Autor Tópico: Mais uma acção de Repres.... erhhh... opsss.. Prevenção?  (Lida 3957 vezes)

Abril 18, 2018, 09:57:20, 09:57
Lida 3957 vezes

carlos-kb

  • Visitante
Boas... ou neste caso nem tanto!

Pois é.... hoje arranca mais uma acção da parte dos senhores da GêÉneErre (aka senhoras da farda), com o (alegado) intuito de "prevenir"  (ao modo repressivo?) os utilizadores das motos, para comportamentos de risco, com vista a diminuir acidentes e a mortalidade nas duas rodas.

Para além dos clichés habituais em torno do equipamento, postura na estrada, blá, blá... Dá especialmente que pensar quando se lê...

«Durante a operação, os militares da GNR vão estar "especialmente atentos" ao excesso de velocidade, não utilização de equipamentos de proteção, manobras perigosas, estado dos pneus e sistemas de iluminação e matrícula, além da condução sem habilitação legal e condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas.»

(Não é por nada, mas desconfio piamente deste "especialmente atentos")

A GNR vai ainda realizar ações de sensibilização junto dos condutores de motos para os aconselhar ao uso do capacete, vestuário de proteção resistente e material retrorrefletor, obrigação de circular sempre com os médios acesos, não circular entre filas de veículos e adequar a velocidade ao estado do piso e garantir as distâncias de segurança.»

Depois disto acabar, e daqui a uns tempos, haverão certamente dados estatísticos... gostaria imenso de ver o quão efectiva foi esta acção de sensibilização, que percentagem de sinistralidade em duas rodas foi efectivamente diminuída... e em oposição, os números obtidos em torno da colhita "preventiva" efectuada.

Aqui fica o artigo completo... divirtam-se (ou talvez não)!

_______________________________

"Operação Moto"
GNR reforça fiscalização a motos para inverter aumento de acidentes




A GNR vai intensificar a partir de quarta-feira a fiscalização aos condutores de motociclos nas vias de maior intensidade de tráfego.

Em comunicado, a GNR indica que dos 77303 acidentes de viação registados no ano passado, 5815 envolveram veículos motorizados de duas rodas, que provocaram 104 mortos (mais 35 do que em 2016) e 431 feridos graves (mais 100), com principal incidência aos sábados e domingos.

A "operação Moto", que vai decorrer até 22 de abril, tem como objetivo prevenir comportamentos de risco durante a condução de motociclos e ciclomotores.

Durante a operação, os militares da GNR vão estar "especialmente atentos" ao excesso de velocidade, não utilização de equipamentos de proteção, manobras perigosas, estado dos pneus e sistemas de iluminação e matrícula, além da condução sem habilitação legal e condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas.

A GNR vai ainda realizar ações de sensibilização junto dos condutores de motos para os aconselhar ao uso do capacete, vestuário de proteção resistente e material retrorrefletor, obrigação de circular sempre com os médios acesos, não circular entre filas de veículos e adequar a velocidade ao estado do piso e garantir as distâncias de segurança.


FONTE

Abril 18, 2018, 10:54:08, 10:54
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
As acções de fiscalização feitas desta forma são inconstitucionais e discriminatórias!
Não deveriam ser feitas acções a apenas motociclos/ciclomotores ou apenas a veículos pesados e/ou apenas a táxis, etc...
A haver acções de fiscalização tem de ser a qualquer tipo de veiculo que circule na via publica.

Destas acções de fiscalização vejo constantemente a mesma conversa da treta que sempre dizem "bla bla bla excesso de velocidade" e a demagogia de manter as autoestradas a 120kmh?
Porque não alterar a velocidade máxima permitida conforme o tráfego? Se há tantos pórticos seria fácil... mesmo inclusive aceitar-se que se apenas 1 veiculo circula sozinho numa distancia de mais de 10km sem qualquer outro veiculo por perto em que possa legalmente atingir 180kmh - não é utopia, "eles" não estão é interessados minimamente numa sociedade melhor para o cidadão, querem é cada vez mais sacarem dinheiro e terem formas legais para o fazer!

Ainda esta semana vi num grupo de FB precisamente daquelas motos da moda...as MT's, em que um companheiro foi aborado por um GNR a lhe dizer que perdoava o valor de 125€ por não ter a vinheta/selo do seguro exposta em local visível na moto. Ontem tive um pequeno debate com companheiros das duas rodas, alguns daqui, em que verificamos que legalmente um motociclo/ciclomotor/tricilo não tem de ter exposto. Portanto...não vão em cantigas, se forem abordados, perguntem em que legislação ele se baseia para tal...se a coisa ficar feia, chamem o superior.

De resto... no seguimento da perseguição da comunicação social a trote dos senhores das inspecções periódicas a motociclos, agora há este enfase por parte dos agentes de autoridade, que para mim, é desmesurado em tanto falatório e preocupação com as mortes em 2 rodas.
Tal como muitos daqui e/ou outros companheiros de 2 rodas, não acredito/amos que um tipo ande de moto sabendo que o motociclo não tem manutenção feita e que possa colocar em risco a sua própria vida. Cada um de nós, temos com toda a certeza absoluta que andamos com as motos em perfeitas condições e que temos consciência que às vezes prolongamos um pouco a vida dos pneus e que estamos nessa altura em risco de sofrermos um acidente.

Quanto às acções de fiscalização, que deveriam ser a qualquer tipo de veiculo a serem feitas é ou seria para verificar se os condutores tem titulo que lhes permita conduzir, se tem seguro em dia, etc... se for para multar e aplicar coimas a quem tenha cometido antes uma infracção, isso já não é uma acção de fiscalização, é uma operação stop...
 
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 18, 2018, 11:41:13, 11:41
Responder #2

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE

Abril 18, 2018, 11:55:39, 11:55
Responder #3

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Ser policia é mesmo um espectáculo. Dão-se ao cúmulo de avisar quando vão trabalhar.

E ainda por cima são descriminatorios.  No próximo dia de trabalho anunciado vão fiscalizar só carroças de ciganos.

Abril 18, 2018, 12:26:25, 12:26
Responder #4

pedroareias

  • Visitante

Não é bem assim.

Fui em tempos "apanhado" e mandado parar a 73 km/h numa zona de 50 km/h. Fiquei desconfiado, fui ver na semana seguinte ("apanham" às segundas-feiras) a bela montagem da GNR e o sinal está encoberto por folhagem e o radar... preparem-se... está debaixo do sinal.

Fui mandado parar a 30 m do sinal... e do radar...

Portanto "quem não deve não teme" não é bem assim. Aliás pessoas que nunca são multadas.


Quem não deve, não teme  :nice:

Abril 18, 2018, 12:56:24, 12:56
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Também já me convidaram a uns minutos de descanso está manhã

Praça das portagens de Alverca, para aí uma dúzia de polícias e presença da comunicação social... assim que vi o polícia já sabia que ia encontrar ainda antes de ele levantar a raquete.

Foi tranquilo, tinha tudo em ordem e pelo que percebi estavam modo pedagógico pois apanharam um companheiro com as luzes desligadas e só lhe chamaram a atenção.


Convinha que fizessem algumas operações destas para fiscalizar e tentar recuperar motos roubadas, e um assunto que infelizmente tem estado na ordem do dia pois a quantidade de roubos tem sido preocupante



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 18, 2018, 13:15:16, 13:15
Responder #6

carlos-kb

  • Visitante
Passei nas portagens de Alverca seriam umas 8.15h da manhã (sentido VFX - Alverca)... Não vi nenhum aparato policial montado.

Não devem ter querido madrugar...   :pensador:  :lolol:

Abril 18, 2018, 13:20:53, 13:20
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Foi as 10h00... a CMTV estava a fazer a reportagem ;)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 18, 2018, 16:36:40, 16:36
Responder #8

carlos-kb

  • Visitante
E já agora, não seria também pertinente os motociclistas fazerem uma acção de "prevenção", de modo a "sensibilizar" as autoridades e entidades oficiais para as vias em mau estado, degradadas, sem limpeza ou manutenção, mal sinalizadas... bem como para os locais mal projectados, certa armadilhas rodoviárias (carris de eléctrico inutilizados, empedrados polidos, rodeiras no pavimento, deformações, ressaltos), rails desprotegidos, "pontos negros", etc.?  :diabolico:

Não mereciam estas entidades (in)competentes também que lhes passassem inclusivé, umas "contra-ordenaçõezitas"?  :pensador:
« Última modificação: Abril 18, 2018, 17:02:29, 17:02 por carlos-kb »

Abril 18, 2018, 16:58:58, 16:58
Responder #9

pedroareias

  • Visitante
Mandado parar 30 m à frente do radar.

É difícil de perceber? A operação-stop estava (e está todas as Segundas-Feiras) a 30 m do radar.



Não é bem assim.

Fui em tempos "apanhado" e mandado parar a 73 km/h numa zona de 50 km/h. Fiquei desconfiado, fui ver na semana seguinte ("apanham" às segundas-feiras) a bela montagem da GNR e o sinal está encoberto por folhagem e o radar... preparem-se... está debaixo do sinal.

Fui mandado parar a 30 m do sinal... e do radar...

Portanto "quem não deve não teme" não é bem assim. Aliás pessoas que nunca são multadas.


Quem não deve, não teme  :nice:

Não percebi. Como é que se é "apanhado" a 30 metros do radar (antes?!)?

Abril 18, 2018, 17:13:24, 17:13
Responder #10

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O especialmente atentos é um eufemismo para dizer que vão controlar os motociclos  :smiley:
Já vi por aqui e não só a recusa de inspecções, etc e um convite a acções de fiscalização. Aí têm  ::P:
Veremos se não é mais uma forma de condicionar a opinião pública para o próximo passo, lançando dados alarmistas de contra-ordenações que dêem a ideia que é tudo fora-da-lei  nas motas.
De resto, quem não deve não teme ( não devemos de certeza?   :pensador: )
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 18, 2018, 17:34:15, 17:34
Responder #11

carlos-kb

  • Visitante
Não esqueçam que as previsões apontam para uns dias de sol, depois de uma temporada prolongada de chuva e mau tempo.
É garantido que haverão muitas motos a desibernar... e muito pessoal a extravasar alguns comportamentos que recalcaram durante semanas em que tiveram as motos paradas.

Como tal, adivinham-se colheitas eventualmente proveitosas... a pretexto da "prevenção".  :toma:

De resto, quem não deve não teme ( não devemos de certeza?   :pensador: )

Eu, como não devo, não temo! E a não ser que seja "agarrado" por uma dessas máquinas fotográficas "preventivas" estrategicamente escondidas, ou que venham embirrar por andar entre filas de trânsito, para mim estas acções acabam a ser iguais ao litro.

Mas esta do "sensibilizar para não andar entre filas de trânsito" (ainda que em alguns países / cidades até já seja permitido), também é engraçada...
Afinal é um perigo passar entre filas de trânsito, e como tal, vamos ">>sensibilizar<<" os mauzões das motas que isso não se faz. A necessidade e obrigatoriedade dos condutores dos veículos automóveis, em usar os espelhos quando mudam de via, até é secundária.
Convém é  obrigar as motos a manterem-se paradinhas nas enormes "filinhas pirilau" originadas pelos congestionamentos, certo?  :diabolico:

Que idiotice pensar-se sequer em usar uma moto para "fugir" aos engarrafamentos.

Não tarda muito, também vêm dizer que facilita a mobilidade e o estacionamento nos centros urbanos, não?   :napodeser:

Abril 18, 2018, 19:37:37, 19:37
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
E perfeitamente possível levar brinde 20 ou 30 metros antes do radar, basta o operador o colocar a controlar por aproximação


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 18, 2018, 22:10:33, 22:10
Responder #13

FilipeC

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Xmax 125
  • Localidade: Oeiras
Já alguem foi multado mesmo sem ter prevaricado? Essa da caça à multa tem uma certa piada. Se fosse bofia e tivesse objectivos de multas para cumprir era super facil. Farto-me de ver todos os dias pessoal a fazer asneiras e depois dizem que é caça à multa. é uma *Modere a sua linguagem* mas no final só nos podemos culpar a nós próprios

Abril 18, 2018, 22:26:18, 22:26
Responder #14

pedroareias

  • Visitante
Tom Dee:

Leste o que escrevi? Só na Segunda-Feira seguinte lá fui verificar onde estaria o radar.

Na altura da autuação fiquei desconfiado que tinham um truque, mas não ia fazer inversão de marcha para inspeccionar o local do radar quando tinha de trabalhar às 9h00.

Disseram-me que era às Segundas e fui na Segunda-Feira seguinte, devagarinho, para perceber o truque.

Sinal de 50 atrás da folhagem, radar debaixo do sinal, patrulha à direita ligeiramente escondida a cerca de 30 metros.

Mandado parar 30 m à frente do radar.

É difícil de perceber? A operação-stop estava (e está todas as Segundas-Feiras) a 30 m do radar.



Não é bem assim.

Fui em tempos "apanhado" e mandado parar a 73 km/h numa zona de 50 km/h. Fiquei desconfiado, fui ver na semana seguinte ("apanham" às segundas-feiras) a bela montagem da GNR e o sinal está encoberto por folhagem e o radar... preparem-se... está debaixo do sinal.

Fui mandado parar a 30 m do sinal... e do radar...

Portanto "quem não deve não teme" não é bem assim. Aliás pessoas que nunca são multadas.


Quem não deve, não teme  :nice:

Não percebi. Como é que se é "apanhado" a 30 metros do radar (antes?!)?

Ok, então foi apanhado 30 metros depois do radar/sinal.
Mas se estava lá a patrulha (mandaram-no parar) não lhe chamou a atenção esse facto?
« Última modificação: Abril 18, 2018, 22:27:54, 22:27 por pedroareias »

Abril 18, 2018, 22:34:46, 22:34
Responder #15

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Penso que os 30 m serem antes ou a seguir ao sinal é irrelevante. O que preocupa é mesmo quando a polícia quer
 autuar, e eles sabem exatamente onde atacar
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 18, 2018, 22:50:19, 22:50
Responder #16

pedroareias

  • Visitante
Exacto! Haja alguém minimamente são aqui no Fórum!

A questão não é onde está a GNR, é onde está o radar e estava debaixo do sinal. Talvez a 3 cm do poste do sinal.

Penso que os 30 m serem antes ou a seguir ao sinal é irrelevante. O que preocupa é mesmo quando a polícia quer
 autuar, e eles sabem exatamente onde atacar

Abril 18, 2018, 23:38:01, 23:38
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...


Cuidado com os radares....

...o saque à carteira é bastante eficaz.

Os excessos fazem-se pagar e a "máquina" está bem montada para não dar borlas a ninguém.
Excepto talvez veículos com imunidade diplomática e mais uns quantos que não convém saber... ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 19, 2018, 09:23:21, 09:23
Responder #18

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
A operacao moto até poderia ser uma ação de sensibilização interessante mas como sempre peca por estar assente em demagogia e interesses duvidosos.

Não é questão de quem não deve não teme..

Quando não se ouve ninguém dos utilizadores reais caí se na estupidez.



Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Abril 20, 2018, 03:50:59, 03:50
Responder #19

rainor77

  • Visitante
Já agora,também podiam sensibilizar os automobilistas que não devem empurrar para berma um motociclista que esteja a cumprir os limites de velocidade.

Abril 20, 2018, 07:38:34, 07:38
Responder #20

pedroareias

  • Visitante
Nada disso, Tom Dee. Respeito os agentes da Autoridade. Estão a trabalhar para o Estado. Por sua vez o Estado está a usar esse dinheiro para tapar os buracos dos bancos que já devem ter absorvido mais de uma dezena de milhar de milhões de Euros.

A quem emprestaram? Não se sabe, é proibido, mas é voz corrente de que foram amigos importantes dos políticos. Gangsters.

O dinheiro das manobras ilegais e cobardes da 'autoridade' está a ir, portanto, para gangsters.

Mais uma vez, tenho todo o respeito pela autoridade.

 PS: ainda ontem com um amigo a conduzir, andamos a 250. Nenhum agente o multaria.

Abril 20, 2018, 10:22:58, 10:22
Responder #21

carlos-kb

  • Visitante
Já agora,também podiam sensibilizar os automobilistas que não devem empurrar para berma um motociclista que esteja a cumprir os limites de velocidade.

Lol... essa do "empurrar para a berma" daria muito que falar!  :D

E tenho uma experiência "sentida na" pele em relação a isso, com uma 125cc e que me faz ter delas a ideia que tenho e transmito.

A única vez que viajei de 125, foi numa Daelim de uma prima minha, que a levei, a pedido dela, de Alverca para Évora. E foi uma experiência um pouco intimidatória.... a partir do momento que passei a Ponte Marechal Carmona, em VFX, foi ir pela berma quase a viagem toda, pois praticamente tudo quanto se "mexia", passava por mim... e se não me desviasse para a berma, quase que me passavam por cima... e sempre por Nacional!

Setembro 12, 2018, 14:49:47, 14:49
Responder #22

21papaleguas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 10
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR
  • Localidade: Vagos


Sinal de 50 atrás da folhagem
[/quote]

Então, mas se o sinal não está visível, tem aí uma boa oportunidade de impugnar a multa!