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10 motos BMW que fizeram história

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Morgas:



Fundada em 1916, a BMW (ou Bayerische Motoren Werke) primeiro se consolidou como fabricante de motores para aviões, e depois expandiu sua atuação para barcos e caminhões. Embora seus automóveis de luxo sejam mais famosos, o primeiro carro BMW só foi fabricado em 1928. Mas cinco anos antes, nascia a primeira moto com o emblema azul e branco.




Em 1923, a R 32 nasceu já com o conjunto motriz que se tornou a marca registrada da BMW Motorrad – o motor boxer de cilindros opostos e a transmissão final por eixo cardã. A R 23 iniciou uma história de sucesso da divisão de motos da fábrica alemã. Foram inúmeros modelos inovadores ao longo desses anos. Selecionamos dez deles que ajudaram a BMW a se tornar o sonho de muitos motociclistas e angariar uma legião de fãs em todo o mundo.



R 32 – A primeira
Em 28 de setembro de 1923, a R 32 foi apresentada ao mundo durante o Salão de Berlim. Todas as características de uma moto BMW já estavam nesse primeiro modelo, a começar pelo tradicional conjunto motriz. O motor boxer com dois cilindros opostos desenvolvido pelo engenheiro Max Friz tinha 494 cm³ de capacidade e era capaz de gerar até 8,5 cv. Um dos diferenciais da R 32 em relação a outras motocicletas da época é que ela foi concebida para ser uma moto desde o início – outros modelos baseavam-se na ciclística das bicicletas.


R 11 – Para aguentar o sidecar
Muito populares no início do século passado para levar um passageiro, os sidecars exigiam uma moto robusta. Para isso a BMW apresentou sua primeira moto touring, a R11, em 1929. O modelo trazia quadro em aço estampado e reforçado para suportar o peso extra do sidecar. A R 11 tinha um motor boxer de 745 cm³, que já oferecia 18 cv de potência máxima. A estabilidade do modelo chamou a atenção em todo o mundo e as motos BMW começavam a trilhar sua fama de robustas e estáveis.


R 17 – Desportiva e conforto em duas rodas
Lançada em 1935, juntamente com a R 12, a BMW R 17 ficou conhecida como uma das motos alemãs mais rápidas antes da Segunda Guerra Mundial. O boxer de 736 cm³ produzia 33 cv de potência máxima. Mas a grande inovação do modelo era mesmo o uso do primeiro garfo telescópico hidráulico na suspensão dianteira. Uma inovação que permitia maior controle e conforto para o piloto. A suspensão traseira só apareceria na R 51, lançada em 1938. No final daquela década de 1930, a fábrica já havia alcançado a marca de 100 mil motocicletas produzidas.


R 24 – Renascimento em um cilindro
Tudo ia bem para a marca alemã até eclodir a Segunda Grande Guerra. No final do conflito, com a derrota da Alemanha, as fábricas da marca bávara foram ocupadas por tropas aliadas e a planta de Munique foi desmantelada. O sonho de voltar a produzir motos apenas se realizou em 1948 com a R 24, uma monocilíndrica de 250cc com 12 cv de potência máxima. A moto começou a ser produzida em dezembro daquele ano e, em 1949, foram vendidas 9.144 unidades – daí porque a nova G 310R não é a primeira moto pequena da BMW.


R 100 RS – A primeira carenagem integral
Três anos depois de lançar a bela e desportiva R 90/S, a BMW inovava e mostrava a R 100 RS em 1976, nada menos do que a primeira moto do mundo a contar com carenagem integral desenvolvida em túneis de vento – e a primeira sport-touring de que se tem notícia. O motor era boxer como na R 90, porém com capacidade cúbica aumentada para 980 cm³ com a potência máxima de 67 cv (a 6.600 rpm) e atingia os 200 km/h.


R 80 G/S – Aventureira nata
Em 1979, a BMW Motorrad estreou no Rally Paris-Dakar e iniciou sua trajetória no off-road. No ano seguinte, chegava ao mercado a big-trail R 80 G/S. O modelo, equipado com motor boxer de 797 cm³ capaz de gerar 50 cv e pesando 183 kg, foi o primeiro com o sobrenome “Gelände/Straße” (off-road/on-road). A R 80/GS foi precursora do segmento aventureiro e deu origem a uma das big-trails mais desejadas da atualidade, a R 1200 GS, que ganhou uma importante atualização em 2013 com o sistema de arrefecimento líquido – pela primeira vez na história da fábrica alemã.


K 100 RS – O tijolo voador
Ao completar 60 anos favricando motos, em 1983, a fábrica alemã resolveu apostar em uma nova arquitetura de motor: os quatro cilindros, porém posicionados de forma longitudinal. Com 987 cm³ oferecia 90 cv de potência máxima. Nessa primeira família da série “K” (letra que design os motores em linha da BMW), destaque para a K 100 RS, uma sport-touring que chegou com um desenho inovador e menos peso para brigar com as japonesas que faziam sucesso na época. Em função de seu bom desempenho e também de sua linha, a K 100 RS ganhou o apelido de “The Flying Brick”, o tijolo voador.


K1 – Vitrine tecnológica
A K1 mostrada em 1988 foi desenhada principalmente para mostrar do que a BMW era capaz e exibir novas tecnologias. O modelo foi o primeiro a sair de fábrica com freios ABS e seu motor com 1.171 cm³ de capacidade oferecia 100 cv de potência máxima e tinha quatro válvulas por cilindro. Seu design inusitado e o desempenho surpreendente fizeram a fama da K1 no final dos anos 1980. O modelo ainda contava com pinça de freio de quatro pistões e conversor catalítico de três vias.


S 1000RR – Uma BMW sem concessões
Com reputação em construir motos seguras, confortáveis e funcionais, a BMW deixou essas concessões de lado para construir a radical superdesportiva S 1000RR, lançada em 2009, e focada exclusivamente em alto desempenho. A S 1000RR trouxe um motor que seguia a receita japonesa de quatro cilindros transversais e inclinados à frente para produzir 193 cv de potência máxima. Além disso, a superdesportiva alemã inovava em sua avançada tecnologia embarcada, que tinha controle de tração, controle de empinadas e modos de pilotagem permitindo que pilotos comuns fossem capazes de andar rápido e com segurança em uma pista de corrida.


K 1600 GT – Uma luxuosa grande turismo
Lançada em 2011, a K 1600 GT apostava em um enorme motor de seis cilindros em linha e 1.649 cm³ (169 cv de potencia) para mudar os parâmetros do segmento grande turismo. Apesar de seus 319 kg (em ordem de marcha), a K 1600 GT apresentava um excelente comportamento dinâmico trazendo emoção para as longas viagens. Com um enorme banco e muito conforto, o modelo também trazia sistema de navegação embutido, controle de tração e travões ABS e o ineditismo de ser a primeira moto equipada com faróis direcionais.




















Fonte: Infomoto

Luis Salgueiro:

--- Citação de: Morgas em Dezembro 22, 2016, 18:34:35, 18:34 ---



K 100 RS – O tijolo voador
Ao completar 60 anos favricando motos, em 1983, a fábrica alemã resolveu apostar em uma nova arquitetura de motor: os quatro cilindros, porém posicionados de forma longitudinal. Com 987 cm³ oferecia 90 cv de potência máxima. Nessa primeira família da série “K” (letra que design os motores em linha da BMW), destaque para a K 100 RS, uma sport-touring que chegou com um desenho inovador e menos peso para brigar com as japonesas que faziam sucesso na época. Em função de seu bom desempenho e também de sua linha, a K 100 RS ganhou o apelido de “The Flying Brick”, o tijolo voador.






Fonte: Infomoto

--- Fim de Citação ---

Ontem pelo facebook recebi a notícia que um amigo meu ( de Arruda dos Vinhos)   comprou um 'tijolo voador' matriculado em 1984. A mota está em bom estado mas com algumas mazelas (pintura riscada , pontos de ferrugem, ...) e ele entregou-a a um sujeito da sua confiança para proceder ao restauro .
Aqui fica a foto que ele ontem colocou da máquina :

João_Santos:
Recordo com muita alegria o dia que fiz um teste a uma K1200 que veio para a GNR. Subir os antigos Cabos DÁvila de punho enrolado que sensação. 

Tive mais tarde oportunidade de comprar uma em Leilão, mas estavam com muitos, mas mesmo muitos klms.

João  :scooter: :scooter:

Clemente Vicente:
Boas,

lembro-me na época o grande salto que a BMW deu com a K100 ,ao sair dos motores genuinos com as cabeças saídas para fora para um motor compacto .

A K100 era a minha moto que eu adorava, á época já andava farto de ver as cabeças para fora, era a única marca que tinha assim as cabeças, já a Motoguzzi tb as tinha mas mais pequenas e viradas para cima.

A HISTÓRIA DE UM IMPÉRIO ( Francisco Batista Russo & Irmão, Sarl )

Deixo aqui uma imagem da empresa responsável ( BATISTA RUSSO ) pela vinda da BMW para Portugal, não foi só a BMW como tb o senhor Francisco Batista Russo trouxe a TOYOTA  para Portugal,  mais tarde para ficar com a BMW teve que abdicar da TOYOTA e ofereceu a representação ao senhor Salvador Caetano amigos á época .




 :bandeiraportugal:

dfelix:
É curioso a R90S não estar na lista...



Foi a resposta da BMW ao mundo numa numa época em que os japoneses dominavam por completo a industria.
Foi o primeiro boxer de grande cilindrada, com performance bastante competitiva.
E sobretudo... foi a primeira desportiva da marca. A primeira de uma linha bastante carismática que terminou com a HP2 Sport....

Aliás, não é à toa que a nineT seja "ninety"... e resulte duma concept bike desenhada pelo Roland Sands tendo como base e inspirada a verdadeira...



 :)

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