Boa noite se for por uma questão de estética posso comprender um 180 mas para o nivel de potencia da bandit 600 acho prefeitamente bem um 150 desde que monte um pneu de qualidade ficara bem servido e não precisa de averbar outra medida se tal for possivel.
Eu para mudar (legalizar), tentaria mudar as medidas de origem para as medidas das mais recentes motos equivalentes, ou seja:120/70,17" à frente160/70, 17" atrásMudares só atrás pode resultar em talvez "desequilíbrio".Estas medidas que sugiro têm a vantagem de serem medidas mais usadas, podendo teres um maior leque de pneus que possas experimentar.A tua bandit 600 1997 se for a naked (N) ainda é uma moto não muito pesada (198kg a seco) mas a bandit 600 carenada (S) é bem pesada... mais pesada que a minha 1050cc...
Para motos não sei, para automóveis exige-se uma declaração do construtor/importador a atestar que o veículo pode montar alternativamente as medidas x, y, z.Essas declarações têm um custo.Com essa declaração pode-se pedir o averbamento no registo e ficam a constar do DUA essas novas medidas também. Pelo menos foi o processo que segui há uns anos para fazer isso num automóvel.Dica: pesquisar se a N600, cá ou em outros mercados foi comercializada com medidas diferentes: se sim, talvez emitam a declaração, caso contrário, duvido muito.Quanto à medida de 150 para 180, a estética é subjectiva, quanto ao desempenho só vejo inconvenientes. Não admira que seja um "tronco" a curvar, com mais 30mm de largura. Isso retira à moto qualquer fluidez que possa ter numa estrada de curvas, e (ainda que marginalmente) aumenta o consumo e reduz a velocidade de ponta. Eu cheguei a ter na minha CB550 Four uma medida quer era também um abuso de larga (talvez uns 20 ou 30mm, também montado por um anterior proprietário), e aquilo era um pesadelo a curvar... Não há nada como as medidas originais, não foi por acaso que vieram assim de origem.