Autor Tópico: Tutoriais para quem se pretende iniciar nas motas  (Lida 4375 vezes)

Fevereiro 02, 2017, 21:50:27, 21:50
Lida 4375 vezes

Moto2cool

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Em edição:

Aqui fica uma ideia, se fizéssemos uma recolha de vídeos instrutivos para quem se quer iniciar nestas coisas, seria óptimo que todos os curiosos que quisessem entrar neste mundo e fizessem pesquisas na net sobre isso encontrassem o nosso fórum. E também cumpríamos uma função importante de divulgação do motociclismo

Um dos moderadores escolhia o melhor contributo para cada tema e colocava-o no post inicial, devia ser compreensível, curto e pedagógico. O ideal seria ser feito por cada um de nós, mas até lá teria que ser em inglês ( ou brasileiro :) )

Para dar o arranque aqui vão umas sugestões: Tudo vídeos curtos e instrutivos

Visão geral para quem se quer iniciar


Como ligar a mota


Como montar uma mota


Como o pendura deve motar a mota


colocar e retirar do suporte central


Como usar as mudanças


Conduzir à chuva


Arrancar numa subida



Fazer curva em U


Curvar correctamente


Como usar a embraiagem


Faltava aqui uma das referências mais importantes


Fazer oito



[EDIT] juntei mais videos
« Última modificação: Janeiro 26, 2018, 17:42:46, 17:42 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 02, 2017, 22:06:06, 22:06
Responder #1

Sal

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Fevereiro 02, 2017, 23:08:25, 23:08
Responder #2

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito bem pensado, moto2cool.  :nice:

Um tópico que concentre vídeos explicativos daquilo que muitos considerem básico, mas que outros até considerem úteis pelo desconhecimento face a este Mundo do motociclismo....parece-me excelente!!

Aqui deixo um que publiquei recentemente num tópico.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 30, 2017, 13:28:07, 13:28
Responder #3

marb

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    Bom tópico e instrutivo!

    Aproveito para colocar um treixo de um vídeo e lançar as seguintes questões para opinarem:

    (Não consegui cortar o vídeo, vejam a partir do minuto 9:24)



  • O que correu mal?
  • Como poderia ter sido evitado?
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Abril 30, 2017, 14:13:30, 14:13
Responder #4

Luis Salgueiro

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Aconteceu-me o mesmo à cerca de 2 semanas atrás , ao subir o lancil para entrar no portão de acesso à garagem . Até agora foi a única vez que a minha VFR 800X caiu ! A vizinha da frente estava a sair de casa e aproximou-se para saber se me tinha aleijado e eu nem via a mulher e só dizia palavrões . Mais tarde encontrei o seu marido e pedi desculpas .
 
Básicamente é um bom exemplo do que pode correr mal quando se está 'á vontadinha' , com 'excesso de confiança' numa manobra que requer algum cuidado na forma como entramos com o pneu da frente , depois o peso da mota em desequilíbrio  'faz o resto' !
Acredito que se no vídeo isto tivesse acontecido com o tipo da 500 X talvez não desse queda da mota e ele a tivesse conseguido segurar. Existe uma diferença de peso significativa  para o modelo em questão.

Abril 30, 2017, 15:39:41, 15:39
Responder #5

marb

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Básicamente é um bom exemplo do que pode correr mal quando se está 'á vontadinha' , com 'excesso de confiança' numa manobra que requer algum cuidado na forma como entramos com o pneu da frente , depois o peso da mota em desequilíbrio  'faz o resto' !
Acredito que se no vídeo isto tivesse acontecido com o tipo da 500 X talvez não desse queda da mota e ele a tivesse conseguido segurar. Existe uma diferença de peso significativa  para o modelo em questão.

Eu acho que ele tentou subir um pouco lateral demais, deveria ter subido mais de frente. E depois quando ela inclinou, ele deixa-a cair porque não teve pé, já que ela estava mais alta! Talvez o lancil fosse alto demais!!!

Já me aconteceu uma vez de bicicleta de estrada, entrei muito de lado!!!
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Junho 22, 2022, 19:44:52, 19:44
Responder #6

Erza

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Olá pessoal  :)

Hoje à tarde em Lisboa um outro motociclista deu-me uma dica que eu gostaria de em primeiro lugar agradecer (não sei se a pessoa em questão anda por aqui no fórum) e em seguida entender melhor, se alguém me puder ajudar  ;)

A dica foi que quando reduzo (mudança), devo dar um "cheirinho" de acelerador, de modo a evitar o "solavanco" que por vezes a mota dá em reduções.

Fui tentar pesquisar e perceber a dica, e pelo que entendi, isto é o que se chama de Rev-match. Se bem entendi, o que quer dizer é que quando reduzo a mudança, ao largar a embraiagem devo dar uma aceleradela (tal como faço quando subo de mudança). Não tenho a certeza se costumo fazê-lo em reduções, mas possivelmente para o solavanco acontecer é porque talvez não o faça o suficiente, logo não fazendo o match entre as rotações a que o motor está antes da redução, e as em que fica depois da redução.

Vim aqui a este tópico ver o 6º video, mas no video referem que depois de uma redução, ao largar a embraiagem não aceleramos, e devemos antes até pressionar o travão  :???:

Escusado seja dizer que estou algo confusa com a situação... Mas agora que ele me deu a dica, parece-me que tem razão de ser, então gostaria de pedir a vossa opinião sobre esta questão, se me puderem ajudar a esclarecer.

E se for aconselhado fazê-lo, é suposto ser feito da seguinte maneira?
- Largar o acelerador;
- Carregar na embraiagem com a mão esquerda (quase simultâneo);
- Descer a mudança com pé esquerdo;
- Começar a largar a embraiagem e ao mesmo tempo dar começar a dar o cheirinho no acelerador?

Ou devo ter atenção a alguma outra coisa?

Obrigada!

Junho 22, 2022, 21:36:29, 21:36
Responder #7

pjmartinho

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Imaginemos que a mota vai a 80kms/h em 6ª velocidade às 6.000rpm (estes numeros são um mero exemplo)... ao reduzir para 5ª, e querendo manter esses mesmos 80kms/h, a rotação do motor deverá ser mais alta (imaginemos) 7.000rpm... se for para reduzir para 4ª, então a rotação deverá ainda ser mais alta (imaginemos) 8.000rpm.

O rev-match serve precisamente para fazer subir as rotações do motor das 6.000rpm para as 7.000rpm para não se sentir o tal "solavanco" (que na realidade é uma desaceleração) que é provocado quando a embraiagem "pega" depois de se largar a respectiva manete.

Pessoalmente, só faço o rev-match quando quero meter "uma abaixo" para fazer ultrapassagens mais rápidas pois, se for para reduzir a velocidade não o faço bastando largar a manete da embraiagem um pouco mais lentamente.

Junho 22, 2022, 23:57:17, 23:57
Responder #8

MotardFeio

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Erza, o procedimento que descreves no final da tua mensagem está correcto.

Basicamente, ao igualares as rotações do motor com as da caixa de velocidades, poupas na embraiagem e suavizas a redução.

Isto já existe automaticamente em algumas motos de mais alta cilindrada.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 23, 2022, 00:45:37, 00:45
Responder #9

ThatsMe

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Erza, o procedimento que descreves no final da tua mensagem está correcto.

Basicamente, ao igualares as rotações do motor com as da caixa de velocidades, poupas na embraiagem e suavizas a redução.

Isto já existe automaticamente em algumas motos de mais alta cilindrada.
Isso mesmo.

Inclusive, quando o rev match é perfeito o uso da embraiagem é praticamente opcional.

Junho 23, 2022, 06:50:56, 06:50
Responder #10

Erza

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Muito obrigada pjmartinho, MotardFeio e ThatsMe pelas dicas e respostas!

Acho que já entendi melhor a coisa  ;)

Agora é questão de ir praticando e naturalizando a coisa, que ainda sou muito novata e ainda a ganhar confiança e naturalizar a condução da mota  :D

Já agora, outra pergunta, é indesejável (em termos de manutenção das boas condições do motor, mota, etc) manter a embraiagem muito tempo pressionada?

Como rookie que sou, muitas vezes nos sinais vermelhos deixo a embraiagem carregada (especialmente em Lisboa com algum transito) porque por vezes ainda me é difícil meter o neutro rapidamente, nem sempre entra bem!  :oops:

Junho 23, 2022, 09:48:00, 09:48
Responder #11

JViegas

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Tudo depende da fluidez do trânsito ou se o semáforo demorar muito a mudar.

Quanto mais treinares a posição do Neutro melhor.
Comigo por vezes também acontece não acertar à primeira no Neutro, mas com treino tudo vai melhorando.

Pessoalmente se tiver tempo (se o trânsito não estiver sempre no para-arranca) coloco sempre no Neutro.

 


Junho 23, 2022, 11:02:03, 11:02
Responder #12

Canonista

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O Neutro apenas faz mais sentido em semáforos...

No para-arranca, de mota dá para ir furando por entre os carros.  ;)

E mesmo nos semáforos, gosto de ter a 1º engatada para estar pronto a arrancar.
No caso de semáforos longos, com contagem de tempo (90 seg.) dá para controlar o tempo e faz sentido desengatar para não estar muito tempo a segurar na embraiagem.

Junho 23, 2022, 12:17:24, 12:17
Responder #13

ThatsMe

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Muito obrigada pjmartinho, MotardFeio e ThatsMe pelas dicas e respostas!

Acho que já entendi melhor a coisa  ;)

Agora é questão de ir praticando e naturalizando a coisa, que ainda sou muito novata e ainda a ganhar confiança e naturalizar a condução da mota  :D

Já agora, outra pergunta, é indesejável (em termos de manutenção das boas condições do motor, mota, etc) manter a embraiagem muito tempo pressionada?

Como rookie que sou, muitas vezes nos sinais vermelhos deixo a embraiagem carregada (especialmente em Lisboa com algum transito) porque por vezes ainda me é difícil meter o neutro rapidamente, nem sempre entra bem!  :oops:

Não há problema em estares com a primeira engatada num semáforo, não faz diferença real no desgaste da embraiagem.

Deves fazer como te der mais jeito e depende sempre da situação. Às vezes fico em primeira, às vezes ponho em ponto morto e outras vezes até desligo a mota.

Junho 23, 2022, 18:01:17, 18:01
Responder #14

JustGil

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Por norma deixo sempre a 1ª engatada, prefiro estar sempre pronto para arrancar, porém, quando vejo que são semáforos que demoram sempre mais tempo para abrir, meto o Neutro, e quando estou à espera que algum comboio passe, desligo a mota.
Tal como o companheiro pjmartinho, eu só faço a técnica do rev-match quando pretendo realizar uma ultrapassagem, pois nessas situações eu não gosto assim muito de sentir a mota a dar uma espécie de "soluço".
Tirando essa situação, quando meto uma mudança abaixo, vou largando devagar a embraiagem de forma a dar um "soluço" mais suave.

Junho 23, 2022, 21:09:41, 21:09
Responder #15

TMXR

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Os estimados companheiros que me perdoem mas…


 O rev matching não serve para evitar directamente o solavanco mas para evitar que a roda traseira fique a rodar a uma velocidade inferior a da moto, que a ação que provoca o solavanco mas na verdade o risco e que exista uma quebra de tração na roda traseira. Em reduções mais bruscas e para as marchas mais lentas e fácil que tal aconteça.


Os passos de aplicação da técnica estão errados.

Ao reduzir deves pressionar a embraiagem e não estar a acelerar

Ao ter a embraiagem completamente puxada deves abrir e fechar um pouco o acelerador de forma rápida mas suave - não queres acelerar o motor apenas impedir que que este caia de rotação para evitar um choque de 2 momentos de inércia diferentes quando a embraiagem tiver sido solta

O 3 momento e soltar a embraiagem progressivamente.

Os 3 momentos são tao próximos e rápidos que normalmente existe uma pequena sobreposição entre elas

Confirme expliquei acima, o uso da técnica e quanto mais importante quanto maior a redução… numa descida de 6 para 5 pouca diferença faz na dinâmica da moto… numa redução de 5a para 2a ou primeira e bem mais importante

Da mesma forma numa superfície de baixa aderência ou se tiveres uma moto com transmissão de carda também será mais importante em reduções para as mudanças mais baixas

Hoje em dia as motos tem embraiagem do tipo slipper que limita e ameniza o efeito da travagem do motor na moto



está técnica e praticamente indispensável em circuito e também e usada na condução de carros, devido ao mesmo problema e efeito de quebra de tração sobretudo nos carros de tração traseira


« Última modificação: Junho 24, 2022, 00:02:24, 00:02 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 24, 2022, 09:38:06, 09:38
Responder #16

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Nas transmissões por cardan, as reduções são mais sensíveis. Em transmissões por corrente, a corrente tem tendência a absorver parte da energia.

Uma vez na Virago (transmissão por cardan) ao fazer uma redução para 2ª, aconteceu-me isso que descreves @TMXR, a roda traseira derrapou... (maçarico  :D)

Junho 24, 2022, 10:21:53, 10:21
Responder #17

JViegas

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Nas transmissões por cardan, as reduções são mais sensíveis. Em transmissões por corrente, a corrente tem tendência a absorver parte da energia.

Uma vez na Virago (transmissão por cardan) ao fazer uma redução para 2ª, aconteceu-me isso que descreves @TMXR, a roda traseira derrapou... (maçarico  :D)

Bendita embraiagem deslizante.  :smiley:

Quantas vezes bloqueava a roda traseira nas reduções mais agressivas. Tive sempre muita sorte.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Junho 24, 2022, 15:24:59, 15:24
Responder #18

Gentleman rider

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Nas transmissões por cardan, as reduções são mais sensíveis. Em transmissões por corrente, a corrente tem tendência a absorver parte da energia.

Uma vez na Virago (transmissão por cardan) ao fazer uma redução para 2ª, aconteceu-me isso que descreves @TMXR, a roda traseira derrapou... (maçarico  :D)

Bendita embraiagem deslizante.  :smiley:

Quantas vezes bloqueava a roda traseira nas reduções mais agressivas. Tive sempre muita sorte.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Para quem, como eu, começou a andar de moto nos anos 90, acha que não fazer rev-matching é não sabe andar de moto.

É certo que muitas motos já têm auto-blipper mas ainda assim acertar a rotação do motor nas reduções é algo básico.

Se alguém não consegue fazer rev-matching então como vai aprender a fazer uma travagem de emergência, ou controlar o acelerador numa perda de tracção?

Pode sempre confiar nas ajudas electrónicas claro!

« Última modificação: Junho 24, 2022, 15:37:29, 15:37 por Gentleman rider »

Junho 24, 2022, 16:44:31, 16:44
Responder #19

Luis Salgueiro

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.......... como vai aprender a fazer uma travagem de emergência, ou controlar o acelerador numa perda de tracção?



Explica aí !  8)

Junho 24, 2022, 16:52:04, 16:52
Responder #20

TMXR

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A malta não nasceu ensinada e infelizmente a instrução apena serve o propósito de no dia do exame se seja aprovado.

Quem não ande muito depressa não tem de ter o cuidado do rev matching, até porque hoje em dia todas as motos são muito boas e a tecnologia dos pneus tudo perdoa.



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 24, 2022, 17:07:43, 17:07
Responder #21

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A malta não nasceu ensinada e infelizmente a instrução apena serve o propósito de no dia do exame se seja aprovado.

Quem não ande muito depressa não tem de ter o cuidado do rev matching, até porque hoje em dia todas as motos são muito boas e a tecnologia dos pneus tudo perdoa.

É bem verdade... as escolas de condução, apenas formatam condutores para passar no exame.
A única coisa que me recordo de aprender nas aulas em relação à condução defensiva foi "... adaptar a condição às condições meteorológicas e condição do piso..."
O que é muito pouco...!  :pensador:

Técnicas de condução como o Rev-matching, Counter steering, etc... nada.

Mas também se todos respeitarem os limites de velocidade, o nº de acidentes é quase nulo e não fazem falta técnicas de condução desportiva.  :tornarseanjinho:

Junho 25, 2022, 04:27:16, 04:27
Responder #22

dfelix

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Se vou meter uma abaixo para ultrapassar, a última coisa que quero é sentir o efeito de "travão" do motor ao largar a embraiagem.
Nivelar as rotações do motor torna a recuperação muito mais fluida.

A própria caixa aceita muito melhor uma redução quando se faz o "rev-matching".
Algo bastante evidente naquelas caixas de 6 velocidades com 5 pontos-mortos!  :)

E isto são situações que fazem parte da condução do quotidiano.
Sem andar muito depressa.

Não discordo do que já foi dito atrás...
Porém, não acho que as travagens extremas sejam o melhor exemplo para divagar sobre "rev-matching".
Estamos a falar de situações pouco recorrentes. Onde se age instintivamente.
Quem o faz é pela memória muscular e não por ter parado para pensar no assunto!

Muito honestamente, acho que este tema das travagens extremas é bem mais complexo.
Não queremos perder tracção. Mas também não queremos abdicar do efeito travão do motor.
Acertar na dose envolve exploração dos limites da moto e sobretudo repetição.
Um trackday é algo que qualquer um deveria fazer, pelo menos uma vez na vida.

Junho 26, 2022, 04:30:28, 04:30
Responder #23

Gentleman rider

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Porém, não acho que as travagens extremas sejam o melhor exemplo para divagar sobre "rev-matching".
Estamos a falar de situações pouco recorrentes. Onde se age instintivamente.
Quem o faz é pela memória muscular e não por ter parado para pensar no assunto!
O rev-matching torna-se instintivo quando é praticado. Eu nunca reduzo sem rev-matching se accionar a embraiagem para a redução. Quem tem que pensar para fazer rev-matching nunca devia conduzir uma moto com mais de 40cv.

E isto são situações que fazem parte da condução do quotidiano.
Sem andar muito depressa.
Claro que sim, nem consigo imaginar o que é conduzir uma moto com mais de 500cc sem fazer rev-matching  :-X

É algo básico e essencial para se conduzir uma moto fluidamente e com segurança

Junho 26, 2022, 22:03:15, 22:03
Responder #24

MaisUm

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Os companheiros Dfelix e Gentleman rider disseram tudo. Numa travagem de emergência, queremos é aderência para uma travagem eficaz, e numa travagem em que podemos "programar" ambos os factores, isso sim, é de considerar e de usar.
Eu tenho o que acho ser uma vantagem e já experimentei, ajudar a travar com a caixa numa NC750x com DCT e ela "ajuda" nessa tarefa.
Claro que para uma travagem de emergência se conseguirmos no processo de travagem, ter uma mudança engrenada que nos permita sair a qualquer momento do aperto a puxar é importante, mas isso aprende-se com a (muita) utilização  da máquina.
A  questão de "puxar uma abaixo" para sair rápido, também exige a aplicação do rev-matching, ou melhora em tudo o desempenho da máquina e do objectivo do condutor.
Boa ideia, ensaiar essa combinação de esforços, para travar ou para acelerar, sempre com o factor de segurança bem presente, e isso dará frutos quando um dia precisarmos disso.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
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Junho 29, 2022, 23:49:44, 23:49
Responder #25

MotardFeio

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(...)

- Largar o acelerador;
- Carregar na embraiagem com a mão esquerda (quase simultâneo);
- Descer a mudança com pé esquerdo;
- Começar a largar a embraiagem e ao mesmo tempo dar começar a dar o cheirinho no acelerador?

(...)

Basicamente continua a ser isto, mas depois a malta começa a complicar e divagar, e já falam em Track-Days e travagens para não ser atropelado por um comboio...


Falta ali o pequeno toque de acelerador para igualar "melhor" a rotação, mas para quem como parece ser o caso, está a iniciar, não interessa muito tanbto detalhe técnico, mas isso sou eu.

Interessa é participar e ajudar!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 30, 2022, 00:16:01, 00:16
Responder #26

Gentleman rider

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E se for aconselhado fazê-lo, é suposto ser feito da seguinte maneira?
- Largar o acelerador;
- Carregar na embraiagem com a mão esquerda (quase simultâneo);
- Descer a mudança com pé esquerdo;
- Começar a largar a embraiagem e ao mesmo tempo dar começar a dar o cheirinho no acelerador?

Ou devo ter atenção a alguma outra coisa?

Obrigada!

Primeira coisa a ter em conta: só se trava e embraia com dois dedos de cada mão no máximo.

No começo pode ser feito em quatro passos distintos, embraiar, trocar, acelerar, desembraiar. Com a prática tudo é feito ao mesmo tempo sem intervalos.

No começo acontece uma de duas coisas (ou as duas ao mesmo tempo):

1. travares bruscamente quando dás a aceleração (não esquecer que o golpe de acelerador é feito com o travão da frente accionado).

2. Acelerares demasiado e a moto ir para a frente quando largas a embraiagem

Quando bem feito até se consegue reduzir sem embraiar. No fundo é fazer aquilo que faz um autoblipper.
« Última modificação: Junho 30, 2022, 00:22:31, 00:22 por Gentleman rider »

Junho 30, 2022, 10:06:46, 10:06
Responder #27

JViegas

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No trânsito do dia-a-dia já me ocorreram duas ou três situações em que tive que travar bruscamente, no entanto tenho noção que não escolhi a melhor opção. Ou seja, ao travar bruscamente nem me lembrei de usar o travão de motor... valeu-me o ABS e tentar manter-me em equilíbrio na mota para não cair.

Acho que depende muito das circunstâncias em que a "situação" ocorre e da experiência do condutor e para os menos experientes, como eu, penso que devem ser seguidos alguns itens "básicos" e que todos nós sabemos:

1º Conhecer a mota que temos na mão bem como os nossos limites;
2º Adequar a nossa condução às condições da via e do trânsito;
3º Usar equipamento para que no caso de queda possamos minimizar os danos no nosso corpo.

Junho 30, 2022, 12:16:00, 12:16
Responder #28

Reiner

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No trânsito do dia-a-dia já me ocorreram duas ou três situações em que tive que travar bruscamente, no entanto tenho noção que não escolhi a melhor opção. Ou seja, ao travar bruscamente nem me lembrei de usar o travão de motor... valeu-me o ABS e tentar manter-me em equilíbrio na mota para não cair.

Acho que depende muito das circunstâncias em que a "situação" ocorre e da experiência do condutor e para os menos experientes, como eu, penso que devem ser seguidos alguns itens "básicos" e que todos nós sabemos:

1º Conhecer a mota que temos na mão bem como os nossos limites;
2º Adequar a nossa condução às condições da via e do trânsito;
3º Usar equipamento para que no caso de queda possamos minimizar os danos no nosso corpo.
Eu entendo que não fizeste nada errado, em freadas bruscas ou emergênciais, o tempo e espaço não permitem o uso do freio motor. O treino de paradas bruscas é muito importante para emergências e também para o perfeito conhecimento do veículo,  suas reações e comportamentos. Lembrem que o uso do freio se dá 70% a frente e 30% à atrás. Na imensa maioria das motos. Entendo também que,  o melhor comportamento é a prevenção,  evitando o piso sujo, com óleos, areias etc. Pois uma parada brusca nessa situação, inevitavelmente leva à queda.

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Junho 30, 2022, 14:41:57, 14:41
Responder #29

TMXR

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(...)

- Largar o acelerador;
- Carregar na embraiagem com a mão esquerda (quase simultâneo);
- Descer a mudança com pé esquerdo;
- Começar a largar a embraiagem e ao mesmo tempo dar começar a dar o cheirinho no acelerador?

(...)

Basicamente continua a ser isto, mas depois a malta começa a complicar e divagar, e já falam em Track-Days e travagens para não ser atropelado por um comboio...


Falta ali o pequeno toque de acelerador para igualar "melhor" a rotação, mas para quem como parece ser o caso, está a iniciar, não interessa muito tanbto detalhe técnico, mas isso sou eu.

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A ordem do acelerar e que está errada na minha opinião. Se abres ao acelerador ao desembraiar as hipóteses de dares um pulo para a frente aumentam.  :nice: :nice:



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 30, 2022, 15:51:28, 15:51
Responder #30

Erza

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Olá a todos!

Muito obrigada por todas as respostas e pela ajuda!

Sim, eu sou ainda super rookie, e só no inicio deste ano é que comecei a conduzir mota com mudanças. E ainda assim trabalhando de casa acabo por não andar tanto como se fosse todos os dias para o trabalho  :corado:

Agradeço todas as respostas e sei que muita coisa virá com a experiência.

Em relação ao rev-matching, não sei se compreendi muito bem. Eu ainda sou lenta a fazer as mudanças de caixa, mas já começa a ficar mais natural e fluido. A questão de quando dar a "aceleradela" ou o "toque de acelerador" é que ainda talvez não tenha percebido muito bem. Geralmente tento fazê-lo de forma fluida ao ir largando a embraiagem também. Sei que ainda não está perfeito porque ou acelero demais (ainda com a embraiagem demasiado carregada) e ouve-se o "chinfrim" do acelerador, ou outras vezes sai bem  ;D

Também diga-se de passagem que ando geralmente devagar e ainda com uma condução suuuuuuper defensiva. Não arrisco quase nada, especialmente por saber que ainda estou verdinha.

Ou seja, nunca tenho de fazer grandes reduções de marcha. No entanto, quero começar a ganhar mais calo e estar mais segura, logo esta questão do rev-matching pareceu-me importante.

Essa "aceleradela", é suposto ser feita enquanto a embraiagem está carregada ou só na "transição" (entre estar carregada e não estar), ou seja na altura em que a embraiagem "pega" na mudança? Também referiram aqui que vamos estar a acelerar quando o travão está um pouco acionado (pq estamos a reduzir a velocidade, certo?) por isso suponho que acaba por ser tudo um jogo de equilibrio entre as várias acções (das mãos e pés)?

Vou ter de ir ver uns videos do youtube para perceber melhor  :)

Obrigada!

Junho 30, 2022, 16:15:21, 16:15
Responder #31

ThatsMe

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A aceleradela (blip) deve ser feita quando a embraiagem está apertada, de forma a que as rotações possam subir livremente.

Como já explicaram, o rev match serve para que quando largues a embraiagem a mota já estar nas RPM da mudança para a qual mudaste.

Digamos que em 3ª a 50km/h estás às 3000RPM, e que em 2ª a 50km/h estás às 4000RPM.
Se fizeres o downshift normalmente sem rev-match, o que acontece é:
  • Largar acelerador
  • Apertar embraiagem
  • Empurrar seletor para baixo (de 3ª para 2ª)
  • Largar embraiagem
Poderás reparar que se largares a embraiagem (passo 4) rapidamente, a mota vai dar um solavanco. Se largares lentamente será muito mais suave.

Com rev-match, o processo é:
  • Largar acelerador
  • Apertar embraiagem
  • Empurrar seletor para baixo (de 3ª para 2ª)
  • Dar uma aceleradela de forma a que as RPM subam às 4000RPM
  • Largar embraiagem rapidamente
Desta forma, como no passo 4 já meteste a mota às 4000RPM, quando largares a embraiagem rapidamente vais notar que não há qualquer tipo de solavanco, vai ser 100% suave. É basicamente isto que um quickshifter ou "auto-blipper" faz, dá aquele cheirinho de acelerador suficiente para a mudança entrar no regime ideal.

É importante notar que o rev-match não deve ser feito com quem ainda não está à vontade com o básico dos básicos, porque é algo que deve ser feito muito rapidamente para ser bem feito. Desde o passo 1 até ao passo 5 não passa mais de meio segundo.

Isto é algo que com o tempo vais conseguindo fazer cada vez melhor, mas não stresses demasiado com isto. Primeiro preocupa-te em conhecer a mota e em conseguir rolar de forma confortável e relaxada. Depois, aos poucos, vais aprendendo este tipo de técnicas mais avançadas.

Quando um dia dominares a mota e todo o processo de troca de mudanças (isto consegue-se com muitos km de experiência), vais perceber que se fizeres a troca de forma perfeita, a embraiagem acaba por ser dispensável no processo de redução de uma mudança porque tu mesma estás a garantir que o motor está no regime perfeito para a troca de mudança (saliento o "perfeito", caso falhes minimamente a mudança entra à martelada e isso não traz saúde absolutamente nenhuma à mota:
  • Largar acelerador
  • Apertar embraiagem
  • Empurrar seletor para baixo (de 3ª para 2ª)
  • Dar uma aceleradela de forma a que as RPM subam às 4000RPM
  • Largar embraiagem rapidamente
Nada como um vídeo para se entender melhor. Há 1001 no youtube, apanhei um ao calhas que me parece explicar bem qb:



Mas, como disse, preocupa-te primeiro em dominar os básicos, em conheceres a mota, saber acelerar e travar, saber curvar, sentires-te confortável em cima dela.
Depois, com o tempo e os km passados, pensas no rev-match.
« Última modificação: Junho 30, 2022, 16:19:23, 16:19 por ThatsMe »

Junho 30, 2022, 16:50:31, 16:50
Responder #32

Erza

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@ThatsMe
Obrigada! Explicação perfeita! Agora já entendi  ;)

Em conjugação com o video que entretanto vi do youtube percebi mesmo bem.

Mas sim, agora percebo que sou demasiado verdinha para me aventurar nisso. Vou ganhando experiencia devagarinho e com mais calo logo me aventuro nisso.

Muito obrigada a todos pela paciência!  :cool:

Junho 30, 2022, 18:44:53, 18:44
Responder #33

Gentleman rider

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Numa travagem/redução bem feita há uma altura em que vais estar a fazer 4 coisas ao mesmo tempo:

- Travar com dois dedos da mão direita

- Acelerar com dois dedos e a palma da mão direita

- Embraiar com 2 dedos da mão esquerda

- Reduzir no selector com o pé esquerdo.

O tempo em que a embraiagem está desembraiada (manete apertada) e, consequentemente, a roda de trás livre deve ser o menor possível.

Numa moto com autoblipper tudo fica mais fácil porque reduzimos para metade o workload:

- Travar com dois dedos da mão direita

- Acelerar com dois dedos e a palma da mão direita

- Embraiar com 2 dedos da mão esquerda

- Reduzir no selector com o pé esquerdo.

Eu gosto da satisfação de fazer as reduções manuais. Na minha Triumph consigo fazer reduções clutchless tão suaves quanto o melhor dos autoblippers

Junho 30, 2022, 19:00:30, 19:00
Responder #34

Gentleman rider

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Sobre as travagens de emergência ter duas coisas em consideração numa moto com uma geometria de moto de estrada (não vou entrar em detalhes para ficar perceptível).

Vamos apenas dizer que estão excluídas motos custom e trail. mas isto é válido para todo o tipo de desportivas, nakeds e motos de turismo.

1. Só se usa o travão da frente na condução da moto

O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez

2. Numa travagem de emergência em piso seco o travão motor não serve de nada

Em piso seco numa travagem de emergência a roda de trás está no ar (ou muito perto) pelo que não podemos contar com ela (seja a travar seja a reduzir mudanças). Alguém que diz que numa travagem de emergência usou o travão motor então não usou toda a capacidade do travão da frente.

Em piso molhado as coisas mudam e o ABS vai entrar muito mais cedo e não deixar que se chegue ao ponto de a roda de trás sair do chão. Ainda assim, para 99,9% dos motociclistas será sempre mais seguro usar apenas o travão da frente mesmo numa travagem de emergência em molhado.



Então e as motos trail e custom?

Se andas na estrada com uma moto trail ou custom estás errada(o)! Vai lá comprar uma moto decente  :D

Disclaimer: Eu coloco a BMW GS boxer na categoria moto de estrada
« Última modificação: Junho 30, 2022, 20:10:20, 20:10 por Gentleman rider »

Junho 30, 2022, 19:54:08, 19:54
Responder #35

Reiner

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Sobre as travagens de emergência ter duas coisas em consideração numa moto com uma geometria de moto de estrada (não vou entrar em detalhes para ficar perceptível).

Vamos apenas dizer que estão excluídas motos custom e trail. mas todo o tipo de desportivas, nakeds e motos de turismo.

1. Só se usa o travão da frente.

O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez

2. Numa travagem de emergência em piso seco o travão motor não serve de nada

Em piso seco numa travagem de emergência a roda de trás está no ar (ou muito perto) pelo que não podemos contar com ela (seja a travar seja a reduzir mudanças). Alguém que diz que numa travagem de emergência usou o travão motor então não usou toda a capacidade do travão da frente.

Em piso molhado as coisas mudam e o ABS vai entrar muito mais cedo e não deixar que se chegue ao ponto de a roda de trás sair do chão. Ainda assim, para 99,9% dos motociclistas será sempre mais seguro usar apenas o travão da frente mesmo numa travagem de emergência em molhado.



Então e as motos trail e custom?

Se andas na estrada com uma moto trail ou custom estás errada(o)! Vai lá comprar uma moto decente  :D

Disclaimer: Eu coloco a BMW GS boxer na categoria moto de estrada
Caro Gentleman Rider,
Freio traseiro se utiliza até para corrigir  entradas de curvas mal feitas, além de complementar o uso do freio dianteiro. Numa descida lenta, onde deve-se manter a velocidade, em linha reta, experimente utilizar apenas o traseiro. Veras que é bem mais facil. Experimente.
E não é possível trocar de moto à cada caminho a percorrer. Quem sabe chega ao destino com qualquer uma.


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« Última modificação: Junho 30, 2022, 20:01:21, 20:01 por Reiner »

Junho 30, 2022, 22:42:12, 22:42
Responder #36

ThatsMe

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Sobre as travagens de emergência ter duas coisas em consideração numa moto com uma geometria de moto de estrada (não vou entrar em detalhes para ficar perceptível).

Vamos apenas dizer que estão excluídas motos custom e trail. mas isto é válido para todo o tipo de desportivas, nakeds e motos de turismo.

1. Só se usa o travão da frente na condução da moto

O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez

2. Numa travagem de emergência em piso seco o travão motor não serve de nada

Em piso seco numa travagem de emergência a roda de trás está no ar (ou muito perto) pelo que não podemos contar com ela (seja a travar seja a reduzir mudanças). Alguém que diz que numa travagem de emergência usou o travão motor então não usou toda a capacidade do travão da frente.

Em piso molhado as coisas mudam e o ABS vai entrar muito mais cedo e não deixar que se chegue ao ponto de a roda de trás sair do chão. Ainda assim, para 99,9% dos motociclistas será sempre mais seguro usar apenas o travão da frente mesmo numa travagem de emergência em molhado.



Então e as motos trail e custom?

Se andas na estrada com uma moto trail ou custom estás errada(o)! Vai lá comprar uma moto decente  :D

Disclaimer: Eu coloco a BMW GS boxer na categoria moto de estrada

Discordo a 100% do ponto 1.
O travão traseiro pode e deve ser usado sempre, em conjunto com o da frente.

Julho 01, 2022, 09:27:36, 09:27
Responder #37

AndréAlves

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1. Só se usa o travão da frente na condução da moto

O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez

Porquê? Qual o motivo, razão, benefício?

Julho 01, 2022, 09:56:38, 09:56
Responder #38

Canonista

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Também sou um motociclista pouco rodado, mas o travão traseiro é muito importante e um complemento na travagem.

Em baixa velocidade, até deve ser usada apenas o traseiro, assim como em entradas em curva.


Julho 01, 2022, 11:09:04, 11:09
Responder #39

TMXR

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1. Só se usa o travão da frente na condução da moto

O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez

Porquê? Qual o motivo, razão, benefício?


O benéficio e óbvio: não gastas pastilhas traseiras  :D  :D  :D
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Julho 01, 2022, 14:15:02, 14:15
Responder #40

pjmartinho

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Vamos apenas dizer que estão excluídas motos custom e trail. mas isto é válido para todo o tipo de desportivas, nakeds e motos de turismo.

1. Só se usa o travão da frente na condução da moto

O travão de trás pode servir para segurar a moto numa subida ou num semáforo. Mas a partir do momento em que a moto está em movimento só o travão da frente deve ser usado. Eu sei que o Marc Marquez às vezes usa o travão de trás mas nenhum de nós term a habilidade do Marc Márquez

2. Numa travagem de emergência em piso seco o travão motor não serve de nada

Em piso seco numa travagem de emergência a roda de trás está no ar (ou muito perto) pelo que não podemos contar com ela (seja a travar seja a reduzir mudanças). Alguém que diz que numa travagem de emergência usou o travão motor então não usou toda a capacidade do travão da frente.

Em piso molhado as coisas mudam e o ABS vai entrar muito mais cedo e não deixar que se chegue ao ponto de a roda de trás sair do chão. Ainda assim, para 99,9% dos motociclistas será sempre mais seguro usar apenas o travão da frente mesmo numa travagem de emergência em molhado.

Estou em completo desacordo com o que foi escrito. Se fosse só para usar o travão dianteiro, então não valia a pena ter o traseiro... assim as motas ficavam ligeiramente mais baratas e, como disse o TMXR, não se gastam pastilhas traseiras... o que ajuda a baixar os custos de manutenção :D

Brincadeira à parte... o travão traseiro (que é quase um abrandador quando comparado com o dianteiro) serve para estabilizar a mota durante a travagem. Se se travar com força usando somente o travão traseiro sente-se a traseira da mota a baixar enquanto se for usado somente o travão dianteiro, ela afunda a frente. É claro que nas motas com travagem combinada isto sente-se menos pois ao aplicar pressão num travão, uma pequena parte dessa pressão de travagem é dirigida para o travão oposto.

Usando as 2 travões em simultaneo, a mota não afunda tanto a frente pois, parte da travagem, está a ser assegurada pelo travão traseiro. Há inumeros videos pelo youtube que demonstram que usar os 2 travões em simultaneo, reduzem bastante a distância de travagem.

Quanto à roda traseira ficar no ar (ou perto disso) é uma realidade que acontece quando se usa somente o travão dianteiro... nas corridas de MotoGP vê-se isso com frequência mas qualquer um desses pilotos tem uma técnica de condução com a qual a maioria dos "condutores" só pode sonhar vir a ter.

Por outro lado, o travão traseiro serve para ajudar a controlar a mota em baixas velocidades mas isso já são outros 500 pois estamos a falar de travagens de emergência.

Há aqui um post sobre tecnicas de condução que, a pesar de explicado usando uma scooter, as mesmas técnicas aplicam-se na condução de motas.

Julho 01, 2022, 14:21:04, 14:21
Responder #41

dfelix

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Eu tenho o que acho ser uma vantagem e já experimentei, ajudar a travar com a caixa numa NC750x com DCT e ela "ajuda" nessa tarefa.

Facilita bastante no sentido que faz tudo sozinho.
Porém, acho que se sobrevaloriza um pouco isto no sentido de acharmos que o mecanismo é perfeito ou dispensa de alguma habituação.

Quando experimentei foi precisamente uma moto igual à que tens.
E recordo-me de apesar ter achado o funcionamento genial, houve momentos que senti algum desconforto.
Foi uma sensação um pouco estranha a caixa efectuar a passagem num momento que não seria a minha opção.
Nomeadamente uma redução em curva que me obrigou a corrigir a trajetória.

- Acelerar com dois dedos e a palma da mão direita

As várias descrições que leio acerca deste ponto parecem-me confusas...
Pois sugerem elevar para uma rotação específica e ficar ali.
E na realidade é um golpe rápido para elevar a rotação e largar a embraiagem com esta em queda.

Na minha Triumph consigo fazer reduções clutchless tão suaves quanto o melhor dos autoblippers

Já a 1050 contemporânea da tua 675 tinha uma caixa ao nível duma alfaia agrícola.  :)

1. Só se usa o travão da frente na condução da moto

Esse é um pensamento da "velha guarda" que durante anos eu próprio concordei.
Mas a realidade não é bem assim.

Aconchegar o travão traseiro antes de aplicar o da frente faz toda a diferença no afundamento da suspensão.


Julho 01, 2022, 14:55:50, 14:55
Responder #42

JustGil

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Geralmente, faço uso de ambos os travões.
Apenas uso só o de trás quando ando a baixa velocidade(por exemplo no pára-arranca dentro da cidade); quando estou a manobrar a mota a baixa velocidade; a descer a rampa da garagem ou para diminuir ligeiramente a velocidade quando vejo que entrei com alguma velocidade a mais numa curva.

Só tenho uma dúvida que é um pouco  :offtopic: : quando é que eu sei que já cheguei ao limite de inclinação da mota? Um amigo meu já me contou que é até ouvir a peseira a raspar no chão.  :pensador:
Faço esta questão, pois ao fim de quase 1 ano com a minha CB300, ainda não tenho os pneus na sua totalidade "coçados".


Julho 01, 2022, 15:12:16, 15:12
Responder #43

pjmartinho

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Só tenho uma dúvida que é um pouco  :offtopic: : quando é que eu sei que já cheguei ao limite de inclinação da mota? Um amigo meu já me contou que é até ouvir a peseira a raspar no chão.  :pensador:

Esse limite é um bocadinho antes de cair  ;)

Faço esta questão, pois ao fim de quase 1 ano com a minha CB300, ainda não tenho os pneus na sua totalidade "coçados".

Não vale a pena preocupar com isso. É fazer uma estrada de curvas e tentar ir um pouco rápido que naturalmente vai ser necessário inclinar mais a mota e aí os pneus já ficam "coçados"

Julho 01, 2022, 15:26:16, 15:26
Responder #44

ThatsMe

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Faço esta questão, pois ao fim de quase 1 ano com a minha CB300, ainda não tenho os pneus na sua totalidade "coçados".

Estás com a mentalidade errada.

Coçar o pneu não é o objetivo, é a consequência. O objetivo é curvar bem, e para curvar bem o mais adequado não é inclinar o mais possível, visto que jogando com a posição corporal consegue-se manter a mota mais de pé fazendo a curva à velocidade pretendida.

E ainda assim depende do pneu e da mota, há motas que nunca conseguirão comer certos pneus até ao fim, há pneus que puxam mais inclinação, etc.

Repara no meu caso, em que a mota e kit de unhas são os mesmos, sendo o pneu a única variável:





A primeira foto é o Metzler Roadtec 01 SE no dia em que o troquei, tinha creio que 12000km. Como podes ver, tem uns bons 2cm de chicken stripes.
A segunda foto é o Michelin Road 6 depois do primeiro passeio que dei, nem 500km tinha. Lambido de ponta a ponta.

Andei pelas mesmas estradas com os dois, o meu kit de unhas não mudou e a mota é a mesma. Com o Metzeler a minha inclinação máxima foram 39º ao longo de 12000km, com os Michelin inclinei 43º no primeiro passeio.

Em nenhuma ocasião forcei inclinação só para lamber pneu, e em nenhuma ocasião forcei limites (quer de pneu, quer de kit de unhas).

Depende de muitas coisas, mas aquilo com que te deves mesmo preocupar é saber fazer as curvas em segurança e divertires-te com isso. Se só comeres meio pneu mas te divertires à grande nas tuas voltas, está perfeito.

Julho 01, 2022, 16:12:28, 16:12
Responder #45

Gentleman rider

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Já a 1050 contemporânea da tua 675 tinha uma caixa ao nível duma alfaia agrícola.  :)

Eu sei. Tive uma 1050. Por essa e por outras razões é que prefiro a 675/765 a qualquer 1050. A nova 1200 é outra história.

1. Só se usa o travão da frente na condução da moto
Como disse acima eu sei
Esse é um pensamento da "velha guarda" que durante anos eu próprio concordei.
Mas a realidade não é bem assim.

Vou tentar encontrar um tutorial do Silvain Guintoli em que ele diz que no WSBK não se usa o travão traseiro. Acho que o Michael Neeves da MCN também tem um video em que fala disso.

Vamos lá ver... O Marc Márquez tira partido do travão traseiro? Tira em algumas situações mas ele tem muito mais talento do que eu ou do que tu ou do que a maioria que anda na estrada.

E para além disso sejamos sinceros... o travão traseiro da maioria das motos de estrada é uma treta, são abrandadores. Mas percebe-se... se travassem de facto haviam muito mais acidentes.

Aconchegar o travão traseiro antes de aplicar o da frente faz toda a diferença no afundamento da suspensão.

Só compro motos com suspensão totalmente regulável. E afino-a para conseguir o melhor comportamento possível para o meu peso e a minha forma de conduzir.

A moto afunda muito? Afino a pré-carga e o hidráulico da forquilha.

Julho 01, 2022, 16:41:16, 16:41
Responder #46

ThatsMe

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Vamos lá ver... O Marc Márquez tira partido do travão traseiro? Tira em algumas situações mas ele tem muito mais talento do que eu ou do que tu ou do que a maioria que anda na estrada.

Estamos mesmo a comparar o Márquez ao comum dos mortais?! Vir a um tópico chamado "Tutoriais para quem se pretende iniciar nas motas" e dar dicas de técnicas que se usam no MotoGP e WSBK é muito pouco razoável... O Márquez faz travagens dos 350km/h para os 120km/h sempre com a roda de trás praticamente sem tocar no chão...

E agora, quantos de nós alguma vez travou sequer perto desse nível? Não faz sentido nenhum.

Pareces-me ter experiência, portanto desafio-te a experimentar fazer o seguinte exercício:
  • Coloca uma abraçadeira plástica num amortecedor da frente sem carga
  • Vai para uma estrada com bom alcatrão, chega aos 120km/h e faz uma travagem de emergência só com o travão da frente
  • Marca o local onde paraste
  • Marca o local até onde a abraçadeira desceu
Agora faz a mesma coisa, mas em vez de travares de emergência só com o da frente, deita o pé ao travão de trás na fração de segundo antes de começares a travar com o da frente.
Em qualquer uma das motas que já tive, posso garantir que a suspensão frontal afunda menos no segundo cenário, e que consigo parar antes do que no primeiro cenário.

Para quem não tem experiência, façam o mesmo exercício mas em velocidades mais baixas.

Estarmo-nos aqui a comparar com o Márquez só dá aso a termos malta inexperiente a querer fazer as coisas que ele faz, seja cavalos, travar em égua, raspar joelho no chão, etc.
Não somos o Márquez, e por mais que até possa por aqui andar malta com um kit de unhas muito superior à média, surpreende-me se houver um ou dois que consiga fazer uma travagem de emergência como as que o Márquez faz.

É comparar o incomparável, e o pior que tudo é que dá um mau exemplo aos mais inexperiêntes e que vêm aqui a este tópico absorver dicas.
Não tarda estamos aqui a dizer que a melhor maneira de abordar uma curva é deixar a roda de trás perder tração e entrar na curva em oversteer.
« Última modificação: Julho 01, 2022, 16:43:59, 16:43 por ThatsMe »

Julho 01, 2022, 16:53:26, 16:53
Responder #47

Canonista

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Vamos lá ver... O Marc Márquez tira partido do travão traseiro? Tira em algumas situações mas ele tem muito mais talento do que eu ou do que tu ou do que a maioria que anda na estrada.

Estamos mesmo a comparar o Márquez ao comum dos mortais?! Vir a um tópico chamado "Tutoriais para quem se pretende iniciar nas motas" e dar dicas de técnicas que se usam no MotoGP e WSBK é muito pouco razoável... O Márquez faz travagens dos 350km/h para os 120km/h sempre com a roda de trás praticamente sem tocar no chão...

E agora, quantos de nós alguma vez travou sequer perto desse nível? Não faz sentido nenhum.

Pareces-me ter experiência, portanto desafio-te a experimentar fazer o seguinte exercício:
  • Coloca uma abraçadeira plástica num amortecedor da frente sem carga
  • Vai para uma estrada com bom alcatrão, chega aos 120km/h e faz uma travagem de emergência só com o travão da frente
  • Marca o local onde paraste
  • Marca o local até onde a abraçadeira desceu
Agora faz a mesma coisa, mas em vez de travares de emergência só com o da frente, deita o pé ao travão de trás na fração de segundo antes de começares a travar com o da frente.
Em qualquer uma das motas que já tive, posso garantir que a suspensão frontal afunda menos no segundo cenário, e que consigo parar antes do que no primeiro cenário.

Para quem não tem experiência, façam o mesmo exercício mas em velocidades mais baixas.

Estarmo-nos aqui a comparar com o Márquez só dá aso a termos malta inexperiente a querer fazer as coisas que ele faz, seja cavalos, travar em égua, raspar joelho no chão, etc.
Não somos o Márquez, e por mais que até possa por aqui andar malta com um kit de unhas muito superior à média, surpreende-me se houver um ou dois que consiga fazer uma travagem de emergência como as que o Márquez faz.

É comparar o incomparável, e o pior que tudo é que dá um mau exemplo aos mais inexperiêntes e que vêm aqui a este tópico absorver dicas.
Não tarda estamos aqui a dizer que a melhor maneira de abordar uma curva é deixar a roda de trás perder tração e entrar na curva em oversteer.

 :nice: :palmas: :palmas: :palmas:

Julho 01, 2022, 16:59:35, 16:59
Responder #48

Gentleman rider

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Não somos o Márquez, e por mais que até possa por aqui andar malta com um kit de unhas muito superior à média, surpreende-me se houver um ou dois que consiga fazer uma travagem de emergência como as que o Márquez faz.

Claro que ninguém tem a habilidade para fazer dezenas de metros de roda de trás no ar com o faz consecutivamente o Toprak Razgatlioglu.

Ninguém aqui tem o talento nem as condições de uma pista como ele.

Mas o que escrevi é que uma travagem de emergência na estrada leva ao levantamento da roda de trás. Se a roda de trás não levantar é porque não é uma travagem de emergência.

E numa travagem de emergência, quer por geometria de uma moto quer pela habilidade do motocilista o travão traseiro e o travão motor de nada servem.

E o que disse mais é que para uma pessoa sem o talento de um Márquez ou Razgatlioglu o uso do travão de trás numa condução rápida trás mais inconvenientes do que vantagens.

Claro, se é para abrandar a moto calmamente ou travar abaixo dos 10km/h qualquer coisa serve.

Mas numa estrada de serra a andar bem (e não nos podemos esquecer que uma S1000RR que qualquer pessoa pode comprar num stand tem um andamento que não é assim tão diferente de uma WSBK) o AVERAGE JOE é mais rápido, seguro e fluído se usar apenas o travão dianteiro.

Claro que se existem aqui pessoas inexperientes que não tem a vontade de saber andar depressa numa moto percebo.

Agora para quem pretende saber dominar uma moto com mais de 80cv é preciso apurar certas técnicas.


Julho 01, 2022, 17:06:17, 17:06
Responder #49

Robson

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1. Só se usa o travão da frente na condução da moto

Vários colegas já disseram e a prova é que as motos mais novas vem com sistema CBS - Combined Breaking System.

Na minha por exemplo, com esse sistema, é IMPOSSÍVEL usar somente o travão da frente. Ao puxar o manete da frente, já é exercida uma força no travão traseiro.