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Boxer Cup 2017

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dfelix:
Já teve os seus bons momentos.
Actualmente é sobretudo um troféu de entusiastas duma família de modelos que a marca desistiu de manter.  :)

6 rondas com duas mangas cada.
Uma espécie de mundial de superbikes para amadores reformados que gostam de ver pataniscas a soltar das cabeças nas curvas mais exigentes.

Basta ver o campeão de 2016:




Um avôzinho com ar simpático!

A iniciar dentro de 12 semanas na Hungria e passará também pela República Chega, Áustria, Croácia e Eslovénia.
Sem qualquer transmissão televisiva. Vale-nos o site oficial em alemão. E com uma estética que remonta o tempo em que a maioria destes modelos ainda estava no mercado! :)

Fica aqui uma promo com... 14 anos.



Altura em que a BMW achava que um troféu monomarca podia ser tão bom ou melhor que criar uma superdesportiva capaz de ser homologada em WSBK.
(6 anos depois tentou e não conseguiu! Mas isso não interessa!)


Uma coisa é certa...
Os anos passam e qualquer uma das várias gerações de RxxxxS continua com bom aspecto!








 :nice:

Cross:
Boa partilha. Não conhecia esta prova.
Certamente terá adeptos para ir continuando. O interessante da mono marca é o de a perícia dos pilotos tem mais vantagens em relação ao conjunto piloto máquina, que é o que se espera da competição entre marcas e o direito que daí vem.

Não tenho seguido normalmente provas sport como antes seguia pelo tempo que nao tenho, mas gostava de ver talvez algo de diferente porque parece ser sempre os mesmos...

No que diz respeito à BMW e ao boxer e transmissão por eixo acho que apesar de a tecnologia ter avançado todavia não chega para uma mota sport para a potência e os ângulos de inclinação que a concorrência pode fazer é ser competitivas.

Alias o boxer para Turing e algum sort/Turing limitado chega ( para muito o ideal) mas mais que isso chegou ao limite no âmbito comercial.

Nada é impossível... basta ter tempo e dinheiro mas na conjuntura actual depois do arrefecimento líquido recente a Barreira dos 130cv só se poderá passar com muito investimento... ou então só andará a direito porque deitar nas curvas será tarefa difícil evitar que os cilindros não sejam avisadores de inclinação... :)

Boas curvas

Sapiens21:
Corrida interessante esta Boxer Cup.  :nice:

O mono marca ganha um interesse especial porque estando todos praticamente em pé de igualdade (se é que não o estão mesmo a todos os níveis: mecânico e soluções), passa a ser a capacidade de cada piloto em pista a mostrar ser essa a maior relevância para o resultado.

Por acaso não terás/tiveste uma R1200S, Dfelix??  :tornarseanjinho:

I believe that i'm right...

dfelix:

--- Citação de: Cross em Janeiro 28, 2017, 19:56:09, 19:56 ---Boa partilha. Não conhecia esta prova.

--- Fim de Citação ---

Durante algum tempo foram as únicas provas de velocidade do programa desportivo da marca...
Quer dizer... o programa era mais comercial e de marketing do que desportivo.

Curiosamente, aparte do circuito internacional chegou a haver troféus nacionais.
Penso que em 2002 e 2003. E até teve alguma adesão porque a marca oferecia condições especiais para quem as adquirisse para competir.
Alguns dos exemplares que ocasionalmente surgem no mercado já passaram por lá.
(desconfiar das que não trazem o descanso central)


--- Citação de: Cross em Janeiro 28, 2017, 19:56:09, 19:56 ---No que diz respeito à BMW e ao boxer e transmissão por eixo acho que apesar de a tecnologia ter avançado todavia não chega para uma mota sport para a potência e os ângulos de inclinação que a concorrência pode fazer é ser competitivas.

--- Fim de Citação ---

O veio de transmissão é um enorme handicap.
É um sistema demasiado directo, que complica demasiado nas reduções mais exigentes.
Muito facilmente a roda bloqueia. E mesmo a mais avançada HP2 não tinha de origem uma embraiagem deslizante como as actuais em banho de oleo que equipam a mais recente geração de boxer.

Outro grande problema que pouca gente se lembra é o facto de ser um motor longitudinal.
O movimento do motor gera uma enorme inécia forçando-as tombar para a direita o que implica habituação.

Quanto ao angulo de inclinação...é mito.
Tocar com as cabeças duma R****S no asfalto em curva significa que se está a curvar para lá do que o perfil dum pneu convencional permite.
Mesmo considerando um binómio de 75/55 de perfil de pneus, que continua a ser o "standard".


--- Citação de: Cross em Janeiro 28, 2017, 19:56:09, 19:56 ---Nada é impossível... basta ter tempo e dinheiro mas na conjuntura actual depois do arrefecimento líquido recente a Barreira dos 130cv só se poderá passar com muito investimento... ou então só andará a direito porque deitar nas curvas será tarefa difícil evitar que os cilindros não sejam avisadores de inclinação... :)

--- Fim de Citação ---

Acho que muito facilmente a BMW poderia produzir uma nova R1200S com o actual boxer a debitar ~150cv.
Muito tem se especulado sobre isso. No entanto, por alguma razão a BMW ainda não lançou uma nova S a boxer.

Para já..só desenhos duma potencial sucessora.



Será moto para para as WSBK?
Obviamente que não. O actual 1000cc mexido não é suficiente para competir ao mais alto nivel. E os regulamentos não permitiriam o veio de transmissão que acabaria por ser também ele um problema.
Depois, todo um leque de opções que tornariam uma moto mais dificil e menos competitiva.

Mas para estrada seria uma moto interessante.
Sobretudo se adoptassem o ultrapassado conceito de "desportiva à la bmw", que infelizmente parece ter se perdido no tempo com a R1200S.
Por outras palavras, umas sport touring mais sport do que as sport touring que se tornaram ao longos tempos cada vez mais touring.
 :(



--- Citação de: Sapiens21 em Janeiro 29, 2017, 10:35:07, 10:35 ---Por acaso não terás/tiveste uma R1200S, Dfelix??  :tornarseanjinho:

--- Fim de Citação ---

Sim. Tenho uma R1200S.  :nice:
Uma das 20 unidades que foram matriculadas em PT.

TMXR:
Parece-me ser uma competição interessante, sob uma perspectiva "clubman" ou para os chamados "gentleman racers"  :nice:




Nem todos estao interessados em conduzir o ultimo missil ou tem orcamentos milionarios para os correr e manter  :nice: parece que esta classica vai mantendo a sua clientela e competição deve ser equilibrada, divertida e económica ou o troféu já teria morrido por desinteresse dos seus participantes

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