Autor Tópico: Averbamento / Homologação de Pneumáticos  (Lida 1253 vezes)

Janeiro 18, 2022, 19:38:54, 19:38
Lida 1253 vezes

swayerpt

  • Visitante
Boas pessoal,

Tenho uma questão sobre como alterar e fazer o averbamento de pneumáticos numa Suzuki Bandit 600 de 97.
Pois tenho uns de 180/70 e noto muito peso e dificuldade ao virar (eu sei, pneus não são daqui e diminuem imensas coisas, mas não fui eu que o adicionei).

Origem: 150/70 (atrás)
Objetivo: 160/70, 170/70  (Pretendo testar primeiro e ver realmente o que compensa em grip e aceleração).

A verdadeira questão, como posso pedir o averbamento a Suzuki, pois pelo que sei a MOTEO PORTUGAL é que é a Representante, mas... até hoje não consigo e-mail para pedir... Para então ir a IMT fazer o pedido.

Se poderem ajudar, top

Janeiro 18, 2022, 21:21:38, 21:21
Responder #1

rui madeiras

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: Honda Cb
  • Modelo Motociclo: CB 500 PC 32
  • Localidade: Bombarral
Boa noite se for por uma questão de estética posso comprender  um 180 mas para o nivel de potencia da bandit 600 acho prefeitamente bem um 150 desde que monte um pneu de qualidade ficara bem servido e não precisa de averbar outra medida se tal for possivel.

Janeiro 18, 2022, 23:19:20, 23:19
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Eu para mudar (legalizar), tentaria mudar as medidas de origem para as medidas das mais recentes motos equivalentes, ou seja:
120/70,17" à frente
160/70, 17" atrás

Mudares só atrás pode resultar em talvez "desequilíbrio".
Estas medidas que sugiro têm a vantagem de serem medidas mais usadas, podendo teres um maior leque de pneus que possas experimentar.

A tua bandit 600 1997 se for a naked (N) ainda é uma moto não muito pesada (198kg a seco) mas a bandit 600 carenada (S) é bem pesada... mais pesada que a minha 1050cc...

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 19, 2022, 12:17:07, 12:17
Responder #3

swayerpt

  • Visitante
Boa noite se for por uma questão de estética posso comprender  um 180 mas para o nivel de potencia da bandit 600 acho prefeitamente bem um 150 desde que monte um pneu de qualidade ficara bem servido e não precisa de averbar outra medida se tal for possivel.

Claro entendo, dai querer mudar para 1 ou 2 abaixo. Pois 180 é bonito mas.. a nivel de curvas (é otimo , agarra bem), mas ao virar torna-se dificil.

Janeiro 19, 2022, 12:18:39, 12:18
Responder #4

swayerpt

  • Visitante
Eu para mudar (legalizar), tentaria mudar as medidas de origem para as medidas das mais recentes motos equivalentes, ou seja:
120/70,17" à frente
160/70, 17" atrás

Mudares só atrás pode resultar em talvez "desequilíbrio".
Estas medidas que sugiro têm a vantagem de serem medidas mais usadas, podendo teres um maior leque de pneus que possas experimentar.

A tua bandit 600 1997 se for a naked (N) ainda é uma moto não muito pesada (198kg a seco) mas a bandit 600 carenada (S) é bem pesada... mais pesada que a minha 1050cc...

Por acaso tenho o modelo N600, e adoro a mota sinceramente, dai querer mudar o pneu atrás, pois o antigo dono mudou a frente e atras. A frente tem 120/70 e atrás 180/70, epa... ta equilibrado tá... mas se reduzir para 170/70, será que não perco + peso e ganho ao virar?.... São esses testes que procuro fazer e legalizar ne.

Janeiro 20, 2022, 14:17:06, 14:17
Responder #5

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Para motos não sei, para automóveis exige-se uma declaração do construtor/importador a atestar que o veículo pode montar alternativamente as medidas x, y, z.
Essas declarações têm um custo.
Com essa declaração pode-se pedir o averbamento no registo e ficam a constar do DUA essas novas medidas também.
Pelo menos foi o processo que segui há uns anos para fazer isso num automóvel.
Dica: pesquisar se a N600, cá ou em outros mercados foi comercializada com medidas diferentes: se sim, talvez emitam a declaração, caso contrário, duvido muito.

Quanto à medida de 150 para 180, a estética é subjectiva, quanto ao desempenho só vejo inconvenientes. Não admira que seja um "tronco" a curvar, com mais 30mm de largura. Isso retira à moto qualquer fluidez que possa ter numa estrada de curvas, e (ainda que marginalmente) aumenta o consumo e reduz a velocidade de ponta.
Eu cheguei a ter na minha CB550 Four uma medida quer era também um abuso de larga (talvez uns 20 ou 30mm, também montado por um anterior proprietário), e aquilo era um pesadelo a curvar... Não há nada como as medidas originais, não foi por acaso que vieram assim de origem.

Janeiro 20, 2022, 15:30:42, 15:30
Responder #6

swayerpt

  • Visitante
Para motos não sei, para automóveis exige-se uma declaração do construtor/importador a atestar que o veículo pode montar alternativamente as medidas x, y, z.
Essas declarações têm um custo.
Com essa declaração pode-se pedir o averbamento no registo e ficam a constar do DUA essas novas medidas também.
Pelo menos foi o processo que segui há uns anos para fazer isso num automóvel.
Dica: pesquisar se a N600, cá ou em outros mercados foi comercializada com medidas diferentes: se sim, talvez emitam a declaração, caso contrário, duvido muito.

Quanto à medida de 150 para 180, a estética é subjectiva, quanto ao desempenho só vejo inconvenientes. Não admira que seja um "tronco" a curvar, com mais 30mm de largura. Isso retira à moto qualquer fluidez que possa ter numa estrada de curvas, e (ainda que marginalmente) aumenta o consumo e reduz a velocidade de ponta.
Eu cheguei a ter na minha CB550 Four uma medida quer era também um abuso de larga (talvez uns 20 ou 30mm, também montado por um anterior proprietário), e aquilo era um pesadelo a curvar... Não há nada como as medidas originais, não foi por acaso que vieram assim de origem.

Claro entendo, mas no meu caso curvas ela agarra super bem, os pneus também contam é claro, mas eu próprio pretendo descer nem que seja 160... pois 150 acho demasiado finos e mesmo que de fabrica seja assim, ja ouvi rumores que ficam melhor com 160,.

Os 170, nao sei, apenas testar e ver. Mas 180, é bonito mas... começa a ser dificil xD