Autor Tópico: URAL - A diversão de andar com sidecar...  (Lida 3622 vezes)

Novembro 01, 2016, 16:41:10, 16:41
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Sapiens21

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URAL - A diversão de andar com sidecar...


Imagem obtida em: http://autoevolution.com


O conhecido fabricante URAL Motorcycles, especialista em motociclos com sidecar e que está a celebrar por esta altura a respeitável idade de 75 anos, lançou-se com um vídeo extraordinário.

Como poderão ver (e garanto-vos que não é um vídeo massador) por um lado ali se mostra a vertente lúdica e prazenteira da experiência que é ter um sidecar acoplado à moto e, por outro lado, a diversão que se consegue na condução deste género de modelos...com a terceira roda no ar e cheia de estilo.  ;)

Segundo a URAL, guiar uma moto com sidecar é uma experiência pela qual cada um deveria passar pelo menos uma vez na vida.

Mas há que ter certas precauções e preferencialmente praticar um pouco num local espaçoso (tal como se vê no vídeo), pois guiar um modelo deste género e com a largura que tem, exige uma formatação do cérebro tanto para as dimensões como para as reações conseguidas...e que definitivamente não são as mesmas de um modelo de 2 rodas.

Mas vejam este tutorial cheio de boa disposição...muito boa disposição e feito pela Ural Motorcycles.   :)

« Última modificação: Novembro 01, 2016, 17:30:22, 17:30 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 01, 2016, 19:42:13, 19:42
Responder #1

Sapiens21

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O vídeo tenta passar a ideia - e na minha opinião consegue-o - de que a condução de um motociclo com sidecar por um lado não é nenhum "bicho de 7 cabeças" e por outro lado mostrando que até se consegue retirar alguma diversão na sua condução.

Tendo uma dinâmica diferente de um motociclo de 2 rodas, o vídeo da marca tenta assim levar um caminho mais humorístico, capaz de se tornar mais atractivo do que uma explicação técnica.

Apenas isso...parece-me.
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Dalai Lama

Novembro 01, 2016, 21:30:02, 21:30
Responder #2

LoneRider

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Tenho estacionado algures na gaveta dos sonhos a concretizar o projecto de um sidecar.
A coisa só não foi avante nos últimos meses porque tenho mais onde gastar os 34000€ que tinha de orçamento mínimo.
O problema de conducir um side é secundário quando nos presentam orçamentos tão avultados.

Depois,  é mais uma jogada de marketing para que a Ural possa vender motos com carro lateral que poucas vantagens tem em relação aos corriqueiros automóveis.

Mas claro,  além de não tornar o vídeo aborrecido,  trata de fazer passar uma imagem jovem de um produto que tem muitas raízes no passado e apresenta poucas soluções que sejam alternativa no futuro. O pior disso tudo é  que é  algo retrógrado que custa bué  pilim!
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Novembro 01, 2016, 23:00:28, 23:00
Responder #3

Sapiens21

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Se se trata de um sonho, espero que nada venha a impedir a sua concretização algum dia...mesmo tratando-de de um conceito que, afinal "poucas vantagens tem em relação aos corriqueiros automóveis".
Mas um sonho é um sonho...  :)

Sobre os custos...
Bem...uma Ural cT nova, já devidamente preparada de origem com sidecar (como não poderia deixar de ser), custa cerca de 1/3 desse orçamento.  :)

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Dalai Lama

Novembro 02, 2016, 07:51:10, 07:51
Responder #4

LoneRider

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Peço desculpa por contrariar o Sapiens mas os sides da Ural são limitados.
Para ter um Sidecar,  que nos obriga a adoptar uma postura igual ao de um carro ao menos que leve mais de uma pessoa,  que tenha capota e esteja homologado para levar os putos sem ter que lhe enfiar um capacete na cachola.
Ou então, no meu caso,  um side com capacidade de carga suficiente para levar outra mota, por exemplo.

Mas a Ural,  o único que propõe é uma moto neo-classica, com um side para levar o cão de passeio.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Novembro 02, 2016, 13:00:37, 13:00
Responder #5

Sapiens21

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Bem...cada um fará aquilo que quiser de um sidecar e irá idealizá-lo (se possível) à sua própria maneira, gosto e necessidades.  :)

De facto eu, pelo menos de momento, não vejo grande utilidade em gastar dinheiro num sidecar para nele transportar outra moto, imaginando até que ficasse algo instável a sua condução.
Mas como não sou conhecedor de outros casos e da forma como resultaria o transporte de um motociclo de...sei lá 200-250Kg, a acrescer a isso ainda o peso do próprio sidecar, não posso dizer muito mais que isto.

Sobre a URAL, são vários os modelos e com diferentes propósitos.  :)
Uma Ural Tourist parece-me que tem perfeitas condições para transporte (com algum conforto) de mais do que o cão lá de casa...  :nice: :nice:

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Dalai Lama

Novembro 02, 2016, 14:17:00, 14:17
Responder #6

LoneRider

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Levaria os seus pequenos nele à  escola num dia de inverno!?

Esta é a pergunta que tem que responder.

Existem sides homologados para 3 pessoas adultas,   inclusive aptos ao sistema isofix para levar bebés nos sistemas correspondentes.
Uma pessoa adulta pesa em média 60kg o que,  se multiplicamos por tres da 180 kg,  mais 20kg de bagagem temos facilmente 200kg. Ou seja,  os sides suportam muito mais que isso.
No meu caso, no caso do meu projecto,  a base era um Silecroft que estaria homologado para 400kg (peso bruto) ficando com uma tara a rondar 300kg (+/-).
A questão das inercias requerem que um gajo se adapte às  circunstâncias. Não  é  o mesmo levar 24 toneladas de carne pendurada no tecto e/ou levar as mesmas 24 t de carne acondicionadas em palets. Esta claro que é  muito mais importante (e portanto requer mais atenção) levar uma moto no side,  que levar a mulher e o cão. A mulher e o cão sabem fugir,  a moto não  e ainda por cima vai amarrada.

Prontos,  já descambei....  ::P:



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Novembro 02, 2016, 17:25:22, 17:25
Responder #7

Sapiens21

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Parece-me...isto na minha maneira de ver as coisas, que se está a modificar um pouco o propósito absolutamente normal do sidecar, nomeadamente do tipo de sidecar normal (1 passageiro) aqui em discussão. É disso que trata o vídeo...da sua condução, do treino e adaptação inicial que requer e também de alguma diversão que é possível extrair deste conceito.

Falas em sidecars para transportar uma moto e para levar 3 adultos...
Bem, por mim tudo bem...são sidecars que servem propósitos "um pouco" diferentes. :nice:  :nice:

Só tentei, ao trazer este tópico para o fórum, dar uma visão descontraída das motos com sidecar e, possivelmente, diferente daquilo que muitos terão na sua ideia.  :)
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Dalai Lama

Novembro 02, 2016, 17:53:24, 17:53
Responder #8

Moto2cool

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Como tudo, para quem gosta deve ser bem divertido.  :cool:
Para quem não gosta de motas nunca se conseguirá explicar porque alguém conduz mota à chuva  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Para quem não simpatiza com a ideia de sidecar (onde eu me incluo) não será possível convencer que podem ser uma opção interessante.  :nempenses:  mas o vídeo está muito interessante   :Dressed_bek035:

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 02, 2016, 19:40:07, 19:40
Responder #9

Luis Salgueiro

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Conheço quem tem um sidecar da Ural.
Vinha na mota (com o filho sentado no sidecar)  e parou para me falar, há um ano na Ericeira . Não o conduzi.
O vídeo-clip está muito bem realizado.

Setembro 08, 2017, 23:49:44, 23:49
Responder #10

jmartins13

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Agosto 21, 2020, 00:58:18, 00:58
Responder #11

2low

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Após terem-me enviado um daqueles "fail vídeo russo" sobre os perigos de condução de motociclo com sidecar à mistura com uma valente dose de álcool, é caso para dizer que (foneticamente) realmente é "SaiDeCá"...
E saíram pelo menos dois...  :lolol: :lolol: :lolol:
Talvez tenha sido assim que surgiu o nome...  8) ::P:

(O menos importante do vídeo é perceber que o motociclo está a ser rebocado por um automóvel...)

Depois de ver o respectivo video, pensei imediatamente que nunca me lembro de ter visto algo sobre "sidecar" aqui no fórum, mas como acabei também por ver alguns vídeos interessantes com dicas de como se conduz uma moto com sidecar...
...e como já aqui havia este tópico...
Aqui vai mais um acrescento!


(Aqui dá visualmente para compreender o comportamento da moto enquanto explicam...)

Uma explicação em brasileiro também interessante:


E para completar com um mega sidecar...  :lolol:


(aqui até me fez lembrar o poço do inferno na antiga feira popular)

nota: afinal já cá tinham falado mas numa altura que eu cá não andava...
« Última modificação: Agosto 21, 2020, 01:06:54, 01:06 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin