...O meu receio com mais este reforço de fiscalização e que a sinalização que os precede pura e simplesmente não é eficaz ou está foi intencionalmente colocada por forma a ser pouco visível, ao contrário do que acontece em muitos países onde há placards bem grandes a indicar a presença de radares.
Geralmente as zonas são de 10 ou 20 kms... nunca vi zonas em que o controle fosse a totalidade da extensão da AE.O meu receio com mais este reforço de fiscalização e que a sinalização que os precede pura e simplesmente não é eficaz ou está foi intencionalmente colocada por forma a ser pouco visível, ao contrário do que acontece em muitos países onde há placards bem grandes a indicar a presença de radares.
Andam a chatear as empresas com porcarias de medida de RGPD e depois há estas violações e registos em relação à nossa privacidade.
Quando eu era miúdo os adultos falavam que a BT fazia isso. Tinha um carro que tomava nota na passagem num ponto, e que iam comunicando as matriculas a outro carro mais longe e se chegasse lá mais cedo que a velocidade da zona permitia dava multa.
Citação de: saraiva em Agosto 09, 2020, 21:26:49, 21:26Quando eu era miúdo os adultos falavam que a BT fazia isso. Tinha um carro que tomava nota na passagem num ponto, e que iam comunicando as matriculas a outro carro mais longe e se chegasse lá mais cedo que a velocidade da zona permitia dava multa.Talvez há muitos muitos muitos anos fosse possível multar dessa forma... Só de pensar em indivíduos (que por falta de habilitações ou competências para outro tipo de profissão acabaram numa farda) andar a multar a "olho" com cronometros e calculadora... é assustador.
Resumindo, a maltinha nao sabe respeitar, não programa uma viagem como deve ser e falta muito civismo na estrada depois claro que fica tudo preocupado com os radares,eu pela primeira vez nao vi nenhum nem fixo nem móvel em toda a a2 mas também nao ia preocupado.
Citação de: mneves em Agosto 12, 2020, 07:44:23, 07:44Resumindo, a maltinha nao sabe respeitar, não programa uma viagem como deve ser e falta muito civismo na estrada depois claro que fica tudo preocupado com os radares,eu pela primeira vez nao vi nenhum nem fixo nem móvel em toda a a2 mas também nao ia preocupado.Respeitaste o limite de 40 na via verde? Parece-me redutor acharmos que a "maltinha" fica "preocupada com os radares" porque é irresponsável e anda por aí a abrir. Porque as coisas não são tão simples...Grande parte dos radares fixos são colocados em locais cuja sinalização vertical é (ou pelo menos parece) desadequada.Há estradas que chegam a superar a qualidade de muitas autoestradas... mas não o são. Ou mesmo zonas de via rápida ou autoestrada onde é forçado um abrandamento que parece "pouco natural" para o condutor.Aliás, a única multa de radar fixo que apanhei foi por circular na casa dos 120/125 em autoestrada. Mais especificamente no Senhor Roubado, onde é necessário travar para os 80. Ia super tranquilo a pensar na vida. Distraí-me... puff! 120€ e menos 3 pontos.Só na zona de Lisboa existem muitos casos destes. Sobretudo os casos de boas estradas com múltiplas vias por faixa, separadores e sem qualquer passadeira o que dá aparência de via rápida... e depois são localidade.A estrada que vai da rotunda junto ao julio dos caracóis até a av. dos EUA agora até é 80... mas chegou a ser 50!Descer a Marechal Gomes da Costa vindo da 2ª Circular e direcção ao parque das Nações é um terror para se fazer a 50. Porque parece pouco natural ir tão devagar e a travar. Tanto que além do fixo costumam lá também meter móveis em diversos locais.Outro exemplo curioso é a A8 na descida de Montachique para Loures.Antes das obras de alargamento e repavimentação (que duraram anos) ocorreram imensos acidentes.Por esse motivo a velocidade foi reduzida nesse local para 100. As obras terminaram e o sinal lá ficou. Depois instalaram um radar fixo.É o que está sinalizado e a lei é para cumprir? Sim.Mas parece-me legítimo questionarmos se certos limites ou certas localizações são as mais adequadas.E se foram colocados por questões de sinistralidade ou rentabilidade.Custa-me a crer que serei o único a sentir-me desconfortável por exemplo ao fazer o túnel da CRIL.Faixas enormes com 4 vias. E que que obriga a ter um olho nos manómetros e outro no trânsito. Eu pelo menos sinto maior perigo a controlar para manter a velocidade que deixasse fluir normalmente.E isto sem sequer entrar no mundo obscuro dos radares móveis.Ainda ontem estava um a meio da tarde na Calçada de Carriche (não há trânsito e ninguém vai a 50) que só escapei porque o vi a tempo. Mas os carros que vinham à minha da frente também a uns 70/80 foram logo mandados encostar.
Aliás, a única multa de radar fixo que apanhei foi por circular na casa dos 120/125 em autoestrada. Mais especificamente no Senhor Roubado, onde é necessário travar para os 80. Ia super tranquilo a pensar na vida. Distraí-me... puff! 120€ e menos 3 pontos.
Que eu saiba o limite de velocidade na via verde é de 60 kms ...
60 ou 40 ou... conforme os locais. Obedece a critérios técnicos. Por ex. numa entrada VV com via á esquerda e onde imediatamente se tem de mudar para a via mais á direita para seleção da direção a tomar normalmente é 40.
Os novos radares, dizem eles, até medem a redução de velocidade antes da caixinha de surpresas.
Tudo isto é ridiculo até porque cada vez mais a maioria dos acidentes é por excesso de velocidade e não me venham dizer que são meia dúzia de radares que vão reduzir a sinistralidade, só se for na zona dos radares.
Citação de: Rodrigues1 em Agosto 12, 2020, 19:05:01, 19:05Tudo isto é ridiculo até porque cada vez mais a maioria dos acidentes é por excesso de velocidade e não me venham dizer que são meia dúzia de radares que vão reduzir a sinistralidade, só se for na zona dos radares.A maioria dos acidentes que vejo no dia-a-dia parecem-me mais resultar de distracções com o telemóvel que propriamente excesso de velocidade. O que até compreendo.Se é para andar tão devagar... o telemovel sempre ajuda o tempo a passar.
Cumprir a velocidade indicada ou conduzir devagar, nao sao sinonimo de se saber conduzir..
Para estas pessoas, ver passar alguem a conduzir a uma velocidade superior a que eles circulam é quase uma afronta, porque elas acham que guiam muito bem e tem a nocao que vao no limite da sua capacidade de conduzir, portanto, quem vai mais depressa do que elas, é um louco inconsciente.
Citação de: dfelix em Agosto 13, 2020, 06:27:20, 06:27Citação de: Rodrigues1 em Agosto 12, 2020, 19:05:01, 19:05Tudo isto é ridiculo até porque cada vez mais a maioria dos acidentes é por excesso de velocidade e não me venham dizer que são meia dúzia de radares que vão reduzir a sinistralidade, só se for na zona dos radares.A maioria dos acidentes que vejo no dia-a-dia parecem-me mais resultar de distracções com o telemóvel que propriamente excesso de velocidade. O que até compreendo.Se é para andar tão devagar... o telemovel sempre ajuda o tempo a passar. Concordo, a maior parte dos acidentes sao as distracoes e em muitos casos a falta de civismo e o facto de as pessoas nao terem dominio do carro. Cumprir a velocidade indicada ou conduzir devagar, nao sao sinonimo de se saber conduzir... estou farto de andar ao lado que a minha vontade é dar-lhes um par de estalos, porque nao sabem mudar de faixa em seguranca, sao incapazes de preparar e fazer uma ultrapassagem e que nos cruzamentos usam a filosofia "quem vier la que pare" porque nao estao para parar e ter de usar a embraiagem ou fazer uma reducao na caixa de velocidades, nao tem nocao de distancias de seguranca ou reflexos para fazer uma manobra de emergência, como mudar de faixa ou travar. Ainda ha dias disse a um familiar que ele "a conduzir era Deus"... ele conduzia e os outros todos a volta rezavam Para estas pessoas, ver passar alguem a conduzir a uma velocidade superior a que eles circulam é quase uma afronta, porque elas acham que guiam muito bem e tem a nocao que vao no limite da sua capacidade de conduzir, portanto, quem vai mais depressa do que elas, é um louco inconsciente.
Citação de: TMaxer em Agosto 13, 2020, 10:51:37, 10:51Cumprir a velocidade indicada ou conduzir devagar, nao sao sinonimo de se saber conduzir..O problema é desmontar isto. Porque andamos todos convencidos que somos condutores exemplares.Citação de: TMaxer em Agosto 13, 2020, 10:51:37, 10:51Para estas pessoas, ver passar alguem a conduzir a uma velocidade superior a que eles circulam é quase uma afronta, porque elas acham que guiam muito bem e tem a nocao que vao no limite da sua capacidade de conduzir, portanto, quem vai mais depressa do que elas, é um louco inconsciente.Ainda bem que foste tu a escrever isso...Porque se fosse eu, provavelmente acabaria por ferir susceptibilidades!
[Bem dito
Parece que já têm estudado alguns locais para fixar estes radaresEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A N10 em VF Xira devera ser a recta do cabo (VFX > Porto Alto)(....)
certamente não verás situações como estas em Portugal.
Citação de: JViegas em Agosto 27, 2020, 14:52:01, 14:52certamente não verás situações como estas em Portugal.Mas olha que há Na Holanda, nas vias de acesso à autoestrada (não me refiro à faixa de aceleração) tem um limite de velocidade - tal como cá - e, nesse pequeno troço, é habitual haver radares de velocidade pois, tal como cá, a maioria das pessoas usa esse pequeno troço como faixa de aceleração antes da faixa de aceleração propriamente dita.É esta a via a que me refiro (a imagem é um exemplo)(para mim, neste caso a sinalização está errada... onde está o sinal de indicação de autoestrada devia estar o de limite de velocidade e, lá em baixo, onde está o limite de velocidade deveria estar o de indicação de autoestrada)