GERAL > Quadro dedicado à mecânica no geral

velas de igniçao

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mneves:
Mais outro assunto que pode gerar alguma controversia mas aqui os factos sao claros
Acima de tudo respeitar o manual no que em termos de vela a utilizar,nao alterar o grau termico da vela(capacidade em que a mesma consegue dissipar o calor gerado)
Pois um grau termico errado leva a danos.O que nao quer dizer que quem saiba possa recorrer a velas com grau térmico mais frio caso ande sempre em altas...
aqui a honda por exemplo na cbf125 tinha 2 tipos a usar uma mais quente que outra, a mais fria para quem anda sempre a fundo.
Sobre os tipos de vela há muita coisa disponível,platina,prata,iridium,com varios polos ou mesmo sem eles.
deixo um video comparativo de uma normal vs iridium:

Muitos podem alegar que nao sentem diferenças que é mais uma para gastar dinheiro,etc,poderá até ser mas só o facto de um construtor de carros ,por ex,indicar troca de velas normais aos 50000km e de iridium aos 90000 algo quer dizer,ou seja,duram mais.
O tipo de material empregue na construção das mesmas faz a diferença quer na durabilidade quer na produção da faisca.
Ter muita atenção a distancia entre o pólo e o electrodo,quase todos os manuais indicam,e em casas tipo norauto existem apapa-folgas a venda baratos.
Esta da brisk ja utilizei na minha xcity e coloquei numa pcx:

João_Santos:
Marco seria bom se pudesses disponibilizar informação sobre a utilização de gasolina 98 ou 95 e a utilização de uma vela de Iridiun ou vela Normal.

Quais os benefícios e ganhos numa e noutra, uma vez que já testaste tudo até á exaustão.

João  :scooter: :scooter:

mneves:

--- Citação de: Joao Santos em Agosto 08, 2016, 10:34:27, 10:34 ---Marco seria bom se pudesses disponibilizar informação sobre a utilização de gasolina 98 ou 95 e a utilização de uma vela de Iridiun ou vela Normal.

Quais os benefícios e ganhos numa e noutra, uma vez que já testaste tudo até á exaustão.

João  :scooter: :scooter:

--- Fim de Citação ---
Nas gasolinas ja todos sabemos  que havendo diferencas nas octanas so interfere na chamada auto igniçao ou detonaçao prematura em que os motores ja tem sensores para se precaverem hoje em dia.
Aqui nas velas dá para ver no video a diferenca na produçao da faisca ,agora com que tipo de combustivel e se ja o fizeram,posso procurar com mais tempo.
quando referi que ja  tinha testado os diferentes tipos de combustivel ,é em termos de autonomia,agrado de conduçao e eficiencia ,tendo em conta km feitos e preços.

mneves:
Abaixo ,varios tipos de velas diagnosticadas




Nao encontrei informação em português mas acho que todos percebem

mneves:
Curiosamente encontrei isto num site estrangeiro,claro,mas que da para perceber diferentes tipos de combustivel usados,agora quais?

As nossas gasolinas sao boas e todas refinadas em Sines ou Matosinhos ,agora cabe a cada um saber o que fazer.

Marcas de velas mais conhecidas:
ngk (japonesa)
Denso (japonesa)
Brisk (Republica checa)
Bosch(alemã)
Champion( Francesa?)
ac delco
delphi
Febi
Pulse (usa)

(toda a informação foi recolhida da Internet e esta disponível para consulta)

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