Autor Tópico: Estatisticas relacionadas com capacetes  (Lida 2374 vezes)

Maio 26, 2020, 11:42:18, 11:42
Lida 2374 vezes

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
... e não só.

Há dias em um video alguém afirmou que a percentagem de embates na zona do chin bar é ínfima, e que portanto os capacetes modulares quase tão seguros como os integrais. Mas reside nos States, por isso não sei ao certo sobre a realidade deles.

Em tópicos recentes sobre escolha de capacetes, este é sempre um tema de discussão e/ou conselho, com a maioria a afirmar que os modulares são tão perigosos como os jet/openface em caso de embate na zona do queixo.

Mas... e dados a suportar essas afirmações?  :pensador:

Pessoalmente e apesar de usar há vários anos um modular, estou igualmente convencido que estes não são tão eficazes como os integrais.
Pela lógica, tem mais pontos de quebra estruturais que eventualmente oferecem muito menos resistência e proteção, a partir de certa força de impacto.

No entanto e não raras vezes, o bom senso engana e leva a criação de mitos e dogmas que na realidade não têm fundamento científico.
E foi dessa forma que fui procurar algum suporte de dados que de alguma forma ajude a clarificar essa "verdade comum".

Uma das fontes que descobri é esta:

https://motorbikewriter.com/crash-statistics-motorcycle-helmets/

Ainda assim, isto foi baseado nos dados do Hurt Report... de 1981!
https://www.motorcyclenews.net/does-your-head-crush-like-a-cabbage-in-a-crash/

Procurei dados e estudos mais actuais e encontrei este, de Dietmar Otte.
Não tenho acesso ainda ao documento original, quando tiver, partilho.
https://www.researchgate.net/publication/300676984_Technical_Demands_on_Safety_in_the_Design_of_Crash_Helmets_for_Biomechanical_Analysis_of_Real_Accident_Situations
Basicamente, corrobora os resultados da Icon acima: 66% dos impactos ocorrem na área frontal superior e na zona do chin bar.

Apesar de escassos, especialmente se procuramos estudos recentes e feitos na Europa, a tendência dos dados demonstra que de facto uma percentagem elevada dos embates é na zona do chin bar e zona frontal superior.

Mas se quisermos ser mesmo picuinhas: uma coisa é a média da quantidade de embates ocorrer em determinada zona.
Outra coisa é a relação entre os embates e a capacidade média de resistência do capacete, ou o nível de danos provocados nas mesmas circunstâncias.

Os dados que eu gostaria de ver em detalhe, mas que obviamente são quase impossíveis de medir em situações reais, seria algo como.
- força média de embate vs. estrago provocado (ie, capacidade dos 2 tipos de capacete resistirem até X quilos de força sem quebrar nas zona do chin bar)
- comparação entre potenciais danos provocados na face entre capacete integral vs. modular, para uma mesma força de embate


Entretanto, encontrei algumas fontes interessantes de estatísticas que são mais genéricas em relação a motociclismo, se alguém tiver interesse.
http://www.fema-online.eu/website/wp-content/uploads/motorcycle_safety_and_accidents_europe_hdb_050816.pdf

Nesta achei curioso o seguinte, dado a quantidade de smart-helmets que andam por aí nos sites de crowdsourcing!
Outro tema de debate interessante, sem dúvida ;)

Citar
The motorcyclists’ top 10 of dangerous-for-motorcycles technological innovations is:
  1. Helmet-mounted display of motorcycle information on helmet visor
  5. Real-time rear-view display on helmet visor or windshield
  8. Heads-up display of vehicle information on windshield

The main reason motorcyclists give for considering technological innovation as dangerous is that during riding they require active interaction. This may lead to information overload and distraction.

Sobre o mesmo tema (ajudas e automatismos):
https://www.femamotorcycling.eu/wp-content/uploads/documents_library/FEMA_survey_newtechnologies_fullreport_April2020.pdf

Ainda no tema capacetes, parece que as regras e os testes vão ser mais estritos (ECE):
https://www.femamotorcycling.eu/new-helmet-rules/

No âmbito mais global, existe também um projecto Europeu para recolha e tratamento sistemático de dados relacionados com motociclismo, o RIDERSCAN, mas não tive tempo para investigar em que pé está actualmente.
Parece-me conter informações e acknowledgments pertinentes. Por exemplo "Roadside barrier: a common infrastructure problem in Europe"
http://www.mc-roadsidebarriers.eu/motorcycle-protection-systems/documentation/riderscan-project/
https://www.femamotorcycling.eu/library/

Outros estudos recentes (2020) relacionados com acidentes/motos:
https://investigativeresearch.org/the-dynamics-of-motorcycle-crashes-2020/


Nota: este tópico apenas pretende informar sobre as razões que levam à escolha de um tipo de capacete sobre o outro.
Apenas pretendi obter dados mais concretos sobre afirmações que vejo em muitos tópicos, mas que nunca vi ninguém fundamentar com dados.
Pessoalmente e como fica patente, nunca me contento com o simples "porque X é melhor".
E já agora, partilhar isso com todos ;)

stay safe!
« Última modificação: Maio 26, 2020, 11:44:15, 11:44 por replicantz »

Maio 26, 2020, 19:05:02, 19:05
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Grande investigação excelente trabalho. Não me surpreende que a maioria dos impactos da cabeça seja frontal, surpreende sim seja seja no queixo.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 26, 2020, 19:47:28, 19:47
Responder #2

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Bom, do que vi não encontrei nenhuma evidência de que os modulares possam ser tão seguros como um integral.
Aliás, um modular num acidente quando esteja aberto, dependendo das circunstâncias do acidente, até pode ser tão ou mais perigoso que um jet o que, convenhamos, não é fácil. Basta pensar numa situação em que o motociclista se arrasta pelo chão, a rodar sobre si próprio, com a queixeira do capacete aberta a obstaculizar a uma rotação livre. Tendo o azar de a queixeira não saltar é fácil imaginar o que pode acontecer...

Eu já tive um modular e não aconselho ninguém a usar.
Também não aconselho ninguém a usar um aberto e tenho 2, para além dos integrais.   

 ;)

Maio 26, 2020, 20:43:08, 20:43
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Leio frequentemente, para mostrar a importância do integral que... "Quem circular de queixeira aberta....."

Ninguém no seu juízo circula de queixeira aberta em velocidade, até porque na maioria faz resistência ao vento.
O modular tem vantagem na circulação de baixa velocidade, citadina, e no uso do capacete fora da mota ( colocar/retirar, fazer coisas com capacete na cabeça como pagar combustível, etc).
Quando está calor o integral coze os miolos em trânsito citadino porque não entra ar suficiente. Só o uso quando está menos calor ou quando saio e vou usar mais velocidade.
O Caberg Duke tem 5 estrelas sharp, a maioria dos integrais não vai mais longe que 4 e quem vê os testes sharp fica impressionado com a resistência aquelas pancadas.
Mais, a proteção da cabeça, que contem um órgão vital, é semelhante, a face, que não é vital é que é diferente se o modular estiver aberto.
Por alguma coisa só tenho visto policias de modular, e em perseguição circulam a velocidades elevadas.
Sendo os capacetes diferentes conforme a marca, não faria essa diferença entre modulares e integrais, não sendo perfeito dou mais valor às diferenças no impacto nos teste sharp.
Claro que visibilidade, ruído, aerodinâmica, são assuntos importantes mas quando vamos com a cabeça contra qualquer coisa esperamos ter um capacete resistente ao impacto
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 26, 2020, 22:24:24, 22:24
Responder #4

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Leio frequentemente, para mostrar a importância do integral que... "Quem circular de queixeira aberta....."

Ninguém no seu juízo circula de queixeira aberta em velocidade, até porque na maioria faz resistência ao vento.


Eu vejo dezenas de motociclistas a circular com modulares com a queixeira aberta. Para não dizer centenas, por exemplo num Lés a Lés.
 ;)

Maio 26, 2020, 22:47:49, 22:47
Responder #5

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Leio frequentemente, para mostrar a importância do integral que... "Quem circular de queixeira aberta....."

Ninguém no seu juízo circula de queixeira aberta em velocidade, até porque na maioria faz resistência ao vento.


Eu vejo dezenas de motociclistas a circular com modulares com a queixeira aberta. Para não dizer centenas, por exemplo num Lés a Lés.
 ;)

Pode ser estereótipo, mas a grande maioria dos condutores de R1200/1250GS que vejo andam de modular aberto.

Maio 26, 2020, 23:38:23, 23:38
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não me tenho apercebido muito disso.
Talvez de forma ocasional em cidade e julgo que mais em alturas de tempo muito quente, mas não muito regular e também não muito diferente de outros com motos diferentes.
Mas é o que me tenho apercebido.  :nice:

No entanto, no que toca aos motociclistas da PSP e da GNR, já vi imensos a andar de moto com o modular aberto. Muitos mesmo..
Levam só os óculos escuros para escapar aos insectos.  :chiuuuu: 8)

Sobre os perigos de andar com o modular aberto, sim existem e não são de menosprezar.

Em tempos criei por cá um tópico que gerou uma discussão  interessante sobre toda esta temática .  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 27, 2020, 08:23:23, 08:23
Responder #7

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Obrigado pela partilha!

Deixo apenas uma nota, alguns Modulares estão apenas homologados para circularem fechados, outros estão homologados para circularem das duas formas.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 27, 2020, 09:38:08, 09:38
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim...

No caso dos modulares, trata-se de 2 tipos de homologação existentes (P de integral e J de jet).

No caso daqueles modulares que apenas têm a homologação "P", não podem, por lei, circular abertos...se bem que tenho muitas dúvidas que a autoridade vá verificar isso.   :)

No entanto, em caso de acidente, aí já tenho certas reservas em crer que não seja coisa que uma seguradora não tente averiguar, no caso de danos físicos ocorridos e respectivo pagamento de tratamentos hospitalares.  :pensador:

Já agora, o tópico que eu falava mais atrás era este...

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4075.0#top

 :nice: :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 27, 2020, 10:04:51, 10:04
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Eu vejo dezenas de motociclistas a circular com modulares com a queixeira aberta.
 ;)

Porque podem.
Porque o capacete oferece essa possibilidade.
Porque o condutor com o capacete aberto assume que está sujeito a riscos idênticos a se fosse como um jet.
Não vejo drama.




Maio 27, 2020, 11:05:06, 11:05
Responder #10

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Eu vejo dezenas de motociclistas a circular com modulares com a queixeira aberta.
 ;)

Porque podem.
Porque o capacete oferece essa possibilidade.
Porque o condutor com o capacete aberto assume que está sujeito a riscos idênticos a se fosse como um jet.
Não vejo drama.

Eu também não vejo drama, nem disse que havia drama...
Aliás, essa é uma escolha pessoal de cada um.
Como disse atrás eu também uso jets e assumo obviamente esse risco.
Não acredito é em níveis de proteção idênticos em flip ups e fechados, assumindo que estamos a falar de capacetes de gamas similares.
Para já não falar no peso, por exemplo, mas esse é outro campo...
 ;)

Maio 27, 2020, 11:27:27, 11:27
Responder #11

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Não acredito é em níveis de proteção idênticos em flip ups e fechados, assumindo que estamos a falar de capacetes de gamas similares.

Comparar um modular aberto com um integral é simplesmente estúpido e nem vale a pena entrar por aí.
Comparar um modular fechado com um integral faz todo o sentido.
E ambos são testados e certificados da mesma forma.

Obviamente que um integral é estruturalmente superior a um modular fechado.
Mas até que ponto a diferença estrutural pode evitar os miolos ficarem em papa.. não sabemos.

É que tanto uns como outros para serem certificados são sujeitos a testes que muito sinceramente, num impacto real dificilmente alguém resiste aquilo.
Para não falar de acaba por sofrer o resto do corpo.
Neste casos, o capacete só vai servir para recordar o belo rosto do cadáver.

A única coisa que me deixa com imensas dúvidas nos modulares é mesmo o mecanismo manter a sua qualidade de funcionamento a longo prazo.
Pois é habitual ao fim de uns anos de utilização começarem a ganhar folgas. E não sabemos até que ponto a estrutura nos pontos de fixação possa estar comprometida.


Maio 27, 2020, 12:39:18, 12:39
Responder #12

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Haverá ainda a probabilidade de um modular abrir por exemplo numa queda/despiste?
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 27, 2020, 12:51:02, 12:51
Responder #13

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Haverá ainda a probabilidade de um modular abrir por exemplo numa queda/despiste?
Sim, geralmente é testado pela Sharp.

No caso do meu Exo 920, há 10% de probabilidade de abrir em impacto.

Maio 28, 2020, 09:42:16, 09:42
Responder #14

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Dois artigos recentes com alguma informação:

Nova norma de homologação Europeia para capacetes de moto a entrar em vigor em junho 2020 depois de 20 anos sem alterações
https://www.motoservices.com/actualite-accessoire-moto-equipement-moto/Casques-moto-la-norme-22-06-bientot-en-vigueur.htm

Que capacete para iniciar
https://www.motoservices.com/dossiers-accessoire-moto-equipement-moto/Quel-casque-pour-debuter-a-moto.htm

Maio 28, 2020, 09:53:45, 09:53
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Haverá ainda a probabilidade de um modular abrir por exemplo numa queda/despiste?

Sim. E como foi dito é algo testado.
Confesso que me preocuparia o sistema conseguir voltar a abrir correctamente depois do impacto.

Ter um acidente e ficar com o capacete eternamente encastrado na cabeça também não deve ser lá muito bom.  :)



Maio 28, 2020, 10:10:39, 10:10
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Dois artigos recentes com alguma informação:

Nova norma de homologação Europeia para capacetes de moto a entrar em vigor em junho 2020 depois de 20 anos sem alterações
https://www.motoservices.com/actualite-accessoire-moto-equipement-moto/Casques-moto-la-norme-22-06-bientot-en-vigueur.htm

Que capacete para iniciar
https://www.motoservices.com/dossiers-accessoire-moto-equipement-moto/Quel-casque-pour-debuter-a-moto.htm

É isso mesmo...  :nice:

A nova norma é mais exigente do que aquela que agora é substituída e que levava já 20 anos!!

Um dos membros do fórum até iniciou tópico sobre essa homologação que está prestes a entrar em vigor.

Claro que durante algum tempo irão coexistir ambas as normas (como aliás é perfeitamente normal nestas situações), mas os novos já são sujeitos a testes mais exigentes do que eram anteriormente.  :nice:

Mas 3 anos depois, já todos terão de a cumprir.

Ver AQUI: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7220.0
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 28, 2020, 13:10:56, 13:10
Responder #17

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra

Confesso que me preocuparia o sistema conseguir voltar a abrir correctamente depois do impacto.

Ter um acidente e ficar com o capacete eternamente encastrado na cabeça também não deve ser lá muito bom.  :)

Tens razão...Não tinha visto a coisa por esse prisma. De facto um tipo depois do azar do sinistro, ainda ficar trancado dentro do sarcófago é de ficar maluco...

 Nunca tive capacetes modulares, mas depois de seguir este tópico, não dá vontade nenhuma de mudar...
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 28, 2020, 13:12:59, 13:12
Responder #18

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Da mesma maneira que se consegue tirar um integral da cabeça, um modular fechado também sai.

Maio 28, 2020, 14:23:46, 14:23
Responder #19

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Nunca tive capacetes modulares, mas depois de seguir este tópico, não dá vontade nenhuma de mudar...

São bastante práticos e têm as suas vantagens.
Não é o que tiro da prateleira quando quer dar uma volta quando estou em "mood" de mandar umas gatilhadas.
Mas é o que tiro da prateleira quando a minha vontade seria pegar num jet.

Mas os roof que tenho são pensados ao contrário:
A esmagadora maioria dos modulares são desenhados para serem usados como integrais, permitindo usar pontualmente como jet.
Estes são habitualmente um jet que, permite quando bem entender ter a protecção duma queixeira e viseira.
Daí estarem entre os primeiros que permitiam rodá-la completamente para trás. E também por isso costumam ser populares entre malta de segmentos como as cruisers, neoclassicas, etc.

Da mesma maneira que se consegue tirar um integral da cabeça, um modular fechado também sai.

Tenta por/tirar o capacete sem levantar a queixeira... e depois conversamos.

« Última modificação: Maio 28, 2020, 14:25:34, 14:25 por dfelix »

Maio 28, 2020, 14:33:09, 14:33
Responder #20

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Tenta por/tirar o capacete sem levantar a queixeira... e depois conversamos.



Acabei de o fazer com o meu Scorpion EXO 920, o único problema foi que ao tirá-lo desencaixei a rede que está em baixo do queixo.

De resto, fi-lo com mais ou menos a mesma dificuldade que o faço num integral.

Maio 28, 2020, 17:28:59, 17:28
Responder #21

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Da mesma maneira que se consegue tirar um integral da cabeça, um modular fechado também sai.
Diria mesmo que um modular aberto sai ainda mais facilmente
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"