Autor Tópico: Novo controlo de velocidade por radares nas A.E., medido entre 2 pontos!  (Lida 11926 vezes)

Agosto 08, 2020, 12:48:18, 12:48
Lida 11926 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Novo controlo de velocidade por radares nas A.E., medido entre 2 pontos!






Acabo de ver no noticiário da RTP1 que foi lançado um concurso para a instalação de novos radares que estarão nas A.E. e capazes de fazer a medição da velocidade média entre 2 pontos...

Esta nova metodologia de controlo da velocidade creio que já existe noutros países e em tempos chegou-se a falar que passaria a existir em Portugal.
O tempo passou e depois acabou por nada acontecer.

Mas....agora parece que o assunto volta à baila e desta feita tudo indica que é mesmo para avançar, com radares muito mais evoluídos e capazes de medir a velocidade de inúmeros veículos em simultâneo. Inclusivamente para veículos que, no momento da leitura da velocidade, circulem mesmo lado a lado.


Podem ver aqui a peça jornalística que passou há momentos na RTP1...

LINK: https://www.rtp.pt/noticias/pais/controlo-de-velocidade-ganha-nova-metodologia_v1250507
« Última modificação: Agosto 08, 2020, 12:57:30, 12:57 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 08, 2020, 15:04:49, 15:04
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Isto é revoltante e dá mesmo vontade de me juntar a qualquer movimento que apareça para criar mega-manifestações contra todas estas demagogias e que não passam de caça à multa, aqui sim, sem qualquer sentido figurado ou de questionar intenções.

Não sei como é que o povinho aguenta tanto aperto e não se revolta mas quando é o seu clubezinho de futebol de bairro é o ver se te avias...

Já não bastam as triplas e quádruplas tributações, que já deixaram de ter vergonha nas fuças (aqui sem esconder minha revolta) para criarem medidas que nada resolvem situações do trânsito e que além de serem inconstitucionais (a não ser que tenham mudado algo a um fim de semana e que passou despercebido), tendo sido anteriormente debatidas e que levaram a que não fossem avante ali nas scut, apenas servem um fim de roubarem os cidadãos de forma legalizada.

Para isto preferia ficar fora da união europeia pois o lado bom que seria expectável nunca acontecerá por cá, os tais ordenados e estilo de vida idênticos a todos os cidadãos do norte da Europa...
Resta sacarem-nos o pouco que já temos... FILHUSDUMAPURAEQUEVAOPARAOTAIOQUEOSPARTA!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 08, 2020, 15:42:20, 15:42
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Já andei muros kms debaixo deste controle. Sobretudo do “TUTOR” italiano.


Não acho que Portugal tenha zonas que o justifiquem... geralmente são implantados em zonas com descidas perigosas, zonas de nevoeiro crónico, zonas de vento forte, etc. ou então obras :D

Por cá nao temos zonas tao agrestes como as que já vi com “tutors”


Geralmente as zonas são de 10 ou 20 kms... nunca vi zonas em que o controle fosse a totalidade da extensão da AE.

Para mim e a zona onde é mais difícil ser multado, porque geralmente estão sinalizadas e colocas o cruise 2 ou 3 km/h abaixo do limite e deixas-te ir no fluxo do trânsito (vai tudo a mesma velocidade). Se circulares acima do limite momentaneamente ou alguma distância, podes sempre reduzir substancialmente a fazendo com que a média estatística entre os 2 pontos de medição fique abaixo do limite

E mais fácil ser multado em pontos de medição de velocidade instantânea em que desconheces que o radar la está ou então estás distraído e pimba, passas-te a mais 5 ou 6 a hora e levas logo o aviso postal.


O meu receio com mais este reforço de fiscalização e que a sinalização que os precede pura e simplesmente não é eficaz ou está foi intencionalmente colocada por forma a ser pouco visível, ao contrário do que acontece em muitos países onde há placards bem grandes a indicar a presença de radares.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 08, 2020, 16:21:10, 16:21
Responder #3

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa

...

O meu receio com mais este reforço de fiscalização e que a sinalização que os precede pura e simplesmente não é eficaz ou está foi intencionalmente colocada por forma a ser pouco visível, ao contrário do que acontece em muitos países onde há placards bem grandes a indicar a presença de radares.

E localidades existem onde estes radares já existem há alguns anos sem qualquer aviso, que eu tenha presenciado, departamentos franceses Ain, Haute Savoie e Jura e do outro lado da fronteira. Juntando a estes referidos, os de distância entre veículos na mesma via versus velocidade, etc.

Pessoalmente, estranhei depois entranhei; detesto sofrer o comportamento dos artistas que aproveitando a benesse dos avisos de radar travam de forma perigosa mesmo na via da esquerda, para logo a seguir quererem levar tudo á frente e voltar ao ritmo anterior, serão eventualmente os mesmos que á vista de um veículo GNR parecem uns anjinhos não se permitindo sequer circular á velocidade permitida.

Agosto 08, 2020, 17:57:32, 17:57
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não é a minha experiência.

Ha muitos radares fixos em França, talvez seja o país onde há mais na UE, mas existem sempre placards com a frase “pour la votre securite - controle radar”, “controls frequent” ou então “ controle automatique ”.

Os placards em França nunca estão a poucos metros dos radares, mete,-nos sempre a distâncias variáveis que podem ir até a uns kms antes.


Aquilo que não há, e o sinal de “wi-if” eu algum “galamba” decidiu ser apropriado para as nossas estradas
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 09, 2020, 21:26:49, 21:26
Responder #5

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora



Geralmente as zonas são de 10 ou 20 kms... nunca vi zonas em que o controle fosse a totalidade da extensão da AE.



O meu receio com mais este reforço de fiscalização e que a sinalização que os precede pura e simplesmente não é eficaz ou está foi intencionalmente colocada por forma a ser pouco visível, ao contrário do que acontece em muitos países onde há placards bem grandes a indicar a presença de radares.

A minha questão era precisamente esta, que distância entre dois pontos estamos a falar.

Quando eu era miúdo os adultos falavam que a BT fazia isso. Tinha um carro que tomava nota na passagem num ponto, e que iam comunicando as matriculas a outro carro mais longe e se chegasse lá mais cedo que a velocidade da zona permitia dava multa. Sendo criança nunca me questionei se era verdade e legítimo ou não.

Andam a chatear as empresas com porcarias de medida de RGPD e depois há estas violações e registos em relação à nossa privacidade.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Agosto 09, 2020, 23:05:26, 23:05
Responder #6

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
Andam a chatear as empresas com porcarias de medida de RGPD e depois há estas violações e registos em relação à nossa privacidade.

como assim?

Agosto 10, 2020, 09:23:55, 09:23
Responder #7

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Não é o topo da privacidade pessoal, andarem a registar horas e locais onde passamos.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Agosto 10, 2020, 11:16:54, 11:16
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Quando eu era miúdo os adultos falavam que a BT fazia isso. Tinha um carro que tomava nota na passagem num ponto, e que iam comunicando as matriculas a outro carro mais longe e se chegasse lá mais cedo que a velocidade da zona permitia dava multa.

Talvez há muitos muitos muitos anos fosse possível multar dessa forma...
Só de pensar em indivíduos (que por falta de habilitações ou competências para outro tipo de profissão acabaram numa farda) andar a multar a "olho" com cronometros e calculadora... é assustador.  :-X

Felizmente há muito que as multas de excesso de velocidade só são válidas com meio de prova.
Daí que no papelinho da multa apareça lá sempre uma indicação do radar (seja fixo ou móvel) com respectivo numero de certificação/registo. E sem isso nem sequer é válida.

É curioso mencionares a RGPD.
Na pratica o que a lei impõe são regras sobre a formatação dos dados, prazos na retenção e impedir que o uso seja feito sem consentimento.
Agora até que ponto autoridades possam ter excepções ou regras diferentes... não faço ideia.

Muito antes de surgirem rgpd's houve uma tentativa de caça desse género.
A ideia era usar os tempos de entrada e saída nas portagens, para apurar velocidades médias.
Mas isto foi na altura chumbado pela CNPD, precisamente por implicar a cedência de dados pessoas duma entidade para outra.

Já se o levantamento dos dados for apenas pelas autoridades e com um equipamento que certifiquem para o efeito... a coisa poderá ser diferente.  :-\

Agosto 10, 2020, 11:51:54, 11:51
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Quando eu era miúdo os adultos falavam que a BT fazia isso. Tinha um carro que tomava nota na passagem num ponto, e que iam comunicando as matriculas a outro carro mais longe e se chegasse lá mais cedo que a velocidade da zona permitia dava multa.

Talvez há muitos muitos muitos anos fosse possível multar dessa forma...
Só de pensar em indivíduos (que por falta de habilitações ou competências para outro tipo de profissão acabaram numa farda) andar a multar a "olho" com cronometros e calculadora... é assustador.  :-X



E a conta disso mesmo é que terminaram com as "pistolas" de radar.


Para a policia da altura bastava apanhar um primeiro carro em excesso e tracar a leitura no ecra... a partir dai todos os que viessem atrás era-lhes mostrada a mesma leitura e passada a respectiva multa.

Ainda ha uns tempos estive a ouvir um agente da antiga BT, ja reformado gabar-se dessa e de outras "estorias" dos bons velhos tempos (talvez ha uns 35/40 anos)  em que ia para a zona da antiga N1 ali para os lados de Rio Maior e despachavam duzias de multas com a mesma velocidade usando esse truque  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 10, 2020, 22:53:07, 22:53
Responder #10

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
por falar em CNPD, os aparelhos estão autorizados por essa entidade, por aí não dá para dar a volta à questão

Agosto 12, 2020, 06:27:50, 06:27
Responder #11

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Falta falar em controlo aéreo por drones, como em Espanha... Também está em cima da mesa
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Agosto 12, 2020, 07:44:23, 07:44
Responder #12

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ja agora um aparte mas tem algo a ver com o tema:
Fiz ha dias lisboa-Albufeira via a2 ,é uma autoestrada muito boa e poderia ter outro limite de velocidade, eu meto a viatura estabilizada a120 kmh ,ligo o a/c e la fui com a família.
Com um carro a gasolina a média de consumo feita foi mais baixa que muitos diesel e ainda me perguntam porquê, a resposta é mesmo isso,nao vi ninguém a respeitar o limite legal de velocidade,90%era tudo carros de alta gama,depois param em quase todas as áreas de serviço, eu bem os vi...
Parei uma vez para jantar, gastei 1/4 do depósito e ainda tive gasolina para andar a vontade sem ir a bomba,dava ainda para voltar  mas não quis abusar pois para norte o consumo é sempre superior como comprovei outra vez.
Resumindo, a maltinha nao sabe respeitar, não programa uma viagem como deve ser e falta muito civismo na estrada depois claro que fica tudo preocupado com os radares,eu pela primeira vez nao vi nenhum nem fixo nem móvel em toda a a2 mas também nao ia preocupado.
membro numero 16

Agosto 12, 2020, 10:37:00, 10:37
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Resumindo, a maltinha nao sabe respeitar, não programa uma viagem como deve ser e falta muito civismo na estrada depois claro que fica tudo preocupado com os radares,eu pela primeira vez nao vi nenhum nem fixo nem móvel em toda a a2 mas também nao ia preocupado.

Respeitaste o limite de 40 na via verde?  :)

Parece-me redutor acharmos que a "maltinha" fica "preocupada com os radares" porque é irresponsável e anda por aí a abrir.  :)
Porque as coisas não são tão simples...

Grande parte dos radares fixos são colocados em locais cuja sinalização vertical é (ou pelo menos parece) desadequada.
Há estradas que chegam a superar a qualidade de muitas autoestradas... mas não o são.
Ou mesmo zonas de via rápida ou autoestrada onde é forçado um abrandamento que parece "pouco natural" para o condutor.

Aliás, a única multa de radar fixo que apanhei foi por circular na casa dos 120/125 em autoestrada.  :)
Mais especificamente no Senhor Roubado, onde é necessário travar para os 80.
Ia super tranquilo a pensar na vida. Distraí-me... puff!  120€ e menos 3 pontos.

Só na zona de Lisboa existem muitos casos destes.
Sobretudo os casos de boas estradas com múltiplas vias por faixa, separadores e sem qualquer passadeira o que dá aparência de via rápida... e depois são localidade.
A estrada que vai da rotunda junto ao julio dos caracóis até a av. dos EUA agora até é 80... mas chegou a ser 50!
Descer a Marechal Gomes da Costa vindo da 2ª Circular e direcção ao parque das Nações é um terror para se fazer a 50. Porque parece pouco natural ir tão devagar e a travar. Tanto que além do fixo costumam lá também meter móveis em diversos locais.

Outro exemplo curioso é a A8 na descida de Montachique para Loures.
Antes das obras de alargamento e repavimentação (que duraram anos) ocorreram imensos acidentes.
Por esse motivo a velocidade foi reduzida nesse local para 100.
As obras terminaram e o sinal lá ficou. Depois instalaram um radar fixo.

É o que está sinalizado e a lei é para cumprir? Sim.
Mas parece-me legítimo questionarmos se certos limites ou certas localizações são as mais adequadas.
E se foram colocados por questões de sinistralidade ou rentabilidade.

Custa-me a crer que serei o único a sentir-me desconfortável por exemplo ao fazer o túnel da CRIL.
Faixas enormes com 4 vias. E que que obriga a ter um olho nos manómetros e outro no trânsito.
Eu pelo menos sinto maior perigo a controlar para manter a velocidade que deixasse fluir normalmente.

E isto sem sequer entrar no mundo obscuro dos radares móveis.
Ainda ontem estava um a meio da tarde na Calçada de Carriche (não há trânsito e ninguém vai a 50) que só escapei porque o vi a tempo. Mas os carros que vinham à minha da frente também a uns 70/80 foram logo mandados encostar.


« Última modificação: Agosto 12, 2020, 10:40:39, 10:40 por dfelix »

Agosto 12, 2020, 10:45:51, 10:45
Responder #14

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Resumindo, a maltinha nao sabe respeitar, não programa uma viagem como deve ser e falta muito civismo na estrada depois claro que fica tudo preocupado com os radares,eu pela primeira vez nao vi nenhum nem fixo nem móvel em toda a a2 mas também nao ia preocupado.

Respeitaste o limite de 40 na via verde?  :)

Parece-me redutor acharmos que a "maltinha" fica "preocupada com os radares" porque é irresponsável e anda por aí a abrir.  :)
Porque as coisas não são tão simples...

Grande parte dos radares fixos são colocados em locais cuja sinalização vertical é (ou pelo menos parece) desadequada.
Há estradas que chegam a superar a qualidade de muitas autoestradas... mas não o são.
Ou mesmo zonas de via rápida ou autoestrada onde é forçado um abrandamento que parece "pouco natural" para o condutor.

Aliás, a única multa de radar fixo que apanhei foi por circular na casa dos 120/125 em autoestrada.  :)
Mais especificamente no Senhor Roubado, onde é necessário travar para os 80.
Ia super tranquilo a pensar na vida. Distraí-me... puff!  120€ e menos 3 pontos.

Só na zona de Lisboa existem muitos casos destes.
Sobretudo os casos de boas estradas com múltiplas vias por faixa, separadores e sem qualquer passadeira o que dá aparência de via rápida... e depois são localidade.
A estrada que vai da rotunda junto ao julio dos caracóis até a av. dos EUA agora até é 80... mas chegou a ser 50!
Descer a Marechal Gomes da Costa vindo da 2ª Circular e direcção ao parque das Nações é um terror para se fazer a 50. Porque parece pouco natural ir tão devagar e a travar. Tanto que além do fixo costumam lá também meter móveis em diversos locais.

Outro exemplo curioso é a A8 na descida de Montachique para Loures.
Antes das obras de alargamento e repavimentação (que duraram anos) ocorreram imensos acidentes.
Por esse motivo a velocidade foi reduzida nesse local para 100.
As obras terminaram e o sinal lá ficou. Depois instalaram um radar fixo.

É o que está sinalizado e a lei é para cumprir? Sim.
Mas parece-me legítimo questionarmos se certos limites ou certas localizações são as mais adequadas.
E se foram colocados por questões de sinistralidade ou rentabilidade.

Custa-me a crer que serei o único a sentir-me desconfortável por exemplo ao fazer o túnel da CRIL.
Faixas enormes com 4 vias. E que que obriga a ter um olho nos manómetros e outro no trânsito.
Eu pelo menos sinto maior perigo a controlar para manter a velocidade que deixasse fluir normalmente.

E isto sem sequer entrar no mundo obscuro dos radares móveis.
Ainda ontem estava um a meio da tarde na Calçada de Carriche (não há trânsito e ninguém vai a 50) que só escapei porque o vi a tempo. Mas os carros que vinham à minha da frente também a uns 70/80 foram logo mandados encostar.
Respeitei sim sr.,ia levando com uns na traseira mas pronto.
Quando era miudo levei duas multas de excesso de velocidade, uma de aerox 50 em zona de 50 ia a 85kmh e na a1 ia a 165kmh no nó de Fátima tudo porque um sr dum toyota nao gostou dum clio a fazer lhe frente....coisas da infância
membro numero 16

Agosto 12, 2020, 10:55:57, 10:55
Responder #15

Rodrigues1

  • Visitante
Que eu saiba o limite de velocidade na via verde é de 60 kms

A A2 até Faro poderá ter 24 possíveis radares móveis de 120

« Última modificação: Agosto 12, 2020, 10:57:20, 10:57 por Rodrigues1 »

Agosto 12, 2020, 11:14:29, 11:14
Responder #16

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

Aliás, a única multa de radar fixo que apanhei foi por circular na casa dos 120/125 em autoestrada.  :)
Mais especificamente no Senhor Roubado, onde é necessário travar para os 80.
Ia super tranquilo a pensar na vida. Distraí-me... puff!  120€ e menos 3 pontos.


Eu levei três multas de 120 euros por ir a 80/90 na Av. da Índia, em Lisboa.  :zangadoregras: :zangadoregras: :zangadoregras:
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Agosto 12, 2020, 12:29:19, 12:29
Responder #17

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Que eu saiba o limite de velocidade na via verde é de 60 kms
...


60 ou 40 ou... conforme os locais. Obedece a critérios técnicos. Por ex. numa entrada VV com via á esquerda e onde imediatamente se tem de mudar para a via mais á direita para seleção da direção a tomar normalmente é 40.




Agosto 12, 2020, 14:04:45, 14:04
Responder #18

Rodrigues1

  • Visitante
Citar
60 ou 40 ou... conforme os locais. Obedece a critérios técnicos. Por ex. numa entrada VV com via á esquerda e onde imediatamente se tem de mudar para a via mais á direita para seleção da direção a tomar normalmente é 40.


São situações esporádicas e claro que nessas alturas o melhor é respeitar o limite estipulado porque os gulosos podem-se aproveitar da situação para nos sacar mais algum


Edit: Raramente ando em AE e por acaso nunca me deparei com a Via Verde a 40 e das vezes que entro em AE é em trabalho mas não sou eu que vou a conduzir por isso nunca reparei :tornarseanjinho:
 
« Última modificação: Agosto 12, 2020, 17:30:46, 17:30 por Rodrigues1 »

Agosto 12, 2020, 17:27:25, 17:27
Responder #19

Rodrigues1

  • Visitante
Ainda tenho o GPS TomTom GO 520 usado na anterior carrinha que tem a função de aviso de radares fixos e possíveis radares móveis assim como a velocidade média medida entre dois controlos de radar.

Actualizado via HiFi e mapas do mundo vitalício

Ainda bem que não o vendi porque o Renault média Nav Evolution não tem essas funções e não consigo forma de o actualizar para ficar semelhante.

Se alguém souber agradeço

Agosto 12, 2020, 17:49:43, 17:49
Responder #20

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Hoje em dia para se andar seguro é quase impossivel andar sem GPS com funcao radares. A quantidade de radares espalhado é tao grande que é uma certeza estatistica que um dia vamos passar por um em excesso por distracção nao vamos travar antes


Nao vale a pena estar muito preocupado com estes novos de velocidade media... este sistema para funcionar precisa ter muitos pontos de controle numa distancia curta, logo torna-se caro e dispendioso de operar, daí que nao seja interessante de operar em segmentos de 10 ou 20 kilometros.


Nao me admiraria nada, sendo quem governa, o tipo de gente que causaria arrepios na espinha e pesadelos a Maquiavel, que os adquiridos fosse usados para controlar a extensao do IC19 ou da 2 circular.


E depois todos aqueles que andam a cuspir para o ar a dizer que "quem nao deve nao teme" (nao estou a falar no Rodrigues, estou-me a referir a uma franja ampla e mal informada da sociedade), já sabem: O DINHEIRINHO QUE VAO PAGAR DE PREVENCAO RODOVIARIA VAI SER MUITO BEM APLICADO NO NOVO BANCO E AFINS  :D :D :D :D




Tudo isto me da uma vontade rir enorme, anda aí um topico das "inspecoes a partir de outubro", arriscaria a marcar um topico para virmos cá ate ao meio desta década ou no final da mesma para vermos tudo o que mudou, que vai ser tudo ou quase tudo, porque o mundo que conhecemos desde o tempo do Dom Afonso Henriques nada vai ter a ver com mundo daqui por 5 ou 10 anos, mas isso acho que os nossos governantes nao vem ou nao querem ver...  :toma: :toma:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 12, 2020, 19:05:01, 19:05
Responder #21

Rodrigues1

  • Visitante
Os novos radares, dizem eles, até medem a redução de velocidade antes da caixinha de surpresas.

Á exceção de alguns, ( poucos ) todos excedem a velocidade menos no percurso antes e depois do radar, passo muitas vezes na CRIL e é vê-los a abrandarem mas depois da curva longe dos olhos da coruja retomam os cento e tais assim como antes da Ponte Salazar sentido norte sul ( discordo terem mudado o nome nem que fosse o Hitler ) todos ( menos os distraidos ) cumprem os 60 para depois circularem em cima da ponte a 80.

Fiz a experiência na A8 sentido para Loures na zona de 100 e mantive os 100 até à saída para a CREL, fui ultrapassado por todos e se os mata velhos lá pudessem andar acho que também passavam por mim pois é sempre a descer.

Tudo isto é ridiculo até porque cada vez mais a maioria dos acidentes é por excesso de velocidade e não me venham dizer que são meia dúzia de radares que vão reduzir a sinistralidade, só se for na zona dos radares.

Só servem para reduzir pontos na carta,  €€€€€€ na carteira e aumentar os cofres dos desgovernantes.


Agosto 12, 2020, 20:01:03, 20:01
Responder #22

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Os novos radares, dizem eles, até medem a redução de velocidade antes da caixinha de surpresas.




Isso sao "estorias" da carochinha que os nossos mui nobres jornaleiros gostam de nos impingir para vender papel ou fazer clickbait.



Os radares de velocidade media funcionam pela validacao de hora de passagem entre pelo menos 2 locais, para identificarem o veiculos utilizam um software leitor de matriculas.

Apos terem esses tempo de passagem calculam a diferença entre os pontos, vamos supor que passava no Carregado (ponto A) as 19:40 e passado 12 minutos passava em Alverca (Ponto B - 19:52)


A distancia entre Carregado e Alverca sao 20 Kms


Portanto, o computador apenas tem de fazer as contas: 20 kms a dividir por 12 minutos (e 12 minutos sao 0,2 de uma hora)... o resultado sao 100 Km/H

O limite entre Alverca e o Carregado sao 120 KmH , portanto se a minha velocidade media for 100 KmH, sou controlado mas nao sou multado.




Eu ate posso passar a 250 KmH em frente ao radar do carregado... Se sair em Vila Franca, nao sou controlado em Alverca, portanto,  nao ha multa


E também posso passar a 250 KmH no carregado e seguir a 250 ate Vila Franca... se for a 50 KmH de Vila Franca ate Alverca, a velocidade media serà superior (acho eu que nao fiz as contas)



Portanto, sendo a distancia entre os pontos de radar que estou a usar neste exemplo de 20 Kms, a unica variavel a que tenho de prestar atencao é a do tempo: tenho de demorar pelo menos 10 minutos entre os 2 pontos, a velocidade a que circulo entre eles nao é importante, a única coisa que importa é demorar mais do que os 10 minutos de A a B






Como eu disse, é dificil ser multado nesta historia da velocidade media, porque o que toda a gente faz é ligar o cruise control 1 ou 2 kmh abaixo do limite e ir tranquilamente ate ao ponto final de control e a partir dai é "business as usual".


Isto na minha opiniao vai ser só mais uma coisa para criar confusao nos automobilistas, porque o nosso pais nao tem nenhuma zona que justifique isto... este tipo de controle em geral é usado em zonas muito ventosas, com muito nevoeiro (sobretudo em zonas de velocidade variavel como o norte de Italia), com muitos tuneis ou em zonas de tuneis longos sucessivos ou zonas de grande inclinacao)



« Última modificação: Agosto 12, 2020, 20:12:55, 20:12 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 12, 2020, 22:04:55, 22:04
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nunca este tópico aberto há uns tempos, esteve tão actual e tão relacionado com as mudanças que aos poucos se vão operando...

LINK: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=5128.msg69634#msg69634

A realidade é que o tempo vai ditar novas tendências. E as mesmas passarão, cada vez mais, por um controlo apertado sobre tudo quanto fazemos...

A velocidade e a sua limitação futura, na verdade são só uma parte de um grande novelo que se desenha à nossa frente..

Sejam motociclos ou automóveis, as limitações da electrónica serão elas mesmas as primeiras a fazer virar a página daquilo que agora tomamos como garantido...e como nossa liberdade de acção, que naturalmente tanto prezamos.

Mas não tardará muito para que os radares na estrada, por mais modernos e rápidos a fazer cálculos quanto à velocidade...se tornem depois quase um equipamento obsoleto.

Isto porque será a própria electrónica que nos será imposta, a limitar os veículos a determinada velocidade. E a saber onde circulamos, a saber a velocidade permitida nesse local, a guardar a distância de segurança do veículos da frente...enfim, a fazer tudo como se fossemos meros passageiros de um veículo que nos guia ao destino como quer e está programado para fazer.

O futuro avança tão rápido, que acho que nem nos vamos dando conta como estamos cada vez mais controlados....
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 13, 2020, 00:13:34, 00:13
Responder #24

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
A empresa Multanova de Zurich (JENOPTIK Traffic Solutions Switzerland AG) tem soluções para tudo em matéria de radares, resta a cada país adotar e homologar conforme a sua própria legislação e vontade.

Fabricam qualquer tipo de radar, a pedido e dispõem de muitos modelos próprios alem de anteciparem as alterações legislativas de cada país.

Com ou sem vídeo.
On live wi-fi, 4G.
Anti vandalismo com camera 360º e sistema de blindagem.
Sistema integrado de processamento e envio de contravenções.
Controle de dois ou mais pontos por cada veículo e por aparelho de -750 metros até +750 metros.
Em maiores distancias com aparelhos em cascata e seguimento vídeo ao infinito sem interrupção de 11 viaturas em simultâneo nos dois sentidos.
Capacidade para deteção de 22 infrações por segundo e em simultâneo em 2x4 vias, em dois sentidos.
Deteção de velocidade simples por ponto ou por espaços de 750 metros
Deteção de passagem de traço contínuo.
Detação de passagem de sinal vermelho.
Medição de distância entre veículos com base na velocidade.
Não respeito de mudança de direção ou a mesma sem sinalização intermitente.
Ccirculação em corredor BUS ou pista ciclável.
E agora também um modelo que junta mais umas bricolas como a deteção de veículo a exceder o limite de ruído.

São há muito um importante fornecedor de radares na Europa e das empresas privadas contratadas que fiscalizam com leitura de matriculas o transito/estacionamento em algumas cidades francesas.
O link abaixo de 2010 quando eu passei uma temporada em Genebra fez-me lembrar um bastante evoluído que foi instalado nessa altura na Ponte du Mont-Blanc a 65.500€ e que a Polícia Cantonal esperava amortizar em pouco mais de 6 meses, o aparelho em si e todo o sistema implicado.

https://www.lepoint.fr/monde/le-super-radar-suisse-ne-laisse-rien-passer-04-08-2010-1222002_24.php

Este "simples" radar em França antes da fronteira Suíça de Bardonnex, instalado em 02/2011, foi já alguns anos o campeão Gaulês de flashs, num troço a 50 Kmh e antes de passar a 30 kmh.
Em 2014 fui um dos contemplados, duas vezes, uma ligeira, outra a doer e muito.
2017: 49.262 flashs
2016: 40.865 flashs   
2015: 38.331 flashs
2014: 64.563 flashs
2011: 155.582 flashs

https://www.radars-auto.com/emplacements/haute-savoie/saint-julien-en-genevois/2955-radar-fixe-a41/

Agosto 13, 2020, 06:27:20, 06:27
Responder #25

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Tudo isto é ridiculo até porque cada vez mais a maioria dos acidentes é por excesso de velocidade e não me venham dizer que são meia dúzia de radares que vão reduzir a sinistralidade, só se for na zona dos radares.

A maioria dos acidentes que vejo no dia-a-dia parecem-me mais resultar de distracções com o telemóvel que propriamente excesso de velocidade.

O que até compreendo.
Se é para andar tão devagar... o telemovel sempre ajuda o tempo a passar. :)


Agosto 13, 2020, 10:23:24, 10:23
Responder #26

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Tudo isto é ridiculo até porque cada vez mais a maioria dos acidentes é por excesso de velocidade e não me venham dizer que são meia dúzia de radares que vão reduzir a sinistralidade, só se for na zona dos radares.

A maioria dos acidentes que vejo no dia-a-dia parecem-me mais resultar de distracções com o telemóvel que propriamente excesso de velocidade.

O que até compreendo.
Se é para andar tão devagar... o telemovel sempre ajuda o tempo a passar. :)

Os que eu mais constato em meio urbano e periurbano são igualmente devido a distração com telemóvel e outros ecrãs mas sobretudo a manobras perigosas e falta de civismo.
Por exemplo há locais (antes, dentro e depois do Túnel do Grilo, 2ª circular para PVG e A8) onde ciclicamente vejo acidentes pelo mesmo motivo, existe uma fila a circular nas seleções de sentido e de via que os incivilizados resolvem ignorar entrando á força nesta, exatamente antes da seleção provocando travagens de toda a fila e consequentes batidas, isto quando não são os próprios a sofrer da sua esperteza saloia.

De carro, pessoalmente evito ao máximo deixar entrar estes aceleras apressados e com as imagens gravadas já ajudei dois condutores a provarem a sua inocência em centro de mediação e arbitragem de seguros devido á súbita mudança de via dos incivilizados.

Agosto 13, 2020, 10:51:37, 10:51
Responder #27

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tudo isto é ridiculo até porque cada vez mais a maioria dos acidentes é por excesso de velocidade e não me venham dizer que são meia dúzia de radares que vão reduzir a sinistralidade, só se for na zona dos radares.

A maioria dos acidentes que vejo no dia-a-dia parecem-me mais resultar de distracções com o telemóvel que propriamente excesso de velocidade.

O que até compreendo.
Se é para andar tão devagar... o telemovel sempre ajuda o tempo a passar. :)




Concordo, a maior parte dos acidentes sao as distracoes e em muitos casos a falta de civismo e o facto de as pessoas nao terem dominio do carro.

Cumprir a velocidade indicada ou conduzir devagar, nao sao sinonimo de se saber conduzir... estou farto de andar ao lado que a minha vontade é dar-lhes um par de estalos, porque nao sabem mudar de faixa em seguranca, sao incapazes de preparar e fazer uma ultrapassagem e que nos cruzamentos usam a filosofia "quem vier la que pare" porque nao estao para parar e ter de usar a embraiagem ou fazer uma reducao na caixa de velocidades, nao tem nocao de distancias de seguranca ou reflexos para fazer uma manobra de emergência, como mudar de faixa ou travar. Ainda ha dias disse a um familiar que ele "a conduzir era Deus"... ele conduzia e os outros todos a volta rezavam  :zangadoplus: :napodeser:


Para estas pessoas, ver passar alguem a conduzir a uma velocidade superior a que eles circulam é quase uma afronta, porque elas acham que guiam muito bem e tem a nocao que vao no limite da sua capacidade de conduzir, portanto, quem vai mais depressa do que elas, é um louco inconsciente.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 13, 2020, 11:02:00, 11:02
Responder #28

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Cumprir a velocidade indicada ou conduzir devagar, nao sao sinonimo de se saber conduzir..

O problema é desmontar isto.  :D
Porque andamos todos convencidos que somos condutores exemplares.

Para estas pessoas, ver passar alguem a conduzir a uma velocidade superior a que eles circulam é quase uma afronta, porque elas acham que guiam muito bem e tem a nocao que vao no limite da sua capacidade de conduzir, portanto, quem vai mais depressa do que elas, é um louco inconsciente.

Ainda bem que foste tu a escrever isso...
Porque se fosse eu, provavelmente acabaria por ferir susceptibilidades!  :)

Agosto 13, 2020, 11:45:03, 11:45
Responder #29

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tudo isto é ridiculo até porque cada vez mais a maioria dos acidentes é por excesso de velocidade e não me venham dizer que são meia dúzia de radares que vão reduzir a sinistralidade, só se for na zona dos radares.

A maioria dos acidentes que vejo no dia-a-dia parecem-me mais resultar de distracções com o telemóvel que propriamente excesso de velocidade.

O que até compreendo.
Se é para andar tão devagar... o telemovel sempre ajuda o tempo a passar. :)




Concordo, a maior parte dos acidentes sao as distracoes e em muitos casos a falta de civismo e o facto de as pessoas nao terem dominio do carro.

Cumprir a velocidade indicada ou conduzir devagar, nao sao sinonimo de se saber conduzir... estou farto de andar ao lado que a minha vontade é dar-lhes um par de estalos, porque nao sabem mudar de faixa em seguranca, sao incapazes de preparar e fazer uma ultrapassagem e que nos cruzamentos usam a filosofia "quem vier la que pare" porque nao estao para parar e ter de usar a embraiagem ou fazer uma reducao na caixa de velocidades, nao tem nocao de distancias de seguranca ou reflexos para fazer uma manobra de emergência, como mudar de faixa ou travar. Ainda ha dias disse a um familiar que ele "a conduzir era Deus"... ele conduzia e os outros todos a volta rezavam  :zangadoplus: :napodeser:


Para estas pessoas, ver passar alguem a conduzir a uma velocidade superior a que eles circulam é quase uma afronta, porque elas acham que guiam muito bem e tem a nocao que vao no limite da sua capacidade de conduzir, portanto, quem vai mais depressa do que elas, é um louco inconsciente.
Bem dito
membro numero 16

Agosto 13, 2020, 12:25:51, 12:25
Responder #30

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Cumprir a velocidade indicada ou conduzir devagar, nao sao sinonimo de se saber conduzir..

O problema é desmontar isto.  :D
Porque andamos todos convencidos que somos condutores exemplares.

Para estas pessoas, ver passar alguem a conduzir a uma velocidade superior a que eles circulam é quase uma afronta, porque elas acham que guiam muito bem e tem a nocao que vao no limite da sua capacidade de conduzir, portanto, quem vai mais depressa do que elas, é um louco inconsciente.

Ainda bem que foste tu a escrever isso...
Porque se fosse eu, provavelmente acabaria por ferir susceptibilidades!  :)



Até nem guio muito depressa, mas guio um bocado mais depressa que a media.

Mais importante da velocidade, é estar confortável.

Confortável com os carros que estao a minha volta e com a percepção que tenho daquilo que os condutores vao a conduzir.

Porque vamos ser honestos: alguem que tenha experiencia de estrada, basta olhar e ver a colocacao do carro carro e andar 2 ou 3 kms atras de alguem para perceber se devemos sair daquele fuso horario em que aquele carro está com a maior urgencia, se é toleravel ou entao deixarmos-nos ir ali na vizinhanca sem nenhum sobressalto do nosso incosciente.

E como é obvio estar confortavel com a velocidade a que circulo  :D Pode ser um conceito dificil de entender, mas muitas vezes a "velocidade de seguranca" é superior ao limite da via. E muitas vezes a via permite tambem circular a uma velocidade superior e nós, pelo nosso simples prazer hedonistico fazemo-lo  :D



Porque como dizes, todos achamos que guiamos muito bem, é a chamada "superioridade ilusoria".

 Se calhar tu e eu porque ja tivemos alguma experiência de competicao, somos mais conscientes para aquilo que sabemos fazer o que nao sabemos fazer: porque levamos as maquinas ao limite e porque experimentamos outro tipo de maquinas e conducao em circuito onde os limites sao muito mais elevados e isso para alem de nos dar outra perspectiva e treinos, da-nos o conhecimento claro de onde esta o nosso limite.

E por isso nao padecemos neste campo de uma coisa que acontece com a populacao geral: que é sofrerem do fenomeno Downing-Kruger.


Quem tiver interesse pode fazer um google, mas este fenomeno é nada mais do que um estudo de co-relacionamento entre confianca e competencia e está provado que quando mais incompetente ou ignorante alguem for a fazer algo, mais se acha bom, porque essa pessoa basicamente acha que sabe tudo e desconhece que existem coisas que ela nao sabe.

Ao contrario, quanto mais conhecimento uma pessoa tiver, mais está consciente está do que sabe e sobretudo, de toda aquela imensidao de coisas que nao sabe.



Resumindo e concluido, infelizmente a aprendizagem e os exames de condução todos sabemos como sao, todos sabemos de pessoas que nao deveriam ter carta, so que multar alguem porque guia mesmo muito mal é algo que deriva de uma apreciação subjectiva e discricionaria que a policia nao tem forma de fazer, porque seria facilmente rebatido.

Portanto, resta-nos as infracoes ao codigo, e de TODAS a mais facil de fiscalizar é o excesso de velocidade, porque até pode ser automático dispensando o custo de horas de servico e deslocacoes.

Verdade que a velocidade potencia os riscos de acidentes, mas neste momento existe uma indocrinacao profunda da sociedade no sentido de sermos muito mais controlados (em tudo)  :nice:






[Bem dito


 Obrigado!  :convivio: :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 13, 2020, 13:55:30, 13:55
Responder #31

Rodrigues1

  • Visitante
Tudo isto é ridiculo até porque cada vez mais a maioria dos acidentes é por excesso de velocidade e não me venham dizer que são meia dúzia de radares que vão reduzir a sinistralidade, só se for na zona dos radares.

A maioria dos acidentes que vejo no dia-a-dia parecem-me mais resultar de distracções com o telemóvel que propriamente excesso de velocidade.

O que até compreendo.
Se é para andar tão devagar... o telemovel sempre ajuda o tempo a passar. :)


Apenas postei o que as autoridades comentaram, excesso de velocidade são a causa principal de mortes por acidente nas vias rápidas nomeadamente AE.

Dentro das localidades devido ao telemóvel é passar a ferro peões nas passadeiras e chapa amolgada, raramente os condutores sofrem danos mortais.

Agosto 18, 2020, 14:02:35, 14:02
Responder #32

Ruben Nunes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 31
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Virago 535
  • Localidade: Tomar

Parece que já têm estudado alguns locais para fixar estes radares


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 23, 2020, 09:53:11, 09:53
Responder #33

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 26, 2020, 16:36:00, 16:36
Responder #34

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Parece que já têm estudado alguns locais para fixar estes radares


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sim, esses locais pelo menos já foram confirmados pela ANSR...

Faltam ainda os outros e cuja localização deve estar em estudo.

Este investimento de 8,5 milhões de euros por parte do Ministério da Administração Interna para reforçar o SINCRO imagino que fique pago num ápice.  :-\
Nem estou a ver que seja coisa para levar muito tempo até dar retorno...

Durante os primeiros tempos uma pessoa lembra-se, até que um dia...  :-X :fotografar:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 26, 2020, 21:10:04, 21:10
Responder #35

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A N10 em VF Xira devera ser a recta do cabo (VFX > Porto Alto)

O limite é 80 mas durante o dia muito dificilmente alguem consegue fazer 80 de velocidade media uma vez que a quantidade de transito de pesado é enorme, o que acaba por obrigar a algumas ultrapassagens.

Entretanto um par de vendedores de fruta achou que a berma de uma estrada nacional seria um excelente ponto de venda, e resolveu-se instalar por aquelas bandas, acabando por anulamente contribuir de forma muito positiva para a facturacao anual de alguns bate-chapas   :D :D




Como é logico, se esta recta é um ponto negro, com muita facilidade o Estado eliminaria este problema, ora com a duplicação de vias através de alargamento ou sobreposição, mas isso da despesa e a malta que nos governa anda a procura é de receita  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 26, 2020, 23:02:05, 23:02
Responder #36

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A N10 em VF Xira devera ser a recta do cabo (VFX > Porto Alto)

(....)

Confirma-se Miguel.
É mesmo na recta do Cabo.

Curiosamente o polígrafo também já se pronunciou há poucos dias sobre o mesmo e...é mesmo verdade!

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/reta-do-cabo-na-en10-vai-ter-radares-que-medem-velocidade-media-entre-dois-pontos
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2020, 09:47:31, 09:47
Responder #37

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Aquela reta sempre foi um "pincel".

Horas que perdi em filas devido ou ao excesso de trânsito ou a acidentes.

O limite foi imposto devido a isso mesmo, aos acidentes que ali ocorriam quase diariamente.

Concordo que a estrada já deveria ter duas faixas para cada lado, mas também concordo que devam existir medidas de redução de velocidade, pois verifica-se por ali muita falta de respeito, como aliás se verifica em muitos lados.

Esta questão dos radares "medidores de médias" irá "refrear" as atitudes de alguns condutores? Só o tempo o dirá.

Eu quero sentir-me minimamente seguro da estrada sem saber que me estão a "violentar" a carteira de qualquer maneira.

Agosto 27, 2020, 11:19:13, 11:19
Responder #38

Rodrigues1

  • Visitante
A reta do cabo tem limite de 80 e nalguns pontos 40 e 60 mas já verifiquei que ninguém respeita, a média será a contar com esses troços e não os 80.

Agosto 27, 2020, 13:06:08, 13:06
Responder #39

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Os 40 e só no cruzamento para a estrada da lezíria e bomba da Repsol (?) eu está por lá, 200 metros dificilmente ivao afectar o tempo total num segmento de 10 kms.

O que poderá acontecer e haver controles intermédios de velocidade.


Está fisxalizacao a mim não me assusta. E meter o cruise nos 79 e ir atrás do da frente.

Máquinas escondidas atrás da moita são bem mais preocupantes
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 27, 2020, 14:52:01, 14:52
Responder #40

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim TMaxer, essas são aquelas que mais me preocupam, pois chegam de correio e ficamos a pensar:
"Mas onde é que foi ou como é que foi possível?"  :'(

Acredito como motard viajado que és, que tens como comparação o uso de redares em outros países e certamente não verás situações como estas em Portugal.

Agosto 27, 2020, 18:05:49, 18:05
Responder #41

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1557
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
certamente não verás situações como estas em Portugal.

Mas olha que há  :)

Na Holanda, nas vias de acesso à autoestrada (não me refiro à faixa de aceleração) tem um limite de velocidade - tal como cá - e, nesse pequeno troço, é habitual haver radares de velocidade pois, tal como cá, a maioria das pessoas usa esse pequeno troço como faixa de aceleração antes da faixa de aceleração propriamente dita.

É esta a via a que me refiro (a imagem é um exemplo)



(para mim, neste caso a sinalização está errada... onde está o sinal de indicação de autoestrada devia estar o de limite de velocidade e, lá em baixo, onde está o limite de velocidade deveria estar o de indicação de autoestrada)

Agosto 27, 2020, 21:12:13, 21:12
Responder #42

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
certamente não verás situações como estas em Portugal.

Mas olha que há  :)

Na Holanda, nas vias de acesso à autoestrada (não me refiro à faixa de aceleração) tem um limite de velocidade - tal como cá - e, nesse pequeno troço, é habitual haver radares de velocidade pois, tal como cá, a maioria das pessoas usa esse pequeno troço como faixa de aceleração antes da faixa de aceleração propriamente dita.

É esta a via a que me refiro (a imagem é um exemplo)



(para mim, neste caso a sinalização está errada... onde está o sinal de indicação de autoestrada devia estar o de limite de velocidade e, lá em baixo, onde está o limite de velocidade deveria estar o de indicação de autoestrada)

Ali a entrada da VdG fazem isso todas as semanas  :D

E na saída da A1 no carregado não convém arriscar
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 28, 2020, 09:25:57, 09:25
Responder #43

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Na Vasco da Gama?
Sentido Lisboa - Alcochete?
Nas entrada do Parque das Nações?

Upssss  :confused:


(nunca os vi por ali... mas também ainda não recebi postal... e não, não vou "correr" para a ponte.)  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Agosto 29, 2020, 23:08:23, 23:08
Responder #44

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
De quem vem do Pinhal Novo e entra na VDG. Tem uma extensa ligação com 2 faixas e com a velocidade máxima de permitida de uns estonteantes 40 km/h

Se tentares fazer esta zona a uns 60 já corres o sério risco de adormecer ao volante, imagina a 40


Bem, ontem passei por diversas zonas desta com este controle da tanga, perdão, da velocidade média, ou como dizem os espanhóis “radar de control de tramo” o que me diverte bastante porque tenho a oportunidade para a meter a piada com tramo/tramado  :D mas o que registrei nesta passagem foi que uma das app mais usadas para navegação (Waze) já tem uma solução muito interessante para estas zonas que consiste, para além do habitual aviso, na inserção no ecrã de um cursor onde é representada a zona e a nossa posição na mesma, existindo a indicação se o nosso percuso está a ser dentro do limite ou não, se não for, ele fica a avisar permanentemente.

Por acaso, numa das zonas uma carrinha Búlgara ia em claro excesso de velcidade e ainda fiquei à espera de ver a flashada, mas nada... ou a lâmpada do flash está fundida ou então as câmaras estão la so para enfeitar  :D









Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 12, 2021, 12:22:49, 12:22
Responder #45

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Segundo o jornal Observador, chegaram estes radares. Logo num sítio muito querido para os aceleras.

Tópico relacionado: ANSR vai investir 1,6 milhões de euros em radares

O primeiro lugar a ser instalado e testado é precisamente a Ponte Vasco da Gama,

Está a ser testado um novo modelo de radar na Ponte Vasco da Gama, segundo confirmou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) ao Observador. Trata-se de radares que medem a velocidade média a que os veículos andam entre dois pontos da estrada. Caso seja aprovado, este equipamento vai ser instalado no viaduto.

(...)

Na mesma nota, a ANSR adiantava já sete locais para instalação dos novos radares: EN5 em Palmela, EN10 em Vila Franca de Xira, EN101 em Vila Verde, EN106 em Penafiel, EN109 em Bom Sucesso, IC19 em Sintra e IC8 na Sertã. “A seleção dos locais de instalação dos novos radares teve como pressuposto, entre outros fatores, o nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade”, justificava.


Jornal Observador, consultado às 12:22 de 12/03/2021
https://observador.pt/2021/03/12/novo-tipo-de-radar-testado-na-ponte-vasco-da-gama-medem-a-velocidade-media-e-vao-ser-instalados-em-20-locais-do-pais/
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Março 12, 2021, 12:34:25, 12:34
Responder #46

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bolas... tenho que ter cuidado quando saio "disparado" da portagem em direção a Lisboa.  :stuck_out_tongue:

Março 12, 2021, 12:37:31, 12:37
Responder #47

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Palhaçada!!!

Para arranjar as estradas e as vias nacionais, para andarmos em segurança não há dinheiro  :toma: mas para caça à multa já gastam!!!!

Acho sinceramente uma idiotice, os limites de velocidade dessas vias, são do tempo do FORD T.....

Mais vale fazerem carros com 10 cv´s ......

Espero que esta treta não seja aprovada!! :animated-smileys-angry-049:

Março 12, 2021, 12:45:08, 12:45
Responder #48

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Amigo... da maneira como a "máquina" do estado precisa de dinheiro... qualquer dia está implementado.  :pensador:

Março 12, 2021, 14:55:16, 14:55
Responder #49

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É o mais certo....

E não deve tardar.  :you.bet:

Quando é a própria Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) a confirmar que andam em testes com esse tipo de radares, é meio caminho andado para dizer que vai estar implementado não tarda.

Até porque (e isso é mais que certo, por muito que nos cust€) aquilo terá um retorno muito rápido do investimento feito.  :curtocircuito:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama