Autor Tópico: Ajuste de pedal de mudanças  (Lida 1925 vezes)

Junho 22, 2021, 15:05:31, 15:05
Lida 1925 vezes

replicantz

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A semana passada comprei umas botas TCX.
Logo na primeira utilização notei que tinha que colocar a ponta do pé quase na vertical, para conseguir ficar por baixo do pedal e assim conseguir engrenar as mudanças.

Fui ver uns videos para a CB650R e fiz o ajuste através das roscas superiores e inferiores destinadas ao efeito (a verde na imagem).


Para meter mudanças acima eu tenho por hábito pressionar ligeiramente o pedal antes de o pressionar para entrar.
Retira a folga e as mudanças entram de forma mais fácil.

Agora depois do ajuste fiquei com a sensação que essa pequena folga se perdeu e que as mudanças entram de forma um pouco mais rígida, brusca!
Será só impressão minha ou isto tem algum truque para manter a folga?  :pensador:


Junho 22, 2021, 16:09:24, 16:09
Responder #1

Unick

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Certamente é só impressão, esse ajuste serve apenas para movimentar o pedal para um posição mais acima ou mais abaixo.


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Junho 22, 2021, 18:18:55, 18:18
Responder #2

JViegas

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Talvez e possivelmente devido à qualidade das botas não te apercebas da folga e não a estejas a sentir bem.
Experimenta com outro calçado.

Junho 22, 2021, 18:35:26, 18:35
Responder #3

replicantz

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Eu também fiquei com ideia que o ajuste ali seria apenas para posicionar o pedal ao nosso gosto.

Mas hoje até levei os ténis e de facto parece-me que a tal folga deixou de existir. Nao sinto a folga como sentia antes (sempre usei estes ténis até comprar as botas) e parece que ao acionar a mudança faz agora um “treck”bem mais seco…

Vou colocar de novo na afinação original para ver se continua.
Ou então estou pararanoico


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Junho 23, 2021, 14:26:55, 14:26
Responder #4

JViegas

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 :smiley:

Certamente alguma coisa fizeste.
Experimenta colocar na afinação original e se se mantiver o mesmo então algo se passa.  :pensador:

Junho 23, 2021, 14:31:32, 14:31
Responder #5

replicantz

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Não tive ainda tempo, mas assim que puder vou fazer isso mesmo.

Hoje de manhã acionei o pedal com a mão para cima/baixo e de facto a folga é no máximo 3mm.
Tenho quase a certeza que antes era pelo menos o dobro.

Junho 23, 2021, 18:30:35, 18:30
Responder #6

pjmartinho

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Vamos ver se consigo dar uma ajuda usando a fotografia que aqui foi colocada.



Na bola de cima, imediatamente à esquerda tem o comando, propriamente dito, da caixa de velocidades ao qual está ligado um braço ligeiramente triangular ao qual se liga o tirante marcado na imagem.



É essa peça trinagular que tem de ser ajustada, ou seja, desapertar o parafuso que faz o aperto da peça no comando da caixa (o veio desse comando tem dentes), desencaixar a peça triangular e voltar a encaixar "rodando" o numero de dentes necessários para que o pedal (cá em baixo) fique na posição mais conveniente. Depois de estar na posição que se pretende, aperta-se novamente o parafuso da peça triangular.

O tirante marcado na foto, serve fazer um "ajuste fino" desta afinação, ou seja, um "niquinho" mais para cima, ou para baixo, para que o pedal fique na posição exacta.

Poderá acontecer que mexendo só no tirante seja suficiente pois o pedal já está, mais ou menos, na posição correcta e assim só se faz a "afinação fina"... mas não me parece que seja este o caso pois foi dito no post inicial que "notei que tinha que colocar a ponta do pé quase na vertical, para conseguir ficar por baixo do pedal" o que interpreto como o pedal estando completamente fora da posição correcta (para o calçado usado).

Espero ter ajudado.

Junho 23, 2021, 19:23:03, 19:23
Responder #7

SARider

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 O ajuste é feito no tirante, tal como inicialmente referias.
A posição no veio estriado é fixa e deve ter um ponto que deve ser alinhado com a abertura da alavanca que ai está apertada.

O comprimento do tirante tem medida especifica de fabrica, mas o ajuste para o teu pé  deverá ser feito por aí.

Começa por colocar os valores de fabrica e tens o teu ponto de partida.

Podes verificar aqui e fazer o download do manual de serviço:
Pagina 255
11-23

https://drive.google.com/file/d/1Cu03eyv8L0PAkxTp4f7ANDC0H8fvzRZO/view

Espero ter ajudado.

 :sportbike:
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Junho 23, 2021, 19:50:09, 19:50
Responder #8

replicantz

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Muito obrigado a ambos! Já aprendi mais qualquer coisa hoje  :you.bet:

No fim de semana vou dedicar-me a isso, depois comento como correu.

Junho 23, 2021, 19:58:25, 19:58
Responder #9

pjmartinho

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 O ajuste é feito no tirante, tal como inicialmente referias.
A posição no veio estriado é fixa e deve ter um ponto que deve ser alinhado com a abertura da alavanca que ai está apertada.

O comprimento do tirante tem medida especifica de fabrica, mas o ajuste para o teu pé  deverá ser feito por aí.

De facto no manual é isso que está indicado mas, essa marca (o ponto no veio estriado) e a medida do tirante não servirá somente para ser a "posição standard" à saida da fábrica?

Não vejo o porque de não se poder "rodar" a alavanca (dentro de limites aceitáveis) no veio estriado.

Junho 23, 2021, 22:00:37, 22:00
Responder #10

SARider

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 O ajuste é feito no tirante, tal como inicialmente referias.
A posição no veio estriado é fixa e deve ter um ponto que deve ser alinhado com a abertura da alavanca que ai está apertada.

O comprimento do tirante tem medida especifica de fabrica, mas o ajuste para o teu pé  deverá ser feito por aí.

De facto no manual é isso que está indicado mas, essa marca (o ponto no veio estriado) e a medida do tirante não servirá somente para ser a "posição standard" à saida da fábrica?

Não vejo o porque de não se poder "rodar" a alavanca (dentro de limites aceitáveis) no veio estriado.

 Eu acho que não amigo pjmartinho.
Nos manuais das minhas Suzuki é exactamente o mesmo principio.
 O ponto que está marcado no veio vai  garantir que o angulo formado entre as alavancas superior e inferior seja identico, e que subir ou baixar relação vai ter o mesmo curso/movimento no pedal.

Assim a rotação no ponto B (pedal) é identico ao A(veio).

 Por isso alterar o angulo no ponto A (retirando este do ponto medio de referencia) irá certamente alterar a amplitude da rotação no veio da caixa.  Subir e baixar relação fica diferente.  não sei se ficará melhor ou pior...
 No extremo, se ficar diametralmente oposto no ponto de referencia, fica ao estilo moto GP.... 1ª para cima e o resto para baixo no pedal.  :)

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Junho 24, 2021, 17:42:38, 17:42
Responder #11

pjmartinho

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Embora me pareça que na ultima imagem colocada, o ponto B é a parte do pedal onde se encosta o sapato para mudar a mudança e o ponto de rotação desse pedal é aquele ponto à direita mesmo por cima dos 5.0mm.

De qualquer forma, a explicação faz sentido sobretudo no que diz respeito ao curso do movimento do pedal  :nice:

Junho 25, 2021, 13:55:52, 13:55
Responder #12

Rodrigues1

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Também afinei o seletor de mudanças na minha cb500x e não notei nada de anormal depois disso, só ficou mais confortável para a posição do pé.

Basta uma volta nas porcas para o pedal subir ou descer 10 mm por isso penso que não será por aí que se vai notar grande diferença no ângulo superior e inferior.

Atenção que a porca junto ao pedal é rosca esquerda.

Só se nota diferença se a afinação requerer muitas voltas.

Junho 25, 2021, 14:36:02, 14:36
Responder #13

replicantz

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Companheiro Rodrigues1, eu não me queixo do angulo. Aliás, depois da afinação ficou no ponto.

Queixo-me sim a falta de folga que antes tinha e de uma certa rigidez ao entrar a mudança.
Passei a ouvir um ruído bem mais metálico e mais seco do que o que se ouvia antes.

Amanhã já vou voltar a este tema e depois conto como correu.

Junho 28, 2021, 18:01:14, 18:01
Responder #14

replicantz

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Fim de semana com um par de horitas dedicadas à menina.

Desapertei ambas as porcas travão em cima e em baixo.
Regulei para a posição anterior/original (cerca de 1,5 cm abaixo).

Apertei e fui dar uma volta rápida.
Com as botas senti de novo a dificuldade em encaixar a biqueira debaixo do pedal, sem ter que colocar a bota em posição mais vertical.
Também me ocorreu que por estar habituado às botas e ténis anteriores se calhar é melhor deixar passar a fase de habituação a esta bota com biqueira e solas bem mais espessas.

Curioso: a folga parece que voltou?  :pensador:

De volta à garagem, voltei a desapertar, ajustar 1 cm para cima para dar um bocadinho de folga à bota, apertei de novo.
Nova volta, desta vez de 30mins. Bem mais confortável a engrenar mudanças com as botas  :nice:

Em relação à folga: parece-me agora tudo normal  :???:
Não sei o que terei eventualmente feito mal da primeira vez, mas agora já consigo dar aquele pequeno empurrão antes de engrenar a mudança.

O que ainda noto é ao engrenar um som um pouco mais seco e metálico.
Mas para ser honesto, se calhar nunca prestei muita atenção antes de fazer este ajuste e agora que mexi "parece" diferente.

Julho 09, 2021, 15:03:04, 15:03
Responder #15

replicantz

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Ontem na garagem olhei nesta posição para o pedal de mudanças e notei um ligeiro desvio.

Isto é normal ou de facto está meio torto e devia estar alinhado com o apoio?
Alguém com uma CB650R que possa comprar, por favor?

Há uns meses deixei a moto cair para o lado esquerdo (ok, foi mais "apoiar devagarinho" no chão!), parado/estacionado.
Na altura pareceu-me tudo OK à excepção de um ligeiro arranhão no slider, mas agora que olhei com mais atenção aparenta estar ligeiramente curvado para dentro.




« Última modificação: Julho 09, 2021, 15:05:21, 15:05 por replicantz »

Julho 09, 2021, 15:43:21, 15:43
Responder #16

JViegas

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Eu hoje vou ver o meu. Digo-te em breve.

Manda-me MP com o teu email. Tenho foto da minha. Não consigo colocar aqui.  :confused:
« Última modificação: Julho 12, 2021, 08:11:38, 08:11 por JViegas »

Julho 12, 2021, 16:33:50, 16:33
Responder #17

MotardFeio

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Isso tá metido para dentro.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 12, 2021, 18:32:27, 18:32
Responder #18

SARider

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Ontem na garagem olhei nesta posição para o pedal de mudanças e notei um ligeiro desvio.

Isto é normal ou de facto está meio torto e devia estar alinhado com o apoio?


 Acho que o pedal (parte revestida a borracha) deve estar perpendicular em relação á moto.
Pela foto dá a ideia que esta torcido para dentro, tal como o companheiro MotardFeio referiu.

Se o pedal for em   liga de alumínio muito cuidado se tentares leva-lo ao sitio, pois pode partir com alguma facilidade.
 
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