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Marca que eu não recomendo

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Sergioandrules:
Olá malta,

Eu sou um entusiásta das elétricas, em suma, principalmente para o contexto urbano/cidade.

Agora sei que é incomum, mas lá vai minha recomendação, por experiência própria, do que não comprar: MOTI. Isso mesmo, normalmente as pessoas recomendam algo, só que nesse caso estou a dar um conselho de amigo:

Não recomendo a marca de motas MOTI por diversos motivos. Em primeiro lugar, a marca e modelo apresentam nomes diferentes do DUA (O nome verdadeiro é EFUN), o que pode gerar problemas na hora de fazer o seguro, portanto recomendo que quem comprar, já faça o seguro com o nome correto para evitar dissabores. Sem falar que falam que o fabrico é próprio em AVeiro, algo que visisvelmente parece mentira.

Outro problema é que o ecrã da mota está sempre embaciado pela manhã e demora uns 20 a 30 minutos para dar uma meia secada por dentro. Isso significa que, se o tempo estiver chuvoso, esqueça a utilização da mota, pois você não conseguirá enxergar nada.

Além disso, o conta quilômetros está sempre a mostrar um valor absurdo para os nossos trajetos. Por exemplo, se fizer 5 km de trajeto marcado pelo Google Maps, a mota vai indicar quase 10 km. Obviamente isso deve estar relacionado com a suposição da marca de que a mota faz 100 km de autonomia.  ainda nisso, pode gerar problemas para quem precisa saber com exatidão a distância percorrida.

Outro problema grave é que o indicador de velocidade é muito desajustado e não confere com a realidade. Já inclusive testei com base no GPS e lado a lado com amigos. Enquanto estou a ver 80 km/h no ecrã, na verdade estou a 65-70 km/h. Aconselho a andar com um velocímetro do celular para evitar multas ou saber mesmo a velocidade.

As peças plásticas, mesmo com pouco uso e tempo (alguns meses), já estão com aspeto seco a parecer fragilidade - acho até que a pintura pode descascar - mas é impressão minha.

O travão combinado está misteriosamente a vazar o seu fluido, o que pode afetar a capacidade de frenagem e gerar problemas graves para a segurança.

A suspensão traseira range de forma irritante, o que pode incomodar o piloto e gerar desconforto durante a condução. E nem WD40 ajuda.

A mota na chuva, mesmo que fraca, coloca-se a desligar, ainda em movimento. Isso é muito perigoso e pode gerar acidentes graves.

Os pneus parecem de uma qualidade extremamente baixa, com uma aderência fraca. Isso sem falar que em menos de uma semana, já estão a esvaziar. Preciso encher basicamente de 4 em 4 dias, o que é muito incômodo.

Por fim, o pós-venda da MOTI é horrível. Eles, na minha experiência, não respondem e-mails, telefonemas e dizem que só uma pessoa lá dentro pode resolver os problemas que estão na garantia, mas infelizmente essa pessoa nunca aparece para me responder. Isso é inadmissível para uma mota que foi comprada em novembro de 2022 ainda nova.

Portanto, com base nos problemas apresentados acima, não recomendo a marca de motas MOTI. É importante pesquisar bem antes de comprar qualquer produto e escolher marcas que prezem pela qualidade e pelo bom atendimento ao cliente.

Atualmente, eu recomendo a Supersoco, NIU e a Silence.

JViegas:
Que chatice...

Na minha opinião e se me permites a sugestão:

Uma reclamação por escrito enviada por CTT com aviso de receção ao stand que te vendeu o veículo, dando um prazo de resposta às tuas questões relativamente ao nome e a verificação das anomalias verificadas com a reparação das mesmas com o acionamento da garantia.

Após o prazo, se não obtiveres resposta, podes reclamar através, enviando digitalizações (comprovativo de compra - onde consta o nome do veículo e cópia do DUA onde consta o outro). Recomendo-te que envies igualmente cópia da carta que enviaste à empresa/representante/oficina.

https://www.arbitragemauto.pt/
e(ou
https://www.livroreclamacoes.pt/INICIO/

Espero que consigas resolver o teu problema.

Gentleman rider:
Os ingleses têm uma boa expressão para estes casos:

You can't have the cake and eat it too

Os franceses também usam a comida mas numa versão mais sofisticada:

Vouloir le beurre et l'argent du beurre

Os portugueses continuam na comida mas desta vez matéria prima e não produto confeccionado:

Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal

Já os chineses trocam a agricultura pela pesca:

鱼与熊掌,不可兼得

Mas todos eles sabem que... you get what you paid for!

TMXR:
O problema dos chineses e que há fabricantes de todo o tipo, ao passo que no Japão apenas temos 4 grandes fabricantes e na Europa outras tanto

E na qualidade das Europeias já descriminamos de italianas oara Alemas ou Inglesas.


Portanto, nesse caso trata-se de um fabricante de baixa qualidade e baixo preço que fábrica motos de marca branca para outras marcas revenderem como suas.

Sinceramente, tendo a maior compreensão para com o companheiro que foi enganado e estoirou os seus €, comprou sem ter feito o trabalho de casa e porque é Brasileiro acrescento que não foi diferente se por la tivesse comprado uma Voltz ou uma Shinerai que também são rebrandings de motos Chinesas

O melhor e insistir para que lhe resolvam os problemas ao abrigo da garantia e espero que consiga tirar algum aprendizado da experiência

Aphonso Pereira:
Peço desculpa pelo off-topic, é uma oportunidade de saber a opinião de alguém com experiência.

TMXR: reparei que juntou as Inglesas com as Alemãs.

Sei que já teve motos Inglesas da marca Triumph. Sempre que vejo uma das recentes, e aqui há várias no trabalho, fico espantado com os acabamentos, cromados e pintura. Tudo é bem feito: o texturado do motor e acessórios, o brilho e perfeição dos cromados, a pintura visivelmente mais espessa e com mais verniz do que as Japonesas e a BMW. Talvez a Ducati esteja ao mesmo nível.

Sei que a pergunta já foi feita antes, mas o TMXR saberá dizer se a qualidade da Triumph é apenas "skin deep"?

Obrigado.

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