Revisão 1600kms 328€ ???!! Safa!Deve ter sido a lavagem que encareceu a coisa...
Citação de: SARider em Janeiro 30, 2021, 18:57:36, 18:57Revisão 1600kms 328€ ???!! Safa!Deve ter sido a lavagem que encareceu a coisa... Na revisão da minha vespa 300gts paguei aos 1000kms 90€ e nem o pó lhe tiraram. E a única relação entre a minha e a HD é que treme ao ralentí variando mais ou menos com a manete de travão que aperte.Não significa que qualquer destes montantes sejam baratos ou sequer acessível.
Outro dia num outro fórum um companheiro comentou que pagou 300 e qualquer coisa pela 1ª revisão de uma Low Rider S, creio que aos 1400 ou 1600km.Em comparação, na minha dos 1000km paguei 140€ com Motul 7100.
Boas, sou novo aqui no fórum e já com as devidas apresentações feitas, queria tentar se consigo finalmente respostas a uma dúvida em relação à Harley.O quão mais caro é a manutenção (serviço, peças) da Harley em relação a outras marcas com modelos novos ou antigos no mesmo estilo?Consigo encontrar alguns dados dos EUA mas na Europa quase parece um tabu. Muito pouca informação. Encontrei um fórum de donos de Harleys no UK mas pouco mais.O meu objetivo é ter uma noção relativa dos custos anuais normais de uma Harley vs por exemplo um Honda ou Kawasaki, usadas com 10/20 anos, pois tenciono comprar usado. Pode ser o dobro? Mais?Igualmente, os proprietários estão restritos ao concessionário oficial para peças? Aqui na região de Lisboa já encontrei algumas oficinas independentes especializadas em Harley. Mas por exemplo, não tenho qualquer ideia se é fácil ou não obter peças originais ou se é necessário esperar muito tempo para importar.Obrigado!!
Quem procura uma Harley Davidson não está preocupado com o preço das revisões, ou até mesmo com os consumos de combustivel, para isso tens marcas e modelos mais em conta como a Honda e por ai fora.
Citação de: outsider em Fevereiro 09, 2021, 21:27:44, 21:27Quem procura uma Harley Davidson não está preocupado com o preço das revisões, ou até mesmo com os consumos de combustivel, para isso tens marcas e modelos mais em conta como a Honda e por ai fora.Tenho conhecidos de longa data com HD.Alguns usam no dia-a-dia e faz parte do estilo de vida com que se identificam.E são pessoas normais com empregos normais. O feedback que tenho é que os custos não diferem de outras opções. Pelo menos das que se possam considerar "premium".Embora, muita gente acabe por recorrer a casas que não são da marca mas têm imensa popularidade no meio. E nem é pelos custos. É mesmo porque gostam do tratamento.Consigo compreender que no caso duma avaria ou reparar uma simples queda possa envolver custos altos.Porque há peças que fazem todo o sentido de serem caras.Uma chapa quinada em milwaukee será sempre mais cara que um plástico injectado na Tailandia.Mas não vejo porque razão a manutenção seja mais cara.Não vejo porque é umas velas possam mais caras que as de outras marcas. Mesmo que sejam NGK e vendidas como oem como todos fazem.Não vejo porque é que o lubrificante seja mais caro que o utilizado por outros fabricante. Mesmo que seja oem.Não vejo sequer porque é a mão-de-obra seja mais cara que uma BMW, Ducati ou até mesmo das marcas japonesas em agente oficial. Porque anda tudo mais ou menos nivelado.Em regral geral o que eleva o custo duma revisão é sempre a mão-de-obra.E mesmo que esta ande nos 40 euros/h não vejo porque é que uma simples troca de velas, lubrificante e verificação de vários pontos numa moto de construção bastante simples em que tudo está acessível e à vista possa representar mais horas de trabalho que uma que implique desmontar plásticos, depósito ou até linha de escape para chegar a alguns componentes.
Concordo contigo, mas tens o exemplo que dei acima: Primeira revisão de uma Low Rider S num concessionário oficial: 311.51€ já com desconto de 10%.
Mal comparado, é como alguém ir comprar um Ferrari e depois estar propcupado se gasta mais de 6L/100kms ou se as revisões são de 300/400€ ou de 2000/3000€.
Citação de: ThatsMe em Fevereiro 10, 2021, 13:47:20, 13:47Concordo contigo, mas tens o exemplo que dei acima: Primeira revisão de uma Low Rider S num concessionário oficial: 311.51€ já com desconto de 10%.Só vendo a factura.Só olhando para os valores descriminados é que tiro uma conclusão. Uma coisa é discutirmos o custo duma revisão específica conforme o plano.Outra é a moto dar entrada para essa revisão... e ser feita mais alguma verificação a pedido do cliente ou instalação de algum acessório mesmo que facturado à parte.Custa-me muito a acreditar que uma simples revisão duma low rider possa ser substancialmente mais cara do que uma simples revisão da minha scrambler. Sobretudo quando a manutenção da ducati tem a fama que tem e o agente oficial vende o lubrificante 3x mais caro do que se arranja cá fora.Como referi atrás, a única coisa que habitualmente dispara os preços é a mão-de-obra.Algo que em motos simples com procedimentos menos complexos e portanto mais rápidos nunca terá o mesmo peso que motos que obriguem a desmontar boa parte para aceder aos componentes.Citação de: pjmartinho em Fevereiro 10, 2021, 15:27:42, 15:27Mal comparado, é como alguém ir comprar um Ferrari e depois estar propcupado se gasta mais de 6L/100kms ou se as revisões são de 300/400€ ou de 2000/3000€.A única semelhança entre HD e Ferrari poderá ser ao nivel do carisma.Porque da perspectiva de concepção de produtos são alinhamentos opostos.A HD não é propriamente reconhecida por elevada tecnologia e performances de referência.Nesse aspecto tens construtores de motos que se assemelham mais com a Ferrari.Mas mesmo assim.. voltamos ao mesmo.Uma manutenção é sempre a soma dos custos dos consumíveis com os tempos de mão-de-obra.Os consumíveis têm de ter valores hiper inflacionados e a mão-de-obra tem e ser bem mais cara para justificar uma diferença tão grande face a outros construtores também eles associados a preços mais caros, e cujas intervenções são mais complexas.
Encontrei:
O Motul 7100 a 56€... Não são nada meiguinhos também... Para um particular já se econtra quase a metade do preço. Um profissional consegue ainda mais baixo...
O melhor é mesmo o dinheiro que cobram nos dois casos para ligar o equipamento diagnóstico. Será qiue o procedimento gasta assim tantos consumveis ?! ou o tecnico fica 1 hora agarrado á maquineta a apagar erros na ECU?
Eh pá ... Óleo "SINTECTICO" 20W50 já é caro.... ainda por cima 5lt dele... O Motul 7100 a 56€... Não são nada meiguinhos também... Para um particular já se econtra quase a metade do preço. Um profissional consegue ainda mais baixo...O melhor é mesmo o dinheiro que cobram nos dois casos para ligar o equipamento diagnóstico. Será qiue o procedimento gasta assim tantos consumveis ?! ou o tecnico fica 1 hora agarrado á maquineta a apagar erros na ECU? Desculpem lá pessoal.. é só uma opinião de mais um doido.... mas arranjar linhas na factura para se justificar cobrar um valor ao cliente sem se acrescentar valor real ao serviço é algo que não me consigo habituar.Sei que é assim em quase todas as marcas, e que durante o período de garantia não se pode fugir a isso...Se ja na Kawa, o valor poderia ser algo menor (por volta dos 100€)... na Harley é somente um roubo... e justificar isso por pela marca é algo que me foge á compreensão. Foi só um desabafo...
Por falares no preço da mão de obra desta oficina, fui ver outras faturas que aqui tenho para comparar:Norboxe: 30€/hora;MotoAzenha: 22.8€/horaJPM: 17.5€/hora
Citação de: ThatsMe em Fevereiro 10, 2021, 20:12:54, 20:12Por falares no preço da mão de obra desta oficina, fui ver outras faturas que aqui tenho para comparar:Norboxe: 30€/hora;MotoAzenha: 22.8€/horaJPM: 17.5€/horaEstes preços/hora (de mão-de-obra acima referidos ) foram assim facturados há quanto tempo ? 'Just for the record ' , o custo à hora da mão-de-obra na Motomil é de 60 € !
Não é muito normal oficinas comprarem o lubrificante em embalagens individuais.A não ser que seja uma opção específica fora do consumo habitual. A questão dos aparelhos é complexa.Porque se custarem milhares pode levar algum tempo a ser amortizado e mais para ser rentabilizado.Tal como não sabemos que custos extra podem estar envolvidos.
Pessoal... estamos a falar do serviço após o periodo de rodagem. Algo que quando se circula diariamente se faz num par de semanas.Não estamos a falar da revisão dos 12000km.
O PC diagnostico é uma ferramenta de trabalho como outra qualquer, que os veículos actuais requerem para o seu serviço.
Seria o mesmo que dizer que há um recall da Yamaha devido o switch de travão (para usar um exemplo actual) e ainda cobrarem o valor ao cliente...
4 lt e cobraram 5.... vai na volta enfiaram la dentro o resto e siga ... lol. 1,2 lt oleo transmissão primaria vs 2. Com tanta sobra, ao fim de 3 ou 4 motos teem oleos para uma á borla... é só lucro!
SARiderNão vás mais longe:Estou a pedir orçamentos para a revisão do enlatado da mulher e num dos orçamentos cobram-me 4 litros - 5w-30 o valor de 83,89€, em que o preço do litro é a 17,05€ sem IVA e na Texoleo (por exemplo) compro o mesmo óleo (5 litros) indicado pelo fabricante por 22,90€. O mesmo óleo!!!! E este não é um orçamento de oficina da marca oficial.É claro que não me sujo a mudar o óleo, o serviço é feito por quem tem formação, a oficina tem que ganhar algum dinheiro com o material, etc. etc. mas quando "olhamos" para a diferença dos custos do material (como é este caso) pomo-nos a pensar que se calhar "alguém esta a roubar alguém".Se aceitasse este orçamento estaria a pagar a substituição do óleo do meu carro e quase 4 carros iguais, comparando o custo em oficina e em loja on-line obtido por mim.E este é apenas um exemplo entre muitos.Desculpem o off-topic.
Como reagem as oficinas se nos apresentarmos nas revisões com o nosso óleo adquirido previamente a 1/3 do preço e que nem disponibilizam? É usual? Algum problema em aceitarem este procedimento? Ou ficam levantadas algumas susceptibilidades?
Citação de: Lourenço em Fevereiro 11, 2021, 10:09:22, 10:09Como reagem as oficinas se nos apresentarmos nas revisões com o nosso óleo adquirido previamente a 1/3 do preço e que nem disponibilizam? É usual? Algum problema em aceitarem este procedimento? Ou ficam levantadas algumas susceptibilidades?É como ires a um restaurante pedir um bitoque.. mas levares os ingredientes comprados no LIDL mais próximo.Até podem aceitar. Mas não te admires que o cozinheiro cuspa em cima antes de empratar!
O serviço após período rodagem faz parte do plano de manutenção e tem os seus procedimentos.Em regra geral podem ser consultado no manual de utilizador.E por norma não é uma revisão muito diferente da que vem a seguir.Não vai lá só para carimbar.
Olha que a minha experiência com recalls na Yamaha... é que simplesmente não os fazem.A não ser que estejas a par da situação e te queixes do assunto.E em qualquer das marcas que tive com recalls (Yamaha, Suzuki, Triumph, BMW e Ducati) posso não ter pago o que foi substituído mas paguei a mão-de-obra.
Achei um disparate quando um colega com a mesma marca me relatou o seu procedimento mas afinal não será assim tanto:-Paga a revisão completa e alguns km depois retira o óleo semi sintético (o concessionário nem respeita o preconizado pela marca utilizando o seu óleo do grande bidon e nem tem óleo 100% sintético) e coloca um sintético que comprou 3 vezes mais barato que o faturado pela oficina e segundo ele com maior qualidade.Bizarro, diria mesmo aberrante e muito ecológico .
Quando estão a mudar o óleo e filtro independentemente da origem do óleo estão a faturar quase 40€ por hora de trabalho mas compreendo que ao preço a que faturam o óleo lhes escaparia uma teta das grandes se o cliente o fornecesse.
-Paga a revisão completa e alguns km depois retira o óleo semi sintético (...) e coloca um sintético que comprou 3 vezes mais barato que o faturado pela oficina e segundo ele com maior qualidade.
Começa logo por essa ultima expressão... o problema é que grande parte das vezes mudam o oleo e filtro e de seguida é só carimbar.
Há certamente bons e mas exemplos e parece que até á data não tiveste muita sorte...
Antes de levarem a moto para a revisão, drenem algum liquido refrigeração para o minimo (reservatório expansão) , ou por exemplo o oleo travão traseiro.São dois items que por norma devem ser verificados em qualquer veículo refrigerado a agua ou que tenha travões... lolDepois validem se alguém deu por isso durante o serviço... vão ver que ainda vão ter uma surpresa.
Não quero generalizar, mas confesso que ver facturas de 300€ ás 1000 milhas deixa-me logo desconfiado...
Citação de: Lourenço em Fevereiro 11, 2021, 19:37:59, 19:37-Paga a revisão completa e alguns km depois retira o óleo semi sintético (...) e coloca um sintético que comprou 3 vezes mais barato que o faturado pela oficina e segundo ele com maior qualidade.Uma casa que não segue as recomendações do fabricante nem sequer deveria ter o estatuto de agente oficial.Ponto!Uma técnica que durante anos funcionou muito bem foi as "revisões intercalares".Ou seja.. sugeriam que os intervalos de 12 ou 12K que indicava o manual era demais! Que as motos tinham motores muito rotativos e os lubrificantes não aguentavam tanto!Então recomendavam sempre uma revisão ali pelo meio. Aos 5/6K muita malta voltava para substituir o lubrificante. E a malta papava isto e orgulhava-se sob o argumento de que "queria o melhor para a sua menina"! Por estas e outras é que muitas "representações oficiais" têm vindo a morrer.Tal como as regras para se abrir uma concessão estão cada mais exigentes.
Essa técnica das revisões intercalares ainda hoje está ativa.
Tenho de ver noutro concessionário, em Lisboa abriu um mais recentemente, se o procedimento é o mesmo e a conversa também.
Pronto. Estão a matar-me um sonho
Não sei se faz revisões. Se alguém quiser saber a sua página peça por DM (não fará sentido publicitar aqui).
Muita gente que usa HD no dia-a-dia e não são milionários.Dos que conheço, a maioria são bem simples. E a escolha faz parte do seus estilos de vida.E há muita oferta não-oficial. O Luis já aqui referiu o Abel, mas há a David's Performance e muitos outros.
A minha sugestão é... se gostas de uma coisa, vais ao local e vês ao vivo, se puderes experimenta e discute directamente os custos se esse for um problema.Se fosse atrás do que os outros dizem nunca teria tido algumas das motos que vi.Curiosamente as com que fui mais feliz.