Autor Tópico: Saber os limites da aderência...  (Lida 2470 vezes)

Janeiro 10, 2017, 00:22:33, 00:22
Lida 2470 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Saber os limites da aderência...


Tal como vocês, eu adoro ver vídeos de motos... Mas existem uns que me prendem um pouco mais que outros. :)

Estando entre os meus favoritos os relativos à demonstração de verdadeiras skills em 2 rodas, vejam este Japonês a mostrar como se faz...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 10, 2017, 08:04:16, 08:04
Responder #1

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Foi algo que sempre me foi ensinado desde pequeno, devemos sempre saber o que podemos ou não fazer com a máquina que temos na mao e neste caso em termos de aderência é  sempre bom saber até onde vai...
Nos carros faço sempre o teste , em estrada sem movimento, sozinho  e assim sei o que tenho já na scooter , já foi tempo....
membro numero 16

Janeiro 11, 2017, 09:58:46, 09:58
Responder #2

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Quando a Policia vender em leilão estas VFR, vou comprar pois elas estão bem treinadas e estou mais seguro. :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:

João  :scooter: :scooter:

Janeiro 11, 2017, 20:20:02, 20:20
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Falta o aviso da praxe:
Isto são profissionais, não tente repetir a façanha sob risco de severos danos :)  :toma:

Nunca irei conduzir assim em piso molhado porque tenho muito amor ao meu cabedal e não quero estragar dinheiro em reparações  :zangadoregras:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 11, 2017, 22:21:19, 22:21
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E creio que além desse facto (serem verdadeiros pros a fazerem isto), as unidades acabam por estar equipadas com algum tipo de pneus específicos, além de que o piso deve ter uma alta concentração de borracha.

Em condições normais, numa moto stock e com o piso que temos por cá, o espectáculo poderia ficar-se pelo primeiro ou segundo cone... :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 11, 2017, 22:38:14, 22:38
Responder #5

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
E creio que além desse facto (serem verdadeiros pros a fazerem isto), as unidades acabam por estar equipadas com algum tipo de pneus específicos, além de que o piso deve ter uma alta concentração de borracha.

Em condições normais, numa moto stock e com o piso que temos por cá, o espectáculo poderia ficar-se pelo primeiro ou segundo cone... :D

Neste vídeo também da polícia japonesa com motas VFR , eles 'vão ao tapete' ..e de que maneira ! parecem tordos !  :D
« Última modificação: Janeiro 11, 2017, 22:42:39, 22:42 por Luis Salgueiro »

Janeiro 11, 2017, 22:47:14, 22:47
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ultrapassaram os limites....não há milagres.  :)

Nem todos sabem ir ao mesmo (limite) e não cair.  :)
Mas reforço que o piso tem algo e que presumo ser uma maior concentração de borracha.
Existem manobras que em condições normais era tapete certo...

Mas lá está, é preciso saber fazer e dar o ângulo de roda e acelerador certo, no momento exacto.
« Última modificação: Janeiro 11, 2017, 22:54:52, 22:54 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 22, 2017, 21:41:38, 21:41
Responder #7

catb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Scooter  Beverly com ABS e controlo de tração não é uma mais valia ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Janeiro 23, 2017, 00:10:18, 00:10
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Scooter  Beverly com ABS e controlo de tração não é uma mais valia ?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O que a Piaggio tem a ver com isto?
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 24, 2017, 22:38:51, 22:38
Responder #9

catb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Tem a ver porque é das mais seguras scooter do mercado ,experimentar para crer .


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Janeiro 25, 2017, 18:26:48, 18:26
Responder #10

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Ó catb, não leves a mal, mas és comercial da Piaggio?  A promoção dessa marca é tão evidente e em alguns sítios, como este, tão despropositada.
Tenho todo o respeito pela Piaggio, embora não tenha modelos que me agradem, mas meter aqui uma referência a essa marca quando se fala em limites de aderência que não parecem ter nada a ver com um caso particular. Falamos de perícia dos condutores. Não me lembro de ter visto a brigada de trânsito como a do vídeo a perseguir uma "bomba" usando Piaggio Beverly.
Assumo o off topic e compreendo a decisão da moderação de apagar está post. Peço desculpa desde já.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 25, 2017, 20:38:18, 20:38
Responder #11

catb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Não sou comercial e o amigo não compreende que uma mota que tenha controle de tração e ABS é melhor do que não ter .
Aliás qualidade e beleza não se discutem .
Quando se faz menção aos concorrentes da Piaggio ninguém apaga ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Setembro 20, 2018, 01:06:07, 01:06
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por vezes o problema é confiar-se excessivamente nessa aderência, já que as consequências de uma queda num "ambiente controlado", são bem diferentes de uma queda na estrada e com imensos perigos que potenciam o resultado...

Foi o que descobriu este tipo ao pisar a linha contínua junto ao limite da faixa de rodagem.

Piso molhado e linhas pintadas....mau resultado.  :nempenses: :zangadoregras:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama