Autor Tópico: BMW R1200 R (2016)  (Lida 1212 vezes)

Junho 17, 2016, 13:02:32, 13:02
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Sapiens21

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BMW R1200 R (2016)





Do design até à nova R 1200 R.
A nova R 1200 R define uma posição em termos de estética, prestações dinâmicas e design. Quando os nossos criadores desenvolveram as suas visões na BMW Concept Roadster, esta moto foi a sua grande fonte de inspiração. E não surpreende - afinal, a nova R 1200 R é um modelo potente e muito versátil que combina conforto, cariz desportivo e design de forma única.

Design revolucionário.
Compacta, firme, musculada - o novo design da moto destaca-se claramente da sua antecessora. A forquilha telescópica invertida, semelhante à aplicada na S 1000 RR não só confere uma imagem impactante como também garante estabilidade e uma condução precisa. Com linhas bem marcadas ao longo do depósito e uma transição impercetível entre o banco e a traseira, esta roadster revela imediatamente como vai ser a sua condução.

Estilo próprio.
Pela primeira vez, a nova R 1200 R é disponibilizada, não só com a pintura base, como também com duas variações Style. Para garantir que o design vai de encontro às preferências de cada condutor, é disponibilizada uma decoração clássica, com o intemporal azul "cordoba", uma opção mais desportiva em branco "light" com spoiler do motor na mesma cor e quadro em vermelho "racing" ou uma versão mais exclusiva em cinza "thunder" metalizado com forquilha dourada (apenas disponível com o opcional Dynamic ESA).

Tecnologia de última geração.
A R 1200 R está também à frente do seu tempo no que respeita a tecnologia. Os 125 cv de potência oferecem prestações impressionantes à nova R 1200 R. Juntamente com os modos de condução, acessíveis através de um simples botão, o controlo de tração (DTC) disponível como opcional aplica toda esta potência de forma eficiente no asfalto. O condutor tem tudo ao seu alcance e sob controlo, graças ao painel de instrumentos redesenhado e melhorado. A instrumentação está fixada a uma sofisticada mesa de direção de alumínio.

Toque individual impressionante.
A gama de Acessórios disponível para a R 1200 R é verdadeiramente impressionante: saco de depósito, BMW Navigator V e quatro vidros defletores diferentes são a preparação perfeita para uma grande viagem, enquanto a última geração do opcional Dynamic ESA melhora ainda mais a dinâmica de condução da R 1200 R. Características inovadoras como a preparação para a unidade de navegação com Multi-Controller, Assistente na Passagem de Caixa Pro e Keyless Ride transformam uma roadster de estilo desportivo numa moto muito versátil. Existe também uma alargada gama de pormenores, muito cuidados, como as manetes e pousa-pés maquinados ou a barra de proteção em aço inoxidável eletropolido que resultam num equilíbrio perfeito entre melhorias funcionais e personalização visual.

A revolução roadster está a começar.



Ficha Técnica:

Motor boxer bicilíndrico a quatro tempos de refrigeração ar/líquido, com duas árvores de cames helicoidais à cabeça e um veio de equilíbrio
Diâmetro x curso: 101 mm x 73 mm
Cilindrada: 1,170 cc
Potência máx.: 125 cv (92 kW) às 7.750 rpm
Binário max.: 125 Nm às 6.500 rpm
Taxa de compressão: 12.5 : 1
Gestão do motor: Injeção eletrónica
Controlo da emissão de gases: Conversor catalítico de 3 vias, compatível com a norma de emissões EU3
Velocidade máxima: mais de 200 km/h
Consumo por cada 100 km a uma velocidade constante de 90 km/h: 3,9L
Consumo por cada 100 km a uma velocidade constante de 120 km/h: 5,4L
Combustível: Gasolina sem chumbo, teor mínimo de octanas 95 (RON)   
Alternador: Trifásico de 508 W (potência nominal)
Bateria: 12 V / 12 Ah, sem manutenção   
Embraiagem: Multidisco em banho de óleo, acionada hidraulicamente
Caixa de velocidades: Seis velocidades com veio de sincronização
Transmissão secundária: Cardan
Quadro: Conceito de quadro bipartido com secção principal e com a traseira aparafusada, motor autoportante
Suspensão dianteira: Forquilha telescópica invertida; bainhas com diâmetro de 45 mm
Suspensão traseira: Monobraço oscilante em alumínio fundido com Paralever BMW Motorrad; amortecedor WAD (amortecimento dependente do curso), afinação hidráulica contínua da pré-carga da mola por manípulo, afinação da expansão por manípulo
Curso da suspensão dianteira / traseira: 140 mm / 140 mm
Distância entre eixos: 1.515 mm
Avanço: 125,6 mm
Ângulo da coluna de direção: 62.3°
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneu traseiro: 180/55 ZR 17
Travão dianteiro: Dois discos flutuantes, diâmetro de 320 mm, pinças radiais de quatro êmbolos
Travão traseiro: Disco simples, diâmetro de 276 mm, pinça flutuante de êmbolo duplo
ABS Integral BMW Motorrad (parcial-integral, pode ser desligado)
Comprimento: 2.165 mm
Largura (com espelhos): 880 mm
Altura (sem espelhos): 1.300 mm
Altura do banco, peso sem carga: 790 mm (banco do condutor baixo*/alto* 760 / 820 mm) *EO
Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio: 231 kg
Peso total permitido: 450 kg
Carga máxima (com equipamento de série): 219kg
Capacidade do depósito: 18L
Reserva: aprox. 4L

Informação e dados técnicos obtidos em: http://www.bmw-motorrad.pt/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Dezembro 28, 2018, 23:10:09, 23:10
Responder #1

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As customizações são algo habituais em motos da BMW, mas este recentíssimo caso mereceria o devido destaque....e que reactivas se o tópico para o indicar por cá.

De entre a escolha da conjugação de cores, formas dadas a esta R1200R e trabalho no seu quadro, saiu o fabuloso resultado do projecto dos Suecos da Unique Custom Cycles.

Uma das mudanças mais evidentes reside precisamente no seu quadro, bastante compacto e pintado numa cor que lhe dá pleno destaque e onde não faltam o amortecimento a cargo da Ohlins, banco monoposto bem diferente do original, linha de escape e uma cor cinza, em constraste com o laranja, que li há pouco ser extremamente semelhante à utilizada no Audi RS6, com o seu Nardo Gray. :nice:

Conseguiram tornar este modelo num verdadeiro eye-catching.

Se calhar aquilo que seria a visão de uma BMW...para a KTM.  ;)






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