Autor Tópico: Inspeções  (Lida 9283 vezes)

Maio 05, 2023, 18:46:10, 18:46
Lida 9283 vezes

Brnardo

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Tiger 800 XRx
  • Localidade: Almada
Boa tarde, companheiros. Algum dia haveria de ser e foi hoje. Para consulta, fica Decreto-Lei n.º 29/2023
de 5 de maio. A partir de JAN24, quem tem moto com mais de cinco em relação à primeira matrícula, tem que ir à inspeção. Abraço a todos.

Maio 05, 2023, 18:53:24, 18:53
Responder #1

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Finalmente, já estava na hora de começar a reduzir a quantidade de pessoas que anda de escape aberto, pneu careca e sem espelhos!

Maio 05, 2023, 19:16:13, 19:16
Responder #2

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
As modificações, mesmo que sejam os famosos Akrapovic, serão fatais.

Tem que ser, temos de cumprir a lei.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Maio 05, 2023, 19:42:08, 19:42
Responder #3

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
As modificações, mesmo que sejam os famosos Akrapovic, serão fatais.

Tem que ser, temos de cumprir a lei.

Um Akrapovic com dbkiller e catalisador dificilmente terá problemas.
O problema é que conta pelos dedos quem tem um Akrapovic e catalisador, 99% andam sem catalisador e uma outra boa percentagem anda sem dbkiller.

Maio 05, 2023, 21:03:15, 21:03
Responder #4

some1pt

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: KLR 650
« Última modificação: Maio 05, 2023, 21:07:16, 21:07 por some1pt »

Maio 06, 2023, 10:23:58, 10:23
Responder #5

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Mais uns trocos para os cofres.

Discordo completamente na questão > 125cc.

As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 07, 2023, 01:20:29, 01:20
Responder #6

MrPin

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
Mais uns trocos para os cofres.

Discordo completamente na questão > 125cc.

As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...
Completamente de acordo... Ou vai tudo ou não vai nada! Andam aí 125cc que nunca viram sequer revisões, pneus que já só estão lá para efeitos de nome entre outras horrores que só faz dessas motas perigos eminentes... Enfim...

Sent from my CPH2371 using Tapatalk


Maio 07, 2023, 13:19:25, 13:19
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O vosso problema não é o estado estar a sacar-vos mais umas dezenas de € para estoirar mal gasto

O vosso problema é o Zé azeiteiro ter uma moto escafiada e andar com ela.

A quantidade de Zé azeiteiros que há são 0,0000001% da quantidade de motos e se for apanhado numa operação stop a polícia faz lhe a folha e pela quantidade de motos que vejo frequentemente a fazer inspeções B, de vez em quando e mesmo carimbado.



Mas parabéns pela mentalidade. Tenho a certeza que devem estar com dinheiro a sair pelas bordas e essas pessoas so tem e de ser chulados pelo estado. Os ricos que paguem a crise e o desgoverno.

 :palmas: :palmas: :palmas:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 07, 2023, 15:38:02, 15:38
Responder #8

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
O Estado somos todos nós. Se não concordamos com as ações do estado, temos a obrigação de votar numa alternativa.

Neste caso as inspeções serão realizadas em muitos países da UE, é acatar a decisão.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Maio 07, 2023, 16:29:38, 16:29
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Neste tema estaremos em desacordo, porque para mim o estado seria absolutamente mínimo em tamanho, a economia o mais live possível  e a intervenção do estado na mesma ou na política financeira praticamente inexistente.

E aquilo que o Zé povinho gosta e vota e para ter o estado a mandar nele em tudo, a receber uma esmola a que chamam de subsídio e que são tao burros que nao entendem que o estado não produz nada, apenas rouba a uns para dar a outros, para com essa esmola garantir a sua lealdade no momento do voto…. Portanto, o meu voto de pouco ou nada serve, mas não por isso que já não fiz a minha parte e coloquei os meus interesses fora do país e criei a possibilidade de no momento que pretenda possa tirar bilhete de ida daqui para fora.


Portanto posso me dar ao luxo de ver está novela toda com o balde de pipocas no colo….  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 07, 2023, 18:28:22, 18:28
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O Estado somos todos nós. Se não concordamos com as ações do estado, temos a obrigação de votar numa alternativa.

Neste caso as inspeções serão realizadas em muitos países da UE, é acatar a decisão.

Se não podemos aceitar muitas das acções do estado, votando noutra alternativa pode ajudar a alterar comportamentos politicos MAS e se não concordarmos com essas leis/directivas/etc que vêm de Bruxelas, como fazemos? "É comer e calar?"
Faz sentido inspecções aos motociclos quando já se sabe que o único propósito é sacarem ainda mais dinheiro?!
E todo o dinheiro que já nos sacam em impostos, taxas e taxinhas, não chega? aliás...não se pode usar essa palavra fascista... será então "BASTA!"
« Última modificação: Maio 07, 2023, 18:30:30, 18:30 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 07, 2023, 23:12:00, 23:12
Responder #11

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
 Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 08, 2023, 09:52:07, 09:52
Responder #12

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Quanto às inspeções, para mim, tudo bem. Tal como escrevi algures: deveria ser para todos os veículos.

Quanto a mais um pagamento... choca-me mais ainda é o imposto de circulação que se paga acima dos 750cc como se fosse um luxo conduzir uma mota acima dessa cilindrada. Dói-me mais ainda quando pago IVA e Imposto Automóvel (ISV) sobre uma mota que compro nova.



Maio 08, 2023, 10:46:41, 10:46
Responder #13

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 95
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.

Maio 08, 2023, 12:21:37, 12:21
Responder #14

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.

escolhem, tens o exemplo de frança que este ano acabou com as inspeções aos motociclos.
portanto, medidas que os outros já estão a abandonar, estamos nós a adotar agora!

Maio 08, 2023, 12:27:48, 12:27
Responder #15

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 95
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.

escolhem, tens o exemplo de frança que este ano acabou com as inspeções aos motociclos.
portanto, medidas que os outros já estão a abandonar, estamos nós a adotar agora!

França voltou atrás na decisão e acordou com as Federações de Motociclismo voltar a discutir o assunto com elas. Porque a obrigação legal de transpor a legislação para França continua. Caso contrário, fica sujeita a ação judicial da UE no Tribunal de Justiça da UE que pode resultar em coimas elevadas para o país. Foi um adiar da decisão apenas.

Maio 08, 2023, 14:03:21, 14:03
Responder #16

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
essa "discussão" era o impasse que andavam desde 2021 (o pico da discussão), entretanto já tomaram a decisão.
Lei foi publicada dia 8 de Abril, em França não haverá inspeções para motos

Maio 08, 2023, 16:02:03, 16:02
Responder #17

lprometheuss

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: lisboa
tenho uma opinião mista, mas sobretudo negativa, as inspeções não chegam aos veiculos mais perigosos que são as 125 movidas a esperanças e sonhos, em quanto o pessoal com as coffe racer que refizeram a mota e deram lhe uma nova vida agoram vem-se em risco por alterações as caractristicas da mota, eu sou um dos que tem os famosos akaprovic e não sei bem como fazer eu tenho o escape akaprovic com catalisador e db killer com a papelada da akaprovic da certificação de amolgação lançado pela união europeia para a minha mota acho que não vão reclamar a ultima vez que vi portugal fazia parte da união europeia, mas isto não vai fazer o pessoal deixar de andar com escapes abertos... tirar o catalizador e o db killer é um trabalho de 10 min, e qualquer coisa sendo de 2 em 2 anos mete-se o escape de origem eu por exemplo tenho-o ou ent como se faz com os carros 30 euros ao mecanico e ele partilha metade com o que faz a inspeção e a mota ouve-se no outro lado da cidade mas nesse dia o examinador veio surdo, e eu falo por min durante o dia ando com o db killer fora dado que trabalho no marques convem que os carros me ouçam, se por acaso sair com a mota mais a noite ai meto o db killer para não incomodar ninguem

Maio 08, 2023, 18:45:50, 18:45
Responder #18

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 95
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto
essa "discussão" era o impasse que andavam desde 2021 (o pico da discussão), entretanto já tomaram a decisão.
Lei foi publicada dia 8 de Abril, em França não haverá inspeções para motos

Certo, mas isso não quer dizer que possam escolher a legislação. França tem as mesmas obrigações que todos os outros países, sendo esse o caso vai estar sujeita aos procedimentos da UE que podem ter coimas significativas.

Só para clarificar, eu não estou a defender as inspeções :), só quis clarificar a questão de os países escolherem ou não a legislação a implementar.

Maio 08, 2023, 20:44:02, 20:44
Responder #19

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.


Olha... nos ultimos 5 meses estive a viver entre 5 paises da UE  ;) e posso dar-te inúmeros exemplos de coisas que não sao adotadas nestes países e que por ca sao adotadas com fervor e fundamentalismo
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 09, 2023, 09:53:17, 09:53
Responder #20

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
essa "discussão" era o impasse que andavam desde 2021 (o pico da discussão), entretanto já tomaram a decisão.
Lei foi publicada dia 8 de Abril, em França não haverá inspeções para motos

Certo, mas isso não quer dizer que possam escolher a legislação. França tem as mesmas obrigações que todos os outros países, sendo esse o caso vai estar sujeita aos procedimentos da UE que podem ter coimas significativas.

Só para clarificar, eu não estou a defender as inspeções :), só quis clarificar a questão de os países escolherem ou não a legislação a implementar.

Certo, e tens o nosso país como exemplo, a importação automóvel (no meio de tantas outras coisas) onde a nossa lei não segue as diretrizes da UE, só para poder sacar mais uns cobres ao povo.
Temos sido alvo de "represálias da UE" mas mesmo assim preferem andar a pagar coimas (deve compensar)


voltando ao tema, inspeções...

quero inspeções? não
tendo 9 motas, mais uma despesa "desnecessária"...

inspeções vão avançar? ok
então que fosse para todos e não somente acima de 125.
se a desculpa deles é a segurança rodoviária e a redução dos acidentes, com a quantidade de 125 que anda na estrada.... daquelas coisas que não consigo entender...

Maio 09, 2023, 12:20:31, 12:20
Responder #21

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Boas !

Ainda falta publicar a classificação de deficiências e os aspetos relacionados com a formação dos inspetores. O Governo tem 90 dias para publicar uma portaria sobre a calendarização das inspeções. Será publicado, também, um quadro de classificações de deficiências a analisar nas avaliações.

No que toca à formação de inspetores, o Galamba detalhou que está, “em processo legislativo, a proposta de lei que autoriza o Governo a legislar sobre o regime jurídico relativo à qualificação e formação dos inspetores, sendo necessário aguardar, depois, pela autorização legislativa da Assembleia da República”. Terá de ser aprovado pelo Parlamento.

Estou curioso para saber quais serão as deficiências que as elétricas e <125 não terão de respeitar por não serem inspecionadas.
Vamos ver onde vai andar a coerência destes energúmenos ...
Tenho algumas duvidas em relação aos periodos de inspecção, se alguém poder ajudar agradeço.
Por exemplo, uma mota de 2019 terá de ir a inspeção em 2024 (5 anos) e de pois de 2 em 2.
Uma de 2018 tem de ir na mesma em 2024 ? ou 2025 ? (2018 + 5 = 2023. 2025 -> 2027 -> ...)
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Maio 09, 2023, 15:46:14, 15:46
Responder #22

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
Boas !

Ainda falta publicar a classificação de deficiências e os aspetos relacionados com a formação dos inspetores. O Governo tem 90 dias para publicar uma portaria sobre a calendarização das inspeções. Será publicado, também, um quadro de classificações de deficiências a analisar nas avaliações.

No que toca à formação de inspetores, o Galamba detalhou que está, “em processo legislativo, a proposta de lei que autoriza o Governo a legislar sobre o regime jurídico relativo à qualificação e formação dos inspetores, sendo necessário aguardar, depois, pela autorização legislativa da Assembleia da República”. Terá de ser aprovado pelo Parlamento.

Estou curioso para saber quais serão as deficiências que as elétricas e <125 não terão de respeitar por não serem inspecionadas.
Vamos ver onde vai andar a coerência destes energúmenos ...
Tenho algumas duvidas em relação aos períodos de inspeção, se alguém poder ajudar agradeço.
Por exemplo, uma mota de 2019 terá de ir a inspeção em 2024 (5 anos) e de pois de 2 em 2.
Uma de 2018 tem de ir na mesma em 2024 ? ou 2025 ? (2018 + 5 = 2023. 2025 -> 2027 -> ...)

a de 2018 tem mais que 5 anos, logo tem que ir já à inspeção em 2024. senão de 2024 até 2026 (estando já a lei em vigor) andas ilegal, sem inspeção.
2019 faz 5 anos em 2024 (ano em que termina a isenção) logo tem que realizar a inspeção em 2024 para estar válida para circular até 2026.


Maio 09, 2023, 17:06:56, 17:06
Responder #23

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Entendo o teu ponto mas assim a inspeção fica desfazada (motas com mais de 5 anos e ano de matricula par) com o que diz o decreto (5 anos e depois de 2 em 2), e até pode criar alguma confusão com a policia e os centros de inspeção.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Maio 09, 2023, 22:16:26, 22:16
Responder #24

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Em Portugal somos uns provincianos a importar a legislação de Bruxelas.

Na maioria dos países mais ricos da UE, está-se a marimbar para a grande maioria dos disparates da UE

Desculpa, mas isso não é correto. Os membros da UE não escolhem se "importam" ou não a legislação de Bruxelas. Todos os membros são obrigados a implementar a legislação.

Aliás, existem dois tipos de legislação, os regulamentos e as diretivas. Um regulamento tem aplicação direta em todos os estados membros, não é preciso nenhuma "importação". Uma diretiva tem de ser transposta para uma lei nacional (é o caso da diretiva sobre as inspeções), mas não é uma opção. É uma obrigação que cada estado tem de cumprir. Há um prazo para a transposição, pelo que podem demorar mais ou menos alguns meses que os outros, mas são todos obrigados a isso.


Olha... nos ultimos 5 meses estive a viver entre 5 paises da UE  ;) e posso dar-te inúmeros exemplos de coisas que não sao adotadas nestes países e que por ca sao adotadas com fervor e fundamentalismo

Por cá as minorias fazem tanto barulho que os políticos parolos gostam de captar os seus votos... e por outro lado para ver se se calam...
Isto só lá vai se nós, por enquanto maioria, fizermos ainda mais barulho porque caso contrário estamos bem lixados a curto prazo... (nem é por uma questão de ter mais ou menos poder que eles ou que as nossas ideias sejam melhor aceites que as deles MAS DEVEMOS TER SEMPRE DIREITO IGUALDADE e que haja bom senso dos politicos em não penalizar sempre os mesmos (a tal por enquanto maioria).
A sensação de "poder" que essas minorias vão ganhando acham que têm razão em tudo e têm ideia que conseguem tudo e que os outros é que estão mal, maltratando e criticando a torto e direito todos os restantes que têm ideias contrárias às suas. Sim, os fundamentalistas das minorias, seja elas de que foro for...

De volta às inspecções, é revoltante após todos os estudos que já foram publicitados e demonstrativos que acidentes provocados por falhas mecânicas são mesmo residuais.
Mas então em alternativa até sou capaz de aceitar mais operações stop (não descriminatórias do tipo veiculo, ou para tudo ou então que vão para o alho bem forte, daqueles que dá uma hálito do caraças)  :D para apanhar os reais prevaricadores, aqueles que fazem modificações e que gostam de agredir com ruído todos os outros, porque não podemos ser penalizados por essas minorias! Só assim vejo algo minimamente justo e ajustado à nossa realidade.
Acho estranho se todos os stands/marcas não se juntarem a associações, federação motociclismo etc e fazermos TODOS uma mega-manifestação para mostrar o manguito motard ao primeiro ministro!
« Última modificação: Maio 09, 2023, 22:18:08, 22:18 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 09, 2023, 23:39:14, 23:39
Responder #25

IS

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: GSR 600
  • Localidade: Margem Norte Tejo
O meu problema com as inspeções é a incoerência das justificações dadas para as mesmas, isso torna legitimo que no meu entender tudo não passe de intenções económicas e não de segurança, o facto de vir da UE não é relevante porque ( na minha opinião) existe demasiados indícios de que a UE governa-se para ela própria e não para os seus cidadãos.

Maio 10, 2023, 12:14:36, 12:14
Responder #26

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
Entendo o teu ponto mas assim a inspeção fica desfazada (motas com mais de 5 anos e ano de matricula par) com o que diz o decreto (5 anos e depois de 2 em 2), e até pode criar alguma confusão com a policia e os centros de inspeção.

e qual o problema de ficar desfasada?
será uma exceção as motas "destes primeiros anos"
confusão, não haverá nenhuma, pois como deves saber, o documento da inspeção tem lá a data da inspeção e data limite da próxima a ser realizada.

tens o exemplo dos veículos importados onde as datas de iuc/inspeção ficam desfasadas, não há confusão!



Maio 10, 2023, 13:39:05, 13:39
Responder #27

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
O único "problema" que vejo é a obrigação de todas as motas com mais de 5 anos irem à inspeção todas no mesmo ano e depois todas de 2 em 2.
Para mim fazia mais sentido repartir estes engarrafamentos nos centros de inspeção por 2 anos e seguir a regra da primeira matricula mesmo sabendo que algumas iriam andar sem inspeção durante 1 ano.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Maio 10, 2023, 21:53:44, 21:53
Responder #28

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ai ja nao iam gerar tanta receita, nao e verdade???
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 11, 2023, 08:57:23, 08:57
Responder #29

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
A receita que será gerada no primeiro ano passaria a ser em 2. Não haveria perda, apenas um atraso.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Maio 11, 2023, 10:26:54, 10:26
Responder #30

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Aproveitando este comentário:
O único "problema" que vejo é a obrigação de todas as motas com mais de 5 anos irem à inspeção todas no mesmo ano e depois todas de 2 em 2.
Para mim fazia mais sentido repartir estes engarrafamentos nos centros de inspeção por 2 anos e seguir a regra da primeira matricula mesmo sabendo que algumas iriam andar sem inspeção durante 1 ano.

Agora pergunto...

Qual é a diferença entre um motociclo com mais de 5 anos sem manutenção ou com manutenção negligenciada e um motociclo recente com menos de 5 anos nas mesmas condições?


Se não é portanto uma forma de apenas sacar, que consigam responder contrariamente a esta simples pergunta, isto se as inspecções aos motociclos forem mesmo avante com o propósito exclusivo da redução de falhas mecânicas, que diga-se que foram já provadas serem uma ínfima parte de todos os acidentes envolvendo motociclos.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 11, 2023, 10:37:41, 10:37
Responder #31

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Supostamente as inspeções tem como objetivo primordial a segurança rodoviária, mas... Será que as inspeções vão melhorar o estado das vias, as tintas "bike friendly" utilizadas nas marcações rodoviárias, inclusive passadeiras em dias de chuva, etc? Podiam começar por aí, não era? Mas não, é melhor ir logo ao bolso (uma vez mais...) do contribuinte e transmitir a falsa sensação de que as inspeções vão mudar o mundo, e logo apenas nas cilindradas superiores a 125cc... Que falta de noção.

Maio 11, 2023, 12:17:40, 12:17
Responder #32

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
O único "problema" que vejo é a obrigação de todas as motas com mais de 5 anos irem à inspeção todas no mesmo ano e depois todas de 2 em 2.
Para mim fazia mais sentido repartir estes engarrafamentos nos centros de inspeção por 2 anos e seguir a regra da primeira matricula mesmo sabendo que algumas iriam andar sem inspeção durante 1 ano.

não vais ter engarrafamento porque temos a questão da data limite (dia e mês da matricula) por isso, automaticamente já estão distribuídas pelos vários centros, pelos vários meses, etc.



como já falaram aqui, se a desculpa deles é a segurança, então deviam ser todas.. senão vamos isentar da inspeção também os smarts (por exemplo)

Maio 11, 2023, 12:21:34, 12:21
Responder #33

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga


Agora pergunto...

Qual é a diferença entre um motociclo com mais de 5 anos sem manutenção ou com manutenção negligenciada e um motociclo recente com menos de 5 anos nas mesmas condições?



Na prática a diferença porderá não ser nenhuma, agora a lógica até percebo...  ;)

Os materiais vão acumulando fadiga e desgaste com o tempo, até os plásticos e as borrachas sofrem apenas com o sol (UV)...
A lógica será inspecionar apenas quando na teoria os componentes poderão começar a causar "problemas".

Ou querias inspeções logo ao fim do 1º ano de matricula?  :nempenses:  ;)

Maio 11, 2023, 17:20:31, 17:20
Responder #34

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
O lobismo no gabinete do galamda deve ter sido fortíssimo ...
Está provado que a sinistralidade rodoviária nas motas devido a problemas técnicos são uma ínfima parte, mas se quiserem ter um pingo de coerência deveriam ir todas as categorias.
Sou contra as inspeções mas a existirem propunha serem sempre de 5 em 5 anos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Maio 12, 2023, 15:12:17, 15:12
Responder #35

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Maio 12, 2023, 15:35:27, 15:35
Responder #36

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 307
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
falta tanta coisa que ainda vão adiar.... :smiley:

Maio 14, 2023, 10:58:05, 10:58
Responder #37

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
falta tanta coisa que ainda vão adiar.... :smiley:

Parece estarem a disparar em todos os sentidos, devem querer irritar o máximo de pessoas para ver se correm com eles... pelo manos é o que parece!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 16, 2023, 11:57:56, 11:57
Responder #38

PRibeiro

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: QJMotor
  • Modelo Motociclo: SRV 125
  • Localidade: Canelas, Vila Nova de Gaia
Mais uns trocos para os cofres.

Discordo completamente na questão > 125cc.

As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...

Concordo.
Não sei porque é só acima de 125. Devia ir tudo. A partir do momento que tem motor e matricula para andar na via pública deve ir a inspecção
Carpe Diem

Maio 16, 2023, 21:22:30, 21:22
Responder #39

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Mais uns trocos para os cofres.

Discordo completamente na questão > 125cc.

As PCX's desta vida todas escafiadas assim continuarão...

Concordo.
Não sei porque é só acima de 125. Devia ir tudo. A partir do momento que tem motor e matricula para andar na via pública deve ir a inspecção

Até porque as 125cc são também consideradas "motociclos"...
É pena que o "principio de igualdade" (e de descriminação) seja apenas sobre tratamento igual entre todas as pessoas, porque caso contrário...estaríamos perante um tratamento diferenciado nesta questão das 125cc ficarem de fora...  :toma:
« Última modificação: Maio 16, 2023, 21:24:52, 21:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 16, 2023, 21:38:28, 21:38
Responder #40

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Eu penso que as 125 cc ficam de fora porque devem ter menos acidentes mortais. Há uns anos diziam que era preciso limitar o acesso às 125 pelos titulares de carta de carro por causa dos acidentes, e logo se descobriu que afinal as mortes aconteciam sobretudo nas altas cilindradas. Infelizmente, quando leio as notícias de mortes com motociclistas, o habitual é verificarem-se por despiste.
Sempre com bom senso e boas curvas!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Maio 25, 2023, 00:50:07, 00:50
Responder #41

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ficando as 125cc de fora, esta será a minha 125cc:



 :D
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 26, 2023, 19:52:31, 19:52
Responder #42

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Ficando as 125cc de fora, esta será a minha 125cc:



 :D

 :nice: :D :D :D
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Maio 28, 2023, 00:47:16, 00:47
Responder #43

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Tentar justificar isto com argumentos racionais é bater em seco.
Para não ter inspecção de veiculos em motos tinha que se acabar nos carros tb.
A máquina foi montada para isso mesmo, o que o povão vê é isso a segurança e a conveniência ( venderam a banha da cobra já há muito), como não há argumentos nos carros, esqueçam!!! a ilusão da segurança e da ordem na avaliação de terceiros baseadas em regras da tanga dá votos... motas grandes são mais perigosas que pequenas pequenas como exemplo de regras baseadas em motivos puramente políticos...
.....afinal os motociclistas são uns "desordeiros" e assim pelo menos levam o escape original pelo menos um par de dias a fazer menos barulho...

Passa aqui ao pé de minha casa quase todos os dias um burro para não dizer outra coisa com o escape a gritar sempre por volta das 23:30...
Nós tb nos pomos a jeito e depois vamos com estudos e estatísticas justificar o quê racionalmente!?!? Existe demasiado barulho literalmente para filtrar o importante da mer...!
Até já me deu vontade de ir falar com o tipo que tem toda gente fod... ccom o barulho que faz e que vai arranjar problemas.... mas depois é o de sempre não se pode dizer nada porque enfim se não for as autoridades é entendido como pessoal...



Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Maio 28, 2023, 10:20:48, 10:20
Responder #44

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Tentar justificar isto com argumentos racionais é bater em seco.
Para não ter inspecção de veiculos em motos tinha que se acabar nos carros tb.
A máquina foi montada para isso mesmo, o que o povão vê é isso a segurança e a conveniência ( venderam a banha da cobra já há muito), como não há argumentos nos carros, esqueçam!!! a ilusão da segurança e da ordem na avaliação de terceiros baseadas em regras da tanga dá votos... motas grandes são mais perigosas que pequenas pequenas como exemplo de regras baseadas em motivos puramente políticos...
.....afinal os motociclistas são uns "desordeiros" e assim pelo menos levam o escape original pelo menos um par de dias a fazer menos barulho...

Passa aqui ao pé de minha casa quase todos os dias um burro para não dizer outra coisa com o escape a gritar sempre por volta das 23:30...
Nós tb nos pomos a jeito e depois vamos com estudos e estatísticas justificar o quê racionalmente!?!? Existe demasiado barulho literalmente para filtrar o importante da mer...!
Até já me deu vontade de ir falar com o tipo que tem toda gente fod... ccom o barulho que faz e que vai arranjar problemas.... mas depois é o de sempre não se pode dizer nada porque enfim se não for as autoridades é entendido como pessoal...



Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Sempre podes armar-te em "cidadão exemplar" e montas maneira de filmar o sucedido nas vezes suficientes para demonstrar as autoridades que precisam de apanhar o tipo.
As autoridades fazem depois o resto.
Mas se calhar tens de organizar com vizinhança para pelo menos 3/5 pessoas de moradas diferentes apresentarem a mesma queixa para que as autoridades façam realmente algo.

Não sei onde moras mas... https://www.dn.pt/local/camara-de-lisboa-lanca-linha-telefonica-para-queixas-de-ruido-excessivo-15177580.html

Sobre esses tipos de parvalhões, são esses que dão má fama ao motociclismo.
Mas engraçado ver às vezes como nem sempre as pessoas têm noção do real ruído que fazem e que por vezes são incoerentes no que pensam e dizem conforme a situação em que se encontrem.
Nunca fui apologista de colocar escapes aftermarket sem dbkiller, até começando na questão do mal que se faz ao próprio ouvido...
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6096.msg92395#msg92395
"Loud Pipes Saves Lives" - é uma falsa sensação de segurança - sempre foi - e apenas cria a médio/longo prazo menor aceitação do motociclismo por todos os restantes condutores (automóveis ligeiros e pesados e ciclistas).

Faz parte de todos nós dar o exemplo e tentar que todos restantes tenham melhor opinião sobre motociclismo.
Não podemos aceitar sem criticar o melhor amigo que possa ser mas que tenha o escape a debitar 120dB  :toma:
etc...
Quero ver o que os restantes tenham a dizer e acrescentar!
« Última modificação: Maio 28, 2023, 10:31:53, 10:31 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 02, 2023, 23:12:30, 23:12
Responder #45

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O que se pode esperar:



Para ficarmos sem dúvidas:

« Última modificação: Junho 02, 2023, 23:14:54, 23:14 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 03, 2023, 12:37:02, 12:37
Responder #46

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
  Sei que é inevitável, mas deixo apenas a minha opinião.

  Qual a percentagem de  acidentes rodoviários a envolver veículos com 4 ou mais rodas se podem atribuir a falta de condição base?
  Qual a percentagem de  acidentes rodoviários a  envolver motos acima de 125cc se podem atribuir a falta de condição base?

 Admito poder estar completamente errado, mas a percepção que tenho é que os acidentes a envolver motociclos teem como causa raiz mais frequente, questões comportamentais e não tanto defeitos no motociclo. A não ser que se inventem aí umas  "inspeções" para os condutores, não estou bem a ver como esta medida pode reduzir a sinistralidade.
 Se uma medida é inconsequente para o fim quem se destina, então para quê o gasto de tempo e recursos?  Bruxelas no seu melhor... :confused:

 Se for apenas para caçar o pessoal com escape livre ou não homologado ou lampadas de LED em ópticas convencionais, então as autoridades que façam o seu trabalho, em vez da tradicional caça á multa e corram tudo para inspeção B.
 De caminho podem já agora caçar os "caga fumo Chipo tunning", e os destroços que por aí andam a circular e poluir sem FP, começando pelos proprios veiculos do estado, transportes publicos entre outros. Talvez assim se garantia o negocio dos centros de inspeção para os proximos 20 anos pois os existentes não seriam suficientes.

 
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Junho 12, 2023, 21:47:16, 21:47
Responder #47

HJRD

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: Évora
Saudações. Vi algures que o GAM está a preparar uma manifestação pelas principais cidades do país, para este sábado à tarde, mas na página oficial deles, no Facebook, não me parecem muito ativos. Alguém sabe se isso é mesmo para avançar? E se sim, quais os pontos de encontro, percursos, etc? Para Lisboa, sobretudo...
Obrigado desde já!
Que nunca nos falte gasolina!

Junho 13, 2023, 09:50:47, 09:50
Responder #48

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Saudações. Vi algures que o GAM está a preparar uma manifestação pelas principais cidades do país, para este sábado à tarde, mas na página oficial deles, no Facebook, não me parecem muito ativos. Alguém sabe se isso é mesmo para avançar? E se sim, quais os pontos de encontro, percursos, etc? Para Lisboa, sobretudo...
Obrigado desde já!

Em Maio a Motojornal noticiou a manifestação, mas realmente não se consegue saber muito mais:
https://motojornal.pt/gam-organiza-manifestacao-a-17-de-junho-contra-as-ipo-as-motos/

Junho 14, 2023, 11:14:14, 11:14
Responder #49

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
Saudações. Vi algures que o GAM está a preparar uma manifestação pelas principais cidades do país, para este sábado à tarde, mas na página oficial deles, no Facebook, não me parecem muito ativos. Alguém sabe se isso é mesmo para avançar? E se sim, quais os pontos de encontro, percursos, etc? Para Lisboa, sobretudo...
Obrigado desde já!

A 17 de junho, pelas 16H00, os motociclistas portugueses que desejem manifestar-se contra as IPO poderão então associar-se a esta manifestação nacional, que irá decorrer em cinco cidades portuguesas:

– Porto, na Avenida dos Aliados;

– Coimbra, na Praça da República;

– Lisboa, na Praça do Rossio;

– Faro, Largo de São Francisco;

– Funchal, Avenida Sá Carneiro.