incluído na roda, que pode durar uma vida. Tem desvantagens, por exemplo tem mais dificuldade em dissipar calor, pode aquecer e limitar desempenho em dias de muito calor, ou após algumas dezenas de kms na velocidade máxima. Mas no uso em cidade é o ideal. Geralmente são mais eficientes.

MoxFulder:
Sim, eu sei que esses adaptadores existem ;) mas quero ter a garantia do vendedor que não dão cabo da bateria em três tempos. E vou também contactar a marca para saber se há algum que recomendem (se é que recomendam!), para ficar com tudo certinho, direitinho e evitar potenciais problemas.
À partida iria ser usado apenas naquelas situações que referi (é sempre bom ter um plano B).

Quanto à regeneração - a Super Soco não tem. Tenho lido muito e há muitas pessoas que acabam por ativar essa função mas "por fora". Honestamente, acho que iria ganhar pouco com isso e nunca o faria dentro do período da garantia. Era um bónus porreiro? Sim, claro que sim! Mas é o que é.

Em relação a valores... bem... a S01 LE3 custa quase 7200€ + documentação.
A TC Max fica a 4860€ já com documentação.
A diferença ainda é bastante grande.

EDIT: A S02 é mais económica... fica perto 6000€ já com documentação.

Mas para estes valores provavelmente já pensaria duas vezes em ir para motores a combustão e cilindrada acima... mas lá está, teria de ir tirar a carta...
A promo da TC Max acaba por conseguir aqui um equilíbrio porreiro... tenho de a ir experimentar!

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