Autor Tópico: Honda CBR250RR 4cilindros  (Lida 2144 vezes)

Novembro 30, 2019, 01:04:01, 01:04
Lida 2144 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Honda CBR250RR 4cilindros (2020/2021(?))





Quando começaram a haver boatos que a Kawasaki estaria a desenvolver uma nova ninja250 com um motor de 4 cilindros, de grande perfomance, também começaram os boatos de que a Yamaha estaria a preparar uma resposta com uma R de 250cc e 3 cilindros, enquanto que se especula que a Honda está também a preparar a sua resposta através de uma "também 4 cilindros de 250cc" que se deverá chamar CBR250RR, caso se verifique que terá mesmo desenvolvimento.

Das três, para já a Kawasaki foi mesmo a única que terá sido mesmo apresentada tanto no Salão de Tóquio como na Feira de Milão.

Será bem interessante tanto a Honda como a Yamaha darem seguimento às suas propostas, e que passem rapidamente de boatos a enormes pequenitas deportivas!



Mais info: https://www.moto.it/news/honda-cbr250rr-a-quattro-cilindri-sogno-o-realta.html
« Última modificação: Novembro 30, 2019, 13:00:44, 13:00 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 30, 2019, 03:29:54, 03:29
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
CBR250RR tetracilíndricas?
A Honda já as teve!

Conheço inclusive quem teve uma, provavelmente a única em Portugal pois importou-a e nem havia registo de homologação.



Aquelas 20.000rpm têm uma sonoridade do cacete!
Parece que vão a 300... e na realidade vai prai a 100!
 :D

Estas motos eram muito comuns no japão durante os 80's e 90's.
Eram a forma do mercado ter acesso á maior performance possível tendo em conta as pesadas restrições e custos associados a cartas e seguros das cilindradas altas.

Na Europa houve alguns "grey imports" embora mais populares nas 400cc deste género.
Como  a fiscalidade era inferior, os modelos mais refinados não justificavam muito a compra pois o preço acabava por não se distancia muito das irmãs 600/750.

Teria piada voltar a surgir motos deste género.
Mas não me parece muito viável, porque no que diz respeito a custos de produção será superior.
Quando a tendência que se tem assistido é o inverso.

Além de que as baixas cilindradas servem sobretudo os escalões de carta A2 que acabam por ser transversais à grande maioria dos países europeus.
E esta impõe um limite de 35Kw.
Isso consegue-se hoje em dia com qualquer twin 400cc por um menor custo de produção ao mesmo tempo que oferece maior economia e menores emissões.

« Última modificação: Novembro 30, 2019, 03:31:06, 03:31 por dfelix »

Novembro 30, 2019, 09:23:23, 09:23
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Recordo que actualmente está à venda nos países Asiáticos um modelo da marca com exactamente essa designação, mas bicilindrica.

Teve inclusivamente um grande impulso de marketing por via do Marc Márquez.

Infelizmente não se comercializa por cá...



Trata-se de um bloco com 249.7cc, para uns bastante aceitáveis 38.2cv. E digo que essa potência é "bastante aceitável" para a cilindrada, porque nos dias de hoje não existirão muitas a fazer o mesmo.
Na altura (quase 30 anos atrás) conseguia perto de 45cv.

Tenho certas dúvidas que venha agora novamente uma com 4 cilindros.
Acho que não. As publicações poderão estar a tentar "fazer render o peixe" com notícias pós-Eicma.  :)

Veremos.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 30, 2019, 13:10:16, 13:10
Responder #3

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Ai que saudades da minha RG Gama!!!
Era bi-cilindrica a 2T, meu deus que canhão!!!

Será que vamos voltar a ter um segmento médio/baixo de grandes prestações? Mesmo assim não acredito que voltem aos valores daquelas bestas a 2T, lembro a RD350 e a RGGama 250 ou a Cagiva Mito 125cc ou ainda a TZR125 que batia facilmente os 150kmh...

Verdadeiros tempos de loucura!  :offtopic:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 30, 2019, 14:21:22, 14:21
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por várias razões, que vão desde custos elevados para o fazer numa cilindrada tão baixa...até questões relacionadas com um cada vez maior aperto no que toca ao cumprimento de normas de emissões (especialmente na Europa!), creio que resultará em apenas uma ou outra tentativa de algum fabricante.

Até porque o retorno financeiro, após o desenvolvimento de uma moto destas nos dias de hoje (250cc tetracilindrica), não sei se justifica senão numa forma de demonstrar ousadia e chamar à atenção da sua capacidade de engenharia e tecnologia.

O poderio financeiro sei que por vezes dá para alguns desvarios (acho que a minha moto ou então a Vultus, por razões diversas, encaixam prefeitamente nesse exemplo de delírios), mas não creio que a marca venha a fazer este projecto...

"Penso eu de que", como diria o outro.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 30, 2019, 15:46:06, 15:46
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bem... querem ver que a Kawasaki foi-se nos boatos que já em 2015 apontava para um regresso de uma CBR250RR de 4 cilindros e acabou mesmo por apresentar isoladamente a sua proposta nesta gama com a recente ZX25R?



https://www.motorbeam.com/honda-could-reveal-4-cylinder-cbr250rr-in-october-2015/

E em 2016/2017 foram aparecendo novos boatos...



https://www.digitaltrends.com/cars/2017-honda-cbr250rr-video/

Curioso vídeo supostamente da própria marca (India)... "Expect the unexpected"


Recordo que actualmente está à venda nos países Asiáticos um modelo da marca com exactamente essa designação, mas bicilindrica.

Teve inclusivamente um grande impulso de marketing por via do Marc Márquez.

Infelizmente não se comercializa por cá...



Trata-se de um bloco com 249.7cc, para uns bastante aceitáveis 38.2cv. E digo que essa potência é "bastante aceitável" para a cilindrada, porque nos dias de hoje não existirão muitas a fazer o mesmo.
Na altura (quase 30 anos atrás) conseguia perto de 45cv.

Tenho certas dúvidas que venha agora novamente uma com 4 cilindros.
Acho que não. As publicações poderão estar a tentar "fazer render o peixe" com notícias pós-Eicma.  :)

Veremos.  :nice:

A "apresentação oficial" da marca nesses países asiáticos está aqui:
« Última modificação: Dezembro 01, 2019, 00:24:33, 00:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 02, 2019, 10:51:15, 10:51
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
...mas bicilindrica.
(...)
Infelizmente não se comercializa por cá...

Nem fará grande sentido se considerarmos os escalões das licenças na europa e muitos outros países que adoptaram um regulamentação inspirada na EU.

Os 38.2cv até podem ser "aceitáveis" para uma 250cc. Mas se a limitação for à cilindrada como acontece em muitos países do oriente.
Na Europa quem obtém a categoria A2 ou equivalente terá ao seu dispor a possibilidade de saltar para algo sem limite de cilindrada desde que tenha até 35Kw (47.5cv).
Naturalmente a preferência irá para uma R3, Ninja 400 e respectivas rivais directas.

Embora o mais habitual (pelo menos no panorama nacional) seja certo "chico-espertismo" em se querer algo de cilindradas superiores, mas que em pouco tempo a única limitação que terá será no DUA.

Será que vamos voltar a ter um segmento médio/baixo de grandes prestações?

Não... porque as "pequenas cilindradas" estão orientadas sobretudo a estas "categorias" de carta.
E estas não dão margem para grandes prestações.

Nos dias de hoje não faz sentido lançar uma 125cc com 34cv como tinha uma Mito ou RS 125.
Porque o titular de categoria A1 não a poderá conduzir.
E o titular da categoria A2 tem margem para mais.

Muito menos nos dias de hoje faz sentido uma 250cc com 72cv como tinha a RS250.
Porque o titular de categoria A2 não a poderá conduzir.
E o titular da categoria A pode escolher o que bem entender.

As baixas cilindradas, sobretudo desportivas, eram tradicionalmente motos de progressão.
A quantidade de condutores que não estando limitados a uma categoria vão querer uma moto destas características é residual.

... ou a Cagiva Mito 125cc ou ainda a TZR125 que batia facilmente os 150kmh...

A minha Mito de marcador bate os 210kmh! O que em velocidades reais corresponde a uns.. 170!   :D

Dezembro 02, 2019, 11:15:40, 11:15
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
...mas bicilindrica.
(...)
Infelizmente não se comercializa por cá...

Nem fará grande sentido se considerarmos os escalões das licenças na europa e muitos outros países que adoptaram um regulamentação inspirada na EU.

Os 38.2cv até podem ser "aceitáveis" para uma 250cc. Mas se a limitação for à cilindrada como acontece em muitos países do oriente.
Na Europa quem obtém a categoria A2 ou equivalente terá ao seu dispor a possibilidade de saltar para algo sem limite de cilindrada desde que tenha até 35Kw (47.5cv).
Naturalmente a preferência irá para uma R3, Ninja 400 e respectivas rivais directas.
(....)


O objectivo, segundo se falou até há bem pouco tempo, era que chegasse à Europa como CBR300RR, com a mesma imagem da CBR250RR vendida na Ásia.

Mas poderão ser (quase de certeza), à semelhança da notícia da tetracilindrica com 250cc, apenas rumores.

Falei dessa CBR300RR por acaso até há muito pouco tempo...

AQUI: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6573.msg79282#msg79282
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 25, 2020, 09:22:21, 09:22
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A corrida aos números parece estar instalada...

Segundo os Japoneses da Young Machine, numa notícia publicada ontem, a nova CBR250RR (bicilindrica) foi já apresentada num briefing onde estiveram responsáveis de concessionários da marca e puderam ver a renovada CBR250RR, que recebe igualmente um aumento de potência (+3cv).

A imagem foi baseada apenas nas informações que receberam, pelo que ainda se terá de aguardar até à apresentação nalgum evento ou salão.

Link

Não sei é se chegará à Europa.  :pensador:
Tenho algumas dúvidas. :
Sei que esta será mais desportiva e conta com uma potência (sendo uma 250cc), que por pouco alcança a CBR500R.  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 03, 2020, 18:00:12, 18:00
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ainda a respeito deste tema (não propriamente de afinal não ser com 4 mas sim 2 cilindros), a publicação RideApart volta a falar deste modelo que irá chegar ao mercado.

E dá indicações sobre algumas features que a máquina terá...

"(....)What matters more is how the bike sends that power to the ground, which is why Honda is also adding a quick shifter, automatic rev-matching, and a slipper clutch.(....) "

A parte mesmo nada boa é que...acho que não virá para o Velho Continente. Pelo menos tenho reservas em crer que tal sucederá.  :-X

https://www.rideapart.com/articles/396232/honda-upgrades-cbr250rr-fight-kawasaki/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 27, 2020, 11:17:42, 11:17
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Inicialmente tudo apontava para que a Honda respondesse à Kawasaki com um modelo à altura da ZX25R mas afinal...
..."vai vir" é uma CBR400R de 4 cilindros... (como se pode ver noutro tópico)

Pelo que este tópico ficará "fechado".
A não ser que a Honda venha a surpreender realmente com a apresentação de dois modelos de pequena cilindrada de 4 cilindros:
- 250cc
- 400cc
Isto pela regra do "segredo é a alma do negócio" e do que isso representa enquanto maior impacto na sua apresentação!
Vamos ver...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin