Autor Tópico: O adeus às FJR1300, XT1200Z Super Ténéré 1200 e R6!  (Lida 1421 vezes)

Novembro 23, 2020, 20:48:34, 20:48
Lida 1421 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O adeus às FJR1300, XT1200Z Super Ténéré 1200 e R6!







Tudo parece indicar e em face da ausência de novos modelos de substituição por parte da Yamaha, que desta vez será mesmo o fim das FJR1300, XT1200Z Super Ténéré 1200 e R6 na sua versão de estrada!

Da parte da FJR1300 confesso que é algo que me custa a acreditar, mas tudo aponta (e as várias publicações do sector assim o estão a indicar) que as normas de emissões irão ditar o seu fim.
As Ultimate Editions eram mesmo o pronuncio do fim.  :(

A Yamaha, por aquilo que li sobre o tema, irá interromper a produção deste modelo e que já vendeu milhares de unidades em todo o Mundo, desde que iniciou a produção em 2001. Sim, várias gerações ao longo de 19 anos...

Veremos se no futuro a marca faz regressar o modelo, até porque convém recordar (se bem que para o caso, vale o que vale) que se trata de um modelo que fornece "as polícias" de um grande número de países europeus.

Quanto às YZF-R6 e XT1200Z Super Ténéré 1200, tudo indica que se passará o mesmo, com a norma Euro5 a condenar modelos marcantes no mundo do motociclismo...

Veremos o que acontecerá nos tempos mais próximos e o que fará a Yamaha quanto a isto...
« Última modificação: Novembro 23, 2020, 22:42:25, 22:42 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 23, 2020, 22:01:08, 22:01
Responder #1

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1438
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Que modelo é esse JFR?
Deve ser já Euro5, não? :-)
Queres dizer FJR, certo.

Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Novembro 23, 2020, 22:07:59, 22:07
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5296
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Que modelo é esse JFR?
Deve ser já Euro5, não? :-)
Queres dizer FJR, certo.

Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Faz lembrar quando eu disse algo como "Suzuki Varadero" ou "Honda Vstrom", já não me recordo bem...

Sobre a JFR ou FJR é uma pena mas em todo o caso poderá ser algo provisório numa questão de meses em não haver esse modelo...
A Yamaha não há-de matar um modelo tão icónico! MAS não seria de estranhar essa designação passar a ser um submodelo de uma talvez MT10FJR...
Estou a especular, atenção!  :D

Em todo o caso, João, quando te fartares da tua Tracer a Yamaha deverá já ter um modelo pelo qual poderás ter interesse na substituição!

 :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 23, 2020, 22:32:48, 22:32
Responder #3

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Fico triste com este desaparecimento da FJR. Ha muito poucas motas de 4 cilindros, não precisávamos de ter menos uma sobretudo naquele segmento.

É pena.

Novembro 23, 2020, 22:47:01, 22:47
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Naturalmente que se tratou apenas e só de mero lapso de escrita ao trocar o J pelo F, nada mais que isso.

Está corrigido.

(....)
Deve ser já Euro5, não? :-)
(....)

Como expliquei acima, o facto da entrada em vigor da Euro5 é precisamente o que levará ao seu desaparecimento.  :(

Se a Yamaha a poderá trazer no futuro, é para já uma incógnita.  :-\
Esperemos que o faça...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 23, 2020, 23:03:44, 23:03
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A maior perda é a R6.
São cada vez menos as verdadeiras supersport que persistem no mercado.
E esta é uma das melhores jamais construídas.
Não é à toa que a WSSP é um autêntico trofeu R6.

O fim da FJR parece-me representar também o fim dum segmento que entrou em declínio com o ressurgimento das aventureiras.

E precisamente pelas aventureiras serem o segmento do momento... é estranho a XTZ sair pela porta do fundo.
Custa-me acreditar que não surja nos próximos tempos uma sucessora.

Novembro 23, 2020, 23:40:32, 23:40
Responder #6

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1438
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Naturalmente que se tratou apenas e só de mero lapso de escrita ao trocar o J pelo F, nada mais que isso.

Está corrigido.

(....)
Deve ser já Euro5, não? :-)
(....)

Como expliquei acima, o facto da entrada em vigor da Euro5 é precisamente o que levará ao seu desaparecimento.  :(

Se a Yamaha a poderá trazer no futuro, é para já uma incógnita.  :-\
Esperemos que o faça...
Estava na brincadeira Sapiens. É obvio que não haveria margem de dúvida do que estavas a falar.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Novembro 25, 2020, 16:57:37, 16:57
Responder #7

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Não espanta que a FJR desapareça, já que é um segmento moribundo. Tenho uma certa pena porque tive uma FJ nos anos 90 e é uma moto que me traz boas recordações. Mas é uma morte anunciada há muito, o que vende agora (pelo menos há uma década) são as maxi-trails para viajar.

Quanto à Super Teneré, não acredito que desapareça. A Yamaha não vai ficar sem presença num mercado que é central na Europa, há-de lançar substituta em breve.

Novembro 25, 2020, 17:14:08, 17:14
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5296
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Não espanta que a FJR desapareça, já que é um segmento moribundo. Tenho uma certa pena porque tive uma FJ nos anos 90 e é uma moto que me traz boas recordações. Mas é uma morte anunciada há muito, o que vende agora (pelo menos há uma década) são as maxi-trails para viajar.

Quanto à Super Teneré, não acredito que desapareça. A Yamaha não vai ficar sem presença num mercado que é central na Europa, há-de lançar substituta em breve.

Com o suposto sucesso da Tenere700, provavelmente a Yamaha vai colocar ao dispor da malta uma Tenere900 com base o mesmo motor renovado da MT09/Tracer900... que agora passa a ter quase quase 900cc e 120cv...

Já a FJR1300... vamos ver... pode ser que mais ano menos ano a moda mude e volte ao que é/era bom!  :lolol: ::P:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 06, 2020, 23:43:06, 23:43
Responder #9

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5296
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A maior perda é a R6.
São cada vez menos as verdadeiras supersport que persistem no mercado.
E esta é uma das melhores jamais construídas.
Não é à toa que a WSSP é um autêntico trofeu R6.


O fim da FJR parece-me representar também o fim dum segmento que entrou em declínio com o ressurgimento das aventureiras.

E precisamente pelas aventureiras serem o segmento do momento... é estranho a XTZ sair pela porta do fundo.
Custa-me acreditar que não surja nos próximos tempos uma sucessora.

Talvez por esse mesmo motivo afinal "vai vir" uma nova R6 que será apresentada já em Janeiro de 2021 precisamente exclusivamente para esse fim, algo que poderá ser apenas na Europa, tal como aconteceu com a mais recente CBR600RR 2020/2021 que não é também cá (Europa) comercializada...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 07, 2020, 15:05:29, 15:05
Responder #10

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
A XTZ, segundo a imprensa da especialidade, já tem sucessora, já circulam até uns spy shot da bicha.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas