Básicamente é um bom exemplo do que pode correr mal quando se está 'á vontadinha' , com 'excesso de confiança' numa manobra que requer algum cuidado na forma como entramos com o pneu da frente , depois o peso da mota em desequilíbrio 'faz o resto' ! Acredito que se no vídeo isto tivesse acontecido com o tipo da 500 X talvez não desse queda da mota e ele a tivesse conseguido segurar. Existe uma diferença de peso significativa para o modelo em questão.
Erza, o procedimento que descreves no final da tua mensagem está correcto.Basicamente, ao igualares as rotações do motor com as da caixa de velocidades, poupas na embraiagem e suavizas a redução.Isto já existe automaticamente em algumas motos de mais alta cilindrada.
Muito obrigada pjmartinho, MotardFeio e ThatsMe pelas dicas e respostas!Acho que já entendi melhor a coisa Agora é questão de ir praticando e naturalizando a coisa, que ainda sou muito novata e ainda a ganhar confiança e naturalizar a condução da mota Já agora, outra pergunta, é indesejável (em termos de manutenção das boas condições do motor, mota, etc) manter a embraiagem muito tempo pressionada?Como rookie que sou, muitas vezes nos sinais vermelhos deixo a embraiagem carregada (especialmente em Lisboa com algum transito) porque por vezes ainda me é difícil meter o neutro rapidamente, nem sempre entra bem!
Nas transmissões por cardan, as reduções são mais sensíveis. Em transmissões por corrente, a corrente tem tendência a absorver parte da energia.Uma vez na Virago (transmissão por cardan) ao fazer uma redução para 2ª, aconteceu-me isso que descreves @TMXR, a roda traseira derrapou... (maçarico )
Citação de: Canonista em Junho 24, 2022, 09:38:06, 09:38Nas transmissões por cardan, as reduções são mais sensíveis. Em transmissões por corrente, a corrente tem tendência a absorver parte da energia.Uma vez na Virago (transmissão por cardan) ao fazer uma redução para 2ª, aconteceu-me isso que descreves @TMXR, a roda traseira derrapou... (maçarico )Bendita embraiagem deslizante. Quantas vezes bloqueava a roda traseira nas reduções mais agressivas. Tive sempre muita sorte.
.......... como vai aprender a fazer uma travagem de emergência, ou controlar o acelerador numa perda de tracção?
A malta não nasceu ensinada e infelizmente a instrução apena serve o propósito de no dia do exame se seja aprovado.Quem não ande muito depressa não tem de ter o cuidado do rev matching, até porque hoje em dia todas as motos são muito boas e a tecnologia dos pneus tudo perdoa.
Porém, não acho que as travagens extremas sejam o melhor exemplo para divagar sobre "rev-matching".Estamos a falar de situações pouco recorrentes. Onde se age instintivamente.Quem o faz é pela memória muscular e não por ter parado para pensar no assunto!
E isto são situações que fazem parte da condução do quotidiano.Sem andar muito depressa.
(...)- Largar o acelerador;- Carregar na embraiagem com a mão esquerda (quase simultâneo);- Descer a mudança com pé esquerdo;- Começar a largar a embraiagem e ao mesmo tempo dar começar a dar o cheirinho no acelerador?(...)
E se for aconselhado fazê-lo, é suposto ser feito da seguinte maneira?- Largar o acelerador;- Carregar na embraiagem com a mão esquerda (quase simultâneo);- Descer a mudança com pé esquerdo;- Começar a largar a embraiagem e ao mesmo tempo dar começar a dar o cheirinho no acelerador?Ou devo ter atenção a alguma outra coisa?Obrigada!
No trânsito do dia-a-dia já me ocorreram duas ou três situações em que tive que travar bruscamente, no entanto tenho noção que não escolhi a melhor opção. Ou seja, ao travar bruscamente nem me lembrei de usar o travão de motor... valeu-me o ABS e tentar manter-me em equilíbrio na mota para não cair.Acho que depende muito das circunstâncias em que a "situação" ocorre e da experiência do condutor e para os menos experientes, como eu, penso que devem ser seguidos alguns itens "básicos" e que todos nós sabemos:1º Conhecer a mota que temos na mão bem como os nossos limites;2º Adequar a nossa condução às condições da via e do trânsito;3º Usar equipamento para que no caso de queda possamos minimizar os danos no nosso corpo.
Citação de: Erza em Junho 22, 2022, 19:44:52, 19:44(...)- Largar o acelerador;- Carregar na embraiagem com a mão esquerda (quase simultâneo);- Descer a mudança com pé esquerdo;- Começar a largar a embraiagem e ao mesmo tempo dar começar a dar o cheirinho no acelerador?(...)Basicamente continua a ser isto, mas depois a malta começa a complicar e divagar, e já falam em Track-Days e travagens para não ser atropelado por um comboio...Falta ali o pequeno toque de acelerador para igualar "melhor" a rotação, mas para quem como parece ser o caso, está a iniciar, não interessa muito tanbto detalhe técnico, mas isso sou eu.Interessa é participar e ajudar!
Sobre as travagens de emergência ter duas coisas em consideração numa moto com uma geometria de moto de estrada (não vou entrar em detalhes para ficar perceptível).Vamos apenas dizer que estão excluídas motos custom e trail. mas todo o tipo de desportivas, nakeds e motos de turismo.1. Só se usa o travão da frente. O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez2. Numa travagem de emergência em piso seco o travão motor não serve de nadaEm piso seco numa travagem de emergência a roda de trás está no ar (ou muito perto) pelo que não podemos contar com ela (seja a travar seja a reduzir mudanças). Alguém que diz que numa travagem de emergência usou o travão motor então não usou toda a capacidade do travão da frente.Em piso molhado as coisas mudam e o ABS vai entrar muito mais cedo e não deixar que se chegue ao ponto de a roda de trás sair do chão. Ainda assim, para 99,9% dos motociclistas será sempre mais seguro usar apenas o travão da frente mesmo numa travagem de emergência em molhado.Então e as motos trail e custom?Se andas na estrada com uma moto trail ou custom estás errada(o)! Vai lá comprar uma moto decente Disclaimer: Eu coloco a BMW GS boxer na categoria moto de estrada
Sobre as travagens de emergência ter duas coisas em consideração numa moto com uma geometria de moto de estrada (não vou entrar em detalhes para ficar perceptível).Vamos apenas dizer que estão excluídas motos custom e trail. mas isto é válido para todo o tipo de desportivas, nakeds e motos de turismo.1. Só se usa o travão da frente na condução da moto O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez2. Numa travagem de emergência em piso seco o travão motor não serve de nadaEm piso seco numa travagem de emergência a roda de trás está no ar (ou muito perto) pelo que não podemos contar com ela (seja a travar seja a reduzir mudanças). Alguém que diz que numa travagem de emergência usou o travão motor então não usou toda a capacidade do travão da frente.Em piso molhado as coisas mudam e o ABS vai entrar muito mais cedo e não deixar que se chegue ao ponto de a roda de trás sair do chão. Ainda assim, para 99,9% dos motociclistas será sempre mais seguro usar apenas o travão da frente mesmo numa travagem de emergência em molhado.Então e as motos trail e custom?Se andas na estrada com uma moto trail ou custom estás errada(o)! Vai lá comprar uma moto decente Disclaimer: Eu coloco a BMW GS boxer na categoria moto de estrada
1. Só se usa o travão da frente na condução da moto O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez
Citação de: Gentleman rider em Junho 30, 2022, 19:00:30, 19:001. Só se usa o travão da frente na condução da moto O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc MárquezPorquê? Qual o motivo, razão, benefício?O benéficio e óbvio: não gastas pastilhas traseiras
Sobre as travagens de emergência ter duas coisas em consideração numa moto com uma geometria de moto de estrada (não vou entrar em detalhes para ficar perceptível).Vamos apenas dizer que estão excluídas motos custom e trail. mas isto é válido para todo o tipo de desportivas, nakeds e motos de turismo.1. Só se usa o travão da frente na condução da moto O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez2. Numa travagem de emergência em piso seco o travão motor não serve de nadaEm piso seco numa travagem de emergência a roda de trás está no ar (ou muito perto) pelo que não podemos contar com ela (seja a travar seja a reduzir mudanças). Alguém que diz que numa travagem de emergência usou o travão motor então não usou toda a capacidade do travão da frente.Em piso molhado as coisas mudam e o ABS vai entrar muito mais cedo e não deixar que se chegue ao ponto de a roda de trás sair do chão. Ainda assim, para 99,9% dos motociclistas será sempre mais seguro usar apenas o travão da frente mesmo numa travagem de emergência em molhado.
Eu tenho o que acho ser uma vantagem e já experimentei, ajudar a travar com a caixa numa NC750x com DCT e ela "ajuda" nessa tarefa.
- Acelerar com dois dedos e a palma da mão direita
Na minha Triumph consigo fazer reduções clutchless tão suaves quanto o melhor dos autoblippers
1. Só se usa o travão da frente na condução da moto
Só tenho uma dúvida que é um pouco : quando é que eu sei que já cheguei ao limite de inclinação da mota? Um amigo meu já me contou que é até ouvir a peseira a raspar no chão.
Faço esta questão, pois ao fim de quase 1 ano com a minha CB300, ainda não tenho os pneus na sua totalidade "coçados".
Já a 1050 contemporânea da tua 675 tinha uma caixa ao nível duma alfaia agrícola.
Citação de: Gentleman rider em Junho 30, 2022, 19:00:30, 19:001. Só se usa o travão da frente na condução da moto Como disse acima eu sei Esse é um pensamento da "velha guarda" que durante anos eu próprio concordei.Mas a realidade não é bem assim.
Aconchegar o travão traseiro antes de aplicar o da frente faz toda a diferença no afundamento da suspensão.
Vamos lá ver... O Marc Márquez tira partido do travão traseiro? Tira em algumas situações mas ele tem muito mais talento do que eu ou do que tu ou do que a maioria que anda na estrada.
Citação de: Gentleman rider em Julho 01, 2022, 16:12:28, 16:12Vamos lá ver... O Marc Márquez tira partido do travão traseiro? Tira em algumas situações mas ele tem muito mais talento do que eu ou do que tu ou do que a maioria que anda na estrada.Estamos mesmo a comparar o Márquez ao comum dos mortais?! Vir a um tópico chamado "Tutoriais para quem se pretende iniciar nas motas" e dar dicas de técnicas que se usam no MotoGP e WSBK é muito pouco razoável... O Márquez faz travagens dos 350km/h para os 120km/h sempre com a roda de trás praticamente sem tocar no chão... E agora, quantos de nós alguma vez travou sequer perto desse nível? Não faz sentido nenhum.Pareces-me ter experiência, portanto desafio-te a experimentar fazer o seguinte exercício: Coloca uma abraçadeira plástica num amortecedor da frente sem cargaVai para uma estrada com bom alcatrão, chega aos 120km/h e faz uma travagem de emergência só com o travão da frenteMarca o local onde parasteMarca o local até onde a abraçadeira desceuAgora faz a mesma coisa, mas em vez de travares de emergência só com o da frente, deita o pé ao travão de trás na fração de segundo antes de começares a travar com o da frente. Em qualquer uma das motas que já tive, posso garantir que a suspensão frontal afunda menos no segundo cenário, e que consigo parar antes do que no primeiro cenário.Para quem não tem experiência, façam o mesmo exercício mas em velocidades mais baixas.Estarmo-nos aqui a comparar com o Márquez só dá aso a termos malta inexperiente a querer fazer as coisas que ele faz, seja cavalos, travar em égua, raspar joelho no chão, etc. Não somos o Márquez, e por mais que até possa por aqui andar malta com um kit de unhas muito superior à média, surpreende-me se houver um ou dois que consiga fazer uma travagem de emergência como as que o Márquez faz.É comparar o incomparável, e o pior que tudo é que dá um mau exemplo aos mais inexperiêntes e que vêm aqui a este tópico absorver dicas.Não tarda estamos aqui a dizer que a melhor maneira de abordar uma curva é deixar a roda de trás perder tração e entrar na curva em oversteer.
Não somos o Márquez, e por mais que até possa por aqui andar malta com um kit de unhas muito superior à média, surpreende-me se houver um ou dois que consiga fazer uma travagem de emergência como as que o Márquez faz.