Autor Tópico: Ralenti instável Benelli TNT 125  (Lida 2093 vezes)

Maio 23, 2021, 19:57:45, 19:57
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Sampaio17

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Viva.
Há umas semanitas comprei uma benelli tnt em segunda mão, arranjei o que achava ser eu, um bom negócio.
Na altura já tinha reparado que o ralenti quando a mota estava fria era um pouco instável, mas como fiquei cego com a estética da mota nem lhe dei importância.
Vim agora a reparar que o ralanti é instavel tanto a frio como a quente. A frio oscila entre as 3000 e as 2600, e a quente embora a oscilação seja menor nota-se que não é estável.
No entanto, o andamento da mota é ótimo e não tenho qualquer problema com ela.
Sendo que é a primeira mota que tenho de injeção e com estas modernices todas, o que me aconselham a fazer?
Abraço!
Sampaio

Maio 23, 2021, 20:53:55, 20:53
Responder #1

mneves

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Boas
Quantos km tem?
Já lhe viram as válvulas alguma vez?
Ela por vezes oscila mas pouco, ah e nada de combustível simples.
membro numero 16

Maio 23, 2021, 21:16:10, 21:16
Responder #2

Sampaio17

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Tem 9700km, penso que ainda não lhe viram as válvulas nenhuma vez.
Tenho colocado gasolina simples, o que indicas então?
Sampaio

Maio 24, 2021, 20:58:00, 20:58
Responder #3

mneves

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Então tens de ver as valvulas e muda para aditivada, depois diz o resultado, ah muda o filtro de gasolina também
membro numero 16

Maio 24, 2021, 22:58:10, 22:58
Responder #4

2low

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Tem 9700km, penso que ainda não lhe viram as válvulas nenhuma vez.
Tenho colocado gasolina simples, o que indicas então?

Com 9.700km julgo eu que seria muito mau sinal ter de ver já das válvulas...

Talvez possa ser de alguma vela?! A vela até pode estar boa mas não ser a mais adequada ao clima local...
Nas especificações da marca (para o actual modelo em comercialização) indica como referência as "Bosh A7RC" mas há muita malta que "confunde" melhoria de perfomance com a mudança de velas para as velas de referência da NGK... as famosas "iridium"...

No manual de utilizador (página 47) aconselha a que as 2 velas sejam mudadas aos 7.000km e aos 13.000km, sabes se elas foram mudadas?
(apesar de indicar que devem ser verificadas anualmente)
https://www.motonews.pt/images/products_documents/TNT125_manual.pdf
« Última modificação: Maio 24, 2021, 23:19:39, 23:19 por 2low »
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Maio 25, 2021, 07:53:13, 07:53
Responder #5

mneves

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As velas originais pelo menos na minha eram iridium e para trocar  por volta dos 12000km,atencao que a da esquerda vai mais depressa a vida que a direita.
As válvulas sao para ser verificadas por volta dos 6,7000km,também tenho o manual em casa
membro numero 16

Maio 25, 2021, 09:47:05, 09:47
Responder #6

2low

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As velas originais pelo menos na minha eram iridium e para trocar  por volta dos 12000km,atencao que a da esquerda vai mais depressa a vida que a direita.
As válvulas sao para ser verificadas por volta dos 6,7000km,também tenho o manual em casa

Neste manual que coloquei indica 7.000km e 13.000km (pág 48), os mesmos para a substituição das velas.
Mas desconhecia que precisassem de verificar válvulas tão cedo.
Entretanto fui ver e a minha faz de 12.000km em 12.000km... mas o que me enganou foi que a anterior Kawasaki ER6F só fazia isso a cada 24.000km!!!
Acho que ainda vou voltar a uma Kawasaki...  :D
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Maio 25, 2021, 10:08:00, 10:08
Responder #7

mneves

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Na nossa tnt as válvulas vinham a fazer um tik anormal ,mandamos ver aos 3000km vinham apertadas demais de fábrica, com quase 14000 nao se viu mais.por outro lado a xmax 300 manda ver aos 20000km coisa que nao fiz,nao tem sintomas, nada,nao se mexe.
membro numero 16

Maio 25, 2021, 13:11:41, 13:11
Responder #8

dfelix

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Entretanto fui ver e a minha faz de 12.000km em 12.000km...

Como podem ser de 12 em 12 se os intervalos são de 10?
Não será a cada 20 e estás prai a confundir com 12.000 milhas?


Maio 25, 2021, 13:36:11, 13:36
Responder #9

MotardFeio

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Velas Iridium tendencialmente duram o dobro do tempo das outras.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 25, 2021, 15:29:37, 15:29
Responder #10

2low

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Entretanto fui ver e a minha faz de 12.000km em 12.000km...

Como podem ser de 12 em 12 se os intervalos são de 10?
Não será a cada 20 e estás prai a confundir com 12.000 milhas?

Realmente li mal pois apresenta dois valores, um entre parêntesis que é o que nos interessa pois o outro é mesmo milhas...
Mas devo ter lido num outro site que não o de hoje, ou será que seria para a Sprint GT 1050?
Portanto, no meu caso:
Verificar velas aos 10.000km e depois aos 30.000km e substituir velas aos 20.000km e aos 40.000km.
Verificar válvulas aos 20.000km e depois aos 40.000km.
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Maio 25, 2021, 18:49:42, 18:49
Responder #11

TMXR

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Os intevalos de manutencao das velas sao sempre muito menores para motores com cilindradas muito pequenas tipo 125
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 25, 2021, 22:29:10, 22:29
Responder #12

Sampaio17

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Pelo que percebi não vale a pena aventurar-me muito em casa.. a mota é recente e não tenho experiência nenhuma com estas modernices :D
Alguém tem alguma ideia do preço que ronda a afinação de válvulas?
Entretanto sendo que a mota foi comprada em segunda mão, vou lhe trocar o óleo, as duas velas, filtro de gasolina e vou lhe meter um filtro de ar (sim a mota veio sem filtro de ar).
Abraço.
Sampaio

Maio 26, 2021, 05:57:22, 05:57
Responder #13

mneves

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Pelo que percebi não vale a pena aventurar-me muito em casa.. a mota é recente e não tenho experiência nenhuma com estas modernices :D
Alguém tem alguma ideia do preço que ronda a afinação de válvulas?
Entretanto sendo que a mota foi comprada em segunda mão, vou lhe trocar o óleo, as duas velas, filtro de gasolina e vou lhe meter um filtro de ar (sim a mota veio sem filtro de ar).
Abraço.
Uii sem filtro de ar?
Então esse cilindro deve estar jeitoso....essa injecção como tal ,boa nao pode andar, depois a culpa é de ser feita onde é
Faz uma boa revisão a mota pode ser que ainda se safe .
O preço nao posso divulgar o que paguei mas prepara só para isso uns 50€ ,a mota tem de estar bem a temperatura ambiente (fria).
membro numero 16

Maio 26, 2021, 18:00:54, 18:00
Responder #14

Sampaio17

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Opah também desanimei quando a vi sem o filtro.. é o que faz fazer os negócios às cegas.
Vou a por no meu mecânico para lhe fazer uma manutenção em condições, a ver se ainda tenho mota para uns bons km.
Obrigadão pela ajuda, grande abraço.
« Última modificação: Maio 26, 2021, 18:03:11, 18:03 por Sampaio17 »
Sampaio