Em França, depois de muita polémica e muitas multas foi publicada uma lei que estabeleceu uma exceção para os capacetes na condução de duas rodas, equiparando o capacete ao "habitáculo" de um carro e as saídas de som dos dispositivos sem fio integrados num capacete ás colunas também de um carro. só assim a policia parou de multar.https://www.amv.fr/blog/oreillettes-intercom-autorise/https://www.euro-assurance.com/actualites-assurance/systeme-bluetooth-integre-casque-tolere-deux-roues.htmlNa Suíça no cantões francófonos não tenho conhecimento que multem mas nos germanófonos multam e há jurisprudência.
Entre a lei e a aplicação da lei estão os agentes de autoridade. Uma interpretação abusiva pode levar a lei para fora do seu âmbito infelizmente o particular perante o abuso pode defender - se para anular a medida, ou seja ou perde ou empata, sendo o empate seria mais gravoso que antes do intervenção da autoridade.Do lado da autoridade ou se ganha e se cobra a multa ou se empata e não se cobra nada.É um jogo desiquilibrado que incentiva ao abuso.
Seravat, não há problema com o intercomunicador ser externo porque é legal.Claro que interno tem a vantagem de não ter oposição ao vento e ser mais silencioso.
...no artigo aponta para uma certa ambiguidade na interpretação do "tipo de aparelho"
LINK PARA VÍDEO...Se andares por Espanha, atenção...
Os da Motocard cumprem, segundo dizem...as normas e estarão legais.Se estarão todos, provavelmente não...Ainda assim, esta passagem no artigo acima levanta a possibilidade da multa ao critério e interpretação da autoridade:"TE PUEDEN MULTAR POR LLEVAR UN INTERCOMUNICADOR DE MOTO?Este artículo 11.3 es poco preciso y deja a la interpretación de la autoridad competente si el intercomunicador es un auricular o no. Realmente, solo se detallan dos usos legales de sistemas de comunicación de este estilo (para autoescuelas y policía), pero también aclara que se podrían establecer más excepciones de cara el futuro.Esta falta de concreción de la ley hace que existan casos de multas, donde agentes de tráfico han considerado que el intercomunicador de moto era un dispositivo ilegal, interpretando que es un auricular ya que impide percibir sonidos externos.Se se pode depois recorrer??Aparentemente sim...existirá sempre essa hipótese.
(...)(...)
Ainda assim, não vejo mal nenhum em usar o telemovel em andamento, com o tal sistema de intercomunicador, mas ouvir musica já não me parece tão certo. Além de ficarmos um pouco "surdos" em relação aos ruidos do transito ( podendo com isso não conseguir antecipar alguma manobra mais "esquisita" devido a não ouvirmos uma buzina ou uma travagem ), tambem acabamos por nos alhear um bocado do que estamos a fazer. Falo por mim, que gosto muito de musica e ouço musica justamente para me distrair do que me rodeia.
Reacao rapida e eficaz por parte das autoridades responsaveis (....)
Citação de: TMaxer em Outubro 22, 2019, 14:17:31, 14:17Reacao rapida e eficaz por parte das autoridades responsaveis (....)Muito provavelmente o vídeo que se tornou viral, com o incrédulo motociclista a ser multado pela Guardia Civil, acabou por ser um dos grandes impulsionadores a que se fizesse algo.O limbo da interpretação da lei parece que será aclarado para breve.Acredito (ou quero acreditar) que outros países da UE onde suceda o mesmo se lhe seguirão.
Citação de: Sapiens21 em Outubro 22, 2019, 16:45:38, 16:45Citação de: TMaxer em Outubro 22, 2019, 14:17:31, 14:17Reacao rapida e eficaz por parte das autoridades responsaveis (....)Muito provavelmente o vídeo que se tornou viral, com o incrédulo motociclista a ser multado pela Guardia Civil, acabou por ser um dos grandes impulsionadores a que se fizesse algo.O limbo da interpretação da lei parece que será aclarado para breve.Acredito (ou quero acreditar) que outros países da UE onde suceda o mesmo se lhe seguirão.Se algum dia for multado devido aquele importantissimo reflector que é suposto estar abaixo da chapa de matricula, tambem faço um video indignado. Pode ser que acabem com essa obrigatoriedade. Tenho a certeza que a Assembleia da Républica faz logo uma reunião extraordinária para resolver esse assunto. (....)
Se estiver homologado, julgo que não haverá problema. Um equipamento homologado e específico para esse uso que lhe é dado, julgo que poderá ser aceite em Portugal/Espanha/França, sem que as autoridades levantem problemas nisso.
Citação de: Sapiens21 em Outubro 16, 2021, 10:33:33, 10:33Se estiver homologado, julgo que não haverá problema. Um equipamento homologado e específico para esse uso que lhe é dado, julgo que poderá ser aceite em Portugal/Espanha/França, sem que as autoridades levantem problemas nisso.O Cross percebeu o meu ponto de vista.Obviamente que qualquer produto para ser comercializado na Europa tem de cumprir as normas europeias mas existem alguns produtos que têm de cumprir (também) as normas nacionais de cada país...Repara que por exemplo o suporte atrás dos carros para transportar bicicletas é possível utilizar legalmente na maioria dos países da União Europeia mas por cá é (ou já foi) proibido (os senhores agentes andam ocupados com outras formas de sacarem as multas mas já estiveram no passado bem ocupados com estes suportes...).(no entanto sempre foram comercializados) (a questão prende-se pela legislação mencionar por outras palavras que as bicicletas não podem passar a largura/altura dos automóveis se transportados atrás)No caso dos intercomunicadores a minha dúvida será a mesma... quais os modelos que possam ser utilizados de acordo com a norma Espanhola...(seria aborrecido adquirir um e num passeio a Espanha apanhar logo como uma valente multa)