Autor Tópico: Cuidado com o GPS, não confiar a 100% [BUG ?]  (Lida 827 vezes)

Novembro 28, 2019, 17:40:11, 17:40
Lida 827 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Não sei se é algo recente mas tenho notado que "muitos" dos software's de navegação por satélite (GPS) e que recorrem também a informações Google, podem estar a dar alguns resultados desadequados por lá seguirmos...

Ainda no começo desta semana tive de levar a moto na sua primeira viagem com finalidade profissional e não fosse eu preparar bem a viagem (~600km) e recorrer primeiro a imagens do google street view, muito provavelmente ainda estaria lá por cima à espera do reboque para me levar a moto, se bem que o reboque por lá ficaria também...  :lolol:
Quando cheguei à unidade fabril, indicaram que realmente todos os GPS que recorrem também ao google dão naquele caso indicações erradas, sendo uma situação recente - algum erro/bug do google.

Como já tinha reparado numa outra situação parecida, venho assim alertar para este "problema", tanto que precisamente hoje apareceu esta noticia: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/motorista-portugues-enganado-pelo-gps-esta-a-seis-dias-com-o-camiao-atolado-numa-estrada-em-italia?ref=HP_PrimeirosDestaques
[se repararem na imagem, nem mesmo um simples automóvel estaria capaz de seguir por ali...]

 :pensador:
« Última modificação: Novembro 28, 2019, 17:47:06, 17:47 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 28, 2019, 18:43:59, 18:43
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei se será somente informações do Google, mas confirmo também já ter passado por situações "chatas" com o GPS.

No meu caso até nem é tanto pelo facto de me levar ao local que pretendo, mas sim pelo trajecto.

Sei perfeitamente que podem existir trajectos distintos entre a opção "mais rápido" ou "mais curto", mas já tive umas situações no passado em que se notava a baralhação, resultando na escolha de um trajecto completamente desadequado.

Já agora outra coisa...

Esta menção "(....)muito provavelmente ainda estaria lá por cima à espera do reboque(....)" quer dizer alguma coisa que me escapou?  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 28, 2019, 18:51:04, 18:51
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)

Já agora outra coisa...

Esta menção "(....)muito provavelmente ainda estaria lá por cima à espera do reboque(....)" quer dizer alguma coisa que me escapou?  :pensador:

No meu caso, se tivesse seguido o caminho que o GPS e o próprio Google Maps indicava, ficaria ali atolado no meio dum mato com muitos eucaliptos, "caminho" que apenas os mais experientes do offroad e que gostam de lama - muita lama - e local esse com quase ausência de sinal GSM (incluindo 2G/3G/4G) para ajudar à festa...
Recentemente alguém que lá foi de carro teve de ser rebocado por um jipe bem apetrechado de equipamento... e nem sei como é que o carro lá conseguiu sequer passar nos primeiros 100m...  :pensador: :pensador: :pensador: 
[olhando para a noticia do camião... no meu caso seria ainda pior]
Portanto... não aconteceu nada de extraordinário pois precavi-me... fiz percurso alternativo, estudando o google maps (imagens satélite e street view).
Aliás...aconteceu apenas uma coisa: foi deveras entediante a viagem nos quase 600km de autoestrada com umas quantas rajadas de vento...
O lema agora é quase: Autoestrada nunca mais! :lolol:

nota: lá por cima = norte do país
« Última modificação: Novembro 28, 2019, 18:57:56, 18:57 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 28, 2019, 19:49:22, 19:49
Responder #3

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Também já me aconteceu no Gerês o GPS indicar-me um caminho que pela largura percebi logo que ia ser sem saída. Como tenho sempre um mapa lá me desenrasquei. Outra vez, numas estradas municipais comecei a fazer um circuito circular, como o mapa não tinha aquelas estradas, a solução foi orientar-me pelo sol, seguir na direção pretendida e numa aldeia confirmar que ia pelo caminho correto. Por isso, antes de uma viagem estudo o caminho no Viamichelin e levo um mapa.
Boas curvas! :scooter:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Novembro 28, 2019, 22:21:15, 22:21
Responder #4

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Existem erros de mapas, provavelmente não de GPS.
Não é invulgar ter situações caricatas para poupar uns metros, principalmente quando saímos dos grandes centros urbanos.
Felizmente numa tive uma situação tão desesperada :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 29, 2019, 09:41:14, 09:41
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
O software de navegação não conhece as estradas por experiência de utilização.
Interpreta informação que lhe foi enviada.
Se a cartografia indica um caminho de cabras como sendo uma nacional.. ele irá pensar e agir como tal.

A Google por recorrer aos dados recolhidos durante a utilização das suas apps, das de empresas que adquiriu como o waze e de fornecedores até está com o que são provalvelmente os mais completos que existem.
Ainda assim, tudo aquilo assenta em cartografias base muito genéricas.
Logo, se uma estrada de terra batida está cartograda como estrada municipal.. ela irá aparecer como as restantes estradas municipais.
E há muitos locais onde as estradas até estão no mapa e depois não existem.

Ainda há umas semanas tropecei numas quantas por estes lados:



Os arruamentos estão criados, cartografados e até as ruas têm nome!
Mas ou são trilhos.. e alguns casos apenas mato!
 :D

(Não é um "problema de GPS".. já que o módulo apenas lida com a informação dos satélites.)
« Última modificação: Novembro 29, 2019, 09:50:30, 09:50 por dfelix »