Autor Tópico: Equipamento para chuva  (Lida 6080 vezes)

Outubro 18, 2017, 18:28:36, 18:28
Lida 6080 vezes

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem começo este tópico também para pedir vossas opiniões e sugestões para equipamento para chuva (calça, cobertura para os sapatos e casaco). Visto que procuro equipamento para vestir por cima da roupa que levo vestida para o trabalho e não ter hipóteses de trocar de roupa lá. Agora que começaram as chuvas e eu a ir de carro perco muito mais tempo a chegar ao trabalho do que de Mota.

Boas curvas e cuidado com a estrada que com esta chuva agora parece manteiga.  :sportbike: :sportbike:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 18, 2017, 19:29:18, 19:29
Responder #1

spitfirept

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Canal Spitfire
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: DN-01
  • Localidade: Oeiras
boas,

decathlon é a tua melhor amiga :)

eu comprei minhas calcas e impermeável la. e não gastei mais de 40€ no total.

O (corta-vento) impermiavel está na zona de rugby da marca KISPA (https://www.decathlon.pt/corta-vento-smocktop-crianca-id_8373692.html). muito bom, facil de arrumar e não tem ZIPPER nem fechos, nem bolsos logo menos locais para possível entrada de agua

As calcas vi agora estas que me parecem porreiras - https://www.decathlon.pt/calcas-impermeaveis-300-preto-id_8328693.html, não sao iguas as minhas mas estão dentro dos mesmos valores




Honda DN-01, AKA Black Widow
Spitfire_pt, Voando baixinho :)
Facebook: https://www.facebook.com/carlos.j.woo...
Instagram: https://www.instagram.com/spitfire_pt/

Outubro 18, 2017, 20:33:23, 20:33
Responder #2

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
boas,

decathlon é a tua melhor amiga :)

eu comprei minhas calcas e impermeável la. e não gastei mais de 40€ no total.

O (corta-vento) impermiavel está na zona de rugby da marca KISPA (https://www.decathlon.pt/corta-vento-smocktop-crianca-id_8373692.html). muito bom, facil de arrumar e não tem ZIPPER nem fechos, nem bolsos logo menos locais para possível entrada de agua

As calcas vi agora estas que me parecem porreiras - https://www.decathlon.pt/calcas-impermeaveis-300-preto-id_8328693.html, não sao iguas as minhas mas estão dentro dos mesmos valores

Foi uma das lojas que me passou pela cabeça mas não sabia se seria viável.

Obrigado pela informação  :cool:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 18, 2017, 21:54:20, 21:54
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Também comprei na Decatlhon  :nice: atenção que para mota essas calças dão problemas por causa das mudanças. No meu caso retirei o sobrepé para não prender, tens uma opção sem isso nos desportos náuticos que será a que comprarei quando estas forem pelo cano.
O casaco convém ser leve e impermeável e que se possa vestir por cima do casaco de mota.
Não encontrei lá nenhum sem fecho que pudesse vestir sobre o casaco da mota por causa das mangas, tenho um tipo chinês
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 18, 2017, 22:21:28, 22:21
Responder #4

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Também comprei na Decatlhon  :nice: atenção que para mota essas calças dão problemas por causa das mudanças. No meu caso retirei o sobrepé para não prender, tens uma opção sem isso nos desportos náuticos que será a que comprarei quando estas forem pelo cano.
O casaco convém ser leve e impermeável e que se possa vestir por cima do casaco de mota.
Não encontrei lá nenhum sem fecho que pudesse vestir sobre o casaco da mota por causa das mangas, tenho um tipo chinês

Pois aquela parte que fica por cima dos pés não deve ser boas por causa das mudanças é verdade tb pensei nisso.... a minha ideia é adquirir umas calças sem isso por cima dos pés é adquirir umas capas próprias que há para calçar por cima dos sapatos e um casaco impermeável tb mas com fecho porque sem fecho não deve ser nada prático vestir por cima do casaco da Mota.
 :cool: :ok:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 19, 2017, 10:23:59, 10:23
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim a Decatlhon é uma excelente alternativa. Tenho botas que troco no trabalho e um blusão com quase 20 anos também do Decatlhon que visto por cima do blusão de moto.
As calças usava umas náuticas que comprei lá por 15€, mas há cerca de um ano e pouco comprei umas da SPIDI (cento e tal euros) numa compra conjunta e cujos fechos vão até cima, logo não tenho que descalçar para as vestir, enquanto que com as do Decatlhon tinha que me descalçar.

A questão que será mais complicada é a impossibilidade de trocar de roupa no trabalho (eu mudo no WC), e nos dias mais quentes o suor em roupa que não permite respirar, logo a roupa impermeável tem esse "pequeno" pormenor. As calças devem ser bem isoladas entre as pernas e não baixarem muito na parte de trás, pois ter água a entrar pelo sitio errado não é a forma mais confortável de viajar.  :lolol:

Outubro 19, 2017, 10:53:45, 10:53
Responder #6

gigashadow

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 43
Eu comprei o meu na Norboxe e serve bem por cima do casaco da moto, além de ser bastante resistente.

http://www.norboxe.com/review/product/list/id/2483/category/107/

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk


Outubro 19, 2017, 11:39:29, 11:39
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O problema do equipamento "improvisado" para uso em motociclismo é:

Qualidade dos fechos
Quando se usa regularmente, sobretudo com o equipamento "normal" por baixo, fica-se tipo... chouriço.
Isto faz com os fechos eclair fiquem em tensão.
Roupa casual não necessita de grande robustez neste aspecto. Sobretudo equipamento para desporto que tende a ser leve.
E a falta de resistencia dos eclairs levam a que se abram sozinhos. E mesmo a abrirem ou desencarrilarem.

Revestimento dos fechos
Impermeáveis casuais e desportivos normalmente têm apenas uma dobra a proteger o fecho.
O que significa que com vento e deslocação do ar este tende a ficar exposto. Sobretudo na zona da cintura, já que se sentados o tecido fica ali a formar uns entrefolhos...
Por esse motivo o equipamento de chuva específico de motociclismo tem habitualmente uma linha de velcro ao longo do fecho para que este não fique directamente exposto.

Equipamento de qualidade usa mesmo fechos eclair selantes. Tal como alguns têm um bordo duplo de forma a canalizar alguma água que entre.
Mas isto faz-se pagar caro.

Cinturas baixas, comprimento e largura da perna
Equipamento casual e desportivo não está pensado para ser usado na posição sentada com perna dobrada.
Conforme o comprimento de perna do motociclista, este arrisca-se a que fique com a calça por "meia canela".

Tal como ao sentar, a cintura estica podendo ficar mais baixa no rabo.

Ajuste nos punhos e canelas
Equipamento casual e desportivo normalmente não está pensado para ser usado com luvas nem botas calçadas.
Alguns até têm ajuste nas mangas... mas normalmente um pequeno velcro que em velocidades maiores pode saltar e entrar ar fazendo "balão".

No que diz respeito ás pernas, a maioria não está pensada para ser vestida com botas calçadas.
E os que através da compra dum numero acima até permite isso... fica normalmente ali um excesso de trapo que vai a abanar na viagem.

Equipamento específico para motociclismo tem normalmente um eclair para apertar de forma a ficar justo á bota.
Alguns têm também no braço.





Aparte disto, deixo ainda algumas observações sobre a escolha de equipamento de chuva não-improvisado:


Uma ou duas peças?
A oferta de equipamento divide-se nestas duas categorias.
Os impermeáveis de duas peças e os macacões de uma só.

No que diz respeito a impermeabilidade o macacão é muito mais eficiente. Sobretudo porque reduz substancialmente a area por onde pode entrar água.
Acabam por estarem apenas expostos pelo eclair frontal e os entrefolhos que se formam quando estamos sentados.
Os impermeáveis de única peça com qualidade costumam ter uma bainha interna que funciona como um funil para evitar infiltrações.

A única vantagem dos equipamentos de duas peças é a possibilidade usar apenas um dos elementos.
Isto é particularmente útil nos dias que de meteorologia incerta em que se sai de casa com um casaco em material impermeável mas calças normais casuais.
Nestas situações é perfeitamente possível enrolar e transportar só as calças na mochila e em muitas motos debaixo do banco para mais tarde usar se necessário.

Luvas dentro ou fora da manga?
Com excepção das luvas que têm uma secção junto ao pulso acrescida precisamente para apertar sobre o casaco, a generalidade deve ser usada por dentro.
Mas ambos os casos devem ser usados por baixo da manga do impermeável.
A razão é que na generalidade das motos o pulso fica posicionado abaixo do cotovelo, e normalmente á água tende a escorrer para o interior quando se está parado.







« Última modificação: Outubro 19, 2017, 11:41:08, 11:41 por dfelix »

Outubro 19, 2017, 17:12:34, 17:12
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Estas calças baratas ( e falo das que foram mostradas acima que eu também tenho, porque as náuticas parecem mais resistentes) têm como desvantagem a rapidez como abrem fissuras entre as pernas e no rabo com o uso no banco. Ao fim de dois anos a ligação fica comprometida e ao final da viagem temos as cuecas encharcadas :) Mas dois anos é bom para o preço.
 Se reforçarem por dentro com fita cola larga ainda fazem mais um ou dois anos, o que dá um custo de cerca de 5€/ano.
São fininhas e leves e não ocupam muito espaço ;)
O blusão ( chinês, acho que custou 5€ há uns anos)  é mais um corta vento/chuva para ajudar a impermeabilidade do blusão quando a chuva é mais intensa, os defeitos ficam resolvidos com o casaco de mota impermeável por baixo. Os meus têm punhos com elástico e uso as luvas por cima do casaco de mota e debaixo do impermeável, se usar só o casaco de mota uso as luvas debaixo com as mangas bem apertadas.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 21, 2017, 23:23:37, 23:23
Responder #9

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem depois da vossa ajuda preciosa lá me dirigi à Decathlon  e fui comprar umas calças é um blusão impermeáveis para vestir por cima da roupa. As calças são muito boas e com fecho em baixo para se puder vestir sem ter de descalçar. Deixo aqui os links do material.

Calças
https://www.decathlon.pt/sobrecalcas-caminhada-raincut

O casaco tem um ajuste em velcro nas mangas em que dá para ajustar no pulso.
Casaco
https://www.decathlon.pt/casaco-caminhada-arpenaz-100-id_8356255.html
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 22, 2017, 02:33:41, 02:33
Responder #10

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Também passei na decathlon..experimentei o corta vento de rugby...ficava largo na cintura, apertado no peito...prendia-me os movimentos...naaaaa

Passei na lopes e lopes e experimentei um da Sidi...encantado! Vestia que nem uma luva...mas era 70€ :toma:

Fui a varios sites da especialidade, oleados oxford, richa...acabei por comprar um IXS Salta por...17€  :)

Bem bonito por sinal

https://www.ramirezmoto.es/Impermeable-Ixs-Salta-/31973.html

Eu este da Decathlon gostei muito, como fui de Mota deu logo para experimentar como ficava por cima do casaco de Mota e ficou na perfeição.... ainda não o testei a andar... existiam uns tb bons mas só tinham fecho até ao peito,  tinha de se vestir tipo camisola e  assim não se tornava prático vestir e despir.... tinha de ter fecho completo.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 22, 2017, 08:45:14, 08:45
Responder #11

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Também passei na decathlon..experimentei o corta vento de rugby...ficava largo na cintura, apertado no peito...prendia-me os movimentos...naaaaa

Passei na lopes e lopes e experimentei um da Sidi...encantado! Vestia que nem uma luva...mas era 70€ :toma:

Fui a varios sites da especialidade, oleados oxford, richa...acabei por comprar um IXS Salta por...17€  :)

Bem bonito por sinal

https://www.ramirezmoto.es/Impermeable-Ixs-Salta-/31973.html
Velasquez,  esse parece impecável, mas é interior, os exteriores para mota são mais do preço que dizias :)
Acredito que apesar de ser para casacos dessa marca esse sirva para todas como casaco interno, mas não evita molhar o casaco de fora
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 23, 2017, 11:36:02, 11:36
Responder #12

HBeiras

  • Visitante
No meu caso uso 2 peças.

Tenho da marca Gelert , calça e casaco, modelo Stormlite 5000, julgo.

Um sobre botas do ebay...e ando sempre seco.

Tudo não chegou a 50€.

Novembro 02, 2017, 17:24:18, 17:24
Responder #13

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem depois da vossa ajuda preciosa lá me dirigi à Decathlon  e fui comprar umas calças é um blusão impermeáveis para vestir por cima da roupa. As calças são muito boas e com fecho em baixo para se puder vestir sem ter de descalçar. Deixo aqui os links do material.

Calças
https://www.decathlon.pt/sobrecalcas-caminhada-raincut

O casaco tem um ajuste em velcro nas mangas em que dá para ajustar no pulso.
Casaco
https://www.decathlon.pt/casaco-caminhada-arpenaz-100-id_8356255.html

Bem como hj o tempo está bom lá tive de dar uso ao equipamento de chuva pela primeira vez. Belos 30€ que gastei no casaco e calças na decathlon porque não passou uma pinga que seja.... 5 estrelas mesmo. Agora só me falta ou comprar um calçado ou umas capas que se possa por nós sapatos que ainda não tenho....

Dêem aí umas dicas em conta para os pés.

Boas curvas e cuidado que agora a Estrada parece manteiga.
  :convivio:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Novembro 03, 2017, 12:16:42, 12:16
Responder #14

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Atenção ao uso do material impermeável da Decathlon ( ou parecido)  que é útil, barato mas pode ter problemas de visibilidade. Excepto nos modelos de ciclismo que parecem ter todos reflectores, os outros podem tapar os reflectores do casaco de mota quando fazem mais falta ( falta de visibilidade à chuva e pior ainda de noite).
Neste caso podem optar por lhes colocar umas tiras reflectores, como no exemplo abaixo que foram tiradas de um colete.







Quem conduz carro à chuva e/ou de noite sabe bem os problemas de visibilidade que podem ter com vidros/escovas mal limpos.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 03, 2017, 12:29:32, 12:29
Responder #15

Tommy

  • Visitante

Novembro 03, 2017, 21:35:49, 21:35
Responder #16

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
É uma boa opção mas penso que na Decathlon o casaco e calças são mais práticos. Na minha opinião.

João  :scooter: :scooter:

Novembro 03, 2017, 22:41:42, 22:41
Responder #17

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É uma boa opção mas penso que na Decathlon o casaco e calças são mais práticos. Na minha opinião.

João  :scooter: :scooter:

Acho que o conjunto completo deve de ser menos pratico de vestir. Este conjunto que comprei na decathlon é  muito pratico de vestir e despir, as calças têm fecho atras até meio    da canela.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Novembro 03, 2017, 23:34:52, 23:34
Responder #18

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A mim só me falta mesmo as botas.... tenho umas da neve que estou a pensar seriamente em usa-las  :megafeliz: :megafeliz:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Novembro 03, 2017, 23:44:20, 23:44
Responder #19

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A mim só me falta mesmo as botas.... tenho umas da neve que estou a pensar seriamente em usa-las  :megafeliz: :megafeliz:

Ou muito me engano ou não vais ter sensibilidade nenhuma com o selector...e pode atrapalhar-te e dar problemas...

Ve as tcx x blend e as tcx jupiter evo..boas e em conta

Pois se calhar... tenho de experimentar.... dps deixo feedback
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8