As modificações, mesmo que sejam os famosos Akrapovic, serão fatais.Tem que ser, temos de cumprir a lei.
Mais uns trocos para os cofres.Discordo completamente na questão > 125cc.As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...
O Estado somos todos nós. Se não concordamos com as ações do estado, temos a obrigação de votar numa alternativa. Neste caso as inspeções serão realizadas em muitos países da UE, é acatar a decisão.
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE
Citação de: TMXR em Maio 07, 2023, 23:12:00, 23:12 Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UEDesculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.
Citação de: lrodrigues em Maio 08, 2023, 10:46:41, 10:46Citação de: TMXR em Maio 07, 2023, 23:12:00, 23:12 Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UEDesculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.escolhem, tens o exemplo de frança que este ano acabou com as inspeções aos motociclos.portanto, medidas que os outros já estão a abandonar, estamos nós a adotar agora!
essa "discussão" era o impasse que andavam desde 2021 (o pico da discussão), entretanto já tomaram a decisão. Lei foi publicada dia 8 de Abril, em França não haverá inspeções para motos
Citação de: TuCa em Maio 08, 2023, 14:03:21, 14:03essa "discussão" era o impasse que andavam desde 2021 (o pico da discussão), entretanto já tomaram a decisão. Lei foi publicada dia 8 de Abril, em França não haverá inspeções para motosCerto, mas isso não quer dizer que possam escolher a legislação. França tem as mesmas obrigações que todos os outros países, sendo esse o caso vai estar sujeita aos procedimentos da UE que podem ter coimas significativas.Só para clarificar, eu não estou a defender as inspeções , só quis clarificar a questão de os países escolherem ou não a legislação a implementar.
Boas !Ainda falta publicar a classificação de deficiências e os aspetos relacionados com a formação dos inspetores. O Governo tem 90 dias para publicar uma portaria sobre a calendarização das inspeções. Será publicado, também, um quadro de classificações de deficiências a analisar nas avaliações.No que toca à formação de inspetores, o Galamba detalhou que está, “em processo legislativo, a proposta de lei que autoriza o Governo a legislar sobre o regime jurídico relativo à qualificação e formação dos inspetores, sendo necessário aguardar, depois, pela autorização legislativa da Assembleia da República”. Terá de ser aprovado pelo Parlamento.Estou curioso para saber quais serão as deficiências que as elétricas e <125 não terão de respeitar por não serem inspecionadas.Vamos ver onde vai andar a coerência destes energúmenos ...Tenho algumas duvidas em relação aos períodos de inspeção, se alguém poder ajudar agradeço.Por exemplo, uma mota de 2019 terá de ir a inspeção em 2024 (5 anos) e de pois de 2 em 2.Uma de 2018 tem de ir na mesma em 2024 ? ou 2025 ? (2018 + 5 = 2023. 2025 -> 2027 -> ...)
Citação de: lrodrigues em Maio 08, 2023, 10:46:41, 10:46Citação de: TMXR em Maio 07, 2023, 23:12:00, 23:12 Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UEDesculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.Olha... nos ultimos 5 meses estive a viver entre 5 paises da UE e posso dar-te inúmeros exemplos de coisas que não sao adotadas nestes países e que por ca sao adotadas com fervor e fundamentalismo
Entendo o teu ponto mas assim a inspeção fica desfazada (motas com mais de 5 anos e ano de matricula par) com o que diz o decreto (5 anos e depois de 2 em 2), e até pode criar alguma confusão com a policia e os centros de inspeção.
O único "problema" que vejo é a obrigação de todas as motas com mais de 5 anos irem à inspeção todas no mesmo ano e depois todas de 2 em 2.Para mim fazia mais sentido repartir estes engarrafamentos nos centros de inspeção por 2 anos e seguir a regra da primeira matricula mesmo sabendo que algumas iriam andar sem inspeção durante 1 ano.
Agora pergunto... Qual é a diferença entre um motociclo com mais de 5 anos sem manutenção ou com manutenção negligenciada e um motociclo recente com menos de 5 anos nas mesmas condições?
falta tanta coisa que ainda vão adiar....
Citação de: MotardFeio em Maio 06, 2023, 10:23:58, 10:23Mais uns trocos para os cofres.Discordo completamente na questão > 125cc.As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...Concordo.Não sei porque é só acima de 125. Devia ir tudo. A partir do momento que tem motor e matricula para andar na via pública deve ir a inspecção
Ficando as 125cc de fora, esta será a minha 125cc:
Tentar justificar isto com argumentos racionais é bater em seco. Para não ter inspecção de veiculos em motos tinha que se acabar nos carros tb. A máquina foi montada para isso mesmo, o que o povão vê é isso a segurança e a conveniência ( venderam a banha da cobra já há muito), como não há argumentos nos carros, esqueçam!!! a ilusão da segurança e da ordem na avaliação de terceiros baseadas em regras da tanga dá votos... motas grandes são mais perigosas que pequenas pequenas como exemplo de regras baseadas em motivos puramente políticos........afinal os motociclistas são uns "desordeiros" e assim pelo menos levam o escape original pelo menos um par de dias a fazer menos barulho...Passa aqui ao pé de minha casa quase todos os dias um burro para não dizer outra coisa com o escape a gritar sempre por volta das 23:30... Nós tb nos pomos a jeito e depois vamos com estudos e estatísticas justificar o quê racionalmente!?!? Existe demasiado barulho literalmente para filtrar o importante da mer...!Até já me deu vontade de ir falar com o tipo que tem toda gente fod... ccom o barulho que faz e que vai arranjar problemas.... mas depois é o de sempre não se pode dizer nada porque enfim se não for as autoridades é entendido como pessoal...Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Saudações. Vi algures que o GAM está a preparar uma manifestação pelas principais cidades do país, para este sábado à tarde, mas na página oficial deles, no Facebook, não me parecem muito ativos. Alguém sabe se isso é mesmo para avançar? E se sim, quais os pontos de encontro, percursos, etc? Para Lisboa, sobretudo...Obrigado desde já!